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  1. Guia Geral de Arcanos Por: Judit Última atualização 26/Fevereiro/2024 Summário: 1. Introdução 2. Atributos 3. Habilidades 4. Builds 5. Equipamentos 6. Consumíveis 7. Onde Upar 8. Instâncias. 9. Vídeos e Dicas gerais. 10.MVPS mais problemáticos 11. Agradecimentos. 1. Introdução Descrição geral da classe: Arcanos, popularmente chamados de WL(abreviação de Warlock, o nome da classe em inglês), são a evolução de magos, bruxos e arquimagos do jogo. São uma das classes mais poderosas de magia, se não for a mais poderosa, também está entre os maiores dps de dano geral do jogo. Ao optar por jogar de arcano terá facilmente acesso a várias magias elementais com destaque para vento, fantasma, fogo, sombrio e ficando mais em segundo plano existem magias fortes de água e neutro também. A classe dispõe no seu arsenal de vários recursos muito úteis que vai desde dreno de sp e a hp a habilidades que fazem mob control e magias capazes de atingir dps altíssimos quando bem utilizadas. Vantagens: + DPS altíssimo com os equips corretos, potencialmente o maior do jogo em muitos monstros. + Ataca a distância com as magias. + Muitos recursos defensivos que incluem: Exílio, Proteção Arcana, Escudo Mágico, Pântano dos Mortos, Barreira de Gelo, Barreira de Fogo, Congelar e algumas outras. +Facilidade de troca de elementos. +Sustain “nativo de hp e sp”. +Ataques em áreas que limpam mobs facilmente. +Up relativamente fácil. +Classe dinâmica não ficando preso a dois ou três botões. +WL tem um teto de dano ridiculamente alto, quanto mais você investir mais dano ele pega sem saturar muito. Desvantagens: -Muito Frágil em builds mais dedicadas a dano -Facilmente anulada por carta GTB em woe A carta GTB teve seu efeito removido da woe -Extremamente vulnerável a reflect mágico de alguns mvps e equipamentos em woe. -HP base baixo. -Provavelmente a classe mais cara nos seus sets mais otimizados. -Dependência grande de equipamentos sejam eles baratos ou caros. -Classe não amigável pra iniciantes e gente que está inicializando no jogo, o começo vai ser mais sofrido mesmo. Hj com supernova é super fácil -Muitos problemas pra resolver e otimizar dano, cast variável, cast fixo, pós-conjuração, ignorar defesa mágica. -Embora tenha um sustain nativo, ele não é tão eficiente em leveis mais altos com mais dano como as classes físicas. 2. Atributos Para mais detalhes: https://browiki.org/wiki/Atributos#Atributos_Prim.C3.A1rios Força Atributo importante caso vá usar a máscara de Oni, nesse caso é recomendado fechar em múltiplos de 18 geralmente totalizando 72 pontos base. Sua outra função principal no caso de WLs é de aumentar a capacidade de peso, algo bem relevante pra carregar consumíveis e equipamentos pra switch. Outra funções de menor relevância incluem menor duração na imobilização do tornado e maior tolerância a máscaras de renegado nas WOEs Agilidade A Importância desse atributo esta principalmente ligado a aspd como outra função importante esta a imunidade ao status sangramento, ferimento crítico e sono. 100 pontos somando o atributo base mais o bônus garante imunidade. Vitalidade Principal função é ajudar a ser menos papel aumentando seu HP máximo, função secundária é imunidade ao status atordoamento, cumprindo essa função ao se obter 100 ou mais no atributo contando status base com bônus, e caso vá usar Máscara de Oni ajuda a ganhar pontos bônus em destreza. Também melhora a efetividade da cura de itens. Inteligência Um dos dois atributos principais da classe e sendo assim vou listar a integra do status, copiado do browiki: Inteligência (INT) é conhecida por aumentar o poder mental do personagem, melhorando os ataques mágicos e reduzindo a conjuração variável. Comumente usada em personagens mágicos. Cada 1 ponto de INT proporciona: Ataque mágico base +1,5. SP máximo +1% (multiplicativo). Efetividade de cura dos itens que regeneram SP +1%. Chance de sucesso ao criar poções de Alquimia +0,05%. Tolerância a silêncio