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[GUIA] Super Aprendiz de Ofensiva Fatal


Asbrun

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Super Aprendiz de Ofensiva Fatal
by: Asbrun

Índice

1. Objetivo
2. Sobre a Habilidade
3. Sobre a Joia do Renegado
4. Atributos
5. Habilidades
6.Equipamentos
7. Exemplos de Set
8. Dicas de UP
9. Vídeos
10. Considerações Finais
11. Fontes

1. Objetivo

O intuito deste guia não fazer você abandonar tudo e criar um SuperAprendiz, especificamente para essa build, na verdade o objetivo é mostrar que com alguns ajustes com equipamentos usados normalmente em outras classes físicas, também é possível jogar com essa build, vale lembrar que os equipes de fato influenciam no desempenho do seu personagem, mas também não devemos nos limitar a eles, afinal o objetivo de um SuperAprendiz não é almejar a forçar, mas sim aproveitar os bons momentos.
Outro ponto é que esse guia não foi feito para ser seguido à risca igual uma receita de bolo, todo player tem realidades diferentes de experiências e equipes no jogo, esse guia foi feito com o intuito de guiá-los.

2. Sobre a Habilidade

  • Liberada somente Pela Faca Ancestral/Primordial
  • Dano base: 1100% de dano físico de curta distância
  • Área: 5x5 células ao redor do alvo
  • Conjuração variável: não tem
  • Conjuração fixa: não tem
  • Recarga: não tem
  • Pós-conjuração: 0.5 segundos
  • Bônus: 20 de precisão no momento do ataque

2.1 Spam da Ofensiva Fatal

Será abordado ao longo deste guia formas de aumentar sua Velocidade de Ataque e redução de Pós-Conjuração, mas existe uma quantidade certa de dosagem entre essas duas.
A dosagem de Pós está totalmente relacionada a sua ASPD, afinal não adianta ter 100% de redução de pós mas não ter a ASPD necessária para spamar isso, na verdade a pós-conjuração mínima para ter o máximo de spam é 72%

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2.2 Justificativa do 72% de Pós é:
Se Velocidade de Ataque (ASPD) é igual a 193, significa que seu personagem pode dar 7 golpes em um único segundo, ou seja, o intervalo entre cada golpe será (1 ÷ 7 = 0,1428 segundos), como a Ofensiva Fatal possui 0,5 segundos de Pós-conjuração é necessário que esse 0,5 diminui para 0,14, logo queremos (0,5 - 0,14 = 0,36) esses 0,36 são os segundos que que    remos reduzir, mas só conseguimos reduzir a pós-conjuração em porcentagem de 1 a 100%, sendo assim (0,36 ÷ 0,5 = 0,72), o valor 0,72 significa 72% de redução.
Consulte a tabela acima para saber a relação de ASPD x Pós

3. Sobre a Joia do Renegado
Sem dúvida um dos itens cores para essa build, mas vale ressaltar que o efeito de 30% de pós-conjuração não se aplica ao SuperAprendiz, por mais que a Faca Primordial libere a habilidade em seu level 10, o Superaprendiz de fato não aprende a habilidade. Essa lógica é também aplicada no Sapatos do Perseguidor.


4. Atributos
Atualmente a construção de Atributos está totalmente relacionado a bonus equipamentos, como por exemplo Tapa Olho Cósmico que a cada 10 pontos de VIT base, o equipamento lhe fornecerá +30 de ATQ/ATQM, existem outros itens com efeitos semelhantes, como Coleira de Espinhos, Ornamento Divino, Máscara de Oni, Carta WakWak e etc.
Mas caso você não possua nenhum deles, é importante falar de pelo menos o básico de cada atributo.

FOR: Aumenta seu Dano Físico e Capacidade de Carga.
AGI: Aumenta sua Velocidade de Ataque, Esquiva e resistência a Sono e Sangramento.
VIT: Aumenta seu HP, resistência a Atordoamento.
INT: Aumenta seu SP, resistência à Silêncio
DES: Aumenta sua precisão
SOR: Resistência à Maldição e Caos

Informações completas dos Atributo em: https://browiki.org/wiki/Atributos


Recomendação distribuição no Lv 160 (Caso não tenha os itens que relacione com seus atributos

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Nota: “Points left -3” é um erro na calculadora do site, no jogo ficaria com 0

5. Habilidades
Assim como os atributos, as habilidades não possuem grandes complicações, na verdade essa é a build de SA atualmente que tem mais pontos sobrando, é perfeitamente possível adaptar suas habilidade e atributos de acordo com sua situação no game, Ind game? Mid game? End Game? Cheffenia ou Farm no aeroplano? Tudo depende do que você quer.

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Nota: Sobra 5 pontos sem eu saber o que por.

 

5.1 Habilidades Inúteis.

Qualquer Perícia que aumente o dano são completamente inúteis, sendo elas:
Perícia com Espada.png Perícia com Espada
Punhos de Ferro.png Punhos de Ferro
Perícia com Machado e Espada.png Perícia com Machado e Espada
Perícia em Armamento.png Perícia em Armamento (O bônus de Precisão pode ser interessante, mas também nada muito incrível)

5.2 Habilidades Úteis

Ataque Duplo.png Ataque Duplo: Vai te ajudar a upar nos leveis iniciais.
Caso tenha o Escudo Sombrio de Superaprendiz, ganhará +2% de ASPD a cada level aprendido.

