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Mostrando conteúdo com a maior reputação desde 04/11/2024 em todas áreas

  1. O problema é que o jogo não deveria depender de um site de um parceiro. As informações deveriam estar no site oficial.
    16 pontos
  2. Se estiver com preguiça de ler o meu post todo, aqui o resumo: O bRO arrecadou $1,3 milhões de doláres em 2022, e aumentou pra $1,7 milhões agora em 2023. Apesar de todos os nerfs, a gente tem gastado cada vez mais com esse joguinho. ------------------------------------------------- Agora vem o post, com o resumo do que achei interessante no relatório. Você pode acessar aqui: https://www.sec.gov/Archives/edgar/data/1313310/000162828024018421/grvy-20231231.htm A Gravity lançou há poucos dias o relatório financeiro para o mercado de ações dos EUA. Eles são obrigados a fazer isso, e podem até mentir, mas se mentirem, é ilegal e podem ser severamente punidos. Esse documento relata o quanto arrecadaram e gastaram em 2023. E aqui estão os pontos mais interessantes: A maior parte do relatório é sobre os jogos mobile. O faturamento com jogos mobile saltou de $350 milhões de dólares (em 2022) para $488 milhões (em 2023). Esse aumento se deve ao lançamento do Ragnarok Origin no sudeste asiático. O Ragnarok Online foi de $68 milhões para $60 milhões, considerando todos os servidores ao redor do planeta. Uma queda considerável, né, de $8 milhões. Isso pode passar a sensação de crise. Mas olhando os dados, vemos que não é bem isso. Vejamos os dados de cada servidor em separado Aqui estão os servidores que estão em queda financeira: Taiwan caiu de $28 milhões de dólares em 2022 para $20 milhões em 2023. Uma queda expressiva. Olhando para o número de jogadores, se tirarmos a média geral da quantidade média de jogadores por trimestre, daria uma média de 13,587 jogadores por mês em 2022, caindo para 11,400 em 2023. Filipinas: caiu de $2 milhões (em 2022) para $640 mil dólares (em 2023). Número de jogadores não foi disponibilizado. Tailândia: caiu de $23,5 para $22,5. O número de jogadores foi absurdamente alto em 2021, entre 10 a 15 mil jogadores por mês, e caiu para uma média de 5 mil por mês. Aqui estão os servidores completamente estáveis: Japão: foi de $6,068 (em 2022) para $6,040 (em 2023). A média geral de jogadores em 2022, por mês, foi de 3.111, e em 2023, 3.146. Impressionantemente estável! Europeu: foi de $168 mil dólares para $170 mil dólares. Aqui estão os servidores que tiveram aumento na arrecadação: EUA (o iRO): subiu de $1,6 (em 2022) para $2,7 (em 2023). Um aumento considerável! Média de 1,180 jogadores por mês em 2022, aumentado para 1,540 jogadores em 2023. Outro aumento expressivo. Algo bem interessante é que a média de jogadores no primeiro trimestre de 2024 foi acima de 2 mil jogadores. A última vez que o iRO teve um trimeste com média acima de 2 mil jogadores foi no Q3 de 2021 (média de 2,230). Ou seja, o iRO está indo muito bem! Caso vocês olhem a tabela de jogadores, verão um aumento constante no número de jogadores no iRO desde do Q3 de 2022 (média de 1,110). Tem vários motivos para isso, incluindo não apenas a reformulação no esquema de updates deles, tal como a possível caça aos servidores privates, mas o documento não trata desses assuntos. Coréia: subiu de $4,6 para $5,2. Média de jogadores, foi de 3.780 para 4.150. Brasil: subiu de $1,3 milhões de dólares em 2022 para $1,7 milhões em 2023. O documento não disponibiliza número de jogadores para o bRO. Prestem bem atenção, o bRO arrecadou mais dinheiro em 2023 do que o iRO arrecadou em 2022. Esse aumento de $400 mil dólares no bRO não significa um aumento de dois milhões de reais. Esse cálculo, multiplicar a diferença considerando o valor atual do dólar, estaria errado. Temos que levar em consideração a variação do dólar quanto ao real. Ele flutua, como é esperado, mas o real é uma moeda relativamente estável. Em 2022, valia menos, um dólar estava lá pela casa dos R$6,40. Valorizou em 2023, um dólar estava lá pela casa de R$5,60. O que isso significa é que, em 2022, a população do bRO deve ter gasto em torno de R$8,320,000. E em 2023, em torno de R$9,520,000. Ou seja, é provável que os consumidores do bRO aumentaram o consumo, um aumento em torno de um milhão de reais. É um aumento significativo. Okay, então o bRO faz mais dinheiro. Mas talvez ainda assim tenha uma crise no número de jogadores. Bom, a gente pode fazer uma estimativa. Todos os servidores que disponibilizam número de jogadores. O documento relata apenas o número de 5 países: Taiwan, Tailândia, Japão, Coréia, e EUA (que é o mesmo que iRO). Dentro desses servidores, houve queda na arrecadação em Taiwan e Tailandia, e teve queda no número de jogadores em ambos. No Japão, a arrecadação é estável e o número de jogadores também. Já no iRO e na Coréia, houve aumento na arrecadação, acompanhado a um aumento no número de jogadores. Com base nesses dados, podemos inferir que se houve aumento na arrecadação do bRO, é bem provável que tenha aumentado o número de jogadores. Mesmo que não tenha aumentado, com base nos dados, é bem improvável supor que o número de jogadores diminuiu. Ou seja, a Gravity vai continuar fazendo jogo mobile e ela tem uma base extremamente fiel para o Ragnarok Online. E o bRO não está em crise. Bom, então agora vou especular. O Rúfio demonstrou bastante desconforto com a Gravity recentemente em um Kafra News. Mas se o bRO está indo tão bem financeiramente, porquê que a Gravity não trata o bRO melhor? Pra mim a resposta está no valor total que o bRO dá, que é menos do que a Gravity pagava de royalties ao criador no manwa do Ragnarok. Jogos mobile dão muito mais dinheiro, e os donos da Gravity querem é grana, bufunfa, dindin. Particulamente, eu acho que a staff do bRO, tal como a staff do iRO e do europeu, tem carinho sim pelo Ragnarok. Nenhuma delas são perfeitas. A staff do bRO é a voz e os ouvidos da Gravity no Brasil, então é à ela que vamos direcionar as nossas reclamações. Porém, acho vira-latismo e ingenuidade achar que todos os males do bRO se devem à staff e que tanto a staff quanto a Gravity não entendem nada de dinheiro. Curiosidades: Como todos sabem, o Ragnarok Online é baseado num manwa Coreano, o autor se chama Mr. Myoung-Jin Lee. Ele recebe royalties todo ano. A porcentagem é pequena, mas acaba sendo bastante grana! Em 2023, ele recebeu dois milhões de dólares, referentes ao arrecadado em 2022. Mas esse contrato expirou em janeiro de 2023. Ou seja, ele não vai mais receber royalties do Ragnarok. A Gravity teve um lucro de $103 milhões de dólares em 2023. A Gravity tem um total de 499 funcionários. Dentre estes, 300 são game developers. E 25 trabalham na Gravity Interactive, que gerencia o iRO (mas eles gerenciam outros jogos também). Se o iRO tem um média de 1,540 jogadores por mês e ele arrecadou $2,7 milhões de dólares, isso significa que cada jogador gastou, em média, $1.750 dólares ao longo do ano. Vamos supor que o bRO tenha 3,000 jogadores por mês. O bRO arrecadou por volta de R$9,5 milhões de reais. Ou seja, cada jogador gastou, em média, R$3.000 reais ao longo do ano. Mesmo que tenha gente que gaste R$15 mil por ano, ainda assim, precisaria de mais de 600 pessoas gastando esse valor para alcançar os 9,5 milhões de reais. Eu gosto muito do Ragnarok. Mas muito mesmo. Ainda assim, o máximo que já gastei em um único ano foi uns R$800 ou R$900 reais (2 daqueles pacotes de maior valor quando tem promoção, talvez o valor em reais tenha sido maior, eu não lembro o valor exato de cada pacote). E eu achei R$800 muito para um jogo. Ingenuidade minha... Então, termino com uma pergunta - uma provocação. Qual foi o máximo que você já gastou em único ano com o bRO e você acha que valeu a pena?
