Ir para conteúdo

Kokuritsu

Tutor Espiritualistas (Ceifador de Almas)
  • Total de itens

    115
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    8

Posts postados por Kokuritsu

  1. 25 minutos atrás, Odessa Silverberg disse:

    -Dá pra fazer um super combo com tiara arcana, orbes arcanos, capa do sobrevivente, bastão do sobrevivente, sapatos do sobrevivente e vestimenta arrogante (combam entre si). O problema seriam os sapatos do sobrevivente que não devem ter muitos no server e devem ser caros (não sei o valor), mas o resto ou é farmável ou é barato.

    Esse combo é muito a cara do midgame, deve ficar bem legal

  2. 2 horas atrás, Alucardo disse:

    Oi eu gosto muito dessa classe esta esperando a tempos, o que eu gostaria de saber se tem alguma ideia de build de baixo custo?

    Ou se não tiver qual itens eu devo focar primeiro na build?

    Já Agradeço :D

    É bem o que a Odessa falou, tem bastante item bom farmável
    O que eu acabei esquecendo de mencionar no guia (eventualmente vou atualizar) é o Conjunto Real +9, que dá redução de conjuração fixa e alguns outros benefícios bem legais, e são refinados via cubos de refino também.

    Edit: boa parte do que está nesse guia vale pra Ceifador também.

    • Like 1
  3. Apresentação

    Fala pessoal. Meu nome é Heitor, e na data em que escrevo esse guia sou o tutor de Ceifadores de Alma. Posso ser contatado via discord, que é Kokuritsu#1006 É com muito gosto que eu venho aqui hoje compartilhar com vocês as impressões que eu tive do Ceifador de Almas nos testes que realizei no Sakray. Só lembrando que tô sempre aberto a dicas e discussão, e que nada que eu tô falando aqui está escrito em pedra.

    Habilidades

     

    Como essa é uma classe inteiramente nova, acho que vale mais a pena que o normal entrar em detalhes sobre o que elas fazem do que normalmente eu faço nos meus guias.


    Coletar_Alma.pngColetar Alma - Habilidade básica da classe, que dá acesso a uma alma a cada n segundos, quando maior o nível menor o n. O fato do menor n possível ser 1 alma a cada 20 segundos nos dá duas maneiras de abordarmos essa skill: deixar no nível 1 mesmo, aguardar 2 min e manejar bem a outra habilidade que fornece almas, ou upar ela no 5 mesmo o que nos dá um pouco mais de margem pra errar no Ceifar Alma, e faz com que a gente comece a ter as almas mais cedo. Fica a seu critério, mas achei meio penoso jogar com ela no 1.
    Ceifar_Alma.pngCeifar Alma - Essa é a habilidade que carrega de fato as nossas almas: a cada hit (incluindo reflexão) temos, no nível 5, 35% de chance de conseguir uma alma. Não é nem perto do suficiente pra sustentar um spam de Espa/Eswhoo, mas se você começa a luta com 20 almas é possível sustentar uma mescla de Esha/Espa/Eswhoo/Esma/Estun (ou Estin) por um bom tempo. Recomendo nível 5.
    Per%C3%ADcia_com_Almas.pngPerícia com Almas - A classe depende das almas pra não ser simplesmente um Espiritualista nível 175 (não que tenha algo de errado com isso USHAUSHA), então essa habilidade é bem importante no geral. Em lutas, a classe é basicamente um opala de almas, vai embora rapidinho, então nas mais difíceis é importante você começar com o máximo possível. Recomendo nível 5.
    Necromancia.pngNecromancia - Como toda habilidade de inflição de condição negativa, seu lugar é no PvP e nas WoEs. A recarga de 5s me deixa meio triste, mas é o que temos. Pode ser usada pra reduzir o dano causado pelo mob dos MVPs também. Dá pra passar sem, mas eu gostei de usar a Necroexplosão pra upar, então recomendaria pelo menos nível 3 (pré-requisito) aqui.
    Necroexplos%C3%A3o.pngNecroexplosão - Skill que pertence ao PvP e às WoEs, mas que tem sua valia no PvM também: o fato de ser o dano em área acessível mais cedo e não consumir almas em seu uso faz com que essa habilidade seja muito boa no up. Recomendo nível 5, e eventualmente uma arma com Carta Presente das Trevas pra você conseguir aplicar maldição sem depender na Necromancia se você não matar em uma habilidade os monstros do mapa em que tiver upando.
    Sif%C3%A3o_Espiritual.pngSifão Espiritual - Renegados, temam.
    Divis%C3%A3o_de_Alma.pngDivisão de Alma - Esse debuff parece coisa de maluco. Não tive a oportunidade de testar, mas parece coisa séria SUAHUSHAUH. Só tem que ver como ela interage com Bragi pra ver certinho o quão coisa de maluco é. Suponho que vá ser obrigatório no 5 caso você seja de WoE/PvP, mas desprezível em qualquer outro caso.
    Esha.pngEsha - Confesso que quando li essa habilidade não dei um centavo pra ela. Mas na prática ela é excelente: deixa o MVP lerdão e você consegue manter uma distância segura para bater nele (salvo Puxão SUHAUSH). Gostei de nível 5, mas dá pra usar bem no nível 3.
    Espa.pngEspa - O suposto carro chefe do personagem não consegue se sustentar: o consumo de almas deixa essa habilidade inviável de ser utilizada unicamente, o que eu pessoalmente acho interessante já que não tira a característica da classe de ter que revezar entre as habilidades que conjura. Diferentemente do escrito no bROWiki, não habilita o uso de Esma. Recomendo nível 5.
    Eswhoo.pngEswhoo - Essa aqui é a habilidade de verdade. Muito parruda mesmo, e perfeitamente encaixável nos combos. O fato dela habilitar o uso da Esma é a cereja do bolo. Recomendo nível 7.
    Uni%C3%A3o_Espiritual.pngUnião Espiritual - Pareceu um buff bem legal, meio que um Renovatio em área. Não tive a chance de testar, mas não deve ser nada ruim não se você vai pro lado de uma build de suporte. Para as builds de conjurador, recomendo somente nível 5 (pré-requisito).
    Kaute.pngKaute - É uma forma de você dar o famoso Exall. O consumo exacerbado de almas torna essa habilidade impraticável (mais ou menos na verdade, vai depender do seu estilo) para o jogo solo, sendo muito mais interessante como uma maneira de recuperar o SP de seus companheiros de grupo quando a União Espiritual estiver ativa (ou você estiver linkado, já que tem prefixo de Ka-, apesar de eu não ter conseguido testar isso). Recomendo nível 3 (pré-requisito)
    Absorver_Esp%C3%ADrito.pngAbsorver Espírito - Meme. Se pelo menos desse pra usar em adversários como uma maneira agressiva de se tirar Espíritos, veria algum jogo em PvP/WoE. Fora isso serve pra nada. Recomendo nível 2 (pré-requisito).
    Esp%C3%ADrito_da_Fada.pngEspírito da Fada - O animal aqui esqueceu de testar se essa redução de Conjuração Variável funciona igual Bragi ou se funciona igual Suffragium. Se for igual Bragi tem seu lugar ao sol, se for igual Suffragium receio que não. De qualquer forma, achei que ficou ofuscada por outros dois espíritos pra uso próprio, a não ser que feche IC com ela. O buff de ATQM não é desprezível, então se você for sup ou se seu grupo tiver um dano mágico parrudo, recomendo nível 5. Caso contrário, dá pra viver sem.
    Esp%C3%ADrito_das_Sombras.pngEspírito das Sombras - Esse aqui é meu xodózinho. 3 de velocidade de ataque de graça é muito muito bom. Mesmo sem IC e sem pós conjuração zerada, a velocidade de ataque ajuda muito nas animações da classe. Mesmo que você feche 193 sem isso, recomendo nível 5 pra ajudar seu grupo. Se jogar solo, dá pra passar sem.
    Esp%C3%ADrito_do_Falc%C3%A3o.pngEspírito do Falcão - 50 de ataque é um buff legalzinho, mas só isso. Se jogar em grupo é legal ter, mas se lembre que os Espíritos de Espiritualista eventualmente vão ser melhores que isso. Dá pra passar sem.
    Esp%C3%ADrito_do_Golem.pngEspírito do Golem - Se você não gostou de nenhum outro, esse é seu espírito: 40 de defesa mágica que entra na janela (ou seja, ajuda a pegar imunidade) e 300 de defesa aumentam muito suas capacidades defensivas. Mesmo que não seja da build tanker de ofício, é sempre legal tomar menos porrada daquele meteoro surpresa ou do Atroce que te alcançou. Esse certamente recomendo nível 5.

    Árvores de Taekwon e Espiritualista

     

    Aqui é sem muito segredo: Corrida, Salto, Brisa Leve e Cambalhota na árvore de Taekwon, Esma, Kaupe, Kaahi, Kaina e Kaizel (esse nível 1) na árvore de Espiritualista. A observação aqui é que o Kaahi nível 5 já segura bem o jogo, então tem 2 pontinhos que eu gosto de colocar nos Espíritos de Mestre Taekwon e de Espiritualista por cortesia profissional SUHASHAUSHA, mas faça como preferir.

    Atributos

     

    Aqui segue aquela de sempre: coloque seus atributos de acordo com seus equipamentos. O único atributo que não é tão útil assim por si só é a força, cuja função secundária (que é o que importa pra gente) é o aumento da capacidade de carga, o que pode ser resolvido com

    Mister Peso e uso inteligente do RODEX. Mas sério, leia os itens que você pretende usar antes de distribuir seus atributos.

    IC vs Conjuração curta

     

    Muito se falou sobre o IC na Espa, o quanto o spam IC seria melhor que o com uma conjuração curta, se o consumo de almas se sustenta, etc etc etc. Pensando nisso, gravei um pequeno vídeo nos dummys comparando o IC com uma conjuração de 0,15s. Você pode assistir e tirar suas próprias conclusões:

     

    Equipamentos

     

    Nos nossos equips não vamos fugir muito do que se espera em um conjunto de equipamentos de qualquer outra classe mágica: Ignorar 100% de defesa mágica, fechar o IC ou pelo menos uma conjuração bem curtinha e um item que garanta que essa conjuração não seja perdida, velocidade de ataque alta, e se der, um tanto de dano mágico é bom

    ?

    Topo

     

    19249.png+12~15 Bênção Celestial - A opção burguesa de se ficar IC. Otimizando com os acessórios, dá um dano considerável acima da opção não tão burguesa. Eu não pretendo fazer uma dessa pra jogar, mas se você faz questão de ter o melhor dano possível na Espa IC, esse é seu item sem dúvida.
    400023.png+11~12 Marionete de Thanatos - A opção um pouco menos burguesa de se ficar IC. Perde um tanto considerável de dano em comparação com um set de Bênção, mas nada que deixe essa opção inutilizável. Curiosamente nos alvos que ele afeta duas vezes o dano chega a ser maior que os da Bênção, mas são especificamente dois: a Valk e o Detar. O conjunto aqui dá bastante pós-conjuração também, o que deixa interessante de se usar em conjuntos voltados para Esma também.
    19315.png+0~+11 Chapéu do Éden - É um chapéu bem legal se você não tá preocupado em fechar o -1s de conjuração fixa. Dá um aumento de dano considerável sem nenhum combo, o que faz dele uma boa opção caso você queira jogar principalmente na base da Esma usando a bota como redutor de conjuração fixa. Além disso, ele no +0 ou no +8 é um dos melhores itens no sentido de custo/benefício que você vai encontrar. Tenha ele no seu radar.
    18849.png+12~+xx Laço da Celine - De longe o item que vai te dar o maior potencial de dano, ao custo de não ficar IC. Dá pra ficar com a conjuração muito curta (se você usar uma bota de -0,5s de fixa, e ficar IC variável, você consegue pegar uma conjuração de 0,1s com Combo Celine completo). Mesmo que não vá usar os acessórios, o uso desse item permite que você use o Vestido da Celine como armadura de uso fora de switchs raciais, o que é muito interessante.
    400044.png+12 Cartola Sombria - Esse item é melhor que uma +12 Bênção Celestial, mas ele é limitado a tirar 0,2s de conjuração fixa. Num futuro distante tem uma arma que comba com esse item, mas não chega a ser melhor que a Ancestral/Patent que deve vir em algum futuro também. Não é dos meus preferidos não, mas é especialmente bom em Bio5 por conta do dano em tamanho.
    400075.png+12 Tiara de Astrea - Última opção para remover o total da conjuração fixa, essa voltada para a defensiva. É minha maneira preferida de se zerar fixa porque eu gosto do viés defensivo dessa classe. O ruim dela é que envolve usar a Bota de Astrea, que deixa mais difícil de se fechar o IC variável por atributos em comparação com uma Bota Modificada DES.
    19020.png /5930.png/18804.png+10 Tiara Arcana / +10 Tiara da Valquíria Mágica / +10 Tiara Gótica de Espinhos - As famosas tiaras do midgame são itens bem interessantes para o dano mágico. Elas costumam ser meio difíceis de se encontrar, e quem tem não costuma querer vender muito, mas de vez em quando você encontra por um preço bem em conta. Minha preferida é a Arcana combada com o Cajado do Sobrevivente, seguida da Valquíria Mágica, e por último a Gótica, já que não equipamos o Cajado de Espinhos da Escuridão.
    5965.png+xx Chip E.X.C. - Excelente item de verdade. O -70% de conjuração fixa e os combos com os diagramas te permitem fazer um personagem que fica muito resistente, com uma conjuração ok, e ainda consegue alguns bônus de dano aqui e ali. Excelente item mesmo.
    18942.png/18940.pngGorro Frígido / Chapéu das Chamas - Os dois chapéus do Early Game, não tem nada muito melhor que isso de graça (só o Chip E.X.C. mas não acho que ele é exatamente early game)

    Meio

     

    19380.pngFogo Fátuo - As combinações de dano máximo, no geral, envolvem esse meio. O lado ruim dele é que exige 125 de destreza, o que fica meio pesado para uma classe que não reborna. Meio pesado não significa inviável, de maneira alguma. É um bom item.
    19444.pngTapa-Olho Cósmico - Usado em conjunto com a Carta Orc Herói é um dos itens que mais consegue te dar ataque mágico, além disso tem excelentes qualidades defensivas: 200 de defesa e 10 de defesa mágica são muito muito bons. Excelente escolha, certamente você deve considerar caso utilizá-lo.
    2202.pngÓculos Escuros ou [1] - Utilizar em conjunto com o Lenço Infame, é uma alternativa um pouco mais em conta que as duas anteriores, mas é interessante por preservar o slot no meio. O Lenço Infame é especialmente interessante pelos bônus de velocidade de ataque também. A versão sem slot também é ok, porque o Lenço é bom por si só. Lembre que a versão sem slot é vendida em NPC. Não caia em golpes. Paz.
    410026.pngHerança Real ou [1] - O famoso Tapa-Olho Cósmico Selado, também tem a propriedade interessante de preservar o slot no meio, caso a sua seja slotada (dã). O sustain é legal para o up, e o fato de não exigir atributos para conseguir os bônus cheios é um grande ponto a favor desse item mesmo. O ponto contra ele é que o dano causado com os sets que envolvem ele vão ter uma saída de dano menor do que os anteriores.
    19109.pngTiara de Popstar ou [1] - Um item de uma build alternativa (que foi uma das minhas preferidas, diga-se de passagem), tem a autoconjuração de Escudo Mágico. Pende muito mais pro lado defensivo da classe, então o dano causado pelos sets de Popstar vão ficar bem atrás de todos os outros, mas a sobrevivência que ela fornece é bem legal.
    19393.pngPedra do Desbravador - Meu deus, mas como eu vou usar esse item fora de ninja? Pois é, como sofremos da mesma exata falta de acessórios bons que os ninjas sofrem, o Anel do Desbravador supre bem esse buraco, caso você não queria usar os itens do Combo Celine. O a redução de conjuração fixa desse conjunto também é bem boa.
    410017.png/410080.png/400002.pngChip de Batalha / Óculos Neon / Asas Vitoriosas - Mençãozinha porque eles devem tar bem baratinhos já que nesse fim de maio/22 esses itens tão vindo no cupom de promoção, vai que você consegue um com Bônus Aleatórios interessantes a preço de banana :P.

    Baixo

     

    19499.pngEcharpe Misteriosa - No geral, os conjuntos que vão causar maior dano envolvem esse item. Dá até pra chamar de Best in Slot. Não tem mais o que falar aqui, se você não precisa do 0,1 de fixa do Rabo de Gato ou de qualquer outro item por alguma função para além do dano, essa aqui é a sua escolha padrão.
    18536.pngRabo de Gato - A maior utilidade desse item é a redução de 0,1s de conjuração fixa, e você só vai querer utilizar ele para esse fim. Fora isso, tem outras opções mais baratinhas e melhores.
    420013.pngDonzela Serelepe - Excelente item: dá ataque mágico e deixa a gente andando rapidinho. Veio por um preço baixinho de ROPs, e espero que você tenha aproveitado, porque é realmente incrível. Deve ser o melhor custo/benefício disparado.
    19305.pngLampião das Fadas - Encantos variados fazem esse item ser meio que pau pra toda obra. Uma opção possível de se obter em eventos.
    28502.pngLenço Infame - Foi supremo para as classes mágica por bastante tempo, e eu acho que até hoje tem seu valor pela versatilidade e pelo slot no meio mantido. O lado ruim é que exige 120 em dois atributos diferentes, o que fica bem pesado pra uma classe que não reborna. Mas não deve de maneira alguma ser desconsiderado.
    19321.pngPombinho Branco - Utilizado em conjunto da Tiara de Popstar, dá ataque mágico em troca de sorte. Interessante principalmente pelo aumento da chance de se autoconjurar Escudo Mágico, mas só é utilizável de verdade nesse contexto.
    420003.pngCD Antiquado - 5% de dano não é nada mal, nada mal mesmo. Farmável via Ordem dos Exploradores, certamente é uma opção se você usa um dos meios que não exigem um item embaixo para dar os bônus completos.
    15924.pngPincel de Tatuagem - O conjunto com a Tatuagem Amuleto de Buwaya é especialmente interessante. O lado ruim é que esses acessórios não tem slots, perdendo as cartas de 20% de dano. A imunidade a Caos também não é de se jogar fora. Bom item para se ter no arsenal.
    19137.pngMorango Suculento - Opção de reflexão de danos físicos que ajuda a sustentar as almas. Dá bastante HP também, é um item a se considerar.

    Cartas para a Cabeça

     

    4374.pngCarta Vesper - Excelente carta, dá ignorar defesa de chefes e um pingo de Destreza. Se conseguir ignorar 100% da defesa de chefes sem ela é interessante, pois deixa espaço para outras cartas. Mas caso não, ela é uma escolha.
    4403.pngCarta Kiel-D-01 - Carta também muito boa, dá 30% de redução de pós conjuração, o que ajuda um pouco no fluxo de Esmas, já que a Espa não tem pós. No geral, conseguir a pós é menos importante que conseguir o ignorar defesa, então se tiver que escolher, escolha a Vesper.
    4143.pngCarta Orc Herói - Conjunto com o Tapa-Olho Cósmico.
    4087.pngCarta Giearth - Imunidade a Caos é muito muito bom, então caso não vá usar uma das cartas MVP, considere usar uma dessa.
    4366.pngCarta Kathryne - Opção de se usar em um topo refinado. Legal se você tiver afim de fechar o IC variável por equipamentos.
    4598.pngCartas Lichterns no geral - Cada uma dá um bonusinho de dano num elemento específico, então costumam ser escolhas legais se você tá buscando pura e simplesmente maneiras de bater mais.

    Tem mais algumas cartas que não são ruins que vão na cabeça, como as de imunidade a alguma condição negativa, ou cartas muito caras/raras como a Fenrir e a Ceifador Ankou, mas acredito que as citadas acima são as principais.

    Armadura

     

    15254.png+11 Vestido Abissal - Principal armadura do arsenal de classes de dano mágico: boa parte dos monstros e chefes de instância são sensíveis aos danos que esse vestido fornece, se tornando assim uma escolha segura para quem está investindo em só uma armadura.
    15352.png+9 Vestido Natural - Um dos primos do Abissal, afeta um pouco menos de alvo que ele. Interessante para coisas como Laboratório de Wolfchev ou mesmo o Torneio de Magia (que dá pra fazer tranquilo sem isso, acredite), e para alguns MVPs específicos. Não está entre as principais armaduras, mas é bom ter ela em seu radar.
    450143.png+9 Vestido Infernal - O segundo primo do Abissal, é bem legal de usar pra matar a Valk ou o Eremes, e fazer a instância Covil de Vermes. Vê menos jogo que seus priminhos, mas não deixa de ser uma armadura interessante.
    450179.png+12~+13 Vestido da Celine - O combo dela com o Laço da Celine e com o Adereço da Celine dá um incremento muito muito bom no dano. O Conjunto Celine peca em pegar -1s de conjuração fixa, mas o dano dele é disparado o mais alto, e essa armadura é o carro-chefe dele. Um excelente item para se ter no arsenal.
    15387.png+10~+xx Vestido da Bruxa - Item que tem muito espaço nos sets de Arcano, aqui também tem seu brilho: o bypass de 50% da defesa mágica de chefes a faz ser perfeita para utilizar com itens como Máscara de Oni, Sanguinário Purificado e Sapatos do Sobrevivente para um 100% de ignorar defesa mágica muito belo. O conjunto com o Manto da Bruxa o deixa muito muito forte também. Considere esse item.
    450181.png+9~+13 [MEGA] Vestimenta de Seda - Item que em conjuntos que não envolvem o Laço da Celine e fazem switchs de armadura causa mais dano em monstros não afetados pelos bônus das armaduras raciais/elementais. Se usada com seu conjunto, dá uma excelente quantidade de HP além do acesso à habilidade Escudo Mágico, muito boa defensivamente.
    15146.png/15163.pngVestimenta Arrogante / Atraente - Itens que podem ser usados como opção baixo custo e se saem muito bem, ou mesmo utilizando as versões perfeitas (RM 3/3) no refino +13 não fazem muito feio frente às outras armaduras de dano geral (exceto à MEGA). Entre si, o dano é meio parecido, mas a Arrogante é bem mais comum, então deve ser bem mais barata.
    15121.pngManto da Sara - Encantado com AA4 e PA3, não é outra das melhores escolhas para se usar como armadura geral. Acaba sendo um pouco melhor que as Vestimentas Arrogante e Atraente também no refino +13, mas não por muito.
    15074.png+12 Manto Mágico de Geffen - Opção mais barata, obtida farmando a instância Torneio de Magia, e refinada no +12 via Cubo de Refino de Geffen, é a armadura ideal para quem está começando usar em conjunto com a Capa Mágica de Geffen. Não despreze esse item.
    450010.png+9 Robe Chique - Passível de uso como armadura de uso geral em sets que vão usar a Tiara de Popstar ou o Tapa-Olho Cósmico como item de meio, também é um switch interessante no arsenal das classes mágicas pelo aumento de dano em Anjos e Dragões em conjunto com a Carta Amdarais Imortal.
    15419.png+9 Armadura Yoroi - Ela e uma Vesper resolvem seu problema de ignorar defesa mágica. Boa armadura, boa de verdade, mas carece um pouco dos multiplicadores presentes em outras alternativas. Ainda assim, não deve ser ignorada.

