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About BrunoTsubasa
- Birthday 07/13/1986
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Biography
Sou Game Designer, modelador 3d, escritor e compositor. Sou CEO e Game Designer no estúdio ákaña.
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Porto Alegre
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Leitura e Games.
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Game Designer
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BrunoTsubasa replied to Kafra WarpportalBR's topic in Notícias e Novidades
Isso vai muito pelo caminho de termos uma maior independência no jogo e uma maior separação da vida do jogo com o nosso cartão de crédito rs. Ou seja, se pagarmos para viver um mundo, ao invés de viver em um mundo freetoplay onde algumas das coisas mais importantes do jogo a gente precisa usar o cash do mundo real (rs), sério... É muito melhor para os dois lados a primeira opção. Acredito que nesse caminho o que você almeja seria mais palpável e não tão angustiante por se tratar de coisas ligadas ao seu dinheiro real, mas eles ainda sim estarão ganhando. Eu tenho certeza que mais do que pagar por uma roleta, ou pagar um preço absurdo por algo que vai te dar 100porcento o que você precisa, é você ter o poder de ir atrás disso ingame sem ter a preocupação de não saber quanto de dinheiro real se vai precisar para alcançar isso. Isso se alcançar, tem essa também. -
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Sou novo sim, e jogo no Valhalla. E o fato de já ter acontecido a experiência com o Odin, não quer dizer que esse de fato não seja a melhor a opção. Precisa ser levado em consideração o período que já é outro e o que foi feito no servidor naquele momento. Discordo totalmente. Pode se levar em consideração sim o desempenho de um jogo nesse modelo de negocio a partir do momento que eles fazem parte do mesmo mercado que é o de MMORPG, inclusive existe um nome para isso, se chama boas praticas. E o mais importante disso tudo é que o jogo começou com esse tipo de experiência. Ela já existiu, os jogadores já tiveram contato ou participando ou visto de fora, então não seria algo impactante. É algo de fazer pesquisa. Vejo tanto pessoas que pagariam a mensalidade e particularmente acho que elas possuem mais consciência da situação, como também vejo pessoas como você que kitariam caso ocorresse tal coisa. Cabe a eles colocarem na balança qual seria o melhor modelo de negocio. No caso acho que deveriam optar pelo que causa a melhor saúde no servidor. A curto prazo pode até acontecer de perda de quantidade, mas como disse, capitalizando 100% dos jogadores isso ainda pode ser muito vantajoso. E se de fato o servidor ficar muito positivo com a mudança, isso pode atrair e mudar de ideia até pessoas que saíram com a manobra. Enfim Kaoz, é uma questão de opinião. Sobre clausulas e tals, nem vou entrar no mérito, é total perda de tempo, contrato são coisas bem especificas, eu prefiro dar ideia e falar em cima de coisas mais macro e em cima de histórico. O jogo já teve server pago desde a level up, então é inquestionável, da para fazer. Mas enfim. De qualquer forma, sempre são ideias muito boas, todas que colocamos, vamos ver o que vai rolar. Se rolar. -
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Desculpa, mas não faz sentido vocês virem em um tópico e pedir um monte de melhorias, mas não querer dar nenhuma ideia consistente de monetização para quem cuida do servidor. É como pedir para uma galera que cuida de um servidor private só por amor ao jogo em troca de nada (ou troca pelo amor mesmo). Essas mudanças pedidas tem que acompanhar uma forma de monetização que no mínimo cobre as metas deles. E as mudanças que são pedidas aqui pedem obrigatoriamente que o servidor seja pago. E isso ocorre porque muita das coisas que vocês pedem, inclusive coisas que citei só são possíveis em um regime que não tenha tanto senso de urgência como em um modelo de negocio aberto onde eles precisam fazer coisas bem extravagantes na loja para garantir essa monetização a ponto de atacar diretamente a experiência do jogo. Vejam, todo tópico sobre ideias pessoas levantam que falam falam e nada é feito. Mas lembro que quando voltei a jogar, muita gente nos posts falava sobre uma equipe mais engajada no inicio, e isso ocorre por conta do senso de urgência do modelo atual de negocio. E isso só mostra o quão é impossível coexistir todas as ideias que vocês esperam em um modelo de negocio free-to-player. É um jogo grande, deve ter umas metas difíceis de atingir. Você pega o Final Fantasy XIV por exemplo que é server pago e a tratativa é um primor, porque o modelo de negocio não gera tanta urgência. Lá eles tem que tratar o jogador no pão de ló para garantir que ele vai pagar a mensalidade e ficar. E cara, com todas as melhorias que a gente está pedindo, se implantada EU MUITO PAGARIA UNS 10 REAIS PROS CARAS. Se