Vigor.png Vigor: Muito útil para não “travar” quando muitos inimigos tiverem te batendo, porém é fácil substituído por itens com efeito da Carta Eddga ou similares

Furto.png Furto: Habilidade perfeita para farmar evento e algumas instâncias, mas uma Carta Coringa é um bom substituto para essa habilidade
Vale lembrar que além do level aprendido de furto, a chance de drop e a sua destreza aumenta a chance de sucesso, e Superaprendiz costumam pegar ótimos bônus de DES

Aumentar Recuperação de HP.png Aumentar Recuperação de HP: Além da recuperação base, essa habilidade afeta a cura das poções, como por exemplo Biscoito Melado e Poção Branca, mas não afeta curas em % como por exemplo semente de Yggdrasil e Ovos de Chocolate Branco

Aumentar Recuperação de SP.png Aumentar Recuperação de SP: Possui efeito similar ao Aumentar Recuperação de SP.

Impacto Explosivo.png Impacto Explosivo: após o uso, garante por 10 segundos 20% de dano físico.

Escudo Mágico.png Escudo Mágico: Principal habilidade defensiva contra danos físico de corpo-a-corpo, uma curiosidade, o Escudo Mágico bloqueia a habilidade de MvP de Quebrar Escudo, Quebrar Armadura e derivados, afinal se o MVP não te acertar a habilidade de quebrar não funciona.

Escudo Sagrado.png Escudo Sagrado: Em uma área de 3x3 garante imunidade há danos físicos a distâncias por 10 segundos.

Bênção.png Bênção: Bônus de FOR, INT e DES

Aumentar Agilidade.png Aumentar Agilidade: Aumenta a velocidade de movimento, além de garantir bônus de AGI, habilidade facilmente substituída pela Bala de Guaraná.

Concentração.png Concentração: Garante bônus de AGI e DES, excelente Buff, um dos meus favoritos.

Aumentar Capacidade de Carga.png Aumentar Capacidade de Carga: Aumenta o peso que seu personagem pode usar.

Usar Carrinho.png Usar Carrinho: Uma das minhas habilidades favoritas, sempre faço qualquer build usando ela no mínimo no lv.10.
Nota: Só é possível alugar o carrinho pela Funcionária Kafra (aldebaran 54, 238)

Fé.png Fé: Melhor habilidade da árvore de expandida, garante 2.000 de HP.

Impositio Manus.png Impostion Manus: Buff de +25 de ATQ, mas caso tenha uma 28564Lágrima de Valquíria [1], libera Poder de Odin Lv.2.

Poder de Odin.png Poder de Odin LV.2.: +100 de ATQ/ATQM, -40 DEF/DEFM.

Punho Firme.png Punho Firme:  Aumenta em 10% a duração de Adrenalina Pura, Força Violenta e Manejo Perfeito. 

Pântano dos Mortos.png Pântano dos Mortos: Melhor debuff, reduzindo a AGI e DES e 50% da velocidade de movimento de qualquer alvo que pisar nela, funciona em MVP’s.

Armadilha Escorregadia.png Armadilha Escorregadia: Menção de Honra, na build de Choque Rápido usei muito para parar MvP’s por 4 segundos, Recomendável usar em instâncias, mas muito útil para teleportar MvP’s dentro de cheffenia, sim, funciona em Cheffenia.

6.Equipamentos

6.1 Topo:
400287 Capacete de Intensificação [1]
Melhor Opção de topo, melhora o HP, Pós, Resistência e dano.

19379 Quepe do General [1]
Ótima opção para redução de pós-conjuração, além de um ótimo bônus de Precisão Perfeita.

400213 Asas de Yggdrasil [1]
Muito semelhante ao Capacete de Intensificação.

19172Papisa em Miniatura [1]
Uma opção totalmente de graça, farm feito na instância Quarto Crescente

19352 Maçã Mordida [1]
Uma opção para redução de pós-conjuração.

19409 Pluma Nega
Apesar desse topo ser focado para os renegados, o bônus de ignore DEF serve bem.

19111 Olho da Cecil [1]
Efeito de redução temporária de pós, ainda é uma boa opção.

400021 Joia do Almirante [1]
Aumenta bem o dano.

400047 Capacete de Aceleração [1] 
Garante uma boa resistência além do Ignore DEF

400477Ferramentas Agrícolas [1]
Opção farmavel na Ordem do exploradores

400012 Chifre Magistral
Hat exclusivo do valhala ao preço de 1 rops.

19316 Capuz de Esquilo [1]
Alto bônus de ASPD, além do Ignore DEF

6.2 Meio:
410027 Cestas das Maravilhas [1] ou [0]
Bônus de ATQ.

19452.png Ornamento Divino [1] ou [0]
Garante bônus de ASPD, ATQ e Pós.

410176.png Fones de Deviling
Garante ATQ por level de Base, além da redução de pós-conjuração.

410025 Herança Real [1] ou [0]
Garante ATQ por level de Base, além de regeneração de HP e SP

18813 Óculos Retrofuturistas
Opção barata para redução de pós.

19443.pngTapa-Olho Cósmico
Melhor meio para ganho bruto de ATQ.

Cartas:
Isaac
Kiel
Kiel Selada

6.3 Baixo:
420028 Ombreiras da Glória
Melhor baixo para redução de pós, mas será necessário ter pelo menos 100 de VIT e AGI

420006 Coleira de espinhos
Garante Precisão Perfeita e dano contra todos os tamanhos.

19274 Fones Descolados
Uma opção bacana, além da pós garante um certo sustem no SP

19101Familiar de Combate
Opção mais barata para pós e dano.

420180 Espinha de Brinaranha
Não é superior as ombreiras, mas não necessita de pontos de atributo para a redução de pós.

420017.png Broto dos Anciões FOR
Conjunto
[Manto Temporal FOR]
[Armadura do Herói Robusto]


6.4 Armadura
15219 Vestes de Ghostring [1]
Armadura que habilita Manejo Perfeito (buff que anula a penalidade de tamanho)

15278Armadura do Herói Robusto [1]
Ótima opção para dano mas nada demais.

