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Arcano Pobre


Olsen

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Olá, me chamo Olsen aqui no fórum e jogo com uma Arcana no Thor chamada Beifong.

Estou aqui para contar a história de como eu era uma arcana lascada e, com muita força de vontade e uma ajudinha aqui e acolá, eu estou em um momento confortável. Decidi fazer esse post pois sei que maguinhos nos MMO são muito queridos por muitos jogadores, mas como bem sabemos a situação dos maguinhos no ragnarok online é no minimo... complicada...

Então para inspirar outras pessoas que gostam da classe, mas não jogam com ela, pois: tem medo da reputação de classe mais dificil e cara do jogo. Aqui trago um pequeno Guia, vamo lá.

Então, Você, Arcano pobre lascado que nao tem nem onde cair morto, vamos começar com: O que priorizar na construção de um Arcano.

Vou começar falando sobre o que priorizar na construção do seu Arcano, builds são maleáveis e podem -e devem- ser alteradas conforme o jogador se sinta mais confortável, mas existe um padrão sobre o que se deve buscar alcançar na classe para fazê-la funcional. Isso é o básico, sem o básico não é possível construir nada. Então vamos começar por aqui.

De novo, build é maleável e deve ser construída conforme suas condições financeiras no jogo, meu objetivo aqui é mostrar uma forma mais barata e eficiente de se montar um Arcano principiante e funcional. Diferente dos milhares de guias que existem por aí que te falam que precisa gastar 1b pra jogar. 

Esse guia é para Arcanos que querem focar em Upar / Farm de Instâncias. Não ensinarei como ir contra Aura Verde, Cheffenia e etc. É um guia voltado para quem está começando com a classe e quer ir se equipando enquanto upa.

Onde eu upei:

do 100 ao 110 fiz piramide pesadelo/bijou/memorias de sara/torneio de geffen

do 110 ao 120 fui templo de rachel e continuei nas instancias.

do 120 ao 130 fui pesadelo musical/operaçao militar/basiliscos

do 130 ao 145 fui pesadelo musical/missoes do episodio illusión/charleston/verus/

145 ~ 170 Sussurro sombrio/ilusao do ursinho/charleston/verus/ogh/celine

1. Habilidades Principais:

Nos primórdios das 3RD, o Arcano era voltado para usar Meteoro Escarlate e Disparo Arcano com Meteoro no Estudo Arcano para limpar os mobs. Esqueça isso. O Meteoro Escarlate é uma habilidade com um dano bem alto, mas uma Pós Conjuração Enorme e um Delay que só pode ser reduzido com equipamentos especificos. Hoje com as Instâncias e os monstros de episódios mais recentes com cada vez mais HP e Defesa é preferível uma Habilidade Spammável, com pouco delay e pós conjuraçao que possa ser facilmente reduzida.

Pensando na construção de um Arcano de baixo custo, as melhores habilidades para derrotar mobs mais fortes e chefes de instâncias são:

1.1: Corrente Elétrica.

1914942510_Corrente_Eltrica.gif.7730c7add889410ba9be3624289ccd5b.gif

Habilidade de dano alto, possui uma pós conjuração de 3s, que pode ser reduzida com equipamentos. Possui Cast Fixo de 1s + cast variável.

essa vai ser a sua principal habilidade para matar qualquer alvo até abrirmos a Telecinesia + Impacto Espiritual nível 5.

1.2 Impacto Espiritual.

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Só recomendo abrir essa habilidade quando já tiver Corrente Elétrica no nível 5. Até Abrir Telecinesia a corrente elétrica vai dar mais dano. E quando a Telecinesia estiver em Recarga você vai precisar voltar a usar a Corrente. Não possui Cast Fixo, possui conjuração varável de 2s e pós conjuração de 0,5s. Altamente Spammável.

