Ir para conteúdo

Originalidade?


Maruru

Posts Recomendados

O de cima é uso de referências, o de baixo é plágio descarado...

Uma das coisas que eu mais admiro no traço do Takehiko Inoue é como ele capta as nuances de movimentos e posturas mto bem, e isso não seria possível sem nenhum tipo de referência. Há uma infinidade de variações mínimas na movimentação da anatomia humana, é impossível alguém lembrar de tantos detalhes de cabeça. Por isso pegar referência de fotos é essencial nesses casos em que as poses são mto complexas. Com certeza ele usa referências diferentes pra desenhar Vagabond, assim como Hiroaki Samura tb usa, Nobuhiro Watsuki tb, até a Miwa Ueda do Peach Girl deve usar mtas referências, pq o traço dela é mais realista do que os shoujos em geral.

Isso não tira o mérito deles como artistas, pq um desenho é o resultado das impressões do artista sobre o que ele vê, e não aquilo que ele viu. A Mona Lisa teve uma modelo, mas certamente ela não é igual à "original", assim como nenhum outro retrato, por mais realista que seja. E lógico, não é o fato de o Da Vinci ter copiado a cara da modelo que ele deixa de ser um gênio. ;P

Já o caso do segundo link, é evidente que não houve pesquisa, só preguiça da parte da autora...

O problema com desenho é que cada um tem que achar suas próprias soluções, qdo vc copia de outros artistas, msm que apenas por prática, pessoalmente acho que perde-se um pouco da espontaneidade, pq está reproduzindo as soluções que o autor encontrou pra representar formas, cores e texturas. É aconselhável sempre se inspirar bastante, sim, copiar qdo achar que não consegue solucionar sozinho, mas tb é uma boa se propôr o desafio de solucionar tds as questôes de um desenho por sua própria conta, utilizando uma foto como referência, pois a foto não oferece um "jeito" certo de se retratar.

É preciso pensar, sobretudo, que se vc se considera um aspirante a artista, vc já é único, e um simples rascunho qqer seu é o fruto das suas impressões sobre o mundo, contidas nas formas, linhas, cores etc. Copiar de outro cara seria algo como se vc estivesse vendo o mundo com os óculos de outra pessoa (lol, que emo XP).

Link para o comentário
Share on other sites

  • Replies 163
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Popular Days

Top Posters In This Topic

Bom, não tenho paciência nem tempo de ler

onde a crítica sobre o Den passou a ser discussão sobre leis de

copyright, mas digo o seguinte.

Pra mim, é simplesmente ridículo vocês acusarem o Den de plágio da SD oficial de Sin Cross.

O que vocês apontam como prova, é puramente REFERÊNCIA, como já foi

dito 35x. O problema é que daí vocês dizem: Aaah, mas ele só maquiou as

roupas, desenhou uns detalhes errados e blablabla.

Ok, vamos revisar isso, ponto por ponto.

1º: A pose foi uma referência, porque é uma pose que dá mais impacto

a uma SinX. E acredito que possa ter sido coincidência, sim, já que é

uma das poses mais utilizadas pra QUALQUER tipo de desenho.

2º: Maquiou os detalhes?! Copiou a costura?! Sem querer ser

ignorante, mas vocês andaram bebendo, né? O propósito do concurso era

criar uma loading screen de Ragnarok. Ponto. Eu acompanho o trabalho do

Den desde que ele voltou a desenhar, e ele SEMPRE marca as costuras.

Dêem uma olhada no DA, nos arts que ele fez pro pessoal do Gaia. TODOS

têm as costuras e até as rendas bem detalhadas. Isso é uma técnica que

ele usa pra deixar mais realista.

Queriam que ele fizesse a roupa completamente diferente? É um

concurso de loadings, não um concurso de concept art (com o que, por

sinal, ele tem brincado de recriar). Aí vocês dizem que ele copiou

errado.. Quer dizer que vocês querem uma SinX completamente diferente e

ao mesmo tempo completamente igual?! Ele modificou apenas alguns

detalhes do concept pra deixar de uma forma que ele achasse mais

bonito. Se o concurso é sobre Ragnarok, ele poderia no máximo limitar a

sua inspiração pra recriar apenas alguns detalhes em cima do MODELO DE

SINX ORIGINAL.