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  3. Olá, olá! Ah, não, não, não vou postar desenhos, eu mesmo não sei desenhar. Mas jogo Ragnarok online desde o agora distante open beta e nesses quase 20 anos conheci muita gente. Em algum momento dessas andaças pelo Ragnarok também trombei com artistas que faziam fanarts do jogo como antiga tutora Makoto Sakuragi, o Heitor Amatsu, Kaeus, Bruno Darwich, Mari Petrovanna e muitos outros. Mas do que trata exatamente esse tópico? Bem, vou colocar aqui a conta-gotas os fanarts que comprei de personagens de ragnarok meus ou de amigos que conheci. São muitos desenhos, nunca parei para conta-los, mas creio ter o suficiente pra manter o tópico ativo por algum tempo. Nesse pequeno "projeto" eu pedia para artistas fazerem desenhos de personagens de algum clã do bRO. A maioria dos personagens são de clãs de roleplay, mas isso não é regra. Pra fins de crédito, vou colocar junto dos desenhos o nome do artista e um link para galeria / perfil em rede social / etc do mesmo. Nem todos aceitam atualmente encomendas de desenhos e alguns estão se dedicando a conteúdo 18+, nesses casos, junto do nome do autor vou colocar o texto "X-rated 18+" para indicar conteúdo adulto. Se atentem também que os traços dos artistas podem ter mudado nesse meio tempo, dado que os desenhos tem alguns anos já. Enfim, eu tinha pensado de fazer esse tópico de galeria de fanarts antes de um quit definitivo do bRO, mas desisti da ideia. Eu ainda quero jogar Ragnarok. E pedir desenhos dele. E escrever sobre ele. E claro, jogar ele. Devo postar os primeiros desenhos hoje a noite, então por enquanto é isso, até mais! Muito obrigado! 🥰
    6 pontos
  4. O ano é 2024. Só que de uma linha do tempo alternativa. Nesta linha do tempo, meu nick é Dnagranav. Aqui, a Gravity fez tudo certo. O jogo não caiu em irrelevância logo após o lançamento e, tal qual como WoW, e ainda mais do que Tibia, é, ainda hoje, muito jogado, e amplamente reconhecido como um dos pilares do gênero MMO. O jogo já teve uma sequência, que replicava, em 3D e com novas mecânicas, quase todo o conteúdo do original. Lançado em 2008 no Brasil, pela Level Up!, ao invés do cogitado "Perfect World", e foi outro tremendo sucesso. Podemos dizer que foi uma segunda febre. No Brasil e no mundo. Sendo jogado por mais de 35 milhões de pessoas apenas em seu ano de lançamento. O manhwa continuou, e hoje é serializado anualmente. As primeiras cópias são verdadeiras raridades, sendo vendidas por cerca até R$ 10.000,00 na internet. Como relatado no início, o jogo original ainda é amplamente jogado, tendo recebido diversos updates gráficos. Essa é só uma imagem rascunho da Gravity. Além da textura do chão ainda estar desatualizada na imagem. O resultado final ficou bem, bem melhor. Com os novos efeitos gráficos, o jogo ficou lindão. Ninguém diz que é de 20 anos atrás. Mas a verdade é que o jogo que temos hoje não é exatamente o mesmo de 20 anos atrás, também. Já há alguns anos, a Gravity o replicou em uma nova engine. Nem dá pra notar a diferença. Até alguns pequenos bugs foram replicados no processo, de tão fiel. E nós também tivemos todo nosso progresso transferido para essa nova versão. Mas isso possibilitou muitos novos sitemas e melhorias antes inimagináveis. Hoje em dia, todos os servidores ao redor do mundo recebem atualizações simultaneamente. E existem eventos, competitivos e 4fun, que integram todos os servidores, mundialmente. Ambos os jogos ainda são amplamente jogados. E recentemente foram vazados documentos, de servidores da Gravity, onde cogitam uma terceira iteração para a próxima década. Isso certamente tem acirrado os ânimos da comunidade. Ah, claro, além dos spin-offs, há também a versão mobile, considerada por muitos como a terceira iteração. Lançada no aniversário de 20 anos (do manhwa), em 2018, fez amplo sucesso, e continua a fazer, até hoje. Tendo aumentado consideravelmente a receita da empresa. Representantes da Gravity já disseram, em entrevistas, que são constantemente abordados, por outras empresas, sobre novos jogos mobile, mas que preterem qualidade a quantidade, e estão sempre deixando claro que todos produtos lançados, sejam eles jogos ou demais, passam por uma supervisão do time de RO1 e time geral de qualidade da empresa. Atualmente estão fazendo marketing ostensivo de um jogo em mundo aberto que estão desenvolvendo para consoles. Digo que, em 20 anos, o primeiro está mais divertido do que nunca! Mas já faz um tempo desde que, após reclamações, saiu das mãos da Level Up. Tudo começou quando eles tentaram vender equipamentos com efeitos não cosméticos por dinheiro real. A comunidade reagiu, e então a Gravity tomou as rédeas do jogo no Brasil. Parece que a Level Up aprendeu a lição, já que depois lançaram o 2, que administram até hoje. Recentemente tivemos umas animações curtas sendo lançadas no Youtube. Todas elas foram produzidas em parceria com estúdios de animação famosos. Falando nisso, é uma pena que não tenham assistido, mas como foi boa a chamada "segunda parte" do primeiro anime. Que episódio épico tivemos. O episódio em que Yufa e o restante do pessoal está tentando conter Surt, como Satan Morroc. No início desse arco, em busca de aumentar sua força, Roan havia decidido transcender. Foi uma decisão difícil, mas que acabou acatando. Entretanto, durante muitos dos episódios, nós o vemos preso, num labirinto. Tudo isso enquanto aumenta o suspense em torno da ressureição de Morroc. Essa parte do anime me lembra muito os episódios da saga Freeza, e Goku no caminho da serpente. Muita gente brinca que rolou um plágio! Mas foi um arco muito bom. É muito épico quando Yufa está prestes a ser acertada por Satan Morroc e então nós vemos, após muitos episódios, Roan ressurgir e defendê-la, agora como Paladino. A luta que se segue também foi inesquecível no coração dos fãs. Infelizmente o anime pausou quando estavam prestes a desbravar o novo mundo. E desde então parece que a Gravity não teve interesse em continuá-lo, apesar dos pedidos. Bom, muitos fãs também ainda reclamavam que o anime que tínhamos não seguia fielmente jogo ou manhwa. Por isso, fico feliz em anunciar que estamos prestes a receber uma nova série animada, dessa vez exclusiva para streaming, que inicialmente adaptará os 20 primeiros volumes do segundo. Essa foi uma das novidades anunciadas no RagnaDay, dia oficializado pela Gravity, em que temos uma stream mundial, com novidades sobre o futuro da franquia. Outras novidades geralmente são anunciadas no RWC. O qual um brasileiro ganhou ano passado, na categoria veterano do recém-lançado card game, a propósito. Está sendo lançado essa semana, no Brasil, também o primeiro live action da franquia. As recepções têm sido positivas. Foi mesmo uma emoção tirar foto com esses banners no cinema. Também tinham baldes de pipoca e copos personalizados. Então é isso, amigos. Fico feliz em compartilhar com vocês as últimas novidades do meu mundo. Espero que o de vocês seja tão bom quanto o nosso. Nos vemos na próxima!
