Ir para conteúdo

Originalidade?


Maruru

Posts Recomendados

Sobre o desenho do Rodrigo (Den) em específico:

A pose é muito semelhante sim, provavelmente ele usou essa imagem como base para o seu desenho. As classes do Ragnarok tem posições fixas (ao menos ingame), e é comum usar uma posição padrão para uma classe num desenho.

É claro que não tem originalidade nesse aspecto.

Mas ao contrário da imagem que a gwydionds mostrou, as diferenças entre as duas imagens é bem nítida (tipo e cor de cabelo, headgears, luvas, tipo de traço e forma de colorir). Portanto não vejo razão para uma crítica exagerada sobre esse trabalho, já que o problema (pose) é justificado (em parte, pela posição estar parecida demais) por essa "estática" dos personagens no jogo.

 

   

Uma das partes difíceis de desenhar é pegar o papel branco e fazer

aparecer alguma coisa alí. Pegar um desenho pronto e só mudar uns

detalhes é pular uns 90% do trabalho. Nesse caso, acho que as

diferenças foram a cabeça, um braço, o pano do pescoço e uns detalhes

nas roupas. Como quem copia não pode ter credibilidade como desenhista,

eu diria que a diferença nas roupas foram por erro na hora de copiar.

 

   

EU achei desonesto ter copiado um desenho e usado isso num concurso. E

quem julgou os desenhos não deve conhecer nem as artes oficiais de RO,

o que me faz acreditar que não deve ser nenhum profissional da área.

Link para o comentário
Share on other sites

  • Replies 163
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Popular Days

Top Posters In This Topic

Só vou invocar um nome: Nobuhiro Watsuki.

Quem acompanhou o mangá de Rurouni Kenshin viu o QUANTO o cara se baseou em outros mangás e em comics como X-Men para fazer a série. Hannya tinha garras como Wolverine, Raijuta era a cara do Magneto, Akamatsu era o Omega Red cuspido e escarrado (o próprio nome Aka-Matsu significa "fim vermelho", que é o significado de Omega Red), o Kurijanami era idêntico ao Apocalipse, Jin-e Udou era a cara do Gambit...

Isso não impediu que o mangá fosse um sucesso de público e de crítica. Também não impediu que o mangá se tornasse CD-Book, anime, OVA, Movie, nem que fossem lançados projetos paralelos como Kenshin Kaden, já publicado no Brasil.

Referências fazem parte do universo de quem desenha. Longe está de ser classificado como plágio. Eu tenho forte influência do Watsuki e de Ken Akamatsu no meu traço, e nem por isso acredito estar plagiando os dois.

No mais, eu não participo mais dos concursos da LUG por outras razões. A principal talvez seja a total e completa ausência de regras, já que qualquer trabalho que as infrinja pode ser declarado vencedor. Outra coisa que não aceito, por considerar anti-ético (sim, anti-ético) é a divulgação pessoal de logos, sites e afins num trabalho voltado ao público. É necessário saber dividir as coisas. Lembro ainda na época do concurso de loadings com o tema WoE. 3 dos 4 ganhadores colocaram as flags de seu clã na loading. Profissionalmente falando, um trabalho assim nunca seria selecionado por uma empresa séria. A LUG porém dá brecha pra isso, logo, o que se há de fazer?  

Link para o comentário
Share on other sites

E ainda não acredito que o Den agiu desonestamente. Prefiro acreditar em coincidências. Me chamem de cega, burra, retardada, não ligo. Já fui "elogiada" dessa maneira neste fórum inúmeras vezes. Mas admiro o Den, e não acredito que ele precise disso. Vocês acusam ele de preguiça, quando quem conhece sabe o quanto ele é persistente e dedicado. Vocês acusam de falta de criatividade? Olhem as releituras maravilhosas dos artworks oficiais de RO que ele fez no Deviant dele. A discussão foi interessante, mas as acusações são absurdas. Não precisam acreditar em mim u_u nem espero isso mesmo.

Eu já vi os trabalhos dele. Por isso essa imagem foi tão descara...digo!, destacada.

Link para o comentário
Share on other sites

Sobre o desenho do Rodrigo (Den) em específico:

A pose é muito semelhante sim, provavelmente ele usou essa imagem como base para o seu desenho. As classes do Ragnarok tem posições fixas (ao menos ingame), e é comum usar uma posição padrão para uma classe num desenho.