Até já esqueci o que mais eu ia falar... Se depois eu lembrar, passo nesse tópico useless de novo ¬¬

Bom, até que não está de todo inútil.. Pelo menos o GK tem elucidado

um pouco as suas mentes que pensam que entendem toda a legislação. : )

Esfrie os ânimos. Em partes:

 

1- Referência para uma pose é aceitável, se usada de modo saudável. Se o modo que ele usou a referência foi certo, então o dessas 2 imagens também:

robcopie2jq5.jpg

plagiobm0.jpg

 

2-Coincidência? O detalhe das costuras eu até entendo, mas também acho ridículo ignorarem os outros detalhes:

assassincrossloadingbystriderdennn3.jpg

Esse tipo de argumento é pior que o de que "foi coincidência, pois ele não mentiria"...

 

É verdade que ele não deveria desenhar uma SinX dançando conga, assim como não seria interessante o guia de Einbroch sem sua pose do WP. Mas desenhar um SD, como no concurso de Einbroch, é muito mais fácil que fazer um personagem com proporções mais realistas, sobrando para o examinador do concurso avaliar só a idéia que ele passa e o modo que foi colorido- ou seja, não sobra muito da imagem de referência para avaliar. Como no concurso de LS das Tranclasses esqueceram de avaliar a criatividade, sobrou só a falsa originalidade somada à qualidade da imagem- que em termos de qualidade não ganha em nada das montagens que fizeram para o concurso. Claro que eu posso estar sendo tolerante demais com um lado e não com outro, mas nas palavras do póprio Striderden:

 

AFF!! isso aqui não é um concurso de fanarts, é um concurso de LOADSCREENS!

COMO SE ARTE FOSSE APENAS CHARACTER DESIGN!

eu posso não saber desenhar personagens de olhos grandes, mas faço arte de minha própria maneira, pô!

 

Você

está falando que não sabe desenhar mangá ou que não sabe desenhar? Até

onde sei não existe limitação ou preferência de estilo e traço.

Agora montagem implica MUITO em qualidade.

Olhe do meu ponto de vista, eu tenho uma vida de curriculum como artista, e pelo menos 4 anos como manipulador de imagens.

Imagina que ao invés de usar uma arte minha, eu transforme uma arte dessas numa High Priestess:

 

exemplofake4fu.jpg

 

Poxa, injusto, não? Eu tenho um banco de imagens de um giga, e vou ganhar porque pesquei uma imagem melhor?

A parte da montagem é o fácil.

Acho muito mesmo que as regras devem ser revistas e melhores especificadas.

 

Não estou querendo tirar vantagem da situação, estou buscando um concurso limpo e justo.

Que mostre trabalhos criativos e de qualidade. Que me teste. Se for pra eu entrar pra ganhar, eu faço uma montagem e ganho poxa.

Não

sendo prepotente, mas se quiser eu faço 30 imagens como a daí de cima,

aí "autorizo" um monte de amigos meus a usar, eles colocam um

filtrozinho bem tosco pra dizer que houve alguma alteração da parte

deles, e acha que alguma não ganha?

 

Vocês tão querendo entrar pra competir ou pra ganhar?

 

Havia um consenso de não trazer o assunto para esse lado de novo e estávamos tentando achar um meio de tornar esse concurso mais transparente e com regras claras, para evitar futuras possíveis trapaças. Independente da opinião de qualquer um, os avaliadores erraram ao escolherem a LS do Striderden. Se acha o tópico inútil, tente adicional algo útil à ele, em ver de repetir algo que já foi dito 35x.

Link para o comentário
Share on other sites

No caso de utilização da imagem em foto, precisa da autorização expressa do fotografado (pelos pais se ele for menor).

Um cartunista ou chargista utiliza características de uma determinada pessoa pra compor seu desenho. Ele não precisa necessariamente reproduzir o trabalho de outro cartunista pra isso.

E tenta tirar uma foto coincidentemente parecida com uma outra foto (mesmo que o rosto da modelo não seja o mesmo)  pra ver se o cara não fica furioso com isso....

