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Notas da Desenvolvedora para o Q4 de 2024
Robert Henrique Antunes replied to Dundé's topic in bROWiki
Muito legal a atualização porém tem uma coisa que me preocupa: Vou orar todos os dias pros nomes das classes e das skills não serem esses e espero que WP coloque por votação pra isso ser decidido, ladino e druida é intankável. -
JOGO ESTA IMPOSSÍVEL DE JOGAR ECONOMIA DO GAME JA ERA
Robert Henrique Antunes replied to bavaroti's topic in Sugestões
E pronto, toda revolta e insatisfação perde força no anúncio de um episódio de 55 anos atrás. -
JOGO ESTA IMPOSSÍVEL DE JOGAR ECONOMIA DO GAME JA ERA
Robert Henrique Antunes replied to bavaroti's topic in Sugestões
O último que sair apaga a luz mesmo. -
Quando a aura verde começou ser citada eu fiz postagem aqui e no grupo pra avisar que ia dar ruim. Aqui, apagaram a postagem assim que começou a ganhar engajamento. No facebook nunca nem aprovaram. Eles tentam silenciar qualquer tipo de insatisfação mesmo sabendo que fazendo isso, eles acabam com o resto dos jogadores que tem. E isso só pode ter um significado, lucro a curto prazo e assim que diminuir drasticamente, fechamento do servidor. E mesmo que argumentem "ah no use e ganhe muita gente gasta", o desse ano não tinha nem 1/5 do use e ganhe dos outros anos e olha que colocaram ÓTIMOS itens heim. Eu tenho propostas pra reviver os servidores ao custo de leve redução do lucro deles a curto prazo mas que compensa a longo, porém eu não passo vergonha postando nada aqui no fórum pra ser ignorado ou ter a postagem apagada. Já mandei tickets e mensagem sugerindo, já comentei em kafra news e só ignoram, então se quiser que me procure.
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Robert Henrique Antunes replied to bavaroti's topic in Sugestões
Aí volta pra o que eu falei, boicote forte resolve OU fecha o servidor. E quando eu digo que fecha, não é porque o boicote vai destruir nem nada, é que fechar já está nos planos mesmo, só estão esticando a corda. -
Os mesmos players que reclamaram do perigo dos ROPS gastavam centenas de reais pra comprar pack stuff pro clã em dias de guerra, eu lembro de um conhecido meu que fazia uns 3 salários minimos "farmando" stuff pra vender pra gleader. Pay2win sempre existiu e sempre vai existir, não são os rops que fizeram o problema e a empresa ignorou os protestos por causa disso. Existem os itens do 16.1/16.2 e 17.1 que são ótimos para upar do 100 ao 185, royal, grace e etc... Mas atualização não deixa chegar, fora que pra eles é muito mais lucrativo fazer a galera querer upar com 2 anéis obscuros ao invés de itens f2p farmáveis. Tá cara se te incomoda a insatisfação dos jogadores no fórum, porque você não vai jogar ao invés de vir aqui ficar enchendo o saco? LOL
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Robert Henrique Antunes replied to bavaroti's topic in Sugestões
Só errou em um ponto, que os cash''s por si só que estragam. Até jogos sem cash existe o pay2win, se os itens são obtíveis unicamente in-game e não existe cash item, a galera comercializa os itens do jogo mesmo. Esse seu comentário deu a impressão de que não havia comércio de godlys ou até de itens básicos +7~+10 anos atrás. Sempre existiu o comércio paralelo e o fato de quem injeta dinheiro ter vantagem a quem se esforça. Óbvio que, isso foi intensificado ao longo dos anos mas não é exclusividade de jogos com CASH itens. Eu lembro muito bem de farmar anos atrás, meses e meses pra conseguir um set +7 com basicos de resistencia para participar da woe (poopoo, thara, raydric) e um amigo que começou em 5 dias, PAGAR UP pro personagem ir no nível máximo e umas centenas de dinheiros