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Exibindo conteúdo com a maior reputação em 11/19/2021 em todas áreas

  1. A venda paralela de itens e zenys é algo existente em literalmente todo e qualquer MMO RPG. Ela é nociva pra economia quando incentiva abuso de bugs e robôs automatizados. E só. Sabe porque? Porque o zeny negociado é o zeny que você farma, que eu farmo, que qualquer pessoa aqui farma. A venda e compra de zenys e equipamentos não é sinal de que recursos de origem duvidosa estão sendo injetados no jogo. Vamos tentar analisar essa questão de uma forma amoral, livre de julgamentos e preconceitos. Vamos imaginar um cenário sem robôs automatizados e bugs, o que é a venda e compra de zenys e equipamentos senão a precificação do valor do seu esforço no game? Quando zenys e itens de origem questionável (b.o.t farms, exploits, etc) são inseridos no jogo, a parte do esforço como elemento definidor para o preço das coisas vai pras cucuias e a moeda desvaloriza. E quando uma moeda se desvaloriza, rola inflação. Aí afeta a economia do jogo. Mas quando isso não acontece, como e de que forma a compra e venda de zenys e equipamentos entre os jogadores prejudica a economia do jogo? A menos que o jogo tenha sido projetado para que as pessoas eventualmente desistam dele e assim se tornem grandes mecanismos de drenagem de moeda, a compra e venda de zenys e equipamentos não causa nenhum dano à economia do jogo. A venda paralela de zenys e equipamentos causa danos À EMPRESA QUE GERE O JOGO. E aí sim eu vejo um problema. Porque essa venda paralela faz com que as pessoas se sintam menos incentivadas a comprar a moeda em dinheiro real oficial do jogo (ROPs) que serve para custear a manutenção do mesmo.
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  2. Não, não são. Só pode ser considerado como principal causa, se você pensar que todo o zenny, de várias pessoas que quitaram, não valeriam mais nada por estarem presos as contas, tendo assim menos zennys em circulação no bRO, logo, aumentando o valor da moeda e preços mais baixos nos itens. O correto é você pensar: porque as pessoas estão quitando do bRO? Te convido a refletir comigo... Um jogo MMO onde existem moedas próprias e itens trocáveis (zenny, rops, etc), logo presumimos que, quem se esforça mais para conseguir estes recursos mais deve ser recompensado ao longo do tempo, correto? Isso é a famosa Meritocracia: você trabalha, você ganha. Pense num player que joga o bRO desde o dia de seu lançamento e se esforça diariamente farmando. Pra um jogador novo que começou hoje, parece uma tarefa impossível de alcançar esse jogador antigo né? Na teoria deveria ser bem difícil desse novato alcançar o patamar que esse jogador antigo está. Porém, não é assim que funciona e eu te explico o porque... O bRO incluiu a pior cultura que um MMO poderia ter, que é a cultura do Cash. Hoje o novato pode se equiparar ao experiente só gastando um pouco de dinheiro no jogo, pois tudo, absolutamente tudo que está no meta tem como origem o ROPS. E olha que não estou nem falando do mercado negro. No bRO são raros os itens que nós podemos farmar pra compor nossa build do meta. É muito melhor você farmar zenny pra esses itens do Meta, até mesmo porque hoje o bRO não tem uma escalada nos itens. Qual a mensagem que quero passar? O bRO não recompensa aqueles que estão a mais tempo jogando como deveria