Ir para conteúdo

Farm de Zeny - Mudanças - Sugestões


lehotf

Posts Recomendados

Na última Kafra News, o Rúfio comentou sobre sugestões que seriam enviadas à Gravity para farm de zeny para revitalizar o jogo.

Para motivar as pessoas a jogarem.

Eu tenho uma sugestão e gostaria de conhecer a opinião de outros jogadores. 

 

Quanto mais simples a sugestão, mais fácil, obviamente, de ser implementada.

Então pensei em situações simples.

 

Sugestão 1 - Atribuir valor de venda à moeda dos Exploradores e permitir que a moeda seja vendida no NPC e, também, que seja comercializada entre jogadores.

Sugestão de valor da moeda: 50.000 zeny.

O que isso traria de positivo:

- O jogador que fizesse uma instância que, por exemplo, fornece 5 moedas, poderia vender as moedas no NPC e ganhar 250k zeny.

Esse mesmo jogador, poderia preferir colocar as moedas em loja, em prontera, pra vender aos demais jogadores para tentar ganhar mais. Mas haveria a certeza de que o preço da venda, em lojas, jamais seria inferior a 50k. Já que este é o preço que se venderia diretamente ao NPC.

Dessa forma, voltaria a ser possível farmar zeny no jogo. 
E seria uma maneira que estimularia o jogador....a jogar.

Um usuário não conseguiria farmar as moedas apenas ligando macro e saindo do computador. 

Teria que jogar.

 

Alguém poderia falar...."Ah...mas aí as pessoas vão fazer 20 instancias com 40 personagens pra juntar zeny"

Gente...se isso acontecer...MISSÃO CUMPRIDA.

Revitalização do jogo....é isso.

Fazer com que a pessoa se sinta estimulada a .......JOGAR.....é o objetivo.

Fazer 20 instancias ...com 40 personagens.....é jogar o jogo.

E esse cara...que joga o jogo..e se empenha...merece realmente farmar seu zeny.

 

O jogo não pode se resumir a "Coloque seu dinheiro aqui, use ROPs e jogue cheffênia"

 

Então...colocar um valor em zeny...para a moeda do explorador...faria com que o jogador pudesse ganhar zeny sem depender de vender item para os demais jogadores. Ele dependeria apenas de seu esforço.

Mas....ele também teria a opção de vender a moeda para os demais jogadores, em loja.

Isso estimula o comércio, colocando um valor mínimo para a moeda.

 

E seria uma solução SUPER SIMPLES de ser implementada. Basta atribuir o valor à moeda e tornar comercializável. É o tipo de alteração que a staff conseguiria fazer apenas de seu lado (havendo autorização da Gravity)

Essa é beleza da sugestão. É ultra fácil de implementar.

 

 

Sugestão 2 - Atribuir valor de venda para itens conquistados em instancias.

Por exemplo: Componente de Charleston

Ninguém gosta de fazer algumas instancias. Como, por exemplo, charleston em crise.

Agora...e se cada componente de charleston valesse 100k de zeny?Ou 150k de zeny? Você faria a instancia?

Eu faria. E muita gente se sentiria motivada em fazer.

 

Os dentes do piano. Se o dente do piano valesse 50k. Muita gente passaria a fazer.

 

Fragmento de gigante, de Sarah vs Fenrir, valer 50k, por exemplo.

 

Entende? Atribuir valor aos itens que, hoje, não servem pra nada, mas que passariam a motivar ...o jogo.

 

 

Sugestão 3 - Atribuir valor aos itens dados como recompensas em missões diárias

- Marca da Honra, Brasão da Honra, Chip Misterioso, Amuleto Menor, Moeda de mora, etc 

Também seria interessante que estes itens tivessem valor de venda no NPC.

A idéia é motivar o jogador a fazer tudo que o jogo proporciona. E hoje, os itens criados dentro do jogo...são ruins. Mas se vc puder trocar as recompensas por zeny, vc poderá comprar os itens bons, vendidos em loja, em prontera.

 

 

 

INFLAÇÃO:

Sei que virá o argumento que este mecanismo vai provocar um retorno de inflação. 

Haverá.

Mas os jogadores que JOGAREM o jogo vão conseguir juntar muito mais zeny do que perderiam para inflação.

Apenas os jogadores que NÃO JOGAREM o jogo, acabariam observando, com mais força, o efeito da inflação.

 

Mas, em resumo, essa estratégia motivaria imensamente as pessoas a......jogarem o jogo. 

