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  1. 1 point
    Buenas pessoal, Gostaria de saber qual é a classe hoje em dia com o melhor custo/benefício para PvM e MVP. Mas também colocando na equação o valor DIVERSÃO. Já testei alguns personagens e builds diferentes, quando acho a classe legal de jogar, ela não parece ser boa e quando acho uma classe que parece ser boa eu não acho divertido jogar, por exemplo: Sentinela, sei que é uma ótima classe, mas não gostei de jogar com ela. Então vos pergunto: levando em consideração gastos com equipamentos e consumíveis, dificuldade de upar, utilidade para se jogar em grupo e também para jogar solo, player skill, capacidade de fazer zeny e, por fim, diversão. Qual a melhor classe e build para PvM / MVP ? EDIT : Jogo no servidor Valhalla. Galera, se houver um guia dessa classe, favor postar link! Acredito que mais players possam ter essa dúvida como eu, ou ainda não encontram uma classe favorita. Valeu
  2. 1 point
    Vamos começas a segunda parte desse guia que provavelmente você ignorou toda a parte que eu pedi para não rushar level e upar farmando na moralzinha e agora está aqui se perguntando porque fiz tão poucos kks, coloca o pé no freio e vamos fazer tudo de novo com algumas mudanças para ver se a ficha cai jovem padawan. Lvl máximo com essa aura bonitona ae né, bora voltar pro level 1? https://browiki.org/wiki/Renascimento Lembre-se de ir com peso 0, se você não tiver grana para isso está fazendo muito errado esse guia, volta em algum mapa de farm do guia 1 e junta esses zenys. Agora vc voltou a ser um pobre aprendiz em izlude, vai matar uns Porings pra relaxar e não se esqueça todos seus pontos em destreza até uns 60, sim de novo. Pegue lvl 10 de classe matando Poring no mapa ao lado de izlude e depois vá ao cento de aprendiz no segundo andar na sala de arqueiros, todo o processo que vc já fez antes. Depois q se tornar arqueiro, vamos agora para o mapa a direita de payon matar Esporos, eles dropam Morango, cuidado pra não confundir com Morango Maduro rs (essa gente tem cada coisa). Fique nesse mapa até lvl 21 e para com essa mania de querer rushar lvl, sai dessa pt ae que você não esta aqui pra upar rápido. Pegou lvl 21 vamos voltar pro velho conhecido Salgueiro Ancião para pegar Galho Seco, esse processo você também já conhece, pegar lvl 40 matando de boinha e juntando galho seco. Atributos? No lvl 31 aproximadamente vc vai fechar 60 de destreza, nesse momento vc vai começar a investir pontos em inteligência (mesmo sem serafim em mãos) vai ter ela logo, fique tranquilo. Lvl 40 se não dropou a carta Fen ainda recomendo a ir para ilha de byalan dropar sua carta, dessa vez só sai desse mapa com a carta em mãos pode ser que demore horas ou dias, vai da sua sorte. Caso já tenha a carta pode ir para o mapa dos Groves upar e juntar os itens que eles dropam pra vender. Como que fica as skills? https://browiki.org/wiki/Atiradores_de_Elite#Mudan.C3.A7a_de_Classe Agora que virou atirador de elite, vamos tirar o arco de caça do armazém e voltar ao farm. Fique no mapa dos Groves até lvl 58, depois você vai escolher entre dois mapas que já passou antes, ir tentar dropar carta Mosca Caçadora para vender (mesmo esquema da carta fen, fica até dropar a carta) ou Planta Carnívora para continuar o farm de Flor de Planta Carnívora. Agora vai chegar o ponto chato do guia, você vai ficar nesse farm de Flor de Planta Carnívora e Carta Mosca Caçadora por dias ou semanas, não faça disso seu ganha pão no game, lembre se quanto mais pessoas fazendo esse farm menos ele vale, se conseguir outras dicas de lugares pra farmar com pouca gente fazendo pode ir fazer tranquilo, e assim que atingir seu objetivo que é farmar zenys pra uma Diadema do Serafim vá para a parte 3 desse guia, não zoe o farm dos outros iniciantes, lembre que também foi um e aproveitou o farm para evoluir. Skills que recomendo para a classe, pode optar por outras distribuições, mas lembre de pegar os pré requisitos de tempestade de flechar e armadilha energizada: Dicas importantes: Entre um farm e outro para não ficar chato o jogo recomendo algumas quests rentáveis abaixo, lembre que o jogo é pra ser divertido, temos que farmar com objetivos pra ficar forte mas não precisa ser algo tedioso sempre. https://browiki.org/wiki/Fabrica%C3%A7%C3%A3o_de_Chap%C3%A9us Recomendo estes chapeis pra fazer, tanto pra uso como venda: Caixa para Brincar Só ou Caixa para Brincar Sozinho Máscara do Fantasma Máscara de Alarme Máscara de Ópera Chapéu de Sapo Presilha de Pegada Máscara de Solda Chapéu de Esporo Binóculos https://browiki.org/wiki/Sopa_Tailandesa Esta quest vc não vai fazer ela completa, só vai fazer até a parte de comprar limões, dae sempre que vc quiser comprar limões vai ter este lugar pra compra-los barato, ou até mesmo para revende-los um pouco mais caro em prontera, novamente, não faça disso seu ganha pão, quanto mais gente fazendo isso maior a chance de limão não valer nada pra revender. https://browiki.org/wiki/Doce_de_Guaran%C3%A1 Porque gastar caro em bala de guaraná se você pode fazer para usar e até mesmo revender, o mesmo caso do limão, não se acomode com a revenda desses itens a ideia do guia não é essa. Está é a segunda parte de 3, a ideia dos vídeos foi por água a baixo, se puderam postar suas experiências seguindo o guia para que outros jogadores tbm possam ter uma ideia agradeço e lembre-se que esse tipo de guia de farm tende a ser temporário, quanto mais players farmando o mesmo item ele tende a desvalorizar, não perca a terceira e ultima parte. parte 3
  3. 1 point
  4. 1 point
    Guia Geral de Arcanos Por: Judit Ultima atualização 23/Nov/2021 Summário: 1. Introdução 2. Atributos 3. Habilidades 4. Builds 5. Equipamentos 6. Consumíveis 7. Onde Upar 8. Instâncias. 9. Videos e Dicas gerais. 10.MVPS mais problemáticos 11. Agradecimentos. 1. Introdução Descrição geral da classe: Arcanos, popularmente chamados de WL(abreviação de Warlock, o nome da classe em inglês), são a evolução de magos, bruxos e arquimagos do jogo. São uma das classes mais poderosas de magia, se não for a mais poderosa, também esta entre os maiores dps de dano geral do jogo. Ao optar por jogar de arcano terá fácilmente acesso a várias magias elementais com destaque para vento, fantasma, água, sombrio e ficando mais em segundo plano existem magias fortes de Terra, Fogo e neutro também. A classe dispõe no seu arsenal de vários recursos muito úteis que vai desde dreno de sp e a hp à habilidades que fazem mob control e magias capazes de atingir dps altíssimos quando bem utilizadas. Vantagens: + DPS altíssimo com os equips corretos, potencialmente o maior do jogo em muitos monstros. + Ataca a distancia com as magias. + Muitos recursos defensivos que incluem: Exílio, Proteção Arcana, Escudo Mágico, Pântano dos Mortos, Barreira de Gelo, Barreira de Fogo, Congelar e algumas outras. +Facilidade de troca de elementos. +Sustain “nativo de hp e sp”. +Ataques em áreas que limpam mobs facilmente. +Up relativamente fácil. +Classe dinâmica não ficando preso a dois ou três botões. +WL tem um teto de dano ridiculamente alto, quanto mais você investir mais dano ele pega sem saturar muito. +Junto com RG é a melhor classe pra farmar cartas e ominosos em bio5, é até mais eficiente que RG, mas mais difícil de jogar também. Desvantagens: -Muito Frágil em builds mais dedicadas a dano -Facilmente anulada por carta GTB em woe -Extremamente vulnerável a reflect mágico de alguns mvps e equipamentos em woe. -HP base baixo. -Provavelmente a classe mais cara nos seus sets mais otimizados. -Dependência grande de equipamentos sejam eles baratos ou caros. -Classe não amigável pra iniciantes e gente que esta inicializando no jogo, o começo vai ser mais sofrido mesmo. -Muitos problemas pra resolver e otimizar dano, cast variável, cast fixo, pós-conjuração, ignorar defesa mágica. -Embora tenha um sustain nativo, ele não é tão eficiente em leveis mais altos com mais dano como as classes físicas. 2. Atributos Para mais detalhes: https://browiki.org/wiki/Atributos#Atributos_Prim.C3.A1rios Força Atributo importante caso vá usar a máscara de Oni, nesse caso é recomendado fechar em múltiplos de 18 geralmente totalizando 72 pontos base. Sua outra função principal no caso de WLs é de aumentar a capacidade de peso, algo bem relevante pra carregar consumíveis e equipamentos pra switch. Outra funções de menor relevância incluem menor duração na imobilização do tornado e maior tolerância a máscaras de renegado nas WOEs Agilidade A Importância desse atributo esta principalmente ligado a aspd como outra função importante esta a imunidade ao status sangramento, ferimento crítico e sono. 100 pontos somando o atributo base mais o bônus garante imunidade. Vitalidade Principal função é ajudar a ser menos papel aumentando seu HP máximo, função secundária é imunidade ao status atordoamento, cumprindo essa função ao se obter 100 ou mais no atributo contando status base com bônus, e caso vá usar Máscara de Oni ajuda a ganhar pontos bônus em destreza. Também melhora a efetividade da cura de itens. Inteligência Um dos dois atributos principais da classe e sendo assim vou listar a integra do status, copiado do browiki: Inteligência (INT) é conhecida por aumentar o poder mental do personagem, melhorando os ataques mágicos e reduzindo a conjuração variável. Comumente usada em personagens mágicos. Cada 1 ponto de INT proporciona: Ataque mágico base +1,5. SP máximo +1% (multiplicativo). Efetividade de cura dos itens que regeneram SP +1%. Chance de sucesso ao criar poções de Alquimia +0,05%. Tolerância a silêncio e cegueira +1%. Reduz levemente o tempo de conjuração variável. Cada 2 pontos de INT: Defesa mágica base +1. Velocidade de regeneração natural de SP +1 a cada segundo. Cada 6 pontos de INT: Velocidade de regeneração natural de SP +1 a cada segundo. Pra builds mais otimizadas sua maior preocupação no status deve ser zerar o cast variável no atributo. A maior parte dos WLs vai ter 120 pontos ou mais nesse status. Destreza A principal função do status é diminuir o cast variável ou mesmo zerando junto com o status int. Status também é muito utilizado em muitos equipamentos sendo que muitas vezes 120 pontos ou mais do status são necessários para cumprir os bônus.(exemplo: Botas Temporais DES e Orelhas de Kardui exigem 120, fogo fátuo exige 125 de des no bônus máximo) Outras funções incluem diminuir as chances de ter equipamentos removidos, aumentar o ataque mágico e aumentar a velocidade de ataque. Sorte Principal função para wls é imunidade a status sendo os terríveis caos e maldição. Sub status Atributos que dependem dos outros, não se bota pontos aqui Conjuração A conjuração é composta de partes sendo a conjuração fixa e a conjuração variável. Ter a conjuração total zerada ajuda muito na habilidade corrente elétrica em particular, falarei sobre isso mais tarde. Conjuração Variável Reduzida tanto por atributos como por equipamentos quanto por itens que reduzam especificamente a conjuração variável da habilidade. A sua duração é calculado por: Conj. Variável ou Cast Variável= A*(1-B)*(1-C)*(1-D) A = Tempo de conjuração variável da habilidade B = [Redução por atributos] C = [Somatório da redução de conjuração variável] D = [Somatório da redução de conjuração variável da skill] B = Min( (2x(Total de Des)+(total de INT))/530,1) Basicamente se a soma de 2 vezes a destreza mais inteligente ultrapassar 530 B=1 se não fica o valor da razão (2x(Total de Des)+(total de INT))/530 C = Autoexplicativo, some todos os valores de encantamentos equipamentos e cartas que reduzam a conjuração variável. D = Autoexplicativo, some todos os valores de encantamentos equipamentos e cartas que reduzam a conjuração variável daquela skill em específico. Nota: Pegar IC tanto por equipamento quanto por atributo te torna imune aos slow cast de mvps como bispo ou belzebu, porem se pegar ic variável de habilidades específicas você ainda será afetado pela habilidade slow cast.