ser. Mas sim recompensa aqueles que mais gasta seu dinheiro no jogo. Nós não temos itens farmáveis que valem mais a pena que os Rops atuais, nem mesmo os GODLY que exigem meses/anos de dedicação CONJUNTA pra você ter UM. Tambem não existe uma progressão saudável dentro desses mesmos itens, de forma que um player vá subindo gradadivamente degrau a degrau até estar no meta. Hoje, muito item que está no meta que são justamente os que vem por Rops, tem uma discrepância absurda entre eles mesmos. Entende o que quero dizer? Você como jogador antigo, deve se lembrar da época em que um pontinho a mais em um atributo/status era um baita de um upgrade na build, e que absolutamente tudo que era Meta você podia farmar, alem do fato de termos uma progressão nos itens extremamente perfeita. Porque falei tudo isso pra explicar que o mercado paralelo não é o que mata o jogo? Porque hoje quem mata servidor é propriamente quem cuida dele. Não vou voltar ao assunto de quem é a culpa, se é a Gravity ou WarpPortal pois é desnecessário. Quem cuida do bRO é quem matou aos poucos com essa cultura de +Rops -Farm. O mercado paralelo simplesmente se adaptou vendendo aquilo que vale a pena vender ao preço que é possível vender. E o fato do zenny estar hiperinflacionado, é justamente por termos 17 anos sem um bom planejamento pra escoamento natural desse zenny farmado. Hoje um único player consegue injetar 150kk + por dia tranquilamente (se for maluco de farmar celine ininterruptamente com várias contas, pode chegar a 1bi). A única coisa que da uma estabilidade maior nos preços dos itens, é o próprio ROPS, onde o valor do zenny no mercado paralelo é baseado pelo valor do ROPS em moeda real. Porem nada impede de acontecer o que estamos vendo, que é o monopólio desses itens que saem por ROPS via loteria, o que é pior ainda. Viu como o que mata o jogo é o que estou batendo na tecla faz tempo... A falta de conteúdo novo (com itens que sejam meta).
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  3. O fato é que no bRO tem sim um "poder paralelo" que com o tempo se tornou mais influente com a Comunidade do que os adms locais. Os caras movimentam sites e grupos nas redes sociais que estão ai à anos e geram um lucro absurdo pra eles. No tempo em que a staf ignorava a Comunidade, esse poder paralelo lutava com unhas e dentes pra abocanhar o público insatisfeito com a lug. Eu mesmo já recebi dezenas de convites pra entrar nos grupo, sites e canais deles. Posso dizer, que pelo menos nas propagandas, os caras dão de 10 a zero nos "oficiais". O comércio ilegal de kks e seus consumidores, são o fator principal pra quebra da economia. Outra coisa que vcs estão equivocados, a economia do bRO vem sendo ferrada faz um tempão, tanto pelo caça níquel que implantaram no game, quanto pela compra e venda imoral de kks. Os últimos acontecimentos foram só a gota d'água.
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  4. QUERIA SABE O MOTIVO QUE O RAGNAROK ESTA COM ESTA ECONOMIA DE cabeça de pudim, UM DIA O ITEM TA 200m NO OUTRO ESTA 1b E IMPOSSÍVEL UM INICIANTE JOGA ISTO VCS SO FICA COLOCANDO EVENTO DE $$$$$ ABANDONA O GAME NÃO FALA NADA SOBRE ISTO Q E MUITO GRAVE MUITOS PLAYES FALA EM DUP OUTROS EM PLAYER Q SAIRAM DO GAME EM MASSA,NA VERDADE NINGUÉM SABE NADA SO VCS MSM DA STAFF SABE OQUE ESTA ACONTECENDO EO MINIMO QUE VCS TEM Q FAZER E DA UMA RESPOSTA DE VERDADE.
