Jump to content

GUIA DE MECÂNICO DE CANHÃO


Lorc Orde

Recommended Posts

GUIA DE MECÂNICO DE CANHÃO
(Lorc Orde e Anchestus)

Atualizado dia 28/10/2023


 

bDDjmPdwF_yKO46eZeIDvXhdwa5A2M1DC1iWclwqzKKrPI1c1NFQZiRNW9Z19TbJpQT4Qj9zHnDxARDKSWXyq1GRWG5YgMQEdXBn0Sl68EJMwpQeBCEe2FLgxqvune3rV8oFYH2tcI7tAPe4WfaCWvY


 

INTRODUÇÃO

Depois de dominar por um bom tempo o "cenário competitivo” do jogo, possuindo um DPS respeitável, alta mobilidade e muita robustez, o poderoso Mecânico de Canhão foi perdendo espaço ao longo dos anos, sofrendo restrições de skills em Cheffênia, carência de novos itens, rebalanceamentos “duvidosos” e principalmente a chegada da aura verde, acabando por ficar defasado, “obrigando” os jogadores deixar seus M.E.C.H.A’s na garagem do esquecimento. Ficamos na torcida para que a Gravity libere logo as próximas atualizações, para que finalmente o nosso amado Robozão possa brilhar mais uma vez.

Mas até lá fiquem com o guia, onde tentaremos ao máximo espremer o que der da build, para que você possa se divertir como um bom borracheiro que é.

 

Confira as alterações do MECHA antigo para o “novo” clicando aqui:

dgQZH_vNDu4c_IgONVzbYSMMEMSm8FXqV9GzD-Kg0GedtoE5oNsDr0RwjR-1xf3GRhjvXDfrGkwMWfxWkICCAiVPWtNjHLwlwMCgH95SXmz0QfVx1RvcidHvWDzfwZunc3wCkkIoSTIXG1k4GvzdXDI

qw-LsEnldJGKLaWQ1hAnY61apShmqef3H2ITv6zYFKQot4teTQypWSogdYPJ8rmQZw_MWdZZ9hzGGicCwG4A4Jf7ETbAsfIfu4_xjJf4kxx7hmq2qxuPVY9JM3odh4IGvekurrWDE6vuVBzup1LQ1EU

LWcw4Z0U4N6ILkYTBk0J2FjrAuvWptesfKsJ-_uhN_7d6NfrK3-M2Uhf9o4fw7RNinsAgOSp16KA1ct6ZqsrxABEJujf1exuUNp34xBdkACjPsfj9Y1ABorXjPM_sXuWz8v-3r9fYLw5NLLXy4hciPs



 

CARACTERÍSTICAS DA HABILIDADE (nível 5)

4cLF2snqB8vvRm0upkhvlgxM5Ub1qH9PWuNeRyahJUhJskRk2gqtTBc8o39myUfy0rX7pOJZReJWRSa1mxu4wmK82l4a7Q_ZwrSsXrSiRpK6K4tq8kWlQtDYpF6MVu8ZHIydp4eQtZwGklcJsuzMqrs

 

  • É uma habilidade de dano físico a distância com alcance de 13 células;

  • Causa dano em área em 7x7 células;

  • Possui conjuração variável de 2,2 segundos;

  • Possui conjuração fixa de 0,2 segundos;

  • Possui pós conjuração de 1 segundo;

  • Possui recarga de 0,65 segundos;

  • A conjuração não pode ser interrompida;

  • Ignora esquiva dos oponentes;

  • Seu dano é fortemente influenciado pelo tamanho do alvo, sendo mais potente contra pequenos;

  • Trata “Hard DEF” como “Soft DEF”(efetivamente é como se Canhão ignorasse a defesa do alvo);

  • Custa 60 de mana, 1 bala de canhão e 1 Gasolina por uso;

  • A propriedade do dano causado só pode ser alterada pela bala de canhão equipada, não sendo afetado pela propriedade da arma equipada.

 

Canhão seria uma das melhores habilidades de todo o jogo, na minha opinião, se não fosse pela inclusão recente da recarga de até 0.65 segundos, pois possui várias características que facilitam muito o acesso aos farms importantes e difíceis do game, como por exemplo:

 

Dano a distância: Esse tipo de dano é interessante por ser “safe”, fazendo com que você não sofra com monstros que possuam reflect, além de contar com ótimas fontes desse tipo de dano em equipamentos.

Alcance: Lidar com monstros a até 13 células de distância é muito confortável, barateando bem os custos com consumíveis de vida.

Dano em área: Apesar de ser uma área pequena de até 7x7 no nível mais alto da habilidade, ainda é um dano em área, que ajuda bastante a limpar grandes quantidades de monstros em menos tempo.