    Cartas para Armadura

     

    4652.pngCarta Amon Ra do Pesadelo - Existem duas maneiras de se usar essa carta: colocando em um +11 Vestido Abissal para bônus de dano cavalares nos alvos que elas afetam, ou colocar na sua armadura de escolha (normalmente um Vestido da Bruxa, mas nada impede de ser um Vestido da Celine) para conseguir um bônus parecido com o da Abissal sem perder os outros benefícios fornecidos pela armadura em questão. De qualquer modo, certamente a carta mais forte em questão de dano no arsenal dos danos mágicos.
    4457.pngCarta Naght Sieger - A carta do Serjão é bem boa, o dano fantasma é um dano útil pois é afetado pela Carta Gioia e tem bônus contra inimigos da propriedade Maldito, que são boa parte dos alvos do jogo, além de fazer conjunto com a MEGA. Não é tão importante assim, mas também não é desprezível.
    4451.pngCarta Entweihen Crothen - Bem direto ao ponto, é uma ótima opção de carta para quem busca mais dano independente da propriedade do alvo ou do ataque utilizado.
    4601.pngCarta Amdarais / Amdarais Sombrio - Tem efeitos e debuffs parecidos. Eu pessoalmente acho meio incômodo jogar com elas, mas o dano sobe bem.
    4302.pngCarta Tao Gunka - 100% de HP nunca é ignorável, ainda mais em uma classe em que uma das qualidades é o potencial defensivo dela (veja que o debuff de DEFM é praticamente anulado pelo Espírito do Golem). Deixa tudo mais fácil, então se não ligar de as vezes congelar, essa carta é pra você.
    4105.pngCarta Cavalo-Marinho - Marc nossa de cada dia nos impedindo de ser congelados e ainda aumentando um pouquinho a resistência à propriedade água. Boa carta para se usar em qualquer armadura que você possa estar usando ao enfrentar monstros com alta incidência de habilidades que congelam.
    4141.pngCarta Druida Maligno - Carta do jogador solo, a propriedade maldito te dá imunidade a congelamento e petrificação em troca de te impedir de ser ressuscitado, curado e te transformando em uma ameba contra danos de fogo. Use com cautela, mas use, pois é uma excelente opção.

    Armas

     

    1688.png26102.png26104.png26113.png+9~+xx Cetros de Brasilis (finge que o vellum não aparece na busca também) - Encantados com PA2 são os reis supremos do PvM: os monstros que tomam o dano afetado por eles e com o cardeamento correto são simplesmente derretidos. Um bem refinado e com esse encanto também não faz feio frente a um oponente que não é seu inimigo natural também. O melhor de tudo: são farmáveis! Garanta os seus no próximo Festival de Brasilis. Eles também podem ser encantado com PE10, o que reduz 20% da conjuração variável, sendo esses itens uma opção acessível para você ficar com uma conjuração ok e um dano ok também nos alvos que eles afetam. Excelentes itens, e, sem dúvida, os melhores cajados.
    1675.png+xx Cajado do Cavalheiro [3] - Arma de nível 4, com ataque mágico base meio baixo, porém conta com 3 slots e possibilidade de ser encantado com PA2, o que o torna um concorrente sério para melhor arma contra monstros não afetados pelos Cetros de Brasilis que se pode usar. Opção boa de verdade.
    1676.png+xx Cajado Demoníaco - Meu xodózinho, tem 2 slots, ataque mágico base alto, é nível 4, reduz conjuração variável, reduz o custo de SP das habilidade e aind pode ser encantado em Malangdo. Ouso dizer que é a melhor opção para alvos que não são afetados pelos de brasilis se encantado com pelo menos PA2. Esse item que acompanhou muito minhas espiritualistas certamente vai seguir na mão da minha Ceifadora de Almas.
    1618.png+10~+xx Bastão do Sobrevivente - Faz conjunto com os Sapatos do Sobrevivente, que são uma excelente maneira de se ignorar defesa mágica e de se dar dano mágico em humanoides. Eu não descartaria esse combo tão fácil, apesar de ele no geral causar menos dano que os sets envolvendo as botas MEGA.
    1600.png+xx Cajado Sobrenatural - Só vale a pena com Bônus Aleatórios muito muito bons.
    28739.png+12~+15 Lacma - Pode ser encantada com PA, e a penalidade de velocidade de ataque para adagas é menor que a para cajados. Arma com o desempenho surpreendentemente bom.

    E essas são as opções de cajado. "Ah Heitor mas e a Varinha Rubi?". Ela no +15 perde pra qualquer cajado com PA2 no +12. Itens rubi são, via de regra, horríveis. No geral é mais seguro para você e pra seu personagem fingir que eles nem existem.

    Cartas para Armas

     

    4670.pngCarta Aranha Pomar - Amiguinha do Cetro de Oxum
    27199.pngCarta Spica Neirus - Amiguinha do Cetro de Oxóssi
    27028.pngCarta Frilldora de Fogo - Amiguinha do Cetro de Xangô
    4474.pngCarta Zakudam - Amiguinha nº 2 do Cetro de Xangô
    27122.pngCarta Curupira - Amiguinha do Cetro de Iansã
    4625.pngCarta Vigia do Tempo - Carta caríssima, e eu nem tenho certeza se ela vale isso tudo que pedem nela. Mas de qualquer forma, é a carta que vai te dar mais dano no campo geral, em troca de aumentar ainda mais a vazão do ralo de SP que o personagem é.
    31023.pngCarta Celine Kimi - Ótima carta, aumenta bem o dano sem aumentar seu consumo de SP. Acho que essa costuma valer o que cobram.
    31025.pngCarta Xamã Imortal - Ótima carta também, mas acaba saindo mais cara que a Celine pela sua raridade.
    31021.pngCarta Marionete Demoníaca - Na dúvida, 10% de velocidade de ataque nunca vai ser ruim.

    Escudos

     

    28946.pngSanguinário Purificado - O Escudo do momento pois está vindo na Rafa da Rifa, e é incrivelmente conveniente para classes mágicas, que sofrem muito quando jogam com menos de 100% de ignorar defesa mágica. Um desse com pelo menos 55% de bypass de defesa mágica é o sonho de todos. Um dos melhores, se não o melhor, escudo para essa classe.
    28945.pngSanguinário Maldito - Primo feio do Purificado, também dá Velocidade de Ataque e pode ter uns bônus aleatórios bonitinhos. Com certeza uma das escolhas midgame.
    460003.png+9 Escudo de Penas - Dá velocidade de ataque, ataque mágico e uma pós conjuraçãozinha que vem bem a calhar. Outra excelente escolha.
    28902.png+12 Coelho Macabro [1] - O efeito de impedir que a conjuração seja cancelada combinado com a reflexão de danos físicos faz com que esse escudo seja a escolha ideal para quem vai jogar com um viés mais defensivo, apostando na Tiara de Popstar, por exemplo.
    28909.pngEscudo da Terra - Dentre as opções mais baratinhas, esse é um dos meus preferidos: o Bracelete Suntuoso pode ter encantos muito legais como HP+ 500 ou SP +150, que vem bem a calhar em um set baixo custo, juntamente com os 20% de SP e 20% de redução de consumo de SP que esse item apresenta, dando uma mitigada na função ralo do personagem.
    460000.png+10 Égide das Divindades - Dá bastante pós conjuração, e, principalmente, imunidade a petrificação. Ideal se você tem pavor de tomar condições negativas.
    28941.pngEscudo E.X.C - Escudo muito versátil, pode ser diagramado de maneira a combar bem com um possível Chip E.X.C. que você esteja usando, e é farmável. Ótima Opção.
    28921.png / 28951.png28955.png28947.png +10 Escudo de Anemos/Nero/Fotia/Gaia - Boas opções de resistência elemental e dano a algum elemento específico. Mesmo não sendo mais os escudos supremos do jogo, não são ruins de maneira alguma.
    28962.pngEscudo Divino - Apesar de não possuir o slot para carta, é um ótimo item para o midgame, seus combos com as pedras de Super Atributos são todos excelentes. Mantenha esse escudo no seu radar.

    Cartas para Escudos

     

    4636.pngCarta Bijou - Não é a minha preferida (acho ela ofensiva demais), mas pegar imunidade a congelamento no escudo tem seu charme (principalmente se o dito escudo for um égide das divindades).
    4253.pngCarta Alice - Alice.
    4250.png Carta Executor / Tirfing / Mysteltainn - Caso use Manto do Barão.
    4250.png Cartas de resistência racial no geral - Geralmente você vai colocar isso em um escudo baratinho pra upar tranquilo no seu mapa de escolha. Não tenha dó de escudos, sério mesmo, uma Vembrassa com Sapo de Thara vai ser melhor do que um Purificado com Alice quando você tiver upando no templo.

    Capas

     

    480025.png+10 Manto do Barão - A capa campeã no DPS, como esperado, e especialmente interessante porque permite o switch de armaduras juntamente com o de cajados. Para atingir o potencial máximo de dano, essa capa é a melhor. Vale dizer que apesar de ser o maior dano, não ganha por taaaaaanto assim de outras opções exceto quando você tem um bônus absurdo (vulgo Abissal com Amon Ra do Pesadelo) no switch.
    20908.png+xx Manto da Bruxa - Acho que a opção que eu mais gostei fora do Manto do Barão foi de fato usar o combo da bruxa especificamente pelo conforto que o vigor ativo do manto +15 dá. Acaba perdendo em dano mesmo para conjuntos com o Jetpack Mágico por conta da falta do switch de armaduras, mas a Classe tem um problema de barra muito cheia, então quando em uma situação de pressão simulada, eu não tive PS o suficiente pra fazer os switchs que eu devia, que deve ser uma coisa levada em conta também. Jogar com ele derrubou o preconceito que eu tinha, mas continuo sendo fanboyzinho de Barão.
    480125.png+12 Jetpack Mágico - Segundo maior DPS que consegui, é uma capa bem interessante e que ficou meio fora do radar da galera quando veio por sua semelhança com o Manto Temporal INT (que, de fato, tem um DPS parecido), pois a maioria das pessoas que compraria um desse para usar provavelmente já tinha um Temporal INT feito, e o bônus não compensa tanto assim o upgrade (claro, dps é dps, mas tem que colocar na balança também).
    20966.png+12 Manto Temporal INT - O que eu falei sobre o Jetpack vale aqui também, com a diferença que esse item aqui consegue ser encantado com uma ASPD, o que pode fazer diferença na quantidade de consumíveis que você vai potar para o 193. No geral, não faz feio não.
    20943.png+12 Capa Mágica de Geffen - Disparado a melhor opção farmável. Dá bastante dano, bônus em conjuração variável, bônus em atributos a depender da Pele da Rainha Verme que você usou para fazê-la, e a pedra de Super Atributo ainda comba com o Escudo Divino, pensando em um conjunto de baixo-médio custos. Excelente para se usar com o Manto Mágico de Geffen, também.
    20735.png+xx Capa Flamejante - Uma das opções a se considerar como fonte de reflect, especialmente interessante em conjuntos com Escudo Divino, visto que pode ser encantada com S.INT, S.AGI e S.SOR, habilitando 3 bônus excelentes do item. Se usada em conjunto com o Coraçãozinho Flamejante, ainda nos dá chances de refletir terremoto sem, por exemplo, um switch de Maya, ou mesmo de fazer um set com 100% dessa chance de reflexão e ficarmos mais resistentes ainda. Boa opção.
    20925.png+7 Capa do Comandante - Capa legal. Meio meh em comparação com as outras duas que se pode utilizar em conjunto com o Escudo Divino, mas não é péssima, em especial pelos 20% de HP/SP.
    20783.png+10~+15 Capa Heroica - Tem uma sinergia muito boa com as cartas que aumentam o dano elemental por refino da capa. Melhor opção defensiva.
    480094.png+9 Manto do Javali - Não se destaca especialmente em nada, mas se você quiser pegar IC sem potar nada deve te ajudar. Pessoalmente prefiro usar uma capa boa e potar siroma.

    Cartas para Capa

     

    4576.pngCarta Gioia - Jogar revezando Fantasma/Vento não é tão ruim quanto parece à primeira vista, mas só se você tem acesso à essa poderosíssima carta. O aumento de dano que ela proporciona é bem bem alto, e a propriedade fantasma tem vantagem elemental sobre monstros malditos, que acabam sendo os principais alvos fora de Cheffênia. Não compraria uma apenas pelo Ceifador.
    27167.png Carta Larva de Verme / Múmia Anciã do Pesadelo / Ancião Ancestral - As três cartas mais legais de se usar e se comprar para o personagem, na minha opinião (lembrando que sou um fumador de consumível de velocidade de ataque), aumentam bem o dano e dão 15% de resistência a neutro, funcionando muito bem com a Capa Heroica. A Múmia é a mais abrangente delas, seguida pela Larva de Verme. Se tiver que escolher só uma, deixe a Ancião Ancestral de lado.
    4595.pngCarta Cenere - Só se precisar dela pra fechar o 193, mas normalmente vai valer mais a pena fechar 193 com Espírito das Sombras do que sacrificar a carta da capa pra isso.
    4580.pngCarta Guardião Morto Kades - O melhor DPS só acontece se você tiver vivo, e a Kades ajuda muito nisso. Não é minha opção preferida, mas com certeza é uma opção boa.

    Sapatos

     

    22111.pngBotas Modificadas DES ou [1] - Opção mais voltada para ficar IC nas habilidades que têm 1s de conjuração fixa, e dá Destreza por refino, e pode ser encantada com Instinto ou Epifania, que fornecem mais atributos de fórmula do IC variável quando usadas em conjunto com o Anel Temporal (que é um bom acessório). Dá pra usar tanto com AA4 (economia de poção de velocidade de ataque) quanto com PE5 (máximo dano, mas nem faz tanta diferença assim).
    22167.png+10 Botas de Astrea - O fato de permitirem usar a +12 Tiara de Astrea para fechar a conjuração fixa é o que mais me atrai nas botas, visto a qualidade defensiva do chapéu. O lado ruim dela é que 120 de Inteligência não é tão bom quando os 120 de Destreza que a Modificada pede, entortando um pouco a build caso você queira usar um Fogo Fátuo. Mas mesmo assim não deve ser descartada tão facilmente como opção não.
    22171.png+12~+14 Botas Ancestrais - Dá um HPzinho, o que é legal, e dá -0,5s de conjuração fixa sem pedir nenhum atributo, o que me pende para o gostar dela também. O lado ruim é que tanto com ela quanto com a Astrea é consideravelmente mais difícil ficar IC variável, pela falta da Destreza por Refino que vem da Modificadas. Opção muito boa pra quem não liga de jogar potando.
    22082.png+7 Sapatos Luxuosos - Uma das melhores botas ofensiva e defensivamente se você não tá se importando com o IC fixo das habilidades de 1s. Dá mais dano que qualquer bota que não seja a MEGA nos alvos que ela afeta, e tem encantamentos muito bons, em especial o de DEFM, que conversa muito bem com o Espírito do Golem. Não subestime essa botinha não.
    22245.png+12~+xx [MEGA] Botas Espaciais [Senhor das Trevas] - Esse item é a definição de covardia. Deixar uma Chuva de Meteoros caindo antes de enfrentar o seu alvo ajuda muito na manutenção das Almas, e o bônus de dano de fogo, que é bem abrangente, é incrível. Uma das minhas botas preferidas. Se conseguir ela com os encantos apelões de +13 ou mais, melhor ainda. Vale ressaltar que a Conjuração do Meteoro é altíssima, então para essa estratégia recomendo algum item de -70% de conjuração fixa nem que seja pra switch (ou potar um doce).
    470047.png+12~+xx [MEGA] Patas de Raposa [Flor do Luar] - Meu xodózinho, por ser muito muito muito interessante tanto ofensivamente quanto defensivamente, e ainda te deixa IC variável praticamente de graça em conjunto com a carta Flor do Luar, que acaba sendo a melhor pra se usar nela mesmo.
    470005.png+7 Sapatos do Sobrevivente ou [1] - Item muito interessante pra se usar contra alvos Humanoides, ou usar de forma geral para ignorar a defesa mágica dos oponentes. Terra e vento não são lá as melhores opções de elementos para se usar, mas o ignorar defesa é bem legal. A versão slotada praticamente grita por uma bispo nela. Excelente item, acho que eu usaria ele se eu não tivesse as megas.

    Cartas para Sapatos

     

    4441.pngCarta Bispo Decadente - De fato o maior dano possível de se atingir com a classe envolve essa carta, que é especialmente boa em Bio5 e contra a Valk. O lado ruim dela é a perda de 50% do SP do personagem, o que significa perder uma quantidade significativa de procs do Kaahi, então defensivamente atrapalha a gente bastante. Use com sabedoria.
    4658.pngCarta Verit do Pesadelo - Opção baixo custo à carta Bispo, dá um aumento bom de dano quando usada em sapatos +9. Perfeita para aqueles Sapatos Luxuosos.
    4381.png Carta Ferus Verde / Zumbi Atirador - Cartas clássicas de bota, que de maneira alguma devem ser ignoradas. 10% de HP, com a possibilidade de 10% de SP caso use a Zumbi é muito decente. Certamente prefiro usar uma dessas a deixar a bota limpa.

    Acessórios

     

    28572.pngBroche da Celine - O acessório de escolha para as classes mágicas que não tem acessório. Excelente, dá atributos, redução de conjuração fixa e redução de conjuração variável, e o principal, dano mágico contra chefes. O grande responsável pelos conjuntos envolvendo Laço da Celine terem sido, no geral, meus favoritos, e pela quantidade absurda de dano que esse conjunto fornece.
    32237Adereço da Celine - O primo do broche, tem seu brilho por reduzir a conjuração fixa em um tempo ao invés de em um porcentagem, o que o faz o item ideal para conjuntos voltados para o dano via Esma, que tem 0,4s de conjuração fixa. O sonho é usar o conjunto celine cheio sempre que possível, mas nem sempre dá pra realizar isso graças à necessidade de se atingir o 100% de ignorar DEFM de chefes, e tem um acessório que faz horrores nesse sentido.
    28565.pngMáscara de Oni - É a criadora da era dos magos marombas, te dá ignorar defesa mágica em troca de pontos de força, e dá uns pinguinhos de Inteligência e Destreza em troca de outros atributos que ajudam bastante a pegar o IC variável. É um dos pilares do ignorar MDEF do jogo, mas dá pra abrir mão caso vá jogar de Bruxa/Yoroi colada ou seja ok usar 2 Vespers e Purificado para você. Eu pessoalmente gosto do item, mas não é nem perto de obrigatório.
    490100.png / 490101.pngPingentes da Força Física e Mental - Usadas em conjunto com a Marionete de Thanatos, dá excelentes reduções de conjuração fixa, pós conjuração, e um bom aumento de dano, que pode ainda ser potencializado via Bônus Aleatórios. Dá pra usar fora do combo, também, simplesmente porque não temos acessório de classe e eles com bônus legais funcionam até que bem sozinhos.
    32243.pngAnel do Desbravador - A única crítica que eu tenho a esse item é a crítica estética: a Pedra do Desbravador é muito muito feia. O acesso a Maestria Arcana, a redução de conjuração fixa e variável, e o dano mágico em chefes fazem desse acessório um item muito atraente mesmo para builds que estão mais pro lado do endgame do que do early. É meio que supremo no early. Excelente item.
    2964.pngAnel do Reforço Mágico - Com seus Bônus Aleatórios e em conjunto com a Capa Mágica e o Manto Mágico de Geffen, esse anel farmável é uma das melhores opções para conjutos Early Game e baixo custo que temos. 100% farmável.
    2998.pngBracelete Suntuoso - Acessório do Early Game, habilita os bônus dos chapéus e escudos de Brasilis, e pode ser encantado com pedras muito interessantes. É farmável, e mesmo fora de temporada dá pra encontrar uns bem baratinhos. Muito bom para quem tá começando.
    490079.pngAnel Expansivo - Mesmo fora de Arcano, o item dá bastante Defesa Mágica, bastante Inteligência e dano mágico contra tamanhos. Boa opção se não tiver usando nenhum dos acessórios que fazem conjunto com algum outro item.
    32258.pngAnel de Júpiter - Tem seu brilho em builds que envolvam sorte.

    Cartas para Acessórios

     

    27262.png Carta Atria / Mavka / Mula Sem Cabeça / Elvira - As cartas soberanas de acessório, não tem muito motivo pra não usá-las. Se tiver que escolher só uma, Mavka e Mula são as mais abrangentes, então escolha entre elas.
    4077.pngCarta Fen - Dá pra usar mas não acho muito boa não. Mas dá pra usar se perder o cast tiver te atrapalhando muito.
    4145.pngCarta Belzebu - Tem um uso parecido aqui com o que tem em WL: fechar a conjuração variável por equipamentos, em conjunto com o Manto e o Vestido da Bruxa. Eu particularmente não sou muito fã, mas quem sou eu pra te proibir de algo.
    4144.pngCarta Osíris - Especialmente boa nos Ceifadores de Alma pela maneira como ela interage com o Kaizel: ao se ressuscitar, ressuscita-se full HP e SP. Essa interação tem seu brilho em outra build, mas achei que valia a pena deixar citado aqui.
    Tem muita carta de Acessório que habilita o uso da algumas habilidades, e eu recomendo ter acesso a elas pelo menos como switch, nunca se sabe quando vai precisar.

    Impressões da gameplay

     

    A verdade é que a classe, de uma maneira geral, é bem o que eu esperava: um Espiritualista no nível 175. A maneira de se enfrentar MVPs é bem parecida com a da nossa querida classe 2, mas aqui a gente dá o quádruplo de dano que a gente daria com nosso personagem e nossos itens de nível 99.


    O principal impeditivo de se jogar majoritariamente na dependência das habilidades de Ceifador de Almas, em detrimento da Esma, está no consumo de almas. O Ceifar Alma não sustenta um spam de Espa muito muito tempo, e o Coletar Alma demorar 20s para cada alma no nível 5 é simplesmente desgostoso. A maneira que achei de me aproveitar das novas habilidades é simplesmente incluir elas na rotação. E a Esha ajuda muito nisso, deixando os MVPs lentos, eventualmente você consegue conjurar uma Espa e um Eshwoo, ou mesmo uma Necroexplosão, de 0,5 ou 0,35 de conjuração sem deixar o monstro colar em você, e sem perder muito o fluxo de Esmas. Em mapas abertos, o uso do Salto para escapar de Terremotos é muito bom também, recomendo ter essa habilidade no /q2. Em cheffênia acho que vai ser complicadinho jogar com a classe, e não acredito que ela tenha como bater de frente com a Mammonita ou os Arcanos, mas vai ter seu charme.
    Se você for bom de Kaupe, você fica praticamente imortal, tem isso também.
    A questão da barra muito cheia é real, a classe tem muitas habilidades muito úteis, então quando tiver pensando "ah, é só switar cajado, armadura bota e capa aqui que eu consigo o maior dps sempre", isso pode ser verdade em situações controlada (torre, lab central), mas entrar na cheff com esse pensamento não me pareceu que vai dar muito certo não.
    Quanto a itens, o meu conjunto preferido de se usar (por incrível que isso possa parecer) foi:

    +12 Laço da Celine [Vesper]
    Tiara de Popstar [Vesper]
    Pombinho Branco
    +12 Vestido da Bruxa
    Switch de Cajados
    +12 Coelho Macabro [Alice]
    +15 Manto da Bruxa
    +12 [MEGA] Patas de Raposa
    Broche da Celine
    Adereço da Celine

    Esse set apela muito para a qualidade defensiva da classe, que eu acredito que seja o diferencial dela para os outros conjuradores que temos por ai. De maneira geral, o dano dele vai ser mais baixo do que os de conjuntos que envolvem purificado, e IC fixa, e Manto do Barão, mas me deixou bem confortável jogar assim. Acho que é aqui que vou ser xingado, mas mantenho o que acho.

    Agradecimentos

    Agradeço à Staff por permitir que eu e o @Veneses tivéssemos acesso ao Sakray para produzir esse conteúdo juntamente com o lançamento, testando combinações de itens que nem eu nem ele teríamos acesso. E à comunidade do Poder Interior no geral, sendo um centro de civilidade no meio da loucura que é a comunidade do Ragnarok Online.

    Changelog

    24/05/22 - Postado

    • Like 16
  4. Apresentação

    Booooooooom dia/tarde/noite pessoal! Aos que não me conhecem, me chamo Heitor. Atualmente sou tutor dos Ceifadores de Alma. Vocês podem me contatar pelo meu discord que é Kokuritsu#1006, ou simplesmente me tageando na aba dos Ceifadores no discord oficial do bRO. Ingame, no geral jogo com personagens cujo nick é Ingrediente de Salada~*. E estou aqui hoje pra falar sobre uma possibilidade que vem para bater de frente com os principais tankers do PvM atual do Ragnarök (AB, Doram e Shuras, no caso): o Ceifador de Almas tanker. O Espiritualista já era um excelente tanker quando estava preso no nível 99. Chegando ao 175 e com novas habilidades, ficamos ainda melhores nessa capacidade. Vou tentar abordar a maioria das possibilidades de equipamentos, e acho que vou pontuar minha escolha pessoal, mas vale ressaltar que não sou o dono da verdade.