[/hmm]

Você está a se contradizer então. Busque no dicionário o significado de "REPRODUZIR". Copiar, reproduzir, tomar para si o trabalho de outro como seu é uma coisa. Utilizar um trabalho já existente para a base de desenvolvimento de seu desenho é a mesma definição que VOCÊ acaba de dar sobre a prática de chargistas e cartunistas.

Link para o comentário
Share on other sites

    Vou ser sincero agora. Eu não acho que ele seja um sem caráter ou tenha agido para prejudicar os outros por maldade. Só acho que ele foi preguiçoso ou estava meio sem auto-confiança para criar um desenho para um concurso e fez uma coisa que ele sabia (e eu concordo) que era algo errado. O tempo era muito curto e a pressão era muito grande... sei lá. Nada de imperdoável. Ainda assim, acredito que foi uma "trapaça". Eu também estou tentando entender o motivo da história dele poder ser algo razoável, mas tem umas coisas que não ficaram claras para mim.

 

Isso é simples de solucionar: faça você um desenho, a gwin faz um desenho, o Den faz um desenho, a Shampoo faz outro. Coloca os quatro na seção de fan-arts para votação aberta por parte da comunidade para que escolham o melhor. Para evitar "lobby", basta fazer a enquete ser concluída só com 200 votos, por exemplo.

No mais, chamar alguém de "trapaceiro", ao meu ver, tem um peso muito maior que dizer que alguém é invejoso. É uma acusação grave.

Concluindo, você levantou hipóteses sobre a tese do Den. Se formos analisar o caso, temos 50% de chances de que ele tenha agido de boa-fé, e 50% de chances de que tenha agido de má-fé. Vocês estão pendendo pro lado da má-fé. Eu estou com o lado da boa-fé. É uma convicção pessoal minha: se podemos esperar o melhor e o pior das pessoas, por que não dar a elas o benefício da dúvida? Prefiro EU cometer um engano a ser injusto com alguém indevidamente.

Link para o comentário
Share on other sites

 Dada minha atual situação nesses ultimos anos de fórum, eu não preciso aparecer, de fato já sou mais do que uma lenda por aqui.

 E se realmente quer entender, vai ter que pesquisar e quebrar a cabeça por alguns minutos. [/ok]

I.e. você não quis dizer nada, só aparecer.

[/hmm]

Next!

 

Não ouse falar isso do mestre. u.ú

 

Anyway,esse tópico é o mais estrelinha q eu já vi na minha vida...bem mais do que qq usuário desse fórum. =/

De qq maneira,nem postarei mais nele,non vale a pena...já q oq é válido aqui non é discutir sobre outros artistas/cópias,e sim sobre somente um artista/uma provavel cópia (que aliás,pra mim até hj,non parece ser uma cópia.). =3

Link para o comentário
Share on other sites

Já foi dito, mas pelo visto não faz diferença... [/gt]

Como é que posso dizer? Só sei assim mesmo: didn't sink in.

Que seja, pra mim é inútil mesmo... Essa discussão tá virando repetição de argumentos falhos e, já que não adianta tentar reforçar se querem insistir, eu não vou perder meu tempo tentando fazer enxergarem que não tem sequer comparação o caso do Den e esses scans que você usou.

 

P.S.: Meus ânimos estão ótimos, não se preocupe. [/ok]

Link para o comentário
Share on other sites

Pq vcs tambem num discutem sobre o q tem de errado na Load Screen da Lady Shampoo?

Pelo o que sei, o tamanho da assinatura do nick devia ser de 90x25 (a dela tem 95x30) dizia tambem pra ser colocada do lado direito inferior do quadrado "laranja" a dela está lá do lado esquerd, perto dos logos, Já que lá estava dizendo q as load's que fugissem desse critério seriam desclassificadas, pq não tiraram a dela?

C> Vergonha na kra pra Lug             Querem que ela seja a Desing oficial da Lug é? Bando de paga pau pra ela, ela só faz umas monstagens cabulosas ai, que fogem dos padrões e sempre ganha.

Sabe o q eles tem que fazer? Peguem ela e contrate-a, assim sobra espaço pra quem desenha ter uma chance de ganhar.