e cegueira +1%. Reduz levemente o tempo de conjuração variável. Cada 2 pontos de INT: Defesa mágica base +1. Velocidade de regeneração natural de SP +1 a cada segundo. Cada 6 pontos de INT: Velocidade de regeneração natural de SP +1 a cada segundo. Pra builds mais otimizadas sua maior preocupação no status deve ser zerar o cast variável no atributo. A maior parte dos WLs vai ter 120 pontos ou mais nesse status. Destreza A principal função do status é diminuir o cast variável ou mesmo zerando junto com o status int. Status também é muito utilizado em muitos equipamentos sendo que muitas vezes 120 pontos ou mais do status são necessários para cumprir os bônus.(exemplo: Botas Temporais DES e Orelhas de Kardui exigem 120, fogo fátuo exige 125 de des no bônus máximo) Outras funções incluem diminuir as chances de ter equipamentos removidos, aumentar o ataque mágico e aumentar a velocidade de ataque. Sorte Principal função para wls é imunidade a status sendo os terríveis caos e maldição. Sub status Atributos que dependem dos outros, não se bota pontos aqui Conjuração A conjuração é composta de partes sendo a conjuração fixa e a conjuração variável. Ter a conjuração total zerada ajuda muito na habilidade corrente elétrica em particular, falarei sobre isso mais tarde. Conjuração Variável Reduzida tanto por atributos como por equipamentos quanto por itens que reduzam especificamente a conjuração variável da habilidade. A sua duração é calculado por: Conj. Variável ou Cast Variável= A*(1-B)*(1-C)*(1-D) A = Tempo de conjuração variável da habilidade B = [Redução por atributos] C = [Somatório da redução de conjuração variável] D = [Somatório da redução de conjuração variável da skill] B = Min( (2x(Total de Des)+(total de INT))/530,1) Basicamente se a soma de 2 vezes a destreza mais inteligente ultrapassar 530 B=1 se não fica o valor da razão (2x(Total de Des)+(total de INT))/530 C = Autoexplicativo, some todos os valores de encantamentos equipamentos e cartas que reduzam a conjuração variável. D = Autoexplicativo, some todos os valores de encantamentos equipamentos e cartas que reduzam a conjuração variável daquela skill em específico. Nota: Pegar IC tanto por equipamento quanto por atributo te torna imune aos slow cast de mvps como bispo ou belzebu, porem se pegar ic variável de habilidades específicas você ainda será afetado pela habilidade slow cast.(Info corrigida, anteriormente tava errada, porque falei que ic por equipamento é atingido por slow cast. A informação correta é de que não ic por equipamento funciona da mesma forma que ic por atributo na hoar de tomar slowcast) Conjuração fixa Valor que só é reduzida por equipamentos e por habilidades. Importante: Reduções porcentuais do Fixo não se somam, conta apenas o maior valor isolado. Exemplo se tu tem dois equipamentos um que reduz a conjuração fixa em 50% outro em 70% a redução na conjuração fixa fica sendo de 70% Para calcular a conjuração fixa primeiro se diminui do valor total da conjuração itens que reduzem a conjuração fixa, depois se aplica a porcentagem. A formula da duração da conjuração fixa é de Conjuração Fixa ou Cast fixo = (A-B)*(1-C) A = Tempo base de conjuração fixa da habilidade. B = Redução fixa da conjuração fixa (exemplos: rabo de gato, benção celestial, chapéu chique, Insígnia da virtude, botas temporais des...) C = Maior valor da redução fixa em porcentagem Juntando tudo o tempo de cast da sua habilidade é dado por Conjuração total= Conjuração fixa+ Conjuração variavel Ataque Mágico É o valor bruto de onde o dano de todas as suas magias vão partir(exceção para esmagamento mágico). É composto de A, o ATQM Base (ou statusMATK) que vem dos seus status, e B , o ATQM de equips e arma consumíveis e Buffs. As formulas gerais são dadas por A = floor[floor[BaseLevel ÷ 4] + Int + floor[Int ÷ 2] + floor[Dex ÷ 5] + floor[Luk ÷ 3]] Floor é simplesmente uma função que arredonda valores decimais positivos para baixo. B = ATQMArma + Variância + Bônus de refino + BônusExtra de refino +ATQM de equipamentos+ ATQM de buffs + ATQM de consumíveis Variância = (± 0.1 × (Level da arma)) × (ATQM base da arma + Bônus do refino) Importante falar que status como variância, alguns buffs não aparecem somando na janela de status do seu personagem lá, buff vip é um exemplo disso. Defesa Mágica Composta de soft MDEF e HARD MDEF aparecem na janela de status do seu personagem nessa ordem. De forma geral defesa mágica é um problema e tanto para arcanos porque diferente da defesa física valores baixos de defesa mágica reduzem bastante o dano. Abaixo vocês podem ver o valor da redução do seu dano pra diferentes valores de hardmdef. Com um valor de 100 de defm já reduz em quase 50% o dano recebido. Especialmente contra MVPS você vai querer ignorar o maior valor possível de defesa mágica, visto que se visa maximizar o dano para passar menos tempo tomando dano e levar a competição pelo monstro. As principais formas (não é uma lista exaustiva) de ignorar mdef geral é com o combo Botas de Pororoca + Bastão de Lágrimas, Cajado da Magia Oculta, Cajado de espinhos da escuridão, Máscara de Oni, luvas de H. Motto Para ignorar a MDEF de monstros chefes se utiliza mais comumente Carta Vesper, combo do Capacete Vesper + Carta Vesper, Vestido da Bruxa, escudo Purificado. Para ignorar a MDEF de monstros comuns e players se utiliza carta Arquimaga Katherine, atenção ela não ignora a mdef de MVPS e monstros boss. Destaca-se ainda formas focadas em raças de ignorar defm como manto temporal INT para ignorar a defm de bruto e demônio. Combo NeoPunk + marcatempo para ignorar a defm de amorfo e demônio. Combo Mímico do pesadelo+ Arclouse do Pesadelo para ignorar a defm de Bruto e Morto-Vivo 100 de HardMDEF, sem contar bônus de assumptio e habilidades como Balada Sinfônica, garantem imunidade a congelar e petrificação. Fórmulas SoftMDEF = floor((INT + (VIT ÷ 5) + (DEX ÷ 5) + (BaseLv ÷ 4)) HardMDEF = Somatório de defesa mágica dada por equipamentos e cartas Dano recebido após aplicação de MDEF = Damage × [(1000 + HardMDEF) ÷ (1000 + HardMDEF × 10)] - SoftMDEF Recarga Valor próprio para cada skill só pode ser reduzido por itens que explicitamente falam que reduzem a recarga da skill (exemplo: memorável mistério de magia). Pode ser burlada usando disparos de magia. Pós-Conjuração Valor em segundos que te impede de usar novas habilidades após usar uma habilidade em específico. Geralmente tratado como porcentagem por jogadores e quanto maior a redução da pós conjuração melhor. Exemplo básico: Corrente elétrica tem 3s de pós conjuração base, após usar a habilidade você não poderá usar outra habilidade durante 3s. Agora se tiver 30% de redução de pós conjuração poderá se utilizar outra habilidade em 2.1s e caso tenho 100% de pós conjuração poderá usar uma outra habilidade imediatamente após conjurar corrente, sendo limitado por sua aspd. ASPD Valor nada fácil de calcular sendo indicado calculadores para isso. Depende muito de Agi equipamentos e consumíveis e seu valor máximo pra classes 3 é de 193 e valor máximo de 190 para personagens com level menor que 100 Recomendo utilizar a seguinte calculadora http://www.zeindelf.com/ragnarok/aspd-calc/ ou utilizar o arquivo xls disponível no irowiki http://kaitch.com/files/FJK_iRO_ASPD_Calc_1.11.xls O número de ataque por segundo dada a aspd é dado por Ataques por segundo = (50/(200-aspd)) Valores de ataque por segundo para cada valor de aspd ASPD/ ataques por segundo 180 / 2.5 181 / 2.63 182 / 2.77 183 / 2.94 184 / 3.125 185 / 3.33 186 / 3.57 187 / 3.84 188 / 4.16 189 / 4.54 190 / 5 191 / 5.55 192 / 6.25 193 / 7.14 Repare que quanto mais alto o valor de aspd atingindo maior o ganho em dps em relação ao anterior. Exemplo: saltar de aspd de 184 para 185 te daria um ganho de dps de 6.3% já saltar de 192 para 193 te da um ganho de dps de 14.3% a diferença de spamar habilidades numa aspd de 190 para 193 pode parecer pouco, mas a aspd de 193 te da 43% mais dps do que uma aspd de 190. SPAM de habilidade Para spamar habilidades