450010 Robe Chique [1]
Outra opção excelente para dano genérico, só que uma versão mais acessível
A cada vez que VIT e SOR base somarem 10: ATQ e ATQM +10.
Caso use Carta Amdarais Imortal, Dano contra Dragão e Anjo.

15240 Armadura do Dragão Vermelho [1]
Uma opção boa para dano em cheffe

15254Vestido Abissal [1]
Armadura Perfeita para enfrentar bichos capitoros, dano contra Demonio, Morto-vivo, Maldito e Sombrio
Cartas como Pesar Noturno ou Pesar Noturno Selada, são combinações perfeitas para essa armadura

15352 Vestido Natural
Dano contra Humanoide, Bruto, Vento e Terra

450143 Vestido Infernal
Dano contra Planta, Bruto, Sagrado e Veneno 

15420 Vestido Glacial
Dano contra Amorfo, Humanoide, Fogo e Água

15376 Colete Ilusión A [1]
Armadura totalmente farmavel, é possível fortalecê-la, colocando dois Módulo de S-ATQ

450142 Couraça do Orc [1]
Dano contra Sombrio

450158 [MEGA] Robe Gelado [1]
Dano contra Fogo, além de ser uma ótima armadura para dano genérico.

15421 Robe da Graça Divina [1]
Mesmo funcionamento da [MEGA] Robe, mas em sua versão mais fraca.

15374 Armadura Eclipse [1]
Dano contra Água.

Cartas:
Helmut
Cavalo-Marinho
Druida Maligno


6.5 Arma:
510071.png Faca Primordial [2]
Item principal da build, sem ela, nada disso seria possível, existe a versão Ancestral que habilita a Ofensiva Fatal Lv 7, porém não é recomendável.
Apesar de ser a ÚNICA arma para essa build, essa Faca é bem forte, tem um ATQ base bem alto.

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Sem dúvida essa é uma arma bem completa para dano físico.

 

6.6 Escudo:
2113 Escudo do Aprendiz [1]
Vende em LHZ /navi lhz_in02 286/95
Ótimo escudo para resistência elementais

460000 Égide das Divindades [1]
Melhor opção para redução de pós-conjuração

460003 Escudo de Penas [1]
Além da redução de Pós-conjuração ajuda muito na velocidade de Ataque

28946 Escudo Sanguinário Purificado [1]
É possível pegar o Encantamento com 50% de Ignorar DEF, sendo uma opção viável para fechar os 100% de Ignore DEF.

460023 Escudo da Fênix [1]
Melhor Escudo para dano físico corpo a corpo, bônus de cura que afeta a poções além de ser o escudo com a maior DEF desta lista

460015 Escudo Ilusión C [1]
Serve para o mesmo propósito do Purificado, que é ignorar DEF;

460046 Escudo do Carvão
Melhor escudo de resistência, sendo meu escudo favorito dessa lista.

28962 Escudo do Divino
Combo com pega S.Atribtuto

Cartas:
Alice
Cavaleira Khalitzburg
Medusa


6.7 Capa:
2512 Manteau do Aprendiz [1]
Vende em LHZ /navi lhz_in02 286/95
Capa mais básica, garante 10% de resistência a neutro, usando uma Raydric chegará a 30% de resistência Neutro. Claro que é possível outras combinações de cartas de acordo com sua vontade.


480114 Mikoshi [1]
Ótima para Velocidade de Ataque, Dano e Pós-conjuração, mas não tão boa para tankar. Seu bônus de Precisão Perfeita é o maior diferencial dessa capa

20904 Etran [1]
Melhor Capa para tankar danos básicos, vale lembrar que sempre que um monstro usa um Ataque Básico, esse ataque sempre será de propriedade de neutra.

20963 Manto Temporal FOR [1]
Ótima Capa para dano físico, podendo encanta-la com Pós-conjuração ou Velocidade de Ataque

480025 Manto do Barão [1]
Capa focada totalmente a Velocidade de Ataque e Dano contra tamanhos, mas é útil para resistências

480045 Manto do Guardião Morto
Melhor Capa para resistência elemental, além de ajudar no Dano em modo geral, é necessário montar atributos para usar essa capa

20773 Motor E.X.C
Capa em si, não é nada demais, MAS!! É possível encantá-la com 3 Diagramas de Resistências Elementais, ou “R-Elemental” por exemplo: Com três R-Água o usuário passará a ter 75% de Resistência a Água, porém, tomará 75% mais dano de Vento.
Para mais informações: https://browiki.org/wiki/Operação_Sucata

20944 Capa Anti-magia [1]
Melhor Capa para conseguir boas quantidades de HP, além de ATQ e Pós.
Para mais Informações: https://browiki.org/wiki/Ordem_dos_Exploradores

20925Capa do Comandante [1]
Capa em si não é nada de mais, combo das botas são também não são lá essas coisas. Seu diferencial é os Encantamentos com S.Atributos.
Para mais Informações: https://browiki.org/wiki/Ordem_dos_Exploradores

Cartas:
Raydric
Deviling(para Entran)
Cenere
Jejeling
Wakwak
Guardião Morto Kades

6.8 Botas
2416 Sapatos do Aprendiz [1]
Vende em LHZ /navi lhz_in02 286/95
Sapatos básicos.

22214 Salto alto Dourado
Além de garantir +30 em todos atributos, já garante 50% de Ignore DEF

470048 Sapatos Sagrados
Ajuda muito na pós além de garantir um ótima Precisão Perfeita

22071 Salto Alto Elegante [1]
Garante bônus de todos Atributos além de Pós-Conjuração.

22178 Grevas do Poder [1]
Melhor bota para ATQ bruto, além de conseguir uma ótima regeneração natural de HP.

470075 Sandálias Antigas [1]
Ótimo Bônus de ATQ, favoritas de muitos para o UP.

22082 Sapatos Luxuosos [1]
Garante resistência elemental e dano contra oponentes propriedade Neutro, Fogo, Água, Vento e Terra.