    Por que fazer um Ceifador Tanker?

     

    O meu motivo é bem simples: eu gosto muito da classe e de explorar possibilidades no Ragnarok. Inclusive, um dos principais motivos para eu gostar tanto o joguinho é a quantidade de experimentação que ele possibilita. Mas fora isso, ele é legitimamente um excelente tanker. Eu explorei isso de maneira meio meme na minha brincadeira de primeiro de abril de 2022, que usa a interação principal de Kaahi/Kaizel/Carta Osíris como uma maneira de se ter um personagem muito durável. Os itens de resistência disponíveis no bRO são tão absurdos quanto os itens de killer, mas são menos explorados justamente pelo absurdo de dano que as principais classes killers atingem, o que faz com que no fundo o único tanker realmente necessário seja um Redentor e só em situações de cheffênia (muita aura verde junta etc etc) no endgame. Agora para early/midgame um personagem tanker na torre sem fim ou em bio5 vai muito bem. Assim, acho que o brilho dessa build será nesse contexto. Como ele precisa ser bem pouco jogado (a maior parte do tempo tankar com ele vai significar ficar parado), é uma boa ideia de dual também.

    Principais Habilidades

     

     

    Árvore de Taekwon

    Cambalhota.pngCambalhota - 20% de chance de bloquear algum tipo de dano não é nada mal, nada mal mesmo. Em algumas variantes dessa build, é possível se jogar sem armas, habilitando o estado de Cólera, fazendo com que a Cambalhota bloqueie efetivamente 20% de tudo que tenta bater no Ceifador.
    Corrida.pngCorrida - Importante para ativar o estado de Cólera quando estivermos tankando sem arma.

    Árvore de Espiritualista

    Kaahi.pngKaahi - Principal habilidade de sustain, e uma das melhores habilidades defensivas do jogo, é o carro chefe da build. Tenha upada no nível 7, mas recomendo que não use 100% das vezes nesse nível, e sim adapte à quantidade de sustain que o alvo que você está tankando demanda.
    Kaina.pngKaina - Mais SP = mais HP. Bem direto ao ponto, não tem porque não ter no nível 7.
    Kaizel.pngKaizel - É tipo um zieg de graça, mas com ressalvas. A principal ressalva é que você volta com o SP que estava quando morreu, como se tivesse voltado para o ponto de retorno, então se prepare para potar o SP pra conseguir se rebuffar, visto que se você morreu a chance de seu SP estar zerado é alta. A segunda ressalva é que você praticamente nem tem tempo de pensar: o personagem praticamente não deita. Assim, tem que ficar bastante ligeiro. O mais interessante é que como ele de fato te ressuscita, se você tiver com uma carta Osíris, você volta de HP e SP cheios, então a diferença entre os níveis é simplesmente o tempo de cast. Se for pra jogar de Osíris, pode ter no 5, se não recomendo 7.
    Kaupe.pngKaupe - A esquiva suprema, ignora qualquer dano que você for receber. Isso é especialmente útil para tankar magias castadas, já que você vê quando ela tá chegando. É difícil usar bem no meio do mob, mas eventualmente você consegue acertar. Só tomar cuidado com o fato de que é uma habilidade que tanka só o primeiro hit, então habilidades que te hitam muitas vezes (acho que os principais exemplos são Tetra, Terremoto, Esferas e Crux) ainda vão hitar os hits além do primeiro se você não renovar o kaupe entre-hits. É difícil mas certamente possível.

    Árvore de Ceifador de Almas

    Esp%C3%ADrito_do_Golem.pngEspírito do Golem - Os bônus de DEF e DEFM ajudam demais a tankar. Diferentemente dos Espíritos de Espiritualista, o Ceifador de Almas pode aplicar os Espíritos em si mesmo.
    Necromancia.pngNecromancia - O status de Maldição diminui consideravelmente o dano de alvos que o sofrem, assim aplicá-lo ao mob é interessante para os tankers.
    Necroexplos%C3%A3o.pngNecroexplosão - Controle de mob interessante, mas costuma ser mais interessante se focar em dar bons Kaupes.

    As principais habilidades dessa build ainda são, de fato, os buffs de Espiritualista, mas os outros Espíritos e habilidades da árvore de Ceifador de Almas vão ajudar bastante na questão de utilidade do personagem para além de simplesmente tankar.

    Atributos

     

    Basicamente, adeque seus atributos a seus equipamentos. Sem pensar nisso, eu diria que a ordem de prioridades é: Vitalidade (mais HP, imunidade a atordoamento), Inteligência (mais HP = mais SP, imunidade a silêncio), Agilidade (imunidade a sono), Sorte (imunidade a caos e a maldição), Força (maior capacidade de carga), Destreza (ajuda no cast, resistência a Remoção).

    Equipamentos

     

    Como na maioria dos personagens tank/suporte, nós buscamos combinar um alto HP com equipamentos de redução visando durabilidade, e imunidade a condições negativas. Uma diferença é que o SP é muito bom para nós também, então algumas opções de equipamentos que não seriam cogitados por exemplo em um Doram aqui vão ser por fornecerem grandes quantidades de SP. Pela natureza da conjuração irredutível do Kaizel, também é importante que tenhamos algum item que nos impeça de perder a conjuração.

    Topo

     

    400006.png+0~+12 Cocar do Orc Herói - Um dos melhores itens de resistência do jogo, além da grande quantidade de HP via combos com as cartas Orc Herói e Senhor dos Orcs, também fornece grande resistência racial. Certamente uma das melhores escolhas para esse slot.
    19285.png+8 Elmo Dracônico - Item completíssimo: fornece resistência a chefes, imunidade a ser empurrado e um pinguinho de esquiva perfeita que nunca fez mal SUHAUSHA. Chega pra desbancar a Boneca da Jirtas, já que a meu ver é muito mais fácil você refinar um item no +8 do que manter uma Jirtas com lealdade alta.
    400047.png+9 Capacete da Aceleração - Mais caro e pior que o Elmo Dracônico para esse personagem, mas se tiver reciclando vai na fé.
    18884.png+6~+xx Elmo Tatenashi - A autoconjuração de Aparar Golpe é o que deixa esse item interessante aqui: como tankar com o Ceifador de Almas é muito mais passivo (no sentido de não termos que ficar usando hailidades para garantir nossa vida) do que de AB ou Doram, por exemplo, as habilidades Aparar Golpe e Bloqueio, que nos deixam imóveis por um breve momento não são tão prejudiciais assim. Em combinação com a Cambalhota desarmada com Cólera ativa, temos grandes chances de simplesmente bloquear danos.
    5975.pngBoneca da Jirtas - Mesmo desbancada pelo Elmo Dracônico, ainda é o item que sem nenhum tratamento (refino/combo) fornece mais resistência a monstros chefes. Fica como uma opção mais barata.
    18550.pngBênção de Asgard - Item meio esquecido, mas dá 5% de resistência a todas as propriedades. Dá pra fazer uma build que acumule resistências nesse sentido, e ai a Bênção fica especialmente interessante para complementá-las.
    400075.png+12 Tiara de Astrea - Também é um item que dá muitas resistências, mas o jeito que elas se dão são meio esquisitos já que quando estamos falando em redução de danos, via de regra, é mais interessante acumular um único multiplicador do que utilizar vários multiplicadores diferentes. Os 10% de HP não são nada mal.
    19304.png+10~+xx Elmo do Matador de Dragões - Fornece resistências a fogo e a água que são os principais danos elementais de MVPs, uma quantidade boa de HP, torna a Armadura indestrutível em batalha, o que pode ser relevante, habilita Congelar (ok para lidar com alguns mobs) e a autoconjuração de Proteger Terreno que pode vir a calhar para segurar umas Nevascas, Meteoros e Iras de Thor.
    5965.pngChip E.X.C. - Dá bastante HP se combado com os diagramas corretos. Já o SP deixa um pouco a desejar. Mas ainda assim é uma excelente opção farmável.

    Meio

     

    19110.pngTiara de Popstar ou [1] - Eu pessoalmente acho esse item EXCELENTE. A autoconjuração de Escudo Mágico é muito muito boa, e reduz bastante a quantidade de dano que entra em você, e se você é atacado enquanto está no Escudo Mágico, o Kaahi ainda te cura (porque conta como um "miss"). Assim, aumenta bastante a nossa durabilidade. E como normalmente já teremos um SP e uma Inteligência alta, o Escudo Mágico sai com uma excelente durabilidade. Só cuidado que para utilizá-la, precisamos garantir reflexão de dano em alguma parte do set. Honestamente, por mim eu nem colocaria outro item nessa seção porque considero a Popstar suprema de verdade.
    19024.pngDiadema do Paraíso ou [1] - Combo Paraíso é o "b-a bá" de qualquer classe que precise de HP ou busque ser tanker. Isso se justifica bem: os bônus de Vitalidade, Defesa e Defesa Mágica são bem fora da curva. Se você não for uma Testemunha da Tiara de Popstar, provavelmente vai querer usar isso aqui.
    19495.pngAsinhas Discretas - Ela dá +10 em todos os atributos, tem slot, e é baratinha. Muito muito boa se você não tiver nem a Tiara nem Paraíso.
    19452.pngOrnamento Divino ou [1] - Eu pessoalmente sou bem fã desse item em várias outras classes (tanto suporte quanto killer) pelo conjunto da obra que ele é: dá HP, SP, redução do custo de SP, velocidade de ataque, conjuração variável, pós conjuração etc etc. Ele fica legal nos Ceifadores por conta do SP que dá a partir da Inteligência, mas a segunda melhor coisa seria o HP a partir da Força, e vamos ter ESTOURANDO 54 de força, fazendo com que qualquer outro meio que mexa com Vitalidade ou % de HP seja melhor que ele nesse aspecto. Então só recomendo esse se for reciclado.
    19444.pngTapa-Olho Cósmico ou [1] - Bônus de defesa e defesa mágica relevantes, e ainda dá Vitalidade e Sorte a partir de pontos em Sorte, o que é bem interessante, caso utilizado em conjunto com a Carta Orc Herói. Não acho ele uma má pedida caso já tenha, mas certamente é muito caro de se comprar só pra usar nesse boneco.

    Baixo

     

    15920.pngCoraçãozinho Flamejante - Item exclusivo do bRO e simplesmente revolucionário. Com ele em conjunto com a Capa Flamejante em refinos altos e outras coisinhas mais, se torna possível atingir 100% de chance de reflexão de magias de alvo único, o que significa que Esferas d'água e Terremoto nunca mais! Acho muito importante pelo menos tê-lo em seu arsenal, e não só para esse personagem nessa build, e sim para builds no geral.
    19137.pngMorango Suculento - Ativa a reflexão de dano, o que o faz perfeito para usar em conjunto com a Tiara de Popstar, sendo o jeito mais barato de se ativar essa reflexão sem entortar muito o Alt+Q. O bônus de HP é excelente também.
    15923.pngVentinho Bruto - Em conjunto com a Capa do Vento em altos refinos, se torna o item que mais fornece resistência a todas as propriedades que equipa em baixo. Só tomar cuidado pois a Capa do Vento dá -10% de resistência à propriedade terra, então vai precisar de um pouco mais de resistência a essa propriedade para fechar 100% caso seja seu plano.
    19381.pngEcharpe do Paraíso - Usada em conjunto do Diadema do Paraíso para dar os bônus insanos de defesa, defesa mágica e vitalidade.
    19314.pngSobrepeliz Real - Opção de resistência a todas as propriedades sem necessidade de conjunto.
    18564.pngBiscoito de Coração - Maneira interessante de se evitar a perda da conjuração.

    Cartas para a Cabeça

     

    4143.pngCarta Orc Herói - Conjunto com o Cocar do Orc Herói e com o Tapa-Olho Cósmico. Basicamente inútil fora desse contexto, visto que já normalmente vamos ter mais de 100 de vitalidade, e conseguiremos dessa maneira a imunidade a atordoamento.
    4354.pngCarta Gemini S-58 - Carta básica de suporte, com 2 você consegue ficar imune a petrificação e a sono colocando 80 de vitalidade. Bem interessante mesmo, se não conseguir essas imunidades de outras maneiras.
    4330.pngCarta Serpente Suprema - Especialmente interessante pela imunidade a maldição, que é uma condição bem chatinha para a movimentação do personagem.
    4582.pngCarta Bungisngis - Boa carta se não tiver mais nada para usar no topo.
    27162.pngCarta Gorynych - Deve ser a melhor carta para a cabeça nesse personagem. A recuperação de 5 de SP por ataque que se ativa com reflexão faz a durabilidade do personagem ir às alturas, pois recupera parte do SP consumido pelo Kaahi. Se conseguir usar 2, melhor ainda!

    Armaduras

     

    15206.png+14 Armadura de Tatenashi - B-a ba de todas as classes tankers, dá um HP abusrdo e não te deixa ser empurrado. Escolha muito segura.
    450142.pngCouraça do Orc [Senhor dos Orcs] - Esse item é legal por conversar com o Cocar, dando um bônus de HP que é bem considerável, e imunidade a petrificação, em troca de não usar uma TG. O legal desse item é também o fato de ele dar reflexão sozinho e deixar o vigor ativo, liberando outros slots de reflect para outras coisas. Por outro lado, a Capa Flamejante também já tem um reflect nativo, e é uma das melhores opções para esse tipo de set.
    15407.png+10 Armadura do Cavaleiro Branco - Outro item de Vigor ativo, dessa vez te permitindo usar uma TG em conjunto com ele ou uma Frus. Deve ser uma das minhas armaduras favoritas para essa build.
    450120.png+8~+10 Armadura Resistente -  Ela habilita bloqueio, que conversa com a ideia de tankar meio paradão dependendo da Cambalhota com Cólera. Acho que dá pra jogar bem só com ela, se você tiver que escolher uma.
    15128.pngColete E.X.C. - Usado em conjunto com o Chip E.X.C. consegue te dar bônus estratosféricos de HP completamente farmável. Ótima opção f2p, ou mesmo considerando itens de rops pq o investimento em uma TG não é tranquilinho SUAHUSHA. Ele se torna uma armadura elemental com o diagrama apropriado, também.
    Qualquer armadura elemental - Quando você vai tankar sendo low cost, é interessante conhecer os danos mágicos que podem ser causados pelos seus adversários, e se proteger deles alterando sua propriedade para ela.

    Cartas para Armaduras

     

    4302.pngCarta Tao Gunka - Carta completamente no-brainer.
    4405.pngCarta Frus - Tem um efeito muito muito interessante de dar chance de refletir magias de alvo único, o que, curiosamente, inclui terremotos. Com ela numa armadura +10, o combo da Capa Flamejante com o Coraçãozinho Flamejante e uma Carta Maya, é possível ficarmos imunes a terremoto, e outras inconveniências como TJ da abelha rainha e qualquer Esfera D'água.
    4105.pngCarta Cavalo-Marinho - Nunca subestime o poder da Marc.

    Divagação: não gosto muito de tankar de Druida porque o elemento maldito é muito ruim, e também há muito poder em usar cartas tipo Pasana e Peixe Espada contra alvos específicos. As vezes é melhor você ter vários itens que funcionam bem em alvos específicos é melhor que ter só um item mais caro que funciona mais ou menos em todos os lugares

    Armas

     

    Nenhuma - Voltado a tankar se aproveitado da Cambalhota. Estratégia perfeitamente válida, e muito melhor do que você pode esperar sem nunca ter usado isso antes.
    28725.pngWalgwanggum Ilusional - SP = HP. 10% de SP é o melhor que conseguimos em uma arma, e a regeneração de SP por hit que ela fornece é incrivelmente forte também. A cereja do bolo é a possibilidade de um Bônus Aleatório de até 5000 de HP, o que torna esse item muito insano para qualquer build tanker que possa equipá-lo.

    Cartas para Arma

     

    4584.pngCarta Manananggal  - Funciona em conjunto com a Walg e com possíveis Gorynych para mitigar o consumo de SP proveniente do Kaahi.

    Escudos

     

    28941.pngEscudo E.X.C - Outro item capaz de combar com o Chip E.X.C. e também farmável, é uma das melhores opções de escudo, e acho que é o escudo que mais fornece HP graças aos diagramas.
    28909.pngEscudo da Terra - Seu combo com o Bracelete Suntuoso o faz uma excelente opção baixo custo, já que dá quantidades esplendorosas de SP.
    28933.png+10 Escudo de Ferro - Se você não usar nenhuma das outras opções de item que te impedem de ser empurrado, considere essa.
    2185.png+9 Refletor Mágico - Ideal para se usar com uma Carta Maya, atingindo o 100% de chance de refletir magias de alvo único. Excelente opção.
    28902.png+12 Coelho Macabro [1] - Só vale a pena usar com slot. O efeito de reflexão mágica nos permite refletir magias que não são de alvo único, tornando esse escudo uma excelente opção para se usar com a Carta Maya. Além disso, ele sozinho já dá reflexão de danos físicos (importante para a Popstar) e impede que a conjuração seja interrompida. Meu escudo preferido.
    460000.png+10 Égide das Divindades - Dá imunidade a petrificação, o que é muito muito bom, e é o maior brilho dele. Não sei se gosto tanto, mas é uma opção importante.

    Cartas para Escudo

     

    4146.pngCarta Maya - Acho que é a principal carta aqui, porque a classe meio que se sustenta sozinha e ressa quando morre, então a Alice perde um tanto da sua razão de ser. O principal desafio sempre é sobreviver a terremotos, e com essa carta em conjunto com os outros itens de reflexão, esse problema é resolvido.
    4253.pngCarta Alice - Carta padrão da tankagem de chefes, não temos nenhum problema com ela, nenhum mesmo. Se não puder colocar uma Maya, é a melhor opção.

    Capas

     

    20735.png+9~+14 Capa Flamejante - Acho que é uma das opções mais interessantes para a construção, pelo menos pra se deixar no bolso quando for enfrentar um adversário que use terremoto ou algum outro dano elemental de alvo único parrudo. Se eu fosse de chamar as coisas de obrigatórias, diria que é obrigatório ter ela pelo menos pra switch.
    20734.png+9~+14 Capa do Vento - Queridinha da WoE TE tem um combo bem legal com o Ventinho Bruto de reduções elementais. Combine com uma Kades e seja feliz.
    20932.png+10 Manto de Morroc - Essa capa é muito interessante por alguns motivos. O primeiro é a Esquiva Perfeita, que conversa muito bem com o Elmo Dracônico, que é uma das melhores opções de elmo. O segundo é o efeito de conjunto com a Carta Osíris: graças à interação dela com o Kaizel, é perfeitamente possível jogarmos de Osíris colada, e com isso os bônus dessa capa brilham, especialmente o de HP.
    20907.png+7 Capa das Fadas - Item que ficou meio fora do radar da galera, também dá Esquiva Perfeita e faz parzinho de switch com o manto dos espíritos para resistências elementais. Muito bom mesmo.
    20973.png+7 Manto dos Espíritos - Conhecido da WoE, é o parzinho de resistências elementais da Capa das Fadas. Dá um HP decente também, então ganha pontos.
    20922.png20941.png480053.png +11 Mantos Leviatã / Fênix / Behemot (esse pode ser +10) - Não sei se eles tem um amiguinho que é de vento, mas se tiver é uma opção também. Dão um pouco mais de benefícios do que a Capa das Fadas porque podem ser usados para adquirir imunidade no atributo associado a elas, ou no caso do Behemot, imunidade a um atributo e sobra espaço para outra carta.
    20773.pngMotor E.X.C. - Já tá ficando chato né? USHAUHSA, mas sério, esses itens são ótimos.
    20783.png+10~+15 Capa Heroica - Acho que é a escolha top pra redução de dano neutro. Muito muito boa mesmo, recomendo que tenha pelo menos uma com Raydric no seu arsenal.
    20904.png+12 Bata de Etran [Deviling] - A outra capa de redução a dano neutro. É bem mais cara no Thor porque a Carta Deviling não é facilmente obtida, mas consegue ser um pouquinho melhor que a Heroica, apesar de não ter um terço da versatilidade.
    480084.png+9 Manto do Fafnir - Uma opção que existe pra ficar imune a fogo e água ao mesmo tempo, em combinação com a carta Kades.

    Cartas para Capa

     

    4580.pngCarta Guardião Morto Kades - Kades.
    4133.pngCarta Raydric - Ela vai muito bem em qualquer capa. De verdade, não subestime essa carta
    4572.pngCarta Randel - Switch para bloqueio. Conversa com a estratégia de tankar desarmado.
    4525.pngCarta Kraken - Especificamente se você for usar em conjunto com o Anel de Aegir, que é um bom item de verdade quando usado em conjunto com essa carta.

    Sapatos

     

    22116.pngBotas Modificadas VIT ou [1] - Essa eu prefiro usar slotada do que encantada, porque a Carta Zumbi Atirador acaba sendo melhor do que usar com Euforia/Histeria combando com o Anel Temporal. Slotada com Histeria ou Euforia é a bota dos sonhos, pra se usar em conjunto com o Anel Temporal da maneira que achar mais adequada. Os dois combos são bem bons.
    15368.png+7 Saltos da Rainha Scaraba - Ela no +7 dá 10% de HP e SP, e recebe até 3 encantos de HP +5%, o que faz com que ela seja a bota que tem por base (vulgo sem nenhuma carta) o maior % de HP fornecido. É interessante de se manter no radar, apesar de atualmente como passamos do nível 99 temos novas opções :P.
    22195.png+12 Sapatos Inteligentes - Me julguem mas eu gosto muito desse item SUAHSUAH. Acho os 30 de DEFM dele excelente pra tankers no geral. O lado ruim é pedir 125 de Vitalidade.
    22224.png+7 Sapatos Fofinhos [1] e cia. - Todos esses sapatos que ganham slot via Desentupidor tem a caractarística de dar 20% de HP na base, o que faz com que eles deem o mesmo HP % dos Sapatos Inteligentes, se você não ligar pra DEFM. Escolhi o Fofinho de representante pq ele é o que tem mais cara de item de suporte, mas qualquer um meio que serve.
    22014.pngSapatos Convergentes - Sempre dá pra contar com ele.

    Cartas para Sapatos

     

    4381.pngCarta Ferus Verde - Carta basicona de sapato, dá sempre pra contar com ela. É um pouco pior que a Zumbi Atirador por não fornecer SP, mas gosto mais dela do que da Verit, por exemplo. Escolha segura
    4160.pngCarta Zumbi Atirador - Excelente carta, só é meio complicadinha por pedir refino +9 pra dar os bônus interessantes. Se tiver o sapato no +9, opte por ela.
    27150.pngCarta Quimera Venenosa - Godly.
    4290.pngCarta Gato de Nove Caudas - Ajuda na estratégia de refletir terremoto, mas se o refino da Capa for alto nem precisa.

    Acessórios

     

    32258.pngAnel de Júpiter - Mesmo sem os 125 de Vitalidade, é um acessório que dá bastante HP e SP. Acho bobeira não usar em uma build tanker.
    28594.pngAnel Temporal - Tem seu brilho quando associado ao encantamento Histeria ou Delírio, obtidos nas Botas Modificadas. Em outra situação, prefira outros itens.
    2992.pngPingente da Voragem - Pode receber bônus aleatórios de resistência elemental, Vitalidade, HP% com o Combinador de Tatuagens. Opção bem interessante e não-ortodoxa.
    2936.pngAnel Revigorante - Sempre dá pra contar com ele.
    2772.pngAnel Glorioso - Dá HP e resistências elementais. O lado ruim é que não tem slot.
    2998.pngBracelete Suntuoso - Mesmo sem ativar algum combo, esse item pode ser encantado com até 1500 de HP ou 450 de SP, o que o torna interessante sozinho. Obrigatório caso esteja de Escudo da Terra.
    28520.pngAnel de Aegir - Use só em conjunto com a Carta Kraken. Nessa situação, é bem bom.
    Tem uma renca de Acessórios que pegam o Bônus Aleatório de Resistência a Todos os Elementos Exceto Neutro 1~3% em duas instâncias. Todos eles são interessantes.