eles me tratarem a pão de ló, com o servidor redondinho, experiência de gameplay garantida. Merecido! Eu entendo tudo que você disse, mas também não concordo com seus pontos. Colocar a estrutura de um outro tipo de RPG pos 2010 em um jogo que era de outra realidade, acho uma estratégia muito ruim, ao invés de você pegar o que de fato fez o jogo grande naquela época e melhorar essa experiência, o que tem ganho também na exclusividade nesse mercado, visto que os jogos são totalmente contrário a esse estilo. Também acho meio hipocrisia abraçar a causa das quests, a partir do momento que se vê páginas e até mesmo a galera ovacionando os caminhos de UP e as vezes até se você sair dessa receita tem uns loucos que te criticam. Da para gastar bem o tempo melhorando a experiência de progressão e evolução de personagem, sem perder tempo pensando em lori e quests, que ninguém lê e ninguém faz. Mas é minha opinião. O foco deveria ser o conteúdo que de fato a gente tem contato. Não importa o quanto melhore as quests, a galera não vai ter paciência no final, e vai procurar caminhos de up alternativo como aconteceu porque é mais cômododo e principalmente porque a galera sabe o porque de ter procurado esse jogo... É pelo UP mesmo. Enfim, é a minha opinião. Como desenvolvedor eu sei que é impossível para jogos grandes criar essa utopia, não da para coexistir essas duas coisas, se desse eles já teriam feito, porque não é possível. Eu pagaria sim por uma mensalidade no Ragnarok por um servidor redondinho, com todo mundo, sem bugs, sem bicho ruim, com tratamento com prontidão ao consumidor e o mais importante, sem um modelo de negocio no caso uma cash shop que ataque diretamente minha experiência com o jogo. Mas vida que segue! -
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Bom, eu jogo a alguns meses. Cheguei a jogar um pouco próximo do lançamento do jogo lá no inicio com a level up. Vou falar minha experiência como Game Designer e em outros MMORPG's. - Modelo de Negócio Eu acho que o modelo de negócio adotado no jogo hoje não é compatível com a experiência e nem com o estado atual dele. Os dois servers pago e não pago segregou a galera, o que é ruim para um jogo que precisa de muita interação. Quem é mais prejudicado é quem está no Valhalla, o que é tenso porque é a galera que pagou. Eu acho que vale uma pesquisa entre os jogadores para ver a possibilidade de unificação dos servidores e esse ser pago, uma mensalidade. Pois a ideia é vocês terem o lucro para não criar um senso de urgência e nem estragar a imersão do jogo com estratégias de lucro em cima de itens que influenciem na experiência de jogo dos jogadores. Existem jogadores que gastam dinheiro em cash para conseguir itens que os deixam muito mais forte. Com essa ideia de mensalidade esses jogadores gastariam menos, mas teriam uma experiência mais imersa no jogo e isso seria igual para todos, e contra partida vocês teriam um lucro mais certo por ser de mensalidade no final e até maior, já que todos os jogadores seriam capitalizados. Até para mensurar e coisas assim seria mais tranquilo, não teria o senso de urgência de vocês com metas. Vocês focariam mais em marketing para fazer a galera vir para o jogo, ao invés de ficar se preocupando em colocar itens absurdos na loja que acabam com a experiência, mas para garantir que a meta seja batida no final do mês. Enfim. Servidor com mensalidade tem uma melhor saúde. Os responsáveis tem seu dinheiro no final do mês, se preocupam mais em trazer jogadores, marketing e tals, e não atrapalham a experiência de jogo por conta do senso de urgência de metas de lucro. E o valor da mensalidade acredito que nem precisaria ser muito. Se não me engano já teve mensalidade de 10 reais. Acredito que dependendo do valor, a galera muito pagaria tendo a garantia de que a saúde do servidor seria preservada e que vocês não deixariam esse senso de urgência com as metas entrarem no jogo, porque vocês fazem entrar hoje, e isso é ruim. Acho bacana mesmo assim ter uma loja cash, mas com itens consumíveis. Coisas que aumentam chance de drop e XP, o anel que da XP lá. Porque essas coisas não vão causar com a experiência do jogo diretamente. Mas costumes, já que alguns dão atributos, acho interessante usarem eles como marketing para eventos e coisas ingame mesmo, tanto para a galera que já estiver jogando, tanto para usar como atrativo para pessoas que nunca jogaram virem jogar. Resumindo: Um modelo de negocio que seja mais tranquilo a interação de vocês equipe com lucro de tal forma que não transborde na nossa experiência de jogo como acontece hoje. Aquela coisa, a gente ta aqui e queremos ajudar vocês, nos ajude a ajudar vocês. - Quests Eu acho que quests no jogo são conflitosas com o formato dele. É um jogo da era de ouro de Grind. As quests estão lá, mas as pessoas seguem um caminho especifico de UP, e muita gente totalmente ignora isso. Acabam fazendo só coisas que são obrigatórias para