1.3 Esquife de Gelo.

Esquife_de_Gelo.gif.631e0cc3cc15a793b558026921a4aa9f.gif

Recomendo colocar pontos na Esquife de Gelo bem cedo, Lembre-se que o Arcano é fragil e ter uma forma de impedir que os monstros aglutinem em você é essencial. No meu caso a Esquife em nível 1 foi suficiente, mas eu tenho bastante experiência com classes frágeis, caso não se sinta confiante em ter apenas nível 1 coloque mais pontos aqui. O Nível da habilidade aumenta o seu Dano e Área de Efeito indo de 11x11 no nível 1 para 19x19 no nível 5.

1.4 Amplificação Mística.

869487295_Amplificao_Mstica.gif.63c34f8799aee092a6977dc9d307e555.gif

+50% de ATQM na próxima magia. Eu gosto, mas tem quem prefira nao colocar pontos aqui.

1.5 Pântano dos Mortos.

332981398_Pntano_dos_Mortos.gif.8b41f9d4d656dad0cd03b35b0bc0eb61.gif

Uma das melhores habilidades do jogo. Reduz em 50% a velocidade de movimento de QUALQUER inimigo que entrar na área. Inclusive Chefes. E pode reduzir a AGI e DES dos mesmos em até 50%. Sim, é absurda de boa. Obrigatório ter e por favor use sempre que for possível.

1.6 Telecinesia

Telecinesia.gif.cce5981e8da84befb35939885772de64.gif

Habilidade linda, habilidade formosa, habilidade gostosa, formosa. Mas provavelmente será a ultima que vc abrirá na lista, já ela exige muitos pontos de pré requisitos.

No Nível máximo aumenta o dano de Magias da propriedade Fantasma em 200% e reduz o cast variável de TODAS as habilidades em 50%, além de reduzir o custo de sp das magias fantasmas. Use apenas contra Monstros Chefes.

2. Equipamentos.

Talvez a parte mais importante desse Tópico. Vou começar falando sobre o que buscar enquanto montar um set para um Arcano.

Elas são: Reduzir Conjuração (Fixa + Variável), Pós Conjuração, Ignorar DEF Mágica, Dano e Velocidade de Ataque. Sim, nessa ordem. Se você discorda então faça vc mesmo o seu guia. ?

2.1 Conjuração.

Como estou me baseando em minha experiência, vou falar o que usei até o nível 120.

 22008.png.9c563d1f5ef8eefe43e3bc833da1fcfd.pngBotas Temporais DES (PE5)

Baratinha e Maravilhosa. Reduz 0,5s de conjuração fixa caso o personagem tenha 120 de DES. Essencial.

5965.png.3177a532a64633f453524e254a5ad9af.png Chip E.X.C [1]

Eu sei, é um pouco caro. Mas foi o que deu pra comprar. Ninguém mandou jogar Ragnarök. Mas pode ser obtido através da Ordem dos Exploradores. https://browiki.org/wiki/Ordem_dos_Exploradores pesquisa lá, ninguém aqui é teu empregado.

Reduz a Conjuração fixa em 70%. (Lembrando que as conjurações fixas em porcentagem não se somam, mas a da Bota com o Chip, sim).

+ Bônus baseados nos Diagramas encantados nos Equipamentos EXC que podem ser obtidos na operação sucata em Verus. https://browiki.org/wiki/Operação_Sucata

Gorro Frigido

image.png.ff7caa99d90a4af0498486db5a53cb0d.png

Conjunto [Bracelete Suntuoso]: Conjuraçao Variável -15%.

Opçao mais barata para reduçao de conjuraçao.

29445.png.efdc7a2e0227f04ea7620432b3b90405.pngQualquer Cajado Encantado com PE.

Brasilis, Espinhos, Bastão da Destruição, o Cassimiro a quatro, não importa. São todos ótimos para reduzir a Conjuração Variável.

 image.png.98dd90b13d704b013473237664eafd2b.pngCarta Isilla: 

INT +2.
Ao realizar ataques mágicos:
5% de chance de ativar um [efeito] por 5 segundos.
Efeito:
Esquiva +30.
Conjuração variável -50%.

28502.png.80d7acc2504490799c0bfb180b9b9120.png Lenço Infame

Em conjunto com o Óculos Escuros: 

A cada vez que INT e DES base somarem 80:

ATQM +120.

Conjuração variável -3%.