É claro que não tem originalidade nesse aspecto.

Mas ao contrário da imagem que a gwydionds mostrou, as diferenças entre as duas imagens é bem nítida (tipo e cor de cabelo, headgears, luvas, tipo de traço e forma de colorir). Portanto não vejo razão para uma crítica exagerada sobre esse trabalho, já que o problema (pose) é justificado (em parte, pela posição estar parecida demais) por essa "estática" dos personagens no jogo.

 

   

Uma das partes difíceis de desenhar é pegar o papel branco e fazer

aparecer alguma coisa alí. Pegar um desenho pronto e só mudar uns

detalhes é pular uns 90% do trabalho. Nesse caso, acho que as

diferenças foram a cabeça, um braço, o pano do pescoço e uns detalhes

nas roupas. Como quem copia não pode ter credibilidade como desenhista,

eu diria que a diferença nas roupas foram por erro na hora de copiar.

 

   

EU achei desonesto ter copiado um desenho e usado isso num concurso. E

quem julgou os desenhos não deve conhecer nem as artes oficiais de RO,

o que me faz acreditar que não deve ser nenhum profissional da área.

 

Engraçado como todos os outros desenhistas conseguiram desenhar as transclasses em poses diferentes das do Model Sheet de Ragnarök...

 

Cópia.

Link para o comentário
Share on other sites

oxé, não levei pro "lado judiciário" porque nem associei com isso.

não estava levando tão a sério esse tipo de coisa, tanto que só passou

pela minha cabeça algo do tipo (a grosso modo).. "posso ou não ficar ofendida com

ambos, conseqüentemente, aqui posso reportar alguém que me chame tanto

de um quanto de outro". nem passou pela minha cabeça outros aspectos da coisa. XP

Não achava que teria de explicar isso pra você.

hm.. você acha que sou estudante de direito? não sei se dei a entender isso, porque minha área é completamente diferente. a

única coisa que entendo um pouco mais sobre isso é direito

autoral. ~_~sure, é uma boa idéia. mas ainda acho que a discussão sobre

originalidade estava interessante. foi uma pena (embora quase inevitável...) o tópico

ter acabado se focando só no 'ele copiou ou não?'.

Link para o comentário
Share on other sites

Só vou invocar um nome: Nobuhiro Watsuki.

Quem acompanhou o mangá de Rurouni Kenshin viu o QUANTO o cara se baseou em outros mangás e em comics como X-Men para fazer a série. Hannya tinha garras como Wolverine, Raijuta era a cara do Magneto, Akamatsu era o Omega Red cuspido e escarrado (o próprio nome Aka-Matsu significa "fim vermelho", que é o significado de Omega Red), o Kurijanami era idêntico ao Apocalipse, Jin-e Udou era a cara do Gambit...

Isso não impediu que o mangá fosse um sucesso de público e de crítica. Também não impediu que o mangá se tornasse CD-Book, anime, OVA, Movie, nem que fossem lançados projetos paralelos como Kenshin Kaden, já publicado no Brasil.

Referências fazem parte do universo de quem desenha. Longe está de ser classificado como plágio. Eu tenho forte influência do Watsuki e de Ken Akamatsu no meu traço, e nem por isso acredito estar plagiando os dois.

No mais, eu não participo mais dos concursos da LUG por outras razões. A principal talvez seja a total e completa ausência de regras, já que qualquer trabalho que as infrinja pode ser declarado vencedor. Outra coisa que não aceito, por considerar anti-ético (sim, anti-ético) é a divulgação pessoal de logos, sites e afins num trabalho voltado ao público. É necessário saber dividir as coisas. Lembro ainda na época do concurso de loadings com o tema WoE. 3 dos 4 ganhadores colocaram as flags de seu clã na loading. Profissionalmente falando, um trabalho assim nunca seria selecionado por uma empresa séria. A LUG porém dá brecha pra isso, logo, o que se há de fazer?  

 

se INSPIRAR é diferente de COPIAR A POSE!!! E mesmo assim, o nobuhiro disse que o objetivo era fazer uma homenagem aos personagens que ele tanto gostava.

ou seja: seu argumento não é válido uma vez que não tem nada a ver com o que aconteceu aqui.

