Ir para conteúdo

Guia do Superaprendiz Autocast 2023


Vlad Dracull

Posts Recomendados

f7azWNt.jpg

Olá Aventureiros!
Com vocês o mais uma Guia voltado para a melhor classe do ragnarok: Os Superaprendizes!?
Dessa vez vamos mergulhar de cabeça nas 3 builds fundamentais de Autocast que temos hoje em dia, e de quebra vamos conhecer melhor alguns dos Equipamentos Sombrios que chegaram recentemente ao bRO.
Outra coisa importante é que esse Guia é com base no servidor Valhala.
Chega de papo e vamos lá!

AdywMjg.jpgParte 1 : Build Auto oque?
Para os iniciantes ou retornantes no Ragnarok esse termo pode ser meio confuso.
Mas build autocast é toda build onde se ativa certas habilidades ao se atacar ou receber ataques físicos.
Isso é possível graças a alguns equipamentos ou cartas encontrados no jogo.

AdywMjg.jpgParte 2: Atributos
Hoje em dia não existe mais isso de builds pré estabelecidas e definitivas, graças à imensa variedade de cartas e equipamentos no jogo, é possível fazer uma boa variação de Atributos e ainda se obter bons resultados.
Porém da perspectiva para builds de SA autocast, dois atributos podem ser considerados essenciais:
Inteligencia: Aumenta o dano mágico
Velocidade: Para atacar mais rápido e aumentar o numero de auto-conjurações.
Força: Opcional e até descartável
Destreza: Importante para a melhora da Precisão
Vitalidade: Evita Atordoamento e pode ser melhor aproveitada com alguns equipamentos.
Sorte: Aumenta vários status, como Critico e Esquiva Perfeita.

AdywMjg.jpgParte 3: Habilidades
Varia de acordo com cada catalizador do Autocast.
Para Super Nimbus é importante ter Relâmpago e Tempestade de Raios no lvl 10, já para o uso de Orgulho Arco-Iris não se faz necessário tais habilidades.
Fundamentalmente e visando o uso do Barcinete Fortificado[1], Lágrima da Valquíria[1] e dos Equipamentos Sombrios, algumas habilidades não podem faltar:
- Invocar Esfera Espiritual 5
- Perícia com espada 10
- Ataque Duplo 10
- Aumentar Recuperação de SP 10
- Impo Manus 5
Outras habilidades que considero importantes para build Autocast são as seguintes:

  • Superaprendiz

Benção 10
Aumentar Agilidade 10
Concentração 10
Aumentar Capacidade de Carga 10
Carrinho 10
Escudo Sagrado

  • Superaprendiz Ex

Fé 10
Congelar 10
Pântano dos Mortos 10

AdywMjg.jpgParte 4: Equipamentos Sombrios
São obtidos através da Chave Katchua (rops) e para Superaprendizes são 3 kits, porém para este Guia vamos falar de 2, visto que o terceiro é específico para build de Choque Rápido.

1- Kit do Superaprendiz> Formado por 2 peças 

Ao lado do set da Deusa (Armadura / Escudo), é um dos melhores kits para se iniciar um SA.
Equipa desde de o lvl 1 e pode ser usado separadamente, apesar de que em combo, esse kit dá +3 em todos os atributos, melhora o HP/SP e diminui o gasto de SP ao usar habilidades.
Porém a grande vantagem desse set está no fato de conceder um ótimo bônus de Velocidade de Ataque e ignorar uma parte da defesa dos monstros.

2- Kit do Superaprendiz Mágico> Formado por 3 peças:

Esse set possui um dano mágico superior ao anterior, e habilita a skill "Lanças Duplas", além de conceder muitos bônus para as Lanças da build de Orgulho Arco-Ires .
Outro fato curioso é que o Escudo desse kit também pode ser usado em conjunto com a Luva Sombria de Superaprendiz, fornecendo +40% de Bypass mágico para todas as raças (incluindo mvps) e ignora mais 1% da defesa mágica de todas as raças (incluindo mvps) a cada refino do conjunto!