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  5. eu acho muito bom o trabalho que o dundé faz no bROWiki e arrisco dizer que praticamente nenhum MMO hoje em dia (ou provavelmente nenhum mesmo) tem alguém que faz esse tipo de trabalho nesse nível. PORÉM, a tecla que eu bato há muito tempo aqui é: o patch notes do bRO é preguiçoso. sério. mexem no jogo inteiro e basicamente só vêm aqui dizer que item entra e sai na loja - que é algo completamente irrelevante, visto que é só abrir a loja do jogo e ver. tirando os anúncios de eventos e de lista de tickets de promoção, não deveríamos ter que depender de um site parceiro pra isso. a função do bROWiki é ser um complemento, assim como as databases não oficiais (divine-pride e afins) e não uma desculpa pra justificar a falta de profissionalismo e atenção que a equipe dá para as notas de atualização. cê lembra como foi quando o necrópole comercial faleceu? se o bROWiki acabar vai ser muuuuito pior.
    6 pontos
  6. Eu não sei o que poderia ser mais sério do que isso. Já não estamos falando mais de uma presepada de qualquer nerfada, o assunto já foi, agora estão falando da única coisa [original] que sobrou nesse jogo, a identidade das classes. Já temos ferreiros que não forjam, alquimistas que criam a vida mais não-inteligente do jogo e fim da exclusividade da classe mercador... Sei lá, quase todas as classes, exceto super-aprendizes, estão desfiguradas. Isso é muito sério, mais sério do que tudo, porque a identidade das classes é a coisa mais fundamental do jogo. Há quantos séculos os arruaceiros estão sem pichar e fazer baderna? Há quanto tempo as ciganas estão sem ler as cartas? Enquanto só andavam a olhar os dígitos subindo, a Gravity foi mandando o jogo pra vala. A katar não é a arma com a menor punição por nada, daqui a pouco tu vai estar normalizando o abandono dos arcos da parte dos arqueiros se isso for conveniente para fazer os dígitos aumentarem na telinha.
    6 pontos
  7. Olá amigos de Rune-Midgard, por muito tempo eu estive pensando em modos de como jogar Ragnarok e principalmente o bRO de uma forma alternativa, para contexto hoje em dia o endgame de jogadores high-end onde eu me incluo se resume a manter o seus personagens atualizados com os novos itens de ROPS que chegam mensalmente e esporadicamente participar de eventos como Cheffênia e novíssimo Corredor Fantasma o que eu pessoalmente considero muito pouco. Dito tudo isso, esse tópico tem como o objetivo explicar a regras desse desafio autoimposto. De forma simples ele consiste em completar um conjunto de tarefas utilizando apenas items e equipamentos fornecidos pelos diversos conteúdos do jogo e de forma solo, como por exemplo os item das cavernas ilusionais ou mesmo items de episódios. Items Equipamentos provenientes de missões (Ex. Eden) Equipamentos provenientes por trocas (Ex. Mora, E.X.C, Honra) Equipamentos proveniente de episódios (Ex. Ilusión, Vestimenta Arrogante, Armas-OS) Equipamentos proveniente de instancias (Ex. Botas Temporais, Traje Anti-Magia) Equipamentos provenientes de criaturas e MVP (Ex. Arco de Orc, Escudo da Valquíria) Equipamentos provenientes de cavernas ilusionais (Ex. Bazerald Ilusional) Equipamentos proveniente da ordem dos exploradores (Ex. Boina Sustenida) Cartas da lista do Álbum de Cartas Cartas da lista do Álbum Magico de Cartas Cartas via sistemas de trocas A obtenção, refinamento e carteamento dos meus items será feito utilizando o patrimônio que possuo distribuído nas minhas diversas contas. Antes de considerarem isso como um desafio vazio eu ponderei muito tentar obter tais itens de forma solo e totalmente independente porem o tempo necessário para ter um conjunto minimo viável é totalmente proibitivo para mim, eu teria que tratar esse jogo como um emprego o que não é factível. Eventos Os eventos no bRO trazem uma grande gama de equipamentos fortes o exemplo mais simples disso são os itens de brasilis, porem eu considero que seria um pouco desinteressante ter uma lista de equipamentos tão forte logo no inicio, dessa forma items de eventos sofreram uma restrição, eu só vou poder utilizar tais equipamentos caso o evento volte depois da data de criação do meu personagem. Visuais e VIP Com relação a visuais eles são items que não aferam a jogabilidade dessa forma eu vou me permitir utilizar qualquer um dos visuais que possuo, com eu já possuo VIP nas minhas contas eu também vou poder utilizar normalmente. Tarefas ☐ Level máximo 185/65 ☐ Completar ao menos uma vez cada instancia ☐ Matar ao menos uma vez cada um dos MVP Objetivo Ter apenas algo para fazer e me divertir enquanto não temos conteúdo endgame real como OGH Challenge e Constellation Tower. Por fim apresento para vocês minha personagem Araya Endou.
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  8. Amigo, por favor, eu só entro nesse lugar aí no dia em que prometerem que vão fechar esse lixão radioativo.
    5 pontos
  9. Tenho uma ideia! Vamos fazer um censo demográfico. Por favor enviar nome de usuário e senha para o meu email pessoal
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  10. Editado pela polícia do espaço-tempo
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  11. #1 Jogo em grupo: Tem funcionado mais em fins-de-semana, durante a semana tenho jogado mais solo mesmo. #2 Não usar Armazém / Teleporte Kafra: Parcialmente cumprido, eu diria que uns 70% das vezes eu não usei nem um, nem outro. Ultimamente fiquei meio malemolente e estou usando, inclusive pra transitar entre Geffen e Al de Baran (Teleporte) e guardar coisas que não estou usando (Armazém) enquanto não faço um Mercador suporte pra levar as coisas da Emily que possam me interessar. No começo do desafio eu não usava nada e andar até mapas de up era um desafio, se bem que arqueira é uma classe fácil né? #3 Usar Rodex: Só pra pegar recompensas de conquistas. Eventualmente escrevo cartas em modo roleplay para os outros. #4 Usar itens de logue e ganhe: Não usei, estou recolhendo as recompensas com outro personagem. #5 Não usar comércio com outros jogadores: Como o @Citizen comentou, só temos feitos negociações entre nós mesmos. Recentemente o @NocturnalWolf me cedeu uma sobrepeliz com slot, eu doei um pouco do meu tempo e fui dropar Cascas Rijas pro Novembro ( @fabio110594 )fazer a Cartola pro monge dele. Ele me pagou pelos drops, mas a meu ver, não precisava. Mais recentemente mandei pra ele um punhado de Lábios Fossilizados que ele precisa pra mesma Cartola, logo, logo ele completa ela, acho. #6 Não usar equipamentos do Éden: Não uso, mas julgo que poderiamos usar sem maiores problemas, como o Citizen comentou uma vez, os itens não são ops como rops, mas está sendo uma boa jornada começar com itens de npcs e depois buscar itens melhores. (Dropa logo, droga de Malha[1] do Jakk! Argh! ><). #7 Não usar quests de up do Éden: Assim como aconteceu com o uso de teleporte e armazém, no começo eu não usei, isso seria estilo upar à moda antiga, ficando por um tempo em mapas e saindo quando a exp não estivesse mais rendendo. Como confesso que fiquei com receio de ficar muito pra trás no leveling dessa maneira, comecei a fazer quests dos npcs das cidades (Modo História das Quests do Éden). Tem sido divertido ler os pedidos dos npcs, e em alguns casos, meio triste também... (Petito de Geffen, estou falando de ti!). #8 Não usar Rops: Seguido com sucesso até agora. #9 Participar de eventos: A príncípio eu não participava, mas desde que estenderam o evento das Mascotes tenho feito diariamente e tentando capturar monstros dentro do meu range de nível (atualmente nivel 90 ou menos) por enquanto só peguei um Poporing, mas fiz o evento por causa do hat que dá um boost na cura do Chocolate. Eu tava morrendo com alguma frequência pra monstros do meu nível (Te odeio Deviruchi!) #10 Uso de Asa de Mosca ou similares para locomoção: No começo eu seguia a "regra" e quando era preciso fugia de monstros até sair do alcance dele. Em algum momento joguei a regra pro alto e tenho usado asas de mosquito quando jogo solo. Em grupo sigo não usando. #Extra 1: Não morrer: Falha total desde aprendiz. A partir do momento que vi que todo mundo tava mais ou menos morrendo, deixei essa regra de lado. Comentários: Embora eu tenha como colocar rops e comprar coisas da loja, sempre tive um pé dentro do conteúdo grátis do jogo. Tenho um punhado de conjuntos de equipamentos antigos e obsoletos, combos de cartas antigos, coisas da síntese de cristais, etc. Então jogar dessa maneira me é bem familiar. Também fazia muito tempo que não jogava em grupo / clã, quase sempre joguei solo ou em dupla, e estou gostando da experiência embora tenha ficado algo meio mal acostumado com o suporte que o @FabricioBits dá com o sacerdote dele. De maneira geral essas restrições auto-impostas me fazem pensar que talvez, na ânsia de ser um jogo mais newbie friendly, algo tenha se perdido no Ragnarok.