é necessário se atentar a conjugação dos valores de aspd com a pós conjuração daquela habilidade específica. Um dos dois vai limitar a sua habilidade de spam habilidades. Para spamar na velocidade máxima de aspd 193 é preciso ter uma pós conjuração de nos máximo 0.14s(esse valor corresponde ao inverso do número de ataques por segundo da aspd) Os valores pra se ter em mente em spam máximo é de pra spamar impacto espiritual (0.5s de pós conjuração) a 193 é necessário 72% ou mais de redução da pós conjuração. Para spamar chamas de hella(1s de pós) a 193 é necessário 86% ou mais de redução da pós conjuração, para spamar corrente elétrica é necessário 96% ou mais de redução. Seu número efetivo de habilidades por segundo é dado por Habilidades por segundo=Min(50/(200-ASPD),1/[(Pós-conjuração da habilidade em segundos)*(1-redução do valor de pós conjuração do seu personagem em porcentagem) +tempo de conjuração] ) 3.Habilidades Apenas uma descrição breve e recomendações, mas não vou dar maiores detalhes, para isso recomenda-se o browiki. https://browiki.org/wiki/Arcanos Arvore de Magos: Lanças de Fogo Habilidade útil no up inicial e pode ser útil na WOE TE, em geral recomendada apenas no up como pré-requisito pra pegar barreira de fogo. Lanças de Gelo Habilidade útil no up inicial recomendado deixar no level 5 por motivos de pré-requisito Relâmpago Pegue no level 4 não mais, não menos, apenas por motivos de pré-requisito de habilidades. Tempestade de Raios Deixe no level 1 como pré-requisito. Barreira de Fogo Muita gente gosta de ter no 10 como proteção contra arclouses em instâncias e pra ativar efeitos de itens, mas vai de gosto, geralmente sobra pontos nas skills de arquimago e bruxo juntas então acho um bom lugar pra por. Chama Reveladora Tenha obrigatoriamente em level 1. Escudo Mágico Praticamente obrigatório se ter no lvl 10 o consumo da gema azul é pífio e com rodex peso não é mais desculpa. Petrificar Geralmente se tem no level 1 como pré-requisito, o alcance da habilidade é horrível, é single target e consome gema, não existe muitos motivos pra se ter acima do level 1, pode-se tentar o uso em guerras de WOE TE, mas ainda assim não recomendo. Bola de Fogo Tenha como pré-requisito depois de transcender e antes de transcender é legal ter no 10 pra matar mobs mais rápido, em especial com carta condor de fogo, up mais facil do mundo. Aumentar Recuperação de SP Vai de gosto, tenha ao menos level 5 se for ter Dreno de alma. Eu gosto de ter no 5 Espíritos Anciões Tenha como pré-requisito apenas deixe em 7 se for ter dreno de alma, do contrário deixe em 5. Ataque espiritual Deixe o valor em 7, não existe motivo para aumentar esse valor. Rajada Congelante Recomendo deixar em level 1 mesmo, tem habilidades melhores. Proteção Arcana Habilidade de quest, obtida automaticamente ao virar transclasse, uma das melhores habilidades de redução de dano do jogo. Se sp não for um problema é recomendado ter sempre ativa Árvore de Bruxos Coluna de Pedra  Recomendo deixar no level 3 como pré-requisito Fúria da Terra Recomendo deixar level 1 como pré-requisito em woe TE pode ser legal deixar em level 5, mas nada muito relevante. Pântano dos Mortos Afeta monstros chefes, uma das melhores habilidades de Bruxo, não vejo motivo pra não ter em level 5. Ira de Thor Dano bom recomendo para WOE TE, com o rebalance de transclasse o dano melhorou muito e vem em burst de dano. Trovão de Jupiter Tenha ao menos em level 5 como pré-requisito, skill com dano ultrapassado, atualmente corrente elétrica bate bem mais, mas que ainda pode obter buffs por equipamentos futuros. Skill linda para WOE TE podendo atingir danos muito altos na guerra. Como grande vantagem tem a total ausência de pós conjuração e recarga sendo naturalmente spamavel ao contrário de corrente elétrica. Ter level 10 é opcional. Barreira de Gelo Já foi útil pra telar mvps na cheffenia, hoje tá sem maiores usos, recomendo apenas como pré requisito de ganbatein e congelar. Congelar Se for utilizar do combo