Você nunca viu um rpg de mesa jogado por uma pessoa só, certo?(por que isso seria muito triste) Então por que o rpg online tem que ser?
Claro que o lucro solo é bom, mas uma hora fazer muitas instancias sozinho você simplesmente vai cansar.
O termo MMO vem de Massively Multiplayer Online, ou seja é um jogo que pode ser jogado por múltiplas pessoas ao mesmo tempo e é por essa rasão que existem as classes que você pode se definir no jogo, pois se você montar uma equipe você vai precisar de personagens que curem e deem buffs, mas também vai precisar de classes que consigam caçar os monstros, para assim o jogo se tornar mais fácil e divertido.
E além do mais se você quer jogar sozinho o tempo todo, por que não simplesmente jogar um simples RPG (moonlighter, Final fantasy, Valkyrie Profile, etc...) você não fica dependente de outras pessoas, talvez fique um pouco de personagens controlado pela AI do jogo, mas ao meu ver é melhor pra jogar sozinho. Mas esse é o ponto, por que na real os jogadores jogam assim pra se tornarem "famosos" o que também se enquadra nesse pensamento "Kirito" de ser, pois o pessoal acha que se você solar determinada instancia mais rápido que outra pessoa, te faz um jogador melhor e então com isso você se torna um jogador conhecido. Hoje poucos jogam por diversão... visam só a fama, seja por que seu dano é o maior do server, sua velocidade é a maior possível, seu crítico é absurdo, etc... mas esquece que MMORPG é pra se divertir em equipe, claro que você consegue se divertir sozinho e é legal ser reconhecido no server, mas é muito melhor e muito mais divertido juntar uma equipe de amigos e simplesmente jogar por prazer.
Ps.: Aos jogadores que tem esse pensamento "eu vou ser o jogador mais famoso do server" .. ser o jogador mais famoso, não te torna o mais amado. ^^
E o tópico já tá começando a sair da linha do raciocínio...