22238 Botas Primordiais [1]
Comba com a Faca, mas acredito que essa bota não seja a melhor opção.

6.9 Acessórios:
490096 Joia do Renegado [1]
Sem dúvida o ítem Core dessa build, melhor acessório.

490076 Anel Distorcido
Item interessante para sustem de HP e SP

490367 Bracelete de Ulle [1]
Ajuda na pós-conjuração além de aumento do dano físico.

28552 Anel da Serpe Dupla [1]
Ao equipar no Acessório direito, dará bônus de Pós-conjuração.

28565 Máscara de Oni [1]
Alternativa barata para conseguir ignorar a DEF.

28575 Bugiganga de Verus [1]
Bônus de Precisão Perfeita e Velocidade de Ataque.

420238 Anel de Caveira Ilusional [1] + Morcego Ilusional
Usando esse combo, garante bônus interessante dentre eles, Precisão Perfeita e Dano Corpo-a-Corpo.

Cartas:
Visconde Coruja
GC109
Scaraba Dourado
Verme com RostoVerme Sombrio com Rosto

6.10 Malha Sombrias:
24326 Malha Sombria da Deusa
Melhor malha, garante HP além de ASPD.

24723 Malha Sombria da Autoconjuração
Só vale a pena no +9, por causa do bônus de precisão perfeita.

24663 Malha Sombria Penetrante
Outra alternativa para Ignore DEF, usando esse combo, poderia aliviar a fonte de Ignore DEF dos equipamentos
[Conjunto]
Greva Sombria Penetrante

6.11 Luvas Sombrias:
24619 Luva Sombria de Super Poder
Melhor Luva que você poderá ter no seu Superaprendiz, não só para essa build, mas para qualquer build de SA dano físico.

24619 Luva Sombria do Mamute
Só vale a pena no +9, por causa do bônus de precisão perfeita

6.12 Escudo Sombrios:
24318 Escudo Sombrio de Superaprendiz
Melhor Escudo, faz combo perfeito com a Luvas Sombrias, esse combo é muito importante, graças a ele garante pelo menos 50% de Ignorar DEF, além de ALTOS BÔNUS de ASPD, e dano corpo-a-corpo.

6.13 Brinco Sombrios:
24339 Brinco Sombrio Total
Sem comentários, você já sabe o quão bom esse item é.

24727 Brinco Sombrio da Autoconjuração
Ótima alternativa para conseguir bônus de ASPD.

24727 Brinco Sombrio Físico
Outra opção para conseguir bônus de ASPD.

24661 Brinco Sombrio Penetrante
Outra alternativa para Ignore DEF, usando esse combo, poderia aliviar a fonte de Ignore DEF dos equipamentos
[Conjunto]
Colar Sombrio Penetrante

6.14 Colares Sombrios
24340 Colar Sombrio Total
Sem comentários, você já sabe o quão bom esse item é.

24047 Colar Sombrio de Velocidade
Ótima alternativa para conseguir bônus de ASPD.

24047 Colar Sombrio da Autoconjuração
Só vale a pena no +9, por causa do bônus de precisão perfeita.


24662 Colar Sombrio Penetrante
Outra alternativa para Ignore DEF, usando esse combo, poderia aliviar a fonte de Ignore DEF dos equipamentos
[Conjunto]
Brinco Sombrio Penetrante

6.15 Grevas Sombrios
24664 Greva Sombria Penetrante
Outra alternativa para Ignore DEF, usando esse combo, poderia aliviar a fonte de Ignore DEF dos equipamentos
[Conjunto]
Malha Sombria Penetrante


24724 Greva Sombria da Autoconjuração
Ótima alternativa para conseguir bônus de ASPD.

7. Exemplos de Set
Deixarei exemplos de equipamentos para diversas faixas do jogo, Early, Mid, End e até BIS, é importante compreender que isso não é para ser seguido com uma receita de bolo, mas para te ajudar a guiar suas escolhas no personagem.
Nunca gostei de fazer vídeos ou Guias mostrando preços de itens, afinal é uma responsabilidade grande demais, afinal o comércio do ragnarok é muito volátil, então preços são alterados toda semana.

7.1 Early
    Para mim neste guia, vou considerar equipamentos early game como itens que são facilmente obtidos por qualquer um, sem grandes dificuldades, ou seja, itens em bastante abundâncias
    Lembre-se que isso não é uma regra absoluta, mas sim uma forma de criar uma régua de diferenciar uma faixa do jogo.

7.1.1 Set do NPC Lv.40+

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Set mais básico, itens são vendidos no NPC, são os itens com slots que são facilmente obtidos, logo é recomendável caprichar nas cartas, não é muito recomendável usá-lo acima do lv 100.
Vendido em: /navi lhz_in02 286/95 (Capa, Escudo, Sapato)
Vendido em: /navi yuno 205/103 (Armadura)
Sugestão de Cartas:
Armadura:
Árvore Maldita Decorada, Pupa, Succubus, Remover Ou até mesmo Cartas Elementais como Por exemplo Pasana que é útil para tankar danos de fogo, pode ser usado nos magmaring, por exemplo
Escudo:
Cartas Resistências ex: Hodremilim, Tirfing ou Khalitzburg.
Capa:
Depende da sua necessidade.
Carta Raydric resistência a neutro.
Carta Jejeling +200 de HP a cada 10 pontos de VIT.
Carta Cenere +2% de ASPD a cada 10 pontos de AGI.
Sapatos:
Cartas que dão HP, Ferus Verde, Matyr ou Verus.