Voltaria a existir uma forma de farmar zeny e evoluir no jogo.


E para conter a inflação, existem, exatamente para isto,  eventos de Zeny Drain.

Sem contar que o valor de venda dos itens pode ser ajustado da forma que  comunidade compreender que faça mais sentido.

 

Hoje, infelizmente, o jogo se resume a colocar dinheiro nele e tentar dropar carta na chefenia.

Seria bom voltar a existir  conteúdo que gere zeny e motive as pessoas a jogarem.

 

E essa sugestão...faz com que TODAS as instancias voltem a ser interessantes de serem feitas. A staff pode, inclusive, fazer com que as instancias que hoje são menos jogadas, tenham seus itens (de recompensa) valendo mais zeny (por exemplo, componente charlestone valendo um zeny razoavel). Exatamente para estimular que as instancias esquecidas sejam jogadas.

 

 

 

 

 

Editado por lehotf
  • Like 4
  • Thanks 1
Link para o comentário
Share on other sites

ok, vamos por partes.

Citar

Sugestão 1 - Atribuir valor de venda à moeda dos Exploradores e permitir que a moeda seja vendida no NPC e, também, que seja comercializada entre jogadores.

Sugestão de valor da moeda: 50.000 zeny.

O que isso traria de positivo:

- O jogador que fizesse uma instância que, por exemplo, fornece 5 moedas, poderia vender as moedas no NPC e ganhar 250k zeny.

Esse mesmo jogador, poderia preferir colocar as moedas em loja, em prontera, pra vender aos demais jogadores para tentar ganhar mais. Mas haveria a certeza de que o preço da venda, em lojas, jamais seria inferior a 50k. Já que este é o preço que se venderia diretamente ao NPC.

extremamente problemático. acho que vale mais os caras terem o mínimo de zelo pelo jogo e promoverem eventos que estimulem o up e farm em mapas do jogo e não em instâncias. eu acredito que como meio de farm, instâncias já cumprem muito bem o seu papel.

o problema é que por causa de alguns poucos (macros), os players acabam sendo prejudicados com nerfs nos loots dos mapas do jogo e até mesmo de propostas como essas, que geraria um fluxo muito mais orgânico dos jogadores de saírem da zona de conforto pra conhecer novos mapas e novas formas de upar.

só pra se ter noção, um personagem f2p (rk, sentinela, renegado) consegue fazer facilmente instâncias como maldição de glast heim e sair com 3kk na mão POR IDA À INSTÂNCIA. só com loot de lá. 

as pessoas não fazem certas instâncias porque elas são chatas ou difíceis, mas porque o drop é ruim. simplesmente colocar moedas por 50k não vai fazer alguém como eu, que faz em média 3 instâncias por dia, passar a fazer 10. eu vou continuar fazendo apenas as mais eficientes.

a sugestão dois não vou responder porque eu responderia a mesma coisa que isso aqui.

 

Citar

Sugestão 3 - Atribuir valor aos itens dados como recompensas em missões diárias

- Marca da Honra, Brasão da Honra, Chip Misterioso, Amuleto Menor, Moeda de mora, etc 

Também seria interessante que estes itens tivessem valor de venda no NPC.

esses itens, tirando os que são presos na conta, todos já possuem um bom valor de venda. e por serem negociáveis entre players e são usados como "loteria", acabam funcionando como zeny drain, pois acabam sendo itens consumíveis.

um chip misterioso no valhalla costuma variar entre 60 e 75k em prontera. eu não vejo porquê liberar pra vender em NPC.

traria muito mais valor os itens farmáveis com essas moedas serem revitalizados para se tornarem opções mais atraentes, como trouxeram recentemente no túmulo do monarca, que alguns acessórios passaram a ser encantáveis e como vão trazer em breve na instância sonho sombrio de poder encantar o arco gigante e tals.

 

Citar

Hoje, infelizmente, o jogo se resume a colocar dinheiro nele e tentar dropar carta na chefenia.

Seria bom voltar a existir  conteúdo que gere zeny e motive as pessoas a jogarem.

rapaz, eu faço em média 400kk por mês jogando 1h-1h30 por dia

eu acho que o problema de farm hoje é limitado a iniciantes que não têm como se equipar para além do que o jogo fornece via drop/quest. iniciantes não precisariam de zeny se eles pudessem farmar as próprias coisas pra aí sim começar a estudar farm endgame e fazer zeny.

