Yo. [Kochira Chihaya.]
Há duas semanas, o servidor latino americano foi lançado. Muita polêmica aconteceu. Atrasos, manutenções, travadas. E também problemas de dupe de itens e uso de o eca. A competição pro LVL 175 já ficou desigual. Bom, eu disse que ia jogar. Apenas pensei que isso poderia agregar algum valor pra mim como Ragnarok player, assim como a experiência que tive com o servidor japonês. Mas prosseguindo.
O começo foi tenso. Não conseguia logar, enquanto via pessoas jogando normalmente e sem lag. Aí descobri que o bloqueio de região foi ativado pra cá. Só que tipo... estava dando pra logar antes, sem VPN. Então, não tive escolha, mas usar uma VPN gratuíta (felizmente por aqui não há alguma lei contra uso de VPN). Então, fui jogando com os recursos que me foram dados. E atualmente, estou com uma musa no LVL 130. Minha experiência com o jogo em si foi... normal. Como se estivesse no servidor brasileiro. Em específico... o Thor. Por enquanto. Pelo menos até ativar o próximo, e muito provável, bloqueio de região. E se isso acontecer... vida que segue. Já tem jogo demais pra mim.
OK, o fato de eu ter comparado isso ao Thor provavelmente, muito provavelmente, já afasta o pessoal de experimentar. Mas tipo... é literalmente isso mesmo. Deja vu, parças. Mesmos problemas, mesma staff, mesmos dilemas (no caso, o gacha e p2w e as inseguranças de um jogador f2p médio).
Sobres os problemas do jogo, a Gravity deveria fazer valer o esforço. Mas também não dá pra contar muito com isso. Só que a situação também é um pouco ambígua, porque o servidor brasileiro ficou tankando os mesmos por anos. E isso é um caramba porque o que bomba no Brasil é MOBA e FPS.
Sobre gachas... bem, já me acostumei. E não planejo e nem preciso investir um único dinheiro no jogo. Mas o negócio parece mais careiro do que no servidor brasileiro. Uma promoção de pontos e itens por 2 mil reais? Nem as promoções da WarpPortal chega nisso. Bom, tem gente que compra ainda.
Meu veredito: Ragnarok LATAM, uma ilusão de um servidor melhor pra jogar para alguns, uma enganação descarada para outros. Mas pra mim é apenas um passeio no parque de um país estrangeiro. Pode não ser tão bom, mas também não é tão ruim quanto falam.
De qualquer forma, sobre valer a pena, eu diria que independente da resposta, quem tem que fazer valer a pena é o jogador. Mas se for pra ser mais específico, faço um seguinte questionamento. O que pensa do servidor Thor? "Intankável"? Se essa for a resposta, não posso recomendar então.