    Cartas para Acessório

     

    4144.pngCarta Osíris - A carta mais interessante de longe para essa build. A interação dela com Kaizel é maravilhosa. Dá pra jogar com ela colada tranquilamente.
    27322.png Carta Ahat / Shenime - Cartas ótimas caso você não tenha Osíris, dão 10% de HP e SP, não tem nada muito melhor que vá em acessórios.

    Comentários Finais

    Esse tipo de build é o que eu estou honestamente mais hypado pra testar. Por compromissos da minha vida pessoal, não consegui testar tudo o que desejava nem da build mágica no sakray, que é o grande clamor popular, quanto mais de uma build alternativa que eu faria simplesmente pq meu coração mandou. Enfim, espero que seja tão bom quanto eu tô esperando, mas mesmo se não for eu tenho certeza que vai ser jogável e divertido para quem gosta da classe :P. Qualquer coisa é só me mandar uma PM no Discord que é nois :D.
    Ah, acho que o meu Alt-Q de base pra começar vai ser:

    +8 Elmo Dracônico [Gory]
    Tiara de Popstar [Gory]
    Sobrepeliz Real/Coraçãozinho Flamejante
    +10 Cavaleiro Branco [Frus] / [TG]
    +10 Walwanggum Ilusional [Mananngal]
    +12 Coelho Macabro [Maya]
    +10 Manto de Morroc [Kades] / +12 Capa Flamejante [Kades]
    +12 Botas Modificadas VIT [Zumbi Atirador]
    Anel de Júpiter [Osíris]
    Anel Revigorante [Qualquer utilitária]

    Changelog

     

    24/05/2022 - Postado, correção do texto da Tiara de Astrea

    • Like 1
  5. 10 horas atrás, Riskado disse:

    E uma opção de armadura e manto pro final? De sapato o salto alto elegante se torna uma ótima opção certo?

    Opa!
    Pensando mesmo no mais endgame o possível de Espiritualista, a Capa Mágica de Geffen segue sendo a melhor opção. Sobre armaduras, o Manto Mágico de Geffen segue sendo uma excelente opção mid pra endgame, mas você pode optar por usar o conjunto Laço da Celine e Vestido Bordô, para ganhar mais dano mágico em chefes, multiplicador escasso em itens 100-.
    O mesmo vale para as botas: pensando em endgame, as melhores opções são as duas botas [MEGA], a Patas de Raposa e a Espaciais. Não comentei muito sobre esse nível de investimento pq não era o objetivo do tópico, mas eu tenho alguns vídeos fazendo MVPs com minha SL já com itens endgam
    Sobre o salto alto elegante: não é tão interessante, visto que a quantidade de atributos que ele fornece não costumam ser suficientes para conseguirmos IC variável por atributos, ele não fornece aumento significativo no dano mágico, e como somos nível 99 não conseguimos ficar imunes a status negativos via atributo contra monstros de nível acima do 114, se não me engano. Muitos MVPs são nível baixo, mas se for pra chegar nesse nível de investimento eu prefiro por exemplo ter uma Carta Orc Herói e usar uma bota de dano mais eficiente do que usar um Salto Alto pra fechar 100 de vit e perder uma bota mais parruda em questão de dano.

  6. Apresentação

    Fala amantes dos espíritos, Heitor aqui mais uma vez trazendo conteúdos para a nossa amada classe, a melhor classe do Ragnarök Online, os Espiritualistas! Atualmente sou tutor da classe, e sou ativo no discord oficial do bRO com a tag Kokuritsu#1006. Se quiser bater um papo é só colar lá! Você pode me encontrar dentro do jogo também em personagens com o nick Ingrediente de Salada~*, só mandar PM :). O tópico de hoje é sobre possibilidade de se farmar moedas do explorador com uma versão low cost da classe (diferente de uma discussão de viabilidade/eficiência disso), já que somos limitados por nível no momento.

    Estudo dos alvos

     

    Como Espiritualistas são personagens nível 99, é sempre importante definirmos objetivos para serem atingidos por nossos Alt+Q, visto que não temos acesso aos itens mais poderosos do jogo. Isso se torna especialmente importante quando estamos pensando em low cost: para um personagem de orçamento limitado, seja nível 99 ou nível 175, devemos ser o mais eficientes o possível nos objetivos que esperamos atingir com eles. Dessa maneira, é importante conhecermos nossos alvos: no caso são as instâncias possíveis de se acessar de maneira solo com Espiritualistas e que de alguma forma nos premiem com Moedas dos Exploradores. Elas são 4 (vou excluir o Ninho de Nidhogg aqui porque apesar de ser possível de se acessar com Espiritualistas, a MVP é muito forte e possui reflexão mágica, o que deixa inviável farmá-la com a build):

     


    1. Batalha dos Orcs: Não vou me alongar muito discorrendo sobre essa, pois a mecânica de luta contra o Orc Falso faz com que seja muito difícil realizar a instância de maneira solo com um personagem que não o mate muito rapidamente. Com um Espiritualista Low Cost (apesar de a raça e o elemento do MVP nos favorecerem) eu julgo impossível realizá-la. Gostaria de ser provado do contrário, de qualquer forma.
    2. Torneio de Magia: Temos que chegar até a Muliphen, que é a quinta luta da instância. Ele é a adversária mais preocupante: possui Nevasca, Congelar e uma Lanças de Gelo bastante doídas. Para enfrentá-la, idealmente devemos ser Imunes a congelamento e termos uma boa resistência a danos de água (via redução mesmo, ou até com uma armadura de propriedade água). Além dela, o Sirius pode ser problemático: tem Rajada Congelante e Tempestade de Raios, um combo que pode ser mortal. Caso optemos por uma armadura de propriedade água, a tempestade de raios é muito perigosa sozinha já. Felizmente, seu cast é longo, então é possível evitá-la com um tanto de PS. Os outros adversários não devem ser problema. Todos eles são da Raça Humanoide, da Propriedade Neutro, e do Tamanho Médio.
    3. Memórias de Sarah: Instância famosa por dropar comidinhas que são bem legais de se potar, e também são usadas em uma das quests do evento sazonal Festival de Brasilis, que fornece excelentes equipamentos via farm (inclusive, a maioria das opções de itens low cost vêm de lá). Aqui lidamos com os monstros em mob, o que é um pouco sofrido visto que a classe não tem habilidades de dano em área. É possível usar o 18596.pngChapéu de Broto para habilitar Fúria da Terra nível 3 e tentar brincar nesse sentido, mas eu acredito que o mais eficiente é matar de 1 em 1 mesmo. Aqui é especialmente importante estar com Aumentar Agilidade (via bala de guaraná) ativa, para andar mais rápido que os inimigos. Nossos alvos aqui são os Guardas de Payon, Soldados de Payon e o Lorde Irine, que são da Raça Humanoide, da Propriedade Neutro, e do Tamanho Médio, e os Lobos da Guarda, e os Lobos da Guarda Ferozes, que são da Raça Bruto, do Tamanho Médio, e o primeiro é da Propriedade Terra e o segundo da Propriedade Fogo. Nenhum dos monstros possui habilidades preocupantes.
    4. Quarto Crescente: Também conhecida como EDDA Arunafeltz, também é uma instância em que os monstros são em mob. Eles tem uma quantidade de vida e resistência similar aos da Memória de Sarah, mas o chefe da instância (Loomin, que é da Raça Humanoide, da Propriedade Água, e do Tamanho Médio) é um pouco mais forte que o Lorde Irine. Felizmente, matá-lo é opcional aqui, já que estamos em busca apenas de 11565.png[Kachua] Poção Branca, que dropa de todos os monstros da Instância. Aqui, nossos adversários são os Guardas de Freya, os Crentes Agressivos, as Crentes Agressivas e o Sacerdote Violento, que são da Raça Humanoide, da Propriedade Neutro e do Tamanho Médio, e os Cachorros, que são da Raça Bruto, da Propriedade Fogo e do Tamanho Médio. Nenhum deles tem habilidades especialmente preocupantes.

     

    Aqui, vemos que nossos alvos possuem uma linha de similaridade interessante: todos eles são do Tamanho Médio, boa parte deles é da Raça Humanoide, e dos que não são da Propriedade Neutro (que não gera vantagem ou desvantagem elemental), a maioria é da Propriedade Fogo. Então, para montarmos nosso alt+q precisamos de Dano mágico em Tamanho Médio, Dano mágico em Raça Humanoide e Dano mágico da Propriedade Água (visando os alvos de fogo e os neutros). Para as resistências, uma Armadura da Propriedade Água e uma Carta Tirfing são as escolhas ideiais. Além disso, como vamos fazer uma build de dano mágico baseado em conjurar habilidades, precisamos nos preocupar com Redução do Tempo de Conjuração, Ataque Mágico, Velocidade de Ataque, e um efeito que impeça que nossa conjuração seja cancelada.

    Alt+Q e Alt+A

     

    Não vou abordar aqui todas as opções possíveis de Alt+Q low-cost de Espiritualista, mas pretendo fazer um tópico um pouco mais completo sobre isso eventualmente. Mas depois de pensar bastante, ver o que eu tinha e o que eu conseguiria baratinho, eu cheguei ao seguinte Alt+Q:


    CVdRlqF.png

    Agora um pouco mais sobre cada item:

    18942.pngGorro Frígido (PE 9)(Any) - Em conjunto com o Bracelete Suntuoso, esse topo nos dá 25% de redução de conjuração variável e 30 de ATQM. 100% gratuito, farmável no Festival de Brasilis.
    19162.pngSnorkel - Item que passa batido porque ele é bem ridículo mesmo, dá 5 de ATQM e tem slot, sendo a opção mais barata e satisfatória para um item de meio. Farmável no Evento de Pesca. O da foto está com a Carta Katrin Wigner porque ganhei ele assim, mas pretendia fazer os testes sem cartas e deixar no post uma discussão sobre cardeamento. A carta não é ruim, mas não é a única opção.
    19305.pngLampião das Fadas (ATQM 2%)(PE 1) - Farmável e encantável durante o evento Caçadoras de Fadas, excelente opção low cost para diversas builds. A de dano mágico é uma das piores, mas faz parte.
    15074.png+12 Manto Mágico de Geffen - HEITOR MAS É UM GUIA LOW COST COMO ASSIM ITEM +12?????????????????? Calma jovem, esse manto é um dos itens refináveis via Cubo de Refino de Geffen, que é obtido por 100 Moedas dos Exploradores. Sim, é um valor alto de moedas, e de Espiritualista você provavelmente vai demorar um tico pra farmar isso, mas esse é um excelente item para qualquer classe mágica pelo efeito de impedir que sua conjuração seja cancelada, então se você é um amante dessas classes, um desse é sempre bom. Custa 1800 moedas de Geffen, o que é obtido após 17 idas completas (matando até a Fenrir) à instância, o que é bem tranquilo com a maioria dos personagens 175. É possível de pegar Propriedade Água nele via Encantador Mágico de Geffen, além de outros bônus interessantes como HP, SP e Conjuração Variável (esse entra em conflito com a propriedade). O meu está com DES +1 e Indestrutível em Batalha, e sem carta.
    26113.png+9 Cetro de Xangô (PE 10)- É uma arma de nível 3, então facilmente colocável no refino +9 durante o evento de refino mesmo sem o uso de Bênçãos do Ferreiro (mas é ideal que se tenha múltiplos, o que não deve ser um problema visto que é um item farmável no Festival de Brasilis). Ele dá Dano Mágico contra Humanoides,  Dano Mágico contra Água e Terra, que são relevantes para o nosso farm. Com a Pedra de Encantamento 10, também dá 20% de redução de Conjuração Variável.
    28909.pngEscudo da Terra - O conjunto dele com o Bracelete Suntuoso oferece +20% de SP e -20% no consumo de SP por habilidades, dois bônus que são mais do que bem vindos para o ralo de SP que é o Espiritualista Esma.
    20943.png+12 Capa Mágica de Geffen - Também refinável pelo Cubo de Refino de Geffen, é a melhor opção de capa de dano mágico para Espiritualistas. Seu conjunto com o Manto Mágico de Geffen e o Anel do Reforço Mágico são muito muito bons. A minha está com Carta Larva de Verme, mas poderia ser uma Ancião Ancestral ou uma Múmia Anciã do Pesadelo também. Obtido na Ordem dos Exploradores, a partir de uma Pele da Rainha Verme [1].
    22082.pngSapatos Luxuosos (PE9)(Any) - Excelente calçado, com PE9 oferece 10% de redução de conjuração variável e 25 de ataque mágico, além de uma resistenciazinha. Se refinado no +7, oferece grande aumento de dano contra alvos de várias propriedades, incluindo todas que vamos enfrentar em nosso farm. Também farmável no Festival de Brasilis, é ideal ter múltiplos para tentar refinar até o +7 durante o Evento de Refino.
    2964.pngAnel do Reforço Mágico - Além dos combos, tem o charme de ser possível conseguir bônus aleatórios nele via Encantador Místico de Geffen. Entre os encantamentos mais interessantes, estão Dano Mágico, Resistência à todas as propriedades exceto neutro, redução de conjuração variável e velocidade de ataque. O meu está com 10% de velocidade de ataque (perfeito pq sou sortudo). Custa 1350 moedas de geffen, que totaliza 13 idas à instância até o fim.
    2998.pngBracelete Suntuoso - Usado principalmente por conta dos Combos, também é farmável e encantável no Festival de Brasilis. Os encantos mais interessantes são os de HP, SP e Amor Completo. O meu tem Amor Completo e HP +500 Bi.

    Com esses itens, temos um tempo de conjuração aceitável e um dano aceitável. Só ficamos devendo um pouco de Velocidade de Ataque, mas esse é fácil de potar, se precisarmos.
    Como esse é um tópico muito mais de discussão do que de guia de fato, se você tiver alguma sugestão de otimização ridiculamente barata aqui, por favor comente :D.
    Agora, nos resta testar.

    Teste prático e comentários

     

    Testei a build nas três instâncias, e obtive sucesso nas três. Seguem os vídeos com pequenos comentários:

    Torneio de Magia

    Comentário: Aqui não tem muita coisa pra melhorar muito: como os mobs tem bastante HP, não adianta tanto assim fazer pequenas melhorias como através de cardeamento, por exemplo. Acho que a única coisa que vai muito bem aqui é uma armadura com propriedade água pra tomar menos susto da lanças de gelo, e uma Carta Cavalo Marinho pra não tomar tanta pressão da Nevasca, caso você caia nela.

    Memórias de Sara

    Comentário: Eu tenho a sensação de que com cardeamento correto dá pra matar os guardas com uma Esma só. Existem dois caminhos pra isso: 2 Zakudam na arma, ou minha preferida, usar o combo de Cartas da Caçada Real que aumenta o dano mágico contra médios (Katrin/Poe/Wolf). Outra opção é abrir mão do PE10 na arma para favorecer um PA2, perdendo um pouco em cast mas ganhando dano. Esse deve ser o farm mais ineficiente dos 3.

    Quarto Crescente

    Comentário: Aparentemente eu dei azar, tem relatos da galera fazendo essa instância e dropando coisa de 15 moedas (tudo bem que potam goma, coisa que eu não fiz). Percebi que dentro dela, potando uma poção de furor a quantidade de hits nos guardas caiu de 3 para 2, então imagino que um cardeamento parecido com o sugerido nas memórias de Sara deixa bem mais eficiente fazer essa instância.

    O que fazer com o dinheiro que eu levantar nesse farm?

     

    Apesar de a Capa e a Armadura serem muito perto de um endgame de Espiritualista, os outros itens podem usar um upzinho para se tornarem mais eficientes. Seguem aqui algumas sugestões de progressão do Low Cost para um set Midgame:


    18942.pngGorro Frígido ------> 19315.pngChapéu do Éden ------> 19315.png+8 Chapéu do Éden : Uma das escolhas top de dano mágico, esse chapéu fornece um boost muito bom de dano mesmo no refino +0. Quando colocado no +8, ainda fornece 15% de redução de conjuração variável.
    19162.pngSnorkel ------> 410017.pngChip de Batalha ou 19162.pngSnorkel ------> 410080.pngÓculos Neon : Dois meios que são meio patinhos-feio das classes 3rd, nos servem muito bem (principalmente o Chip de Batalha, que é um pouco mais ofensivo em contrapartida com o Óculos que é um pouco mais voltado para utilidade), podendo ser usados até o Endgame.
    19305.pngLampião das Fadas ------> 15924.pngPincel de Tatuagem : Item extremamente útil pelo combo com a Tatuagem Amuleto de Buwaya, que nos dá uma preciosa redução de conjuração, e aumento significativo de dano mágico.
    28909.pngEscudo da Terra ------> 28945.pngSanguinário Maldito : Com a saída do Gorro Frígido, o Bracelete Suntuoso perde seu espaço, portanto o Escudo da Terra também perde seu espaço. O Sanguinário Maldito é um escudo que pode receber bônus aleatórios de SP, suprindo um pouco da falta que o 20% de SP e 20% de redução de custo do Escudo da Terra nos deixaria.
    22082.pngSapatos Luxuosos ------> 22082.png+7 Sapatos Luxuosos : Esse aqui é muito bom, só refinar que tá ótimo
    2998.pngBracelete Suntuoso ------> 2907.pngTatuagem Amuleto de Buwaya : Excelente combo com o Pincel de Tatuagem, e por si só oferece bastante dano mágico, além de poder receber bônus aleatórios via Combinador de Tatuagens, que podem ser obtidos na ordem dos exploradores.

    Considerações Finais

    Nossa Heitor, mas SR tá tão perto, pra que você tá lançando guia de Espiritualista? Na verdade, esse caminho pode ser trilhado por qualquer classe mágica: Nenhum dos apontamentos feitos aqui envolve algum item que só fica bom em Espiritualista (exceto talvez o Escudo da Terra). A única coisa que acontece quando o SR chegar é que vamos ter acesso aos itens 100+, que abrem ainda mais portas para o Low/Mid cost (Conjunto Real, por exemplo, é um baita boost que ganhamos acesso). Então não ache que isso é trabalho perdido não, porque não é.
    Com isso me despeço. Gostaria que vocês desse suas opiniões também sobre os itens aqui comentados, se tem algo que eu deixei escapar etc. Qualquer coisa, o discord é Kokuritsu#1006. Tudo de bom, tudo de belo e um caminhão de caramelo.

    • Like 5
  7. 45 minutos atrás, deadgui disse:

    Olá amigo! Estou aqui para relembrar você de agendar a sua consulta aqui na terapia após essa build. Obrigado e tenha uma boa semana!

    Obrigado pela consideração amigo muito bom contar com você

     

    44 minutos atrás, GodSpeed disse:

    KKKKKKKK Genial, excelente build primeiro de abril funcional! xD 

    É uma build funcional apenas, não sei o que é isso de primeiro de abril que cê tá dizendo ok?????

    • Like 1
  8. Apresentação

    Oi pessoal! Heitor aqui de novo, dessa vez com o título de Tutor da melhor classe do Ragnarök. Meu nick no discord é Kokuritsu (e a tag é Kokuritsu#1006), e o pessoal que joga TE me chama de Brócolis, mas no geral se você vir um personagem com o nick de Ingrediente de salada~* andando pelo Thor, é bem provável que esse personagem seja eu. Basicamente só jogo PvM de classe mágica ou suporte, e brinco sábado sim sábado não na querida Guerra do Emperium TE. E venho hoje apresentar para vocês a build de Espritualista que foi proibida em 10 países: o Espiritualista de Reflexão Física.

    Mas que build é essa maluco?

     

    Como o próprio nome diz, é uma build baseada em causar dano em monstros refletindo os danos que eles causam em você. Como não temos as habilidades de Templário/Guardião Real, vamos ter que usar itens que nos provenham esse efeito. Mas você pode estar se perguntando, por que um Espritualista seria a classe escolhida para tal build? A resposta vem em 3 partes: Kaite, Kaahi e Kaizel. Cada uma dessas habilidade tem uma parte vital em viabilizar essa build, tal qual os itens que vamos equipar. A parte mais legal dessa build é que o dano causado por reflexão não é afetado pela Aura Verde, então deve ser a única build que não perdeu nada de eficiência nessa transição. Infelizmente, um update fez com que o fato de você estar de Escudo Mágico fizesse com que parasse de refletir o dano, então ela ficou um pouco pior do que já foi, mas continua ai.

    Kaahi.pngKaahi

     

    Começar com a habilidade Ka- favorita dos upadores de classe mágica (especialmente Professores/Feiticeiros), o Kaahi. É uma habilidade muito simples: ao ser alvo de um hit básico, ela consome uma quantidade pequena de SP para recuperar uma quantidade considerável de HP. Ela tem 7 níveis, e ela gasta 5 de sp para curar 200 de HP, aumentando essas quantidades a cada nível. Ou seja, no nível 7, ao ser alvo de um hit básico, você perderia 35 de SP e recuperaria 1400 de HP. Essa recuperação não é afetada pela sua vitalidade e nem por itens que aumentam a efetividade de cura. Em tese, ela cura antes de te fazer sofrer o dano, mas em mobs muito grandes, quando você tá tomando muitos hits, as coisas ficam meio confusas, e eventualmente você morre mesmo se fosse curar o suficiente pra ficar vivo. Mas no 1x1 é fácil de ver que a cura se aplica antes do dano, e se aplica mesmo caso o oponente dê Miss. Um gif da Habilidade funcionando em um pequeno mob de orcs:

    1fgX6If.gif

    Basicamente, o acesso a essa habilidade nos traz uma verdade simples: nesse boneco, SP = HP. Então aumentar 35 de SP é equivalente a aumentar 1400 de HP, considerando danos não explosivos. Ainda assim, é importante termos um HP alto, já que nossa build consiste em simplesmente apanhar até matar os monstros adversários. A função do Kaahi aqui é a mesma que em qualquer outro personagem: nos deixar mais duráveis, nada muito novo.

     

     

    Kaizel.pngKaizel

     

    Se o Kaahi não é sua habilidade Ka- preferida, então deve ser o Kaizel (apesar de todos sabermos que a melhor mesmo é o Kaupe). É uma habilidade que funciona basicamente como um Zieg: ao morrer, você ressuscita. Ela tem uma conjuração irredutível, e como a gente precisa do máximo de agilidade para aplicá-la, precisamos que esteja pelo menos no nível 5. Você ressuscita bem rápido com ela, então tem que ser ligeiro com os dedos. Bem rápido no sentido de que se você estiver morrendo para, por exemplo, morrer no primeiro hit de uma Crux Magnum, você ressuscita a tempo de morrer para o segundo ou terceiro. Então é sempre bom ficar esperto com esse buff. Segue um GIF dela funcionando:

    82j4IZ1.gif

    Como vocês podem ver, o personagem ressuscita bem rápido, e com 70% do HP (10% por nível) e tem um Kirye bem rapidinho ali pra dar tempo de potar uma Ygg se for o caso :v. Se você é um leitor atento, sua pergunta deve ser: "Nossa, se eu estava de Kaahi e morri, é porque meu SP acabou. Eu volto com 70% do SP também?" A resposta para isso é: Não, você volta com o SP do jeito que estava na hora que você morreu, como é mecânica do Rag no geral.
    Então se frente a um adversário forte eu morrer, vou voltar com meu SP zerado só pra morrer de novo? Vou ter que potar uma Bala Amarga pra sobreviver? Essa build tá meio esquisita hein.
    Na verdade, vamos nos aproveitar de uma carta MVP meio lado-b nesse jogo: a Carta Osíris. Ela te faz ressuscitar com o HP e o SP completamente recuperados, e, surpresa, isso funciona para a ressurreição a partir do Kaizel também. Segue um gif do Kaizel sendo ativado com uma Carta Osíris equipada:

    Dn6lsh2.gif

    Claro, se você não tiver uma Osíris, e não quiser comprar, você pode potar o SP toda vez que for ressuscitar, mas fica ai a opção.