Ignorar Defesa: Um dos fatores de preocupação durante a criação de builds, principalmente voltadas para o “endgame”, é lidar com as defesas do alvo, mas como Canhão trata a Defesa pesada como leve, observe eu não me importar, dispensando completamente equipamentos e cartas que ignoram defesa física.

Ignorar Esquiva: Mais uma característica que facilita e barateia o custo da construção da Build, o fato de você não ter que se importar com equipamentos de precisão ou precisão perfeita, é outro aspecto extremamente confortável da skill.



 

PILOTANDO E COMPRANDO BALAS

Deixarei abaixo algumas informações que podem ser úteis para sanar a maioria das dúvidas na hora de colocar sua build para rodar:

 

Pilotando um M.E.C.H.A.:

O NPC Engenheiro Mecatrônico, oferece alguns serviços importantes para qualquer piloto, como demonstrado na imagem abaixo:

80JeHxBUebVhKDsCVuNtSERjlSq4N4ZrbR-0xaB9_9x3m7kA3g1ENDpbhxfZue2l3H0ArXP93Jqdt2odxQtVgic-ZVOt-WSzxsoiciqRJtR2CbDl3_Dx2-g2cYSpi5PfJatuA18O3gac4mbeLR3wQw0

Lembrando que o Robô de Emergência custa atualmente 10k de Zenys e é utilizado para que você possa “montar” novamente no seu M.E.C.H.A. caso venha a morrer em alguma instância ou conteúdo do jogo que você não possa ou não queira sair para conversar com o NPC novamente.

O Engenheiro Mecatrônico pode ser encontrado nas seguintes localizações:

  • Acampamento da Expedição da Aliança - 242, 243

  • Albebaran - 134, 112

  • Esplendor - 182, 173

  • Geffen 104, 54

  • Juno - 167, 186

  • Mora - 93, 83

  • Payon 168, 106

  • Prontera 162,177

  • Rachel - 107, 134


 

Comprando Munições:

Atualmente para comprar munições para bazucar os inimigos, basta ir às principais cidades e se guiando pelo minimapa, procure o ícone de uma "espadinha"ZjmEunuAj9s8nk_Q3YW3gbUzNtZ1nvdwAf4_Z734zzkfv18xgwWubP8qmgPSppgDjR62h2qjov1XYdYMSYOWQyUUznF6LVaN2Chz2kJ4-7Qljc2Ylb-W6NIBNy8zZCizT2YPTOfB6PmPiuaPc1MrM5spara achar a loja de armas e munições.

 

O NPC “Loja de Suprimentos” vai possuir um ícone demonstrando o que vende, para ficar mais fácil ainda de identificá-lo como na foto abaixo:

YkTZF4hZx_FKD6S-TTlI0JoBxb-5NsoD-UCn8LtDe3gYZiPRyt14MothYHK2TSL3T4DMp_AYfFNyhuWoxjGEwI8-1L3LTC2uppKE_UuMXevOMCV0ZuasTBFQjHP16TUh6wg-rvnX-OM3YgZVNpCt314

ga7N-_Ri3klRZ7pZYR_MFcpKHFVviIsxHJO5jzUHoBIvpd8D_7VY_XsIbhp199LpgX3BuxNynW1Jnmk94c1WSB7jDUANX3RT3sAzN0o4DwKVFZ_wohNBF7MEEnSwoWz5QVqYjO0LKS4Oj1SITjDSiZo

vG-vOOZ2GPoXPdbHXIOyc2vBWn_ogL6DM9Fnt3di7P-IFXb61fRQyMXPrqIX8jIzsCPTNr2Ak9izUMh79tCVusibFQiNcJkDlSJIqgiFU1OtSMHs__drF8sb44gYJEd24yCpAMoadU0zjAbxY8ovhCs

Além de vender munições e gasolina, ele também vende “Autopeças”, necessárias para usar algumas habilidades de suporte, como Acelerador, que serve para usar a skill Aceleração. Lembrando, esses itens para habilidades "secundárias" ou de “suporte”, não precisam estar equipados, podendo ficar apenas no seu inventário para funcionar.



 

MUNIÇÕES

Conforme abordado no tópico sobre as características da habilidade, a propriedade do dano causado só pode ser alterada pela bala de canhão equipada, e por isso é importante saber qual munição é melhor para cada ocasião. Vou deixar abaixo para que seja de fácil acesso, a recomendação das balas a serem usadas contra MVPs e no mapa de BIO5.

