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Anjou

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Sobre Anjou

  • Data de Nascimento 01/01/1988

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Reputação

  1. Me desculpe por ter te ofendido. Apesar de não ter sido o objetivo daquele post, eu estava ciente do grande "risco" de você (ou alguém da galera do "solução difícil, então faça como eu e mude de mapa") reagir dessa forma. Mas decidi que valeria a pena postar mesmo assim, pois achei importante criticar a postura da nossa comunidade em relação a certas coisas. A estória é uma analogia, uma forma figurativa, que representa (ou, pelo menos, tenta representar) o que aconteceu durante o debate neste tópico. O objetivo dela era mostrar, de forma jocosa (e falhei miseravelmente neste ponto), que um problema que afeta a todos nós, direta o indiretamente, deveria servir de incentivo para a comunidade se unir e resolvê-lo. Entretanto, apesar de haver - em teoria - um interesse em comum (afinal, a resolução do problema beneficiaria a todos), a reação de uma parcela grande da comunidade foi justamente o contrário. Note que, apesar de não parecer, a união da comunidade é imprescindível para a resolução do problema. Lembre-se que nós somos pessoas físicas/consumidores, e estamos lidando com pessoas jurídicas/empresas (no caso, a levelup e a gravity); portanto, individualmente, nosso poder de barganha é nulo. Mas não houve união para resolver o problema; houve, por motivos que estão além da minha compreensão, a construção de uma pseudo-solução (o argumento da "solução difícil por causa de 'problemas jurídicos', então mude de mapa e não perca seu tempo reclamando") que serviu de epicentro para a desunião da comunidade e, consequentemente, acabou criando ainda mais dificuldade para que o problema tivesse chance de solução. E não estou dizendo que o argumento é falho apenas por dizer. Como eu disse para a Arietta, ele constitui uma falácia lógica, chamada de ignoratio elenchi. Isto quer dizer que o raciocínio parte de premissas lógicas válidas, mas chega a uma conclusão irrelevante para o contexto do debate. Traduzindo para a nossa realidade: O problema abordado é a impunidade dos jogadores que "miam" os grupos de up => a impunidade destes jogadores é um fato incontestável => logo, a solução do problema passa por dois pontos básicos, a citar: punir os infratores (patrulhamento de GMs e penas mais rigorosas) e prevenção (mudança na mêcanica de algumas habilidades, para evitar ou dificultar este tipo de infração). Porém, ao invés da comunidade se unir, para ter poder de cobrar a solução, surge - por motivos além da minha compreensão; talvez por questões socioculturais, ou sei lá - a falácia => a lei da brecha para o infrator se safar, logo punir os infratores é difícil => a solução anterior é inválida => nova "solução" (pseudo-solução): ignorar o problema (mudar de mapa). Veja que as premissas são verdadeiras (as leis são realmente falhas), mas a conclusão é irrelevante para o debate. Logo, ignoratio elenchi. Certa vez o GK disse que "a comunidade tem o jogo que merece". Lembro que, na época, minha reação foi parecida com a sua, agora (de se sentir ofendido, debochar/ignorar). Mas hoje, depois de já ter vivido várias situações semelhantes a deste tópico (e não apenas relacionadas ao ragnarok), começo a compreender que o que ele disse tem, no final das contas, fundamento. Eu só não sei ainda se devo fazer o que ele fez.
  2. Muito obrigado pelo feedback, Zyre. Acho que se os GMs derem uma passadinha nestes mapas, e aplicarem a punição, a incidência deste tipo de infração cairá consideravelmente. Quanto à mecânica de algumas habilidades (como as citadas no tópico), sei que não é da alçada de vocês, mas seria legal tentar conversar com os representantes da gravity sobre o assunto. Outra coisa importante, é isso que o File Not Found falou. Já tem um tempo que vocês estão "devendo" um guia de como fazer denúncias corretamente, principalmente usando a ferramenta de vídeo/replay (a qual facilitaria, e muito, o processo de denúncia).
  3. Vai ver o problema dessa comunidade, quiçá desse país, seja justamente esse. Tem muita gente "esperta". É incrível a quantidade de dificuldades que se encontra para unir a comunidade, e lutar contra um problema que afeta todos aqui. Quando surge alguém lutando por algo que beneficiaria todo mundo, a própria comunidade detona o cara. Impressionante. No final das contas, o GK tinha razão. Se eu fosse mais "esperto", talvez tivesse percebido isso antes.