AdywMjg.jpgParte 5: Build de Super Nimbus2mLaVA5.png
                                                               f9lhkvv.jpg

Umas das primeira builds de SA Autocast.
Ainda pode ser usada para UP, apesar de ser a mais fraca das 3 .
A grande desvantagem aqui é o fato de só possuir ataques de propriedade vento, o que exige um certo conhecimento das propriedades elementais do jogo.
Porém o Super Nimbus pode ser equipado já no lvl 30, e suas habilidades podem ser aprimoradas quando se tem as mesmas no lvl 10 em sua árvore de skills.
Pode fazer bom uso do set Sombrio Mágico (lvl 99), do Set Sombrio de Superaprendiz (lvl 1) ou set da Deusa (lvl 1).
                                                              HmoOOVI.jpg
O baixo custo do Super Nimbus também pode fazer dele uma boa opção para players iniciantes ou com poucos recursos.

AdywMjg.jpgParte 6: Build de Orgulho Arco-Íris[1]iMnBf6l.png
                                                              qFWevSf.jpg
O Orgulho Arco-Íris é um hat muito poderoso que conjura magias elementais no lvl 10 sem a necessidade se quer de te-las na sua árvore de habilidades!
Para tal, basta ter cartas e acessórios específicos:

  • Carta Minérios: Coluna de Pedra e Fúria da Terra
  • Carta Vento da Colina: Relâmpago e Tempestade de Raios
  • Carta Ferus Escarlate: Lanças de Fogo e Bolas de Fogo
  • Carta Laurell Weinder: Lanças de Gelo e Congelar
  • Anel do Rei Sábio: Esferas d'Água

O Orgulho refinado no +10 vai conceder 10% de chance conjurar magias e eleva o nivel das mesmas para o 10.
Esse hat comba perfeitamente com o set sombrio de magia, fazendo uso ao máximo da habilidade "Lanças Duplas".
                                                        mDcQ3OA.jpg
O Orgulho pode ser equipado no lvl 80 e combina perfeitamente com a Maça das Valquírias[4]l8975DR.png

AdywMjg.jpgParte 7: Build de Meteoro EscarlateteCrByO.png
                                                       jGwv9aO.jpg
Aqui chegamos ao topo do autocast atual para Superaprendiz.
A base para essa build é a espada de uma mão Lâmina Maligna[3] que ao atacar fisicamente tem uma chance elevada de auto-conjurar a habilidade da Classe Arcano : Meteoro Escarlate.em lvl 3.

A construção dessa build poder ser feita ligeiramente diferente das anteriores, uma vez que o calçado Botas do Lutador Marcial{1] comba perfeitamente com a Lâmina e ainda concede uma ótima taxa de Crítico dependendo do refino da Bota.
Logo, não há necessidade de grandes investimentos de Dex, sobrando pontos para outros atributos.
                                                      wgd0O69.jpg

Convém ressaltar que ao contrário dos hats anteriores,  a Lâmina Maligna[3] é um item farmável, aprimorado na Ordem dos Exploradores a partir da Selada Maligna, espada que é Drop do MvP Malicia na instancia Base Militar.
*** Essa build faz uso do set Sombrio de Superaprendiz e do Superaprendiz Mágico para situações específicas.

?Vocês podem dar uma conferida no desempenho dessa build dando uma olhada no vídeo que nosso parceiro @Asbrun fez com todo carinho, basta clicar neste link.

AdywMjg.jpgParte 8: Considerações Finais
É isso aventureiros, a ideia desse Guia não é dar fórmulas mágicas e pré definidas, mas sim dar mais detalhes e divulgar estas builds de autocast e os Equipamentos Sombrios de SA.
Em breve pretendo fazer a parte 2 desse Guia, apresentando outros hats, cartas e armas, como por exemplo a Rapieira OS[2], a Lâmina Máxima[3] e uma Maça a muito esquecida que é tiro e queda contra mortos vivos!
Espero que tenham curtido o Guia, e qualquer dúvida é só postar nos comentários.
Bom jogo, bom up!
                                                                                                                                       sErNLg9.gif

  • Like 11
Link para o comentário
Share on other sites

  • 3 weeks later...
1 hora atrás, Fefo190 disse:

quais seriam os momentos de uso específicos desses itens?