 

Obs: Existem outras formas de se reduzir a conjuração, mas estou aqui falando sobre o que eu sei. Dê seus pulos.

2.2: Pós Conjuração.

27396.png.9721f4b4f563fd04adebdcea05c87f39.png Carta Isaac

Pós Conjuração -5%.

410015.png.72f1cff414dd680bb7e700dffde9af08.png Fones COR [1]

Pós-conjuração -10%.

[Conjunto - Rutilus OS] ATQ e ATQM +200.

26151.png.504efc4ce8c255f2f7155ef2609e263b.pngRutilus OS [2]

Refino +7 ou mais:
Conjuração variável -7%.
Refino +9 ou mais:
Ao realizar ataques mágicos, 4% de chance de ativar um [efeito] por 10 segundos.
Refino +11 ou mais:
Pós-conjuração -10%.
--------------------------
Efeito:
Dano mágico de propriedade Fogo +30%.

Conseguido através do episódio Illusión. Pode ser refinado ao +11 com o cubo OS da ordem dos exploradores.

 

download.png.e4cc4055761371f0ee86bb4b2e3d06f7.png Cajado de Espinhos da Escuridão

A cada refino:
Ignora 1% da DEFM do oponente.
A cada 2 refinos:
Pós-conjuração -3%.

Pode ser encantado em Malangdo.

download.png.e1e1fe054940edef350f8240257c8112.png + 20773.png.e511850b5256163c447a8c008c4dd131.png Colete + Motor EXC.

Conjunto
[Motor E.X.C.]
Pós-conjuração -10%.
Nv. base 130 ou mais:
Esquiva perfeita +6.
Pós-conjuração -10% adicional.

Podem receber encantamentos que combam com o Chip EXC mencionado Acima.

2998.png.b1b4ed4aeb082b36cb8de32dc7dba862.png + download.png.07307a6c6bc97b6cd9e59fc7cfb9ecb9.png Escudo da Água[1] + Bracelete Suntuoso[1].

Conjunto [Bracelete Suntuoso] Pós-conjuração -20%.

410015.png.5155668c545a023df6c04f884fe158b5.png Fones COR

Conjunto

[Rutilus-OS] ATQ e ATQM +200.

Pós Conjuração -10%

Obtido através da Ordem dos Exploradores.

2.3: Dano e Redução de DEFM.

Não tem segredo. Carta Elvira.

4577.png.5315f12ef77a002339670f0d5a2d558b.png

Aumenta em 20% o dano mágico das propriedades Fantasma e Vento. Suas 2 principais habilidades. Yeeey ! Só alegria.

image.png.c28f27e4e07ba0a6376fa1b9863bdf52.png Anel da Telecinese [1]

Opção mais barata. Aumenta em 10% o dano do Impacto Espiritual. Pode ser Slotado na ordem dos exploradores

download.png.237bd6cf2c0f2ffc42d4479a8a17e81f.png Chip de Dados [1]

Dano físico e mágico +5%.
Velocidade de ataque +5%.
--------------------------
Conjunto
[Chip EXC]
Dano físico e mágico +10% adicional.
Velocidade de ataque +10% adicional.
Ignora 30% da DEF e DEFM de todas as raças.

"A mas eu n tenho isso" Pois não use ,oxe, quer que eu faça o quê?

Fim.

E Aqui Termino o meu humilde Guia. Espero ter ajudado.

Tá, mas você agora deve estar se perguntando: Olsen, mas cadê a Carta Fen???

E eu respondo, meu caro amigo: Eu esqueci dentro do seu c... Brincadeira. Pode usar se quiser, eu não uso, mas a decisão é sua.

"E os Encantamentos dos equipamentos EXC?" Como o personagem é seu, você escolha os encantamentos de acordo com sua preferência.