Link para o comentário
Share on other sites

1 hora atrás, Squirt disse:

 

extremamente problemático. acho que vale mais os caras terem o mínimo de zelo pelo jogo e promoverem eventos que estimulem o up e farm em mapas do jogo e não em instâncias. eu acredito que como meio de farm, instâncias já cumprem muito bem o seu papel.

 

 

Olá Squirt,

Agradeço sua resposta.

 

Ao que tudo indica, os Desenvolvedores, ou seja, aqueles que, em tese, tem um maior zelo pelo jogo, pensam um pouco diferente desta afirmativa, Squirt.

Já introduziram, lá fora, Diamantes nas instancias.

As instancias, lá fora, Squirt, passaram a dropar diamantes. Eles valem 200k, 400k e 600k.

https://imgc.gnjoy.com/Bbs/Editor/2023/09/06/18.png

undefined

Lá fora, além de as instâncais droparem diamantes, elas também dropam reliquias.

 Por exemplo, a Relíquia da Celine tem chance de conseguir um Broche ou um Vestido da Celine já refinado no +12.

 

Ao mesmo tempo..eles nerfaram MAIS AINDA os drops de mapas comuns.

Ou seja, os desenvolvedores já perceberam que o caminho mais eficiente para promover o farm de zeny é na instância.

 

Mas, como tudo demora anos pra chegar aqui, apenas estou fazendo uma sugestão fácil de ser implementada. Não gostaria de esperar 5 anos pra farmar diamantes.

 

Mas entendi que você é contra. E tudo bem.

Se a maioria das pessoas forem contra esta idéia. A idéia nascerá morta.

 

Mas eu realmente acredito que a idéia ajuda à maioria dos jogadores.


Eu entendo que você já é um jogador estabelecido e que não se beneficiaria tanto. Talvez porque não tenha mais paciência pra farmar tanto. Não sei.  E compreendo que os jogadores estabelecidos preferem que nada mude. E tudo bem. Cada um tem que defender o seu lado. E quem está bem posicionado tem menos interesse que outras pessoas se posicionem bem.

Mas acho construtiva a apresentação de propostas.

Mais uma vez, obrigado por contribuir com seu ponto de vista.

Editado por lehotf
Link para o comentário
Share on other sites

Eu não acho que adicionar farm de zeny seja uma boa solução a longo prazo. É basicamente "imprimir dinheiro". A curto prazo pode ser legal pois conseguimos alguns zenys pra comprar coisas que desejamos. Mas essa é uma solução muito egoísta. A longo prazo as pessoas vão ficando com muitos zenys estocados, o valor de tudo sobe e nosso farm vai ficando cada vez mais desvalorizado.

Ao meu ver uma solução seria adicionar diversos farms de equipamentos e armas end game. Dessa forma o comércio será mais movimentado e o zeny circulará mais, e então o valor dos itens começará a cair pela movimentação do dinheiro. Fora que só de poder farmar equipamentos end game já possibilita que fiquemos fortes sem depender dos caríssimos equipamentos de rops e assim eles ficarão mais baratos também pela menor procura dos mesmos.

  • Like 3

renegados-boladoes.png.fec1678dcb6cfca12d2167436acfae56.png

Magnatrom - Renegado autocaster 175 | Relâmpago Dourado - Renegado híbrido 175 Instinto de Guerreiro - Renegado arco Crit 166 | Scarlet Yuuki - Sicária DD Crit 127 | Teeest3 - Sentinela aspd Crit 116 | Espírito da Montanha - Espiritualista 98

Link para o comentário
Share on other sites

51 minutos atrás, Pupi disse:

Cadê o guia 🤣

não tem nenhum mistério, mano. assim como tudo na vida, é questão de consistência. no thor talvez seja diferente pois o valor das coisas é outro. mas eu basicamente farmo ogh, ogh sombria, celine e alguns mvps com 3 personagens. normalmente faço ou antes de ir pro trabalho ou antes de ir dormir.

sobre a questão dos preços, por exemplo, uma mana sombria no valhalla custa entre 500 e 600k. nos últimos 10 dias eu farmei 140 sombrias. multiplicando aí por 500 dá 70kk só de mana que tô terminando de vender. aí tem os loots também da ogh normal que vende pra quem quer trocar por moeda, barras de ouro/prata/platina que dropam das estátuas em ogh e dos baús da celine. oca/ocam que eu abro e vendo as cartas, por aí vai.

na minha planilha aqui, esses 10 dias eu fiz ~140kk, mas só vendi 80kk até o momento, então ainda tô de lojinha aberta hahaha.