(Info corrigida, anteriormente tava errada, porque falei que ic por equipamento é atingido por slow cast. A informação correta é de que não ic por equipamento funciona da mesma forma que ic por atributo na hoar de tomar slowcast) Conjuração fixa Valor que só é reduzida por equipamentos e por habilidades. Importante: Reduções porcentuais do Fixo não se somam, conta apenas o maior valor isolado. Exemplo se tu tem dois equipamentos um que reduz a conjuração fixa em 50% outro em 70% a redução na conjuração fixa fica sendo de 70% Para calcular a conjuração fixa primeiro se diminui do valor total da conjuração itens que reduzem a conjuração fixa, depois se aplica a porcentagem. A formula da duração da conjuração fixa é de Conjuração Fixa ou Cast fixo = (A-B)*(1-C) A = Tempo base de conjuração fixa da habilidade. B = Redução fixa da conjuração fixa (exemplos: rabo de gato, benção celestial, chapéu chique, Insígnia da virtude, botas temporais des...) C = Maior valor da redução fixa em porcentagem Juntando tudo o tempo de cast da sua habilidade é dado por Conjuração total= Conjuração fixa+ Conjuração variavel Ataque Mágico É o valor bruto de onde o dano de todas as suas magias vão partir(exceção para esmagamento mágico). É composto de A, o ATQM Base (ou statusMATK) que vem dos seus status, e B , o ATQM de equips e arma consumíveis e Buffs. As formulas gerais são dadas por A = floor[floor[BaseLevel ÷ 4] + Int + floor[Int ÷ 2] + floor[Dex ÷ 5] + floor[Luk ÷ 3]] Floor é simplesmente uma função que arredonda valores decimais positivos para baixo. B = ATQMArma + Variância + Bônus de refino + BônusExtra de refino +ATQM de equipamentos+ ATQM de buffs + ATQM de consumíveis Variância = (± 0.1 × (Level da arma)) × (ATQM base da arma + Bônus do refino) Importante falar que status como variância, alguns buffs não aparecem somando na janela de status do seu personagem lá, buff vip é um exemplo disso. Defesa Mágica Composta de soft MDEF e HARD MDEF aparecem na janela de status do seu personagem nessa ordem. De forma geral defesa mágica é um problema e tanto para arcanos porque diferente da defesa física valores baixos de defesa mágica reduzem bastante o dano. Abaixo vocês podem ver o valor da redução do seu dano pra diferentes valores de hardmdef. Com um valor de 100 de defm já reduz em quase 50% o dano recebido. Especialmente contra MVPS você vai querer ignorar o maior valor possível de defesa mágica, visto que se visa maximizar o dano para passar menos tempo tomando dano e levar a competição pelo monstro. As principais formas (não é uma lista exaustiva) de ignorar mdef geral é com o combo Botas de Pororoca + Bastão de Lágrimas, Cajado da Magia Oculta, Cajado de espinhos da escuridão, Máscara de Oni, luvas de H. Motto Para ignorar a MDEF de monstros chefes se utiliza mais comumente Carta Vesper, combo do Capacete Vesper + Carta Vesper, Vestido da Bruxa, escudo Purificado. Para ignorar a MDEF de monstros comuns e players se utiliza carta Arquimaga Katherine, atenção ela não ignora a mdef de MVPS e monstros boss. Destaca-se ainda formas focadas em raças de ignorar defm como manto temporal INT para ignorar a defm de bruto e demônio. Combo NeoPunk + marcatempo para ignorar a defm de amorfo e demônio. Combo Mímico do pesadelo+ Arclouse do Pesadelo para ignorar a defm de Bruto e Morto-Vivo 100 de HardMDEF, sem contar bônus de assumptio e habilidades como Balada Sinfônica, garantem imunidade a congelar e petrificação. Fórmulas SoftMDEF = floor((INT + (VIT ÷ 5) + (DEX ÷ 5) + (BaseLv ÷ 4)) HardMDEF = Somatório de defesa mágica dada por equipamentos e cartas Dano recebido após aplicação de MDEF = Damage × [(1000 + HardMDEF) ÷ (1000 + HardMDEF × 10)] - SoftMDEF Recarga Valor próprio para cada skill só pode ser reduzido por itens que explicitamente falam que reduzem a recarga da skill (exemplo: memorável mistério de magia). Pode ser burlada usando disparos de magia. Pós-Conjuração Valor em segundos que te impede de usar novas habilidades após usar uma habilidade em específico. Geralmente tratado como porcentagem por jogadores e quanto maior a redução da pós conjuração melhor. Exemplo básico: Corrente elétrica tem 3s de pós conjuração base, após usar a habilidade você não poderá usar outra habilidade durante 3s. Agora se tiver 30% de redução de pós conjuração poderá se utilizar outra habilidade em 2.1s e caso tenho 100% de pós conjuração poderá usar uma outra habilidade imediatamente após conjurar corrente, sendo limitado por sua aspd. ASPD Valor nada fácil de calcular sendo indicado calculadores para isso. Depende muito de Agi equipamentos e consumíveis e seu valor máximo pra classes 3 é de 193 e valor máximo de 190 para personagens com level menor que 100 Recomendo utilizar a seguinte calculadora http://www.zeindelf.com/ragnarok/aspd-calc/ ou utilizar o arquivo xls disponível no irowiki http://kaitch.com/files/FJK_iRO_ASPD_Calc_1.11.xls O número de ataque por segundo dada a aspd é dado por Ataques por segundo = (50/(200-aspd)) Valores de ataque por segundo para cada valor de aspd ASPD/ ataques por segundo 180 / 2.5 181 / 2.63 182 / 2.77 183 / 2.94 184 / 3.125 185 / 3.33 186 / 3.57 187 / 3.84 188 / 4.16 189 / 4.54 190 / 5 191 / 5.55 192 / 6.25 193 / 7.14 Repare que quanto mais alto o valor de aspd atingindo maior o ganho em dps em relação ao anterior. Exemplo: saltar de aspd de 184 para 185 te daria um ganho de dps de 6.3% já saltar de 192 para 193 te da um ganho de dps de 14.3% a diferença de spamar habilidades numa aspd de 190 para 193 pode parecer pouco mas a aspd de 193 te da 43% mais dps do que uma aspd de 190. SPAM de habilidade Para spamar habilidades é necessários se atentar a conjugação dos valores de aspd com a pós conjuração daquela habilidade específica. Um dos dois vai limitar a sua habilidade de spam habilidades. Para spamar na velocidade máxima de aspd 193 é preciso ter uma pós conjuração de no máximos 0.14s(esse valor corresponde ao inverso do número de ataques por segundo da aspd) Os valores pra se ter em mente em spam máximo é de pra spamar impacto espiritual(0.5s de pós conjuração) a 193 é necessário 72% ou mais de redução da pós conjuração. Para spamar chamas de hella(1s de pós) a 193 é necessário 86% ou mais de redução da pós conjuração, para spamar corrente elétrica é necessário 96% ou mais de redução. Seu número efetivo de habilidades por segundo é dado por Habilidades por segundo=Min(50/(200-ASPD),1/[(Pós-conjuração da habilidade em segundos)*(1-redução do valor de pós conjuração do seu personagem em porcentagem) +tempo de conjuração] ) 3.Habilidades Apenas uma descrição breve e recomendações, mas não vou dar maiores detalhes, para isso recomenda-se o browiki. https://browiki.org/wiki/Arcanos Arvore de Magos: Lanças de Fogo Habilidade útil no up inicial e pode ser útil na WOE TE, em geral recomendada apenas no up como pré-requisito pra pegar barreira de fogo. Lanças de Gelo Habilidade útil no up inicial recomendado deixar no level 5 por motivos de pré-requisito Relâmpago Pegue no level 4 não mais, não menos, apenas por motivos de pré-requisito de habilidades. Tempestade de Raios Deixe no level 1 como pré-requisito. Barreira de Fogo Muita gente gosta de ter no 10 como proteção contra arclouses em instâncias e pra ativar efeitos de itens, mas vai de gosto, geralmente sobra pontos nas skills de arquimago e bruxo juntas então acho um bom lugar pra por. Chama Reveladora Tenha obrigatoriamente em level 1. Escudo Mágico Praticamente obrigatório se ter no lvl 10 o consumo da gema azul é pífio e com rodex peso não é mais desculpa. Petrificar Geralmente se tem no level 1 como pré-requisito, o alcance da habilidade é horrível, é single target e consome gema, não existe muitos motivos pra se ter acima do level 1, pode-se tentar o uso em guerras de WOE TE, mas ainda assim não recomendo. Bola de Fogo Tenha como pré-requisito depois de transcender e antes de transcender é legal ter no 10 pra matar mobs mais rápido Aumentar Recuperação de SP Vai de gosto, tenha ao menos level 5 se for ter Dreno de alma. Eu gosto de ter no 5 Espíritos Anciões Tenha como pré-requisito apenas deixe em 7 se for ter dreno de alma, do contrário deixe em 5. Ataque espiritual Deixe o valor em 7, não existe motivo para aumentar esse valor. Rajada Congelante Recomendo deixar em level 1 mesmo, tem habilidades melhores. Proteção Arcana Habilidade de quest, obtida automaticamente ao virar transclasse, uma das melhores habilidades de redução de dano do jogo. Se sp não for um problema é recomendado ter sempre ativa Árvore de Bruxos Coluna de Pedra Recomendo deixar no level 3 como pré-requisito Fúria da Terra Recomendo deixar level 1 como pré-requisito em woe TE pode ser legal deixar em level 5, mas nada muito relevante. Pântano dos Mortos Afeta monstros chefes, uma das melhores habilidades de Bruxo, não vejo motivo pra não ter em level 5. Ira de Thor Recomendo deixar no level 1 como pré-requisito, em um futuro distante com novos itens pode se tornar uma skill de dano muito relevante, talvez a mais forte em AOE, no momento atual é uma skill horrível, sua maior utilidade é travar alvos em woe TE. Importante lembrar que duas Iras no mesmo lugar não se somam, ficando apenas o efeito de 1. Fica a critério do usuário ter level 1 ou 10 pensando em um futuro, provavelmente distante. Trovão de Jupiter Tenha ao menos em level 5 como pré-requisito, skill com dano ultrapassado, atualmente corrente elétrica bate bem mais, mas que ainda pode obter buffs por equipamentos futuros. Skill linda para WOE TE podendo atingir danos muito altos na guerra. Como grande vantagem tem a total ausência de pós conjuração e recarga sendo naturalmente spamavel ao contrário de corrente elétrica. Ter level 10 é opcional. Barreira de Gelo Já foi útil pra telar mvps na cheffenia, hoje tá sem maiores usos, recomendo apenas como pré requisito de ganbatein e congelar. Congelar Se for utilizar do combo pororoca é obrigatório ter no level 10, a skill ainda é útil pra se livrar de mobs de monstros que batem em você caso não for usar, mas já passa ser mais supérfluo sem o pororocas. Esfera d’ Água Recomendo ter em level 5 se for usar combo pororoca. A skill e lindona o maior dps de bruxo podendo ser usado como arcano com o combo pororoca tendo também um dos maiores dps. É possível utilizar com dilúvio. Da pra renovar o dilúvio enquanto ainda está na animação de uma esfera em altas aspd, varia de ping pra ping e até do sexo do seu personagem, sendo que a WL feminina consegue fazer isso mais facilmente, menor valor de aspd, devido a animação. Vídeo demonstrando aqui: https://www.youtube.com/watch?v=FRKvC99JZD0 Como contra ponto é extremamente inconveniente de usar e bem situacional. Nevasca Skill que divide opiniões obrigatório ter em pelo menos level 1 em qualquer arcano. O level 10 ainda causa danos relevantes depois, em especial com o combo biquíni de escamas. Para WOE TE é obrigatório ter level 10 nessa skill. A skill é útil até no level 175 de arcano mesmo não tendo no level 10. Se sobrar pontos pra ter nevasca level 10 eu definitivamente recomendo. Importante lembrar que assim como Ira de Thor, duas nevascas no mesmo local não se somam, fica apenas o efeito de uma delas. Supernova Tenha em level 3 como pré-requisito de chuva de meteoros. Não existe muitos motivos para se ter em leveis superiores. Chuva de Meteoros Para maioria das situações recomendo ter apenas em level 1 como pré-requisito de Arcanos. Para woe TE é a skill de área de defesa de maior dps possível, superando nevasca com pós zerado pelo motivo de que duas chuvas de meteoros no mesmo lugar se acumulam e por isso é possível conjurar na mesma área vários meteoros. A nevasca ainda é bem mais conveniente, mas essa skill não deve ser desprezada. Coluna de Fogo Dano até ok, mas não recomendo que se gaste pontos aqui, talvez em woe TE com carta salamandra tenha um dano mais legal, acho dispensável. Árvore de Arquimagos Amplificação Mística A quem discorde, mas gosto de ter em level 10, no futuro vai melhorar, e ajudar a dar hit kill em alguns alvos. Level 10 é ótimo nessa skill. Campo Gravitacional Nunca vi um arcano ou arquimago utilizar essa skill, não vejo motivos práticos pra ter ela. Dreno de Alma Sustain natural de sp, funciona em skills de alvo único, como grande desvantagem tem uma animação que trava o personagem depois do uso, pode ser cortada movendo o personagem, tem quem prefira nem ter a skill, eu recomendo no level 10 pelo sustain e sp extra, se quiser entrar no modo Silvio