Não estou dizendo q ela não desenha, pelo contrário... e mtu bem ela desenha, Mas ela foge das regras isso que me deixa com raiva.

e a do Den, está perfeita pra mim, seguiu tudo direitinho se ele copiou desenho de algum lugar num interressa, o desenho foi ele que fez, pego modelo e pronto. Parabens pra ele.

Link para o comentário
Share on other sites

 Dada minha atual situação nesses ultimos anos de fórum, eu não preciso aparecer, de fato já sou mais do que uma lenda por aqui.

 E se realmente quer entender, vai ter que pesquisar e quebrar a cabeça por alguns minutos. [/ok]

I.e. você não quis dizer nada, só aparecer.

[/hmm]

Next!

 

Não ouse falar isso do mestre. u.ú

 

Anyway,esse tópico é o mais estrelinha q eu já vi na minha vida...bem mais do que qq usuário desse fórum. =/

De qq maneira,nem postarei mais nele,non vale a pena...já q oq é válido aqui non é discutir sobre outros artistas/cópias,e sim sobre somente um artista/uma provavel cópia (que aliás,pra mim até hj,non parece ser uma cópia.). =3

Como queira.

Mas acho que você nem observou vários posts sobre outros artistas, inclusive profissionais, com o mesmo tema.

Link para o comentário
Share on other sites

Rufus, essas imagens não tem nada a ver com o

caso na minha opinião. Elas são cópias deslavadas. O desenho do Den

não. Fato.

De novo, não creio que isso seja um fato. O fato é que, se aquelas imagens são cópias deslavadas, então a do Den também é. Se meus argumentos são falhos, acho melhor provar. O que tem de diferente na cópia que eu postei do desenho do Den?

mag00xu5.jpg

 

mill00ha0.jpg

mill01mr7.jpg

 

plagio.jpg

Link para o comentário
Share on other sites

Sobre o desenho do Rodrigo (Den) em específico:

A pose é muito semelhante sim, provavelmente ele usou essa imagem como base para o seu desenho. As classes do Ragnarok tem posições fixas (ao menos ingame), e é comum usar uma posição padrão para uma classe num desenho.

É claro que não tem originalidade nesse aspecto.

Mas ao contrário da imagem que a gwydionds mostrou, as diferenças entre as duas imagens é bem nítida (tipo e cor de cabelo, headgears, luvas, tipo de traço e forma de colorir). Portanto não vejo razão para uma crítica exagerada sobre esse trabalho, já que o problema (pose) é justificado (em parte, pela posição estar parecida demais) por essa "estática" dos personagens no jogo.

Link para o comentário
Share on other sites

 Ah, by the way =X você falou que o Den copiou esse... katar redondo estranho. A maioria dos artworks oficiais de Assassin Cross usa esse katar redondo estranho, não tem nada a ver com esse desenho especificamente. Isso aí é uma bitolação doida da gravity. Eu pessoalmente usaria katar reais como referência, mas acho que ele gostou do redondo =P

Link para o comentário
Share on other sites

Novamente vou postar esclarecimentos para alguns participantes que parecem não ter lido todo o tópico:

\

1. Utilizar um desenho como referência não significa que você pode copiar ele exatamente conforme o original;

\[/quote\]\

2. É possível utilizar uma foto (portanto uma imagem real) como base para uma ilustração, visto que o corpo humano pode assumir diversas posições e nem todos podem compreender a complexidade das sobreposições dos músculos, ossos e articulações de sua estrutura. Porém, essas utilizações devem respeitar o original: apenas copiar a imagem não significa que você é um artista talentoso e sim que aí apenas existe uma certa habilidade de reprodução;

 

3. Artworks oficiais de Ragnarök como referência: nada impede que sejam usados como referência. No entanto, não significa que ele seja a base do seu desenho. Fazer o char na posição que ele está no artwork porque é mais fácil é, no mínimo, falta de criatividade. Essas imagens servem pra saber onde vai certo detalhe da vestimenta dos personagens, detalhes esses que foram economizados no sprite de jogo;

 

4. Não estender os seus argumentos não é perda de tempo. Você pode tranqüilamente manter a discussão racionalmente desde que existam argumentos a serem defendidos. Senão, é achismo...