antigamente eu também fazia as quests e instâncias pra farmar chip misterioso, mas acabei tirando da rota porque eu realmente só consigo jogar uns 90min por dia. :(

Editado por Squirt
Link para o comentário
Share on other sites

31 minutos atrás, Magnatrom disse:

Eu não acho que adicionar farm de zeny seja uma boa solução a longo prazo. É basicamente "imprimir dinheiro". A curto prazo pode ser legal pois conseguimos alguns zenys pra comprar coisas que desejamos. Mas essa é uma solução muito egoísta. A longo prazo as pessoas vão ficando com muitos zenys estocados, o valor de tudo sobe e nosso farm vai ficando cada vez mais desvalorizado.

Ao meu ver uma solução seria adicionar diversos farms de equipamentos e armas end game. Dessa forma o comércio será mais movimentado e o zeny circulará mais, e então o valor dos itens começará a cair pela movimentação do dinheiro. Fora que só de poder farmar equipamentos end game já possibilita que fiquemos fortes sem depender dos caríssimos equipamentos de rops e assim eles ficarão mais baratos também pela menor procura dos mesmos.

Não sei Magna.

Não consigo observar esse "egoísmo".

De verdade.

O jogador, motivado a jogar, vai farmar seu zeny. Eu considero natural a pessoa ser recompensada pelo esforço.

Acho que o maior problema que vejo...é o fato de uma boa parte dos jogadores já serem FULL. Já tem seus itens End Game e apenas aguardam novidades. Para esse perfil de jogadores, você tem razão: seria mais vantagem farmar equipamentos ainda mais End Game. Porque o que estes jogadores querem, e é natural, é aperfeiçoar seus equipamentos que já são end game.

Mas e os jogadores novos? Ou aqueles jogadores que não são FULL? Esses gostariam de poder progredir no jogo sem precisar gastar alguns milhares de reais.

Tem que haver um jeito de farmar zeny.

A desenvolvedora já entendeu isso e já implementou lá fora mudanças para farm de zeny. 

Mas isso vai demorar pra chegar aqui.

Mas já percebi que, aqui, haverá dificuldades.

Talvez, a maior parte dos jogadores já tenham ótimos itens. E não vêem vantagem em facilitar a evolução gratuita no jogo.

Eu sei que vão falar..."Ah...mas o sentinela consegue fazer um set gratuito muito bom". Ahh..tem também os sets da honra que são muito bons.

É..são sim :)

Enfim :)

 

Editado por lehotf
  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Acredito que atribuir um valor as Moedas da Ordem não seja uma boa ideia, poderia destruir a mecânica do evento em si, e a capacidade que ele tem de movimentar o servidor através das modificações que vão sendo feitas com o tempo conforme a necessidade.

Fixando um valor para as moedas automaticamente também se fixa os valores dos itens do evento trocados por moedas, o que pode ter um efeito negativo no comércio, tanto no valor de venda, as pessoas podem não querer pagar um valor diferente da soma do valor das moedas, como na disponibilidade desses itens que pode ocorrer com o desanimo pelo farm, o que no final seria ruim também para os interessados em comprar. Também já existe o comércio de equipamentos que podem ser trocados por moedas, como os da Invasão do Aeroplano, que seria afetado negativamente também.

Acho valido adquirir zeny nas instâncias, já que supostamente o acesso é limitado e mais controlado, exceto no Thor onde a prática de multi-account é desenfreada. Mas também não acho que seja uma boa ideia atribuir valores de venda aos itens específicos de instância, e também os itens de missões diárias, acabaria com o sentido da coisa. Em vez disso seria melhor dar mais utilidades para esses itens, seguindo mais na linha do que o Magna falou, do jogador poder ir farmando, fabricando e melhorando o próprio equipamento a medida que for avançando e evoluindo no jogo. Nesse sentido acredito que poderiam até aproveitar e revitalizar os sistemas de produção do jogo, como Alquimia e Forja, que estão abandonados, usando esses itens, ajudaria até a mover mais o comércio.

Sobre ganhar zeny nas instância seria melhor usar aquele esquema das salas com baús que nem tem na Celine e GH. Pra dar zeny em missão seria melhor nas missões que só podem ser feitas uma vez, isso é até pratica comum em outros RPGs, além da premiação em exp. Tem muita missão antiga que a premiação final é um OBB ou coisa parecida. O sistema de Conquistas também seria uma opção semelhante, ele até já dá aquelas bolsas de zeny aleatório, só precisaria melhorar. Mas tudo isso bate de novo na questão do Thor, galera que cria várias contas.