Santos e gastar a vontade com consumíveis de SP recomendo que nem tenha essa skill, pois pode atrapalhar o dps em mobs grandes. Esmagamento Mágico É legalzinho pra brincar em alvos que refletem dano ou imune a magia, na prática não tem uso Ganbatein Única skill de arcano que remove efeitos do chão, tem um longo cast fixo e consome obrigatoriamente duas gemas, sendo uma amarela outra azul, e não é cancelado por skills como canção preciosa ou carta abelha rainha. Considero Skill obrigatória para woe TE, pro pvm acho dispensável, mas útil. Existem Builds na TE que se dedicam inteiramente a essa skill abrindo buracos no ME do clã rival. Vulcão Napalm Nunca conheci um Arcano que tenha a skill, pode ser útil para woe TE, mas nunca vi alguém usando. As skills de Arcanos da propriedade fantama é bem melhor em basicamente tudo. Árvore de Arcanos Invocar Esfera de Fogo/Água/Terra/Vento Tenha essas skills no máximo em level 1, acima disso a polícia de geffen manda prender. Expansão Arcana Recomendo pesadamente ter em level 3 pelo aumento do alcance das magias o bônus do cast fixo é quase sempre desnecessário. Impacto Espiritual Considero essa skill uma das mais importantes se não a mais importante em todos os arcanos, obrigatório ter level 5 nessa skill. Pós baixa, cast 100% variável, afetado por telecinesia. O ruim dela é ter um elemento, fantasma, que na maioria das vezes é ruim, mas quando é bom ninguém segura o dano. Telecinesia O buff supremo na skill fantasma, todos os arcanos deveriam ter em level 5 também, ajuda muito a matar mvps fantamas e mortos vivos muito mais rapidamente. Diminui conjuração variável de todas as habilidades, aumenta muito o dano da propriedade fantasma e corta o consumo de sp das skills fantasmas. Recomendo ter no level 5 em todas as builds. Drenar Vida Recomendo level 1 como pré-requisito ou level 5 pra utilizar como sustain. Gosto de ter a skill em level 5 em builds que não se utilizam de tetra vórtex. Utilizando com Disparo é uma excelente forma de recuperar todo o hp sem depender da recarga. Cometa Dano muito elevado área gigantesca, quase sempre consome gema, consumo de sp colossal, cast criminosamente alto, se for usar use com disparo. Meteoro Escarlate Com a chegada da carta Alma de Katherine virou uma das skills de maior dano, de warlock. Também é uma das skills mais convenientes de ter no up, recomendo level 2 como pré-requisito ou level 5 como nuke. A recarga da skill é alta e só da pra spammar no disparo, futuramente isso deve ser modificado, por agora é uma skill bem conveniente pra eliminar arclouses, pra upar, e pra limpar mob de mvp. Chamas de Hela Recomendo level 5 para todos os Arcanos uma das skills de maior dps do jogo, com a chegada de magia oculta e com as botas da evolução atinge danos estupidamente altos. Única skill sombria que tu tem acesso também, sem essa skill é muito difícil matar mvps como Valquirye Randgrids e outros da propriedade sagrado 4. Seu spam não é travado pela animação, diferente de corrente elétrica, a pós conjuração de 1s também ajuda, diferentemente dos 3s de corrente essa skill não precisa de sets muito específicas pra spammar no talo. Zero Absoluto Recarga alta, pode ser útil na woe, no PVM é melhor deixar como pré requisito no level 2. Esquife de Gelo Skill útil para limpar os mobs da tela ou congelar eles(congela com 100% de chance), alguns mvps como flor do luar morrem muito facilmente para spamm dessa skill. É uma skill que é spamavel mais rapidamente com cast minúsculo do que zerado, não me pergunte o porque disso. Abalo Sísmico Skill situacional, pegue somente se for ter tetra vórtex, ou se jogar woe. O Dano não é ruim, mas tem muita coisa melhor para por ponto. Pântano de Nifflheim Pode ter sua utilidade em woe, mas mesmo na guerra nunca vi usando, recomendo não botar pontos aqui. Fúria da Medusa Petrificar em área, mas o alcance ainda é pequeno, pode ter sua utilidade na woe normal, mas é outra skill que não vejo usando. Recomendo botar os pontos de pré-requisito de tetra se for ter. Corrente Elétrica: Outra skill carro chefe na build de spamm, a skill mais difícil de otimizar o spamm devido a gigantescos 3s de pós conjuração e 1 segundo de fixo. A skill se beneficia muito do user ficar instant cast(sem conjuração fixa e variável) pois corta a animação dela e permite spammar numa velocidade muito mais rápida do que alguém que tem um micro cast o DPS mais que dobra quando ic com aspd alta e redução de pós cast acima de 96%. Recomendo em todas as builds, pra quem vai de esfera d’ agua ainda é uma boa skill pra matar mvps de agua, podendo usar bala de guaraná após cada uso da skill pra diminuir o tempo de pós cast. Abaixo seguem valores chaves pra se ter em mente relação ao equilíbrio de aspd e pós-cast pra corrente IC, pra cada valor de aspd vai ter uma redução de pós cast. Tenha em mente que a tabela de pós cast pra mínima aspd vai ser na prática um pouco diferente devido a questões de arredondamento outra coisa a se ter em mente é que isso é o mundo ideal do ideal, no real seu dedo não vai ter tanta capacidade de dar clicks no mouse e outros fatores como ping vão influenciar na velocidade que se casta. Essa tabela é mais pra se ter uma ideia do máximo teórico, na vida real seu dedo, mouse e ping vão limitar seu spam bem mais do que isso, ao menos pra valores de pos cast até 93-94% seu pós caindo abaixo disso vai importar bastante. ASPD / mínimo pós-Cast necessário 193 / 96% 192 / 95% 191 / 94% 190 / 94% 189 / 93% 188 / 92% 187 / 92% 186 / 91% 185 / 90% 184 / 90% 183 / 89% 182 / 88% 181 / 88% 180 / 87% A conclusão aqui básica é que é importante atingir 95 96% de pós conjuração pra maximizar o dano da corrente, em um exemplo caso se tenha 90% de redução de pós conjuração se trabalha com um intervalo de ataques de 0.3s sendo 3.33 correntes por segundo que corresponde a aspd de 185 ou seja caso resolva ter 90% de redução(2 anéis e uma kiel por exemplo) no lugar de 96% de redução se perde uma quantidade absurda de dano devido ao spam na corrente, você só daria 47% do dano(ou 53% do dano no Max spam) que daria caso tivesse 96% de redução. Em um outro exemplo que com purificado 2 anéis e uma kiel se pega 95% de redução de aspd, o que da um intervalo de 0.15s entre correntes ou 6.66(aspd mínima de 193 pra atingir esse valor) ataques por segundo. Na comparação com o 7.14 ataques possíveis se perderia 6.7% do dano que se teria caso tivesse 96% de pós tenha valor esse facilmente compensado por estar usando 2 anéis expansivos fátuo e echarpe, como geralmente é feito. Tetra Vortex Um dos maiores nukes elementais, a recarga de 10segundos é alta. É útil pra matar mvps em esquemas hit and run com disparo. Muito útil com a build de esferas d’ Agua. Hoje com builds voltadas para spam de habilidades falta ponto para por tetra vórtex. Maximizar Poder Pode ter seus usos, tem uma recarga de 50 minutos tornando a habilidade bem ruim pra uso geral, não recomendo pontos aqui. Exílio Principal utilidade da skill no pvm é usar em si mesmo pra tankar skills pesadas como tetra vórtex ou terremoto, é um dos melhores recursos defensivos do jogo e pode tornar o WL um bom tank. Em woe é muito boa para parar alvos que se recusam a morrer, desvantagem incluem um alcance baixo. Recomendo level 1 para maioria dos arcanos, arcanos voltados pra woe podem querer mais pontos aqui, mas ainda assim é meio inconveniente devido a falta de pontos. Distorção Arcana Pegue no lvl 5 se for se aproveitar de todos os bônus dos expansivos em builds de spam, do contrário deixe como pré-requisito no level 1. Afeta as seguintes habilidades https://browiki.org/wiki/Discussão:Distorção_Arcana Existe um certo acordo de cavalheiros em woes no BRO para que não se use essa skill, usar ela pode fazer seu clã mal falado e você também, mas proibido de usar não é, só saiba bem a situação que você quando for usar essa skill. O uso dela fora do pvm é abuso de skill e só serve para atrapalhar outros jogadores, não use. Maestria Arcana: Permite que magias causem o máximo de dano mágico, mas aumentando o custo de sp das habilidades em 25%. Pegue em level 5 apenas se quiser usar o bônus de tirar 30 da pôs conjuração das habilidades o que é bem recomendável. Obrigatória em builds de spam de habilidade. O que essa habilidade faz é diminuir muito a variância do seu matk devido ao refino da arma. Testes meus indicam um aumento geral de 10% no dano das skills com arma refino 13 e level 4. Recomendo usar em level 1 mesmo que tenha maximizado porque se morrer poderá usar mais rapidamente ao invés de ter que esperar a recarga acabar, além do efeito ser o mesmo em todos os leveis, mudando apenas a duração e recarga. Estudo Arcano: Essa skill só faz sentido de pegar se for ter disparo. Memoriza magias pra serem utilizadas, recomendo em todas as builds. Informações das habilidades a serem disparadas, para fins de quantos pontos você precisa pra memorizar uma abilidade é importante lembrar que os pontos bônus contam também, não é só a int base, se Potar um Siroma e receber um Clementia já ganha mais pontos para memorizar. https://browiki.org/wiki/Estudo_Arcano Os livros são obtidos através de quests e por compra. https://browiki.org/wiki/Novas_habilidades:_Magos_e_evoluções#Bruxos Estudo Arcano Avançado: Bote somente pontos que sobrou aqui, vejo pouca necessidade de ter esses pontos extras, talvez auxilie no up em disparo, mas acho bem dispensável. Disparo Arcano: Dispara magias memorizadas ou esferas em volta do personagem, dando preferencia as magias memorizads. As magias são disparadas em ordem reversa de memorização em um esquema de pilha, a última mágia a ser memorizada é a primeira a ser disparada. As principais skills a serem disparadas são Cometa, Tetra, Dreno, esfera D’ água, Nevasca, Meteoro Escarlate. Recomendo em todas as builds. Sugestão geral da ordem das habilidades: Isso de forma geral é bem pessoal, mas para um aventureiro de primeira viagem eu sugiro que antes de virar transclasse bote bola de lanças de fogo primeiro no 5 depois lanças de gelo no 5 , depois bola de fogo no level 10(apenas pra up de classe não renascida) e ai bota barreira de fogo, os pré-requisitos as lanças no 10. Quando virar bruxo abra com TJ 10, pantano 5 e nevasca 10 o resto é bem a gosto. Depois de renascido a coisa fica mais complicada e é preciso prestar bastante atenção nas habilidade pra não colocar pontos no lugar errado. Novamente minha sugestão(longe de ser algo obrigatório ou mesmo otimizado, é apenas algo que eu gosto de seguir) é colocar logo nos primeiros pontos lanças de fogo no 4 e de gelo no 5, depois botar bola de fogo no 5(caso vá ter barreira de fogo, que eu encorajo que tenha) depois botar os pré-requisitos das habilidades de bruxo. Virando arquimago(a) abra com TJ 5 e pantano 5 e vá colocando o resto dos pontos ao conforme a conveniência, dreno de alma se for ter é legal botar cedo pra zerar problemas com sp também. Como Arcano tudo depende dos itens que você já tem disponível e da build que você vai fazer vou apenas tecer comentários gerais: -Mesmo tendo Gioia e elviras e tudo pra corrente eu não acho que seja uma skill legal pra botar no começo até porque ela provavelmente vai depender de maestria arcana no 5 com anel expansivo pra ter um dps legal e ainda assim não é uma das melhores skills de up porque não é exatamente de área. Eu gosto de abrir corrente lá pro level 120 130,, caso vá upar na torre sem fim pode abrir um pouco antes. -Expansão arcana é muito bom, mas em geral pode esperar até mais tarde na build pra fechar os 3 pontos nela. -Esquife se tiver bons equips de dano de agua e redução de fixo pode ser uma ótima opção pra upar, talvez a melhor no low level(faixa do 100 até o 120, depois começa a faltar dano), funciona como um expurgar de insurgente do elemento agua, a maior desvantagem é que exige uma quantidade não tão baixa assim de pontos pra colocar no level 5, mas definitivamente é bom abrir essa skill cedo, talvez até primeiro caso esteja upando em magmaring. -Meteoro escarlate, mesmo não tendo no level 5, é uma das melhores skills de up, com a carta alma de katherine na arma level 4 então vai obliterar todos os inimigos no up até o level 175 praticamente. Minha opinião é que deveria ser uma das primeiras skills de dano a se pegar tambem. -Impacto Espiritual, caso tenha os aneis expansivos uma ótima escolha de skill pra por seus primeiros pontos de job, tendo os aneis eu gosto de ter como a segunda skill a ser aberta. -Chamas de Hella, ótima skill, mas não necessária nos leveis inicias gosto de ter ela no level 130 140. -Maestria Arcana: caso tenha os aneis expansivos é uma boa skill pra por no level 120, mas vai da conveniencia também -Drenar vida: puramente da conveniência, eu só tenho em leveis mais avançados porque poto ou uso itens/habilidade que me dão cura ou kaahi. -Distorção Arcana: somente em casos de ter expansivo e queira botar no 5, recomendo como a última skill a ser pegue. -Disparo Arcano: Caso vá upar em juperos, ou mapas especiais ou outro lugar que mobe muito, pegue tão logo for pra esses mapas, caso o contrário pode esperar bastante essas skills. -Abalo: Caso vá pegar pegue sem pressa, não tem muitas situações que seja uma skill especialmente útil, quase sempre vai ter coisa melhor na arvore pra pegar. -Tetra Vortex/Cometa: São skills a serem pegas bem mais tarde, não tenha pressa nelas, cometa ainda é uma skill que da pra pegar mais cedo, mas não gosto de ter como skill de up, vai consumir bastante do sp, fora as gemas. 