Jump to content

Dropis

Members
  • Posts

    1
  • Joined

  • Last visited

About Dropis

  • Birthday 02/21/1992

Dropis's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

1

Reputation

  1. A diferenciação entre um servidor pago e outro não pago, tinha como ideia de mercado um servidor onde você poderia entrar de forma gratuita, mas que a empresa lançaria formas de monetização dentro do jogo, e outro servidor onde ele seria pago para entrar, mas que as formas de monetização dentro do jogo seriam inexistentes ou menores. Acontece que hoje não existe essa diferenciação na forma de monetização, pelo menos não de forma visível, entre os dois servidores. Para toda promoção que um tem o outro segue de forma idêntica, com mesmos preços e mesma dinâmica. Se um servidor lança ticket, tem ticket no outro, se um tem itens de rops ou eventos, o outro também tem. Assim, a única diferenciação que um servidor tem hoje do outro é o número reduzido de players em virtude do seu passe , e o fato de cartas mvps não serem comercializadas por ROPS, o que depois de algumas cheffenias em sequência não faz exatamente tão mais sentido, visto que já existe um número relativamente maior do que antes desse tipo de cartas . Para quem vê de fora, o servidor valhalla é visto como um servidor que você paga rios de dinheiro para ter alguma coisa ( P2W ) principalmente no mid game, onde a principio não tem nada que ofereça de diferenciado no sentido financeiro em relação ao servidor Thor, além do sentimento do player estar comprando um acesso "VIP" para algo. Acontece que isso vira um ciclo vicioso do próprio servidor no seguinte sentido: 1- Pessoas não veem motivação de entrar no servidor e começar, pois ao colocar o pró e o contra dos servidores - levando em consideração só o servidor brasileiro oficial - ; 2- O servidor fica mais vazio, e em diversos momentos você é obrigado a upar e ficar só , o que em muitos mapas não foi essa a intenção do jogo, visto que se você tirar os itens de Rops alguns mapas são simplesmente impossíveis de ficar só; 3- A administração lança itens mais fortes para promover o up solo / mapas que tem a ideia de forçar as pessoas a se juntarem para upar; 4- O jogo fica mais desbalanceado e desmotiva mais ainda novo jogadores, voltando ao passo 1; De forma bem simplificada, é assim que hoje está funcionando o servidor. É raro alguém pensar em voltar, ou começar a jogar ragnarok pensando em evoluir solo. A própria propaganda do jogo atrai novas pessoas com a frase "Ragnarök Online é um jogo online gratuito distribuído pela WarpPotal Brasil que você pode instalar no seu computador e jogar ao lado de milhares de outros jogadores conectados pela internet". Ou seja quando uma pessoa vem para o jogo, se espera uma forma de que encontre outros jogadores para jogar com ela. Outro problema que pode acabar influenciando na decadência de novos jogadores no servidor, é a dificuldade de se criar uma nova conta. Pessoalmente eu ao escrever esse texto, tentei descobrir como criar uma conta no valhalla , e pessoalmente eu não consegui encontrar como. O maior botão do site é "migrar conta", quando deveria ser "criar conta" e eu acredito que já exista um sistema de criação de contas, mas que ele definitivamente não deveria ser uma gincana para se ter sucesso. Falo gincana no sentido de que a pessoa interessada ter o dever de pesquisar em varias fontes como conseguir fazer essa nova conta e seguir passos que até agora eu encontrei apenas nos termos de serviço do jogo, mas que não consegui coloca-los em prática. O cadastro tem que ser fácil e simples, e o mais importante, intuitivo. Isso acima é apenas um breve diagnóstico de algo que na minha opinião está prejudicando a prospecção desse servidor de novos jogadores. Formas de solução existem inúmeras, mas posso citar que me veio em mente a ideia de proporcionar mais vantagens para o servidor Valhalla, coisas que possam atrair novos jogadores, então a ideia dessas vantagens seria algo relacionado ao early e ao mid game do jogo, como: - Bonificação de 300% ( ou qualquer outro valor BEM atrativo )para grupos com mais de 5 pessoas no servidor; - Retirada de limites de xp e drop dos monstros , o que já incentivará que pessoas que já pagaram e tem itens para upar solo, estejam também motivadas a entrar em um grupo com seus pares; - Formas de aquisição de itens por meio de ROPs diferenciadas do seu concorrente, qualquer forma vale, desde itens de ROPs que poderiam ser comprados com uma dualidade de zenys/ ROPs até a possibilidade de se comprar os itens que vem por meio de ticket de forma direta com um valor mais caro de ROPs. Algo que motivasse financeiramente alguém a entrar no servidor; - Formas extremamente fáceis de cadastro. Antes de investir em qualquer propaganda ou qualquer coisa no jogo, é importante arrumar a casa primeiro e deixar o cadastro no servidor simples e limpo. Algo no estilo "cadastre-se"->"pague"-> "Pronto!"; - Criação de vantagens para produtores de conteúdo não oficiais do jogo, ou caso isso já exista, o aumento da divulgação/premiação de tal ferramenta. Não precisa ser algo permanente, mas a melhor forma de atrair novos jogadores é com divulgação dos jogadores existentes em mídias sociais; Entre outras soluções. Infelizmente eu não tenho a fórmula da roda ou algo parecido, todos aqui nesse tópico são jogadores que querem ver o servidor que nós jogamos prosperar. Temos ideias como usuários daquilo que nos incomoda, e passamos a frente com a expectativa de melhora. Hoje eu tenho a esperança que ações simples como a que eu citei resolvam, mas é importante citar que a natureza humana é de não estar permanentemente satisfeito. Então mesmo com a implementação dessas ou de qualquer outra forma para atrair novos jogadores , eu acredito que a mais importante de todas é não deixar o servidor cair na rotina, sempre criar ferramentas novas e temporárias que sejam divertidas e continuem a atrair e entreter novos e antigos jogadores. Caso não haja essa administração ativa de atração e diversão dos seus usuários, ou seja, uma administração que sempre lance os mesmos eventos, desenhados da mesma forma, com premiações semelhantes, sem impulsionar o sentimento mais avassalador, que eu tenho certeza que foi o que atraiu muitos jogadores de ragnarok para o jogo em si, que é o sentimento de experimentar algo novo, o servidor em 10 de 10 vezes vai cair na situação em que nós nos encontramos hoje, se não pior.
×
×
  • Create New...