 

CONTRA MVPS:

Bala de Ferro (Neutro):

Orc Herói, Maya, Senhor dos Orcs, Besouro-Ladrão Dourado, Eddga, Freeoni, Abelha-Rainha, Flor do Luar, Lady Tanee, Cavaleiro da Tempestade, Boitatá, Gorynych, Lady Branca, Hatii, Ktullanux, Superaprendiz, Aprendiz, RSX-0806, Tao Gunka, General Tartaruga, Ilusão do Luar, Kraken, Ktullanux de Cristal, Rainha Scaraba, Rainha Scaraba Dourada, Espadachim Egnigem, Pyuriel Furiosa, General Daehyun, Amon Ra do Pesadelo, Gioia, Ifrit, Atiradora de Elite Cecil, Mestre-Ferreiro Howard, Lorde Seyren, Marechal Tartaruga, Vigia do Tempo, R48-85-Bestia, Bioquímico Flamel, Trovador Alphoccio, Musa Trentini, Mecânico Howard, Shura Chen, Sentinela Cecil, Cavaleiro Rúnico Seyren.

 

Bala Sagrada:

Osíris, Amon Ra, Drácula, Doppelganger, Bafomé, Faraó, Drake, Leak, Senhor dos Mortos, Senhor das Trevas, Samurai Encarnado, Quimera Venenosa, Atroce, Kiel-D-01, Detardeurus, Bispo Decadente, Conde Drácula, Guardião Morto Kades, Bafomé Amaldiçoado, Morroc Ferido, Algoz Eremes, Renegada Gertie, Sicário Eremes. 

 

Bala Fantasma:

Memória de Thanatos, Serpente Suprema, Pesar Noturno, Belzebu, Arquimaga Kathryne, Arcana Kathryne, Feiticeira Celia. 

 

Bala Sombria:

Vesper, Valquíria Randgris, Sumo Sacerdotisa Margaretha, Ursinho Brilhante, Arcebispa Margaretha, Guardião Real Randel. 


 

EM BIO5 (TUMBA DA HONRA):

Bala de Ferro (Neutro):

Alphoccio Basil, Cecil Damon, Chen Liu, Flamel Emule, Howard Alt Eisen, Seyren Windsor, Trentini.

 

Bala Sagrada:

Eremes Guile, Gertie We. 

 

Bala Fantasma:

Kathryne Keyron,Celia Alde.

 

Bala Sombria:

Margaretha Sorin, Randel Lawrence.



 

CONSTRUÇÃO DA BUILD

hE0VWKyKaT9_ySD_dc2-7EqZirfdtfwwujPZ4yUNHu6wGFuwf-S0sHYxfd1s-bnhu4QVvkiTJW0xjof8lcfdXeOp_NO2y2i2lWFpIM1B5clzF-1zDCXnyqErmgThSUNURKP_Tn3cSiCpLtfrzAF0sdU

 

O foco durante a construção da build é conseguir zerar a conjuração fixa e variável, normalmente via equipamentos, e ajustar sua velocidade de ataque com a quantidade de pós conjuração, a fim de equilibrar tudo com a recarga recém adicionada.

Conforme destacado em vermelho na seção características da habilidade, a skill Canhão possui quatro pontos que podem ser considerados como “problemas para resolver” durante a construção, sendo a conjuração fixa, a conjuração variável, a pós-conjuração e a recarga. Vale ressaltar que é de extrema importância retirar TODA  a conjuração, variável e fixa, pois diferente de outras habilidades, a animação da conjuração é enorme e acaba por atrapalhar na quantidade de dano causado por segundo.

A diminuição pós-conjuração também ajuda no dps da skill, mas devido a recarga, o valor necessário é muito pequeno e facilmente atingido.

 

Normalmente você vai optar por jogar com canhão do nível 3 em diante, devido a isso, vou deixar abaixo uma tabelinha a ser seguida com a quantidade mínima de velocidade de ataque, pós conjuração e conjuração fixa, para cada nível da habilidade.

 

Nível 3 Recarga: 0.30  Golpes por segundo:3,33  Aspd:185  Redução de pós:70%  Fixa:0,4
Nível 4 Recarga: 0.45  Golpes por segundo:2,22  Aspd:178  Redução de pós:55%  Fixa:0,2

Nível 5 Recarga: 0.65  Golpes por segundo:1,54  Aspd:168  Redução de pós:35%  Fixa:0,2


 

EQUIPAMENTOS

Como dito, os seus equipamentos devem resolver os tópicos destacados sendo eles, a conjuração fixa, a conjuração variável e a pós conjuração, além de garantir uma boa taxa de sobrevivência, dano e velocidade de ataque. Ainda não existe no nosso servidor maneiras de reduzir a recarga da habilidade, restando aguardar equipamentos que façam esse trabalho ou rebalances futuros.

 

Mandatório

Fragmento de Chip [1] é o único equipamento que eu considero realmente essencial. Ele é a melhor forma de se resolver a conjuração variável da habilidade, sem perder muito dano em relação a outros acessórios e ainda proporcionando 30% de redução de pós-conjuração cada.