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  5. Exatamente, mano. Recentemente eu comecei a jogar New World por conta dos meus amigos encherem o saco para jogar. Apesar de eu ter críticas sérias a algumas coisas no jogo e ele ser todo bugado, uma coisa que eu acho que ele acertou em cheio foi nesse aspecto. Tudo na progressão do jogo, independente do seu objetivo final (foco em farm, pve, comércio, pvp, guerras, etc), você atinge na base do esforço e SÓ. Cash no jogo só compra skin, emotes e transferência de servidor. Mais nada. Todo o resto é você levantar a bunda e ir farmar diretamente ou farmar algum recurso pra vender no market e depois comprar o seu item desejado por gold. E o jogo tem sistema de acesso único, igual ao Valhalla. Paga uma vez e tem direito ao jogo e todos os conteúdos a serem inseridos futuramente. Outro diferencial que quase todo MMO tem hoje em dia em relação ao Ragnarok são as atualizações simultâneas. Acho que o único MMO moderno que joguei ultimamente que todos os servidores não estavam na mesma versão foi Tree Of Savior. O que é engraçado porque é um jogo que também sofre muito com bichões, exploits e excesso de itens de cash pay to win. 1. Indubitavelmente. 2. É um misto dos dois. Eu não acho que o farm de celine por si só é algo problemático. Mas o farm de celine jamais seria algo cogitado pelas pessoas se elas não precisassem o tempo todo farmar bilhões e bilhões de zenys para comprar um único equipamento. Eu mesmo fazia quase 2b por mês só lá e o resultado foi eu ter cansado do jogo. 3. O ROPs teria essa função se ele fosse constantemente reajustado de forma a ele estar em sincronia com a situação da moeda IRL (R$) e do jogo (zeny). Como o valor do zeny em relação ao R$ varia de acordo com as quantidades ofertadas e demandadas do mesmo, o mercado se autoregula e ajusta os preços de forma a ficar sempre interessante e vantajoso. Como eu já mostrei em outro post, o valor dos ROPs para zenys está completamente irreal para o que está acontecendo com a economia dos servidores. Comprar ROPs hoje que não seja pra uso direto pessoal seu faz com que você literalmente esteja jogando dinheiro fora. E aí entra o problema dos itens de loteria, que são amplificadores dessa situação. Comprar um ticket de 1k de ROPs pra pegar um item só parece uma boa ideia justamente porque esse item pode ter um valor muito maior que o da conversão direta da venda de ROPs pra zeny (7kk/1k). Se você compra um item de 10k de ROPs, numa taxa de conversão de 7kk/1k, ele se torna um item de 70kk, com preço podendo variar dependendo de elementos de oferta e demanda e do item ainda estar na loja depois disso ou não. Mas quando você adiciona esses itens super fortes por chances de 0,1%, você adiciona um elemento de incerteza e risco que justifica cobrarem os preços que cobram para além da oferta e demanda. 4. A falta de conteúdo novo, ao meu ver, não afeta tanto a economia quanto parece. O que a falta de conteúdo novo afeta, de fato, é o interesse e o engajamento de jogadores novos e antigos em continuarem vendo o jogo como um jogo e não como uma carteira de investimentos, aí sim afetando a economia. O que responde também à essa linha argumentativa aqui: Jogador que loga só pra botar loja ou vender/comprar zeny não é jogador. Não adiciona nada ao elemento de MMO do jogo. Não monta party pra cheffênia, não faz instância, não joga guerra, sequer reclama do jogo nas mídias sociais. Revendedor de zeny, na grande maioria dos casos, sequer é jogador do jogo, assim como botter não era jogador. Tinha muito botter que nem o bRO instalado tinha. Só botava a máquina pra rodar porque ia dar dinheiro.
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  6. A minha build em específico, que além de ser autocast normal ainda tem crítico e tem as skills de suporte, é boa tanto para cheffênia como para instâncias. Para cheffênia o ideal é ter apenas crítico (para acertar os mvps sempre) e não suporte. Ter skills de suporte não vai ser tão efetivo, já que o ideal é ir junto de um AB e/ou RG para proteção, e vai te impedir de usar as Sapatilhas de Algodão que maximizam nosso dano, dão mais aspd que minha bota e liberam o slot que estou usando a Máscara de Oni para outra coisa que dê mais dano, como um Anel Temporal ou Adereço da Celine. Tem quem faça build de cheffênia sem crítico, mas aí o set precisa estar muito forte, cauda muito refinada, armadura top, e focar em matar os mvps antes de eles ativarem o agi up. Eu não tenho experiência com essa build para saber se é efetiva ou se é fraca, então não posso recomendar essa build ainda. Para instâncias solo o ideal é ter apenas as skills de suporte (para sustain e proteção) e não crítico. Ter crítico na build não vai ser muito necessário já que os monstros não costumam ter esquiva muito alta nem tem AGI UP, e ser focado em crítico pode sacrificar bons equipamentos de dano e aspd. Torre Sem Fim não se enquadraria em instâncias, seria mais voltado pra cheffênia, pois você precisaria de crítico e seria bom subir com alguém. Laboratório Central se encaixa bem com minha build se você for solo, se for acompanhado aí considere mais pra cheffênia. Então resumindo: Vai enfrentar MVPs? Coloque crítico na build. Quer fazer as coisas solo? Coloque skills de suporte.