Não sei se ficar repetindo as mesmas instâncias com várias contas pode ser considerado "jogar o jogo", ou esforço, no final em essência não é muito diferente do que rolava na Chefênia. É óbvio que um jogador veterano com equipes mais avançados vai conseguir concluir várias instâncias, e o jogador novato só vai fazer a Vila dos Porings, e o jogador veterano pode acabar ficando muito ocupado solando as instâncias pra fazer party com o novato.

Então, não sei se egoísta seria a melhor palavra também, pra mim é uma solução muito "solo". Não adianta vender os itens pro NPC e acumular uma alta quantia de zeny em um curto período de tempo se depois não tiver de quem comprar, se não tem oferta do item que se deseja adquirir no mercado. E no final acaba desincentivando uma das bases de um MMORPG que é jogar em grupo e a interação com outros jogadores, mesmo que seja só comercial mesmo.

  • Like 2

coldwolf.gif

Link para o comentário
Share on other sites

1 hora atrás, Squirt disse:

não tem nenhum mistério, mano. assim como tudo na vida, é questão de consistência. no thor talvez seja diferente pois o valor das coisas é outro. mas eu basicamente farmo ogh, ogh sombria, celine e alguns mvps com 3 personagens. normalmente faço ou antes de ir pro trabalho ou antes de ir dormir.

sobre a questão dos preços, por exemplo, uma mana sombria no valhalla custa entre 500 e 600k. nos últimos 10 dias eu farmei 140 sombrias. multiplicando aí por 500 dá 70kk só de mana que tô terminando de vender. aí tem os loots também da ogh normal que vende pra quem quer trocar por moeda, barras de ouro/prata/platina que dropam das estátuas em ogh e dos baús da celine. oca/ocam que eu abro e vendo as cartas, por aí vai.

na minha planilha aqui, esses 10 dias eu fiz ~140kk, mas só vendi 80kk até o momento, então ainda tô de lojinha aberta hahaha.

antigamente eu também fazia as quests e instâncias pra farmar chip misterioso, mas acabei tirando da rota porque eu realmente só consigo jogar uns 90min por dia. :(

Pô, já mandou o guia kkkk

Impressionante como a vida do jogador adulto de rag é parecida - presumindo sua idade, claro.

É basicamente o mesmo que eu faço, quando consigo jogar...ultimamente tô conseguindo só abrir lojinha pra vender cartas ;(

Mas que loucura essa economia do Val, 600k uma sombria pqp...

Link para o comentário
Share on other sites

6 horas atrás, Pupi disse:

Pô, já mandou o guia kkkk

Impressionante como a vida do jogador adulto de rag é parecida - presumindo sua idade, claro.

É basicamente o mesmo que eu faço, quando consigo jogar...ultimamente tô conseguindo só abrir lojinha pra vender cartas ;(

Mas que loucura essa economia do Val, 600k uma sombria pqp...

alta demanda e baixa oferta. no thor tem muito mais gente farmando o item. por causa disso, no valhalla a quantidade disponível em loja não consegue superar com muita margem o gasto de manas pra roletar encantamentos, aí o preço se mantém "alto".

e acordei com tudo vendido 😛

 

agora sobre a questão do tempo, não vou mentir, quando eu tenho mais tempo livre que isso eu escolho fazer outras coisas irl ou até mesmo jogar outro jogo. ultimamente os eventos do rag não tem valido o esforço, hehehehe

Editado por Squirt
Link para o comentário
Share on other sites

12 horas atrás, Magnatrom disse:

Eu não acho que adicionar farm de zeny seja uma boa solução a longo prazo. É basicamente "imprimir dinheiro". A curto prazo pode ser legal pois conseguimos alguns zenys pra comprar coisas que desejamos. Mas essa é uma solução muito egoísta. A longo prazo as pessoas vão ficando com muitos zenys estocados, o valor de tudo sobe e nosso farm vai ficando cada vez mais desvalorizado.

Acho válido esse ponto, mas é contornavel trazendo eventos sistemáticos de dreno de zeny mensalmente (e um que se tenha um bom interesse, diferente esse último da rada da rifa). O farm de zeny deve ser possível, mas com esse medo da inflação iminente.