  4. Imagine a seguinte situação: um cidadão © está tendo sua casa assaltada, e liga para a polícia (P). Eis a conversa: C - Alô, polícia!? Eu preciso de uma viatura urgente, minha casa está sendo roubada! P - Senhor, infelizmente, não podemos te ajudar. C - M-mas... por que não!? Vocês são a polícia, não são? É dever de vocês proteger os cidadãos! P - Éhhhhh... mas sabe como, né? São problemas jurídicos. A lei é muito ruim, e dá brecha para os bandidos escaparem e tals... então a gente decidiu parar de prender os ladrões, sacou? C - O quê!? Você ficou doido!? Isto é absurdo! P - Calma aí, senhor! Não precisa ofender, não! Eu só quero te ajudar! E como prova disso, vou te dar a solução para seu problema. C - S-sério? Ufa, que bom! Qual é a solução? P - Simples. Basta o senhor se mudar para um lugar beeeeeeeeem longe. Um lugar que ninguém conheça, que seja completamente deserto! Tá aí, por que o senhor não se muda para o próprio deserto? Como o nome já diz, não tem ninguém lá! Aí o senhor pode ficar tranquilão, que ninguém vai te roubar! C - M-mas... P - Opa, sem choro, hein? Engole essas lágrimas aí. Enquanto você perde tempo chorando, já poderia ter colocado suas cuecas na mala de mudança! Sou um péssimo escritor, mas acho que deu para entender a analogia. Vocês podem até chamar o "C" - da estorinha - de "loser" mas, para mim pelo menos, está claro quem é que tem razão.
  5. No final das contas você está propondo uma solução - apesar de não acreditar na viabilidade da sua própria sugestão, devido ao histórico da desenvolvedora. Não te culpo, e até concordo com você; também acho que vários aspectos da mecânica do jogo, não apenas os exemplos que você citou, poderiam sem melhorados, a fim de prevenir problemas. Agora, parte da solução do problema também passa pelas mão da levelup - independentemente da mecânica do jogo. O que eu (e várias outras pessoas, antes de mim) sugeri no post anterior, pode não ser uma solução "definitiva" mas, com certeza, melhoraria a qualidade do jogo. Quanto à parte de "não ter esperança" que a sugestão seja acatada, acho que é irrelevante. A gente faz o que pode. No momento, o que eu posso fazer é sugerir soluções. E, por mais incrível que possa parecer, às vezes dá certo.
  6. "Ignoratio elenchi". Justificar a existência do problema não resolve o mesmo. Me desculpe, mas não entendi qual é sua intenção. Se você não é parte do problema, por que dá a entender que não há solução (ou que a solução é "complicada", difícil de ser alcançada)? Se a solução do problema te beneficia (ou, pelo menos, não te prejudica), no meu entender, há duas posturas que podem ser assumidas: 1) Tentar ajudar de alguma forma (ex: propondo solução), ou; 2) Não atrapalhar quem está tentando resolver o problema. Se você está tentando ajudar, me perdoe e desconsidere o que eu disse. @tópico Bom, esse assunto já foi discutido antes. Na minha opinião, esse problema pode ser amenizado se houver punições mais severas e, principalmente, "patrulhamento" de GMs. Basta o GM dar uma passadinha - por apenas alguns minutos - em mapas onde há precedente deste tipo de infração, coletar as provas em flagrante e aplicar a punição. Da mesma forma que eles fazem com os bots. Fica aí a sugestão para o pessoal da levelup.
  7. Pode ser. Mas é algo simples, acho que não precisa gravar replay. A única recomendação que faço, é que repita-se o teste várias vezes, como o Toshin fez. Não precisa ser 300, acho que com 100 tentativas já dá pra ter uma noção boa. Para calcular a probabilidade de sucesso da habilidade, basta dividir o número de vezes que você conseguiu absorver o sp (numerador) pelo número total de tentativas (denominador). Eu testei apenas no bRO pois, como disse anteriormente, não tenho o client do iRO instalado. Das minhas 100 tentativas, 24 foram bem-sucedidas. Logo, 24% de chance de absorver o sp de monstros. Acredito que, se o teste fosse repetido mais vezes (lei dos grandes números), essa % tenderia para os 20% (que, na minha opinião, é a real probabilidade de sucesso da skill). Se não estou enganado, a gravity não libera este tipo de informação.
  8. O pior é que eu tenho a impressão de que a chance de absorver sp dos monstros sempre foi de 20 - 25%, mesmo antes da renovação. Lembro que quando comecei a jogar de monge, a habilidade não funcionava contra monstros. Mas quando passou a funcionar, a chance de absorver era 20%, e não 10%. Não sei... pode ser que minha memória esteja ruim (ou que tenha acontecido alterações na habilidade, durante os períodos em que estive longe do jogo), mas realmente não faço ideia da onde vem essa informação de que a chance é de 10% no bRO. Minha teoria é que, por algum motivo, a chance no iRO foi realmente reduzida para 10%; e o bROwiki traduziu as informações do iROwiki, sem realizar testes. Ah, e apenas para esclarecer, não estou criticando o bROwiki, ok?
