Isso. Fui um jogador das antigas, voltei uns anos atrás e quitei faz uns 2 anos por esse motivo, assim como dezenas de outros conhecidos e colegas de clã meus.
A staff desse jogo, em especial aquele rapaz, tratam vocês como se fossem um problema, até os apelidaram de (coletivo daquele animal) e começaram a banir dos grupos nas redes sociais qualquer um que ficasse inconformado com isso, ao invés pedir desculpas. Aliás, nunca erram, sempre é culpa de algo ou alguém. Traços de narcisismo mesmo.
Outro grande problema é o pay to win. É um dos grandes responsáveis pela decadência dos MMOs RPG no geral. Ao adicionar items OPs e exclusivos na loja de ROPS, os itens que se dropam e farmam viram tralha, ou seja, você destrói o ciclo básico de um RPG (evoluir, dropar, lucrar, evoluir). Se nos anos de glória do Ragnarok você dissesse para um jogador que no futuro nenhum item usável/decente seria dropável por gameplay, ele riria da sua cara.
Os jogadores antigos não são eternos, então como esse jogo pretende atrair novas gerações de jogadores se eles precisam criar 10 sicários ou já entrarem com alguns salários para poderem usar a classe com a qual realmente querem jogar para se divertirem no jogo? A verdade é que o ragnarok virou basicamente um jogo NFT, em que a economia gira em torno do dinheiro da vida real e em quase nada das ações tomadas no jogo em si.
Então, respondendo a pergunta: o jogo, em especial os mapas de up e de novatos, estão começando a se esvaziar rapidamente porque o que estão sobrando são apenas parcelas de antigos jogadores que aceitam/não ligam para os apelidinhos e tratamento que recebem, que tratam o jogo como um negócio (vendedores ilegais), e/ou que acham aceitável a ideia de poder pular ou mesmo acabar com o ciclo de gameplay do jogo usando dinheiro.