    4 pontos
  12. Bom, acho que seria bacana a gente compartilhar um pouco sobre a nossa experiência jogando com essas regras extras. (Eu ainda vou criar um post só sobre o Flamma, o meu maguinho de fogo). A ideia é compartilhar e conversar sobre as regras, quais conseguiu seguir, quais modificou. Não começamos com um conjunto bem definido de regras. Cada um seguiu um conjunto semelhante, porém diferente, de regras. O conjunto inicial de regras era, mais ou menos, o seguinte: Só jogar em grupo. -> Essa regra eu não segui, pois comecei no paralelo, tal como o @fabio110594 (O @Matę™ tá no paralelo até hoje!). Todo mundo acabou jogando solo em vários momentos, em grande medida por curtir jogar com esses desafios! E viabilizou o farm. Acho que o único que seguiu essa regra (exceto ao fazer a quest de sacerdote) foi o @FabricioBits. A gente conseguiu jogar junto quase todos os finais de semana. No final das contas, usar o Discord facilitou muito, e ainda mais depois de criarmos o clã dentro do jogo. Não usar armazém da Kafra. -> Essa regra eu aindo sigo. Foi fácil pra mim, pois não farmei nada em grande volume ainda. É bom pra praticar o desapego! Não usar Rodex. -> Eu usei uma vez pra enviar carvão pro meu mercador terminar a quest de Alquimista! Mas, no bruxo, não usei nenhuma vez. Exceto, é claro, pra receber os prêmios das conquistas. Logue e Ganhe. -> Não usei. Não sei se faria tanto impacto, mas não usei até agora. Não usar teleporte da Kafra. -> No Flamma, eu não usei. Mas usei pro mercador, na quest de Alquimista, pra ir pra Juno! Eu gostei de ficar andando de uma cidade pra outra. A rota Morroc-Prontera-Izlude-Geffen-Al de Baran virou rotina! Ir pra Alberta de barco a partir de Izlude, toda santa vez, é legal! Claro, é uma maneira mais devagar de jogar, de saborear o jogo. Pra mim, isso resume o desafio Sem Meta: saborear o Ragnarok. Não usar comércio com outros jogadores. -> De longe a regra mais rigida dos Sem Meta. Mas, também, torna o desafio realmente um desafio! Agora, a gente está comercializando entre si, e um ajudando o outro. Ou seja, quando alguem dropa algo bom, essa equipamento vai pra quem precisa. Isso ajuda muito. Acho que, em algum momento, vamos ter que abrir exceções pra essa regra, talvez... Não usar equipamentos do Éden. -> Super moleza. Tá, pra mago é mais fácil, mas mesmo de mercador consegui upar sem os equips do Éden. Não usar as quests do Éden. -> Fiz algumas dessas quests sem pisar no Éden. Nas cidades, sempre tem um NPC com quests. Dá pra fazer elas sem pisar no Éden. Será que conta como quest do Éden? Não usar ROPs. -> Isso daqui é super simples. Visual tá liberado, então eu uso uma barba no mercador, e um elmo orc, aquele que dá pra fabricar na Exploradores (não é rop, mas consegui com minha conta padrão). Eventos temporários. -> Eu tenho tentado não usar. O motivo é pra saber o quanto que o Flamma aguenta sem esses eventos. Não acho que quebra a dinâmica do desafio Sem Meta usar os eventos, mas quero ver o quanto consigo sem usá-los. Eles sempre dão consumíveis excelentes. Permite classes que não tem SP poder usar skill sem parar. Como jogo de bruxo, não sinto falta de sp, mas entendo como uma classe fisicia se beneficia muito, principalmente jogando solo. Não usar asa de mosca. -> Eu testei não usar asa de mosca por um tempo. Morri muitas vezes! Mas muitas vezes mesmo, principalmente em mapas mais fortes que meu personagem. Eu até poderia farmar uma carta Creamy, mas desisti. Tenho usado asa de mosca! É dificil sobreviver sem elas! Role-Play: Só usar magias de fogo. -> Como mago, eu só usei magias de fogo, exceto a passiva de aumentar recuperação de sp. Eu até coloquei pontos em magias de vento, mas apenas por serem pré-requisitos das magias de fogo de bruxo. Não usei nunca nenhuma magia de vento. Porém, veio a quest pra virar bruxo! Olha, eu tentei, Odin é minha testemunha que eu tentei, seguindo a regra do meu role-play! Mas não deu. Como eu tinha level 3 de Ataque Espiritual, passei no teste usando ela. Desde então, permiti meu personagem usar qualquer magia, exceto magias dos elementos água, vento e terra. A minha regra role-play foi fundamental pra minha diversão! Como só uso magias de fogo, realmente dá a sensação de ser um mago de fogo. Por exemplo, quando tem bicho do elemento fogo, é um desespero! E quando são do elemento terra, me sinto super poderoso! Essa regra traz um certo peso para o personagem, um lastro, e isso traz imersão. Eu realmente sinto a diferença ao mudar de mapa, e encontrar monstros diferentes. Não se trata de matar o máximo possível de monstros no menor tempo possível. Trata-se, algumas vezes, de sobreviver passando pelo mapa! Ou de arranjar alguma maneira de matar o maldito monstro! Ao jogar com todas essas regras, sinto que curto muito mais o jogo. Eu realmente sinto prazer ao jogar com o Flamma. Quando junta o grupo todo, é bem divertido! E mesmo quando não podemos jogar juntos, eu sempre estou interessado em saber das dificuldades dos outros participantes dos Sem Meta. Jogar com essas regras, e o elemento role-play, mesmo que light, força a jogar numa outra toada, num outro ritmo. Um ritmo que tem me agradado muito. Minha melhor experiência com o Ragnarok em muito tempo! Bom, agora eu quero saber dos outros participantes como que foi as suas experiências com as regras e o desafio! @Fabiano Alves, @NocturnalWolf, e os outros eu já marquei antes neste comentário. E lembrar que todo mundo é bem vindo. Temos vários personagens secundários!