Link para o comentário
Share on other sites

Todo rpg dá uma graninha após vc fazer uma quest.
Só aqui no bRO que não.
Já que os itens que farmamos estão sendo deletados, nada mais que justo a gente ganhar pelo menos um bom valor de zenys após concluir as missões.
Quer seja de eventos ou diárias fixas.
Isso animaria a galera a jogar e fazer as quests do jogo.
Seria bom pros 2 lados.
Parei com todos os eventos do jogo onde os itens serão deletados, mas caso eles incluíssem zennys como recompensa, com toda certeza eu voltaria  passar horas e horas do meu tempo fazendo as quests!
Mas do jeito que está hoje, sou nem trouxa de me matar para juntar algo, e depois os caras irem lá e deletar, jogando todo meu tempo e recursos gastos no lixo!

Link para o comentário
Share on other sites

1 hora atrás, Vlad Dracull disse:

Todo rpg dá uma graninha após vc fazer uma quest.

Todo RPG ?

 

1 hora atrás, Vlad Dracull disse:

Só aqui no bRO que não.

Claro, só o bRO que não.

  • Like 1

renegados-boladoes.png.fec1678dcb6cfca12d2167436acfae56.png

Magnatrom - Renegado autocaster 175 | Relâmpago Dourado - Renegado híbrido 175 Instinto de Guerreiro - Renegado arco Crit 166 | Scarlet Yuuki - Sicária DD Crit 127 | Teeest3 - Sentinela aspd Crit 116 | Espírito da Montanha - Espiritualista 98

Link para o comentário
Share on other sites

so pra eu ter certeza , tamos falando tipo o povo que compra materiais no éden , ou vender pra player com skil comercio e tal ?

pq a ultima veis a mana sombria era ou 400k ou 2kk , isso no éden , mais  n duvido ficar um sobe e desce com ese números nos extremos de baixo e alto preço

Link para o comentário
Share on other sites

Bom, a questão é: como fazer com que players inciantes consigam farmar zeny pra poder comprar equipes melhores?

A resposta mais simples e que não traz inflação é: Traz itens consumíveis por evento, deixa comercializar e deixa eles permanentes no jogo.

E o que que a Gravity fez? Colocou os consumíveis com data de validade.

O Rufio pode até ter dito que vão levar sugestões pra Gravity, mas não se iluda. Mesmo que levem, a Gravity vai dar pouquíssima atenção.

Editado por Citizen
Link para o comentário
Share on other sites

eu ainda acho que do ponto de vista de game design, o que faz mais sentido é o caminho de farm de equipamentos early e mid ficarem bem claros pros jogadores, pra que eles montem seus personagens e aí sim pensem em farm de zeny.

não adianta começar a querer colocar 1, 10, 100kk que seja por quest, porque se o iniciante pode farmar zeny infinito, o player experiente também vai. e isso vai causar inflação como o magnatrom e o nocturnalwolf explicaram aqui.

dar acesso a equipamentos razoavelmente bons (coisa que algumas builds já conseguem ter de forma totalmente gratuita) pra esse iniciante conseguir começar a farmar parece ser o melhor caminho pra mim.

inclusive aqui no fórum mesmo existem guias voltados pra buildar algumas classes sem gastar nada ou gastando muito pouco. se não me engano, tem pra sentinela, cavaleiro rúnico, arcano e ninjas.

eu mesmo quando tinha mais tempo estava produzindo duas séries: uma de cavaleiro rúnico e uma de sentinela free to play até o 175, mas descontinuei porque eu jogo ouvindo música e estava com preguiça não tinha tempo pra editar a gameplay pra tirar o áudio com copyright. o youtube tava bloqueando os uploads.

Editado por Squirt
  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

2 horas atrás, Squirt disse:

eu ainda acho que do ponto de vista de game design, o que faz mais sentido é o caminho de farm de equipamentos early e mid ficarem bem claros pros jogadores, pra que eles montem seus personagens e aí sim pensem em farm de zeny.

não adianta começar a querer colocar 1, 10, 100kk que seja por quest, porque se o iniciante pode farmar zeny infinito, o player experiente também vai. e isso vai causar inflação como o magnatrom e o nocturnalwolf explicaram aqui.

dar acesso a equipamentos razoavelmente bons (coisa que algumas builds já conseguem ter de forma totalmente gratuita) pra esse iniciante conseguir começar a farmar parece ser o melhor caminho pra mim.

inclusive aqui no fórum mesmo existem guias voltados pra buildar algumas classes sem gastar nada ou gastando muito pouco. se não me engano, tem pra sentinela, cavaleiro rúnico, arcano e ninjas.

eu mesmo quando tinha mais tempo estava produzindo duas séries: uma de cavaleiro rúnico e uma de sentinela free to play até o 175, mas descontinuei porque eu jogo ouvindo música e estava com preguiça não tinha tempo pra editar a gameplay pra tirar o áudio com copyright. o youtube tava bloqueando os uploads.