Link para o comentário
Share on other sites

plagio.jpg

Ah, sim, tinha esquecido de comentar... Essa comparação que a Gwydionds colocou no forum dela como "plagio.jpg" mostra o primeiro rascunho publicado no DA, não o único.. O Den publicou o primeiro, mas depois publicou o segundo e optou por ele. Até pode ter sido por achar que acusariam-no de plágio pela pose muito mais parecida, mas se você ler os comentários postados nos scraps, pode ser que não...

E, se você realmente acha que ele perdeu tempo maquiando a imagem... Próximo evento de anime, peça pra ele desenhar algo na sua frente. :3

Bom, só pra esclarescer, mesmo, aquela comparação, porque sei que diferença nenhuma isso vai fazer.

Link para o comentário
Share on other sites

No caso de utilização da imagem em foto, precisa da autorização expressa do fotografado (pelos pais se ele for menor).

Um cartunista ou chargista utiliza características de uma determinada pessoa pra compor seu desenho. Ele não precisa necessariamente reproduzir o trabalho de outro cartunista pra isso.

E tenta tirar uma foto coincidentemente parecida com uma outra foto (mesmo que o rosto da modelo não seja o mesmo)  pra ver se o cara não fica furioso com isso....

[/hmm]

Você está a se contradizer então. Busque no dicionário o significado de "REPRODUZIR". Copiar, reproduzir, tomar para si o trabalho de outro como seu é uma coisa. Utilizar um trabalho já existente para a base de desenvolvimento de seu desenho é a mesma definição que VOCÊ acaba de dar sobre a prática de chargistas e cartunistas.

Não sei onde a contradição.

Além disso, reforço que cartunistas e chargistas podem facilmente trabalhar com referências em características sem copiar nem mesmo uma posição de braço  ou estilo ou coisa do gênero.

Esse seu comentário não fez nenhum sentido pra mim.

Link para o comentário
Share on other sites

 

 

 

 Maruru escreveu:

 

 

 

 

 

 

\

 

 

 

 Spiceboy escreveu:

 

 

 

 

 

 

 Dada minha atual situação nesses ultimos anos de fórum, eu não preciso aparecer, de fato já sou mais do que uma lenda por aqui.

 E se realmente quer entender, vai ter que pesquisar e quebrar a cabeça por alguns minutos. \[/quote\]

 

eu acho muito engraçado alguém se gabar por ser uma "lenda" num FÓRUM de internet.

 

 

 

--

 

Não distorça meus comentários, dear.

Er... ele estava sendo irônico. ~~"

 

Nããão me digaaa. [/heh]

Ele está aqui só pra aparecer.

Link para o comentário
Share on other sites

Eu vi o rascunho que ele postou em algum lugar, e não resta muita dúviada de que ele copiou a imagem e mudou uns detalhes, "personalizando". Só que não há muito o que se discutir sobre isso. Depende do conceito do artista sobre o que é um "desenho criativo" e uma "montagem para ganhar"...

 

Outro exemplo:

 

[link]http://www.geocities.jp/slamdunk_trace/[/link]

 

Desenhos de um artista de mangá famoso, que eu admirava muito. Um artista perde credibilidade ao usar outras imagens assim? "Todo artista copia"? Inspiração ou plágio?

Link para o comentário
Share on other sites

eu lí tudo e entendo que tá mesmo parecido....

ta certo que precisa de referencia, ele desenhou com as próprias mãos, porém usou praticamente TODOS os detalhes do wall original... isso é cópia.

creio que integridade não deve ser discutida no forum, e ninguém te garante que ele é tão honrado se não convive com ele

Link para o comentário
Share on other sites

Outro exemplo:

[link]http://www.geocities.jp/slamdunk_trace/[/link]

Desenhos de um artista de mangá famoso, que eu admirava muito. Um artista perde credibilidade ao usar outras imagens assim? "Todo artista copia"? Inspiração ou plágio?

 

Mas existe um abismo de diferença entre pegar um referencial em foto e copiar o desenho já feito por outro artista.

No referencial em foto existe o desafio de transformar uma imagem real em desenho, aplicando técnicas e estilos a um esqueleto baseado na imagem. Se ele tivesse utilizado a foto de uma modelo como base, o problema não seria tão grave. É claro que ninguém consegue conceber todas as posições possíveis do corpo humano na cabeça. Acontece que não tem nem como esconder que a imagem foi maquiada do Wallpaper oficial.