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  7. Antigamente eles costumavam colocar, parece que tinha até imagens repetidas no mesmo post.
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  8. 1. esse tipo de informação só quem tem como passar de fato é a staff e eles NUNCA vão fazer isso, por causa do risco de efeito manada. Desde que decidiram esconder o número de players online do server (algo que praticamente todos os servidores oficiais possuem), eles evitam falar de números do jogo em geral. O que dá pra ter noção é só quem comercializa muito item e/ou zenys mesmo e aí a gente meio que fica na mão de info de revendedor mesmo, basta ter discernimento pra 2. justamente meu ponto. Se eles não querem prejuízo e colocam a valores competitivos, como explicar essa queda aí de quase 70% no preço do zeny? Porque a competição funciona assim: eu abaixo meu preço e você abaixa o seu, até o ponto que não dá pra abaixar mais pois afetaria nossos lucros, e aí chega no preço de equilíbrio. Abaixar mais que o preço de equilíbrio seria colocar em xeque meus lucros em prol de alguma outra vantagem que eu possa vir a adquirir depois (reconhecimento na comunidade, etc). Até aí tudo bem. A situação que deve ser avaliada é: "como o preço chegou a esse ponto, sem prejudicar os lucros dos revendedores?". E aí só tem algumas formas de se tentar explicar isso. algum competidor novo entrou no mercado com muito zeny (não sei de onde) forçando os demais a abaixarem os preços pra manter competitivo entrou muito zeny no mercado como um todo, e os revendedores tiveram acesso a isso NINGUÉM MAIS JOGA BRO e por isso o preço do zeny despencou (excesso de oferta, queda na demanda) O problema no ponto 1 e 2 é que corroboram com a ideia de que entrou mais zeny no servidor e que ninguém saberia explicar. E o problema do ponto 3 é que se ninguém mais joga o jogo, o preço dos itens deveria começar a baixar, porque seria um cenário de estagnação. Não teria como manter os preços inflacionados porque não tem mais gente jogando e gerando zeny no jogo, e com o tanto de quest/evento consumindo zeny nos últimos meses, certamente os preços teriam caído a essa altura do campeonato. 3. sim, da foice pra cá foi ladeira a baixo. Mas nos últimos tickets dava pra contar nos dedos de uma mão quantas pessoas estavam ao redor da máquina comercializando os tickets/drops dele. Os itens vendidos importantes também, quase nada à venda. O preço dos ROPs subiu porque as pessoas tão tentando compensar os valores em relação à desvalorização do zeny como um todo, mas se tá vendendo aí são outros 500... eu mesmo não paguei mais que 7kk/1k a última vez que comprei ROPs na mão de alguém, que foi quando veio o Martelo Cósmico por venda direta. Rapaz, eu imagino que a única forma de fazer quantidades absurdas de zeny com esse exploit seria usando equipamentos que adicionam drops que tenham mais valor (como Rosa Eterna), e ainda assim teria o problema de um monge nível baixo poder executar todos eles e a questão da logística de lidar com peso e etc. Demoraria muito e ainda continuaria não sendo suficiente para impactar tanto a economia.