Eu discordo completamente.

E essa é beleza do debate.

Este tópico foi muito interessante para a compreensão do estado atual do jogo no Bro.

Existem muitos jogadores bem constituídos, como, por exemplo, você e o Magnatron. Que tem equipamentos FULL e conseguem fazer instancias como OGH com muita velocidade/eficiência.

Para estes jogadores, não há interesse algum que exista possibilidade de o jogador novo REALMENTE conseguir progredir no jogo à custas de uma eventual inflação.

Por qual razão o  jogador bem constituído irá querer inflação se ele consegue farmar seus 400kk por mês, como vc afirmou lá em cima.

Da mesma forma, este jogador bem constituído não tem mais paciência para jogar horas e horas do jogo. Você mesmo disse que, atualmente, tem preferido jogar outros jogos, fazer outras coisas.

Ou seja, a proposta de que o jogador possa ganhar zeny fazendo instancias, seria ruim pra vc. Você não tem mais paciência pra isso. Vc não ganharia com isso.

De toda essa idéia, você apenas herdaria a inflação.

E sobre a inflação, há muitas formas de zeny drain que poderiam voltar a ser implementadas.

Mas a verdade...é que o jogador já constituído, FULL, não tem mais paciência pra farmar e jogar horas. Só faz a OGH, de 3 em 3 dias, e olhe lá.

E lançam a sugestão de dar "equipes razoavelmente bons" pra jogadores novos. 

Ou seja, vamos dar umas migalhas pros jogadores novos, que vão demorar ANOS pra comprar equipamentos bons de verdade, enquanto nós, que já estamos FULL, continuaremos com o filé.

Vamos incentivar os jogadores novos a farmar consumíveis e vender pra nós, jogadores end game. 

Enquanto os novos lucram 10kk vendendo consumível pra nós....nós droparemos cartas MVP e venderemos para os novatos por 400kk. O novato vai juntar zeny por 2 anos pra comprar uma carta dessas. E vai devolver, de uma tacada só, todo zeny que ganhou com muito esforço, por anos...pro jogador end game.

Vamos colocar os novatos pra trabalhar pra nós e ....depois...comprar as cartas que dropamos. È pra isso que eles vão servir.

Vivemos ANOS com o farm da Celine e o jogo não quebrou.

O impacto de atribuir algum valor às instâncias estimulará novos jogadores e não quebrará o jogo.

Mas claro, quem não tem mais paciência pra jogar, como  vc, não se beneficiaria tanto quanto os demais. Entendo seu lado.

Com propostas como "Permitir farmar equipamentos razoavelmente bons" ...os novos jogadores vão continuar desistindo do jogo.

Para que um novo jogador continue a jogar...ele tem que sentir possibilidade REAL de progredir. E não é com migalhas, com equipamentos razoavelmente bons, que eles vão sentir possibilidade de progredir.

O jogador novo precisa ter meios de ganhar zeny e comprar EQUIPAMENTO BOM. E não...equipamento razoavelmente bom.

Eu prefiro revitalizar o jogo e fazer com que ele dure mais .... permitindo que jogadores novos evoluam a custas de uma eventual inflação.... do que ser um dos jogadores mais bem equipados de um servidor que pode morrer em poucos anos por falta de jogador. 

 

Editado por lehotf
  • Like 1
  • Thanks 1
Link para o comentário
Share on other sites

Gostei do post do cara acima, traz uma visão interessante sobre farm.

Eu tenho 10 RK's na conta do tempo que eu tinha condições de jogar mais tempo e fazer um farm decente.

Hoje eu praticamente só faço essas instânciaszinhas quando consigo e abro lojinha...

Vou ser bem sincero, não sei como opinar pra isso de gerar zenny 🤣

Quando eu preciso de zenny vou direito em rops e pronto kkkkkkkkk

Link para o comentário
Share on other sites

Citar

Existem muitos jogadores bem constituídos, como, por exemplo, você e o Magnatron. Que tem equipamentos FULL e conseguem fazer instancias como OGH com muita velocidade/eficiência.

Para estes jogadores, não há interesse algum que exista possibilidade de o jogador novo REALMENTE conseguir progredir no jogo à custas de uma eventual inflação.

eu não falo isso do ponto de vista de jogador bem constituído. falo do ponto de vista de quem tem muitos amigos que começaram ou voltaram a jogar recentemente. a queixa inicial deles não é zeny. é equipamento mesmo.