Apesar do nerf, esse acessório é o coração da build, sendo o que a torna viável.

 

OU

 

Escuta Avançada: um equipamento para o meio destinado especificamente para mecânicos. Os pontos mais relevantes seriam os 10% de dano em tamanho, 15% de redução da pós-conjuração, anular o consumo de gasolina e 100% de redução da conjuração variável de Canhão. Opção muito interessante para liberar o espaço dos dois acessórios, deixando a construção da build mais maleável. 


 

Notáveis

Com o problema da conjuração variável solucionado com alguma das opções anteriores, resta resolver a conjuração fixa e harmonizar a velocidade de ataque com a quantidade de redução de pós conjuração necessária. Abaixo seguem opções interessantes que ajudam a atingir os valores necessários citados na tabelinha no início deste tópico.

 

Topo:

 

- Chapéu da Fundição [1]/Quepe Humilde [1]: ambos oferecem os mesmos efeitos para a skill, +20 de ataque a cada 2 refinos, -15% de conjuração variável no refino +7, +15% de dano a distância no refino +9 e -0,2 segundos de conjuração fixa no refino +11. Atualmente, são os hats que fornecem o maior dano para a skill, além de tirar os 0,2 segundos de conjuração fixa da habilidade. Lembrando que o Chapéu da fundição faz combo com o Blasti-OS [2] e caso vá optar pelo uso dessa arma, é interessante para aproveitar o equipamento ao máximo, mesmo que o combo não seja tão poderoso.

 

- Chapéu Chique com Pena [1]: este equipamento fornece +15 de ataque a cada 2 refinos, 7% de dano físico a distância no refino+7 e 5% de ataque da arma e 1 ponto de ASPD no refino +9. A partir do refino +11 ele garante 0,1 segundo de diminuição da conjuração variável para cada refino (até o +15).

A vantagem do Chique quando comparado com o Fundição/Humilde seria fornecer 1 ponto de ASPD e poder reduzir 0,4 segundos de conjuração fixa (no refino +14), o que permitiria usar a habilidade canhão até no nível 2 (com uma maior área). Porém, o dano é inferior e  necessita de +12 de refino para retirar 0,2 segundos de conjuração fixa.

 

- Memorável Talento do Mecânico [1]: fornece +1 em todos os atributos, +4 de ataque a cada refino, + 1% de HP e SP máximos e 5% de dano na habilidade Canhão a cada 2 refinos e, a cada 5 refinos, +1 de ASPD. É um hat fabricado na Tumba da Honra (o famoso Bio5), podendo receber encantamentos específicos, incluindo a Insígnia da Virtude II, que reduz a conjuração fixa em 0,2 segundos.
Mesmo sendo um equipamento específico para a skill, o aumento de dano é pequeno, não sendo muito útil para a build no cenário atual. Há uma atualização que pode tornar esse hat o melhor para a build, porém não há previsão de sua chegada no BRO.

 

- Capacete da Intensificação [1] e Asas de Yggdrasil [1]: refinados no +12, esses hats fornecem 20% de resistência a monstros normais e chefes, 20% de redução da pós-conjuração e 13% de residência as raças Doram e Humano. O intensificação fornece ainda 30% de HP e SP máximos e +30% de dano em todas as raças, enquanto o Yggdrasil fornece +40% de dano em todos os tamanhos.
Garantindo pós-conjuração e dano, são bons hats, porém como fica necessário tirar a conjuração fixa de outro modo, acabam ficando para trás dos demais.

 

  • Cartas: para esse slot a carta recomendada é uma que reduza a pós conjuração, caso seu setup não forneça a quantidade de pós necessária, como Isaac, ou cartas de imunidade a status como Marduk.

 

Meio:

 

- Fones de Deviling: Item magnífico para build, fornecendo 10% de pós(quase uma kiel Selada para item de meio) e +1 de ataque por nível, funcionando como um “upgrade” da Herança real, principalmente para Vallhala, onde o acesso a pós conjuração é mais limitada. Seu custo em Rops é baixo o que o torna ainda mais atrativo.

 

- Fones COR [1]: Esse é provavelmente o melhor item de meio para jogadores de Canhão no servidor Vallhala. Fornece +3 de defesa mágica, 5 de defesa e -10% de pós-conjuração, que já torna o item uma adição interessante para build. E caso a arma escolhida para build seja Blasti-OS [2], esse item ainda entrega +200 de ATQ, além de ser um item farmavel na ordem dos exploradores.

 

- Cesta das Maravilhas [1]: Por si só, fornece 10% de ASPD, o que é bem útil na build. Quando usado com algum dos mascotes listados, fornece ainda 200 de ataque + algum bônus, a depender do pet escolhido. Tanto os +10 em todos os atributos quanto o 10% de dano em tamanho mostram-se muito úteis na build. Lembrando que o slot torna o item ainda mais poderoso, ajudando a fechar alguma das “pendências” da build, como pós conjuração.