 

5. O tópico não é exclusivo para desenhistas, mas acredito que quem melhor compreenda a situação são eles. Somente quem se perde em rascunhos, dedicando horas do seu tempo livre para produzir alguma coisa interessante e criativa sabe como é o sentimento de ver cópias e reproduções serem aclamadas como trabalhos geniais. Insisto que esse tipo de atitude ainda persiste porque um punhado de pessoas continua estimulando a atividade.

 

\[/quote\][/s]

Link para o comentário
Share on other sites

Posso apontar diferenças parecidas nos outros desenhos, principalmente a 2,3,6 e 7. Sobre mudar a posição da cabeça e dos braços, isso, além de sar fácil, pode fazer parte de uma possível maquiação da imagem.

Assim como pode não fazer. E essa discussão vai ficar assim até cansarem, porque todos tem consciência de que a Level Up! é a única que pode decidir isso ou não, e ficar discutindo aqui só demonstra a opinião pessoal de cada um sobre o assunto. Não adianta um tentar convencer o outro com os mais mirabolantes argumentos possíveis, já que no fim a palavra decisiva não cabe a nenhum de nós.

A não ser que criem uma enquete sobre o suposto caso de plágio e divulguem à empresa o resultado, ou que argumentem diretamente com ela, vocês vão continuar se estressando à toa aqui...

Link para o comentário
Share on other sites

Tava expresso no concurso que poderia ser utilizadas montagens, como muitos usavam wallpaper originais pra montar as load screens, logo ele poderia SIM criar algo em cima daquela wallpaper, só acho que pelo que ele se diz, esperavam mais dele e também pelo fato dele não adimitir ter usado aquele wall como referência, oque está mais que claro.

Vendo seu DA, vejo que vc tem um pouco de problemas com anatomia, só ver como vc desenha pernas, a pose mais antiga pra não ter problemas com o joelho nem grossura das pernas, logo vc realmente procura referencias em poses, coisa que eu também faço.

Creio que se desde o começo vc tivesse dito "É, eu ví esse wall, achei legal e fiz meio parecido, idaí? =)" já quebrava as pernas de quem te acusa =)

só acho que pelo que vc se diz, um pouco mais de criatividade não ia matar =/  foi mais uma decepção, ver que tanto trabalho pra ser "Original" foi em vão mas fazer oque, achei bonito até =) a proporção tava boa, só o olho que tava grande (Mas é mangá!) e a cabeça achatada, fora isso tava bonito o/

aí vem aqueeela historia da shampoo, com o wall feinhu, é ta feinhu msm, na verdade eu não ri, achei de mau gosto, poderia deixar só de cueca =P era menos... anm... indecente......

não sei mais oq conta pra ganhar algo, mas ví que os traços bem definidos normalmente são escolhidos /s

Link para o comentário
Share on other sites

Posso

apontar diferenças parecidas nos outros desenhos, principalmente a

2,3,6 e 7. Sobre mudar a posição da cabeça e dos braços, isso, além de

sar fácil, pode fazer parte de uma possível maquiação da imagem.

Assim como pode não fazer. E essa discussão vai ficar assim até

cansarem, porque todos tem consciência de que a Level Up! é a única que

pode decidir isso ou não, e ficar discutindo aqui só demonstra a

opinião pessoal de cada um sobre o assunto. Não adianta um tentar

convencer o outro com os mais mirabolantes argumentos possíveis, já que

no fim a palavra decisiva não cabe a nenhum de nós.

A não ser que criem uma enquete sobre o suposto caso de plágio e

divulguem à empresa o resultado, ou que argumentem diretamente com ela,

vocês vão continuar se estressando à toa aqui...

Concordo, mas não acho que o grande problema seja o caso específico do Den, e sim o fato de que é possível trapacear no concurso.
Link para o comentário
Share on other sites

Este é um dos melhores (se não o melhor) tópico já criado neste forum...

Depois deu muito ler e ver os fatos(acho que gastei 2h e meia), eu percebi que todo mundo tem a mesma política:

"Mentir/copiar é feio..."

"Errar é humano..."

"Vc é culpado até que prove o contrário..."

e etc...