Citar

Por qual razão o  jogador bem constituído irá querer inflação se ele consegue farmar seus 400kk por mês, como vc afirmou lá em cima.

eu faço 400kk vendendo itens, não vendendo loot ou trocando itens de valor fixo em npc. inflação não me afeta porque os preços das coisas subiriam junto.

Citar

Da mesma forma, este jogador bem constituído não tem mais paciência para jogar horas e horas do jogo. Você mesmo disse que, atualmente, tem preferido jogar outros jogos, fazer outras coisas.

porque os conteúdos de evento do jogo ultimamente estão ruins, não porque não gosto. conteúdo bom eu faço independente de dar retorno direto ou não, como torre sem fim. mas só dá pra fazer 1x na semana (duas se resetar com a kafra dos biscoitos).

Citar

Ou seja, a proposta de que o jogador possa ganhar zeny fazendo instancias, seria ruim pra vc. Você não tem mais paciência pra isso. Vc não ganharia com isso.

muito pelo contrário. quem já farma está mais blindado contra a inflação. inflação só é ruim pra quem tá começando, que abre uma loja em prontera, só vê loja vitrine e desiste do jogo por conta dos valores inalcançáveis.

Citar

Ou seja, vamos dar umas migalhas pros jogadores novos, que vão demorar ANOS pra comprar equipamentos bons de verdade, enquanto nós, que já estamos FULL, continuaremos com o filé.

não vão demorar anos pra comprar se a inflação estiver controlada.

Citar

Enquanto os novos lucram 10kk vendendo consumível pra nós....nós droparemos cartas MVP e venderemos para os novatos por 400kk. O novato vai juntar zeny por 2 anos pra comprar uma carta dessas. E vai devolver, de uma tacada só, todo zeny que ganhou com muito esforço, por anos...pro jogador end game.

o mundo funciona assim, com ou sem inflação. itens mais difíceis e mais valiosos valem mais. sair dando zeny pra todo mundo não vai fazer as coisas ficarem acessíveis.

Citar

Vivemos ANOS com o farm da Celine e o jogo não quebrou.

alívio cômico do post.

cara. eu jogo MMO há pelo menos aí 20 anos. eu já vi esse tipo de sugestão em vários e vários jogos. e eu já vi vários e vários jogos sofrendo por conta de inflação desenfreada. inflação desenfreada só leva as pessoas a terem que recorrer ao RMT mais ainda. 

14 minutos atrás, Pupi disse:

Quando eu preciso de zenny vou direito em rops e pronto kkkkkkkkk

se nós fizermos uma conta bem simples, você vai ver que olhando o exemplo do Pupi aqui, por causa da inflação, ele literalmente tá perdendo dinheiro ao comprar ROPs. GRAÇAS A DEUS ele escolheu comprar ROPs, né? porque RMT é algo praticamente institucionalizado no thor, com propagandas desde o campo de aprendizes. e quanto pior a inflação, mais vale a pena fazer RMT.

e ainda digo mais. quem já farma, vai ver os itens subindo de preço e só vai ajustar os preços da lojinha. eu não perco absolutamente nada com um servidor superinflacionado. mas eu prefiro uma economia saudável e bem integrada do que uma economia hostil e difícil de entrar.

você dá 1b pra todo mundo e os itens de 1b vão subir pra 10b. é assim que inflação funciona.

se você quer que tenha zeny gratuito à torto e à direita num servidor que ainda está inflacionado (principalmente o thor) com medidas de zeny drain proporcionais, não era mais fácil só manter o zeny drain atual, ou até um mais agressivo, e dar mais equipamentos de iniciantes/intermediários poderem começar seus farms?

porque a mana sombria que eu farmo e vendo por 600k é a mesma mana sombria que uma pessoa com set asas da luz e combo OS + trevo de mora vai farmar usando um set que é praticamente 100% farmável (com exceção do chapéu, que é relativamente barato).

Editado por Squirt
Link para o comentário
Share on other sites

e nesse caso hipotético que você apresenta aí, de dar zeny ao fazer quests/instâncias. o player vai fazer essa instância como mesmo? sem equipamentos?

por isso tem que dar equipamento pro cara poder começar a farmar. não adianta colocar zeny como recompensa pros players se eles supostamente já não conseguem fazer esses conteúdos hoje (falo supostamente porque eu sei que já dá).

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...