para ter todos itens que eu almejava. Sempre existiu pay2win em qualquer época do ragnarok. Óbvio que, por culpa da ADM não tentar acabar com isso, Ragnarok se tornou um jogo de especuladores de uns tempos pra cá. O que realmente estraga é os itens obtíveis in-game serem INÚTEIS comparado aos cash itens (o que chamamos de jROps). Uma medida "paliativa" seria um servidor apenas com o modo de lucro kachua+shadow gears, já que mesmo que você tenha TODOS sg's do jogo totalmente refinados, você ainda é OBRIGADO a ter os itens obtíveis in-game para conseguir equipar seu personagem ou seja, por mais que os itens de rops sejam sempre mais caros, os itens in-game farmáveis iriam ter seu valor valorizado, só de grana que daria pra farmar com manas sombrias se temporais slotadas fossem meta e não existisse essas aberrações de botas que penetram 100% da defesa, dão 5000% de dano em skill e 20% de HPSP não tá escrito. Os jROps acabaram com isso, você monta uma build só usando item comprado o que prejudica TODOS os farm's naturais do jogo e faz com que a ÚNICA forma de lucro seja tentar conseguir zeny a todo custo, seja com celine ou vendendo loots que milagrosamente ainda não perderam seu valor. De resto concordo com tudo. A falta de conteúdo com certeza é o maior motivo da destruição do Ragnarok no Brasil por dois principais pontos, primeiro que existem servidores "atualizados" por aí então a galera da preferência a eles e segundo que, a correção de muitos problemas com cash itens que o kRO construiu ao longo dos anos, demoraria DÉCADAS pra chegar aqui. Exatamente isso, os SG's e as pedras de encantamento NÃO DESTROEM A UTILIDADE DOS ITENS FARMÁVEIS. O problema do bRO é que é muito mais "lucrável" rushar os jROps a curto prazo e destruir o servidor, do que implementar atualizações e com o tempo ir lucrando com shadow gears. Mas é exatamente esse o espírito meu amigo, quanto mais difícil mais caro, quanto mais caro mais gente tentando lucrar, quanto + gente mais recurso, + recurso + barato, + barato + acessível. Óbvio que num servidor como o bRO com 50 players on seria uma peregrinação infernal mas no kRO funcionou bem. Pq não dá lucro pra eles, pensa comigo Vlad. Se eles trouxerem por exemplo as armas de einbech03 que tem em média 300-350 de ataque com 2 enchants e 2 slots, você acha que os jogadores iriam usar armas ancestrais? Se eles trouxerem odin04 com as soutanes de atributos que são ÓTIMAS vocês acham que os jogadores vão ficar rodando mil reais em ticket pra pegar vestido abissal? Se eles trouxerem automatic itens do episódio da mansão de varmunt você acha que os jogadores vão ficar preferindo gastar milhares de reais em tickets ou buildar equipamentos ótimos com redução de recarga, ataque absurdo e MULTIPLOS combos? Aí está a resposta de porque não atualizam o bRO. Eu repito, ATUALIZAÇÕES NO BRASIL CHEGAM APENAS QUANDO OS ITENS DO EPISÓDIO FICAM TOTALMENTE INFERIORES AOS POSSÍVEIS JROPS EQUIVALENTES. Não, NÃO VAI CHEGAR episódio com bons itens superiores aos ROPS, NUNCA. Esse é o problema das atualizações, não é lentidão da gravity, da wp, do Rufio, de nada. Existe uma cabeça admnistradora muito inteligente que sabe como lucrar na empresa e impede as atualizações até todos os itens f2p serem obsoletos, aí eles liberam a att. -
Evento fixo que dá item off meta não vai salvar o servidor, muito menos eventos que dão consumíveis ou ETC úteis como mana agora que a economia está destruída. O único caminho é boicote geral, só precisa de uma boa campanha e motivação (apesar de que, incitação a isso vai levar ban em tudo quanto é lugar). NADA que os jogadores ou a empresa faça, a não ser atualizar o servidor rapidamente, vai resolver os problemas.