 

- Fones de Angeling: Item muito interessante quando comparado a Cesta das Maravilhas e Herança real, sendo um meio termo entre os dois com a vantagem de não ter que andar com um Pet pra cima e pra baixo. 10% de Velocidade de ataque e +1 de ataque por nível com baixo custo em rops, o torna uma opção excelente para dano e para fechar a aspd.

 

- Tapa-Olho Cósmico [1]: em conjunto com a carta Orc Herói fornece uma grande quantidade de Ataque e Vitalidade/Sorte, variando de acordo com os seus atributos. É a melhor opção para dano nesse slot.

 

- Herança Real: concede 1 de ataque por cada nível base, podendo chegar até a 175 pontos. É um equipamento barato e não exige nada para fornecer o ataque, sendo uma ótima opção, ainda que inferior à cesta das maravilhas e aos Fones de Angeling e Deviling.

 

- Diadema de Serafim: pode conceder até 250 de ataque, porém exige que você invista 120 pontos de inteligência na build. Por conta disso e pelo fato desse atributo (e nesse montante) não ser tão atrativo na build, não é uma das melhores opções, porém ainda é válida, tendo em vista a “interação” com as Botas de Astrea [1].



 

  • Utilizando o Tapa Olho Cósmico, o ideal é usar a carta Orc Herói nesse slot. Fora isso, caso ainda precise fechar a sua pós conjuração, pode utilizar uma segunda carta Isaac ou cartas que ofereçam utilidade, como Maya macho.

 

Baixo:

 

- Cachecol Camuflado: garante 1% de dano contra tamanho a cada 10 níveis base, podendo chegar até a 18%. É a maior porcentagem de dano disponível para esse slot caso não queira distribuir valores altos em sorte e força com a Coleira de Espinhos..

- Coleira de Espinhos: cada vez que a sorte e a força somarem 50, garante 4% de dano contra tamanho e 5 pontos de precisão perfeita. Normalmente, o mais comuml de se encaixar na build são 100 pontos de força e sorte, somando 4x esse bônus, alcançando 16% de dano em tamanho, ou seja, inferior ao cachecol. Contudo, é possível encantar esse item no evento Caçadoras de Fada, sendo os mais úteis ASPD +1 ou C.SP, tornando uma opção muito boa para o baixo. Caso opte por distribuir 125 pontos em força e sorte, o bônus passa a ser 20%, ficando um pouco a frente do cachecol.

 

- Força Terrestre: semelhante ao cachecol camuflado, garante 1% de dano contra tamanho a cada 10 níveis base, porém é limitado a 15% de dano máximo, sendo inferior às duas opções acima.

 

- Ombreiras da Glória: garante 3% de redução de pós conjuração cada vez que a agilidade e a vitalidade somarem 50, sendo possível encaixar até 4x de bônus da build. Também é encantável da mesma forma que a coleira de espinhos. Só é recomendado para as builds que não conseguem fechar a pós conjuração de outra forma.

 

Armaduras:

Visando o melhor DPS, normalmente o slot de armadura serve para se focar unicamente no dano, utilizando equipamentos que forneçam bônus de dano contra raça e propriedade específico, tais como Couraça de Orc [Senhor dos Orcs], MEGA Robe Gelado [Ktu], Vestido Abissal [Pesar Noturno], Vestidos Glacial, Infernal e Natural.

 

Arma:

 

- Clavas de Brasilis com encantamento MA10 [3] (Iansa, Oxossi, Oxum e Xango): as clavas, refinadas no +9, garantem bônus de 25% de dano contra determinadas raças e elementos, sendo o ideal ter uma clava de cada. O encantamento MA10 garante ainda 20% de dano a distância e 1 de aspd. Infelizmente tem um ataque base baixo, de apenas 130.

Caso o alvo se encaixe nos dois bônus da clava, essa arma é a que proporciona o maior dano para a habilidade.

 

- Blasti-OS [2]:machado de 2 mãos introduzido no episódio 17.1, essa arma garante um total de 25% de diminuição de dano de monstros médios e grandes no refino +7, 15% de dano a distância no refino +9 e 10% de redução de pós-conjuração no refino +11, além de ter 400 de ataque base. Pode ser encantada com os moduladores do episódio 17.1, sendo as melhores opções ataque bruto/ataque da arma no primeiro enchant e dano a distância no segundo slot.