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  13. pô, é bizarra a diferença do nível de empenho. antigamente as coisas tinham hotsite, vídeo especial. na época da torre sem fim lançaram até uma edição da revista dedicada a explicar como funciona a instância, com guia, dicas, dizendo quais monstros tinham em cada andar...
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  14. Como o pessoal diz bom trabalho, esse é uma atualização com bastante conteúdo e finalmente recebemos o update da "Aura Verde" completo, esse conceito de craft de itens com drops de MVP sempre me agradou. Agora uma critica a equipe da Warpportal Brasil, alem do bRO eu costumo jogar no kRO e jRO e sempre que temos eventos novos nesses servidores mesmo antes da atualização eles postam noticias do funcionamento e das recompensas do evento, seria legal a comunidade saber exatamente como vai funcionar o evento antes mesmo dele ficar online. Eu realmente não entendo todo o mistério de vocês por trás do funcionamento do Corredor Fantasma.
    4 pontos
  15. Eu peguei as 3 novas habilidades de Super Aprendiz, e adorei. Também peguei a Zen e Fúria Interior. O asbrun já fez vídeos sobre a build arcana, e ficou bem interessante. A verdade é que agora temos um leque bem melhor de opções pra trabalhar o Super Aprendiz. Quando oficializarem o asbrun como tutor, acredito que ele vai trazer bastante conteúdo sobre isso pra cá.
    4 pontos
  16. Como grande fã de mascotes (com planilha e tudo) eu posso dizer que a tática de deixar com pouco HP é eficaz! Exceto em pets low lvl, que aí somente aprendizes conseguem com maior probabilidade... Mas sim, o próprio Browiki menciona isso e contém essa informação no iRowiki - com o detalhe de 1 de HP, que não confirmei. Como principal mandinga eu gosto de usar o hat de pizza e Provocar para baixar a defesa... Sei lá, funciona com 15 iscas! Peguei 2 Andarilhos ontem assim /bling Espero que consiga! ❤️
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  17. Espero que ñ fique muito ca ga do E pra aparecer um daqueles resumos do kn
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  18. Realmente não dá. Estou tentando equipar uma katar na minha sicária e o jogo não permite mais, é impossível. Acabou sicário de katar.
    4 pontos
  19. Boa tarde aventureiros. Zero novidade esse nerf na bota do fim do mundo. Depois do que fizeram com o Fafnir e tantos outros equips antes dele, já está claro que o padrão da gravity para nosso servidor é nerfar tudo! Infelizmente é assim que a banda toca por aqui, reclamar não adianta e certamente a história vai se repetir de novo, e de novo, e de novo... A visão deles para nosso servidor é essa, e vc sempre tem a célebre opção de "não comprar". Gostaria de pedir mais eventos locais como foi o do browiki, que vcs continuem a investir nas colabs e se possível, tragam um reset grátis por ocasião do rebalance das expandidas como foi nos rebalances das classes 3 e no das 1, 2, e transclasses.
    4 pontos
  20. Já consegui upar o meu pangaré! Cara, adorei o visual desse pet! Ouso dizer que é um dos mais lindos que já chegaram por aqui: Agora fica registrado minha revolta pelo mascote Andarilho Poluto. Como assim precisa de uma das cartas mais caras do jogo pra evoluir o Andarilho??? Os caras não jogam o jogo mesmo...
    4 pontos
  21. Parece que o "tema noturno" ainda está bastante incompleto. Fora que diversos guias ficaram bastante prejudicados com este novo modo. O tema claro ainda deveria ser o padrão, e o escuro deveria ser uma versão alternativa pra quem o desejasse.
    4 pontos
  22. Comemorar por modo noturno, em 2024, é lastimável. Tendo dito isso d.mp3
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  23. Cara, estou upando e me divertindo nesse joguinho como a muito tempo não conseguia. Hoje peguei 177 com meu SA e fui num mapa cabuloso chamado Porão de GH. Os monstros são polutos e a xp é ótima. Nice.
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  24. Gente, obrigado pelos elogios e engajamento! Vou fazer um outro post em algum momento no futuro com mais detalhes sobre o bRO! Mas quero usar mais imagens, tais como as criadas pelo Flamefury no post no Reddit. Bom, vou responder a alguns comentários: O motivo foi pq eu apenas analisei o documento agora de abril de 2024. Nesses, documentos, eles sempre relatam um pouco dos anos passados, para motivo de comparação, mas é sempre na moeda coreana e apenas até uns 2 anos antes. Pra ter acesso a dados de 2015, tem que buscar documentos mais antigos. Ano passado, eu fiz uma pesquisa mais a fundo, mas não foi focada no bRO (foi pra um vídeo, mas o vídeo é em inglês - mas tenho o script do vídeo aqui, então tenho alguns dados aqui). Daqui algum tempo, em algumas semanas, eu posso fazer um post com os dados antigos da Gravity, e um outro post em separado, focado apenas no bRO. Mas, apenas pra matar uma parte da curiosidade, em 2019, a Gravity faturou $32,9 milhões de dólares com o Ragnarok (os motivos, eu vou deixar pra analisar depois). Em 2003, quando a Gravity tinha apenas o Ragnarok Online, ela faturou $36,8 milhões de dólares. Claro, não fiz nenhuma correção de inflação agora, vou deixar pra fazer isso mais pra frente, quando fizer outro post sobre o assunto. O bRO faturou para a Gravity $825 mil em 2005, $585 mil dólares em 2007, $727 mil em 2012, $553 em 2014, $1,7 milhão em 2019 (se não me engano, é a partir de 2019 que a a LUG deixa de pagar licença e apenas distribui o jogo no Brasil, então tem esse salto na arrecadação). Claro, não corrigi com a inflação. Mas é bom ter em mente que esse documento mostra o quanto a Gravity arrecadou, e não a LUG, então eu não sei como descobrir o tanto que a LUG arrecadou com o Ragnarok de 2004 até 2018. Bom, isso deve servir por enquanto pra quem tem curiosidade, mas pretendo fazer outro post sobre esse assunto. Mas quero usar gráficos e mais imagens, pra ficar mais fácil a leitura! Eu não tinha visto esse post do Reddit até hoje! Adorei como fizeram os gráficos! Próximo post que eu fizer, vou fazer uns gráficos desses! Não sei se essa média revelaria muita coisa. Por exemplo, contratar mais funcionários poderia diminuir essa média tremendamente, porém aumentar os lucros, e isso é o que importa pra empresa no final das contas. Eles até revelam o número de funcionários. Tem um monte de programador de jogos, mas tenho certeza que é pra fazer jogo mobile novo! Esse é um dos motivos principais de eu ter feito este post! Tinha que ter deixado claro no post que uma coisa é o jogo estar saudável e divertido de jogar, e outra é a empresa estar saudável financeiramente. Eu concordo em reclamar de nerf, mas muita gente embasa a reclamação dizendo que a staff faria mais dinheiro, que a staff é burra, não sabe como fazer dinheiro com o bRO, etc e tal. Talvez seja bem possível fazer mais dinheiro com o bRO, mas olhando os dados, é nítido que tanto a Gravity quanto a staff do bRO estão arrecadando bem! O Ragnarok não vai deixar de existir tão cedo. Aliás, não acho que nenhum dos MMOs antigos ainda rodando vão deixar de existir. Os número revelam que o Ragnarok tem uma base extremamente fiel. Mas o interessante, ao meu ver, é, como você disse, o Ragnarok estava em queda nos anos antes da pandemia. E isso ao redor do globo. Na pandemia teve um boom, como em todos os jogos. E daí foi caíndo desde então, mas agora parece estar voltando a aumentar! Isso é um excelente sinal da estabilidade do jogo! É interessante que o documento revela o nome dos diretores (o que faz sentido), a idade (não sei porquê), e o número de mulheres e homens (também não sei porquê)! Há 11 pesoas no comando na empresa. Pesquisando os nomes, creio que 7 são coreanos, e 4 são japonêses. Mas como a GungHo controla 59% das ações, na verdade é ela quem manda, né. Você quis dizer o lucro da Gravity? Esse último ano fiscal, de 2023, a Gravity lucrou $103 milhões de dólares. Os jogos mobile estão dando muito dinheiro pra ela! Uma pena que esses jogos são muito piores que o Ragnarok Online! Mas se você quis dizer lucro com o Ragnarok Online, aí não sei dizer, pois a Gravity não detalha os custos com apenas o Ragnarok Online. Não sei se eu concordo... Bom, concordo em partes. No documento, eles adoram citar o servidor americado (que é o iRO), pois tentam a colar a narrativa de que eles tem um pé firme no mercado americano. O Ragnarok clássico pode não dar muito dinheiro, mas é um dinheiro constante. Todo ano vem uns milhõezinhos. Essa establidade é importante. Além disso, eles precisam cuidar da marca. Enquanto o bRO der lucro, eles vão manter o bRO aberto. Gostaria muito saber o quanto de lucro a Gravity tem com o bRO. Mas o que me faz concordar com você é como a Gravity lidou mal com o público europeu. E o mercado europeu é muito mais interesssante que o brasileiro. Obrigado Dundé e Kamalt! Os números do Taiwanês, Tailandês, Coreano, Japonês e iRO tem nos documentos da Gravity. O que falta é o bRO, e outros. Mas agora fiquei com muita curiosidade. Como que o Dia conseguiu o número de jogadores do bRO em 2020?! Se a gente puder confiar nesses números, a gente pode projetar a mudança desde então tendo como parâmetro os outros servidores. Aliás, @Dundé, você sabe o motivo do bRO não divulgar o número de jogadores? E se a gente insistir pro Rúfio divulgar, será que ele divulga? Mais por curiosidade mesmo!