    Kaite.pngKaite

     

    Se nesse ponto do guia você está pensando: "Nossa, mas os monstros batem muito pouco, será que tem um jeito de eu aumentar o dano que eles me dão?" é porque você já pegou o espírito (ha) da build. E a resposta é: sim! Uma das queridinhas dos praticantes de PVP, a habilidade Kaite faz exatamente isso! No PVP ela tem dupla função: ou aumentar o dano físico causado por aliados, ou ser usada na tentativa de refletir uma magia de alvo único adversária. No PVM, o único uso dela é o masoquismo: ela não é capaz de refletir magias conjuradas por monstros chefe ou monstros de nível acima do 80. Mas para essa build ela encaixa perfeitamente: se apanharmos mais, refletiremos mais dano, e, por consequência, causaremos mais dano a nossos adversários. Um gif demonstrando o aumento de dano que ela é capaz de gerar:

    jZPZ0aR.gif

    Com ela, fechamos a tríade de habilidades necessárias nessa incrível build. Outra habilidade interessante é a Kaina.pngKaina que nos dá SP. E como nessa classe SP = HP, agradecemos muito os 210 extras!

    O Alt+A milimetricamente calculado

     

    Assim, temos nossos 3 pilares da reflexão: o Kaahi nos mantendo vivos o máximo de tempo o possível, o Kaizel nos ressuscitando no caso de danos explosivos, e o Kaite aumentando nosso output de dano, precisamos pensar o que queremos atingir com nossos atributos. Após muita ponderação, é fácil concluir a resposta: o máximo de HP e o máximo de SP possível. Então, o Alt+A tem que ter uma cara parecida com essa para atingirmos nossos objetivos:

    zq03TAP.png

    A força serve para carregarmos um tantinho mínimo a mais de peso, mas poderia ser qualquer outro atributo. Importante mesmo é o 99 de Inteligência e 99 de Vitalidade, fazendo com que atinjamos nosso potencial máximo de durabilidade. Sem nenhum item (ou seja, ao invés de +22 e +14 em Vitalidade e Inteligência, temos +6 e +12) Suas barras de HP e SP ficam assim:

    9h5pmKF.png

    O Alt+Q dos Deuses

     

    Para o Alt+Q, além de conseguirmos o máximo de HP e SP possível, temos mais duas preocupações: conseguir o máximo de Reflexão de Danos Físicos o possível, e não perdermos conjuração. Felizmente, algumas dessas coisas andam juntas, e depois de ponderar, cheguei às seguintes possibilidades:

    Topo

    400006.png+8~+12 Cocar do Orc Herói - Item que dá mais HP no topo com seus combos, em especial o combo com a Carta Senhor dos Orcs, que é imprescindível para a efetividade dessa build. Melhor item para se usar no topo disparado.
    19304.png+10~+14 Elmo do Matador de Dragões - Sem os combos com Cartas MVP, esse Elmo dá mais HP que o Cocar anteriormente citado. Além disso, ele autoconjura Proteger Terreno, o que nos ajuda contra MVPs que tem danos mágicos em área muito fortes, e torna a Armadura indestrutível, caso já não o seja, impedindo que passemos tempo sem a Carta Senhor dos Orcs (que é a viabilizadora principal da build) surtindo efeito.

    Meio

    19083.pngMáscara Dourada - Único meio de reflexão que temos. Mesmo sendo só 1%, como o set se propõe a stackar efeitos de reflexão, quanto mais melhor. Os 10 de Vitalidade são um bônus legal. O lado negativo desse item é que ele não possui um Slot, tirando o potencial de uma Carta Gorynych aqui.
    410080.pngÓculos Neon - Meio slotado, com uma reduçãozinha de conjuração variável que nos permite acelerar a autoaplicação de Kaite, e que tem possibilidade de receber, via Bônus Aleatório, a adição de até +400 de HP, ou até +200 de SP, ajudando muito na durabilidade em qualquer um dos casos.

    Baixo

    19137.pngMorango Suculento - Item que parece que foi feito para essa build: dá 200 de HP flat e 5% de reflexão de danos físicos, o que é muito mais que qualquer outro item pode fazer por nós. Se conseguiu encantar com HP +1% no evento das Caçadoras de Fadas, melhor ainda!

    Cartas para a Cabeça

    4484.pngCarta Orc Herói - Combo muito forte com o Cocar, e ainda nos deixa imune a Atordoamento (mesmo tendo vit alta, se o alvo que estamos enfrentando for de um nível muito mais alto que o nosso, não conseguiremos a imunidade via atributos). Boa carta de se usar mesmo sem o Cocar.
    4484.pngCarta Gorynych - Uma das nossas bases de sobrevivência é o SP, que é responsável para recuperarmos HP via Kaahi, e a reflexão mantém o efeito dessa carta se ativando constantemente, assim diminuindo a multa de SP pelo Kaahi, e, consequentemente, aumentando nosso sustain. Melhor carta para se usar no geral.
    4484.pngCartas de Imunidade a Sono ou Silêncio - Boas opções para não ressuscitar do Kaizel já impedido de renovar o Kaahi e o próprio Kaizel. Juntamente com o Atordoamento, essas são as duas condições que te impedem de fazê-lo.

    Armaduras

    450142.png+9~+14 Couraça do Orc - Opção que aumenta a % de dano refletido por refino. Apesar de não ser a opção de dano máximo da build, o efeito de Vigor permanente quando usada em conjunto com a Carta Senhor dos Orcs ajuda bastante em situações de se posicionar no meio do mob. Fora que é uma das armaduras mais comuns de serem encontrada com tal carta.
    2380.pngManto do Médico - Para os verdadeiros devotos dessa build que deve ser mantida trancafiada a 7 chaves, temos nesse equipamento esquecido das Batalhas Campais o item soberano em termos de dano: quando equipado em conjunto com a Capa e a Bota da batalha campal, sofremos +200% de dano de qualquer monstro não-humanoide! Praticamente um Kaite em forma de item! Certamente o item que nos dará o maior output de dano.

    Cartas para Armadura

    4484.pngCarta Senhor dos Orcs - A carta que viabiliza essa build dos sonhos: 30% de reflexão de danos físicos é muita reflexão! Sem ela, não temos dano o suficiente para matarmos qualquer coisa numa velocidade aceitável. Único item verdadeiramente obrigatório aqui.

    Armas

    1234.pngWalgwanggum - A melhor arma para esse slot: dá 10% de SP, que é MUITO SP, e além de tudo recupera SP ao causarmos dano físico, fazendo com que nosso Kaahi seja aplicado mais vezes por barra de SP. Na minha barra de SP de 3999, um Kaahi nível 7 seria aplicado 97 vezes, o que me dá oportunidade de refletir 97 ataques, fazendo com que a Walg recupere 291 de SP, o que faz com que eu possa ativar Kaahi mais 8 vezes, recuperando 24 de SP (o que não é suficiente para uma ativação nova, mas somado à por exemplo a regeneração natural de SP pode ser). Ou seja, esses 291 de SP recuperados por barra cheia equivalem a 11,2k de HP. Nenhuma outra arma é capaz de te dar 11,2k de HP. Ideal de se encantar em Malangdo com Moedas de Classe E para conseguir encantos de HP.

    Cartas para Arma

    Walgwanggum não tem slot, então não nos preocupamos com isso.

    Escudos

    28902.png+12 Coelho Macabro [1] ou [0] - Certamente o melhor escudo no slot: alta reflexão de dano físico, chance de ativar reflexão mágica (diversificando um pouco nosso dano) e ainda por cima impede a conjuração de ser quebrada. Muito se puder usar um desse, certamente recomendo que use.
    28944.png+12 Escudo de Sleiporing - Pior que o macabro, mas é uma opção boa pela quantidade alta de HP e SP que nos fornece.
    28909.pngEscudo da Terra - Dá 20% de SP se equipado em conjunto com o Bracelete Suntuoso, que bem encantado é uma das melhores escolhas para a build.

    Cartas para Escudo

    4484.pngCarta Grand Orc - Opção de aumentar a reflexão caso você não esteja de Coelho Macabro, que é o único escudo que equipa nível 99 que tem uma reflexão nativa.
    4484.pngCarta Maya - Opção de reflexão de dano mágico, se quiser diversificar.
    4484.pngCarta Alice - Se seus alvos não forem chefes, a Carta Alice é uma excelente maneira de aumentar o dano refletido.

    Capas

    20735.png+9~14 Capa Flamejante (Encantos de VIT) - Excelente Capa, outra grande viabilizadora da build: no +10 tem a mesma reflexão que uma Carta Senhor dos Orcs e pode ser ainda mais aprimorada. Não há porque escolher outra.

    Cartas para a Capa

    Honestamente, tanto faz: não tem nenhuma muito capaz de aumentar nosso output de dano porque cartas de capa são naturalmente voltadas para a resistência. Mas uma 4484.pngCarta Jejeling ou uma 4484.pngCarta Flamel vão bem.

    Botas

    22149.png+10 Botas com Espigões - Opção de maior dano de reflexão na bota. O lado ruim é que não é exatamente um item comum de se encontrar, e além disso botas são itens com função de gerar HP e SP no geral, e esse item não dá nada de nenhum dos dois sozinho. Mas ainda assim, melhor opção de dano
    15368.png+7 Saltos da Rainha Scaraba (HP +5%) Bi ou (SP +150) Bi - Uma das botas com maior potencial de dar HP e SP para personagens de nível 99 ou menos, principalmente se bem encantada. Excelente Item, e completamente farmável.
    22203.png+10~+14 Botas Gravitacionais G09 - Bota que de fato dá o máximo de HP e SP para personagens abaixo do nível 99. Só não recomendo utilizar combando com a Carta Senhor das Trevas pois assim acaba a graça de matar alvos puramente na reflexão de dano físico.

    Cartas para Bota

    4484.pngCarta Verit - Bastante HP, bastante SP. Sem pensar muito é uma excelente carta.
    4484.pngCarta Zumbi Atirador - Mais HP e SP do que a Verit, mas tem que tar refinada em +9 a bota, o que deixa ela um pouco menos acessível
    4484.pngCarta Ferus Verde - Carta não MVP que mais dá HP, boa opção também.
    4484.pngCarta Quimera Venenosa - Para os verdadeiros amantes de uma excelente carta de bota, essa é a escolha certa: de longe, a melhor carta de bota do jogo todo.
    4484.pngCarta Gato de Nove Caudas - Se quiser diversificar um pouco a reflexão.

    Acessórios

    2936.pngAnel Revigorante - O feijão com arroz das classes 99-, esse item dá quantidades absurdas de HP, e não deve nem por um segundo ser negligenciado mesmo por 3rds que não tem condições para investir em acessórios do dito META. Excelente item mesmo, e provavelmente melhor acessório para se usar aqui.
    2998.pngBracelete Suntuoso (HP +500) Trip ou (SP  +150) Trip ou o mais próximo disso que conseguir - Em conjunto com o Escudo da Terra, fornece bastante SP, bastante mesmo. Se bem encantado, fornece uma quantidade de HP similar à do Anel Revigorante.

    Cartas para Acessórios

    4484.pngCarta Osíris - Carta que aumenta muito a qualidade de vida dos jogadores dessa build: renascer do Kaizel com o SP cheio é uma sensação indescritível. Se puder ter uma, tenha. Ou se prepare para gastar rios de Ygg e Bala Amarga.
    4484.pngCarta Fen / Borboleta Sanguinária  - Caso não esteja de +12 Coelho Macabro, uma dessas cartas se faz necessária para que consigamos terminar as conjurações das habilidades Kaite e Kaizel. Sim, jogamos como neandertais nesse sentido.
    4484.pngCarta Ahat / Shenime - Sua escolha entre 5% de HP ou 5% de SP, visto que como queremos estar de Osíris (podemos sempre switar), não dá pra jogar com as duas coladas.

    Exemplo de Personagem preparado para o Combate

    PydFmSd.png

    Cartas (Cima para baixo, esquerda para direita): Orc Herói, Senhor dos Orcs, Grand Orc, Ferus Verde, Osíris, Borboleta Sanguinária
    Encantamentos: (HP+200)(INT+1), (S.AGI)(ATQ +3%) Bi, (SP+150) Bi (DEFM +6).

    OK, estou convencido de que essa é a build suprema. E agora?

     

    Agora é simples: só ir pro mapa matar o MVP! Duvida? Segue um vídeo dessa incrível build em ação:

    Viu como é simples? Kaahi > Kaizel > Kaite > Repete.
    Assim você mata MVPs sem fazer absolutamente nada! Faça bom uso desse conhecimento proibido

    Agradecimentos

    @Aioli por ter aberto meus olhos para essa incrível build (e pela Máscara Dourada). Um verdadeiro gênio. @kancers@Veneses por me emprestarem itens para esse tipo de brincadeira com uma frequência altíssima. @Peppermark@GodSpeed @deadgui@noyako pelo apoio moral sempre USHAUSHA.

    • Like 8
    • Haha 1
  9. Em 3/17/2022 em 3:45 PM, noyako disse:

    passando pra deixar ????? no guia obviamente. quando comecei a jogar TE sofri pra achar guias, saiba q teu guia, koku, vai ficar como boa referência por aqui ahskjahskajhs parabéns pela dedicação ❤️

    muito obrigado ❤️
    é difíicil as pessoas compartilharem cosias sobre WoE mesmo, então sempre que bate a inspiração eu tento fazer algo SUHAUSHA

  10. Em 3/15/2022 em 3:25 PM, Nestor1 disse:

    Vlw meu mano, virei oboro recetemente e por enquanto to usando o set senhor do tempo, sabe +- me dizer até que lvl esse set é efetivo? 

    Então mano, em questão de dano, a Armadura do Senhor do Tempo dá o mesmo atqm de uma Arrogante até o lvl 120. Sobre o set em si, como ele só ocupa um acessório, dá meio que pra upar com ele até o nível 175 (Ele te dá 40% de conjuração variável, se você pegar Pedra + Anel do Desbravador já vira 70, com Bênção +7 e Adagas +10 você fecha 100% de redução de cast variável, e vai se virando com Genjutsu/Troca de Pele no up). Ele para de ser efetivo de fato quando você quiser enfrentar uns oponentes mais parrudos, dai vai precisar de Bypass mágico e outras coisinhas mais, mas com ele dá pra ir se habituando à classe muito bem, por ele dar bastante cast e bastante ASPD

    • Like 1
  11. Apresentação

    Oi pessoal. Sou o Heitor/Kokuritsu/Verdura~*, conhecido pelos meus companheiros de clã mais especificamente como Brócolis, que é o nick da minha Espiritualista suporte, que foi o primeiro personagem que usei para jogar na WoE TE. Comecei nessa modalidade porque como muitos, adoro jogar com classes de suporte. E como muitos que gostam desse tipo de classe, percebi (pré-aura verde) que era uma função completamente defasada e desnecessária no PvM. Assim, fui para a TE. O bônus foi jogar com minha classe preferida, e certamente a que tem o kit mais completo do Ragnarok. Joguei bastante tempo com a classe antes de passar para Bragi, e posso dizer que é uma classe que na TE tem uma das gameplays mais interessantes de todas. Tendo em vista a escassez de conteúdos de Espiritualistas, resolvi compartilhar aqui o que sei sobre a classe na TE.


    Sobre a WoE TE atualmente

     

    Jogadores que se interessam por WoE mas não tomaram parte dela recentemente (não sei dizer quando isso começou) costumam ter um ideal de como é uma WoE diferente de como ela se apresenta, principalmente a TE. Basicamente na primeira 1h30~1h50 das 2h de guerra, lideranças de clãs trocam PMs para marcar um embate de Guilda vs Guilda (chamados GvGs). Basicamente, se escolhe um castelo e uma posição desse castelo, cada clã se organiza de um lado, se buffa etc. etc., falam um “1, 2, 3, já” e a partir desse momento colocam em prática suas estratégias de combate, com o intuito de eliminar adversários o suficiente de maneira que os membros de seu clã consigam se posicionar na porta do castelo de maneira a não permitir que o clã perdedor se restabeleça no castelo (vulgo elimine boa parte de seu clã), o que chamamos de “fechar a porta”. Assim, o clã que consegue fechar a porta é dito ganhador desse GvG. Esse modelo é adotado pois na situação atual do Ragnarök, especialmente para a TE, um clã que está defendendo uma posição tem uma vantagem muito muito grande frente a um clã que está tentando invadir essa posição, tornando o embate “de frente” muito mais interessante, mas de maneira a possibilitar uma virada do clã que consegue se reagrupar rapidamente, de maneira a derrotar o inimigo mesmo ele estando em uma posição privilegiada. Como existem mais castelos do que clãs os disputando, os itens “Godlys” não merecerem essa alcunha a um bom tempo, e as premiações do ranking de clãs não são entregues mensalmente, os jogadores de guerra no geral estão muito mais interessados em gameplay de qualidade/diversão do que em lucro (mesmo porque a quantidade de consumíveis que um clã usa para tomar/segurar um castelo, quem dirá vários, dificilmente é paga pela premiação do Ranking TE). Mesmo assim, os últimos 30min~10min de Guerra são usados pelos clãs para dominar/defender castelos, sendo um momento um pouco mais fiel à visão que jogadores antigos de WoE/de PvM têm da Guerra. Durante o guia, falarei apenas de GvG/Fluxo (tentativa de impedir o inimigo de fechar a porta a partir do embate de frente), que é a parte que mais interessa para os jogadores atuais da TE.


    Mas então, o que fazem os Espiritualistas?

     

    A principal função dos espiritualistas, além de passar os links nas classes que precisam jogar linkadas para ter seu potencial máximo atingido, é mitigar o dano que os professores da frontline (normalmente é designado um espiritualista por professor) e salvar killers de tomarem IK  através do uso recorrente da habilidade Kaupe, que deve ser uma das melhores habilidades do jogo: ela cancela o primeiro dano que a pessoa que tem esse buff sofre. Além disso, em conjunto com a Lex Aeterna dos Sumos, o Espiritualista pode aplicar Kaite nos personagens adversários, aumentando muito o dano de habilidades explosivas como Mammonita e Vulcão de Flechas. Além disso, o acesso à Adaga Certeira e Kihop dá ao Espiritualista a chance de passar a faca em algum killer que vacilou perto dele. Juntando isso com o uso sábio de switchs que habilitam habiidades interessantes e a imunidade a Desencantar nativa da classe, temos a classe mais versátil de todas. É uma classe muito fácil de se fazer o básico, mas que quanto mais você se habitua a ela, mais interessante ela fica.


    Atributos

     

    Sem muito segredo, se for usar Carta Gemini-S58 põe 80 de Vitalidade, caso não é só colocar Vitalidade, Inteligência e Agilidade o suficientes para fechar as imunidades via atributos (já contando Bolinho Divino/Palito e outros buffs que você consiga se garantir tipo Bala de Guaraná), e os outros pontos se coloca em Força para carregar consumíveis. Normalmente a Agilidade da imunidade é suficiente para se pegar 190 de Velocidade de Ataque (já contando com pelo menos Fúria Selvagem e Suco Celular Enriquecido), mas caso não seja, pode colocar um pouco mais dela também. Nada que exija cálculos muito avançados.


    Habilidades

     

    Aqui vou colocar só as habilidades que são essenciais. Devido à versatilidade dos espíritos, você tem que saber quais são úteis para seu clã além dos citados aqui como obrigatórios. A árvore de Taekwon é meio engessada mesmo, mas como não usamos os chutes isso não é um problema.

    Árvore de Taekwon

    Corrida.pngCorrida 10 - É uma habilidade de movimentação, ajuda a andar no feudo e subir castelo no fim de guerra, economizando um pouco de poção de vento e guyak. Parece meio boba, mas como não usamos os chutes, é bom ter os pontos aqui.
    Salto.pngSalto 5 - Mais uma habilidade de movimentação, mas essa tristemente é desativada nos castelos da TE. Ainda assim é interessante para andar no feudo, principalmente se você jogar com um set que a deixe IC 100% do tempo.
    Chute_A%C3%A9reo.pngChute Aéreo 7 - Pré-requisito para cambalhota.
    Cambalhota.pngCambalhota 1 - Uma das melhores skills defensivas do jogo, a Cambalhota muitas vezes vai salvar a sua vida. Tenha certeza de que ela está ativa 100% do tempo que você passa dentro de um castelo.
    Tr%C3%A9gua_R%C3%A1pida.pngTrégua Rápida/Retiro_R%C3%A1pido.pngRetiro Rápido 5 - Pré-requisito para a Brisa Leve
    Kihop.pngKihop 5 - Te dá um bônus cavalar de dano físico quando você está numa pt de 12 pessoas. Muito forte mesmo.
    Brisa_Leve.pngBrisa Leve 7 - Te dá acesso a quase todos os elementos (exceto Maldito) do jogo na arma, combinado com o bônus de ataque de um Kihop 12/12 e o aumento de dano físico via Kaite, é responsável por deixar um SL que mal tem itens de dano capaz de matar personagens com baixa resistência humanoide.
    Sobram uns 4 pontos, se não me engano. Use onde preferir.

    Árvore de Espiritualista

    Esp%C3%ADrito_do_Mercen%C3%A1rio.pngEspírito do Mercenário 1 - Pré-requisito para Kaupe
    Esp%C3%ADrito_do_Arruaceiro.pngEspírito do Arruaceiro 1 - Pré-requisito para Kaupe
    Kaupe.pngKaupe 3 - Melhor skill do ragnarok, não há motivos para ter menos que 3 pontos nela.
    Esp%C3%ADrito_do_S%C3%A1bio.pngEspírito do Sábio 1 - Pré-requisito para Kaite
    Esp%C3%ADrito_do_Bruxo.pngEspírito do Bruxo 1- Pré-requisito para Kaite
    Kaite.pngKaite 7 - Importante ter essa skill maximizada para a diminuição do cast, aumento da duração, e aumento da dificuldade de se contestar (precisando de 2 spells de alvo único refletidas ao invés de uma). Tenha em mente que é uma skill perigosa de se usar sem call, e que o principal uso dela é ofensivo, mas com a ampliação do uso de personagens de Bolas de Fogo que ocorre no servidor desde a introdução da carta Condor de Fogo, essa habilidade por vezes é utilizada defensivamente.
    Esp%C3%ADrito_do_Mestre_Taekwon.pngEspírito do Mestre Taekwon 1 - Pré-requisito para Espírito do Espiritualista
    Esp%C3%ADrito_do_Espiritualista.pngEspírito do Espiritualista 5 - Para conseguir usar Kaupe nos aliados e Kaite nos adversários, os Espiritualistas precisam estar sob efeito do seu Espírito. Portanto é importante que esse espírito esteja maximizado.
    Esp%C3%ADrito_dos_Artistas.pngEspírito dos Artistas 5 - Os artistas também só atingem seu potencial máximo quando estão sob efeito de seu Espírito, fazendo com que suas próprias músicas e danças os afetem e que não percam velocidade de movimento ao usá-las. Importante que esteja maximizada
    Esp%C3%ADrito_do_Alquimista.pngEspírito do Alquimista 1 - Não é especialmente importante para a classe, mas ter ele no nível 1 permite que antes de iniciar o GvG os alquimistas usem a habilidade Arremessar Poção de Fúria Selvagem, aumentando a Velocidade de Ataque de personagens que não tem acesso a ela. Por isso, basta nível 1.
    Essas são as habilidades que eu considero essenciais. Sobra bastante ponto. Outras habilidades úteis são Kaina.pngKaina e Kaahi.pngKaahi, além dos Espíritos do Esp%C3%ADrito_do_Superaprendiz.pngSuperaprendiz, Esp%C3%ADrito_do_Arruaceiro.pngArruaceiro, Esp%C3%ADrito_do_Sacerdote.pngSacerdote, Esp%C3%ADrito_do_Bruxo.pngBruxo e Esp%C3%ADrito_do_Ferreiro.pngFerreiro, a depender do plantel e estratégia do seu clã.
    Uma vantagem de não sermos transclasse (possivelmente a única) é que podemos resetar nossas habilidades gratuitamente e quantas vezes quisermos na Hipnotizadora, que fica em Izlude. Assim, pode colocar os pontos sem medo de ser feliz, e se na próxima guerra os espíritos necessários para o clã mudarem, você pode mudar de acordo.