"E Cadê a velocidade de ataque? " Também não sei. Continuando:

Pretendo ir atualizando isso aqui conforme for jogando, Atualmente estou no Nível 121 e com o que farmei nas instancias + Exploradores e nas missoes do Episódio novo eu consegui o Seguinte AltQ:

2024387932_Ragnarok09_02_202322_08_52.png.2e1ed2755e8434b974e8971b5fd890d0.png

Eita como lacra esse Olsen, Consigo fazer quase todas as Instâncias do meu nível: Fofinho, Pesadelo Musical,  Bijou... Exceto aquele robô do capeta do episódio novo que não toma dano de fantasma.

Só potar uns consumíveis do Logue e Ganhe + uns Moranguinhos e umas pot de leve que eu faço tudo sossegado.

Em Breve pretendo trocar o Chip de Dados por outro anel expansivo e tenho certeza que conseguirei pegar nível 175 e fazer todas as instâncias com esse personagem. Obrigado por ler até aqui, espero ter ajudado, se cuidem, beijos. Fui !!

Parte 2: 

 

Parte 3:

 

Edited by Olsen
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Em 2/9/2023 em 10:13 PM, Olsen disse:

Olá, me chamo Olsen aqui no fórum e jogo com uma Arcana no Thor chamada Beifong.

Estou aqui para contar a história de como eu era uma arcana lascada e, com muita força de vontade e uma ajudinha aqui e acolá, eu estou em um momento confortável. Decidi fazer esse post pois sei que maguinhos nos MMO são muito queridos por muitos jogadores, mas como bem sabemos a situação dos maguinhos no ragnarok online é no minimo... complicada...

Então para inspirar outras pessoas que gostam da classe, mas não jogam com ela, pois: tem medo da reputação de classe mais dificil e cara do jogo. Aqui trago um pequeno Guia, vamo lá.

Então, Você, Arcano pobre lascado que nao tem nem onde cair morto, vamos começar com: O que priorizar na construção de um Arcano.

Vou começar falando sobre o que priorizar na construção do seu Arcano, builds são maleáveis e podem -e devem- ser alteradas conforme o jogador se sinta mais confortável, mas existe um padrão sobre o que se deve buscar alcançar na classe para fazê-la funcional. Isso é o básico, sem o básico não é possível construir nada. Então vamos começar por aqui.

De novo, build é maleável e deve ser construída conforme suas condições financeiras no jogo, meu objetivo aqui é mostrar uma forma mais barata e eficiente de se montar um Arcano principiante e funcional. Diferente dos milhares de guias que existem por aí que te falam que precisa gastar 1b pra jogar.

1. Habilidades Principais:

Nos primórdios das 3RD, o Arcano era voltado para usar Meteoro Escarlate e Disparo Arcano com Meteoro no Estudo Arcano para limpar os mobs. Esqueça isso. O Meteoro Escarlate é uma habilidade com um dano bem alto, mas uma Pós Conjuração Enorme e um Delay que só pode ser reduzido com equipamentos especificos. Hoje com as Instâncias e os monstros de episódios mais recentes com cada vez mais HP e Defesa é preferível uma Habilidade Spammável, com pouco delay e pós conjuraçao que possa ser facilmente reduzida.

Pensando na construção de um Arcano de baixo custo, as melhores habilidades para derrotar mobs mais fortes e chefes de instâncias são:

1.1: Corrente Elétrica.

1914942510_Corrente_Eltrica.gif.7730c7add889410ba9be3624289ccd5b.gif

Habilidade de dano alto, possui uma pós conjuração de 3s, que pode ser reduzida com equipamentos. Possui Cast Fixo de 1s + cast variável.

essa vai ser a sua principal habilidade para matar qualquer alvo até abrirmos a Telecinesia + Impacto Espiritual nível 5.

1.2 Impacto Espiritual.

Impacto_Espiritual.gif.1a3122631e439fe76f643845740da8ff.gif

Só recomendo abrir essa habilidade quando já tiver Corrente Elétrica no nível 5. Até Abrir Telecinesia a corrente elétrica vai dar mais dano. E quando a Telecinesia estiver em Recarga você vai precisar voltar a usar a Corrente. Não possui Cast Fixo, possui conjuração varável de 2s e pós conjuração de 0,5s. Altamente Spammável.