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JOGO ESTA IMPOSSÍVEL DE JOGAR ECONOMIA DO GAME JA ERA
Robert Henrique Antunes replied to bavaroti's topic in Sugestões
Já falei e repito, única forma de resolver os problemas do bRO é um boicote em massa organizado por alguém (eu não jogo mais, então nem tento). 2 meses sem dar dinheiro pra empresa (o máximo de player possível) eles trazem 17.2 e resolvem o problema da economia OU FECHAM o servidor. -
Na verdade a principal citação de como resolver o problema do servidor, foi boicotar a empresa e exigir um update direto ao 17.2 mesmo que fechasse o servidor por meses. Pode ter certeza que muitos jogadores voltariam a jogar e posteriormente eles conseguiriam lucrar novamente. O problema é que eles querem lucro pra já, independente se o servidor vai fechar em breve, então isso é quase impossível, eles não tem visão de longo prazo. Já a implementação dos shadow gears, eu preferiria que existissem mas como não é de se duvidar, vão tentar lucrar imensamente em cima disso. E por último, como o mano falou ali, seria um sonho um server sem os lixos dos jROps mas sabe, Ragnarok existe aqui no Brasil com o único motivo de lucro de curto prazo, essa idéia é infelizmente impossível.
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Não é coincidência, o kRO tinha uma estratégia de lucro com as kachuas e SG's. Apesar de ser amplamente difundido aqui no bRO que os shadows são quebrados, o que é quebrado de verdade são os itens do jRO. Os shadows necessitam de refino alto, são "relativamente" complexos de se obter e seus bônus não chegam nem aos pés dos jROps, só você pegar a botas do conjurador por exemplo, ela dá efeitos que são relativos há uns 3-4 SETS de shadow gears. O outro problema não é só o balanceamento, é que jROps tiram a utilidade dos itens obtíveis in-game, pra que você vai querer usar um acessório do GMT (5% atk) se você pode usar um anel do rei abissal que dá 10x o efeito em dano, pra que uma bota temporal (50 de atk ou outra coisa) se você pode usar UMA BOTA QUE IGNORA 100% DA DEFESA DA 20% DE HP/SP E BUFFA TUA SKILL EM 1000%? Saca? Os shadow gears, por mais que tenham efeitos BONS e em alguns casos substituam RAROS jROps, eles NUNCA acabaram com a utilidade dos itens obtíveis in-game como botas temporais, jovem girassol e etc. Ficou claro até aqui a diferença do impacto deles? Tá claro porque os jROps influenciam no andamento do Ragnarok e tira o controle do kRO? Ok, vamos lá. Existem N equipamentos que tem efeitos parecidos ou que se você colocar no papel/testes, os itens que o kRO lançou são ligeiramente superiores. Um exemplo é a (Calf Anaconda [2]) https://divine-pride.net/database/item/28242/calf-anaconda-2 e a (Escopeta Ancestral [2]) https://www.divine-pride.net/database/item/28256/demon-slayer-shot-2. Repara bem no efeito de ambas e caso você jogue de Insurgente vai entender melhor ainda o que eu estou falando. A Juliette de Rachel e a Lindy Hop também foram uma afronta (que mais tarde o jRO começou entender que, é só adicionar itens que dão bônus com equipamentos f2p que o kRO iria perder essa treta de novo, como a pulseira militar, as coroas de edda e etc). Os efeitos das soutanes ultrapassam todos os dresses, as armas de einbech03 destroem as patents. Eles sabem que outros servidores recebem mas se o bRO deixar de dar lucro é uma perda pra eles certo? O ponto que eu quero evidenciar aqui, é que a kachua e os shadow gears sem os jROps fariam o lucro da empresa ser bem maior em larga escala (e daria mais vida útil ao game) mas a ganância da LUG/WP em sugar o dinheiro com jROps e destruir o Ragnarok no Brasil é maior. Ou você acha que eles não estudam lucro? Você acha que eles colocam as coisas sem pensar se vão conseguir ganhar mais ou menos dinheiro? Aí é inocência. O jRO manda no Japão, de resto o kRO que manda mas a empresa que administra decide o que ela quer pro jogo dela. Sobre as classes 4, elas mataram MUITOS jROps, não consigo ver de outra forma. Faz diferença pra gente sim, conforme a dificuldade do conteúdo fosse atenuando, o rebalance iria começar fazer sentido. Atualmente com os servidores cagados de rops do jRO, SE POR UM ACASO o rebalance UM DIA CHEGAR, você vai ver todas classes com um cap de DPS entre 1kk/2kk Enquanto sicário vai bater mais de 100kk de DPS porque