Ir para conteúdo

Produção de Material Gratuito (RPG de Mesa) e Direitos Autorais


teuri

Posts Recomendados

Fala galera, beleza?

Joguei Ragnarok Online por muitos anos, e sempre fui muito fã da lore e do cenário. Como também sou mestre de RPG, comecei a produzir um material adaptando as classes do Ragnarok Online para serem jogadas com RPG de Mesa clássico (aqueles de papel e caneta).
Meu intuito era mais pra uso pessoal, mas pensei em distribuir um documento em PDF de forma gratuita e sem fins lucrativos, dando os devidos créditos pra WarpPortal, Gravity e  Lee Myung-jin.

Procurei uma forma de entrar em contato com a WarpPortal no site, mas não encontrei. Então quis vir perguntar aqui. 
Vocês sabem me informar se haveria algum problema?
No fundo seria algo como acontece em sites como bRO Wiki, e similares, podendo até apresentar o jogo para pessoas que talvez não o conheçam. 

Já agradeço de antemão pelas respostas.

Link para o comentário
Share on other sites

Olá.

Certamente não terá problemas, especialmente porque você não está tentando concorrer com os produtos da Gravity. Mesmo que você adicione artes das classes, elas já estão disponíveis em tudo quanto é canto pela internet e, de qualquer forma, você não visa nenhum lucro, portanto é fair use.

Em doismil-e-qualquer-coisa a antiga revista Dragonslayer publicou uma matéria adaptando as classes 1 do Rag para o Sistema D20; a título de curiosidade, você pode ver como eles fizeram aqui (https://archive.org/details/colecaodragonslayer/Dragon Slayer 07/). No seu caso, você pretende também usar a Licença Aberta? Sistema próprio? Ou vai adaptar para algum cenário, tipo 3D&T?

Cogito, ergo sum.

Link para o comentário
Share on other sites

7 horas atrás, The Unknown disse:

Olá.

Certamente não terá problemas, especialmente porque você não está tentando concorrer com os produtos da Gravity. Mesmo que você adicione artes das classes, elas já estão disponíveis em tudo quanto é canto pela internet e, de qualquer forma, você não visa nenhum lucro, portanto é fair use.

Em doismil-e-qualquer-coisa a antiga revista Dragonslayer publicou uma matéria adaptando as classes 1 do Rag para o Sistema D20; a título de curiosidade, você pode ver como eles fizeram aqui (https://archive.org/details/colecaodragonslayer/Dragon Slayer 07/). No seu caso, você pretende também usar a Licença Aberta? Sistema próprio? Ou vai adaptar para algum cenário, tipo 3D&T?

Muito obrigado pelas informações!

Estou usando o sistema Old Dragon 2e, que tem as regras básicas gratuitas e pode ser baixado neste site.
Ele também é d20 e é baseado nos D&Ds da década de 80, mas foi lançado recentemente esse ano.

Eu já fiz todas as classes, alguns equipamentos, e monstros. Falta fazer a terminar a parte explicando um pouco sobre a lore do mundo. Talvez adicionar uma aventura pronta como base pra quem for mestrar pela primeira vez. Segue abaixo uma pequena prévia de algumas classes e monstros.
image.png.8c572ae6aa7caad4791b82ec761a93b9.pngimage.png.d64ff8cf50b2cfd247a57d6fdd2d319b.png

image.png.195cda462722a13cb36db784781f8729.pngimage.thumb.png.501ee7c7d2fe55d8dd89f2995c7f8899.png

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...