7.1.2 Atributos sugeridos

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Nota: “Points left -3” é um erro na calculadora do site, no jogo ficaria com 0

7.1.3 Conjunto Comissário Lv.125+

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Conjunto de fácil acesso, é obtido na instância Invasão ao Aeroplano, é altamente farmavel por outro players para outros propósitos, é fácil de compra dentro da Ordem dos Exploradores.
O efeito é até que legalzinho, mas somente a capa tem Slot, sendo possível caprichar na carta da capa.

7.1.4 Atributos sugeridos

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Nota: “Points left -3” é um erro na calculadora do site, no jogo ficaria com 0

 

7.1.5 Combo E.X.C Lv.100+

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O Combo gira em torno do Chip E.X.C e dos bônus do Diagramas, é possível fazer várias combinações, de Diagramas e Equipes E.X.C.
As vantagens de set são muitas, sendo bem completo para o UP.
Vantagens essas: Alta DEF, Alto Bônus de HP, ótima Regeneração Natural de HP e SP, além de outros bônus, como ASPD, ATQ, Pós-Conjuração e Resistência Elemental.
Observação: o Combo Chip+Diagrama não acumula mais de uma vez.
Alguns dos Melhores Bônus:

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7.1.6 Atributos sugeridos

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Nota: “Points left -3” é um erro na calculadora do site, no jogo ficaria com 0

7.1.7 Combo Anti-Magia Lv.100+

fFHccsYbLyPsT_fBSmODXN4iIlFklJcky-29smrLSHQZy43NUgVyGl3Nvh7oMlcbXeRUtoqFz2_q9PzwPQTbQ0r7d-0aoPpqI8dvb5nwYp0qWksUbGbwg41DLRwBmpC19mhv0IxWgz7h4viI7BoHYsM

Um combo mais simples, mas vale a pena ser mencionado, ele proporciona BASTANTE HP, além de dar um Bom ATQ e até pós-conjuração.
É importante mencionar que o Refino +12 é totalmente farmável pela Ordem dos exploradores, essa Armadura por Exemplo é muito Ideal para colocar Carta Helmut.

7.1.8 Atributos sugeridos

tOJDDJeHrMAU-SyneiS0Tiu4numAjGuFadInBsBqZuibGcxfy1fr1NhGb2zOb9vj_Z4b4RZnWMj1jJ2Tgb2635j47WhORnOlzON4didHI_Xa3inOu4YjGuzByyyC1P88-QfV_B9Qweu_8kAtnlUXdj4
Nota: “Points left -3” é um erro na calculadora do site, no jogo ficaria com 0

7.2 Mid

Nessa faixa, vou usar como régua itens ultrapassados para o End Game ou itens que já tiveram seus dias de glórias, mas agora são esquecidos para a maioria das pessoas.
Lembre-se que isso não é uma regra absoluta, mas sim uma forma de criar uma régua de diferenciar uma faixa do jogo.

7.2.1 Barão Cecil

_uPdJav7fSzUMEF_ATVbE9a3p28cKYlaDO91sApXgCP4Dp62LIRRvHaYONQZBk6KEBd1aVL1wrdOy-nfjdnjXBneVplr0pFjaFBUJlG1NO9oLDCOTCcaV2TaTlTioBe3iv-X4JVr0NkXTJcb7ir5HXY

Esse conjunto de itens que são “ultrapassados” ou seja, muito provável que encontre no comércio.
O Barão Cecil é um set muito completo para dar dano, com ele é possível pegar 193 com 100% de pós sem grandes dificuldades, a Armadura garante 80% de Ignore DEF, o Sapatos Sagrados além de ajudar na pós-conjuração permite 50 de Precisão Perfeita.
O único defeito desse Set, seria a resistência, que seria 20% Resistência Elemental e 30% de resistências a tamanhos, poderá ter dificuldade contra MvP mais parrudo.

7.2.2 Atributos sugeridos

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Nota: “Points left -3” é um erro na calculadora do site, no jogo ficaria com 0

7.2.3 General Temporal

ZLbZrLoyjjrJCaVIBZL2nfMqwr2mkRzu-AxpRf4DXXLQRAl_PoI9IKizSwobtwZJKOFd1Ka34fL0Wsu_rDHcHlPkqbI5QEYvzRHEA2Aba6GSTFOGveaTZ7bzrnTDINXsVkk6AuDPh0uOO7WEOLUK1rk

Quepe do General: garante pós-conjuração, ASPD e Precisão Perfeita.
Manto Temporal FOR: Uma ótima Capa para dano físico, sendo possível encantá-lo com Pós-Conjuração.
Ornamento Divino: Ótimo pra Pós e ASPD.
Sapatos Luxuosos: Aumento de dano e resistência a algumas propriedades, além de ser possível encantá-lo com Velocidade de Ataque ou ATQ.

7.2.4 Atributos sugeridos

xMXdKzSbCC7SdMbdcKmDg4Qt3x80k--nSn8N3OjQr0i5WEyGhIIzBPOKoPqMFthzeMXPpcFshANXBYYVzd0fGwVSiUmk8OAFSWG7ZMxWbN_cvseOrB311g158wpgAoW23VmL5P00jeUdFwsNYKmixCY
Nota: “Points left -3” é um erro na calculadora do site, no jogo ficaria com 0

7.2.5 Robe dos Espíritos-Alados

dYNsNUiO_Z-2KfQkdIgs8QkZTuMnQBeYrDN1Js_PiH-T47dYqSsLIIH8MoHG5XLCGsnOnwnXae2u_9LrUZulHLSxHurZ8n8k22xfXagBMjYtIbXFU7S36J_1SAThYmc0P-grc83NM5oqIo_U5tuq-Pg

Robe dos Espíritos-Alados além da redução da pós-conjuração ser bem espalhada entre os equipamentos ele também proporciona bastante ATQ, e também uma certa redução de consumo de SP vindo da Tiara dos Corações-Alados.

