Eu jogava bRO com mensalidade muitos anos atrás, no servidor Isis. Depois joguei algum tempo de novo quando o servidor Thor surgiu. Ano passado eu vim para o Valhalla quando um amigo meu me contou que o número de b*ts diminuiu. Vou dizer minhas sugestões para o Valhalla ser mais atrativo para novos jogadores, do Thor ou que não jogam mesmo. Como o post ficou longo, vou deixar no fim minhas explicações, e no início só uma listinha com os pontos importantes.
Sugestões
Encerrar o pay-to-win do Valhalla (itens vendidos com dinheiro real que afetam atributos, habilidades ou drops / exp)
Loja de ROPs deve ser removida completamente ou então vender apenas itens unicamente cosméticos (aumentar número de cosméticos oferecidos para garantir sustentabilidade financeira do servidor)
Encerrar tudo que envolve ROPs no Valhalla (tickets, passes, pacotes, equipamentos, consumíveis etc.), manter apenas venda de cosméticos
Possibilidade de adicionar mensalidade ao Valhalla se a venda de cosméticos não for suficiente para o sustento
Encerrar o Pay-to-Win
Se tirar o pay-to-win, vai atrair jogadores que deixaram o jogo justamente por esse motivo, quando os ROPs surgiram. Os itens pay-to-win que já foram vendidos (que já estão no servidor), após serem tirados da loja de ROPs, devem ser introduzidos no jogo para poderem ser adquiridos de formas difíceis (por exemplo, quests demoradas, recompensa de Guerra do Emperium, não sei), para ser justo também com os jogadores que já compraram eles. Cosméticos poderiam continuar sendo vendidos. A empresa provavelmente teria de aumentar a oferta de cosméticos para garantir a sustentabilidade financeira do servidor. Depois de serem feitas essas mudanças, sugiro alguma campanha de divulgação na Internet para tentar atrair de volta jogadores antigos do Ragnarok que deixaram por esses motivos.
Lojas de cash, que fornecem benefícios dentro do jogo e pular etapas, fazem sentido em jogos para celular, porque é um público casual e mais imediatista, mas não fazem sentido em um jogo de computador. Atualmente, isso não é mais tolerado pela maioria dos jogadores de PC, ao menos no ocidente, e não por coincidência, muitos jogadores abandonaram o Ragnarok quando isso foi implementado aqui. Os MMOs "vivos" que se sustentam no ocidente em 2020 utilizam modelo B2P (buy-to-play, compre para jogar) ou P2P (pay-to-play, pague para jogar, ou seja, mensalidade, que é o modelo que o Ragnarok utilizava em seu início). Posso citar exemplos famosos como Guild Wars, Final Fantasy XIV Online, Elder Scrolls Online, World of Warcraft e por aí vai. Final Fantasy XI Online utiliza mensalidade desde 2002 até os dias atuais e ainda há milhares de pessoas jogando. Todas elas pagando subscrição. No FFXI Online, as pessoas pagam mensalidade e não há uma loja de cash (que seria a loja de ROPs no bRO).
Não existe pay-to-win em um jogo com mensalidade, existe apenas esforço.
O Ragnarok já foi assim, e o Ragnarok pode voltar a ser assim.
A maioria, se não quase todos os MMOs que utilizam(vam) loja de cash no ocidente acabaram morrendo em termos de base de jogadores. Muitos que jogam Ragnarok atualmente são da antiga época em que havia mensalidade (eu sou um exemplo), e muitos hoje já trabalham, alguns estão casados e têm família. São pessoas que podem pagar mensalidade. Acho que há mais adultos do que adolescentes no Ragnarok no Brasil atualmente. Por que não fazem uma pesquisa perguntando quem pagaria mensalidade se isso significasse o fim da loja de ROPs?
Mensalidade
Se a empresa argumentar que a mudança sugerida na loja de ROPs tornaria o servidor insustentável do ponto de vista financeiro, então eu sugeriria alterar o Valhalla para ter mensalidade e não ter mais loja de ROPs, ou então ter uma loja que vendesse apenas cosméticos, nos mesmos moldes que jogos atuais de sucesso como Path of Exile já estão fazendo.
Riscos e Como Contorná-los
Eu estou ciente que as minhas sugestões envolvem riscos financeiros para a empresa. Pode ser uma ideia viável criar um terceiro servidor, possivelmente nos moldes do famoso servidor oficial clássico pré-Renovação do International Ragnarok Online, o Ragnarok Re:Start (que falhou por falta de EAC, que nós já implementamos), onde essas mecânicas sugeridas poderiam ser testadas, sem o risco de perder a confiança dos jogadores do Valhalla, afinal, ninguém iria gostar de de repente haver mensalidade e alguns jogadores pay-to-win também poderiam se sentir traídos de terem gasto e agora os outros poderem adquirir gratuitamente o que eles conseguiram com dinheiro real.
Por esse motivo, penso que um servidor novo, nos moldes pré-Renovação, seria ideal para testar essas novas mecânicas sem o risco de perder o que já se tem, e mesmo se depois essas mecânicas de remoção da loja de ROPs e venda apenas de cosméticos e / ou mensalidade forem implementadas no Valhalla, o servidor clássico aos moldes Re:Start continuaria sendo atrativo para uma parcela dos jogadores por oferecer algo que nenhum dos outros servidores oferece, que é a experiência pré-Renovação, então também poderia ser viável para a empresa a médio e longo prazo. Essa ideia não é inédita, o World of Warcraft, por exemplo, já implementou um servidor clássico com mensalidade que atraiu jogadores. O Ragnarok Re:Start, do iRO, também, atraiu muitos jogadores em seu lançamento, e pelo que escutei, foi abandonado devido principalmente ao grande número de b*ts. Infelizmente, naquela época, se utilizava o GameGuard, e não o EAC, uma situação que aqui no bRO já foi muito melhorada.
Conclusão
Espero que minhas sugestões sejam analisadas com carinho. É claro que não estou dizendo o que a empresa deve ou não fazer, são sugestões de um antigo jogador que gostaria de ver mais pessoas no Ragnarok e que todos pudéssemos ter uma experiência da melhor forma possível. Minhas sugestões podem agradar uns e desagradar outros, mas tenho confiança que, de modo geral, essas alterações atrairiam mais jogadores brasileiros do que os afastariam (haveria mais gente vindo do que indo embora) e faria jogadores antigos considerarem retornar ao jogo, ainda mais com os benefícios trazidos pelo implemento do EAC. A gente como servidor acertou tanto no EAC que até fomos copiados pelo iRO, parabéns à equipe brasileira por isso. Se for para o bRO, e especialmente o Valhalla, crescer como servidor, acho que essas são ideias a se considerar.