Bem... tudo isso é claro para toda a sociedade, todos somos inclinados para essas políticas corretas, pq todo mundo quer melhorar o mundo em que vivemos.

Eu acho muito bonito agente ver as opiniões das pessoas, ver se todas elas são pessoas de bem (aqui creio que todo mundo é), se elas concordam ou discordam... o problema eh que muitas outras pessoas entendem essa discordancia como ofensa.  Brigar dessa forma, não leva ninguem a nada.

Cá entre nós pessoas, somos todos "adultos" e sabemos muito bem que originalidade é fundamental para o sucesso moral do artista. Então eu acho que continuar a discussão como um certo tipo de julgamento é completamente inapropriado.

 

Sobre o caso do Den...

Originalidade = Criatividade

Criatividade Originalidade   (  leia-se diferente )

Isso pode ser explicado melhor na frase.  "Quem é original é criativo, mas nem sempre quem é criativo é original."

Eu acho que o que aconteceu com ele foi o "PRINCIPIO DA CRIATIVIDADE"...

Para a solução de um problema todo mundo tende a esse princípio.  Primeiro a pessoa precisa de uma "Inspiração incial" logo depois ela precisa de uma "Preparação" seguida ou não de uma "Incubação" e por final "a solução".

Arquimedes (matemático grego) é um bom exemplo disso.  Ele precisava descobrir como ver se a coroa de um Rei era feita apenas de ouro ou se tinha impuresas nela (cobre). Sua inspiração inicial foi o proprio esperimento nunca feito antes, pensando por dias e dias, ele nada achou.  Foi em um banho (preparação e incubação) que ele achou a resposta.  Saiu gritando pelado, "EUREKA"! "EUREKA"!... Idéia perfeita, mas... bem... o pobre coitado do ferreiro teve a garganta cortada.

Newton passou tbm por algo semelhante.  Foi preciso a maça cair na cabeça dele para ele perceber realmente que existia algo que puxava os corpos para baixo.

Então minha gente, seguindo essa logica de raciocinio:

"Inspiração incial", Den sabia que os premios valeriam o esforço então ele começou a pesquisar.

"Preparação", Apos achar vários desenhos de wallpapers, e olhado os detalhes de vários, ele começou o seu verdadeiro trabalho

"Incubação", se achando um fracassado, ele deitou e entre aquele periodo de olhos fechados e sonhos... "EUREKA"

"a solução", enfin ele encontrou uma posiçao perfeita, e como era perfeita, ele não percebeu que podia cortar a garganta de alguem (neste caso dele proprio).

Afortunadamente, ele tbm não percebeu que o próprio desenho se assemelhava muito ao desenho de algum wallpaper.  Mesmo porque, sabemos muito bem que NÓS DESENHISTAS quando acabamos uma "obra", ficamos adimirados com a própria, e não pensamos em mais nada alem da perfeição de nossos traços.

Uma vez então que inconcientemente ele criou sua obra prima, não tem culpa de plágio...

Declaro o Réu Inocente...

 

Caso Encerrado *martelada*

xD

PS: fui totalmente contra o que eu mesmo disse... hihihi

 

Janus, pelo que você postou, fiquei em dúvidas se você leu todas as mensagens do tópico.

Eu acho desnecessário postar tudo de novo, mas..: as provas contra o plágio são muito mais concretas do que a teoria da coincidência. Mesmo porque ele não admitiu ter visto o WP mesmo tendo tantos detalhes idênticos ao desenho dele. Duvido muito que a teoria da incubação tenha ocorrido nesse caso.

Link para o comentário
Share on other sites

Bom, não tenho paciência nem tempo de ler onde a crítica sobre o Den passou a ser discussão sobre leis de copyright, mas digo o seguinte.

Pra mim, é simplesmente ridículo vocês acusarem o Den de plágio da SD oficial de Sin Cross.

O que vocês apontam como prova, é puramente REFERÊNCIA, como já foi dito 35x. O problema é que daí vocês dizem: Aaah, mas ele só maquiou as roupas, desenhou uns detalhes errados e blablabla.

Ok, vamos revisar isso, ponto por ponto.