A imagem copiada já não tem originalidade, o que baseia a opinião de muitos sobre a desclassificação. Não estou tentando desclassificar ninguém, afinal ele já ganhou os créditos e o item já deve ter sido leiloado por aí, mas a avaliação desse concurso poderia ter sido bem mais cuidadosa.

P.S: Continuam passando a mão na cabeça por aqui... [/verg]

Espero que se eu venha a cometer uma coisa dessas, o pessoal que admira meu trabalho se sinta ofendido com atitude de minha parte no lugar de defender a sacanagem.

Link para o comentário
Share on other sites

Sobre o Watsuki, ele é muito honesto com suas fontes de inspiração no mangá, então é fácil ver que ele se inspira em personagens históricos, de video-game, e de outras HQs. Mesmo não sendo muito original, ele pelo menos aproveita as fontes dele para tentar criar algo novo. Ainda assim, não vi nenhuma comparação de desenhos do Watasuki com os de outro artista (na verdade eu vi sim, mas o acusado de cópia era o autor do outro desenho).

 

Então deixa eu ver se entendi a SUA lógica: pra você é mais aceitável PLAGIAR uma idéia para criar algo "novo" (o Akamatsu era realmente muuuuuuuuito original, lol) do que uma pessoa usar um desenho como REFERÊNCIA, é isso?

Link para o comentário
Share on other sites

As classes do Ragnarok tem posições fixas (ao menos ingame), e é comum usar uma posição padrão para uma classe num desenho.

É claro que não tem originalidade nesse aspecto.

 

As told, sprite based (Por sinal, o mesmo sprite, na mesma pose, a qual foi usada de referência está no topo da própria LoadingScreen).

img.php?gen=Female,2&corps=assassin-cross,stand,39,165,78,165,38,70&head=head1,66,120,-191,-7,19,24,28,33&hat=t131,21,24,m31,12,31,nothing,45,38

 

Anyway, meu Deviant Art:

http://striderden.deviantart.com

Me digam se eu preciso copiar de algum lugar.

Link para o comentário
Share on other sites

No caso de utilização da imagem em foto, precisa da autorização expressa do fotografado (pelos pais se ele for menor).

Um cartunista ou chargista utiliza características de uma determinada pessoa pra compor seu desenho. Ele não precisa necessariamente reproduzir o trabalho de outro cartunista pra isso.

E tenta tirar uma foto coincidentemente parecida com uma outra foto (mesmo que o rosto da modelo não seja o mesmo)  pra ver se o cara não fica furioso com isso....

[/hmm]

Você está a se contradizer então. Busque no dicionário o significado de "REPRODUZIR". Copiar, reproduzir, tomar para si o trabalho de outro como seu é uma coisa. Utilizar um trabalho já existente para a base de desenvolvimento de seu desenho é a mesma definição que VOCÊ acaba de dar sobre a prática de chargistas e cartunistas.

Não sei onde a contradição.

Além disso, reforço que cartunistas e chargistas podem facilmente trabalhar com referências em características sem copiar nem mesmo uma posição de braço  ou estilo ou coisa do gênero.

Esse seu comentário não fez nenhum sentido pra mim.

Pesquise as charges de um conterrâneo meu, o Ique. Ele usa várias "posições reais" de pessoas, fatos, obras em suas charges, mudando apenas a essência do desenho.

Eu mostro a você a contradição.

 

[*]Você disse que um cartunista usa características de outra pessoa/obra para desenvolver seu desenho;

[*]Você disse que um cartunista não precisa reproduzir o trabalho de outra pessoa.

[*]O Den usou características de um outro desenho para desenvolver o seu (a pose e as referências para os detalhes);

[*]O Den não precisou reproduzir o trabalho de outra pessoa.

[*]Logo, você mesma deu argumentos favoráveis ao Den. Basta bom senso para analisar os fatos que se seguem.

 

[*]Não houve reprodução no desenho do Den. Reproduzir = re-produzir = produzir novamente = fazer cópia. O desenho dele não é uma cópia. É um desenho original que tomou como base um pré-existente. Sim, há um abismo de diferença entre os dois. Basear-se em obras que já existem para desenvolver seu próprio trabalho é a base de toda a era Renascentista. Nem por isso eles foram considerados menos artistas.