Apesar de ficar atrás das armas já citadas na questão do dano, é uma ótima opção, não só por ser farmável como também por proporcionar 10% de redução de pós conjuração, o que ajuda a resolver esse o problema de pós sem precisar se preocupar com cartas. E com a adição do Fones COR [1], se torna uma opção ainda melhor para jogadores iniciantes e de custo 0 em rops, por ser um item também farmavel.

 

- Maça Primordial [2]: inserida recentemente no servidor, essa arma garante +15 de ataque a cada 2 refinos, 25% de dano na habilidade Canhão no refino +9 e 15% de dano a distância no refino +11, além de possuir 320 de ataque base. Como um extra, é possível acrescentar bônus aleatórios na arma através de Jóias Primordiais, sendo que os melhores seriam dano a distância (até 12%) e dano em monstros chefes (até 12%). Tem como ponto negativo só equipar a partir do nível 150.

Uma ótima arma genérica para a build, ficando bem próxima do dano quando comparada com as clavas de brasilis pegando apenas um dos bônus de raça ou elemento.


 

- Maça Ancestral [2]: é uma versão bem inferior à Maça Primordial, concedendo apenas +10 de ataque a cada 2 refinos e 10% de dano no canhão no refino +9, além de ter 300 de ataque. Pode ser uma opção para quem deseja uma opção relativamente barata e early game, já que é equipável no nível 100.

 

  • Duas cartas se sobressaem para a arma. A carta Mecha v2.0 garante 20% de dano na skill Canhão e 20% de dano adicional caso a arma esteja no mínimo no refino +10. Já a carta Cavaleiro Branco fornece ataque +15 e 20% de dano contra monstros de tamanho médio e grande, sendo que tal bônus sobe para 35% quando usada em conjunto com a carta Cavaleira Khalitzburg, que vai no escudo.

Nas armas de uma mão, o ideal é utilizar 1 carta Cavaleiro Branco combando com a carta Cavaleira Khalitzburg e usar nos demais slots Mecha v2.0. Nas armas de 2 mãos (como a Blasti-OS), é melhor utilizar apenas cartas Mecha v2.0.

 

Escudo

 

- Sanguinário Purificado [1]: notável por conceder 10% de ASPD e mais 2 pontos de ASPD para o personagem, além de ser possível adquirir bônus aleatórios garantindo ainda mais velocidade de ataque ao personagem. No refino +12 ainda garante redução de 5% da pós-conjuração.

- Escudo E.X.C. (A.-VdA trip) [1]: encantado com três diagramas de ASPD, esse escudo fornece 3 pontos flat para o personagem, podendo se igualar ao purificado em algumas situações.

 

- Escudo de Penas [1]: fornecendo 50 de ataque, 12% de ASPD e 12% de redução de pós-conjuração no refino +9, é uma boa pedida nos casos em que esteja sendo difícil lidar com algum destes pontos na build.

 

- Égide das Divindades [1]: é a opção para esse slot que mais diminui a pós-conjuração, fornecendo 20%, bem como imunidade à petrificação e sangramento. Seria a opção apenas caso não seja possível fechar a pós conjuração de outra forma na build.

 

- Escudo da Fênix/Escudo de Batalha [1]: a maior vantagem para a build seriam os 30% de HP e SP máximos que esses escudos fornecem, porém como não dão bônus de ASPD pode ser difícil fechar 193 com eles. Vale destacar que o Fênix ainda garante uma boa quantidade de Defesa Mágica que não está presente no de batalha, sendo o melhor dos dois por conta disso nessa build (porém bem mais caro também).

 

- Escudos Elementais (Nero, Fotia, Gaia e Anemos): escudos que fornecem até 15% de dano contra determinados elementos (água, fogo, terra e vento), além de um pequeno bônus de ataque e ASPD quando se atinge 90 pontos de força e agilidade básica, respectivamente. 

 

  • A carta recomendada é a Cavaleira Khalitzbug, para combar com a carta Cavaleiro Branco na arma.

 

Capa

 

- Mochila Propulsora: essa é, sem dúvida, a melhor capa para a habilidade. Ainda que não seja essencial como os Fragmentos de Chip, os bônus que ela fornece são bem superiores a de outras opções. No refino +9 e com todos os requisitos de habilidades preenchidos, ela fornece 15% de HP máximo, 50% de resistência contra as propriedades Fogo e Vento, 20% de dano físico contra chefe, 75% de dano na habilidade canhão, impede o usuário de ser empurrado, 5% de resistência a monstros do tipo chefe e recupera 100 de HP e 10 de SP a cada monstro derrotado. 

 

- Manto Temporal de FOR [1]: garante 10 de ataque e 1% de ataque da arma a cada 2 refinos, 5% de dano físico contra todos os tamanhos a cada 4 refinos e 7% de ataque da arma no refino+7. O dano é bem inferior ao da jetpack robusta, porém possui um slot e pode receber bônus aleatórios, sendo o mais notável até 15% de redução de pós-conjuração.