Boa pergunta.
O Barcinete invoca a habilidade Corpo Fechado.
Para isso vc deve ter a skill Invocar Esferas Espirituais no nível máximo.

  • Primeiro ative todas as Esferas Espirituais, e deixe o Barcinete num atalho:
    Ccd9p18.jpg
     
  • Quando vc equipa o Barcinete, os demais equips da Cabeça são desequipados e o Corpo Fechado fica acessível:
    S6rbraR.jpg
     
  • Quando vc clica no Corpo Fechado começa o cast, e nesse hora vc tem que reequipar as peças de Topo, Meio e Baixo.
    cVAivsA.jpg
    OBS: Se vc equipar o hat após o CF ativo, ele é cancelado.
     
  • Para usar Lágrima da Valkiria corretamente, vc deve ter a skill Impo Manus no nível máximo.
    Equipando no mesmo sistema de troca, assim, ao equipar o item, vc pode usar Poder de Odin 2 e depois reequipar o acessório anterior:GeaosAc.jpg


É isso man, espero ter ajudado?

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

15 horas atrás, CoxinhaPower disse:

mas qual a finalidade de ter essa skill no 10?

É a melhor skill para controle de mob pra SA.
Para quando vc ta sendo cercado, ou fazendo uma quest e não tem tempo pra matar todos os monstros ou quando quer imobilizar o mob de um MvP e tirar 1x1 com ele, etc..
A Congelar pode lhe dar várias opções estratégicas pra sua jogatina!

Link para o comentário
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • 2 weeks later...
Em 1/16/2023 em 9:39 PM, Vlad Dracull disse:

    wgd0O69.jpg

Parabéns pelo guia. Só uma pergunta, você pega o ignorar defm 100% na build de meteoro com duas vesper e mais o que? É com os equips sombrios?

E só um detalhe bobo, mas Arco-Íris tá escrito errado Vlad. o/

 

Editado por HealerVDR
  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Ótimo guia Vlad!

Uma dúvida, você sabe dizer se a diferença é MUITO grande entre a build de orgulho e a de meteoro escarlate? Eu to voltando a jogar depois de MUITO tempo e to pensando em desmontar minha build de Tyr pra fazer um autocast, mas como jogo apenas solo eu queria saber se a de orgulho consegue fazer os conteúdos de boa jogando sozinho.

Obrigado!

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

24 minutos atrás, deiog disse:

Uma dúvida, você sabe dizer se a diferença é MUITO grande entre a build de orgulho e a de meteoro escarlate?

A diferença é imensa.

Com o Meteoro Escarlate dá para bater de 1kk de dano até uns 6kk se estiver muito bem equipado e batendo nos alvos certos.

As magias do Orgulho Arco-Íris devem girar em torno de 50k de dano, no máximo uns 100k se estiver muito bem montado e também batendo nos alvos certos.

Fora que a chance de autocast do Meteoro Escarlate é muito superior aos autocasts de cada habilidade do Orgulho.

  • Like 2

renegados-boladoes.png.fec1678dcb6cfca12d2167436acfae56.png

Magnatrom - Renegado autocaster 175 | Relâmpago Dourado - Renegado híbrido 175 Instinto de Guerreiro - Renegado arco Crit 166 | Scarlet Yuuki - Sicária DD Crit 127 | Teeest3 - Sentinela aspd Crit 116 | Espírito da Montanha - Espiritualista 98

Link para o comentário
Share on other sites

12 horas atrás, deiog disse:

Ótimo guia Vlad!

Uma dúvida, você sabe dizer se a diferença é MUITO grande entre a build de orgulho e a de meteoro escarlate? Eu to voltando a jogar depois de MUITO tempo

Primeiramente bem vindo de volta!
É basicamente o que o magna falou ai em cima.