    Um pouco sobre a gameplay

     

    Enquanto tá rolando o GvG, a gameplay básica é bem simples: Kaupe, kaupe e mais kaupe. Dá pra fazer coisas além disso? Certamente, mas vai depender bastante de comunicação com seu clã e de experiência para notar janelas de oportunidade para fazer outra coisa: a falta de Kaupe pode ser fatal para o professor que te foi designado. Quando seu professor morre, você continua com a função de Kaupe, mas agora nos seus alvos secundários: os killers da sua PT. Diferente dos professores, que são alvos constantes de danos e Desencantar, os Killers não precisam de um foco 100% neles, então você pode revezar (kaupar uma vez cada um em ciclo), ou se perceber que um deles está mal posicionado focar o Kaupe nele. Um dos espiritualistas deve prestar atenção especial ao Bragi, visto que a falta de Espírito nele o faz perder muito a eficiência. Se houver outra classe 100% dependente de Espírito no plantel, também é bom prestar atenção nela.
    Se seu clã usa estratégias de Kaite, fique atento para a call ou se já é pré-combinado fique atento para o pulo dos adversários.
    Entre as outras coisas além de Kaupe e Kaite que um Espiritualista pode fazer durante o GvG estão ajudar com a Graça Divina, os Pergaminhos de Bênção em Grupo (para despetrificar a PT) e usar Desconcentrar em algum adversário de cast ruim.
    No fluxo, quando não encontramos outro Espiritualista para nos linkarmos é especialmente importante que tenhamos acesso a habilidades que não dependam do Espírito para serem úteis, e nos virarmos com elas até que sejamos linkados. Além disso, é essencial para nossa sobrevivência o bom uso da habilidade Esconderijo.

     Esconderijo

    Uma mecânica altamente relevante para PvP e completamente ignorada pela maioria das pessoas que só joga PvM é a mecânica do Esconderijo. Além de te deixar invisível (mais relevante ainda na WoE TE visto que Caixa de Luz do Sol e Carta Maya Macho não funcionam nos castelos dessa modalidade), o estado de Esconderijo também te deixa imune a danos que não são de Terra. Para nós, significa que só seremos revelados por uma Fúria da Terra ou por uma habilidade de Revelação (Concentração, Chama Reveladora, Revelação e Alerta sendo as disponíveis na TE). Além disso, o Esconderijo nos permite desviar de habilidades castadas, simplesmente entrando nesse estado antes do cast completar. Assim, conseguimos desviar de SBKs, AVs, Lanças, sair do foco de AAs, e não sofrer dano das principais magias de área utilizadas. Tenha em mente que Esconderijo é mais do que só ficar invisível. Esse vídeo do canal Com todo Respeito Ragnarok Online demonstra um pouco mais sobre as diferenças entre as mecânicas de invisibilidade.

     


    Equipamentos

     

    Equipamentos de suporte costumam ser mais baratos do que os de killers, mas costumam ser diferentes dos equipamentos de suporte que se usam no PvM, porque no geral são bem focados em Redução de dano causado por humanos. É importante ter em mente que os Espiritualistas vão jogar sem Redenção, então todo dano que entrar em você você mesmo vai ter que potar, então é especialmente interessante que você tenha pelo menos uns 50% de

    Redução Humanoide para segurar os danos em área. Além disso, é importante ter um cast de Kaupe decente (normalmente tirando a Conjuração Fixa e um tanto de Conjuração Variável, ou zerando a Conjuração Variável e ficando só com a Conjuração Fixa) , e se você for o Espiritualista de jogadas de Kaite, é importante que o Kaite seja castado muito rápido, o que é um desafio, visto que ela tem 0,6s de Conjuração Fixa.

    Topo

     

    19020.png+9~+14 Tiara Arcana - Um dos top picks de personagens que não são full tanks por conta do conjunto completo de benefícios que ela dá: Redução Humanoide, Redução de Conjuração Variável, Vitalidade e Inteligência. Além disso, o item que faz conjunto com ela que é o Orbes Arcanos, que te dá acesso a Esconderijo sem depender da Carta Fumacento, liberando um dos slots de acessório para outra carta de habilitar uma habilidade útil.

    18959.pngChapéu de Dighi-titica - É o topo que te dá mais Redução Humanoide se você for usar os acessórios da TE e um set full redução, ou se não quiser usar um Suntuoso para combar com a Boina do Zéfiro. O lado ruim dele é que ele só dá Redução Humanoide, sem contribuir com o fechamento de Imunidades via atributos (Inteligência, Agilidade, Vitalidade ou Defesa Mágica).

    18941.png+7 Boina do Zéfiro (RH5)(Complemento de sua preferência) - Sem usar os acessórios da TE, é o topo que vai te dar mais Redução Humanoide, além das outras duas resistências a danos físicos à distância e dano mágico que o item dá. Usar DEFM+10 é uma opção boa, se você tiver sombrios bem refinados e outros pequenos complementos, é bem possível fechar 100 de Defesa Mágica e assim pegar imunidade a Congelamento e Petrificação, o que é interessante para liberar os slots da cabeça da Carta Gemini-S58, o meio para um Diadema Arco-Íris, e a armadura de uma com Cavalo-Marinho para um Casaco TE. Enfim, tudo depende do quanto você quer ser tank, mas sempre lembrar que ter redução de conjuração é importante para Espiritualistas. Dá pra usar com PE9 também, perdendo um tanto em Redução Humanoide, mas ganhando um pouco de cast, e mantendo a possibilidade de fechar Defesa Mágica. É meio alternativo, mas não é horrível.

    +11~+15 19249.pngBenção Celestial/19308.pngQuepe de Amistir/19300.pngQuepe do Cão-mandante/19263.pngElmo do Xogunato/19296.pngChapéu Chique com Pena - A conjuração é bem importante para o spam adequado de Kaupe e para um Kaite rápido, então alguns espiritualistas optam por usar esse slot para resolver a parte da Conjuração Fixa. Pessoalmente não gosto, acho os hats de Redução Humanoide itens melhores no geral, mas como sempre, fica a seu critério.

    400023.png+11 Marionete de Thanatos - Outra opção de redução de Conjuração Fixa em conjunto com um dos acessórios que faz conjunto com ela. Esses acessórios têm Bônus Aleatórios de Conjuração Variável ou de Resistências Elementais (que atualmente são uma boa opção de acúmulo de resistências).

    18596.pngChapéu de Broto - Switch pra usar Fúria da Terra pra revelar pessoas de longe, ou passar algum status.

     

    Meio

     

    18603.pngMáscara Esquisita [1] (encantinho) - É um dos melhores itens de meio slotados sem conjunto, porque +1 ou +2 em algum atributo ajuda muito a fechar as imunidades, e também tem a possibilidade de +2 de DEFM. Então se for usar a Carta Gemini-S58, considere esse item.

    19455.pngDiadema do Paraíso [1] (encantinho) - Esse deve ser o melhor item de meio slotado para os Espiritualistas, visto que tem o slot e Redução Humanoide, e além disso tem um encantinho pra ajudar a fechar os atributos. Em conjunto com a Echarpe do Paraíso dá uma quantidade decente de Vitalidade e DEFM, ajudando com as imunidades, e removendo a penalidade de Velocidade de Ataque, sendo a maneira adequada de se usar esse item.

    18894.pngDiadema Arco-Íris - 5% de Redução Humanoide, melhor meio sem slot para se usar. Só recomendo se conseguir ficar imune a petrificação sem Carta Gemini-S58.

    18874.pngMonóculo [1] - O meio dos passa-fome SUAUSHASUHA. Brincadeiras a parte, às vezes você só precisa da carta mesmo no meio.

    19118.pngSuper Óculos Poring [1] (encantinho) - Excelente maneira de se resolver a questão da Conjuração Fixa do Kaupe em conjunto com a +12 Botas do ArchAngeling, e já tira boa parte da Conjuração Fixa do Kaite. Também tem encantinho :).

    436003.pngOdium de Thanatos - Ocupa Meio e Baixo, mas além do Diadema do Paraíso slotado, é a opção com mais Redução Humanoide que tem o slot para carta (normalmente ocupado por uma Gemini)

    Baixo

     

    18536.pngRabo de Gato - Tira 0,1s de Conjuração Fixa, que é a fixa do Kaupe. Eventualmente tem que usar ele para fechar a Conjuração Fixa do Kaite também, já que não temos um jeito de tirar 0,6s de Conjuração Fixa em apenas um item nível 99-.

    19314.pngSobrepeliz Real - Dá bastante DEFM sozinho, e pôde ser encantado com DEFM+4 durante o evento Caçadoras de Fadas. Além disso, é o item que sozinho dá mais Resistências Elementais, que se você optar por acumular esse tipo de defesa.

    15923.pngVentinho Bruto - Em conjunto com uma Capa do Vento bem refinada, fornece altas quantidade de Resistência Elemental. Além disso, as reduções do dano de SBK, Ataque Aéreo e Disparo Espalhado são muito bem-vindas. Excelente baixo se você optar pela Capa do Vento como capa.

    19139.pngOrbes Arcanos - Obrigatório se for usar Tiara Arcana, e um dos melhores switchs de Esconderijo que pode ter. Mesmo sem usar colado, considere ter esse item em seu arsenal.

    19381.pngEcharpe do Paraíso - Melhor opção caso opte por usar Diadema do Paraíso [1] no meio. Bastante DEFM, quantidade boa de Redução Humanoide, e recupera a Velocidade de Ataque que o Diadema tira.

    18670.pngLenço da Compaixão - Baixo de 3% de Redução Humanoide que funciona sem nenhum combo.

    Cartas para a Cabeça

     

    4354.pngCarta Gemini-S58 - Principal opção de imunidade a Petrificação para Alt+Qs mais baratinhos, o que a torna a principal opção de carta para muitos suportes. Excelente carta, com o lado ruim de ter que usar um par.

    4354.pngCarta Serpente Suprema - Muito muito muito boa, +3 de Inteligência ajuda bem na distribuição dos atributos, e a imunidade a Maldição é boa, apesar de Maldição não ser um status especialmente difícil de se lidar.

    4354.pngCarta Giearth - Dá imunidade a Caos e além disso 15% de resistência a terra. Excelente carta, principalmente se usar a Capa do Vento que reduz a resistência a terra. Com essa carta, dá pra compensar.

    4354.pngCarta Gato de Folha - É interessante por conta do 10% de resistência a água. As vezes completa uma imunidade com ela :).

    4354.pngCarta Leib Olmai - É da família da Carta Gato de Folha, mas essa dá resistência a fogo. Elemento cada vez mais relevante devido à presença de personagens focados em spammar Bolas de Fogo durante o GvG.

    4354.pngCarta Zangão Gigante - O primo feio da Gato de Folha porque vento é o elemento menos relevante de dano na TE. Tem uma de terra dessa família também, mas a Giearth é exclusivamente melhor.

    4354.pngCarta Kathryne - Cast variável por refino, é interessante mas não essencial. Joguei bastante com essa carta no começo e gostava, mas hoje em dia prefiro outras.

    4354.pngCarta Katrin Wigner - Cast variável sem necessidade de refino. Bom pra colocar no meio se quiser um upzinho no cast, mas também prefiro outras.

    Armaduras

     

    15169.png+9 Manto do Kardui - Armadura “pau pra toda obra” de suportes. Dá bastante redução humanoide, comba com a carta Angeling te dando imunidade a Congelamento e elemento Sagrado 100% do tempo, ou pode usar com Marc mesmo para os 5% de redução de dano de água.

    15383.pngSobretudo do Senhor do Tempo - Armadura bem completinha, e o conjunto completo do Senhor do Tempo cobre muitas das necessidades dos Espiritualistas. Excelente item de entrada.

    15374.png+13 Armadura Eclipse - Certamente o item mais versátil do Ragnarok, pode ser usado bem nesse personagem: o HP e a redução de Conjuração Fixa são muito bem vindos.

    15062.pngCasaco TE - Item de graça! Só se usa esse item se você tiver pegando imunidade a congelamento e petrificação via DEFM. Esse item ajuda bem com isso, já que da 15 desse atributo. É a armadura que fornece mais Redução Humanoide que você pode conseguir.

    15041.pngCouraça de Boitatá - Meh, mas é baratinho. Só recomendo se não conseguir comprar mais nada, e no menor refino possível.

    Cartas para Armadura

     

    4354.pngCarta Cavalo-Marinho - Excelente carta. Imunidade a congelamento é obrigatório em suportes, e ainda por cima dá 5% de resistência a danos de água.

    4354.pngCarta Druida Maligno - Meh. É uma opção para ficar imune a petrificação e congelamento em troca de morrer pra Crux ou qualquer 2 bola de fogo. Não uso e nem usaria, mas se quiser não é impossível.

    4354.pngCarta Celacanto Cruel - 50 de DEFM deixa no papo fechar as imunidades via DEFM. O lado ruim é que é uma carta bem bem cara.

    4354.pngCarta Angeling - Combo com o Manto do Kardui.

    4354.pngCarta ChonChon de Aço - Combo com o Chapéu de Dighi-titica.

    4354.pngCarta Hatii - Combo com a Armadura Eclipse.

    Armas

     

    1228.pngFaca de Combate (PE4) Bi - 10% de redução humanoide é muito muito bom. Combinado com 20% de Conjuração Variável é um sonho. Arma principal de um Espiritualista.

    28720.png28715.png28727.png28708.pngPunhal de Oxum/Oxóssi/Xangô/Iansã (PE10) - Excelente arma se você tiver problemas de Velocidade de Ataque, pois cabem 3 Cartas Marionete Demoníaca nela. Importante de se ter no arsenal também.

    13073.pngAdaga Certeira [1] (PE4) Bi - Fechando a trindade das facas de um SL de respeito, essa é a de uso mais de nicho: passar a faca em alguém que ficou vacilando perto de você. Das 3, é a menos importante. Bom refinar o máximo que conseguir.

     

    Cartas para Arma

     

    4354.pngCarta Marionete Demoníaca - Bastante Velocidade de Ataque, principal carta pra se colocar nas adagas de Brasilis.

    4354.pngCarta Aunoe - 25% de dano crítico é a carta mais forte para se colocar na Certeira

    4354.pngCarta Presente das Trevas - Usar como switch pra passar status na Fúria da Terra do Chapéu de Broto.

    4354.pngCarta Celine Kimi - Se tiver levando o status da Fúria da Terra extremamente a sério, pode colocar essa carta também. Ferimento Mortal incomoda um tanto.

    4354.pngCarta Pequeno Fatum - Tem gente que em 2022 toma Silêncio.

    Escudos

     

    2115.pngEscudo da Valquíria - Bom, bonito e barato. Um dos melhores escudos do jogo.

    2168.png+12 Escudo Celestial - Meio carinho para o que entrega para um Espiritualista, mas é uma opção boa.

    28908.png+7 Escudo da Água - Excelente escudo, a Velocidade de Ataque dele ajuda demais a fechar, tem um pingo de DEFM, e a resistência a água é muito boa, sendo esse o elemento da Nevasca (as vezes, o missclick de um Professor vai te puxar pro meio dos MEs, então é bom ter essa redução).

    28906.png+7 Escudo do Fogo - As mesmas vantagens do Escudo da Água, mas esse te dá resistência a fogo, que é mais relevante do que já foi graças ao spam de Bolas de Fogo. Excelente opção

    28909.png+7 Escudo da Terra - Igual os outros dois, com um elemento um pouco menos relevante. O bônus legal desse são os 20% de SP se for utilizado com o Bracelete Suntuoso.

    460000.png+10 Égide das Divindades - Deixa o Curar habilitado, o que é relevante para tirar Kaite dos aliados, e te deixa imune a Petrificação. É um escudo queridinho na TE, muito bom mesmo, mas muito caro também. Só se preocupe com ele em casos que você quer ter um alt+q muito otimizado.

    28940.png+13 Escudo das Divindades - Pior que o Égide, mas cumpre a mesma função.

    28942.png28945.png+9 Escudo Sanguinário /+9 Sanguinário Maldito {DEFM}{DEFM} - Opção de escudo com mais DEFM, se faz necessário se você quer fechar as imunidades dessa maneira sem Carta Celacanto Cruel ou sem Sombrios altamente refinados (um desses dois você vai precisar ter), ter 0 de defesa é um bônus, visto que ou as skills da TE ou ignoram a def, então tanto faz, ou se usa Carta Memória de Thanatos, então não ter DEF é bom. Vem com uma Velocidade de Ataque de bônus.

    28902.pngCoelho Macabro [1] - Como você joga solto da redenção, dá pra colocar uma Maya aqui e fazer uma graça pra cima do pessoal das Bolas de Fogo.

    Cartas para Escudo

     

    4354.pngCarta Sapo de Thara - Thara.

    4354.pngCarta Maya - Se quiser fazer uma graça pra cima do pessoal das Bolas de Fogo

    4354.pngCarta Rastreador - Habilita Petrificação nível 1. Não é ideal, mas você consegue petrificar um pessoal mais desatento. Se for se arriscar nesse switch, lembre de carregar Gemas Vermelhas.

    Capas

     

    20939.pngManto do Senhor do Tempo - Tem excelentes reduções elementais, dá Velocidade de Ataque, Conjuração Variável e fazendo conjunto com a Bota do Senhor do Tempo tira 0,5s de Conjuração Fixa, sendo o melhor conjunto para um Kaite rápido. Excelente capa.

    20734.png+9~+15 Capa do Vento (RH5)(complementos a sua escolha) - Excelente combo com o Ventinho Bruto, dá muita resistência elemental e a habilidades de alto impacto na TE. Além de tudo, pode ser encantada com DEFM+8 (além do RH5), sendo a capa TE que dá mais Redução Humanoide e DEFM juntos. A cereja do bolo é a redução de Dano Físico à Distância, que ajuda muito mesmo. Excelente capa, vale os kks investidos.

    20747.png+10 Capa Grandiosa (RH5)(complementos a sua escolha) - Se não for usar o Ventinho Bruto, essa é um pouco mais “ofensiva”: ao invés de seus efeitos por refino complementarem as resistências.

    20904.png+12 Bata de Etran - Só vale a pena aqui se for com Deviling, e nem tanto assim

    20783.png+10~+15 Capa Heroica - Prima pobre da Bata de Etran, com o diferencial de poder usar uma outra carta de resistência elemental e ainda manter uma boa resistência a danos neutros (no caso da TE, resistência a Bomba Ácida).

    Cartas para Capa

     

    4354.pngCarta Nuvem Tóxica - A queridinha da WoE, funciona muito bem com a Capa do Vento, acumulando resistência a danos a distância e ainda uma pontinha de resistência a neutro (que pode somar com a de um Escudo Celestial ou com os encantos Neut. 3 na própria Capa do Vento)

    4354.pngCarta Raydric - Parzinho com a Capa Heroica, pode ser usado em outras capas, mas não recomendo muito

    4354.pngCartas de Resistência Elementais - São muitas, e não tem um jeito legal de linkar aqui, mas 30% de uma resistência a um elemento que tem te incomodado em GvGs ajuda bastante. Basicamente cada uma dessas serve como uma mini-kades.

    4354.pngCarta Flamel - Flamel

    4354.pngCarta Guardião Morto Kades - Kades

    4354.pngCarta Algoz Eremes - Eremes

    4354.pngCarta Gertie - Se você for muito maluco e achar que vai conseguir usar bem um switch de Confinamento, vai na fé.

    Sapatos

     

    22204.pngBotas do Senhor do Tempo - Deve ser a peça menos interessante do conjunto para Espiritualistas, mas o seu combo com o Manto é muito bom. Só use se tiver com o Manto do Senhor do Tempo também.

    22106.png+7 Botas Gigantes - Redução Humanoide e HP numa bota só. Excelente bota se você não tiver usando nenhum combo que envolva as botas.

    22101.png+12 Botas do ArchAngeling - Usar só se for combando com o Super Óculos Poring. Dentro disso, é excelente, fora disso não serve pra muita coisa não. A Gema de Aquário é a “carta” ideal pra ela.

    22082.pngSapatos Luxuosos (RH5)(Complemento à sua escolha) - Sapato excelente: dá resistências elementais, Redução Humanoide e ainda pode te ajudar com seus atributos ou ser encantado com DEFM+10, sendo um sonho para quem pretende ficar imune a Petrificação e Congelamento via DEFM.

    470047.png+11~13 [MEGA] Patas de Raposa - Muita INT, muita DEFM, provavelmente overkill. Use só se quiser ostentar um alt+q super caro e pouco funcional.

    Cartas para Sapato

     

    4354.pngCarta Ferus Verde - A queridinha da TE, dá 10% de HP e +1 de Vitalidade, sendo a opção de mais HP que temos.

    4354.pngCarta Matyr - Prima da Ferus Verde, essa dá +1 de Agilidade ao invés da Vitalidade, sendo interessante para fechar a imunidade a Sono via Agilidade.

    4354.pngCarta Flor do Luar - Combo com a [MEGA] Patas de Raposa.

    4354.pngCarta Quimera Venenosa - Deve ser a melhor carta pra bota desse jogo. Se tiver condição, recomendo ela, mas o custo-benefício da Ferus e da Matyr é bem melhor.

    Acessórios

     

    32221.pngAnel do Senhor do Tempo - Último item do set do Chorão, é um item bem completo para a classe, tornando esse conjunto uma excelente escolha custo-benefício para a classe. Ele também acaba te deixando menos resistente que outras escolhas, normalmente se resolve isso com posicionamento e potagem.

    2936.pngAnel Revigorante - Acessório queridinho da TE, dá bastante HP. É uma escolha boa que funciona muito bem sozinho. Existem outras escolhas parecidas com ele, mas consideravelmente mais difíceis de se conseguir.

    2949.pngBracelete do Ourives - Obrigatório ter pelo menos como switch, porque a habilidade Desconcentrar é super útil. Normalmente, seguindo a linha do switch, esse acessório vem com uma Carta Horong nele, mas nada de impede de colocar alguma outra carta e jogar com ele colado. Deve ser o item que entrega mais pelo quanto ele custa nesse jogo. Se perder pra algum, é só pro escudo da valk.

    2998.pngBracelete Suntuoso (Encantos de sua preferência) - Esse item comba com a Boina do Zéfiro, sendo obrigatório caso opte por esse chapéu. Mesmo sem fazer essa opção, a possibilidade de se encantar esse item nas últimas edições do Festival de Brasilis faz com que ele seja útil sozinho, podendo ser encantado com atributos para se fechar imunidades, com DEFM +18, que dá um boost na possibilidade de se atingir 100 de DEFM para fechar imunidade a Congelamento e Petrificação, ou HP +1500, que supera o HP de um Revig na maioria dos setups. Esses dois últimos são consideravelmente mais caros do que um de atributos, mas também consideravelmente melhores.

    2969.pngColar Memorável RWC [1] - Uma das principais (se não a principal) opção de acessório de Conjuração Variável, consegue nos encantos dele pegar 16% de redução, e combinado com uma Belzebu ou Belzebu Selada, praticamente resolve sozinho a conjuração variável da classe. Boa opção.

    Pingente da 490100.pngForça Física/490101.pngForça Mental - Fazem conjunto com a Marionete de Thanatos, e deve ser o jeito mais barato de ficar IC no Kaite sem usar Senhor do Tempo. Tem encantamentos de Conjuração Variável e resistências elementais que são muito muito bons, além da fixa. Mas só recomendo mesmo se você sabe que vai fazer muita jogada de Kaite.

    Anel 28563.pngMágico Real/28562.pngFísico Real - É até engraçado pensar nesses itens, mas eles dão ou um tantinho de Conjuração Variável ou um tantinho de Velocidade de Ataque, que pode ser importante pra fechar um build, e dá pra colocar um bônus de HP considerável neles.

    Anel do Reforço 2964.pngMágico/2963.pngFísico - Outro item engraçado de citar aqui, mas o bônus de resistência elemental possível de colocar nesses itens fazem com que eles sejam uma escolha bem interessante se seu set focar nesse tipo de resistência. 100% farmável, se não estiver usando a Marionete de Thanatos, uma opção melhor do que os Pingentes.

    2898.pngRosário Preto - Opção custo-benefício a um suntuoso DEFM+18 se não tiver fazendo combo com o Zéfiro mas ainda assim esteja querendo fechar 100 de DEFM (não recomendo, mas possível).

    Anel 2944.pngde Proteção/2946.pngdo Desafio TE - São os acessórios de graça da TE, que te dão bastante Redução Humanoide. O ruim deles é que por serem de aluguel, não tem slot para Iara. Se for usar, no máximo 1.