 

- Mikoshi Sagrado [1]: no refino +12 garante 24% de dano físico, 12% de pós-conjuração e 10% de ASPD, sendo uma ótima armadura genérica para a classe.

 

  • A carta desse slot vai depender da necessidade da build.

 

Bota

 

- Grevas do Poder [1]: em conjunto com a carta Espadachim Egnigem, essa bota confere um ótimo bônus de dano contra chefe e ataque, uma quantidade enorme de força e um bom sustain, sendo a melhor opção para a build no quesito dano. 

 

- Sapato Grã-fino [1]: no refino +9 garante 30% de dano contra oponentes de todas as propriedades e regenera 150 de HP e 15 de SP a cada monstro derrotado, sendo uma ótima opção de dano para esse slot.

 

- Botas Camufladas [1]: apesar de ser mais voltada para a build lenhador, as botas camufladas fornecem bônus interessantes para a nossa build, especificamente 20% de HP e SP máximos, 100 de ataque, 10% de ASPD e 17.500 de HP flat (no nível 175). Ainda que não seja a melhor no quesito dano, as demais vantagens fazem dessa bota uma ótima escolha.

 

- Salto Alto Elegante [1]: Fornece -2% de pós conjuração e, em conjunto com a carta Amon-Ra, +3 em todos os atributos. É uma opção de custo mais elevado, mas otima para suprir muitas das necessidades da build, como pós conjuração, dano, ASPD e sobrevivencia.

 

- Sandálias Antigas [1]: fornece 1 de ataque a cada nível base, semelhante a Herança Real, podendo chegar até a 175 pontos. É uma opção sem muito brilho, mas bem barata para a build.

 

- Sapatos Luxuosos [1]: no refino +7 esses sapatos garantem 15% de dano contra as propriedades neutro, fogo, água, vento e terra. Além disso, podem receber diversos encantamentos, sendo os mais interessantes MA4 (10% de dano a distância) e C.SP.

 

- Botas Temporais DES: além de garantir um pouco de dano a distância (podendo ser encantada com MA4 ainda), caso você tenha 120 de destreza fornece redução de 0,5 segundos da conjuração fixa, liberando seu hat para qualquer um a sua escolha. Contudo, destreza não é normalmente colocado na build, o que deixa essa opção bem menos interessante.

 

- Botas de Astrea [1]: no refino +10 e caso a pessoa tenha investido 120 de inteligência, também garante 0,5 segundos de redução do cast fixo.

 

- Botas Ancestrais [1]: no refino +9 garante 0,3 de redução do cast fixo (e 0,5 segundos no refino +12), independentemente de atributos. O lado ruim é que ela não fornece nenhum bônus de dano, sendo inferior a outras construções da build.

 

  • Como opções de cartas podemos citar Wezen, Ahdara, Soldado Atirador e Quimera Venenosa, a depender do seu bolso e do seu objetivo.

 

Acessório:

 

- Luvas Militares [1]: Caso vá optar pelo uso da escuta avançada, ou feche a conjuração variável de outras formas, esse acessório é uma opção de dano mais poderosa que o Fragmento de chip, por fornecer bônus muito interessantes, como 10% de dano contra todos os tamanhos, 10% de dano contra todas as propriedades. Recomendo principalmente caso vá fazer uso das Botas camufladas, por possuírem requisitos similares.

 

- Manuscrito dos Mercadores [1]: Conforme dito, se for possível fechar a sua conjuração variável sem utilizar os acessórios, é outra opção muito interessante, pois entrega status muito interessantes para build, quando combado com os itens e cartas necessários, fornece dano físico à distância, dano contra boss, dano contra tamanhos e propriedades.


 

  • Existem poucas opções realmente interessantes para acessórios que consigam bater de frente com o Combo Verme (Verme com Rosto + Verme Sombrio com Rosto) que fornecem ASPD e pós conjuração, mas pode optar por scaraba dourado ou alguma outra carta de sua preferência.



 

SUGESTÕES DE BUILDS

Lembre-se de utilizar a ferramenta online de simulação de distribuição de atributos para não errar a sua construção de build >>> Calculadora de atributos

 

-Setup quase FTP low cost e nível baixo

Setup com menor custo possível, utilizando apenas itens que podem ser equipados bem cedo e que podem ser obtidos farmando dentro do jogo. Vale ressaltar que o item Asinhas discretas já foi acessível de maneira FTP e pode ser incluído nessa build, principalmente utilizando o combo com as Botas de Diabolus. Outra adição podem ser os itens da Caçada Real, que são baratos e farmaveis, mas dependem da volta do evento.