já temos conjurador, carrasco e anel obscuro. Você tem noção de como isso destrói o jogo? E eu não to nem exagerando. As coisas só vão voltando ao normal com a chegada do 17.2 e as automatics e só estabiliza mesmo com as 4th, onde começa ficar "competível" com o dano do GX um personagem bem construído, o kRO tentou, por isso peço tanto a comunidade pra se mobilizar e rushar atualização pro 17.2 o quanto antes, se não, irão ficar aprisionados no meta de GX bater 50x o dano de qualquer classe por mais de ANOS. Os que são de evento no jRO, são uma minoria ou os que já ficaram obsoletos (assim como é feito aqui quando colocam items na ordem dos exploradores) pois os meta e realmente fortes, vão por venda$$$. A empresa SEMPRE pensou em lucro mas ultimamente tá piorando, não tão oferecendo suporte pro jogo, o use e ganhe desse ano foi um exemplo de desespero pra lucrar rápido. O sucateamento do Ragnarok nunca foi tão pesado, tão segurando atualização, trazendo conteúdo incompleto (aura verde), tudo pra segurar os players gastando dinheiro. E segurar a Kachua e os shadow gears é um bom sinal? É o pior possível. Kachua é bom, já que com os devidos shadows e equipamentos obtíveis in-game, você consegue ótimos resultados, agora continuando sem trazer os shadows, TODO MUNDO FICA PRESO NO ETERNO LOOP de que seu sicário só presta com 2 obscuros, sobretudo do mestre, botas do conjurador e etc... É difícil explicar perfeitamente digitando, numa conversa seria melhor pra entender na prática. Resumindo, eu gostaria da Kachua pois usando certos SG's eu poderia fazer N builds só com equipamentos in-game mas num servidor lotado de jROps, capaz dos SG's inflacionarem absurdamente ou sequer NEM VIR, já que é muito mais lucrativo ficar rotacionando anel obscuro por 0.1% de chance. Eu não acho isso, por mais que os ROPS tenham tido um impacto enorme na jogabilidade e economia na época, um místicos, um combo diabolus, uma diver, um set glorioso, uma proxy, eram INSUBSTITUIVEIS. Pra hat lamen, laço de noiva, hibiscus e essas outras coisinhas, sempre tinha alguma versão f2p budget como Gtell, morpheus, fricca, morrigane e etc... As coisas pioraram absurdamente. Eu não posso dizer que a desenvolvedora não pensa em lucro mas dá a entender, que eles pensam em lucro por um longo período porém menor e a WP/LUG pensa num lucro maior porém mais curto (não tão nem aí pro jogo mesmo). Foda se esse "update" for alguma coisinha fraca tipo infinity space ou só rockridge, já faz quase 2 anos que os players esperam 16.2, era pra tudo isso chegar de uma vez só. Sobre a aura, eu acho um conteúdo ÓTIMO E MARAVILHOSO, contanto que venha num contexto saudável pro jogo e COMPLETO. Segue o conteúdo completo : Pra cheffênia não ficar monótona e sempre ser um período de diversão, é só trazer recicles de cartas mvp's assim como foi o evento das cartas. Players mais humildes que dropam 3-4 mayas podem fazer uma graninha divertida, fora que é legal rodar na chance de vir algo bom. "Ah mas pode lotar o server de GTB" é só colocar uma limitação, por ex : "só pode sair 1 GTB por evento" e pronto. Sobre o Dundé, eu já falei pra eles N vezes, admiro e acho esplendoroso o trabalho do cara, Ragnarok no Brasil provavelmente só existe por causa dele MAS ele tem um costume HORRÍVEL de passar um panão desgraçado pra WP e eu entendo, ele faz parte da equipe, não vai ficar esculachando... Mas tem horas que é melhor ficar quieto do que defender mesmo. Porque todo jogo é assim? (era né, porque hoje isso é raríssimo) A maioria compra "packs" de atualização, esse papo de que não compram nasceu mais ou menos em 2016/2017 quando os players estavam MUITO putos pois não tinha conteúdo novo quase nunca. E ainda que, num cenário onde não haja a "compra de arquivos", ainda há equipe de tradução, testers, aplicação em servidor e etc... Isso é caro as fvk. Eu lembro também, que essa estória de que não compram veio junto com uma afirmação de que quem "nerfa" os itens pra vir pro bRO é a Gravity hahahahahaha Cê já pensou bixo? Num servidor que tem anel obscuro, sapatos do atirador, foice de fogo, lamina sagrada, ELES VÃO TRAZER A PULSEIRA MILITAR nerfada? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk chega ser piada. Eles agem no LUCRO, tudo que possa dar MAIS LUCRO eles fazem e desfazem tudo que pode prejudicar o mesmo.