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  9. Vcs tao se preocupando com coisas... MUITO alem da solução do real problema. O que ta quebrando o server é: BUGS e IMPUNIDADE. Teve mais de ano xexenia bugada com algumas poucas pessoas tendo acesso e uso de bugs que beneficiaram drop e venda de cartas; Depois que arrumaram um bug, "liberaram" outro bug equivalente, que beneficiou alguns usuarios no drop de cartas e venda na xexenia; Teve bug de dupe de zenys SIM (quem nao quer acreditar que continue ai acreditando que é mass quit); Tem gente com 30k de esferas de 1B na kafra de 12 contas magina! ; Entao amigos, em 90% dos casos, o que quebrou o servidor foi BUG. Toda flutuação e histeria coletiva na economia do jogo tem a ver com BUG. "Ah holigans nossa mas eh culpa da aura verde" -> Os revendedores alem de estocar quantias imensuraveis de zenys, duparam suas riquezas. Obvio que vao comprar todos mass quit e manter isso preso e em estoque pra valorização. Mas temos ai um BUG ajudando novamente esta corja deploravel, este cancer. "Ah holigans é culpa dos revendedores" -> Volto a dizer: se não tivessem tantos bugs no jogo, garanto que a riqueza deles seria bem menor. "Ah holigans a culpa é da staff que nao atualiza o jogo" -> A staff mal consegue impedir 1 ou outro bug de vazar, quem dira atualizar o jogo né. Eh isso amigos. Querem um rag menor? Abram os olhos e comecem a pedir para que PAREM DE VAZAR BUGS PRO PESSOAL QUE FAZ PARTE DO CLUBE DO BOLINHA. Toda santa vez que vaza bug, é sempre pras mesmas pessoas. É sempre os mesmos gente, acordem. É carta marcada esse jogo ja. E vcs ai, debatendo que a culpa é de aura verde ou falta de update. Genteeee..... Problema desse jogo é quebra de compliance.
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  10. Vejam, com o visualbro sem atualizar vocês podiam postar aqui as imagens de como ficam os visuais, nem sempre todo mundo compra e dá pra visualizar ingame.
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  11. Se houve bug/exploit, como não houve dupe? O que era o bug/exploit então? E eu não acompanho outros canais que não sejam o fórum e em raros casos o facebook, porque as informações são muito mais fáceis de serem seguidas aqui do que nesses outros dois locais. Kafra News? Sei nem o que é isso. As pessoas criam threads o tempo todo especulando porque querem informação, porque querem saber o que aconteceu, como aconteceu, porque as coisas estão assim. Aquém da questão da suspeita de multiplicação de itens e zenys, tem outro problema (que eu não lembro se falei nesse tópico ou em outro, já que tem 2 threads sobre a mesma coisa rolando) que é o fato de que qualquer servidor com mais gente desistindo de jogar - por qualquer motivo que seja - do que gente nova entrando, cria um processo de esvaziamento de demanda que joga o preço das coisas no chão mesmo, porque ninguém quer jogar o jogo mais. Agora, o que eu falo é que não é só apontar se houve bug A ou B e especular. É de fazer uso de raciocínio lógico mesmo, do que dá pra deduzir nesse tipo de cenário. Se o preço dos itens subiu, é porque pode haver um excesso na demanda por eles (mudanças do meta, aura verde, etc) Se o preço do zeny caiu, é porque há excesso de oferta dos mesmos (quits em massa e baixos níveis de entrada de jogadores novos podem ser uma boa explicação pra isso) Revendedores nunca irão querer sair no prejuízo Como explicar então um cenário que temos aumento de preços, desvalorização do zeny e excesso de oferta de zeny de revendedores, tudo ao mesmo tempo? Sinceramente eu não sei como que não dá pra suspeitar de que algo muito errado rolou nesse mês de outubro no bRO. Agora, o que realmente aconteceu, realmente, é só especulação.