Mesmo com o acesso às lanças duplas, a build de Orgulho continua bem inferior a de meteoro.

12 horas atrás, deiog disse:

mas como jogo apenas solo eu queria saber se a de orgulho consegue fazer os conteúdos de boa jogando sozinho.

Digamos que vc não terá dificuldade de upar até o lvl 160 com a build de orgulho.
Ela é mais acessível e barata.
Mas vc não conseguirá fazer todos os conteúdos "de boa" não.
Pelo desempenho da build e as limitações da Classe.
MvPs mais fracos, instâncias medianas e mapas específicos vai dar, principalmente se vc ticer um Barcinete Fortificado e a Maça da Valquíria.

12 horas atrás, deiog disse:

meteoro escarlate?

Como falo no Guia: É o top atual de autocast, não apenas com SA, mas também as demais classes.
Mesmo a espada sendo 100% farmável no jogo, é simplesmente agonizante tentar dropar a forma base dala!
Conseguido isso, vc tem o desafio de tentar transformar a Selada Malígna na versão final, com uma chance baixa e pagando 90kk por tentativa!
Ai vem o encantamento, o refino e as cartas Alma de Khaterine!
Demorei 8 meses pra finalizar a minha!

Porém o preço dela caiu muito aqui no Valhala, e já é possível achar a Selada em um preço acessível, ou até a versão já transformada!

12 horas atrás, deiog disse:

Obrigado!

Se precisar, estamos aqui.

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

5 horas atrás, Vlad Dracull disse:

Se precisar, estamos aqui.

Entendi, muito obrigado Vlad e Magnatrom!
Bom, pensei um pouco e como estou voltando depois de muito tempo acredito que meu foco deveria ser primeiramente upar e depois ver se eu realmente quero investir tempo e dinheiro em uma build melhor, sendo assim, você acha que eu me viraria bem com uma build de super nimbus apenas pra upar até o 150~160? Eu dei uma pesquisada em preços e com o tanto de dinheiro que tenho atualmente eu conseguiria apenas o orgulho+maça das valquirias, em quanto que se eu fizesse um low budget de super nimbus eu conseguiria meio que misturar os itens da build de Orgulho no meio da de Nimbus pra que ela não fique tão fraca, e então caso eu acabe me divertindo eu eventualmente posso acabar investindo um pouco mais pra terminar alguma das outras builds (provavelmente a de orgulho mesmo), porém não sei se o problema de ter um único elemento vai acabar me impossibilitando de upar em leveis mais altos :s
E já aproveitando, sei que não é relacionado ao guia em específico (e tudo bem caso não possa responder por conta disso), mas hoje em dia é possível farmar zenys dentro do jogo com drops/instancias/algo do tipo? Li um tempo atrás algo sobre nerfarem drop de instâncias ou algo assim, mas como não estava jogando acabei não tendo muito interesse na época.

Obrigado de novo!

Link para o comentário
Share on other sites

4 horas atrás, deiog disse:

você acha que eu me viraria bem com uma build de super nimbus apenas pra upar até o 150~160?

Sim, é possível upar com base no Nimbus.
Principalmente se vc adaptar seu upa a mapas com monstros fracos contra Vento, ou seja, do elemento água.
Não é uma tarefa das mais fáceis, mas dá.

5 horas atrás, deiog disse:

mas hoje em dia é possível farmar zenys dentro do jogo com drops/instancias/algo do tipo?

Até temos algo assim, porém para lvls mais altos como OGH, Fábrica do Terror, Labirinto da Valquíria, etc.
Infelizmente o jogo sofre com a falta de bons eventos e opções de farme, principalmente no Valhala.

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Entendi!

Eu dei uma lida sobre a Rapieira-OS (usando 2 condores de fogo) e acabei ficando ainda mais interessado na build, até porque como não dá pra usar na build de orgulho meio que me dá uma desculpa a mais pra realmente usar super nimbus kkkkk

A minha única questão é, o que eu posso usar de arma até o level 130? na minha época a gente usava machado dos orcs com carta de autocast, mas acredito que hoje em dia tenha algo melhor né? 