4. Builds Sugestões gerais de build Comuns Warlock de Spam de habilidades Árvores de habilidades recomendadas. Para builds de spam de habilidades, mais caras porém com maior DPS e mais versáteis eu recomendo essa build. Da pra fazer ela de forma bem mais barata, mas começa a perder bastante efetividade. Skill tree base recomendada: http://irowiki.org/~himeyasha/skill4/wlk.html?10rEdxoXeBdqabboeBgA2cdBaFaFqnaSrBqobnIn1 O resto dos pontos fica a critério, eu gosto de dreno de alma, amplificação mística e (meteoro ou cometa sendo mutualmente exclusivos) Sugestão geral de faixa de atributos para build de Spam Força: 1 até 72 - 72 se for usar máscara de Oni Agilidade: 4x até 100 - Muito importante para pegar aspd alta e spammar melhor as habilidades. Vitalidade: Vitalidade 4x ~ 8x - Imunidade a atordoamento, HP maior se for usar o tapa olho da para esticar mais. Inteligência: 100 ~ 125 - Para ter facilidade de pegar IC, para o combo infame e Botas Inteligêntes. Destreza: 120 ~ 130 – A utilidade básica desse atributo é pegar IC Sorte: 1 ~ 3x – Atributo coringa, serve pra muita coisa, em geral gosto de deixar em faixas mais baixas. Virar arcano rushando 120 ou até mesmo 125 de destreza não é uma má ideia, com int como atributo secundário, depois é int, vit e for a gosto, se for usar oni, gosto de ter 36 de força ao menos cedo tb, o resto é da conveniência. Sugestão da ordem de como botar os atributos Minha WL com build spam tá com 72 de for, 72 de agi, 72 de vit, 120 de int e 120 de des resto em sorte A skill de tree esta da seguinte forma: http://irowiki.org/~himeyasha/skill4/wlk.html?10rEeKoXfbdDcBeBeBhXcAapdObsaFqnaSrBqoeAIn1 Sigam se quiserem, essa é a minha opção e é longe de ser a única existente ou a melhor build. --------------------------------------------------------------------------------------- Build de esfera d’Agua Antiga build meta, perdeu espaço devido a inconveniência de ficar preso em um só elemento mais forte é uma build um pouco melhor pra dar nukes e one hit com tetra e combo celine. Ela é mais velha e mais em desuso, mas ainda é bem forte. Não é recomendada para cheffenia nos dias de hoje devido a uma série de inconveniências. ASPD altos tem seu valor nessa build para emendar uma esfera d’agua na outra. Para builds de esfera d’Agua recomendo essa skill tree. http://irowiki.org/~himeyasha/skill5/wlk.html?10rEdxoXeBdqcBeBdxhNcAacdBdSaFqSrbeBdobnIn1 Sobram 4 pontos de arcano, gosto da possibilidade ou de drenar vida lvl 5 ou maestria arcana lvl 5 para pegar o bônus de 30% em pós conjuração, existe a possibilidade de não pegar tetra vórtex também com a build de esfera d’agua. É bem válido, mas pessoalmente acho que tetra casa bem com esferas. Os atributos podem ficar iguais ao de spam se usar Oni, se não for usar pode-se ter muita Vit, para maiores valores de HP junto com pororoca. Mesma coisa da build de spam virar arcano rushando 120 ou até mesmo 125 de destreza não é uma má ideia, com int como atributo secundário, depois é int, vit e for a gosto, se for usar oni, gosto de ter 36 de força ao menos cedo tb, o resto é da conveniência. Exemplo de sets high end possíveis(@Creditos ao user duci do discord de arcanos foto do final de 2020) Segue outros sets mais atualizados setembro de 2021 de como jogar com vários switchs sem purificados. O meu set de equipamentos principais para cheffenia hoje esta assim: Os 114 de int ai esta na minha opinião errada e mudarei tão logo ache as poções menos, o resto dos atributos é para carregar mais consumível e evita uns status, não fica imune porem diminui bastante as chances de muitos deles. Exemplo de Set mais barato de Arcano otimizando tudo(Válido para o Thor), créditos para o user duducito7 do discord do rag. Vídeo do set: (51) Warlock Droguinha - O Set do Criminoso - Custo/Benefício (SEM GIOIA e com Switch cajados) - YouTube Esse set vai ter mais dificuldade de pegar ic por atributo, uma adaptação pro valhalla seria usar égide das divindades e manto dos espiritos com cenere. Lembretes e pitacos meus na hora de buildar e planejar o WL: -Postei mais sets high end, coisas pra se mirar, tem muitos sets bem mais baratos com danos não tão abaixo. -Muitas vezes pode se ter uma arma pra switch, Magia oculta é excelente pra hela e bom pra hela por ter dois slots e encantáveis, mas caso queira atacar de corrente nada impede que se use um espinhos da escuridão, que te permite pegar uma pós extra e um bypass extra. -Pra boss com defesas mágicas baixas, como por exemplo os amdarais não se sai tão no prejuízo se fechar umas 80% de bypass, pode valer a pena pra pegar dano em outro lugar, já pra outros como a celine é bem recomendado ignorar tudo. -Não postei nos exemplos, mas builds com 2 expansivos e fogo fátuo e vestido bruxa não se sai nada mal e os aneis ajudam bastante durante o up. -Não precisa se fixar tanto no IC durante o up e instancias, eu só faço questão de pegar ic em bio5 e competição de mvp. -Contar com Clementia na hora de fechar o up tem seus inconvenientes, mas eu gosto de contar porque faço pouca questão de solar, um AB do teu lado torna tudo muito mais fácil e eficiente até. -Não é algo tão geral e vai de opinião pra opinião e situação pra situação, mas na hora de fechar equipamentos e ir comprando um bom guia é primeiro tentar fechar o bypass de defmag em (especialmente de mvps), depois se preocupar em ficar com um cast baixo(se for jogar na corrente otimizada é importante zerar) e depois fechar a pós conjuração. 5. Equipamentos No endgame: Aqui uma sugestão de equipamentos mais utilizados em sets mais consolidados geralmente aqui vai estar o melhor do jogo para várias situações. Porém não e exaustivo, pode ter outros equipamentos muito bons, ou outros melhores que saíram depois que publiquei o guia. Arma: Cajado da Magia Oculta[2] Melhor opção geral, seu bônus é absurdo em chamas de hela, essa arma faz hela brilhar a ponto de fazer pouco sentido utilizar hela com outra arma, também ignora 50% da def mágica de todo mundo no refino 10 ou mais. Refino inferiores são uteis mais a partir do refino 10 é o melhor custo benefício. Pode ser encantado em Malangdo 2 vezes ao custo de 4 iras do deus mar cada para obter as poderosas pedras de amplificação 1 e 2(conhecidos como PA1 e PA2). Definitivamente uma arma para todos os arcanos terem, mesmo o de esfera, embora não seja a arma principal. Bastão de Lágrimas [2] Arma chave na build de arcano esfera d’agua combando com pororocas. Também pode ser encantado em Malangdo ao custo de 3 Iras, provavelmente a melhor arma para Arquimagos de WOE TE. Adaga das Valquírias[2] Arma mais voltada pra woes em um set mais focado em passar status e castar ganbatein. Refinando a arma se pega HP extra e resitência extra contra humanoides. Não use fora dessa situação. Jovem Girassol [2] Arma pode ser útil no pvm, mas é mais voltada pra woe com carta arquimaga para nukar geral. O fato de impedir escudo dificulta pegar aspd altas e ignorar defesa com aspd alto. Pode ser útil, mas considero mais uma arma de WOE de quem vai andar redentado e atrás da linha da frente do que de pvm no geral. Mas deve ser a melhor arma pra dar um único dano gigantesco nas habilidades Corrente, Meteroro, Cometa e Impacto espiritual. Cajado Cavalheiro[3] Ótima arma de dano para as cartas Alma de Katherine, usando no disparo é uma das melhores formas de up especialmente quando os monstros começam a ter mais HP. Cetros de Brasilis: Farmável no evento de diversidade Oxum, Xangô, Iansã e Oxossi devidamente cardeados para alvos específicos e com encantamento PA2 Devidamente cardeados com os mesmos bônus que os cetros dão, fazem um ótimo combo em alguns monstros. Sendo muito mais baratos e melhores nas situações específicas nos quais se encaixam. Cartas para armas: - Cartas de aumento de dano mágico para os cetros de brasilis. - Carta Marionete demoníaca: para aumentar ASPD - Carta Celine Kimi: metade dos efeitos da carta Vigia do Tempo com um bônus estético de auto conjurar ferida mortal que é bem útil na woe. - Carta Vigia do Tempo: melhor carta de dano geral, cara e aumenta o consumo de sp o que não é conveniente, mas é a melhor carta pra dano. - Carta Leão de Vinhas somente se for combar com combo kardui para dano especialmente na woe TE. -Carta Alma de Katherine, usada para aumentar o dano de Meteoro Escarlate Para ver as cartas específicas de aumento de dano mágico racial para os sets de brasilis ver os links do browiki: Aumenta dano contra raça em 10% equipa em arma. Aumenta dano contra monstros de um determinado elemento em 10% Topo: Chápeu do Éden: Melhor chapéu pra woe com carta Arquimaga Katherine. Equipa antes de virar arcano até, tem um dos melhores bônus de dano de magia, da status de INT e DES. Com o combo Arquimaga Katherine(atenção que é a carta da mvp, não do monstro comum ) definitivamente a melhor opção em woe clássica e 2.0, também devido a possibilidade de ficar com telecinesia 100% do tempo é um ótimo chapéu pra farmar instancias. Laço da Celine [1]: Melhor opção de longe para o WL de esfera d’agua e não faz feio em builds de spam com o combo celine. Com um set bem montado é provavelmente o hat de maior dano em único ataque. Encantável, sendo que AA e pedra des são provavelmente os melhores encantos para a classe. O hat também é bem barato. Memorável Mistério da Magia [1] O hat, também conhecido como MMM, só equipa no level 170 então é bom ter uma boa opção pros leveis anteriores. Ótima opção para todas as skills de WL dando Status, HP/SP e dano no impacto. Retira conjuração fixa se encantado, o encanto é difícil de conseguir, mas longe do impossível. Devido aos encantos que são caros de obter o céu é o limite para o preço e desempenho do hat. O melhor encanto para a classe é a insígnia da virtude sendo que ele começa a brilhar tendo essa mesma insígnia no level 5(famoso IV5). Esse encantamento pode ir até o level 10, mas esse encanto só é possível com sorte de mega sena. Na prática o máximo viável de ir é até o level 8 e os caríssimos vão ser até o level 6 e 7 a maioria deve ficar no level 5. Para mais informaçòes do valor médio de custo pra encantar o hat em cada level partindo do 1. Um estudo sobre os refinos dos chapéus de Bio5 - Bruxos e Evoluções - Ragnarok Online Brasil - Fórum (playragnarokonlinebr.com) Para mais informações do encantamento https://browiki.org/wiki/Tumba_da_Honra Benção Celestial Esse é um ótimo hat de up também e potencialmente o melhor hat de WOE TE. Supera o dano do MMM em alguns Sets e skills no refino 15. É um hat bem de luxo de ter nesse refino uma vez que o custo estimado médio de fazer esse hat é perto de 5 bilhões de zennys. Mid e low: - Fogo Fátuo + Echarpe Misteriosa + Juntos formam isoladamente o melhor dano, mas sofrem de não terem um slot extra para ajudar em cartas que aumentam ataque mágico ou diminuam a pós, ou ajudem a ignorar defesa mágica. Exige 125 de des e geralmente vai casado com 2 anéis expansivos, mas podem ser usados em WL de esfera