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Houveram 3 graves problemas para os servidores de Ragnarok esse ano, por isso tá tudo desabando, inflacionando, sumindo players e etc... Primeiro foi a aura verde, conteúdo que nem faz sentido ter chegado já, prejudicou a cheffênia que era uma das modalidades que mais movimentavam o jogo e ainda criou um meta absoluto onde você é impedido em 90% dos casos de jogar com a classe que gosta. Segundo foi a "normalização" pós-pandemia, isso já secou mais uma boa quantidade de players e muita gente finalmente pode gastar dinheiro com coisas que não sejam joguinho online. O terceiro e golpe de misericórdia foi esse suposto ou não bug das esferas, bloqueio do shibanqueiro e da quest de monge que, sério mesmo, são coisas simples que destroem um servidor MUITO rápido. Tanto é que hoje os jogadores tem o costume de dizer "nossa mas a gravity é f*da, ela que não manda conteúdo", deixando assim todos nós sem uma única maneira de reinvindicar atualizações já que a Gravity jamais nos ouviria. Então sim, a aura verde foi, é e continua sendo um problema, não só pela cheffênia mas também por ser um >conteúdo< incompleto feito pra galera gastar mais dinheiro pra se manter competitiva no jogo. Sobre o Dundé, ele adora afirmar (ou pelo menos adorava) que os episódios não são "pagos" pela empresa distribuidora mas tem sim um preço na aquisição deles e não é barato. Isso foi uma mentira disseminada por ele e a empresa por um bom tempo, até fixar na cabeça dos players que o problema das atualizações era da Gravity e não dá LUG/WP, o que novamente afirmo, é mentira.
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No início do ano eu já avisava que a aura verde ia causar os problemas que causou. Apagaram minha postagem depois de 3 dias da criação da mesma, quando ela estava adquirindo engajamento da comunidade. A resposta é simples, baseado no que vou dizer vocês tiram as suas próprias conclusões: Após o 16.2 (na verdade a partir do 16.1) o kRO percebeu que o jRO tava tentando criar um meta próprio e que estava influenciando na comunidade global. O que eles fizeram? Começaram a esticar a corda, criando equipamentos SEMPRE ligeiramente superiores aos itens do jRO. Isso gradativamente foi se intensificando e o ápice foi no episódio de odin04 e einbech03, onde as armas e equipamentos dos respectivos locais superaram firmemente os famosos "patents e dresses". Os poucos itens originais jRO que continuaram realmente precisos na função foram os meios/baixo, alguns poucos anéis (como obscuro) e os combos MVP. Mesmo assim, o kRO continuou investindo em superar a utilidade desses itens e o "prego no caixão" final foi a criação das classes 4. As classes 4 não vieram apenas pra "dar continuidade" pra lore e jogabilidade, elas vieram pra destruir o meta de itens abusivos do jRO que aumentam em 5000% o dano das habilidades de classe 3rd. Óbvio, a única motivação do kRO pra fazer isso não foi APENAS o jRO mas que teve GRANDE influência teve sim. O mais engraçado é que aos poucos o kRO também foi adicionando itens do jRO no servidor deles, SEMPRE QUE eles estavam defasados (como cão mandante e etc...) por meios F2P, quase que uma gozação com a cara deles mesmo (isso desde o 16.2). Resumindo, o kRO aos poucos foi acabando com o abuso dos rops do jRO, atribuindo o meta deles pro mundo inteiro (conforme