classes ou conteúdos específicos. É muito ruim você estar engajado grindando e em algum momento ter que parar para fazer alguma quest, e o EDEN acho que quebra total a experiência do jogo. Eu acho que as quests deveriam sair e o jogo ser focado no grind, e em conteúdos mais destacados, como guerras e coisas que fomentem a criação e o crescimento de guildas. Eu tiraria todas as quests, só manteria as de mudança de classe e a que libera locais enfim. Acho que quest e grind não coexistem. Na verdade acho que tudo isso que entrou, quests a lot e Eden foi uma tentativa de colocar um jogo clássico de grind no formato dos jogos atuais, e é ai que está o erro. Ele deveria ser trabalho para ser o jogo com a melhor experiência no que ele foi feito, que é grind. - Interação com o publico Eu trabalhei um tempo como supervisor de atendimento. Já ganhei prêmio consumidor moderno que é o ápice da premiação de atendimento ao cliente enfim. Posso dizer com propriedade que a forma que vocês nos atende não é só ruim, como as vezes chega ser infantil. Tipo tratamento de server não oficial. A forma como as pessoas são bloqueadas e silenciadas por dar opinião não é nada profissional e da até uma insegurança em investir no jogo por conta disso. Eu acho que vocês precisam adotar uma forma de atendimento mais personalizada e próxima. Primeiro as pessoas saberem quem vocês são e criarem empatia com vocês. Os verem como GM's positivos. Então vocês precisam criar identidades mesmo que personagens (podem ser avatares com desenhos com a identidade visual do jogo) para se aproximar da galera. Reviver o canal do Youtube, e fazer vídeos falando sobre novidades e tals, como também de coisas ingame. Tem muita gente criando conteúdo no youtube partindo do servidor de vocês. Vocês podem criar parcerias e essa galera fazer alguns vídeos para upar nos canais de vocês. Isso criaria um laço super forte entre vocês e os jogadores. E usar essas redes, youtube, insta, discord, facebook, como locais para destacar jogadores e guildas. Trabalhar com fama dentro de um servidor de uma forma positiva é muito "engajante" e não deixa de ser um conteúdo a mais para a galera. Ranking de Players e Guilda, Narração de guerra pela twitch. Vocês podem se tornar peças muito fortes do marketing. - Gameplay Voltando a ideia de tirar quests e tals, falando ali da tirada do Eden, acho que vocês poderiam falar com os desenvolvedores para tentar resgatar características importantes de algumas classes que foram perdidas justamente pela implementação dessas mecânicas que conflitam com a experiência real do jogo. Usando o ferreiro como exemplo, craftar itens que é a alma do ferreiro virou uma coisa completamente esquecida. Saindo as quests e o EDEN, poderiam colocar importância na alma do ferreiro e ele ser o gerador de potência para os jogadores se fortalecerem e conseguirem fazer os conteúdos. O ferreiro precisa voltar a ser esse catalizador, como também o alquimista com poções. As coisas precisam ser resinificadas no geral. A experiência de encontrar e interagir com porings no inicio do jogo foi totalmente perdida. O bicho é a cara da franquia, se eu interagi com ele 1 minuto foi muito. Acho que isso tem a ver com a atual curva de XP. A forma que ganhamos XP hoje deveria ser com a utilização de consumíveis para XP, tem que puxar para baixo. O jogo não tem que ser sobre players com exércitos de personagens, o jogo tem que ser sobre você ter uma representação nesse mundo e investir nela. Claro que existe personagens para auxiliar isso, mas tudo ficou tão irrelevante, que pessoas possuem manadas de personagens em suas contas. Acho que a gente tem que sair da quantidade e investir na qualidade da experiência do jogo. Prefiro ter o poder de ter 1 ou 2 personagens, mas ter a melhor experiência enquanto jogo, até porque assim fica muito menos maçante. E aproveitando falando de XP. Essa experiência precisa fazer com que eu viva o mundo do jogo por inteiro. Hoje eu chego no 175, mas existem mapas que eu NUNCA vou passar por eles, nem vou saber que eles existam. Precisa ressignificar o grind do jogo para fazer com que a gente viaje pelo mundo. A experiência de jogo ficaria muito mais rica e menos maçante se fosse assim. - Resumo Para fechar eu só acho que o servidor terá uma experiência positiva e trazer lucro e feedback positivo se vocês trabalharem na mudança pensando como foco nossa satisfação e o lucro como consequência dela e não o contrário. Onde eu trabalhava era assim, e funcionava muito bem. A gente se preocupava HORRORES com a satisfação do cliente, era tipo Deus da operação esse sentimento. Eu não consigo ver esse tópico como esse o foco agora por tudo que vi até agora, mas realmente espero estar errado. Se precisar conversar, falar mesmo por voz com os jogadores, fazer essa pesquisa face a face, faça! Eu muito participaria. Feedback é tudo! Bom, isso é o que eu mudaria dentro da minha experiência com o jogo até hoje.