[*]Já foi mostrado que o único ponto em comum do desenho do wallpaper e o do Den era a posição das sin cross, e NADA MAIS. Qualquer outra informação poderia ter sido extraída de outros artworks.

Se ainda assim você não alcançou o objetivo do meu comentário, então infelizmente não estou certo se você realmente sabe sobre o que está falando. [/hmm]

Link para o comentário
Share on other sites

E desde quando agência de propaganda é símbolo de trabalho honesto e ética? [/mal]

"Desde que o cliente não se importe, está tudo bem." Lógico que é impossível para o cliente conhecer todas as imagens já capturadas,mas a aprovação (e a pressão também) por parte dele estimula algumas práticas pouco louváveis.

(Minha turma que está se formando agora está fazendo de tudo para não entrar em uma agência...)

Link para o comentário
Share on other sites

plagio.jpg

Arrumei o diagrama para aqueles que não compreenderam ainda. Já explanamos nossos argumentos e eu não tenho dúvida que essa imagem foi maquiada do Wallpaper oficial. Contudo, vale recordar alguns fatos, visto que algumas pessoas não acompanharam todos os comentários do longo tópico.

 

 

Quando mostramos os links da imagem do Wallpaper e da Loading:

 

 

 

Triste coincidência.

As told, sprite based (Por sinal, o mesmo sprite, na mesma

pose, a qual foi usada de referência está no topo da própria LoadingScreen).

Já que todos os sprites são iguais, por que os artworks não poderiam ser, né? u_____u'

Quanto a acusação, para não dizer que não usei referências, os detalhes foram baseados no artwork original:

http://img.ragnarokonline.com/download/wallpaper/wallpaper_90_800.jpg

(O link é o item número 4 do diagrama.)Dá pra ver que os detalhes resultaram de uma miscelania dos dois wallapaper e que a única coisa realmente "original" na imagem é a expressão do rosto do personagem. É visível também que a referência citada da imagem 4 foram as cores. No entanto, a construção, a dinâmica (setas azul-calcinha), os detalhes da roupa e o posicionamento do char (inclusive a cabeça) são semelhantes demais (imagem 1 e 2) para ser apenas coincidência.

Quanto a alegação de que o ângulo exato dos braços, estilo e rosto são diferentes e etc..:

Agora dizer que preciso usar papél carbono e copiar poses seria denegrir aos meus professores ^^

Qualquer desenhista com o mínimo de habilidade pode fazer uma cópia apenas observando a imagem. Isso não implica na total reprodução dos detalhes, dá pra por detalhes pessoais, modificar alguma coisa aqui e ali, mas ainda assim fica visível de onde essa imagem foi copiada. Já disse pra uma porção de gente que tentar reproduzir uma imagem pra tentar melhorar o traço não é um erro, mas tentar usar uma imagem maquiada num concurso abusando da ingenuidade da avaliação me parece bastante sujo.

Olhas só QUEM vocês vão acusar... eu afirmo com certeza que o Den

não copiou. Por um simples e único motivo: o Den é um homem honrado.

Ele é um dos caras mais dignos que eu já conheci, um dos poucos que

ainda dão valor pra honra nesses dias atuais em que é válido e

incentivado passar a perna nos outros. Nas palavras dele mesmo, um

"knight of the old code", que faz o que é correto apenas porque é

correto, e não por que terá alguma recompensa por isso. Eu o admiro

profundamente, e creio que ele seria incapaz de se contradizer dessa

maneira descarada.

Conhecendo o caráter dele, prefiro acreditar na coincidência.

Não estamos discutindo o comportamento e sim debatendo as evidências. Achar que ele não teria copiado porque o conhece não é garantia de nada.  Uma artista profissional já tentou fazer isso antes, talvez por falta de tempo ou por falta de inspiração, e  foi punida pela própria editora.

Depois desse tipo de defesa apaixonada, não tivemos mais réplicas... Interessante.

Se eu acho que a culpa é da LUG? Com certeza. Mas nem por isso a falta de criatividade no trabalho não será apontada.

Link para o comentário
Share on other sites

Só vou invocar um nome: Nobuhiro Watsuki.