d’ agua também com o combo celine. No evento das fadas a echarpe pode ser encantada com vel de atq +1 -Tapa olho com Orc Heroi + Echarpe Misteriosa + Boa build, diria que vai melho com carta belzebu já que botar muitos pontos de Vit compromete os pontos totais para pegar por atributo e botar pouco faz pouco sentido pois diminui bastante o dano. Também comumente faz um personagem bem mais resistente e menos papel pela vitalidade alta, defesa alta e mais facilidade para pegar imunidade a status como chaos e maldição. - Óculos +lenço infame + Ótima opção, principalmente por ter um slot extra permitindo a flexibilização de muitos equipamentos. Geralmente vai casado com máscara de Oni. Downside o visual é horroroso, se for usar infame coloquem visuais 😣, não fiquem com isso na cara. - Orelhas de kardui + fragmento do yggdrasil + Uma das melhores opções para enfrentar playes, tem um combo muito relevante com carta leão de vinhas, um dos melhores sets para se usar tanto em woe como woe TE. Bem mais barato que os outros dois também, porém muito mais situacional. - -Super óculos Poring[1] Combado com a respectiva bota também é ótima opção para Woe TE: Cartas para o topo e meio: - Carta Fenrir MVP: A mais cara delas junto com Arquimaga Katherine, muito mais utilizada em sets do topo do topo dos servers. - Carta Kiel: Ajudando a fechar pós cast da classe. - Carta Vesper: Um pouco mais budget, mas ainda uma ótima opção para alguns sets. - Carta Maya Macho: Útil na woe e para ver monstros escondidos. - Cartas Lichterns: Não recomendo, mas pode ter seus usos para melhorar marginalmente alguns danos. Armadura: Vestido Abissal [1] Não permite ser empurrado, propriedade sombrio, deve ser evitado ao lidar com a valquíria. Melhor carta é Amon Rá pesadelo, mas naght Sieger também é boa e eu já tive uma e gostei. Vestimenta Arrogante [1] Armadura geral de dano, permite vários encantos, idealmente deve tá com um RM3/1, RM2/2, RM3/2 ou RM3/3. Biquíni de Escamas [1] Armadura de dano geral também, é maravilhoso com a carta Celacanto Cruel, dando um boost gigantesco na nevasca fazendo uma skill muito mais relevante nos leveis 175 Vestido da Bruxa [1] Armadura de dano geral, hoje se encontra com um bug no boost do dano mágico de vento, ainda assim uma das melhores opções, especialmente combado com o manto da Bruxa. Manto da Sara [1] Armadura que quando encantada com o PA3 esta dando o maior dps atual, é bastante poderosa Armadura do Dragão Azul [1] Armadura especialmente útil pra quem não usa o combo celine, devido a saturação de multiplicadores, especialmente barata em relação as demais não fazendo feio. Ela é bastante subestimada. Sobretudo do Senhor do Tempo [1] Opção relevante para woe TE, não é a melhor opção de dano na guerra, mas bastante conveniente. Armadura do Herói Sábio [1] Uma das melhores opções em WOE TE para dano, equipa desde o level 1 também, sendo ótima pra up. Vestido Bordô [1] Seu maior uso atual é pra woe TE(embora te prenda no laço) ou armadura de dano geral especialmente para WL de esfera d’ Agua. Armadura Eclipse [1] Uma das melhores armaduras do jogo basicamente para tudo e para qualquer classe. Quase sempre a melhor armadura defensiva combada com a carta certa. A redução em 70 do cast fixo, pode ajudar muito em spam de hella com botas da evolução também. Armadura do Tatenashi[1] Somente com carta RSX, uma forma de pegar HP alto sem sacrificar tanto a defesa, também muito mais barato que Carta Tao Gunka. Manto do Cientista[1] Boa opção, se tiver condições de ter tenha, junto com o combo dela é um dos maiores danos no impacto espiritual, acho uma melho opção para woe, mas funciona no pvm também. Armadura do Cavaleiro Branco[1]: Boa pedida caso esteja com dificuldades de fechar a pós sem armadura. Como bônus te da um vigor, skill muito útil pra fugir de situações perigosas. Pra dano, ou mesmo tankar é bem dispensável. Sempre tem a opção de ser uma armadura de switch rápido para momentos em que se deseja fugir de um mob e não travar devido ao vigor permanente. Cartas para a armadura: -Carta Amon Rá do Pesadelo: Uma das melhores cartas mvps para arcanos, especialmente uteis em monstros sombrios visto que WL geralmente tem desvantagem elemental contra esse elemento. Das cartas mais caras essas é uma das melhores pra ter sem dúvidas. -Carta Celacanto Cruel: opção usada no Biquíni de Escamas, faz a nevasca voltar ao jogo lindamente. -Carta Professora Celia: Usada mais no vestido da Bruxa, não é a melhor opção de dano, mas ajuda caso tenha um sorc e ainda faz o vestido ter um dano de % de matk sem congelar. Provavelmente melhor opção de dano no vestido da bruxa. -Carta Crothen: Geralmente melhor opção de dano puro em arrogante, principalmente no manto da Sarah, mas pode ser usada genericamente em qualquer armadura voltada a dano, vai muito bem em um set de WOE TE tb. -Carta Amdarais e Amdarais Sombrio: Pode ser melhor que crothen dependendo do Set, mas tem suas inconveniências, vai muito bem numa armadura do herói sábio pra woe TE. -Carta Detardeus: Carta genérica útil para não congelar, não deve ser usada jamais por wl de esfera D’agua. -Carta Cavalo Marinho: Útil para não congelar em qualquer armadura, muito mais barata que as demais e por vezes a melhor opção. -Carta Agav: Geralmente é melhor não botar pra não desvalorizar, mas ruim ela não é. -Carta Tao Gunka: Para usar no eclipse, te da um hp lindo pra sobreviver a muitas coisas que de outra forma morreria. -Carta Sarah: Opção Silvio Santos, nunca testei, deve te tirar de muita enrascada junto da eclipse. Escudo: Escudos de Brasilis[1](escudo da agua, fogo, terra, vento) Em refinos baixos da bastante HP além de um bônus elemental muito bom, opção barata ótima. Escudos elementais[1](fotia, anemos, gaia, nero) Ótimas opções para resistência elemental e ganhar uns bônus no meio, o gaia é o que menos deve ser usado além de ser o únic quebrável. Considero o Fotia o mais útil e o que eu atualmente uso com barão e no dia a dia. Escudo de placas do Samurai [1] Talvez a melhor opção em woe e em mapa bio5 pela excelente resistência a danos a distância, com certeza um escudo a se considerar Escudo Celestial [1] Escudo bom pra resistência geral, não é um item ruim para WOE e resistência. Coelho Macabro [1] Ótima opção para quando não se quer ter o cast interrompido, um dos escudos mais ofensivos do jogo. Não da bônus de defesa fora a chance de refletir magia de volta. Muito usado também pra situações de priorizar ataque. Escudo Maldito [1] Quebrável, porem bom escudo pra obter uma pequena aspd a mais pra usar com fátuo e ainda da um extra na pós ajudando na corrente. Escudo da Valquíria[1] Escudo muito defensivo, extremamente barato, brilha em situações de defesa, tem o ponto fraco de ser quebrável. Com um Coat é por vezes a melhor opção geral de defesa. Égide das Divindades[1] Escudo que veio pra auxiliar muito a fechar pós conjuração sem kiels, da uma imunidade difícil de conseguir contra petrificação e já vem com bônus de cura e cura 10. Como não amar esse escudo. Ótimos em sets mais baratos sem perder muita eficiência e com imunidade extra. Escudo Purificado [1] Opção do $ilvio $antos, um dos equips mais caros listados, sua grande vantagem é a possibilidade e encantar para ignorar defesa mágica de boss além de dar muita aspd, alguma pós e algum ataque mágico. Peca por ser um escudo não tão defensivo, ser quebrável e ser extremamente caro, agora com certeza uma das melhores opções disponíveis. Se tiver use com coat ou ao menos ou tenha um outro reserva caso quebre. Se tiver ele, a Oni passa a ser mais dispensável e compensa jogar de 2 aneis expansivos com fogo fátuo e echarpe. Escudo E.X.C [1] Escudo interessante para obter um atkm extra e hp e sp extra relevantes, não acho uma opção particularmente das melhores, mas não da pra esquecer ele. Pode melhorar o dps em muitas builds, também pode pegar uns R-elemento pra ficar mais defensivo. Considere ele. Para mais informações: https://browiki.org/wiki/Operação_Sucata Cartas para o escudo: Literalmente qualquer uma, mas vou destacar a Sapo de Thara pra woe, Alice para mvps, cartas do combo Barão, Bijou e a famosa Carta Besouro Ladrão Dourado. As cartas do barão e da cavaleira e outros de redução por tamanho aparentemente só tão reduzindo danos físicos, o mágico tu vai tomar full ainda, considere isso antes de partir pra tais escudos. Capa: Manto da Bruxa [1] No refino +15 da vigor permanente uma ótima resistência a fogo e vento e um multiplicador gigantesco no ataque mágico, é atualmente uma das opções favoritas. Manto Temporal INT [1] Com a possibilidade de encantar com pós conjuração e outros mais virou de novo um manto muito competitivo. Seus encantos não devem ser esquecidos, podem completar muita build. Manto do Barão [1] Uma das opções queridinhas por ter um dano muito alto ao combar com as cartas no escudo, e poder manter uma aspd de 193 facilmente durante longos períodos. Facilmente uma das primeiras opções a serem consideradas. Bata de Etran [1] Capa defensiva, aumenta HP, não permite ser empurrado, e da resistência gigantesca a danos neutros, quase sempre está com deviling. Capa Mágica de Geffen[1] Talvez a melhor opção em termos de da no pra WOE TE, corretamente encantada permite atingir o IC facilmente, seu dano é inferior as demais acima do level 100, mas é uma capa muito conveniente. Devido aos status, já foi minha opção antes da barão. Manto do Senhor do Tempo [1] Opção mais voltada pra woe TE, combando com a bota. Geralmente fora dessa situação tem opções melhores. Manto do Leviatã, Fenix, Behemoth, Manto dos espíritos: Capas mais situacionais, são ótimas para um switch, ou dependendo da situação para ficar permanentemente. Leviatã com marte acaba com problemas de esfera d’agua. Cartas para a capa: - Carta Gioia: Opção mais cara e mais high end, mas um tesão de carta, ela vai te deixar mais papel do que você já é, porém aumenta muito mesmo o seu dano fantasma e na corrente. - Carta Larva de Verme: Melhor opção pra WL de esfera d’ agua ou que vai usar nevasca. - Carta Salamandra: Situacional e mais de woe TE caso va spamar chuva de Meteoro e colocar coluna de fogo. - Carta Cenere: Opção geral para spam de habilidades muito barata. -Carta Raydric: Opção defensiva, não é uma má escolha, especialmente, eu gosto mais das outras, mas essa aqui não é ruim. - Carta Mumia do pesadelo ou Carta Ancião Ancestral: Bem situacionais, mas a múmia é bastante útil com meteoro para up. - Carta Antigo Livro Danificado: Vai direto pra prisão. - Carta Deviling: Tem que ter cuidado ao usar, mas é bem útil no up. - Carta Arcana Katherine: Opção maravilhosamente boa, no momento que escrevo isso ainda não existe essa carta no server, mas eventualmente dropa. Provavelmente custando um rim. Ótima carta para todas as situações, deve ser boa para fazer um switch com Gioia, quem dropar e quiser emprestar para testar eu aceito. Botas: Botas Gravitacionais G09[1] Provavelmente melhor opção genérica para bater de impacto espiritual. Combada com carta DL te permite usar vulcão facilitando dar one hit em alguns mvps de instância.