  9. Se você já comprou rops antes, em um valor superior a 10 reais, sua conta (na qual os rops foram "depositados") já tem acesso ao Asgard. Agora, se você criou uma conta nova (que nunca recebeu rops antes) - por motivos de segurança - não é possível usar o cartão de crédito como meio de pagamento para a primeira compra. Neste caso, você (ou seu responsável) terá que optar por outra forma de pagamento. Se não me engano, esses PINs de rops (vendidos em mercados/livrarias/bancas) também servem para ter acesso ao Asgard (se o valor do PIN for > R$10).
  10. Desculpe a demora em responder, mas só vi seu post agora. A rigor, sim, as esferas aumentam o "ataque". Mas o que acontece é o seguinte: há vários tipos de ataque (atq) no rag, a citar: status atq, equip atq, mastery atq e weapon atq. Cada um destes tipos de ataque possui propriedades diferentes. As esferas espirituais aumentam apenas o mastery atq; e este tipo de ataque é o mais "fajuto" de todos. Ele não ganha bônus de equipamentos/itens (ex: cartas e equipamentos de aumento de % de atq, como a hidra e olhos biônicos, respectivamente) ou habilidades (ex: não é multiplicado por habilidades, como o EDP), é não-elemental (não ganha bônus/penalidade elemental, nem contra neutro) e só é reduzido pela def do alvo. Ou seja, ele se comporta como um bônus fixo de dano. Por isso, na minha opinião, é mais fácil dizer simplesmente que as esferas - da mesma forma que habilidades passivas que aumentam o mastery atq, como punho de ferro, dos monges - dão bônus de dano, e não de ataque. Acho que evita confusão. Mas enfim, é apenas um detalhe que, para iniciantes, talvez não tenha tanta importância. Olha, eu não sei qual é a chance de absorver sp dos monstros no iRO, pois não jogo lá. Pode ser que lá seja, realmente, 10%. Mas no bRO, essa chance está em torno de 20 a 25%. E te digo isso baseado apenas na minha experiência com a classe (ou seja, não é algo testato de forma "controlada"). Se há dúvida, basta testar e conferir. Ah, é possível que a informação do bROwiki seja apenas uma tradução da página do iROwiki.
  11. Não some. Já "renasci" várias personagens e nenhuma perdeu a coloração.
  12. Legal a iniciativa. Farei apenas algumas considerações: Pelo que sei, o atributo inteligência não aumenta o dano do disparo. Além disso, é bom destacar que o espírito do monge reduz o custo de SP dos combos da classe (quádruplo e dragão) para apenas 2 e, também, permite recuperação normal de SP durante o estado de fúria. Punhos intensos (habilidade de quest) pode ser usado para espalhar, atordoar e fugir do mob, e não precisa estar com o espírito do monge ativo para ser usada. Esferas dão bônus fixo de dano, não de ataque. Dano e ataque são coisas diferentes. A chance de absorver esferas é de 20 ~ 25%, provavelmente 20%. Não é necessário estar em fúria para usar corpo fechado, basta ter as 5 esferas.
  13. Se não houve absolutamente nenhum caso de pessoas perdendo as asas então tá né. Mas não dá para desconsiderar também realmente. Seria interessante que a levelup confirmasse, junto à Gravity, se realmente há chance de perda do item. É algo simples de se fazer, acredito eu. Depende, exclusivamente, da iniciativa da lug. Não vejo nenhuma justificativa plausível para não fazer isso. Vale lembrar que este é um item vendido por "dinheiro real" (e extremamente caro, na minha opinião... mas isso já é outro assunto) e, sendo assim, espera-se que - pelo menos - sua descrição esteja correta. Aliás, se me lembro bem, este tipo de problema (item de ROPS com descrição errada) também aconteceu com o Anel Revigorante.
  14. @Fatal Hatred Olha, na minha opinião, há inúmeros precedentes na história da levelup que corroboram posts como o seu. Entretanto, neste caso específico do RBC, acho que algumas pedras que foram jogadas no quintal da levelup, deveriam ter caído no telhado da Gravity. Posso estar enganado (e me corrijam, se for o caso) mas, no meu entender, cabe à levelup organizar (e, este ano, transmitir) o evento. E, pelo pouco que pude observar, isso foi feito pelo Seism. O acesso ao servidor, bem como sua estabilidade e configuração, são responsabilidades da desenvolvedora. Portanto, a Gravity tem sua parcela de culpa - talvez, até a maior parte - neste episódio.
  15. Só é um debate se, e somente se, as partes envolvidas tiverem capacidade de respeitar opiniões diferentes, e ceder diante de argumentos plausíveis. Quando não se tem nem uma coisa nem outra, o "debate" vira uma festa de argumentum ad hominem e boçalidade, também conhecido como bate-boca. E, pelo menos para mim, bate-boca é uma grande perda de tempo.
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