Quem acompanhou o mangá de Rurouni Kenshin viu o QUANTO o cara se baseou em outros mangás e em comics como X-Men para fazer a série. Hannya tinha garras como Wolverine, Raijuta era a cara do Magneto, Akamatsu era o Omega Red cuspido e escarrado (o próprio nome Aka-Matsu significa "fim vermelho", que é o significado de Omega Red), o Kurijanami era idêntico ao Apocalipse, Jin-e Udou era a cara do Gambit...

Isso não impediu que o mangá fosse um sucesso de público e de crítica. Também não impediu que o mangá se tornasse CD-Book, anime, OVA, Movie, nem que fossem lançados projetos paralelos como Kenshin Kaden, já publicado no Brasil.

Referências fazem parte do universo de quem desenha. Longe está de ser classificado como plágio. Eu tenho forte influência do Watsuki e de Ken Akamatsu no meu traço, e nem por isso acredito estar plagiando os dois.

No mais, eu não participo mais dos concursos da LUG por outras razões. A principal talvez seja a total e completa ausência de regras, já que qualquer trabalho que as infrinja pode ser declarado vencedor. Outra coisa que não aceito, por considerar anti-ético (sim, anti-ético) é a divulgação pessoal de logos, sites e afins num trabalho voltado ao público. É necessário saber dividir as coisas. Lembro ainda na época do concurso de loadings com o tema WoE. 3 dos 4 ganhadores colocaram as flags de seu clã na loading. Profissionalmente falando, um trabalho assim nunca seria selecionado por uma empresa séria. A LUG porém dá brecha pra isso, logo, o que se há de fazer?  

 

se INSPIRAR é diferente de COPIAR A POSE!!! E mesmo assim, o nobuhiro disse que o objetivo era fazer uma homenagem aos personagens que ele tanto gostava.

ou seja: seu argumento não é válido uma vez que não tem nada a ver com o que aconteceu aqui.

Você realmente não leu o mangá, leu? A própria posição do Hannya ao ejetar as garras é a mesmíssima, idêntica, à do Wolverine em vááááárias edições.

Além do mais... "copiar pose"?! WTF?! Existe registro de patente pra pose agora?! [/heh] Acho que não é bem o MEU argumento que não é válido... Considero muito mais grave copiar uma IDÉIA a copiar uma POSE. Pelo amor de Deus, se for assim, nunca mais poderei pensar em desenhar qualquer coisa, já que basta uma rápida consulta a art books para var que existem estudos de desenhos em dezenas (quiçá CENTENAS) de posições.

Link para o comentário
Share on other sites

Eu não levei pro judiciário, só fiz uma comparação grosseira (como deixei claro) para que ficasse mais inteligível a diferença entre a gravidade de uma acusação e outra. Non é questão de levar à sério, só estava lançando mão de algo mais "palpável" para mostrar a diferença.

No mais, o problema da discussão mudar de rumo se deu em razão do fato de o foco central da discussão ter sido o trabalho do Den. Faltaram argumentos por parte de algumas pessoas (e aí NÃO inclua você) sobre a discussão, e levavam em conta tão somente o caso concreto (trabalho do Den). Eu até tentei levar isso pra fora do exemplo, citando exemplos de chargistas e do Watsuki, mas tudo ainda girava em torno do Den.

Non dá pra esperar muito assim, né? ~~"

Link para o comentário
Share on other sites

LOL

 

 

 

Então não foi só a LadyShampoo que foi esculachada?

 

E, PQP!! Ainda tão falando nisso?²

 

 

 

Já tá quase acabando o segundo concurso de LoadScreens, passaram-se

mais dois outros nesse meio tempo, e ainda tão falando nisso?!

 

 

 

Pelamordedeus, hein [/verg]

 

 

 

Se tem coisa pior que não ganhar nada em concursos no bRO, é ganhar alguma coisa em concursos do bRO! xD~

 

 

 

Podem contar com a minha não-presença quando fizerem o primeiro concurso de programação do bRO [/ok]

Link para o comentário
Share on other sites

Eu acompanhei os trabalhos dele (e ainda acompanho pelo DA) e sei da capacidade de produzir algo. Esse foi um dos motivos para utilizar a imagem da SinX mencionada como ilustração da questão de (falta de) originalidade.

Além disso, as releituras que ele vem fazendo passam bem longe do erro cometido ao copiar a SinX do Wallpaper oficial. Isso demonstra que ele tem qualidades, sim, mas não apaga a atitude no concurso (e nas suas defesas neste mesmo tópico).

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...