(Isso pode ser útil nos farms como na bijou), acho que uma das melhores botas pra uso geral de impacto. Botas Temporais DES [1] Melhor bota geral da muita destreza facilitando a pegar IC, corta 0.5 do cast fixo. Melhores encantos são AA4 e melhor carta é a Bispo. Essa aqui é a bota mais geral e útil em termos de dano. Use uma com epifania se quiser ver seu dinheiro com amargas ir embora. Epifania uma vez ativada, e ela é facilmente ativada, bate de longe o dano de todas as outras botas exceto a bota da evolução em alvos onde a bispo não pega. Os custos médios pra encantar uma com slot sem encantamento especial e com o encantamento do slot 4 no máximo é de 33 sombrias e 170 coaguladas e 3.34 botas com slot. Os custos médios pra obter uma com slot e encantamento especial qualquer vão ser de 93 sombrias, 470 coaguladas e 7.1 botas com slot sem encantamento, então vá preparado se quiser fazer por conta própria. Encantos com epifania, animo, instinto e euforia são ok. Delírio na minha opinião piora a bota pra WL, mas outras classes podem gostar. Histeria na minha opinião estraga a bota pra WL e pra boa parte das classes, talvez seja útil pra um RK sopro. Para obter os valores médios para um encanto específico multiplique os valores médios do encantamento especial por 6. Botas da Pororoca Opção chave para WL de esfera d’ Agua é um dos itens principais da build. Te da muito HP e SP também. É essa bota que te permite usar Dilúvio. Salto Alto Elegante [1] Ótima opção geral para bota, tem o defeito de não fechar cast fixo de corrente e hella perdendo muito dano nesse quesito, mas ganha em basicamente todo o resto. Não recomendo como bota de dano, mas é opção linda em tudo mais. Precisa estar combada com a Carta Amon Rá pra ser útil Sapato Infernal[1] Minha opção favorita quando não estou pensando em dano e sim conveniência, não faz feio em dano de impacto também concedendo 100 de MDEF é muito coisa e 220 de MATK no 11 também não é nada feio quando combada com a Carta Flor do Luar. Botas da Evolução Botas absurdas para spamar chamas de hella, idealmente deve ser utilizada com doce mágico, eclipse, Carta Fenrir, Sacramentum, ou IV mais alto(iv 7 com sacra já deixa o dano no talo). Geralmente não vai superar o dps da Carta bispo em hella quando o efeito da carta pegar os bônus raciais. Para todo resto é uma bota absurda quando usada com hella e algum mecanismo melhor de redução de fixo. Botas do Senhor do Tempo [1] Opção mais voltada para WOE TE combando com o manto do senhor do tempo. Botas do ArchAngeling [1] Opção mais voltada para woe TE combando com óculos de super poring. Sapatos Inteligentes[1] Seu melhor uso provavelmente é em builds específicas pra woe clássica e 2.0, não usaria fora dessas situações também não usaria sem ser com carta bispo pelo mesmo motivo. Cartas para as botas: -Carta Verit do pesadelo: Vai bem em botas mais baratas, tu não quer botar isso numa temporal slotada bem encantada. -Carta Bispo Decadente: Quase sempre a melhor opção em botas que já não vem com combo próprio. Indiscutivelmente a melhor opção em woe e pvp -Carta Eddga: Vigor é sempre legal, provavelmente não travar é mais importante que o HP perdido, deve ficar mais em botas de switch, recomendo gigantes ou convergentes. Acessórios: Anel Expansivo[1]: Acessório core pra build de spam de habilidades, te da uma kiel grátis, bônus em elementos sombrio neutro e fantasma, INT , MDEF, reduz a recarga de telecinesia e aumenta o dano de Impacto, é provavelmente o melhor acessório da classe. Builds com Fogo Fátuo geralmente vão ter dois desses e build com Oni e infame geralmente vão ter somente 1 desses. É um item que vai mudar muitas habilidades na sua build caso tenha e viabiliza usar impacto em monstros no começo do up também. Anel do Senhor do Tempo [1] Opção legal para usar uma vez se usar todo o set do senhor do tempo, especial em woe te. Vai sacrificar dano, mas pega uma redução de cast variável bem grande. Não acho a melhor opção, mas vale a pena considerar. Adereço da Celine [1] Opção legal especialmente em builds de esfera d’agua que já consiga ignorar toda a defesa magica. Da um dano legal, corta fixo e melhora atkm no brainer pra build. Broche da Celine[1] Primeira opção pra danos em chefes, muito útil caso queira one hit kill em monstros e certamente o melhor acessório pra WL de esfera, e não faz feio em outros sets também. Máscara de Oni [1] Opção de WL Marombado, jeito fácil de pegar bastante status e ignorar defesa mágica de geral junto com combo pororoca ou Cajado da magia oculta. Faz de tudo um pouco na build, acessório maravilhoso. Geralmente usado com 72 pontos em for. Luvas de H. Motto [1] Bom em sets iniciais e comba bem com carta vesper e combo pororoca permitindo fechar by-pass em defesa mágica sem ter que botar vit na build Anel Temporal[1] Algumas pessoas usam pra fechar o cast combando com instinto na bota, eu não gosto da opção, mas muita gente gosta. Colar Memorável RWC[1]+ Luvas de Restauração [1] + Set mais voltado pra WOE TE, um dos maiores danos e redução no cast variável, desde que consiga combar o PE1/2 com a luva da restauração. Não tem muito uso fora da woe TE. Cartas para os acessórios: - Carta Elvira: Aumento de dano Mágico das propriedades vento e fantasma, geralmente WL de spam de habilidades vão ter essas cartas. - Carta Mavka: Aumento de dano Mágico das propriedades fogo e terra, útil no up com carta alma de katherine. - Carta Mula sem Cabeça: Aumento de dano Mágico das propriedades água e sagrado, geralmente a opção usada em WLs de esfera d’ Agua, pessoalmente gosto de nesse caso ter somente 1 mula se o outro acessório for mais caro, já que WL de esfera pega um multiplicador bem alto no elemento agua. - Carta Fen: Útil em diversas situações, mas não é das melhores para ter no acessório na minha opinião. - Carta Scaraba: Vai direto para cadeia, sem direito a defesa, use somente em acessório que esteja disposto a jogar fora, geralmente para upar os primeiros níveis e só. - Carta Belzebu: Pode ser útil pra combar com o futuro combo da carta e para obter redução variável por equipamento. - Carta Imp: Aumenta o dano e corta o cast de lanças de fogo, não recomendo tanto, mas é bom lembrar da sua existência em woe TE e no up. - Carta Siroma: Aumenta o dano e corta o cast de lanças de fogo, não recomendo tanto, mas é bom lembrar da sua existência em woe TE e no up. Sugestão de progressão de equipamentos bem mais baratos e muito bons: Armas: - Bastão de lágrimas - Bastão da destruição - Kronos - Cajado dos espíritos da escuridão - Cajados de brasilis com PE10 ou PA2 Todas são armas baratas, equipam relativamente cedo e tem um dano base muito alto. Um cajado do cavalheiro [3] com cartas alma de Katherine também faz milagres, mas pode ser um pouco mais caro de obter. O Cajado dos espíritos da escuridão é um ótimo cajado pra ajudar a fechar pós e bypass na corrente caso ainda não consiga atingir 96% de pós com o magia oculta, nessas situações recomendo fazer o switch pra esse cajado que na ordem dos exploradores recebe 1 slot e ainda encanta em malangdo. Headgear uteis e baratos: - Tiara de espinhos gótica combado com os espinhos da escuridão formam um belo combo capaz de tirar belos danos e ambos são bem baratos no mercado. - Combo asinhas com qualquer um dos seus pode sair relativamente barato também, mas as asinhas pode sair caro pra um jogador iniciante. - Combo kardui ainda é o mid low mais barato e que mais fornece ataque mágico pelo preco que custa é uma boa pedida também, além de ser um dos melhores itens para WOE. - Capacete Vesper com vesper: Um pouco mais caro entre os hats mais baratos, mas tem sua utilidade com dois expansivos, apenas tem coisa bem melhor no geral. - Pedra do desbravador Combado com anel do desbravador: possivelmente ainda mais barato e versátil do que orelhas do kardui. Armadura: - Bata de orleans ou manto mágico de Geffen: já impede seu cast de ser interrompido. Dropavel - Manto mágica de Geffen: Muito parecido com a Bata, também deve ser bem barato. Farmavel em instâncias. - Vestimenta Arrogante: Farmavel em prontera e encantável lá também. Boa armadura de dano até para o endgame. O refino pode se provar mais complicado e demorado. Capa: - Sobrepeliz da rainha verme: Já vem com over e deve ser ideal para botar uma carta como larva de verme, Mumia anciã do pesadelo ou ancião ancestral. Em evento de exploradores da para obter uma capa ainda melhor que é o manto temporal de geffen combando com uma das armaduras. - Sobrepeliz do Guardião: Opção ok pra resistência muito barato também. Bota: - Bota diabolus com algum refino + asinhas discretas: Combo mais caro devido ao refino da bota e as asinha, mas pode ser bem útil. - Botas Temporais Des ou INT: A Des é melhor, mas ambas são muito baratas, farmaveis a partir do level 130. Idealmente tu compra antes de player a preços mínimos. O melhor encantamento no começo é um PE5 - Botas EXC: Permite alguns encantamentos bem interessantes, também é farmavel embora só mais tarde. Vários diagramas úteis podem ser instalados nele. É uma opção que talvez seja mais útil vender os itens de farm do que aproveitar, mas também uma bota bem ok no começo. https://browiki.org/wiki/Operação_Sucata - Botas Divergentes: Custa nada, qualquer player antigo deve ter algumas na kafra pra dar de presente, da bastante hp e sp. Escudo: - Escudos de Brasilis: Proporcionam um combo com bracelete suntuoso bem legal para começo em especial o combo do escudo de água. Tirar 20% da pós quando não se tem nenhuma redução é bastante coisa. - Escudo da Valquiria: Bom, bonito e barato. Não precisa de refino, um set com vários desses e as várias cartas de resistência racial te levam longe. Também bem legal com neopunk pra combar com marcatempo e ignorar 50% da def mágica. - Livro Antigo de Geffenia - Água [1]: Item chato de farmar para iniciantes, se fabrica em Lighthalzen. Com evento das fadas pode ser bem fácil de farmar. Acessórios: - Bracelete suntuoso: combado com escudo e com as cartas elementais provavelmente é uma das melhores opções baratas, em eventos de brasilis são altamente farmaveis. - Anel do Desbravador: Combado com a pedra do desbravador, é um dos melhores mids e subestimado para a classe bem barato também, ainda reduz fixo de bônus. - Qualquer acessório barato com as cartas de aumento de dano elemental(Elvira, Mula, Mavka): As cartas já fazem boa parte do trabalho. Combos de Mora: https://browiki.org/wiki/Encantamentos_de_Mora São sets que podem auxiliar bastante se tiver usando mais uma skill para concentrar dano. Se por ventura tiver um char com muitas moedas classe A,B,C,D,E é possível obter os sets rapidamente trocando essas moedas por moedas de mora em Malangdo e utilizando essas moedas para obter os itens e dar um grande boost de dano. Não acho que valham muito o esforço de tentar pegar o fortalecido porque dependendo da sorte pode sair um pouco caro refinar e só equipam no level 130. Os pontos positivos do set são que podem sair de graça, podem boostar muito o dano a depender do resto do seu set, porque ocupam muitos slots que poderiam ter coisas mais uteis e os cajados de Brasilis podem se sair bem melhores também. Mas é uma opção para lembrar a custo bem baixo. Algumas considerações Outros combos e Armaduras de valores não necessariamente baixos Combo Astrea: Útil pra resolver vários problemas, no geral talvez seja a melhor opção pra sobreviver e tankar habilidades, mas tankar não é a finalidade de WL na maior parte das Vezes. Considere usar a Tiara junto com a bota se quiser fechar fixo de uma forma fácil, já o variável não vai ser muito fácil sem botas temporais des. A armadura junto com a tiara provavelmente vai ser um combo bem ruim, correr o risco de perder 50% do dano mágico enquanto esta apanhando e sem a reposição do hp dos 200 de vit podem te por em maus lençóis. Comparando conjuntos de equipamentos diferentes. Sempre que ficar na dúvida sobre se um conjunto de equipamentos é melhor que o outro e não tiver acesso aos equipamentos é possível fazer as contas previamente para não ter que gastar kks com equips e depois se arrepender. É possível fazer isso com caneta e papel, planilha, calculadora, mas eu recomendo utilizar esse site aqui. Compare Setups (irowiki.org) O site é bem autoexplicativo basta somar os bônus de cada multiplicador que você tem que vão desde % de ATQM, % em dano de elemento X, % em em dano mágico e colocar os valores nas caixas indicadas. O único detalhe mais particular que eu faço e é particularmente meu é que a calculadora não tem um multiplicador próprio da skill (exemplo: Anel expansivo boostando dano mágico) e por isso eu uso o multiplicador de monster% (esse multiplicador é originalmente dedicado a itens que aumenta danos em monstros particulares como tiara do orgulho e os monstros da torre do relógio e asinhafaas discretas) como esse é um multiplicador que geralmente não é usado e eu faço essa gambiarra. O monster ID é o id do monstro que aparece no divinepride, basta procurar o nome do monstro e colocar o id pra ver seu dano base no monstro. A partir dai o seu dano com a skill é calculado multiplicando o matk pelo % de dano da formula no browiki, pra maioria dos efeitos práticos, tu não precisa fazer esse último passo basta comparar os dois valores de matk com os dois conjuntos de equipamentos a serem comparados. Equipamentos