7.2.6 Atributos sugeridos

jWAq34DUhnzwIzN9of8DSXqAsn0ReU4fJzYCWrdLrGyyxnJYhhKFbdc2GRFC7IPZnhrlAP6ItA_LvM31sYlqmQmhBm8GhKFp-k5K1KjvCGlKICJsZKxyg35Vp0sEUH1tLMFr_-HRjkG7Exnzr-2L-GU
Nota: “Points left -2” é um erro na calculadora do site, no jogo ficaria com 1

7.2.7 Aceleração da Ilusión

GG4CDcKdJtrOU0mjf8CZZ-KIc0LXZGRJ1mCKoz17pe8afkjjQVZVuIuzHUrmxsd4p69OTLAOxBXVfL2yTP1-FNjw7HJEE1V2sNWSHlYXR6x2igq_o3DMJshDX3751XxCqBlNCdTxGcDkyeHuiLVTH6I

O Capacete, aumenta resistência contra boss e monstros normais, ignora DEF e faz combo com os Módulos da Ilusíon do mesmo jeito que o Chip E.X.C faz com os Diagramas.
Colete Ilusión Armadura totalmente farmavel, é possível fortalecê-la, colocando dois Módulo de S-ATQ.
Manto Fênix: da resistência a fogo, é importante lembrar em deixar a CAPA FLEXIVEL para tankar danos elementais, um outro exemplo de Capa seria o Manto Leviatã.

Obs: Motor E.X.C com 3x R-elemental ainda é totalmente aconselhado a usar na falta de capas melhores.

7.2.8 Atributos sugeridos

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Nota: “Points left -3” é um erro na calculadora do site, no jogo ficaria com 0

7.3 End

Esses são os melhores itens disponíveis, itens estes muito comuns para outras build de outros personagens, cartas de MvP, drops de Ticket, items MEGA ou até do evento de Refino são frequentes daqui pra frente.
Lembre-se que isso não é uma regra absoluta, mas sim uma forma de criar uma régua de diferenciar uma faixa do jogo.

7.3.1 Esquilo com Divindades Sagrados

d1_ql8B84hWOVsinKz30Q4gX5yEgj1iberXi6mVmYHUkRY27MZpOsQgxNdJvgLzlHtt_W5iPZ9dN3R5ywtNCmUSuvbzuRVmm7KYUIv6Rmg5CzgfG_tkHmnHPbBN57XYDO4wmXDPhOIDWCqd7YVKHElg

Chapéu aumenta muito a ASPD, além de ignorar 70% da DEF, Escudo com Sapatos ajuda muito na pós-conjuração, além da Precisão Perfeita mencionada antes.

7.3.2 Atributos sugeridos

 

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Nota: “Points left -3” é um erro na calculadora do site, no jogo ficaria com 0

 

7.3.3 Mikoshi da Fênix

ToPwvE9Kfi1yk8EOUluySE4PsefELmn5tlAToBLxvZBNwuqLRN8k84DYXJCPVcunMCXEQSMudmyCarqFJ5joRbvzH8mfomiHs5RS6ThaXq1_3QVnKEeeaDaUCIgLYYh9mz1XO_oMZbp258J3nIleiEU

Capa excelente para pós-conjuração, possibilitando o uso do Escudo de Fênix aumentando ainda mais o dano, além de garantir uma boa DEF e um HP melhorando do que o set anterior.

 

7.3.4 Atributos sugeridos

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Nota: “Points left -3” é um erro na calculadora do site, no jogo ficaria com 0

7.3.5 Intensificação Dourada 

OR38YrQVUdc0cXFEybmF-NWMAodNjgfrFusphTsn-qO6Q5P-folerum6SEOPQKX6RVoa-1-lZ_8YH_fDbwwbAe-gIJMEfCBpgZuZEsnXMwAd_clbNTIxagrMyAeYnj5W6v1UZSKcm5w3PEKbuzjeGQ0

Graças ao Hat, resistências a boss e monstros normais, HP e dano em modo geral aumentam muito, o Salto Dourado cumpre bem a função de Ignorar DEF, vale lembrar que o Combo da Luva do Super Poder e o Escudo Sombrio do Superaprendiz garanta o fechamento de 100% do ignore DEF.
Por fim, mas não menos importante, o Escudo aumenta ainda mais a Precisão Perfeita.

7.3.6 Atributos sugeridos

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Nota: “Points left -3” é um erro na calculadora do site, no jogo ficaria com 0

7.3.7 Guardião de Batalha

ZBaMuFo62dZzwxWfC_-zGsC72KgjuSL-0V7AvMPurnWsvWhKWv9FU0TfjeHjI9OmsKZMwG6GOgoGk3CIgP0xcGbaq4nrJsnPKIPNTWg6ZFNkDMJTjfzkU8Sjq9a4A6eOZJXks6xjjiQWLj52uMaKsLE

Uma versão da build Intensificação Dourada, mas com o foco no Capa, sendo possível conseguir bastante resistência a diversos elementos, além de outros bônus, HP, Pós e ASPD.