1.3 Esquife de Gelo.

Esquife_de_Gelo.gif.631e0cc3cc15a793b558026921a4aa9f.gif

Recomendo colocar pontos na Esquife de Gelo bem cedo, Lembre-se que o Arcano é fragil e ter uma forma de impedir que os monstros aglutinem em você é essencial. No meu caso a Esquife em nível 1 foi suficiente, mas eu tenho bastante experiência com classes frágeis, caso não se sinta confiante em ter apenas nível 1 coloque mais pontos aqui. O Nível da habilidade aumenta o seu Dano e Área de Efeito indo de 11x11 no nível 1 para 19x19 no nível 5.

1.4 Amplificação Mística.

869487295_Amplificao_Mstica.gif.63c34f8799aee092a6977dc9d307e555.gif

+50% de ATQM na próxima magia. Eu gosto, mas tem quem prefira nao colocar pontos aqui.

1.5 Pântano dos Mortos.

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Uma das melhores habilidades do jogo. Reduz em 50% a velocidade de movimento de QUALQUER inimigo que entrar na área. Inclusive Chefes. E pode reduzir a AGI e DES dos mesmos em até 50%. Sim, é absurda de boa. Obrigatório ter e por favor use sempre que for possível.

1.6 Telecinesia

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Habilidade linda, habilidade formosa, habilidade gostosa, formosa. Mas provavelmente será a ultima que vc abrirá na lista, já ela exige muitos pontos de pré requisitos.

No Nível máximo aumenta o dano de Magias da propriedade Fantasma em 200% e reduz o cast variável de TODAS as habilidades em 50%, além de reduzir o custo de sp das magias fantasmas. Use apenas contra Monstros Chefes.

2. Equipamentos.

Talvez a parte mais importante desse Tópico. Vou começar falando sobre o que buscar enquanto montar um set para um Arcano.

Elas são: Reduzir Conjuração (Fixa + Variável), Pós Conjuração, Ignorar DEF Mágica, Dano e Velocidade de Ataque. Sim, nessa ordem. Se você discorda então faça vc mesmo o seu guia. ?

2.1 Conjuração.

Como estou me baseando em minha experiência, vou falar o que usei até o nível 120.

 22008.png.9c563d1f5ef8eefe43e3bc833da1fcfd.pngBotas Temporais DES (PE5)

Baratinha e Maravilhosa. Reduz 0,5s de conjuração fixa caso o personagem tenha 120 de DES. Essencial.

5965.png.3177a532a64633f453524e254a5ad9af.png Chip E.X.C [1]

Eu sei, é um pouco caro. Mas foi o que deu pra comprar. Ninguém mandou jogar Ragnarök. Mas pode ser obtido através da Ordem dos Exploradores. https://browiki.org/wiki/Ordem_dos_Exploradores pesquisa lá, ninguém aqui é teu empregado.

Reduz a Conjuração fixa em 70%. (Lembrando que as conjurações fixas em porcentagem não se somam, mas a da Bota com o Chip, sim).

+ Bônus baseados nos Diagramas encantados nos Equipamentos EXC que podem ser obtidos na operação sucata em Verus. https://browiki.org/wiki/Operação_Sucata

29445.png.efdc7a2e0227f04ea7620432b3b90405.pngQualquer Cajado Encantado com PE.

Brasilis, Espinhos, Bastão da Destruição, o Cassimiro a quatro, não importa. São todos ótimos para reduzir a Conjuração Variável.

28502.png.80d7acc2504490799c0bfb180b9b9120.png Lenço Infame

Em conjunto com o Óculos Escuros: 

A cada vez que INT e DES base somarem 80:

ATQM +120.

Conjuração variável -3%.

Obs: Existem outras formas de se reduzir a conjuração, mas estou aqui falando sobre o que eu usei. Dê seus pulos.

2.2: Pós Conjuração.

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A cada refino:
Ignora 1% da DEFM do oponente.
A cada 2 refinos:
Pós-conjuração -3%.

Pode ser encantado em Malangdo.

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Conjunto
[Motor E.X.C.]
Pós-conjuração -10%.
Nv. base 130 ou mais:
Esquiva perfeita +6.
Pós-conjuração -10% adicional.