Sombrios: Combo Deusa: + Armadura da Deusa+ Escudo da Deusa Melhor combo e muito barato. Da defm e um atqm extra. Também encaixao em outros personagens, tenha de toda forma. Combo Armadura indestrutivel + Compete com o combo da Deusa no slot da armadura, uso ao seu julgamento. Equipamento Sombrio total(Brinco e Colar) , Na minha opinião o melhor sombrio, mas extremamente caro e raro proporciona 1 de status a cada refino Combo Elegante ++ Proporciona algum HP, Sustain pequeno e atqm, minha opinião é o segundo melhor combo e não compete com os slots da Deusa Sapato Sombrio VIT AGI Para mim o melhor no slot até agora Colar Sombrio da Velocidade Ótimo se precisar tirar pontos de agi para fechar aspd, equipamento que não deve ser esquecido Combo Fulgaz, Autoportante, Tensão, Medicinal Fulgaz pode ser luxo Autoportante acho bem ruim não vale a pena, muito investimento e ocupa muitos slots para fornecer pouca coisa, um switch de armadura resolve Tensão só ativa com ataque físico, mas ainda pode ser útil 6. Consumíveis Úteis: Antes de mais nada queria linkar um post feito pela Mage com bem mais consumíveis: [CONSUMÍVEIS] - Sacerdotes e Evoluções - Ragnarok Online Brasil - Fórum (playragnarokonlinebr.com) Abaixo minha opinião geral sobre os mais comuns. Para aumentar os status e atingir o IC mais facilmente: - Palitinhos doces - Bolinho divino - Coquetel Uivante, - Chá Gelado de Siroma - Pergaminho de Benção. Bolinho divino ainda te da ataque mágico e não desativa ao morrer, durando 30mins. Coquetel Uivante e Chá gelado acumulam com bolinho divino, mas duram apenas 5 mins e desativam ao morrer. Todos esses te ajudam a chegar mais perto de completar a fórmula do instant cast variável 2*Des+INT >= 530 Consumíveis para aumentar ASPD: - Doce hiper açucarado - Doce Mágico* - Suco Celular Enriquecido - Fúria Selvagem - Acarajé - Elixir Rubro Fúria selvagem e suco Celular enriquecido são extremamente baratos e na prática podem facilmente ser contados o tempo todo. Doce mágico não aumenta aspd, mas corta em 70% o fixo se não tiver um bônus desse ajuda a spamar mais rápido hella com botas da evolução por exemplo, tem uma recarga de 3mins Doce Hiper Açucarado aumenta bastante a aspd e da vigor, porem tem recarga 3 mins. Acarajé é caro e não deve ser muito contado na build, mas é uma opção. Elixir Rubro: Não tão caro, dura 10 minutos, aumenta a velocidade de ataque te da ataque mágico, use com cuidado pois diminui o hp máximo enquanto ativo. O efeito é cancelado ao morrer. Consumíveis para ajudar a sobreviver: - Poção grande de HP. - Poção da Média Vida. - Poção pequena da Vida. Consumíveis baratos também a poção grande de HP pode fazer a diferença várias vezes entre a vida e a morte, também é barata de comprar. Outros consumíveis úteis: - Poção do Furor mágico: Aumentar ATQM - Pílula de Combate: Aumenta o ATQM em 5%, mas reduz hp máximo enquanto dura em 3% - Grande Pílula de Combate: Aumenta o ATQM em 10%, mas reduz hp máximo enquanto dura em 5% - Suco de Gato: Diminuir o elevado consumo de sp da corrente - Poção de Guyak: Aumenta muito a mobilidade ajudando muito a upar, a desviar de obstáculos e chegar mais rápido em monstros, poção do vento também é uma alternativa boa em woe. Buffs especialmente úteis: - Poema de Bragi: Em WOE TE você vai querer estar o tempo todo em cima de uma poema de Bragi. - Proteção da Orla: Ajuda muito na sobrevivência se tiver um amigo gato tank - Clementia e Cantus Candidos: Ajuda muito na aspd e principalmente para fechar o IC se tiver AB na PT deve contar sempre com isso. Eu pessoalmente gosto de fechar o IC contando com clementia. - Sacramentum: Útil em algumas situações em que não se anda com Fixo zerado, como spammar Hella com botas da evolução. - Demais buffs de aspd e HP como ritmo contagiante, canção de Frigga, Maçãs de Idun. 7. Onde e como upar? Ver esse link: A única dica adicional que eu dou é ter uma segunda conta pra casar seu personagem com um soul linker e upar com kaahi, seus problemas com hp acabam dessa forma. Tem um guia de up com kaahi nesse próprio fórum. 8. Instâncias: Basicamente um WL bem equipado faz tudo com relativa facilidade. WLs com sets mais modestos podem sofrer bastante para fazer algumas instâncias. Não vou postar vídeos de WL com sets de vários Bs fazendo instância porque não faz sentido, qualquer WL com alguns Bs deve fazer qualquer instância fácil. Vou postar um comentário e talvez alguns vídeos de algumas instâncias. Torre sem fim: Da pra fazer fácil com set de esfera d’ agua e conjuração sem interromper até chegar no kraken ao menos, ai vai precisar de mais equipamentos e consumíveis e habilidade. Salão de Ymir: WL faz fácil essa instância com telecinesia ou esfera d’agua. Cuidado apenas com um dos golpes do amdarais. Ele pode ser morto facilmente utilizando algumas folhas de yggdrasil. É possível obter o drop da bijou 2 vezes se conseguir tirar mais de 10kk nela em um único hit na primeira vez que ela aparece. Para conseguir isso vai precisar provavelmente de uma carta Amon Rá do Pesadelo, muito difícil conseguir tirar 10kk sem isso. Abaixo um set capaz de dar 10kk+ na bijou em um só hit com a lex do barão ativa, amplificação mística e pilula de combate e furor mágico. Sets mais baratos são bem possíveis, especificamente uma bota G09 com vulcão deve aumentar muito o dano e até se livrar de muitas coisas que tem nesse set, outra coisa que ajudaria seria encanto PA1/2 no cajado, no caso pra esse set da foto, isso não é utilizado. O cajado esta com 3 almas de katherine. Pesadelo Musical: Idealmente deve ser feita em grupo, mas da pra solar de WLs sem muito equipamentos perto do level 120 desde que bem construído e jogado. Abuse o tempo todo de escudo mágico e meteoro Escarlate, seja no disparo ou castado. Se tiver esfera, pode usar essa habilidade em muitos ambientes com água também, têm vários desses. Não tenha medo de potar, os bichos batem bem. Sempre melhor ir de grupo. Torna a vida muito muito mais fácil. OGH: Um pé no saco para WLs, com poucos equipamentos o excesso de monstros sombrios sem nenhuma abissal vai tornar sua vida muito difícil. Da pra fazer matando na esfera d’ agua, corrente cometo, disparo de Dreno, mas é bem ruim de fazer solando com poucos equips. Charleston em crise: Recomendo ao menos um set de esfera d’agua, muitas pots paras ir só. O ideal é congelar os monstros no meio do caminho caminho e matar o resto. Fábrica do Terror: Sua principal dificuldade vai ser lidar com os poltergeist sangrentos, o resto deve morrer fácil desde que não mobe muito e com paciência para impacto, o poltergeist vai lhe encher o saco. Minha dica: é ir devagar sempre usar escudo mágico quando encontrar poltergeist sangrento e tentar matar com todas as skills que não seja impacto. Um cajado do cavalheiro com 3 katherines deve matar ele em um só hit. Mas paciência é o nome do jogo aqui com essas criaturas. Matar a celine não vai ser fácil. Abaixo o vídeo com o set mais barato que já vi em que se mata a celine, não espere matar ela com menos do que isso. (13) Warlock VS Celine Kimi bRO Valhalla - YouTube Único comentário a se fazer é que gato ranzinza é praticamente impossível achar nos dias de hoje e não recomendo muito usar a não ser que esteja em um preço ridiculamente baixo. Capacete vesper tem uns baratos no mercado e já liberaria o resto do set para fazer o que você quiser. Sussuro Sombrio: Basicamente WL é a classe mais fácil de fazer a instância e upar lá em cima nos zumbis. Vá com set com elviras um abissal e não tema. Ela deve ser bem fácil. Glast Heim Sombria: Instância bem chata de fazer só, vai precisar de no mínimo uma build com equipamentos high end muito bem montada e vontade de solar. Não recomendada pra fazer sozinho se não tiver com itens muito bons. Laboratório Wolfchev: Instância em que se mata um MVP Bio3 ou 4. Não recomendo pra pessoas com leveis baixos ou sem muito equipamentos bons, o melhor jeito de fazer é fazer os bichos entrarem em modo de perseguição antes de te ver e dar dano neles em um esquema bate e corre, sem deixar eles encostarem em você, poções do vento e poções do guyak são recomendadas. Caso o mvp invoque o mob, o melhor jeito é atacar no limite da distancia com magias de alto dano via disparo ou IC. Abaixo um vídeo mostrando a instância da maneira mais fácil. (13) Rag - Laboratório, faz tempo - YouTube 9. Vídeos gerais e dicas: Outros vídeos explicando o arcano de esfera d’ Agua: (14) Ragnarok - Warlock[WL] / Arcano de Esferas d'Água / Tetra Vortex - Cheffênia 2020/2021 - YouTube Acredito que hoje um adereço da Celine se saia melhor que o anel desbravador, mas muitas outras opções são possíveis. Como passar na quest para virar WL com equips mínimos. (14) Tutorial Quest de WL usando set Eden - YouTube Lista de cartas que existem no bRo(na verdade faltam algumas ai, mas as mais importantes estão ai, não incluem MVPs por exemplo) https://browiki.org/wiki/Lista_de_Cartas Woe TE: Disclaimer: Fiquei na dúvida sobre escrever sobre essa parte, tenho pouca experiência ainda mais jogando em um servidor(valhalla) onde ela não é tão forte quanto no Thor. Mas prefiro ter uma sessão sobre minha construção do que ficar no vácuo. Tenha em mente que minhas opiniões não são regras e as grandes guildas devem saber melhor sobre a guerra, provavelmente elas vão até te orientar melhor sobre a integração do seu char na guilda deles. Função: Arquimagos fazem dois papeis em gvg, basicamente um papel em defesa(pre-cast). Para os gvgs existem construções mais voltados para o Dano puro(geralmente nevasca, mas outras skills dão danos até maiores, porem não tão convenientes) e construções mais voltadas para ganbatein e status control. Na minha opinião, tendo somente um arquimago deve-se priorizar o de dano, o segundo é bom focar em ganbatein pois ajuda a ativar o dano da Nevasca, que pode ser bem alto, e também pelo fato de 2 nevascas não se sobreporem uma a outra prevalecendo apenas uma. Para dano na Woe TE: Topo: Benção Celestial ou chapéu do éden no mundo dos sonhos com uma fenrir, sem a fenrir pode se usar a katherine normal ou até mesmo uma lichtern. Kiels podem ser uteis, mas geralmente se passa 90% do tempo no Bragi, então outras cartas costumam se sair melhor. Eu prefiro a benção pelo corte no fixo. E de carta eu uso uma pra priorizar o cast mesmo, a katherine keyron. Mid e Low: super óculos poring(combado com a bota apenas) ou orelhas de kardui combado com leão de vinhas. Low: Fragmento do yggdrasil combado com leão. Arma: Minha arma favorita é um lágrimas bem refinado e encantado com PA1 ou PA2. Obrigatório ter uma leão de vinhas caso esteja com kardui(muito recomendado) e como segunda carta uma celine/Zakudam/Vigia do Tempo. Demoniaco, Bastão da destruição e espinhos da escuridão, varinha Rubi +15/+14 devem bater bem também. Armdura: Armadura do heroi sábio com carta crothen, Amdarais caso não tenha bijou botar uma anticongelante, ou então uma eclipse pelo corte no fixo das skills. Escudo: Coelho, Maldito, Purificado, Fotia, Nero carta sapo de thara pra defesa e bijou para dano. Capa: Caso esteja usando combo senhor do tempo botar a capa senhor do tempo, caso esteja usando super óculos poring usar um manto mágico de geffen ou como outra opção uma FAW de Cast, prefira o Manto de Geffen pra dano. Bota: Senhor do tempo ou Archangeling ambas com carta bispo no mundo ideal. Acessorios: 2 H motto ou colar memorável RWC pe1/2 + restauração. Cartas de dano elemental. Para Castar ganbatein: Set de redução de dano + redução de cast fixo e variável + armadura do eclipse(se tiver delay de doce mágico) arma: Adaga da valquíria encantamentos PE são legais pra reduzir o variável e passar status maldição com presentes se optar por isso. Hat: Benção ou Digititica mesmo pelo dano. Orbes arcanos podemos ser bem vindos pelo esconderijo. Sapatos luxuosos com resistência humanoide Capa vendo com resistência humanoide, anel revigorante com crocodilo outro proteção te ou colar RWC com PE de redução variavel. Joguei muito pouco mais voltado pro ganbatein, é ideal fechar o variável junto com Bragi, principalmente se for castar skills pra dar maldição. Tu basicamente nunca deve sair de perto de um redentor ou de um menestrel com Poema de Bragi. Se estiver com sets de dano, é legal fazer carregar ao menos dois sets de boost elemental diferente, geralmente um deles sempre vai ser água devido a nevasca, o segundo geralmente é vento, mas pode ser água e fogo também. Chuva de Meteoros tem um DPS maior que Nevasca com um bragi no seu pé e especialmente com carta salamandra na capa, mas é mais difícil aguentar inimigo refletindo o dano também tem a desvantagem de ter um dano espalhado e não congelar. No mundo ideal tem uma nevasca e várias chuvas de meteoro caindo sendo um arquimago pra cada skill em um pré-cast. Trovão de Júpiter pode chegar danos monstruosos com o set certo é bom também porque frequentemente seus oponentes podem achar que só vai ter nevasca e usarem anti-agua ou mesmo um motor trip R-água(-75% de redução a agua,+25% de dano vento) Nesses casos um TJ no meio da nevasca pode garantir um dano bem maior em casos mais individuais. 