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  12. Então, aí que é o problema. Não existem maneiras 100% confiáveis de aferir se houve aumento ou não na quantidade de zeny em circulação no jogo, então ficamos meio que a ver navios nesse sentido, principalmente quando a staff sequer afirmou que houve um bug e agiu (e age) como se tivessem desativado o Shibankeiro e a Kafra de Clãs por 3 semanas e a quest de Monge por quase 2 meses sem sequer tocar no assunto. Na verdade, antes da desativação desses elementos do jogo a única coisa que a staff falou, e de forma extraoficial, foi quando o Rufio fez alguns comentários no discord do jogo antes de desativarem tudo repentinamente durante uma madrugada. E aí se rolou bug, tem item e zeny multiplicado no servidor. Se não rolou, houve pânico e o preço das coisas subiu na base de incertezas e efeito manada. Mas o que segura a teoria de que o bug rolou foi a queda abrupta do valor do zeny em relação ao real. Era esperada uma desvalorização por conta das pessoas que quitaram do jogo porque a pandemia foi arrefecendo e pelo fato da staff não ter lançado conteúdo nenhum em mais de um ano pra tentar aproveitar o momentum da volta de jogadores, mas nem na época que a proporção de robôs automatizados no Thor era de 5 pra cada 1 jogador chegamos nesses valores. Isso aqui eu concordo plenamente e assino embaixo. Quando lançou o tapa-olho, as builds com serafim simplesmente desapareceram da maioria dos guias/vídeos. É como se o lançamento de um novo item mais forte nerfasse o item que anteriormente estava no meta, o que é uma maluquice sem tamanho. É simplesmente patético alguém criar um tópico no grupo do facebook querendo saber como começar na moral e recebendo um "ah tem que ter tapa-olho com OH, TG e Kiel senão tu nem faz nada".
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  13. Só um adendo: A staff sabe o que esta acontecendo rsrs. Atente-se a isso: Sempre que ha um bug, é sempre o mesmo grupo de pessoas que se beneficia. E é sempre um bug impossivel de se imaginar como fazer, quase como se precisasse um tutorial pra vc se quer imaginar por onde começar a sondar pra dscobrir o bug. E mesmo assim alguem sempre descobre? hmmmmmmmmmmmmmmmmmmm Fedendo isso ai. @Deus: O revendedores são os que MAIS se fufu com a baixa do zeny. Na real eles estao COMPENSANDO isso mantendo itens em valores ASTRONOMICOS e manipulando o mercado pra segurar as percas dessa desvalorização de zennys. Até porque, se TODA GRANA ta na mao dos revendedores, eles venderiam o zenny a 30 centavos, invés de 5 centavos, entende? Eles estao vendendo a preço de banana porque tem ZENY DEMAIS, TODO MUNDO tem zeny demais. Duparam. Sem mais. Ja foi mostrado isso.
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  14. Está esquecendo de colocar na equação alguns pontos importantes. 1. Pessoal que quitou mas decidiu não se desfazer dos itens/zenys, oque diminuiu a oferta no mercado. 2. Muitos itens bem procurados no mercado estão concentrados na mãos de poucos jogadores, que sendo assim colocam o preço que querem. 3. Tendo a quest do monge gerado bilhões de zenys ou não, a especulação em cima do tema influenciou sim no mercado.
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  15. Acredite se quiser, mas os itens estão saindo sim. Faz o seguinte: Veja o preço de um item no catalogo. Aumente 30% e pode ter certeza que 3-4 dias depois, o item vende(se for item procurado). KK ta a 0,04-0,05r$ e caindo(Na época que eles bloquearam a quest do monge tava 0,07-0,08r$). Só espero que a staff perceba que não era só a quest do monge, antes que seja tarde demais.
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  16. Eu fiquei abismado esses dias quando fiquei sabendo que um anel obscuro no Thor tá 7b. Como que um iniciante farma isso? Eu já acho zoado o item custar em média 1b no Valhalla, mas 7b é brincadeira.
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  17. Cara, pelo menos comigo, todas as vezes que tive problema de patch, foi só fechar e abrir o programa várias vezes que resolveu. Algumas raríssimas vezes tive que reiniciar o computador. Pelo que entendi das pesquisas que fiz, pode acontecer de estar faltando algum arquivo e por isso dá erro. Mas quando você insiste, o próprio mecanismo de atualização corrige a falha
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