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  25. Vamos lá como eu estava muito animado com o personagem, eu já consegui upar para o 99/50. Sobre equipamentos não tem nenhum mistérios nesse começo eu utilizei apenas os items do Éden.
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  26. só postando logo a imagem obrigatória. Se eu não postasse, postariam depois
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  27. Vou dar uma olhada lá e coloco aqui! Edit: Caracoles, tem muita coisa mesmo! https://www.youtube.com/@Asbrun/videos
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  28. Deixo essa citação de um grande pensador contemporâneo
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  29. Infelizmente a parte br nem deveria saber disso. E pelo que o rufião falou ontem no kn, o diálogo entre eles e a gravity não anda bem das pernas. Então não dá pra esperar nada mais além do que estamos tendo. Cirúrgico! E digo mais, no dia em que o dunde cansar e parar com o site, vai ser um deus nos acuda! Pois os caras se acomodaram e focaram praticamente toda informação do jogo no site do jacaré! Ninguém deve guardar todos os ovos numa só bolsa! E não é que não existam pessoas interessadas em produzir guias e conteúdo. A questão é que os caras não incentivam mesmo. Lembro que fizeram o maior alarde pros tutores de Ceifadores e Mestre estelar fazerem guias, os caras foram lá e deram o sangue, mas depois tudo foi engavetado e esquecido! Mas isso também é fruto do trabalho da staff em priorizar os parceiros e colocar os tutores em segundo plano. Parceiro só quer saber de lucrar com videozinho, quem faz guias e tutoriais são os tutores, que até onde eu sei, não são reconhecidos ou valorizados como deveriam.
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  30. Decidi abrir esse tópico como uma espécie de blog pra discutir coisas sobre Ragnarok. Aqui ainda é um dos últimos (se não o último) lugar que podemos conversar sobre a série de fato (e não sobre itens de ROPs) com usuários da nossa língua, e também não sou muito chegado em reddit < Atenção ! Não espere nenhum tópico mirabolante como outros tópicos da área, é só bobagem. É outro tópico light, digno do ot. Só não postei lá pra não levar marretada > São aleatoriedades que não justificariam um tópico próprio, mas que também não caberia no chat ot. 1 - Corvo de Wind Hawk Riam o quanto quiser, mas, eu acho que, até pouco tempo atrás, eu ainda não tinha me tocado de que a ave de Wind Hawk é um corvo. Incrível, mas eu só alcancei essa clarividência quando vi a ave no estilo de arte desse famoso artista oficial (Yuichiro, acho que "do jRO"). Quer dizer, eu já tinha visto a arte padrão oficial, mas parece muito mais um corvo no estilo de arte desse artista. E eu achei isso demais. Passei a gostar mil vezes mais, apesar de também adorar corujas. Biólogos de plantão provavelmente saberiam analisar minuciosamente ambas as arte e nos dar o veredito (ou talvez alguém com alguma informação de fora Confesso que ficaria um dia inteiro perguntando coisas pro Dundé. Perguntas ainda sem resposta que ele provavelmente detém o conhecimento. Uma das coisas boas de um tópico como esse é exatamente isso. Talvez ele acabe respondendo). Também passei a simpatizar mais com o lobo. O chifre, também presente na ave, provavelmente é apenas adereço. Tal qual "alicorn" e outros, me pergunto se existe alguma nomenclatura para lobos com chifres. E olha aí a oportunidade de incrementar seu cosplay do "anime isekai do slime" (Aquela Vez Que Fui Reencarnado Como Um Slime) ou tantos outros. Mas ainda preferia apenas um lobão mesmo, sem essa patifaria na testa! Ainda nesse assunto, revisitando ambas as artes oficiais, devo dizer que ficou muito mais bonito no papel, não sei bem apontar o porqu~e. Talvez devessem ter simplificado um pouco mais na versão "spritelesca", tal como (talvez não totalmente propositalmente) faziam antigamente. Ou (acho que mais indicado, não que não tenham o tentado) terem finalizado a arte oficial com o sprite mais em mente. Colocar um pouco mais de azul, por exemplo. De qualquer forma, tal qual o sprite de Dragon Knight, talvez seja por já estar acostumando, mas digo que hoje em dia já estou um pouco mais simpático também à roupa de Wind Hawk. E, na arte desse artista, a montaria do anterior também torna-se muito mais tragável. Mas, contrariando as nomenclaturas populares, não parece ser bem um Acidus Azul (tal qual o Ferus de RK). O grifo "cyberpunk", por outro lado, continua horroroso, não tem arte que salve. 2 - Ragnarok Mobile Eu já tinha conhecimento desse jogo, mas tinha esquecido totalmente. O verdadeiro "Ragnarok M". Principalmente essa screen de Geffen, me é familiar. E a wiki diz que a versão de mago foi a lançada internacionalmente. Mas eu acho que nunca nem experimentei, não. Mas o que eu achei interessante como curiosidade mesmo (e que descobri hoje, e que me fez postar sobre ele aqui) é que era possível transferir parte do Zeny adquirido no jogo ao original. Quer dizer, certeza que isso não veio pra cá, mas, dado o cenário da época e tudo mais, devia ser agradável jogar na rua e ganhar um Zeny depois, achei uma funcionalidade muito interessante. 3 - Ragnarok Violet e Scarlet Outro que eu já tinha ouvido falar, visto algo sobre, mas que tinha esquecido totalmente. Só achei uma curiosidade besteirol mesmo. Mas ordem é Violeta > Escarlate mesmo. Era um jogo de duas versões. De acordo com a wiki, ambos eram mobile, e parece que em um você jogava de cavaleiro. No outro, jogava de justiceiro (ou justiceirA mesmo?). Nada demais, tem uns vídeos na internet. Achei isso interessante. Eu já fantasiei se a Gravity alguma vez cogitou lançar um jogo separado com Einbroch e justiceiros, ao invés de expansão de Ragnarok. 