7.3.8 Atributos sugeridos

4kBTJMRdpgNqGA3-WxSC6bk9gy43phJxFK7zmgoxkh8BX9BbPT5gm9pcEZo6Jqnv-wchZ7Nz5hidM35zxTDeAxsLmoR4JuKA2SNB2bHt2l2SeyhEP1luaA8hHg_7Nc3d3aFt0hy0RQsNPne6Vbg7WNQ
Nota: “Points left -3” é um erro na calculadora do site, no jogo ficaria com 0

7.3.9 Tapas-Purificado Elegante

jHw1FYReG-pQD2PVpwLNLYnyppREFBuJukcHKc8WezGAXhL7LgS6b7MsQX59aM7_X3wK3yTTEYkg8Lr_4fCe6T5E0ZU8I2olCcqYl9UJ-TKWBWR5Nf3XlEpR6zgjhFa50iHPfGBgg8aueygAQZDXszc

Purificado faz a função de Ignorar DEF, Tapas aumenta o ATQ além da resistência, Salto fecha na pós além de muitos bônus de Atributos.

7.3.10 Atributos sugeridos

eiHjEdBj8e20CH9InEgVr6a4ckxFqCzBAfxMSAMXSXzhyqgGHFGG5hIsjoNGJH1WAENyaEBD6M3rZcWrRCDsbRFXE0oR4WlXOBcInhKk_Ss8MWqr7Pw32C5ygEeflZLPgT89WgMGqfm78kxHUP5MTzc
Nota: “Points left -2” é um erro na calculadora do site, no jogo ficaria com 1

7.3.11 Carvão Intensificação

hFINx3M8owDc0UIHmkrLMa6sA7t8rURvZSjy1MsKVcnCAGPMWhHuInFbH43MXDuhQBfng0NhlANJiQt-EGMidNRsvv1lP8d8lGDTWquoykwelEME991-NADU8tz6bHxaXAQiF7o3kqAIvOhw3h_tCJM

Particularmente esse é meu Set favorito, equilibra Resistência, Spam e Dano, além de não ser empurrada e garantir bons bônus de Atributos vindo do Sapato
Vale ressaltar que estou usando Kiel para pós, e Kades para resistência elemental.

7.3.12 Atributos sugeridos

s6Pe2dwJQxvFhso7XR2NbderxvRt4hRgSDLAicMi-2n3-LtqcSQFDqWgvba2h3Pz5aadm8hyYa9z_i6rx-dcdK9DGtzKEToWXIdUIXiRs_jvFQ-Er47POFfUTowVViie0Kof74IHG9oKl54EvyMtAn0
Nota: “Points left -3” é um erro na calculadora do site, no jogo ficaria com 0

7.3.13 [BÔNUS] Alt+Q de Renegado

WuBCGx7Ptmf1J1fAJb655OnjXG634xTbc4CH7kgmVcxVwyvjjEl53l98KrqSeM18KEM8OdT5vmZ2o972er15rUT4vgfXRKVcpprwAdysHIXGY99Ac2o39qB80KeL_2j9wDkN0pEBZicC696fftnYeWI

Um ALTQ completo de Renegado é facilmente adaptável para a Build do Super Aprendiz, apesar da falta da pós-conjuração.
Obs: Bônus de habilidades aprendidas como da Joia e do Sapatos não se aplica ao superaprendiz, afinal ele não “aprende” de fato a Ofensiva Fatal.

7.3.14 Atributos sugeridos

s6Pe2dwJQxvFhso7XR2NbderxvRt4hRgSDLAicMi-2n3-LtqcSQFDqWgvba2h3Pz5aadm8hyYa9z_i6rx-dcdK9DGtzKEToWXIdUIXiRs_jvFQ-Er47POFfUTowVViie0Kof74IHG9oKl54EvyMtAn0
Nota: “Points left -3” é um erro na calculadora do site, no jogo ficaria com 0

7.4 BIS(Best In Slot):

Apenas o melhor dos melhores, refinos extremamente altíssimos, cartas de MvP em praticamente todos os slots dos equipamentos, essa faixa só quer alcançar o máximo do máximo, tendendo a priorizar AO DANO MÁXIMO.
Lembre-se que isso não é uma regra absoluta, mas sim uma forma de criar uma régua de diferenciar uma faixa do jogo.

7.4.1 Dinheiro no mão Calcinha na chão v1.0
PAM8Ziyk8QUgn573GLv_RDYQVPbC5nkfQtky1_hnU06cYOURKisaZA4XtsIuzDEHe5duy7_JZ3mGQqnA9uKCswpbkv8Rg1OP89d_jy5BVZmQz6FVYQ5uWFEl2yYLie4DGGFO76dGjH_gf0wGuUraMQg

Garantindo uma Thanatos é possível usar Grevas do Poder para maximizar o dano.
É necessário ter Kiel ou Kiel Selada.

7.4.2 Atributos sugeridos

s6Pe2dwJQxvFhso7XR2NbderxvRt4hRgSDLAicMi-2n3-LtqcSQFDqWgvba2h3Pz5aadm8hyYa9z_i6rx-dcdK9DGtzKEToWXIdUIXiRs_jvFQ-Er47POFfUTowVViie0Kof74IHG9oKl54EvyMtAn0
 Nota: “Points left -3” é um erro na calculadora do site, no jogo ficaria com 0

8. Dicas de UP
Visto que a Faca Primordial só equipa a partir do Lv 150, é natural ter dúvidas do que fazer do 1 até o 149, isso não será um guia de up, pois as rotas padrões são as mesmas e também poderia estender ainda mais esse guia.
    
8.1 A Faca Ancestral
Ter uma Faca Ancestral para o UP não é uma má ideia, mas sinceramente não é algo que me agrada e muito menos é algo que eu faria, particularmente prefiro usar O Link para equipar logo a Primordial.