os episódios chegarem, seus itens do jRO como sapatos elegantes, vestidos abissais, cão mandante, lâmina sagrada, armas ancestrais, TODOS VÃO FICAR RUINS, comparados aos itens de episódios [F2P]). A essa altura vocês já entenderam o que vai acontecer né? Aliás, já está acontecendo. A empresa está começando atribuir o lucro dela, focado na Kachua assim como é no kRO. Só que o servidor está COMPLETAMENTE infestado dessas porcarias de itens do jRO, que faz com que, mesmo chegando shadow gears, até eles serem mais compensatórios que esses equipamentos abusivos, vai demorar uns belos episódios, rebalance e etc... Resumindo, todas as atitudes da empresa para com o Ragnarok de hoje em diante, vão ser as mais remediadores possível e com intuito de lucrar o máximo de dinheiro que conseguirem no menor tempo, pois, com a chegada dos próximos episódios, o lucro deles vai ficar MUITO dificultado e implementar Kachua rapidamente com o Brasil em crise econômica é impossível. Resumindo2, eu acompanho Ragnarok faz muito tempo, adoro o jogo e fiquei muito feliz quando a WP tomou as rédeas do servidor brasileiro mas a verdade é que, eles vão chupar o máximo de dinheiro que conseguirem e quando perceberem que o servidor não está batendo a meta de lucro, irão anunciar o fechamento do mesmo. E acredite, não está longe não, essa demora pro 16.2 chegar é um aviso CLARO de que há algo erradíssimo (e ignora o Dundé quando ele MENTE que a WP não paga por episódio porque eles PAGAM SIM, talvez não pelo conteúdo mas pelo suporte e aplicação, fora o pagamento dos tradutores, testers e etc, é CARO). Enfim, a única forma de resolver os problemas rapidamente no bRO é a comunidade como um todo, sem divisão de servidores boicotassem a empresa em definitivo até uma posição oficial e uma atualização em massa (pelo menos até o 17.2), pois só reclamação em fórum vai dar sempre no mesmo. E acreditem em todos esses anos, eu nunca vi o bRO numa situação tão horrível e tão próximo do fechamento... É vergonhoso ver que atualmente, ele tem menos players que adventure quest worlds, um jogo de flash bobão totalmente estético e p2p mas que provavelmente tem 4x a quantidade de jogadores que aqui.
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A Gravity sacou que a dificuldade para nivelar seu personagem não era mais um atrativo do jogo pós 2010, a comunidade era mais madura e já não tinha tanto tempo disponível como antes. Então pra dar um "up" para o jogo (e na maioria dos casos, até os novatos preferem assim), eles facilitaram o UP do jogo, é muito fácil colocar um personagem nível máximo (rushando claro) em 1-2 dias, até menos que isso se tiver mapas especiais (meu sicário foi do 163 ao 175 em umas 4 horas). Hoje o que MAIS vai ocupar o seu tempo, é o farm de equipamentos e conteúdos como quests e instancias no nível 100+, se prepara que é uma ralaçãozinha PORÉM, bem mais divertido do que ficar matando sting ou high orc do 70 ao 99.
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Atualização Semanal - 30/03/2021
Robert Henrique Antunes replied to Rufio Fastbomb's topic in Manutenções
Eu chuto bem por cima, que eles já mandaram isso pra Gravity e ela respondeu "coisa do jRO você se vira com eles" e por isso fica essa enrolação. Não faz sentido pra mim, demorar tanto pra consertar um simples item sendo que é só mudar X e Y coisa no script dele.