4 - Ragnarök Origin e Eternal Love Bom, uma consideração a se fazer é que, pelas imagens, algumas cidades repaginadas ficaram muito legais. Me pergunto se a Gravity não guarda alguns dos assets pra reutilizar no futuro. É também um pouco mais difícil do que o normal pesquisar sobre, tem uma escassez de informação, mas, devido a algumas coisas que vi, me pergunto também se esse chamado Ragnarök Origin, ou "ROO", é "mais da Gravity" do que os 2 ou 3 anteriores (Eternal Love, Next Generation, Project S? É tanto Ragnarok que já me perdi, posso estar confundindo diferentes nomenclaturas pra um mesmo). Algumas pequenas coisas me levaram a cogitar isso. E bom, se fosse o caso, aí, sim, seria um motivo razoável pra terem feito "um a mais". Como se tivessem primeiro avaliado o sucesso que poderia fazer, e depois tivessem feito o seu próprio. Até agora, também não entendi exatamente se esse "ROO" foi lançado originalmente pra mobile ou desktop. Não que eu tenha pesquisado muito, mas eu achava que ele estava sendo desenvolvido pra desktop. Também me pergunto se tem cross-play ou algo assim. Se eles tem tanta confiança na versão chibi (sendo o que optaram), eu também não entendi bem por que a Gravity coloca imagens como essa como propaganda do jogo. Ainda no assunto desses jogos, eu tinha ouvido falar sobre 5ª classes mas, pesquisando, o que notei é que aparentemente estão liberando personagens como jogáveis. Nidhogg, Jormungand, Hela, Thanatos, Valquírias, Thor, e aparentemente outros (a grande verdade é que, até o momento que comecei a redigir esse post, tinha scrollado apenas pelo anúncio sobre "Thor" na Play Store. O que, de cara, achei bem enfadonho (?)). Pesquisando mais, eu também vi artes de Khalitzburg e Heinrich. Eu me pergunto se interpretei errado, se são realmente jogáveis. Ou se são classes totalmente novas ou evoluções. E como será a jogabilidade de cada um. Estranho que, além dos "inéditos", no caso de alguns, usaram o que já tinha do original. No caso de outros, criaram suas próprias versões. Estranha essa inconsistência. Não sei se gostei muito, mas dá pra dizer que é interessante as diferentes interpretações. Já vi gente notando/"politizando" a falta de decote em artes mais novas. Aqui definitivamente não ligaram pra isso. Bonitinha também essa imagem promocional (também da Play Store), com alguns "collabs" que tiveram: Aquele antigo com a Disney, e o da animação dessas larvas aí, que o original também teve. 5 - Pecos coloridos Bom, o que tinha inicialmente me chamado a atenção mesmo foi saber da existência de Pecos coloridos. Esses, de cima, são do Eternal Love. Mas, enquanto redigia o tópico, também descobri esses, do "Project S" (esse cifrão é impagável. Tamanha é a audácia). GCs4ahmjOT6fom4BABeDvGfoeYUXbmdjAAAF (1).mp4 Também tem essa imagem do personagem domando o Peco. Eu achei isso muito legal. Me pergunto se realmente tem no jogo, ou se é só propaganda. 6 - Canal do Youtube e a fronte de marketing Depois de um período em "inércia", e depois também daqueles coisas horrorosas de 18 anos (desculpa aí, eu não gostei), dá pra elogiar e dizer que até que a Level Up tá mandando bem nuns vídeos das atualizações. São os que eles postam nas redes, mas dá pra ver eles no canal do Youtube (vai rolar um orçamento legal pra fazer um vídeo bacana de 20 anos? Me chamem como auxiliar criativo, não cobro nem um salgado!!). O teaser da expansão de nível das expandidas ficou legal. O vídeo da Ilusión, e site, também ficaram legais. Quer dizer, alguns ainda poderiam dizer que os sites estão simplificados, mas, além de prováveis outros motivos pra isso, pelo menos está tendo hotsite. E não estão feios, não. Acho que ter vídeos como aquele de jogadores "retornando" é algo legal também. Apesar dos comentários acabarem entregando o cenário do jogo (mas aí obviamente não é culpa de quem faz os vídeos, e nem mesmo exclusivamente da Level Up. Coisas à parte). 7 - AI, nova engine, e o que o futuro nos guarda Aqui é mais um rant/desabafo. Não gostaria de terminar o post assim, mas eu sou uma pessoa que gosta de encarar a realidade como ela é. Eu sempre disse que uma das coisas mais importantes que a Gravity deveria fazer seria refazer o jogo em nova engine, ou algo de igual resultado. Eu fiquei feliz quando vi a notícia, apesar de possivelmente a Gravity já ter esquecido isso no churrasco. O fato é que "atualizar o jogo" dessa forma abriria coisas atualmente inimagináveis pra grande maioria dos jogadores. Eu diria que é algo que já tinha que ter sido feito há muito tempo. E que é uma barreira a qual, naturalmente, cada vez mais o jogo vai bater (já temos aí o limite de Zeny e tantas outras limitações). Eu não sei se a Gravity ainda tá no tempo plausível pra isso. Talvez eles mesmos acreditem que não, e talvez por isso prefiram logo investir, ou priorizar, um "ROO" da vida. Só sei que, como fã do jogo original, isso ainda permeia minha cabeça. As possibilidades seriam insanas. Vai desde problemas técnicos simples que esbarramos hoje, como limite de Zeny ou armazém, até um sistema de clima decente, aos problemas técnicos maiores, como monstros "gigantes", até um melhor sistema de segurança ou sistemas ou melhorias de jogo muito mais sofisticadas. Mas estou comentando isso porque o desanimador mesmo é saber que a Gravity majoritariamente não usaria a quebra desse limite pra nada disso, mas sim pra, por exemplo, encher a interface do jogo de "isca de monetização", ou colocar sistemas automáticos, ou outras porcarias que existem no mobile. A mesma coisa pra AI. No futuro, quando bem desenvolvida e devidamente aplicada e regularizada, poderia ser de grande auxílio pra Gravity nos proporcionar muita coisa que hoje, aos olhos deles, é de custoso desenvolvimento. Ao mesmo tempo, sabe-se lá todas as mudanças que essa tecnologia vai fazer. Difícil dizer se será mais para o bem do que para o mal. Eu não sei quanto tempo vai durar minha estadia no fórum, mas até a talvez próxima postagem desse "blog". Vou finalizar com essas artes porque realmente gosto muito do citado artista, pra combinar com o nick dessa conta, e também pra sentir que foi uma daquelas postagens bonitinhas oficiais. Copiei até os <> das postagens de desenvolvimento Até a próxima!
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  31. Não é dano do além. É uma "condição" chamada Fumando, na qual eles entravam espontaneamente enquanto não tinha nenhum alvo para atacarem. A animação era justamente eles fumando e o dano é porque fumar faz mal. Conforme tiraram a animação e o drop do item, fica parecendo que estão tomando dano do além.
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  32. Lembro de uma teoria pra explicar o mistério dos Orcs: Os Orcs dropavam cigarro. Então esse dano era o dano de eles fumarem! E aqui fica mais um mistério: Ovo de Peco-Peco se transforma em Picky. Será então o Picky bebê de Condor ou bebê de Peco-Peco?