8.2 Espírito do Superaprendiz
Esse buff possui três efeitos distintos, mas vamos falar apenas de UM, que é poder equipar QUALQUER ARMA LV 4 INDEPENDE DO REQUISITO.
Um Superaprendiz que alcance o level 96+ pode equipar qualquer arma lv.4 independente de outros requisito, desde que seja armas padrões do classe, ou seja, Katares, Arco, instrumentos, soqueiras e etc, não podem ser equipados, mas sim, adagas, espadas, maças, machado e cajados.
Resumidamente, é possível equipar a Faca Primordial estando acima do lv 96, mesmo que o requisito para equipar a adaga seja lv 150. É importante saber que a arma não será desequipada automaticamente após o efeito do link, mas entretanto sempre que você subir de level, o jogo remover qualquer arma que o requisito seja maior que seu level de base, em palavras mais curtas, o fim do buff do link não remover a Faca Primordial, mas assim que você upar a Faca será desequipada.
Minha dica é: sempre monitorar a duração do espirito, de preferência usá-lo no lv 5, além de manter a faca SEMPRE NA BARRA DE ATALHO, para caso você upe e re-equipe a arma sem perder muito tempo.

8.3 Link vs Faca Ancestral
Realmente é muito chato precisar ter um espiritualista como “chaveiro”, o buff do Espírito sai na maior parte do tempo quando muda de mapa, porém você só vai precisar fazer isso até o lv 150.
A Faca Ancestral não teria grandes problemas, pois é possível equipá-la após o lv 100, embora o seu dano seja MUITO INFERIOR, eu particularmente não investiria tanto em uma arma temporária, afinal a Faca ancestral precisa estar no mínimo no +11.

8.4 Leveling 1 ao 100

Essa dica serve para o Lv 96, caso opte por usar o link, mas basicamente aqui vou sugerir apenas Armas Alternativas, as rotas e métodos costumam ser o mesmo para todas as classes.
    1- Colher com Sorrateiro, sabendo que é importante colocar Ataque Duplo para conseguir os bônus do Escudo do Superaprendiz, você pode upar tranquilamente com uma colher.
    2- Adaga do RWC, arma popular com bom bônus de ATQ
    3- Lacma, se tu for rico e tiver uma dessas de bobeira na tua kafra, porque não?
    4- Adaga do éden, pior opção faça isso se tu não conseguir uma Colher com sorrateiro
 

9. Vídeos

[TESTE] +11 Faca Primordial/Build Ofensiva Fatal #ragnarokonline #bro #valhala #thor

10. Considerações Finais

Ofensiva Fatal talvez não seja a build mais forte do Superaprendiz, mas certamente é a mais confortável, os atributos não tem tanta amarração, não precisa se preocupar com Conjuração Variável ou Conjuração Fixa, equipamentos são maleável com exceção a Faca, pois sem ela nem é possível montar essa build, o farm de instâncias e até o Up sem mais tranquilo, é bem fácil conseguir um spam e dano satisfatórios para demais faixas de Level.
Futuramente essa build tem muito potencial de ser mais forte ainda, no rebalance do lv 200, essa habilidade passará a escalar com AGI e o Superaprendiz consegue valores de AGI muito alto com facilidade.

11. Fontes

bROWiki. Disponível em: <https://browiki.org>. Acesso em: 12 nov. 2023.

Divine-Pride. Disponível em: <https://www.divine-pride.net>. Acesso em: 14 nov. 2023.

[Guia] Renegado de Ofensiva Fatal. 
Por: Magnatrom, Ano: 2023, Site: Fóruns - Ragnarok Online Brasil, URL: <https://forum.playragnarokonlinebr.com/index.php?/topic/114288-guia-renegado-de-ofensiva-fatal/>

[GUIA] RENEGADO OFENSIVA FATAL - RAGNAROK @THOR 
Por: PampoKill, Ano 2023, Site: Youtube, URL <https://youtu.be/En_LgxyosUg>

Guia de Ofensiva Fatal
Por: Rinaldic, Ano: 2023, Site: Fóruns - Ragnarok Online Brasil, URL: <https://forum.playragnarokonlinebr.com/index.php?/topic/114344-guia-de-ofensiva-fatal/>

 

12. Atualizações

Lançamento do Guia no Forum (14/11/2023)
Correção na descrição da Faca+Bota Primordial (15/11/2023)
Adição novos itens e Shadowgear (16/11/2023)

Edited by Asbrun
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14 horas atrás, Danilo Illia disse:

So me tira uma duvida asbrun

Digamos que eu consiga 30% de dano em todos tamanhos , raças , elementos ou propriedades , monstros normais ou chefe e dano fisico

O dano final e 150% , mesmo sendo danos diferentes somando ?

Na verdade seria 30% * 30% * 30% * 30% * 30%
Suponha que seu dano seja só 100
Logo:
100 * 1,3 * 1,3 * 1,3 * 1,3 = 285,61
resultado seria 285,61% de aumento de dano ou seria dano * 2,8561 (100 *2,8561)

Edited by Asbrun
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  • 1 month later...
Em 11/12/2023 em 11:15 PM, Asbrun disse:

Lançamento do Guia no Forum (14/11/2024)
Correção na descrição da Faca+Bota Primordial (15/11/2024)
Adição novos itens e Shadowgear (16/11/2024)

Vim aqui dar uma olhadinha no guia dnv pra tentar ter uma ideia de qual equipamento devo comprar pro meu SA e vi q vc colocou essas datas errado, ou talvez eu esteja maluco e o guia veio do futuro kkkkk

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Em 1/18/2024 em 10:58 AM, Dogion disse:

Vim aqui dar uma olhadinha no guia dnv pra tentar ter uma ideia de qual equipamento devo comprar pro meu SA e vi q vc colocou essas datas errado, ou talvez eu esteja maluco e o guia veio do futuro kkkkk

Ele desenvolveu uma técnica suprema no S.A dele e avançou no futuro respeita o cara kkkkk Asbrun e brabo

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