    28434.pngLuvas do Pugilista - Switch para cancelar Punho Supremo de Asura.

     

    Cartas para Acessório

     

    4354.pngCarta Iara - Altamente recomendada, praticamente obrigatória, a carta habilita Graça Divina, um dos carros-chefe de qualquer personagem suporte.

    4354.pngCarta Fumacento - Esconderijo também é praticamente obrigatório, então se não optou pelos Orbes Arcanos, a fumacento se faz necessária.

    4354.pngCarta Horong - Chama Reveladora é bonitinho, e bem útil pra caçar um suporte que conseguiu se esconder.

    4354.pngCarta Vitata - A última habilitação de habilidade interessante, a carta Vitata é melhor utilizada como switch pelo debuff que tem. A principal função de “Curar” é tirar Kaites indesejados.

    4354.pngCarta Crocodilo - Essa redução é sempre bem vinda, apesar de no geral eu preferir uma das quatro supracitadas.

    4354.pngCarta Belzebu (Selada) - Ajuda bem no cast, e a Selada já foi bem barata. Hoje em dia não são tanto, mas ainda é um caminho que você pode escolher trilhar.

    Equipamentos Sombrios

     

    24016.png24017.png24015.png24014.png24012.png24013.pngConjunto Sombrio Festivo - Itens legais e de graça (andar 5 da Torre Sem Fim). Ter eles refinados ajuda bem no HP, e os 1 ponto de cada atributo ajudam nas imunidades.

    24326.png24327.pngConjunto da Deusa - O escudo é especialmente interessante tendo em vista a DEFM que ele dá (importante mesmo se não estiver fechando DEFM, visto que os primeiros pontos são os mais relevantes), sendo o melhor escudo sombrio a se usar (mesmo sem o combo). A armadura entra meio que de tabela pelo refino, pensando no bônus de HP.

    24042.png24036.pngConjunto Sombrio INT - Interessante para fechar a imunidade a Silêncio, já que o ideal para Espiritualistas é cravar 100 de Inteligência e sobrarem mais pontos para outros atributos.

    24039.png24045.pngConjunto Sombrio AGI - Se você jogar de Gemini, não precisa fechar 100 de Agilidade, caso contrário esses itens podem te ajudar bem. Além disso, podem ser uma opção para fechar a ASPD.

    24044.png24038.pngConjunto Sombrio VIT - Ideia parecida com o de INT e AGI, mas esse deve ser menos utilizado, visto que só por colocar os pontos requeridos para o par de Gemini (cartas mais comuns na cabeça), e potar um Divino você já fica bem perto da imunidade a Atordoamento. Mas se jogar sem Gemini, é possível considerar esses itens.

    24339.png24340.pngConjunto Sombrio Total - Bem fortes por te ajudarem a economizar muitos pontos preciosos em Agilidade e Inteligência. Se tiver acesso, são a escolha óbvia. Coloquei eles como um conjunto aqui só pra manter a consistência, mas mesmo se tiver só um deles, ainda é bem forte.

    24360.pngLuva Sombria de Tensão/24363.pngLuva Sombria Elegante - Eu não consigo frisar o quão forte é 150 de HP a cada 2 refinos. É muito muito forte mesmo. De longe as melhores luvas para Espiritualistas.

    24361.pngBrinco Sombrio de Tensão/24364.pngBrinco Sombrio Elegante - Mesmo princípio que suas luvas equivalentes (infelizmente os colares não :(), eles dão muito HP por refino. Sério, é muito HP mesmo. Os de Tensão são um pouco melhores porque dão ataque, dai te ajuda a passar a Adaga Certeira em vacilão SUAHSUAH.

    24047.pngColar Sombrio de Velocidade - Muito bom pra fechar Velocidade de Ataque com as adagas sem Carta Marionete Demoníaca. Mas é mais um luxo que uma necessidade, e só deve valer a pena no +9. Melhor potar uns acarajés a vida inteira.

    24155.pngColar Sombrio Indestrutível - DEFM por refino é sempre bom. Dá pra pegar 22 de DEFM só tendo Sombrios no +10, o que ajuda muito na busca pelas imunidades via DEFM. Claro que isso sai caro, mas é algo a se considerar. Mesmo que não esteja fechando 100 de DEFM, os primeiros pontos de DEFM são importantes, então considere essa opção.

    24180.pngMalha Sombria Autoportante - Vide Colar Sombrio Indestrutível.

    ETC - Se não tiver montando um Espiritualista muito calculado e otimizado, só taca os Sombrios mais refinados que tiver pra pegar o HP


    Builds Teóricas

     

    Como classe mais versátil e completa do ragnarok, existem algumas builds de Espiritualista possíveis na TE que são teóricas, visto que nunca foram de fato aplicadas, mas eu acredito serem bem possíveis SAUHSUAH. Tem mais algumas que estão no meu laboratório de builds no momento, e não sei se quero divulgar antes de tentar colocar em prática (afinal, WoE é a única modalidade competitiva de Ragnarok), mas vou deixar uma build aqui pra vocês pegarem o espírito da coisa (que é basicamente: seja insano).

    Espiritualista Meteoro

    Build que funciona como um Arquimago com imunidade a Dispell, possibilitando posicionamentos mais avançados e algumas jogadas mais ousadas, já que nunca perde a Redenção (se não sair do alcance). O output de dano deve ser um pouco abaixo do de um HW (perde a Bispo mas ganha bastante % de dano de fogo na bota, não parei pra calcular de verdade), mas é de fato uma build altamente experimental que deve ter aplicações.

    Topo: 400023.png+11 Marionete de Thanatos [Orc Herói]
    Meio: 19252.pngOrelhas de Kardui
    Baixo: 19299.pngFragmento de Yggdrasil
    Armadura:15279.png+12 Armadura do Herói Sábio [Crothen]
    Arma: 1676.png+12 Cajado Demoníaco [Leão de Vinhas][Presente das Trevas] (PA2) (xx)
    Escudo:460000.png+10 Égide das Divindades [Bijou]
    Capa: 20943.png+12 Capa Mágica de Geffen [Salamandra] (INT+xx)(S.INT)
    Bota: 22245.png+13 [MEGA] Botas Espaciais [Senhor das Trevas] (S.INT)(AH ou INT)
    Acessório: 490100.pngPingente da Força Física [Mavka]
    Acessório: 2969.pngColar Memorável RWC [Mavka] (PE3) Bi


    Comentários Finais

    Eu realmente gostaria que mais pessoas dessem uma chance pra nossa querida guerrinha de sábado. É uma modalidade bem legal, mesmo pra quem tá habituado a jogar coisas 175, e provavelmente é a única modalidade de PvP que segue “balanceada” (muito mais a ver com uma autorregulação da comunidade do que qualquer outra coisa). Fiz esse aqui com muito carinho, visto que é sobre minha classe preferida do Ragnarök, e primeira classe que eu usei na guerrinha. Se quiser puxar um papo, perguntar coisas, me xingar ou etc. é só mandar mensagem pra mim no meu discord que é Kokuritsu#1006. Com isso, me despeço, e bom game a todos o/.

     

    Changelog

     

    2022/03/11 - Terminei de linkar e colocar as imagens. Adicionei o Colar RWC na opção de acessórios, pq tinha esquecido dele mesmo já que não é um dos meus preferidos USHAUSHA. Mas como é usável, achei justo estar lá. Os itens sombrios resolvi colocar o link na imagem, não sei se fica legal mas é um teste.
    2022/03/07 - Comecei a linkar e colocar as imagens e o divine pride caiu. Outra hora termino.
    2022/03/06 - Postado. Depois de postar o animal aqui percebeu que não fez a parte de consumíveis do guia, o que vai acontecer no futuro. Como é um parto postar coisas no fórum, também vou linkar e adicionar as imagens num futuro próximo, já que passei mais de 1h adicionando tudo nas caixas de spoiler pra ficar bonitinho.

    • Like 7
  12. 9 horas atrás, Deux-EX disse:

    Brabo demais. Excelente guia

    Agora te contar que n curti esse papo de que tudo se resume a um GVG n

    quando jogava no pre renew era full treta e alguns 4fun quando n tinham mto o que fazer iam fazer pvp em castelo. Achava bem daora. Hoje em dia parece algo mais "formal". Vc marca a treta com 1 clã em um castelo, farma 100 celines cada membro e vai fazer pvp organizado. Parecendo aqueles tabuleiros de RPg.

    Eu acho que o esquema de se organizar em GvG tem 2 principais fatores:

    1) Com os itens que tem hoje, tem maneiras bem escrotas de se montar um pré-cast. A própria Vendetta só loga de sábado pra ficar castando Nevasca no nada lá no G5 que é deles desde não sei quando pq não dá pra passar da def. Em uns pré-casts menos focados em segurar tudo e qualquer coisa, até dá pra passar, visto que parte do GvG envolve exatamente dar uma chance pra tag que perdeu de frente virar isso passando da porta da que ganhou. Mas isso só é possível pq os planteis são focados em GvG e não em pré-cast tipo o da Vendetta. Então o GvG é mais um lance de deixar todo mundo em pé de igualdade, e, sinceramente, é bem divertido.

    2) Tem poucos clãs jogando. Atualmente, ativos no cenário tem Void, ICG, Crowz, BE, Cangaceiros do Sertão, Pluto e tem o projeto do Rikardin que logo mais deve começar a subir. Isso são 7 clãs. Mesmo se tirar o G5 da conta que é da Vendetta, são 7 clãs brigando por 9 castelos, e essa competitividade não é tão legal assim. Se tivesse uns 18 clãs jogando, ia ser inevitável da galera se trombar nos 10 castelos da TE eventualmente, e ai o pau ia quebrar mesmo no estilo full treta. Eu até acho que isso seria mais interessante, mas enquanto a gente fica mais ou menos nesse número de menos de 1 clã por castelo, acho que o modelo de GvG é mais adequado mesmo. Outro jeito de resolver isso é a WP fechar o Feudo de Gloria SUHAUSHASUA, dai ia ser full treta tbm pq ia sobrar só 5 castelos e talz.

    • Like 1
  13. Apresentação

    Oi pessoal. Sou o Heitor/Kokuritsu/Verdura~*, conhecido pelos meus companheiros de clã mais especificamente como Brócolis, que é o nick da minha Espiritualista suporte. Converso bastante nas abas de Espiritualista e MTK do discord oficial, mas dou pitaco meio que em tudo que é classe USHAUSHA. E, novamente, mesmo não sendo a pessoa mais qualificada pra escrever o que eu estou escrevendo, eu devo ser a mais disposta.

    Ultimamente apareceram algumas pessoas perguntando sobre WoE, tanto TE quanto 3rd, no discord oficial, e uma das críticas (justificadas) à modalidade é que o conhecimento sobre ela é escasso. Isso acontece pois, como se trata de uma modalidade competitiva, os clãs que têm ideias e builds preferem guardar elas para si e garantir uma vantagem na guerra. E eu não sou diferente: gosto quando meu clã tem ideias originais e fortes e de tirar proveito delas até que os outros percebam o que acontece. Por isso, apesar de querer falar um pouco sobre todas as classes aqui, vou acabar me limitando a concepções que já são manjadas por pessoas que participam do cenário, mas que são completamente alienígenas para quem está interessado em ingressar nele.

    Mas afinal, o que é esse guia?

     

    Basicamente, minha ideia é colocar o básico de cada classe aqui: a função dela, as principais habilidades utilizadas e um alt+q padrão, e de certa forma custo-benefício (se trata de um guia introdutório, mas as vezes a classe é cara mesmo e não tem o que fazer), para algum interessado se basear (não vão ser os tops, e muito menos os mais atualizados. Certamente com os itens atuais dá pra fazer alt+q incríveis, fechando defm e resistências etc etc. Mas isso não significa que seja impossível jogar com uns um pouquinho piores mas mais em conta). Isso são noções bem básicas de alguém que só jogou em 2 classes (Espiritualista e Main Bragi), mas acompanha de perto discussões sobre a função de outras, e toma parte intensa em teorizar novas builds e alts+q. Então se a classe que você quer jogar não apareceu aqui, não se acanhe: não sou nenhum dono da verdade, só quero apresentar as classes que têm mais presença para você ter por onde começar.

    Mecânicas relevantes da WoE

     

    Lembra daquela Suma Sacerdotisa que você pediu pra te Ressar nos Petites e ela falou “ih rapaz, tenho isso não” e você ficou completamente absurdado? Pois é, ela devia estar upando um personagem de WoE. Vou citar aqui 4 diferenças mecânicas que a WoE tem em relação a outras modalidades de Ragnarok:

    1. Morreu é Kafra. Isso mesmo, seu corpinho não fica lá esperando você clicar “Voltar para o Ponto de Retorno”. Assim que seu HP chega no 0, você é mandado de volta pra sua Kafra ou Estalagem de preferência. Por isso aquela Suma Sacerdotisa não tinha Ressuscitar: nas Guerras do Emperium essa habilidade, tal qual os Amuletos de Ziegfried, é completamente inútil.
    2. Esquiva, Dano Físico à Distância e Dano de Habilidades sofrem reduções. Ainda assim, com os itens que existem no bRO o dano segue cavalar. Por isso existe o pedido da comunidade de WoE para aumentar ainda mais essa redução de dano. Além disso, personagens não são empurrados.
    3. O comando /nc, ou /noctrl, ou Ctrl+Click para bater em um alvo com ataques básicos continuamente não funciona. Portanto, se você quer destruir alguém com seu hit básico, você tem que clicar com o mouse e segurar em cima dele.
    4. A conjuração sempre pode ser interrompida. Mesmo que você esteja de Carta Fen, Biscoito de Coração ou qualquer item que afirme o contrário.

    Classificação das Classes

     

    Eu pensei bastante sobre como dividir as classes. A primeira divisão que me veio à mente foi entre “

    Suporte” e “Killer”. Não me pareceu muito boa, visto que tem funções que não são exatamente um dos dois. E ai eu pensei mais um pouco, e não consegui uma classificação melhor. Para todos os efeitos, a divisão entre “Suporte” e “Killer” vai funcionar bem, apesar de ter umas classes em “Suporte” que vão ficar meio esquisitas, mas vai funcionar, no geral SUAHSUHA. Algumas subdivisões são nomenclaturas que eu inventei, só pra ficar mais organizado, então se você chegar em um clã falando que quer ser alguma das subdivisões e ninguém entender nada, é o caso disso. Os nomes das builds são os usuais mesmo. Coloquei Tier 1 e Tier 2 tirados completamente da minha cabeça, baseado no que tenho visto nessas primeiras guerras de 2022, muito mais a ver com a frequência que se vê esses personagens do que no quão bons eles são.
    A quantidade por clã citada leva em consideração a ideia de um “clã padrão” (não que isso exista), claro que estratégias diferenciadas usam quantidades diferenciadas de alguma classe.

    Um pouco mais sobre a TE

     

    O jogo em WoE (principalmente a TE), se diferencia do PvM 3rd (modalidade mais jogada atualmente) principalmente em dois aspectos: o uso de consumíveis e o fato de você poder contar com alguns buffs, já que se joga em bloco. Assim, muitas builds tem seu cast e sua pós fechadas contando com o Bragi, e algumas imunidades contando com Aumentar Agilidade e Bênção, e pode contar com um suporte pra remover alguns status que são particularmente chatos de se lidar com (principalmente Petrificação e Maldição). Só não tem um suporte pra te curar e dar exall, isso você vai ter que potar mesmo.


    Sobre os consumíveis: no mínimo, você vai ter que potar um bolinho divino, uma GHP, sua pot de ASPD e Suco Celular Enriquecido. No caso de killers, como é necessária a otimização deles para que o dano seja de fato efetivo, pode por na conta todos aqueles consus que cê nem acha que tem uso, como Acarajé e Elixir Rubro. Só as comidas +20 que não funcionam nessa modalidade. Além disso, um consumível MUITO importante na TE é o Doce Mágico: muitas das habilidades têm muito mais cast fixo do que se dá pra lidar com itens 99- e não perder muito dano, então se você tiver interessado em alguma classe e esteja se perguntando “como fico ic?”, muitas vezes a resposta vai ser “não fica, mas pota um doce”.
    A última grande diferença é sobre a habilidade Esconderijo: muito mais que uma invisibilidade, o Esconderijo te deixa imune a danos que não são de terra, então quando você sente que é um foco de dano, uma das soluções que você tem é entrar em esconderijo. Por isso muitas vezes acessórios tem Carta Fumacento nele. É bem importante se ter acesso a esconderijo com todas as classes, nem que seja via switch.
    Quanto ao jogo em si, pelo menos no Thor os clãs buscam fazer GvGs: se escolhe um castelo, os clãs se posicionam um de frente para o outro, contam um “1, 2, 3, já!”, e um clã avança enquanto o outro se defende. Quando essa parte, chamada GvG de frente, termina, o clã que sai com vantagem tem que dominar a área da porta, enquanto o clã que saiu perdendo tenta se reestabelecer, essa parte se chama fluxo. Quando um clã firma sua defesa na porta, de maneira completa, ou por um tempo razoável ou quando o outro clã reconhece que a porta está dominada, o GvG acaba e o clã que segurou a porta é dito ganhador do GvG. Existe um fair play: os clãs normalmente respeitam quando dois outros estão tirando seus GvGs. Sempre vai ter um energúmeno (o fórum não me deixa usar a outra palavra de escolha) ou um clã de idiotas que vai tentar atrapalhar isso, e faz meio que parte. Se você está ingressando no cenário, não seja um desses.

    Suporte

    Disrupção

    São personagens cujo objetivo é durar no campo de batalha, enquanto aplica status negativos e removem buffs dos adversários. Seus alt+qs são altamente focados em redução de dano.

    Tier 1

     

    Professor OLP - OLP é a sigla para Offensive Land Protector (“protetor de terrreno ofensivo”). É um professor cujos itens focam o máximo possível em redução de dano por humanos e que compõem a linha de frente de um clã. Sua função envolve principalmente acertar Desencantar nos personagens da linha de frente do clã adversário num primeiro momento, para remover a Redenção deles e ser mais possível de matá-los com dano concentrado, mesmo com os sets de redução. Além disso, é desejável que tenha um bom tempo de reação para aplicar Prisão de Teia a killers que missclickem ou mesmo em OLPs adversários que saem de posição. e contestar Pneumas adversários com Escudos Mágicos. Um clã de 30 pessoas normalmente quer ter de 3 a 5 OLPs.

    Principais habilidades: Petrificar, Desencantar, Desconcentrar, Bruma Ofuscante, Prisão de Teia, Escudo Mágico.

    Exemplo de Alt + Q: 18959.pngChapéu de Dighi-titica [Abelha-Rainha (Selada)], 18894.pngDiadema Arco-Íris, 15923.pngVentinho Bruto, 15062.pngCasaco TE, 1228.pngFaca de Combate (VIT+5) Bi, 2168.png+12 Escudo Celestial [Sapo de Thara], 20734.png+9 Capa do Vento (RH5)(Neut 3) Bi [Nuvem Tóxica], 22106.png+7 Botas Gigantes [Ferus Verde], 2x 2944.pngAnel de Proteção TE.


    LK Status - LK é a sigla para Lord Knight (ou simplesmente Lorde). Esse personagem faz uso da Capa Gigante e do Livro Amaldiçoado para causar diversos status negativos, incluindo petrificação, no clã adversário, petrificação sendo o status mais complicado de se lidar em personagens TE. Além disso, podem fazer linha de frente juntamente com os OLPs antes do pulo para cobrir target ou mesmo cancelar casts adversários com Provocar. Um clã de 30 pessoas quer ter uns 2-3 LKs.

    Principais Habilidades: Impacto Explosivo, Impacto de Tyr, Provocar.

    Exemplo de Alt + Q: 18959.pngChapéu de Dighi-titica [Pesadelo], 18894.pngDiadema Arco-Íris, Lenço da Compaixão, 15063.pngCota de Malha TE, 1228.pngFaca de Combate (VIT+5) Bi, 2176.png+9 Livro Obscuro [Sapo de Thara], 20747.png+10 Capa Grandiosa (RH5)(Neut 3)Bi [Nuvem Tóxica], 22106.png+7 Botas Gigantes [Múmia do Pesadelo], 2x 2944.pngAnel de Proteção TE.

    Tier 2

     

    Chuva de Status - Função que pode ser executada por Atiradores de Elite, Menestréis, Ciganas e Desordeiros. Cada uma dessas alternativas tem suas próprias vantagens e desvantagens em relação às outras, e não vou descrever por aqui. No meu guia de artistas suportes eu comento um pouco sobre os artistas de Status. Sua função é bem simples: utilizar a habilidade Chuva de Flechas para passar status no clã adversário. No máximo 1 ou 2 em um clã padrão.

    Principal Habilidade: Chuva de Flechas.

    Exemplo de Alt+Q: 18959.pngChapéu de Dighi-titica [Gemini], 18603.pngMáscara Esquisita [Gemini], 19151.pngBalão de Deviling, 15169.png+9 Manto do Kardui [Angeling], 1732.pngArco da Terra [Réquiem], 20747.png+10 Capa Grandiosa (RH5)(Neut 3) Bi [Nuvem Tóxica], 22106.png+7 Botas Gigantes [Ferus Verde], 2936.pngAnel Revigorante [Fumacento ou Iara], 2944.pngAnel de Proteção TE

    Suporte backline

    São personagens de certa forma focados em resistência, mas também precisam de algumas outras características em seu alt+q, como redução de conjuração a ponto de ficar IC ou semi-IC no Bragi. São o que se imagina quando pensa em um personagem de suporte: removem status negativos e fornecem proteção e buffs para os outros personagens do clã.

    Tier 1

     

    Bragi - A classe que mais tem nome de habilidade desse jogo, é referida na woe também como essa habilidade. Normalmente um Menestrel (possível ser Cigana mas consideravelmente mais difícil), com valores de atributos calculados para dar os melhores buffs de Poema de Bragi e Maçãs de Idun. Em particular, eu tenho um guia sobre a classe. Uma das classes que depende de estar linkada para aproveitar seu potencial completo. 1 por clã.

    Principais habilidades: Poema de Bragi, Maçãs de Idun, Piada Infame.

    Exemplo de Alt + Q: 19020.png+10 Tiara Arcana [Gemini], 18603.pngMáscara Esquisita [Gemini], 19139.pngOrbes Arcanos (INT+1), 2357.pngArmadura das Valquírias (INT+3) [Marc], 1902.pngViolino [3x E.INT3][Golem], 2115.pngEscudo da Valquíria [Sapo de Thara], 20718.png+8 Pele da Rainha Verme (Encantos de INT) [Nuvem Tóxica ou Jejeling], 22082.pngSapatos Luxuosos (RH5)(INT+3) [Ferus Verde], 2x 28411.pngBrincos de Esmeralda [Iara e Vitata].

    Obs: Em todos os lugares em que está escrito INT nesse Alt+Q, pode ser Vit também. Mais detalhes no guia.


    Espiritualista - Classe que possui Kaupe, uma das habilidades mais fortes do ragnarok. Responsável por proteger os OLPs e Killers de uma quantidade considerável de dano com tal skill, ainda tem acesso ao Kaite, utilizado nessa modalidade de guerra muito mais ofensivamente do que para refletir spells. Além disso, diversas classes dependem do link para funcionar com seu potencial completo, incluindo ela mesma. Dessa maneira, é indicado que se jogue em duplas de SL, para que um linke o outro. Pelo menos um por OLP, e de preferência em números pares para que andem em dupla. Eventualmente, eu vou soltar um guia de SL (Soul Linker, nome da classe em inglês) TE e ai linko aqui.

    Principais habilidades: Kaupe, Kaite, Espíritos diversos.

    Exemplo de Alt + Q: 19020.png+10 Tiara Arcana [Gemini], 18603.pngMáscara Esquisita [Gemini], 19139.pngOrbes Arcanos, 15383.pngSobretudo do Senhor do Tempo [Marc], 1228.pngFaca de Combate (PE4) Bi, 2115.pngEscudo da Valquíria [Sapo de Thara], 20939.pngManto do Senhor do Tempo [Nuvem Tóxica], 22204.pngBotas do Senhor do Tempo [Ferus Verde], 32221.pngAnel do Senhor do Tempo [Iara], 2949.pngBracelete do Ourives [Horong].