1º: A pose foi uma referência, porque é uma pose que dá mais impacto a uma SinX. E acredito que possa ter sido coincidência, sim, já que é uma das poses mais utilizadas pra QUALQUER tipo de desenho.

2º: Maquiou os detalhes?! Copiou a costura?! Sem querer ser ignorante, mas vocês andaram bebendo, né? O propósito do concurso era criar uma loading screen de Ragnarok. Ponto. Eu acompanho o trabalho do Den desde que ele voltou a desenhar, e ele SEMPRE marca as costuras. Dêem uma olhada no DA, nos arts que ele fez pro pessoal do Gaia. TODOS têm as costuras e até as rendas bem detalhadas. Isso é uma técnica que ele usa pra deixar mais realista.

Queriam que ele fizesse a roupa completamente diferente? É um concurso de loadings, não um concurso de concept art (com o que, por sinal, ele tem brincado de recriar). Aí vocês dizem que ele copiou errado.. Quer dizer que vocês querem uma SinX completamente diferente e ao mesmo tempo completamente igual?! Ele modificou apenas alguns detalhes do concept pra deixar de uma forma que ele achasse mais bonito. Se o concurso é sobre Ragnarok, ele poderia no máximo limitar a sua inspiração pra recriar apenas alguns detalhes em cima do MODELO DE SINX ORIGINAL.

Até já esqueci o que mais eu ia falar... Se depois eu lembrar, passo nesse tópico useless de novo ¬¬

Bom, até que não está de todo inútil.. Pelo menos o GK tem elucidado um pouco as suas mentes que pensam que entendem toda a legislação. : )

Link para o comentário
Share on other sites

 

Repito, acima de tudo, meu fator principal para achar que o Den não

fez os desenhos parecidos propositalmente é a integridade dele.

 

Não conheço o Den, mas não acho legal você dizer isso não. Afinal, errar é humano. Não acho que ele ter copiado torne ele uma pessoa sem caráter, apesar de ser trapaça. E, como já disse, acho que ele está tentando sustentar essa história de que foi coincidência com medo de ser julgado. Se foi coincidência, ele podia dizer logo: "Quando eu vi o WP da Sin X para ver uns detalhes percebi que tava parecido demais, mas não deu tempo de fazer outro desenho".

Link para o comentário
Share on other sites

Não tiveram mais réplicas?! Então no mínimo eu (quem sabe mais alguém) passei desapercebida. : /

E não é achismo, é certeza.

Além disso, provavelmente ninguém mais fala nada porque está cansado

de tentar mostrar uma coisa que se recusam a ver. Se fosse acusar o Den

de plágio, então poderia acusar praticamente todos que já fizeram algum

fanart de Ragnarok (você inclusa), como bem mostrado em outras SS

enviadas por usuários no começo do tópico.

Se você acha que é plágio utilizar artworks oficiais como

referência, então nem deveria ter participado, afinal... Isso não faz

de você uma plagiadora também? Coisa que, aparentemente, você abomina...

E antes que se dê ao trabalho de defender sua arte e sua honra com

unhas e dentes, não estou lhe acusando, estou apenas seguindo o seu

raciocínio. : )

Pela sua lógica, você é a plagiadora, por não saber o abismo entre plágio e referência. Infelizmente, não sou tão esperto assim para ver o "algo óbvio" que você está dizendo. Por favor tente traduzir com palavras e de preferência baseando-se na lógica. Se os argumentos dos outros são falhos, pode mostrar também. Se não, é achismo mesmo.
Link para o comentário
Share on other sites

 

 

 

 Maruru escreveu:

 

 

 

 

 

 

\

 

 

 

 Spiceboy escreveu:

 

 

 

 

 

 

 Dada minha atual situação nesses ultimos anos de fórum, eu não preciso aparecer, de fato já sou mais do que uma lenda por aqui.

 E se realmente quer entender, vai ter que pesquisar e quebrar a cabeça por alguns minutos. \[/quote\]

 

eu acho muito engraçado alguém se gabar por ser uma "lenda" num FÓRUM de internet.

 

 

 

--

 

Não distorça meus comentários, dear.

Er... ele estava sendo irônico. ~~"

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...