Topo: Chapéu Chique com Pena (FTP)

Meio: Herança Real (FTP)

Baixo: Lampião das Fadas (FTP)

Arma: Clavas de Brasilis (FTP)

Escudo: Escudos de Brasilis (FTP)

Armadura: Vestimenta Exuberante (FTP)

Capa: Autopeça - Motor (FTP)

Botas: Botas temporais For/Des/AGI(FTP)

Acessório 1: Fragmento de Chip

Acessório 2: Fragmento de Chip

Os atributos nessa build são bem livres, sendo interessante pegar 120 de força, destreza e agilidade, caso opte por alguma das botas temporais.


 

-Setup Quase FTP “avançado”

Setup voltado para usar a maior quantidade de itens que podem ser obtidos dentro do jogo, mas dessa vez sem limite de nível. Algumas das opções são muito boas, mesmo quando comparadas com itens de rops, principalmente depois de encantadas, como é o caso da arma Blasti-OS e a Capa do comandante. Com esse setup e 1 carta isaac é possível fechar a quantidade de pós necessária para spammar perfeitamente.

Topo: Memorável Talento do Meca (FTP)

Meio: Fones COR (FTP)

Baixo: Lampião das Fadas (FTP)

Arma: Blasti-OS (FTP)

Armadura: Colete Ilusión A (FTP)

Capa: Capa do Comandante (FTP)

Botas: Botas de Couro do Herói (FTP)

Acessório 1: Fragmento de Chip

Acessório 2: Fragmento de Chip

Os atributos nessa build são bem livres, sendo interessante pegar mais ou menos 100 de força, vitalidade e agilidade, para deixar mais maleável para inserção de itens que tenham requerimento de atributo base.


 

-Setup Lorc Orde(Vallhala) (atualizado 23/10/2023)

Vou deixar aqui meu setup e distribuição para quem quiser tirar uma base ou mesmo copiar.

xf5q9GaKxyLT9rKeAnubWmIWliXQRQhM6H4xptfhmCfPnvE_qCGSmEAkP2tM-znOs1dw9zLRarwscu9oLok4PXJbbO_ff9ZXVR5pyumTuQAAdmQH7KpmYRSh_YQNrkAfOAOMUnCTp0LaoN-sJiWU3qk
o90NVOMkFu4U_CUPTSDYei2DcoR2xuGjq6PFt4vtv2--nznVKMxNGsj6Zk3m4q5M1EO8DxhLWMC87Q6gpZ-ljS1DbPj2H-HVzVRBYoR9LlFb_kFkO1n_r_Uy-hyh3hAnbUfqzq2Qihsc1jMVRml4gQk


 

-Setup Anchestus(Thor) (atualizado 23/10/2023)

Vou deixar aqui meu setup e distribuição para quem quiser tirar uma base ou mesmo copiar.

nH0JES82t4hdNEhKbB0DSS3I-wvRp2AWR9TtKa8sZQWgbdoibpbGHVHoTh6KC3AIksdTPsQA6xv7zpefs1Q1ze-1UU0zNRLi343D1PLBKkEWAi_CfNw_awHWmE6K7KEPoPO-ZN50PC1mx1nWILf6fQM

 

6HXsnoS8RlIClYMdCHMeANM5wY7A1wdhQ50lOQNwiMk3rHUkprnnNX6GtGCmyosB-WYb67JHNTGcXC4pmPqndRxtmmuAqpyFVHcIssZp4c4FS_Ws1vBeYi1Bx1z5rd_kf2qmZRTSusFzgayCC_Ct2XI



 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Houve um dia onde a build de canhão era muito dominante na chefenia, houve um dia onde a build de canhão era muito interessante pela facilidade em fazer instâncias e houve um dia onde a build de canhão era viável em fazer conteúdos mais avançados com comodidade, mas esse dia não é hoje! Tudo que era feito anteriormente de maneira simples, depois do rebalance, se tornou mais complicado e mais massante. De fato o dano aumentou, mas o DPS caiu drasticamente, e é muito fácil de perceber isso lutando contra monstros que sejam necessários mais que dois hits para matar. O aumento da área de efeito é no máximo interessante, mas não compensa a recarga gigantesca adicionada. O que era para Dfacilitar a matança de grandes grupos de inimigos, acabou por tornar mais arriscado, onde o tempo de recarga nos deixa em uma espera muito longa para conseguir causar dano novamente..

Vivemos tempos sombrios, e tudo que nos resta é aguardar pelos próximos capítulos dessa saga que é jogar de mecânico sem a foice.


 

Qualquer dúvida, estou sempre por ai, no canal do discord e com meu privado aberto para perguntas. 

 

Att., Lorc Orde!

 

Link to comment
Share on other sites

  • Lorc Orde changed the title to GUIA DE MECÂNICO DE CANHÃO

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...