Podem receber encantamentos que combam com o Chip EXC mencionado Acima.

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Conjunto [Bracelete Suntuoso] Pós-conjuração -20%.

2.3: Dano e Redução de DEFM.

Não tem segredo. Carta Elvira.

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Aumenta em 20% o dano mágico das propriedades Fantasma e Vento. Suas 2 principais habilidades. Yeeey ! Só alegria.

download.png.237bd6cf2c0f2ffc42d4479a8a17e81f.png Chip de Dados


Dano físico e mágico +5%.
Velocidade de ataque +5%.
--------------------------
Conjunto
[Chip EXC]
Dano físico e mágico +10% adicional.
Velocidade de ataque +10% adicional.
Ignora 30% da DEF e DEFM de todas as raças.

"A mas eu n tenho isso" Pois não use ,oxe, quer que eu faça o quê?

Fim.

E Aqui Termino o meu humilde Guia. Espero ter ajudado.

Tá, mas você agora deve estar se perguntando: Olsen, mas cadê a Carta Fen???

E eu respondo, meu caro amigo: Eu esqueci dentro do seu c... Brincadeira. Pode usar se quiser, eu não uso, mas a decisão é sua.

"E os Encantamentos dos equipamentos EXC?" Como o personagem é seu, você escolha os encantamentos de acordo com sua preferência.

"E Cadê a velocidade de ataque? " Também não sei. Continuando:

Pretendo ir atualizando isso aqui conforme for jogando, Atualmente estou no Nível 121 e com o que farmei nas instancias + Exploradores e nas missoes do Episódio novo eu consegui o Seguinte AltQ:

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Eita como lacra esse Olsen, Consigo fazer quase todas as Instâncias do meu nível: Fofinho, Pesadelo Musical,  Bijou... Exceto aquele robô do capeta do episódio novo que não toma dano de fantasma.

Só potar uns consumíveis do Logue e Ganhe + uns Moranguinhos e umas pot de leve que eu faço tudo sossegado.

Em Breve pretendo trocar o Chip de Dados por uma Máscara de Oni e tenho certeza que conseguirei pegar nível 175 e fazer todas as instâncias com esse personagem. Obrigado por ler até aqui, espero ter ajudado, se cuidem, beijos. Fui !!

 

Faltou mencionar mais um Set barato e muito útil pra WL: O Set Real.

Muito útil pra quem nao quer ter os 120 de des pra bota temporal ou os mini.

download.png.9391be21147c2eaffdb422521f52437c.pngdownload.png.2695654ff5d54eeffeec5abd89f11c4f.pngdownload.png.d50054159aa2a01904280ebcd5e3d58a.png

Armadura Real

Armadura concedida pelas Famílias Reais como um símbolo de gratidão aos que se destacaram nas caçadas.
HP máx. +1.000, SP máx. +200.
Dano físico e mágico contra Brutos e Insetos +10%.
A cada 3 refinos:
HP e SP + 1%.
Conjunto [Manto Real] [Botas Reais] 
Pós-conjuração -7%.
Se todos os equipamentos do conjunto estiverem refinados no +9 ou mais: 
Pós-conjuração -8% adicional.

Manto Real

Equipamento feito pela Família Real como forma de agradecimento aos caçadores que se destacaram em competições de caça. 
Esquiva +15 
Resistência física as raças Bruto e Inseto +10%
Conjuração Variável -10%
A cada 3 refinos:
Conjuração variável -5%
**Conjunto [Botas reais].**
Dano mágico de todas as propriedades +7% 
Botas e Manto no refino +9 ou mais:
Conjuração fixa -0,5 segundos

Botas Reais

Equipamento feito pela família real como forma de agradecimento aos caçadores que se destacaram em competições de caça.
Velocidade de ataque +8%.
A cada 3 refinos:
Velocidade de ataque +2%.
Conjunto [Armadura Real]
Dano físico a distância +7%.
Se todos os equipamentos do conjunto estiverem refinados no +9 ou mais:
Dano crítico +10%.
Edited by Olsen
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