    Sumo Sacerdote - Suporte original do ragnarok, tem os buffs, pneuma e lex que são essenciais para todos os outros integrantes do clã. Muitos personagens fecham suas imunidades por atributos contando os buffs dos Sumos, o Pneuma é extremamente importante para o avanço e para as entradas de defesas, e a lex é importante para ajudar os GCs a controlarem os adversários que pulam no nosso ME, em especial os que tem alta resistência. Normalmente um por PT (o que significa uns 3 num clã de 30 pessoas)

    Principais habilidades: Bênção, Aumentar Agilidade, Kirye Eleison, Impositio Manus, Glória, Escudo Sagrado, Escudo Mágico, Lex Aeterna, Graça Divina

    Exemplo de Alt + Q:19020.png+10 Tiara Arcana [Gemini], 19118.pngSuper Óculos Poring [Gemini], 19139.pngOrbes Arcanos, 15169.png+9 Manto do Kardui [Marc ou Angeling], +10 Cajado de Combate (PE4) Bi[Marionete Demoníaca], 2115.pngEscudo da Valquíria [Sapo de Thara], 20734.png+9 Capa do Vento (RH5)(Neut 3) Bi [Nuvem Tóxica], 22101.png+12 Botas do ArchAngeling [Gema de Aquário], 2x2936.pngAnel Revigorante [Belzebu (Selada) ou Crocodilo]


    DLP - Sigla para Defensive Land Protector, é o professor responsável pelo ME. Essencial para o avanço do clã, e quem dita o ritmo/segue o ritmo ditado na call de avançar ou recuar. Perder seu DLP normalmente implica perder o embate, visto que as magias de área vão afetar seu clã completo. Em comparação com o OLP, o DLP por estar na backline pode sacrificar uma % de resistência para ter um cast melhor, visto que o ME que dita a posição do clã, e é importante que ele esteja no lugar certo sempre.

    Principais Habilidades: Proteger Terreno, Desencantar, Desconcentrar, Petrificar, Bruma Ofuscante, Prisão de Teia, Escudo Mágico

    Exemplo de Alt + Q: 19020.png+10 Tiara Arcana [Abelha-Rainha (Selada)], 18894.pngDiadema Arco-Íris, 19139.pngOrbes Arcanos, 15169.png+9 Manto do Kardui [Angeling], 1228.pngFaca de Combate (PE4) Bi, 2168.png+12 Escudo Celestial [Sapo de Thara], 20734.png+9 Capa do Vento (RH5)(Neut 3) Bi [Nuvem Tóxica], 22106.png+7 Botas Gigantes [Ferus Verde], 2969.pngColar Memorável RWC (PE3) Bi [Belzebu (Selada)], 2944.pngAnel de Proteção TE

    Redentor - Paladinos responsáveis pela redenção das classes de dano, professores e do bragi (normalmente, SL e Sumo jogam sem redenção), é uma das classes chave para qualquer clã. Normalmente, se quer ter 1 redentor para cada professor, e entram mais 2 personagens juntos. Se faltar redenção para alguma classe nesse esquema, dá pra fazer um redentor com 3 killers. Além disso, tem um output de dano que é suficiente pra matar alguns killers menos resistentes no Sacrifício do Mártir. O objetivo do alt+q é pegar o máximo de HP possível e um cast bom na redenção, que muitas vezes precisa ser spammada.

    Principais Habilidades: Redenção, Sacrifício do Mártir, Aura Sagrada, Escudo Refletor.

    Exemplo de Alt + Q: 19263.png+1x Elmo do Xogunato [Bungisngis], 5985.pngMáscara da Nobreza, 5978.pngVacina da Cura, 15128.png+12 Colete E.X.C. (I-Gelo)(A-HP) Bi, 16039.pngColher [E.VIT3], 28902.pngCoelho Macabro [Sapo de Thara], +8 Bata de Etran [Flamel], 22014.pngSapatos Convergentes [Ferus Verde], 2x 2936.pngAnel Revigorante [Iara e Horong]

    Tier 2

     

    MB - Sigla para “Mind Breaker” (nome da habilidade que caracteriza esse personagem em inglês), é mais um tipo de professor. Além das skills normais de professor, esse usa a habilidade Enlouquecedor para aumentar o dano dos killers mágicos do clã. É uma classe meio ingrata de se jogar pois o Enlouquecedor conta como um debuff, então o prof MB tem que estar em um clã separado do resto da tag, o que faz com que sofra com fogo amigo. No mais, os equipamentos e a gameplay são exatamente as de um OLP. No máximo um por clã.

    Principais habilidades: Enlouquecedor, Petrificar, Desencantar, Desconcentrar, Bruma Ofuscante, Prisão de Teia, Escudo Mágico.

    Exemplo de Alt + Q: 18959.pngChapéu de Dighi-titica [Abelha-Rainha (Selada)], 18894.pngDiadema Arco-Íris, 15923.pngVentinho Bruto, 15062.pngCasaco TE, 1228.pngFaca de Combate (VIT+5) Bi, 2168.png+12 Escudo Celestial [Sapo de Thara], 20734.png+9 Capa do Vento (RH5)(Neut 3) Bi [Nuvem Tóxica], 22106.png+7 Botas Gigantes [Ferus Verde], 2x 2944.pngAnel de Proteção TE.

    Killers

    Dano em área

    Como a própria classificação diz, são killers cuja função é colocar pressão nos adversários a partir do dano em área. O Dano em Área é relevante porque ao se causar dano de maneira distribuída em uma tag, muitos personagens do mesmo redentor sofrem essa pressão de dano, fazendo com que ele tenha que potar muito ou simplesmente morrer, diminuindo bem a durabilidade dos personagens chave.

    Tier 1

     

    HW - Arquimagos (em inglês, High Wizard) são responsáveis pela maior quantidade de dano em área da TE. Conta com habilidades muito muito muito poderosas, capazes de limpar uma tag inteira caso ela falhe com seu ME. Existem construções de Arquimagos voltadas também para o uso da habilidade Ganbantein, que aplicada corretamente pode virar um GvG. Um full dano é praticamente obrigatório, e um focado em Ganbantein é desejável. Um pouco mais de explicação no Guia geral de Arcanos, feito por Judit.

    Principais habilidades: Nevasca, Ira de Thor, Chuva de Meteoros, Pânatano dos Mortos, Ganbantein, Protação Arcana, Bolas de Fogo.

    Exemplo de Alt+Q: 19315.png+11 Chapéu do Éden [Kathryne], 19118.pngSuper Óculos Poring [Orc Herói], 19299.pngFragmento de Yggdrasil, 15279.png+12 Armadura do Herói Sábio [Marc], 1646.png+12 Bastão de Lágrimas [Leão de Vinhas e Zakudam], 28902.png+9 Coelho Macabro [Sapo de Thara], 20943.png+12 Capa Mágica de Geffen [Larva de Verme], 22101.png+12 Botas do ArchAngeling [Bispo (Selada)], 2969.pngColar Memorável RWC (PE1)(PE2) [Mula Sem Cabeça], 28437.pngLuvas de Restauração [Mula Sem Cabeça]

    Justiceiro - Utilizam da habilidade Disparo Espalhado para colocar a pressão de dano em área nos Paladinos adversários que são desatentos com a habilidade Aura Sagrada. Além disso, são muito importantes para fechar portas de castelos/salas de emperium com a habilidade Desperado. Se quiser jogar com isso, se prepare pra comprar bala. Sò funciona bem se o clã tiver pelo menos uns 4.

    Principais habilidades: Disparo Espalhado, Desperado

    Exemplo de Alt+Q: 18856.png+12 Chapéu do Tigre Branco, 19444.pngTapa-Olho Cósmico [Orc Herói], 19105.pngChicle de Menta, 15272.png+12 Armadura da Khalitzburg [Marc], 13174.png+12 Lança-Granadas do Soldado, 20734.png+9 Capa do Vento (MA4)(MA3) Bi [Menblatt], 22082.png+7 Sapatos Luxuosos (MA5)(DES+3)[Matyr], 28575.pngBugiganga de Verus [Scaraba Dourado], 28565.pngMáscara de Oni [Fumacento]

    Tier 2

     

    Desordeiro bolas de fogo - É uma classe que tem sua origem como uma classe de status, mas com a adição das cartas Condor de Fogo ao jogo, a habilidade bolas de fogo se torna uma fonte de dano interessantíssima, e como o Desordeiro com link se torna um killer que consegue jogar mais exposto pela imunidade a dispell, essa classe se torna interessante. Além de tudo, na hora do fluxo é engraçadinho pra dar divest em desavisado. Se tiver jogando com esse char, é bom deixar um dual no pvp pra eventualidade de você perder a bola de fogo. Um por clã, se for ter.

    Principais habilidades: Remoção Total, Bolas de Fogo, Preservar

    Exemplo de Alt+Q: 19315.png+11 Chapeu do Éden [Lichtern Kenaz], 19118.pngSuper Óculos Poring [Orc Herói], 19499.pngEcharpe Misteriosa, 15279.png+12 Armadura do Herói Sábio [Marc], 28728.png+12 Adaga das Valquírias (PA2) [2x Zakudam], 28902.png+9 Coelho Macabro [Sapo de Thara], 20943.png+14 Capa Mágica de Geffen [Múmia Anciã do Pesadelo], 22101.png+12 Botas do ArchAngeling [Bispo (Selada)], 2969.pngColar Memorável RWC (PE1)(PE2) [Condor de Fogo], 28437.pngLuvas de Restauração [Condor de Fogo]


    Crux Magnum - Um desavisado pode achar que se trata de um Paladino, mas na WoE TE quando se fala em um char Crux, estamos falando de um Algoz que utiliza o chapéu Gálea de Unicórnio para usar a habilidade Crux Magnum no meio do clã adversário. A mera possibilidade de um clã possuir um personagem desse coloca os adversários em cheque: a única maneira satisfatória de se sobreviver a um spam de Crux fortalecido com Encantar com Veneno Mortal é se sua armadura for sagrada. Essa classe vem e vai do meta: quando todo o clã pota armadura sagrada ela é inútil, agora quando não ela é mortal.

    Principais Habilidades: Furtividade, Encantar com Veneno Mortal, Crux Magnum

    Exemplo de Alt+Q: 15370.png+10 Gálea de Unicórnio/19296.png+12 Chapéu Chique com Pena [Kiel], 18823.pngDiadema do Grifo, 15923.pngVentinho Bruto, 15354.png+12 Armadura do Herói Astuto [Marc], 13453.png+12 Mysteltain (MA6)[2x Hidra, WK], 28739.png+12 Lacma (MA 4) Bi ou superior [Hidra], 20734.png+12 Capa do Vento (MA4)(MA2)(MA1) [Kades], 22082.png+7 Sapatos Luxuosos (MA5)(FOR+3) [Ferus Verde], 28438.pngPó de Fada [Mula Sem Cabeça], 28515.pngAnel Imperial [Mula Sem Cabeça]

    Single Target

    Classes de uma categoria com o nome bem auto-explicativo, elas são focadas em causar dano pesado à distância, com o principal objetivo de derrubar alvos que já foram desencantados e, portanto, se encontram sem redenção. São as classes mais caras de se montar high-end, visto que para ela é especialmente importante que estejam altamente otimizadas. Entretanto é possível ter resultados satisfatórios com bonecos menos que “full do full”.

    Tier 1

     

    AD - Criadores possuem a habilidade chamada Bomba Ácida (em inglês é “Acid Demonstration”), que deve ser uma das melhores habilidades do jogo: Nevermiss e Ignora Defesa, causa dano baseado em ataque e ataque mágico, e pune adversários que têm muita vitalidade. Além disso, criador também tem habilidades de utilidade como Fogo Grego, Coat e Arremessar Poção de Fúria Selvagem. Uns 5 ou 6 num clã de 30 pessoas.

    Principais Habilidades: Bomba Ácida, Terror Ácido, Fogo Grego, Proteção Química Total

    Exemplo de Alt+Q: 19296.png+14 Chapéu Chique com Pena [Orc Herói], 19138.pngDiadema do Serafim, 18536.pngRabo de Gato, 15272.png+12 Armadura da Khalitzburg [Marc], 13413.png+13 Lâmina Gêmea Vermelha (MA6) [2x Hidra 1x WK], 28906.png+7 Escudo do Fogo [Cavaleira Khalitzburg], 20939.pngManto do Senhor do Tempo [Eremes], 22204.pngBotas do Senhor do Tempo [Matyr], 2998.pngBracelete Suntuoso (AC) Trip [E.AGI3], 28575.pngBugiganga de Verus [E.AGI3]


    SBK - Algozes que utilizam a habilidade Destruidor de Almas (em inglês, Soul Breaker) para causar dano. Essa habilidade é escolhida pois, tal quai a AD, ela ignora defesa física e mágica, e é nevermiss. Não vive seu melhor momento no meta desde a introdução do item Ventinho Bruto, mas ainda é uma classe que faz um estrago no open. Utiliza-se normalmente uns 2 ou 3, mas no momento é uma classe com posição incerta no jogo.

    Principais Habilidades: Destruidor de Almas, Furtividade, Encantar com Veneno Mortal.

    Exemplo de Alt+Q: 19296.png+13 Chapéu Chique com Pena [Kiel], 5933.pngMáscara do Tengu Corvo, 19305.pngLampião das Fadas (DES+1)(MA1), 15354.png+12 Armadura do Herói Astuto [Marc], 13453.png+13 Mysteltein (MA6) [2x Hidra 1x WK], 28739.png+12 Lacma (MA4) Bi ou superior [Hidra] 20734.png+9 Capa do Vento (MA4)(MA3)(MA2) [Wakwak], 22082.png+7 Sapatos Luxuosos (MA5)(FOR+3) [Matyr], 28438.pngPó de Fada [Scaraba Dourado], 28575.pngBugiganga de Verus [Scaraba Dourado].


    Bolter - Mais um tipo de Algoz, dessa vez focado em dano mágico: se aproveitando do fato de poder equipar duas Espadas Elementais, esse tipo de personagem causa muito explosivos ao castar (sim, com um pergaminho ou com um switch de Alfanje de Gelo) Lanças de Gelo em um alvo: essa uma lança de gelo fazem 2 lanças de fogo serem castadas (uma para cada espada), que por consequência fazem 4 relâmpagos saírem (uma vez para cada lança de fogo em cada espada) e por fim fazem 8 colunas de pedra serem castadas em um alvo. Reforçando que NÃO se trata de uma build autocast (utilização mais normal da Espada Elemental no PVM), e sim se uma build em que se usa um (ou vários) Pergaminho de Lanças de Gelo para explodir um alvo. Um ou 2 por clã.

    Principais Habilidades: Furtividade, Lanças de Gelo, Lanças de Fogo (caso o alvo seja imune a água), Coluna de Pedra (sempre o principal dano).

    Exemplo de Alt+Q: 19315.png+11 Chapéu do Éden [Lichtern Inguz], 19444.pngTapa-Olho Cósmico [Orc Heroi], 19499.pngEcharpe Misteriosa, 15279.png+12 Armadura do Herói Sábio [Marc], 1131.pngAlfanje de Gelo/13414.png+10 Espada Elemental [3x Zakudam], 13414.png+10 Espada Elemental [3x Zakudam], 20943.png+12 Capa Mágica de Geffen (Encantos de Int) [Ancião Ancestral], 22082.png+7 Sapatos Luxuosos (PE9)(INT+3) [Bispo (Selada)], 2x 28377.pngAnel Mágico Elemental [Mavka]


    Sniper AA - Atiradores de Elite que usam os ataques básicos com Carta Valkyrie Randgris para aplicar pressão de dispell e travamento via animação de hit nos OLPs do clã adversário. Além disso, o dano do Falcão autocastado também coloca um pouco de pressão de dano de área, dependendo de onde o auto ataque está mirado. Existe no Thor uma regra não escrita de não se utilizar Atiradores de Elite cujo foco é usar a habilidade Ataque Aéreo via cast: é um dano muito pesado, em área, altamente spammavel e não sofre redução via resistências, tornando a guerra com muitos deles simplesmente um ambiente injogável. Mas como o dano do falcão autocastado se divide entre os personagens na área, diferente do castado “na mão”, esse uso não é criticado.

    Principais Habilidades: Visão Real, Concentração.

    Exemplo de Alt+Q: 19263.png+11 Elmo do Xogunato [Grand Peco], 19444.pngTapa Olho Cósmico [Orc Herói], 18985.pngPena de Falcão, 15346.png+12 Armadura do Herói Afortunado [Marc], 18125.png+9 Arco Demoníaco (MA4) Bi ou Melhor [Valk e Thana], 2589.png+9 Asas do Arcanjo Caído (F4)(F3)Bi [Petal], 22071.png+13 Salto Alto Elegante [Amon-Ra], 28322.pngLuva do Falcoeiro [Fumacento ou E.INT3], 28321.pngGarra do Falcoeiro [Fumacento ou E.INT3]
    Obs: só precisa de 1 Fumacento.

    Tier 2

     

    Sumo Sacerdote Luz Divina - É isso mesmo que você está lendo. O lance dessa build é se aproveitar do fato de o Espírito do Sacerdote aumentar o dano da luz divina (que é só 125% de dano sagrado) em 500%, e a Tiara da Valquíria Mágica que dá mais 400% de dano nessa habilidade, além de dano contra algumas propriedades comuns de armaduras de WoE. A função principal dessa classe é pressionar adversários que usam a Carta Guardião Morto Kades sem armadura sagrada, e portanto é muito situacional e pra ser efetivo tem que ser bem otimizado. Pode ajudar no pneuma e nos buffs enquanto não tem alvo cantado. No máximo 1 por clã.

    Principais Habilidades: Luz Divina, Kirye Eleison, Glória, Bênção, Aumentar Agilidade, Escudo Sagrado, Escudo Mágico, Lex Aeterna

    Exemplo de Alt+Q: 5930.png+10 Tiara da Valquíria Mágica [Kathryne], 19118.pngSuper Óculos Poring [Orc Herói], 19299.pngFragmento de Yggdrasil, 15279.png+12 Armadura do Herói Sábio [Marc], 1631.png+14 Vara Sagrada (PA2)[Leão de Vinhas], 28902.png+9 Coelho Macabro [Sapo de Thara],20943.png+14 Capa Mágica de Geffen (Encantos de INT) [Antigo Livro Danificado], 22101.png+12 Botas do ArchAngeling [Bispo (Selada)], 2969.pngColar Memorável RWC (PE1)(PE2) [Mula Sem Cabeça], 28437.pngLuvas de Restauração [Mula Sem Cabeça]

    Ground Control

    É um tipo de dano single target que é focado em derrubar os personagens adversários que executam jogadas de pulo, como LKs e Crux Magnum. No geral, os GCs da TE são personagens de dano físico muito explosivo, amplificados por Lex Aeterna e Kaite, mas nada impede um GC mágico.

    Tier 1

     

    Super Aprendiz - O espírito do Super Aprendiz dá acesso a equipamentos nível 100+ a essa classe, é possível fazer um char bem cajuzinho diet SUHASUAH. Esse acesso vale inclusive para o item que é DISPARADO o mais desbalanceado do servidor: a Foice de Fogo Vivo. Então a crise da Mammonita atingiu a TE. Além da foice, também dá pra equipar hats 100+, então o char é basicamente um “gato” na TE. 1 ou 2 por clã.

    Principais Habilidades: Mammonita, Concentração, Esconderijo, Chama Reveladora.

    Exemplo de Alt + Q: 19329.png+10 Mão do Demônio, 410026.pngHerança Real [Orc Herói], 15921.pngNatureza Pequenina, 450158.png+13 [MEGA] Robe Gelado (EL3)(EL2)(EL1) [Ktul], 520003.png+10 Foice de Fogo Vivo [WK], 28945.png+9 Sanguinário Maldito [Cavaleira Khalitzburg], 20747.png+10 Capa Grandiosa (EL9)(ATQ+3%) Bi [Eremes], 22082.png+7 Sapatos Luxuosos (EL9)(FOR+3) [Matyr], 28434.pngLuvas do Pugilista [Scaraba Dourado], 28575.pngBugiganga de Verus [Scaraba Dourado]

    Tier 2

     

    Asura - A build clássica dos Mestres, lendária e amada por muitos, se você adora uma Asura, a TE é um dos seus lugares. Perde um pouco pro SA porque mammonita é cajuzinho diet, mas ainda assim é um GC eficiente. Tem que ser bem otimizado para ser completamente efetivo. 1 por clã.

    Principais Habilidades: Punho Supremo de Asura, Pneuma, Passo Etéreo

    Exemplo de Alt+Q: 19300.png+15 Quepe do Cão-mandante [Carat], 19444.pngTapa Olho Cósmico [Orc Herói], 18536.pngRabo de Gato, 450158.png+13 [MEGA] Robe Gelado (EL3)(EL2)(EL1)[Ktul], 16051.png+1x Maça da Valquíria Mágica [3x Hidra, WK], 28909.pngEscudo da Terra [Cavaleira Khalitzburg], 2589.png+9 Asas de Arcanjo Caído (SP+100)(SP+75) Bi [Eremes], 15368.png+7 Saltos da Rainha Scaraba (SP+150) Bi [Lady Tanee (Selada)], 28434.pngLuvas do Pugilista [Scaraba Dourado], 2998.pngBracelete Suntuoso (SP+150) Trip [Scaraba Dourado]

    AV - Build que já foi o terror do clã em que eu jogava, viveu momentos gloriosos antes da Capa do Vento. AV é a sigla de Arrow Vulcan, o nome da habilidade Vulcão de Flechas em inglês. Hoje, como está muito comum o stack de resistência a dano à distância nos personagens que o GC quer derrubar, a classe não vive seus melhores momentos, mas ainda é capaz de matar alguns desavisados se bem otimizada, com o auxílio do Kaite. Pode ser tanto Cigana quanto Menestrel, mas o Alaúde é um pouco mais comum de se encontrar pronto do que o Chicote. Dava pra jogar com uns 3 por clã, hoje eu já acharia 1 muito SUHAUSHA. Como os outros GCs, tem que ser bem otimizado para ser eficiente.

    Principais Habilidades: Vulcão de Flechas, Piada Infame/Escândalo.

    Exemplo de Alt + Q: 19296.png+15 Chapéu Chique com Pena [Dolomedes], 19444.pngTapa-Olho Cósmico [Orc Herói], 18536.pngRabo de Gato, 15272.png+12 Armadura da Khalitzburg [Marc], 1922.png+14 Alaúde Oriental (MA5) Bi ou melhor [Thana e WK], 28902.png+9 Coelho Macabro [Cavaleira Khalitzburg], 20734.png+9 Capa do Vento (MA4)(MA3) Bi [Eremes], 22071.png+13 Salto Alto Elegante [Amon-Ra], 2x 28411.pngBrincos de Esmeralda [Scaraba Dourado]

    Comentários finais

    Com o cenário cada vez menos movimentado e brigas de ego idiotas e antigas, essa modalidade segue respirando por aparelhos. Eu realmente acredito que o caminho pra deixar a TE interessante de novo é trazer pessoas do PvM para se divertirem aqui. Você que se orgulha de jogar guerra desde 2005 ao invés de zoar o inimiguinho que tá recrutando no éden e nos roween tem mais é que tomar vergonha na cara, dividir esses 4x de att que cê tem em 3 clãs e cada um deles ir recrutar no éden e nos roween também. Acho que mais importante do que tentar ganhar e ser autoproclamado top 1, tem que lembrar que isso é um joguinho e todo mundo no fim só quer se divertir, e se ficar nessa palhaçada não vai mais ter TE pra ninguém.

    Com esse comentário/desabafo me despeço SUAHSUAH. Se quiser puxar papo, tirar dúvidas ou apontar alguma coisa muito errada nesse post, cola no discord oficial do rag, tô sempre dando pitaco por lá. Minha tag é Kokuritsu#1006. Espero que nos encontremos nos castelos no sábado :)

    Não coloquei um changelog porque não pretendo atualizar muito esse guia não, no máximo linkar guias de classes específicas a essas classes se alguém resolver se juntar a mim no movimento de compartilhar informações sobre WoE TE.

    • Like 10
×
×
  • Criar Novo...