E já aproveitando, como eu jogo no Valhalla eu acredito que vai ser impossível conseguir uma Rapieira no +11, sendo assim vale a pena usar um ticket e já botar no +11 direto? E que cartas eu coloco nela quando esse dia chegar?

E novamente, MUITO obrigado!!

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Em 4/16/2023 em 1:50 PM, deiog disse:

A minha única questão é, o que eu posso usar de arma até o level 130? na minha época a gente usava machado dos orcs com carta de autocast, mas acredito que hoje em dia tenha algo melhor né? 

A melhor opção é disparado a Maça da Valquíria[4]
Ou vc pode pegar as Clavas do Festival de Brasilis que geralmente são baratas!
Sempre estão à venda também nas lojas dos jogadores:
Clava de Oxum [água]
Clava de Xangô [fogo]
Clava de Oxóssi [terra]
Clava de Iansã [vento]

Em 4/16/2023 em 1:50 PM, deiog disse:

vale a pena usar um ticket e já botar no +11 direto?

Eu acho que vale a pena sim.
Pra usar Bolas de Fogo elá é maravilhosa!
Também conjura Chamas de Hela, que é uma skill bem OP e existe acessório e chapéu que fazem combo com essa espada.
Inclusive estão disponíveis na loja de rops essa semana;
Acessório Extravagante (Que é um chapéu)

Mas se for usar pela chamas de Hela, eu prefiro a Lâmina Máxima, que é outra espada.

Em 4/16/2023 em 1:50 PM, deiog disse:

E que cartas eu coloco nela quando esse dia chegar?

Man, no momento não lembro de nada específico.
Mas vou dar uma pesquisada melhor e trago aqui outra hora.

 

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Eu dei uma olhada aqui e o Talismã comba apenas com as lâminas máxima/maldita/mágica, não? Apenas o chapéu que comba com a Rapieira.

E sendo assim, o dano overall da rapieira+hat acaba sendo maior do que se eu optar por usar a super nimbus+rapieira?

E uma ultima coisa Vlad, eu sei que no fim do guia você falou que eventualmente vai fazer outra parte do guia complementando com outras builds e tudo mais, mas agora que você citou a lâmina máxima me veio a dúvida, as outras duas lâminas são tão piores assim do que uma build de orgulho? Eu imagino que a do meteoro escarlate deva ser de longe MUITO superior, mas nenhuma das outras duas chega nem sequer perto? Eu posso estar falando água, mas em teoria uma build de autocast crítica não acaba sendo "superior" contra MvPs por conta de ignorar esquiva? E Novamente, eu provavelmente posso estar falando besteira ?

Obrigado novamente!

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

23 horas atrás, deiog disse:

Eu dei uma olhada aqui e o Talismã comba apenas com as lâminas máxima/maldita/mágica, não?

Exato

23 horas atrás, deiog disse:

as outras duas lâminas são tão piores assim do que uma build de orgulho?

É por que Judex e Chamas de Hela não são habilidades que tem o mesmo alcance de área do Meteoro Escarlate, por exemplo.
Contra MvPs específicos, elas seriam muito melhores sim.
Porém pra upar, já complica.
Eu prefiro o orgulho nesse caso.

23 horas atrás, deiog disse:

mas em teoria uma build de autocast crítica não acaba sendo "superior" contra MvPs por conta de ignorar esquiva?

Por isso promovi meu SA autocast para a versão de Meteoro, pois tem dano em área e aproveita o critico da Bota do Lutador Marcial.
As outras Lâminas também fazem proveito dessa Bota, mas não possuem o alcance e multiplicadores de Lâmina Maligna.

Não é besteira não, eu mesmo tenho muitas dúvidas em relação à builds o tempo todo.

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Entendi, muito obrigado!

Uma última dúvida, eu reparei que na descrição do amuleto yin yang o bônus de dano não condiz com a skill da lâmina que está equipada, é isso mesmo? Eu inicialmente achei que poderia ser erro na descrição, mas pelo jeito é isso mesmo né?

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...