10. MVPS mais problemáticos, com dicas em cheffenia aura verde: Sombra de Nidhogg: O capeta para WLs , esse demônio adora ativar reflexão mágica e não tem como saber se a reflexão tá ativada ou não sem bater nele. Se tiver em cheffênia surgiro passar reto, se tiver que passar por ele, de umas nevascas lvl 1 e fique tomando o dano da nevasca refletida, no momento que parar de tomar dano de reflexão mude para corrente e frite o Dragão rapidamente antes que ele ative de novo, porque não demora muito pra isso acontecer. WLs de esfera d'Agua podem sofrer bastante com ele. Bispo Decadente: Reflete dano mágico também, costuma ativar depois de poucos segundos após te alcançar, com bons sets é possivelmente matar ele bem antes dele ativar a reflexão. WLs que obtiverem conjuração variável zerada por equipamentos vão sofrer muito com conjuração lenta, os WLS que fecharem essa conjuração por atributos, não vão ter nenhum problema com isso. Ifrit: Ou se faz ele no hit and run e pra isso é importante ter imunidade a caos ou se da um dano bem explosivo nesse cara, porque do contrário ele vai ativar terremoto e isso vai doer bastante se não conseguir ativar exílio a tempo, mesmo que consiga tankar ele em fúria é bem ruim😖. Com build de spam é muito difícil matar ele antes que ele de terremoto se não tiver carta Gioia, se tiver também pode ser difícil. Na hora de matar ele é bom ter 193 de aspd algum consumível como furor mágico, um escudo de fotia ajuda bastante, WLs com Oni podem se beneficiar de usar o vestido da bruxa e um cajado de Brasilis de Oxum com PA2 e cartas Aranha Pomar, não sai caro, não comparado ao preço do resto do seu set provavelmente, e o resultado é excelente. Wls de esfera d''agua amplificada podem matar ele com uma esfera d''agua seguido de tetra vortex de água. Para isso, Biquíni de escamas, fotia, uma Pedra de amplificação e quem sabe até cartas de dano mágico contra fogo ajudam bastante aqui. Celacanto Cruel e Celacanto Mutante: Esqueça, eles são imunes a dano mágicos. Celacanto Sombrio e Celacanto Violento Ambos só tomam dano mágico, o celacanto violento é a versão mais difícil entre os dois. Eles atacam principalmente com esfera d'agua e um TJ que te joga pro outro lado da tela. Se conseguir spammar corrente eles morrem ridiculamente rápido. WLs de esfera vão ter problemas, vão precisar de um Manto Leviathan e uma armadura de vento com defesa mágica pra ficar de boa. O celancanto Sombrio tem como mob o kukre ancestral que da divest all também. Então não deixe eles chegarem perto. Fique esperto também com desencantar que ele pode castar acabando com ic caso dependa de clementia. Rainha Scaraba Dourada: Ela só é horrível devido ao seu mob, certifique-se de matar o seu mob primeiro e o resto deve ser bem fácil. Não mate o mob e sofra todo tipo de problema, de caos, a strip a equipamentos quebrados. Uns impactos resolvem o problema. Kraken: O primeiro grande obstáculo da torre sem fim. Para WL de corrente ele não deve ser problema nenhum, mas caso ainda tenha problemas o manto Leviatã deve resolver todos eles, se não conseguir matar a tempo, lembre-se de castar exílio rapidamente em você quando ver todo o chão ficando vermelho(indicativo de terremoto), cajados dedicados de brasilis também podem servir como uma grande mão na roda. Para WLs de esferas a mesma coisa vale, um Leviatã junto com anti-agua ou nero ou Leviatã com marte basicamente anula todo o grande dano dele, de resto só ficar atento ao terremoto. Mate na corrente elétrica ou tetra vortex de vento mesmo, use bala de guarana após cada cast pra ter menos problema com pós cast. É possível dar exílio no terremoto. Belzebu: Se quiser o loot e experiência vai ter que esperar ele transformar do modo mosca(aparencia de chonchon de aco) para o modo final, isso pode ser um problema pois as pancadas do seu mob podem doer um pouco e é importante potar nesse meio tempo. Tanto WLs de Spam como de esfera devem matar esse modo final utilizando impacto Espiritual de preferência em telecinesia e com cartas elviras. Após transformar ele ativa reflexão mágica depois de alguns poucos segundos, felizmente ele leva um dano absurdo de impacto com telecinesia e deve morrer antes. Amdarais Sombrio: Recomendo uma carta naght Sieger, amon rá do pesadelo, elviras, ele tem baixa defm então não é tão importante assim ignorar toda a defm dele. Com um mínimo de boost no seu dano fantasma e com telecinesia ativa ele deve morrer muito rápido. Mesmo WLs de esferas deveriam tentar fazer no telecinesia, ele toma muito dano pra isso. KTULLANUX Ele te desencanta logo que te vê a preferência é mandar outra pessoa para tomar o dispell, caso tenha baixo dps você pode sofrer porque pode dar tempo dele castar imunidade a danos mágicos, mas ainda assim é incomum. Uma corrente e um manto do Leviathan resolvem. General Daehyun Na aura verde ele foi motivo frequente de wipe da pt, especialmente no começo. Ao acumular muitos monstros o dps nele cai bastante dando tempo para ele ativar o max pain matando toda sua pt nos pulos da corrente. Minha sugestão é limpar o mob com impacto meteoro cometa, o que for mais conveniente para você(para mim era impacto) porque o mob fica tomando dano da corrente que seria do General, com um detalhe, o mob é imune a vento e com isso seu dps nele cai bastante. Então de impacto nele para limpar o mob e comece a fuzilar de corrente, caso comece a subir miss no seu char é porque ele invocou o mob dele de volta, nesse caso pare a corrente e limpe o mob de novo. Dessa forma ele tem bem menos chances de ter tempo de conjurar imunidade a dano mágico ou mesmo o max pain. É um dos mvps mais chatos da atual cheffenia. Detardeurus Sugador de sp, demora muito para morrer e é chato, minha sugestão é que deixe ele no final da sua tela e caste um pantano dos mortos e uma nevasca level 1 saindo da tela dele. Grandes chances do mvp usar teletransporte. Serpente Suprema Um dos mvps que mais pegam imunidade a magia, mesmo de gioia MMM e 2 expansivos ela consegue castar essa skill ainda com certa frequência. Ela é fácil mas fique esperto a imunidade. Bio3: Eremes e Gertie Melhor jeito de fazer eles é com carta amon ra pesadelo. Deixe eles irem em algum tanker e não existe nem a necessidade de revelar eles, atacar o mob com impacto em telecinesia já vai fazer o mob morrer em poucos segundos. Bio5: Sentinela Cecil, Trovador Alphoncio e Musa Trentini Esses mvps bio5 tem um modo easy de fazer eles, em especial a sentinela Cecil, para isso é necessário apenas um AB com habilidade ressucitar com baixa pós e uma certa tranquilidade no mapa. A ideia é que o mvp não anda para te atacar já que eles atacam de longe. Deixe eles distante na tela e comece a atacar o mvp bio5 com chamas de Hella enquanto o AB fica longe de você e especialmente da tela do mvp, o mob deve se deslocar até você e te matar, mas como o mob vira passivo a alvos que não estão na tela do mvp seu AB não vai ser atacado. Faça seu AB te ressucitar várias vezes e em cada ress deve ser possível castar uma ou duas chamas de hella no mvp. Nesse meio tempo o mvp deve castar maxpain algumas vezes, continue fazendo o seu AB te ressar e continue atacando o mvp assim mesmo, para que não deixe ele andar em direção ao AB, o maxpain some bem rápido também. O mvp não deve demorar para morrer. Coisas a se atentar nessa estratégia: -Não ser empurrado por skills, use abissal etran o que for, ser empurrado pode acabar com o posicionamento e levar a um wipe rápido. -Ficar atento aos ekips se eles estão quebrando ou tomou divest, na minha experiência isso não acontece. -SP, alguns monstros de bio5 sugam sp e é bom ter vairos consumíveis de sp na mão para recuperar eles rapidamente. -Skill como fogo grego no chão pode te ferrar bastante interrompendo cast, tenha algo como ic permanente com ekips como manto do javali anel temporal com instinto, seja imune a fogo ou mande um bio da pt jogar ervas daninhas para tirar o fogo grego do local que você esta sendo ressucitado. Bio5: Arcana Kathryne e Feiticeira Celia Bem fáceis com gioia e bispo, elas devem morrer com impacto de telecinesia antes mesmo de encostar em você. Bio5: Guardião Randell e Arcebispa Margaretha Aqui começa a ficar mais difícil, ataque com chamas de Hella, minha experiência diz que é mais dificil deles usarem dor máxima se estiverem batendo em um tanker por isso deixava eles chegarem no tanker várias vezes antes de atacar eles. Morrem rápido com chamas de hella, o tank não precisa aguentar muito tempo. Bio5: Resto Não tive nenhuma estratégia que funcionasse melho neles ainda, atacar com corrente pode ser arriscado uma vez que o pulo da corrente aumenta as chances de alguém do mob aleatório usar a skill e matar todo mundo.A situação ideal era quando o mvp estava desgarrado do mob podendo evitar os pulos das correntes. Outras dicas cheffenia: - Combine com a pt quais mvps vocês irão telar e a função de cada um nesses eventos. -Pântano dos mortos para diminuir a velocidade de andar dos mvps é sempre bom -Lady Tanee deve ser feita rapidamente porque ela pode telar alguém da pt para outra pate do mapa. -Alguns MVPS puxam com certa frequência, Thanatos Hatii foram os mais problemáticos para mim, mas ainda é difícil de acontecer. -Vigia do tempo é horrivel de fazer, quase sempre melhor mandar os ABs darem graça divina dele para fazer eles telarem. -Morroc ferito pouco antes de morrer casta uma skill chamado poder infernal que impede que se ressucite as pessoas na tela durante 4mins, caso sua pt tenha dps alto o suficiente ele morre antes de castar essa skill. Surgiro que ao matar eles todos da PT foquem nele para minimizar as chances dele castar essa skill -Vesper em particular usa bastante grito da mandrágora, com algumas sorte e vit na build laudas as chances de pegar diminuem muito, mas sempre tenha doce de elvira. -Se estiver em grupo é muito frequente que o vesper ative imunidade a um tipo de dano, no caso do Vesper é sempre imunidade a danos físicos então fique esperto para avisar a pt. -MVPS como ifrit geralmente são feitos com mais de um tipo de dano, físico e mágico e uma situação comum de acontecer é a PT não saber se ele ta imune a dano físico ou mágico. Na minha experiencia com danos de mamonita e sbk a foma mais fácil de distinguir entre os dois é a velocidade da cura do MVP, se os números verdes da cura tiverem subindo numa velocidade alucinadamente rápido é porque ele pegou imunidade a dano mágico porque corrente bate muito mais rápido, mais hits por segundo. que mammonita. Não sei como é o caso se o outro membro físico for um doram que tem skill que combina vários danos em um só. 11. Agradecimentos e lugares para visitar e consultar: Ao Browiki: https://browiki.org/wiki/Página_principal Ao IROwiki: https://irowiki.org/wiki/Main_Page Ao DivinePride: https://www.divine-pride.net/ A toda comunidade do discord da páginas de Arcanos do bRo. Destaque para: Duducito, GFSMelo em ajuda com a WOE TE, Sucy, Nagi, Mesmer e Nihal. Ao jogador Toth von K. O Everton Dohler por mostrar que da para fazer muito com a classe desde muito cedo, quando WL ainda era considerado meme. A user _Lakshmi_ que 7 anos atrás fez um guia mais legal e bonito que o meu e me ajudou a estruturar esse. Abaixo imagens que buggaram no post e que eu não consigo remover no edit
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