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  33. Eu testei com diminuir agilidade há anos, décadas mesmo, foi lá nos anos 2000—quando ainda havia aqueles boatos de que os mascotes tinham habilidades secretas, etc—e não houve grandes aumentos. Já não lembro mais os valores exatos, mais foi mais ou menos assim: Poring (sem danos e agilidade normal + 1 pontos de SOR) Poring (com danos e agilidade normal + 1 pontos de SOR) Poring (sem danos + agilidade diminuída + N pontos de SOR) Poring (com danos + agilidade diminuída + N pontos de SOR) Eu fiz o teste com uma noviça, já não lembro qual o nível, mas Diminuir Agilidade estava no máximo, também não lembro quantos de SOR a personagem tinha, por isso o [N]. Acho que usei vinte iscas para todos, ou foi dez nos dois primeiros e vinte nos dois últimos, algo assim, apenas lembro que danos no Poring fazia cair pela metade o número de tentativas; lembro que diminuir a agilidade fez cair apenas algumas tentativa e os pontos de SOR fizeram aumentar as tentativas, considerei dentro da margem de erro, mas quando eu jogava com noviços sempre usei Diminuir Agilidade ao capturar mascotes :3 Detalhe, eu também testei mobando inúmeros Rockers, pois supostamente dizia-se que aumentava a chance de capturá-los, e também testei com bardo. Não, há diferença significativa. Eu já ouvi tanto boato sobre mascotes, no começo do Ragnarök era tanto boato sobre tanta coisa que deixava qualquer um maluco. Esse cara (aqui) fez testes no iRO para provar que diminuir a vida dos inimigos aumentam as chances, o teste foi bem mais redondo que o meu, vale conferir mesmo sendo outro servidor.
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  34. quando sera liberado o servidor para logar?
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  35. É pela instância Túmulo do Monarca, no final da página tem a lista de Acessórios encantáveis.
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  36. E finalmente... (foram dois erros no teste, não estou tão enferrujado com dancer como eu pensava!)
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  37. O Teste de Odalisca é puro suco de bullying! 😮
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  38. Como um ex fã de pokemon, eu sempre deixo o monstro com pouco hp antes de tentar capturar. É mais uma superstição minha. Mas quase sempre funciona.
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  39. Toda vez que venho no fórum, lembro bem por que não volto a jogar! Muita gente decepcionada com o jogo pois ele não melhora, só piora, e o resto em letargia, pois se cansou de se sentir decepcionado, em negação! Meus amigos, invistam seu esforços em outra coisa pois concordo com ambos, e se tenho certeza de algo, é que as pessoas que poderiam fazer alguma coisa pelo nosso amado jogo, jamais entraram no fórum para ler algum comentário, seja qual for! A sim, talvez pra por um post fixado de manutenção! Talvez, seja tudo que nos cabe! E se tudo que nos resta é discutir entre nós, que seja contra e não a favor dessa empresa que não lê o fórum, e nos limita em todas as outras redes sociais que poderiam ter algum alcance!
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  40. Eu já falei isso uma vez aqui, mas já que alguns jogadores acham lootbox "divertido", eu acho que o mundo tem muito a ganhar com esse modelo de transação Mais uma aqui que pensei: lootbox de cinema Modelo atual: Você escolhe o filme que quer assistir, e paga. Modelo novo, "lootbox", muito mais "divertido": Você compra o ingresso e só descobre o filme que tem direito a assistir depois da compra. Você compra um ingresso querendo ver Oppenheimer ou Kung Fu Panda e ganha o direito de assistir Morbius ou Madame Teia Prós (pro cinema): - Exibe muito menos sessões de filmes bons (e, consequentemente, imagino que mais caros), enquanto direciona a maioria para os filmes ruins (e imagino que mais baratos); - Talvez arrecade 3 vezes mais da pessoa que antes compraria apenas um ingresso, e agora vai comprar vários até tirar o filme que quer assistir; - Não tem mais "prejuízos" com salas vazias. Agora todas as salas estarão cheias, ao menos aos cofres da empresa (isso é, os ingressos dos ruins estarão vendidos). Prós (pro consumidor): - Vai ter muito mais "diversão" ao ir num cinema. Vai liberar dopamina na loteria; - Vai poder dar a chance pra novos filmes. Talvez fosse mais "divertido" e vantajoso (pro cinema) também colocar umas chances de não sair ingresso na lootbox, apenas umas balas juquinha ou algo assim, aí a pessoa libera dopamina tentando de novo Só mais uma empreitada que o modelo de lootbox tem pra angariar no futuro, o céu é o limite.
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  41. O cara vem aqui fala sobre o fato que é o nerf sem sentido no item, uma coisa técnica e voce vem falar sobre diversão no game??? Meu amigo não tem a ver com diversão tem a ver com as coisas fazerem sentido até pro servidor continuar a ter uma vida maior, nerfar o item = vender menos, todo mundo sai perdendo! É uma questão lógica e não demagógica como voce ta colocando aí. É simples... Qualquer um que joga Ragnarok hoje além da imensa dificuldade de achar conteudo pra aprender sobre o jogo ainda se depara com esses baits da staff com itens inuteis nerfados sendo vendidos a preços altos no cash shop. Ai se coloque no lugar de um newba ele vai lá investe o tempo dele, esforço e dinheiro pra conseguir equipar o personagem dele pra depois ele comparar com o outro (impacto meteoro, destruidor de almas...), ele dar 50% do dano, ele vai ficar bem feliz sim com a diversão.... DE NOVO, é uma QUESTÃO LÓGICA, não faz sentido!
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  42. Dia 23/04 tem tudo pra ser a melhor att 4ever!!! Se rolar um resetinho grátis, eu não vou nem trabalhar quando server abrir!!!
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  43. Pelo menos aqui, ainda dá pra falar. Vou dar uma de advogado do diabo aqui. Mas não creio que o rúfio e c&a tenham moral pra nerfar algum item. Simplesmente a gravity decidiu tratar nosso server assim, e porque sim, e nós temos que engolir! Na verdade, nem acho que a staff tem moral pra dizer não à um item nerfado, eles só acatam o que a gravity impõe e ponto final. Talvez nós é que estejamos superestimando o trabalho da staff, o que não é culpa nossa, afinal quando a warp assumiu o bRO, prometeram um monte de facilidades e vantagens, que na prática não temos. Ver os caras falando hoje que são apenas publicadores, e assistindo o vídeo da chegada da warp no bRO, gera uma frustração tremenda. Sendo pragmático, quase todas as vezes que a staff teve liberdade pra fazer algo no jogo, saiu até umas coisas legais. Principalmente quando eles chamam o dundé pra ajudar. Vc percebe isso nos eventos locais e nos itens criados para nosso servidor. Já falei várias vezes, o caminho da vitória é ter um servidor voltado para o público bR, e deixar dessa asneira de transformar o bRO em um kRO nerfado!
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  44. Vim pra ler os choros da semana mas desisti
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  45. É na exploradores, ja vendi 2 xD Se quiser faço 1 pra vc tb =P
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  46. A bota do fim do mundo virou "do fim da picada"?
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  47. Meu clan mandou essas 2 imagens , se ja e isso , ñ sei
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  48. O que? O que que tá rolando aqui? Entrei novamente numa realidade paralela? Sinal do fim dos tempos? Racionamento de energia? Quem apagou as luzes? Tá tudo escuro! Não consigo enxergar nem os botões do editor!! Eu sempre disse que esse dia chegaria!! Nunca duvidei do trabalho da galera que cuida desse fórum!! Nem nunca duvidei do papo enrolado nos KNs!!
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  49. Alguns ícones e letras que já eram de cor negra, estão apagados. Só dá de ver, passando o mouse em cima. É necessário fazer uns pequenos ajustes.
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