pororoca é obrigatório ter no level 10, a skill ainda é útil pra se livrar de mobs de monstros que batem em você caso não for usar, mas já passa ser mais supérfluo sem o pororocas. Esfera d’ Água Recomendo ter em level 5 se for usar combo pororoca. A skill e lindona o maior dps de bruxo podendo ser usado como arcano com o combo pororoca tendo também um dos maiores dps. É possível utilizar com dilúvio. Da pra renovar o dilúvio enquanto ainda está na animação de uma esfera em altas aspd, varia de ping pra ping e até do sexo do seu personagem, sendo que a WL feminina consegue fazer isso mais facilmente, menor valor de aspd, devido a animação. Vídeo demonstrando aqui: https://www.youtube.com/watch?v=FRKvC99JZD0 Como contra ponto é extremamente inconveniente de usar e bem situacional. Nevasca Skill que divide opiniões obrigatório ter em pelo menos level 1 em qualquer arcano. O level 10 ainda causa danos relevantes depois, em especial com o combo biquíni de escamas. Para WOE TE é obrigatório ter level 10 nessa skill. A skill é útil até no level 175 de arcano mesmo não tendo no level 10. Se sobrar pontos pra ter nevasca level 10 eu definitivamente recomendo. Importante lembrar que assim como Ira de Thor, duas nevascas no mesmo local não se somam, fica apenas o efeito de uma delas. Supernova Tenha em level 3 como pré-requisito de chuva de meteoros. Não existe muitos motivos para se ter em leveis superiores. Com a chegada da Capa Fada do Éden vira uma das principais skills de dano do WL, se for usar essa capa deixe a skill no level 10. Da um dano gigantesco em área e spamavel com fixo baixíssimo. Hoje(23/09/22) a skill tem problemas na woe sendo refletido por itens como carta orc lord, então ela ta bém ruim nessa modalidade. A pós adequada para o spam é de 93% de redução de pós cast. Chuva de Meteoros Para maioria das situações recomendo ter apenas em level 1 como pré-requisito de Arcanos. Para woe TE é a skill de área de defesa de maior dps possível, superando nevasca com pós zerado pelo motivo de que duas chuvas de meteoros no mesmo lugar se acumulam e por isso é possível conjurar na mesma área vários meteoros. A nevasca ainda é bem mais conveniente, mas essa skill não deve ser desprezada. Coluna de Fogo Dano até ok, mas não recomendo que se gaste pontos aqui, talvez em woe TE com carta salamandra tenha um dano mais legal, acho dispensável. Árvore de Arquimagos Amplificação Mística  A quem discorde, mas gosto de ter em level 10, no futuro vai melhorar, e ajudar a dar hit kill em alguns alvos. Level 10 é ótimo nessa skill. Campo Gravitacional  Com esta o maior dano de area de HW hita elemento neutro e muito bem. Excelente para a woe TE Dreno de Alma Sustain natural de sp, funciona em skills de alvo único, como grande desvantagem tem uma animação que trava o personagem depois do uso, pode ser cortada movendo o personagem, tem quem prefira nem ter a skill, eu recomendo no level 10 pelo sustain e sp extra, se quiser entrar no modo Silvio Santos e gastar a vontade com consumíveis de SP recomendo que nem tenha essa skill, pois pode atrapalhar o dps em mobs grandes. Esmagamento Mágico É legalzinho pra brincar em alvos que refletem dano ou imune a magia, na prática não tem uso Ganbatein Única skill de arcano que remove efeitos do chão, tem um longo cast fixo e consome obrigatoriamente duas gemas, sendo uma amarela outra azul, e não é cancelado por skills como canção preciosa ou carta abelha rainha. Considero Skill obrigatória para woe TE, pro pvm acho dispensável, mas útil. Existem Builds na TE que se dedicam inteiramente a essa skill abrindo buracos no ME do clã rival. Vulcão Napalm Com o rebalance de classe 3 chega a bater mais que impacto espiritual caso impacto nao conte com os bonus de expansivos. Skill bate muito forte, para a WOE TE tenha level 5. Árvore de Arcanos Invocar Esfera de Fogo/Água/Terra/Vento Tenha essas skills no máximo em level 1, acima disso a polícia de geffen manda prender. Expansão Arcana Recomendo pesadamente ter em level 3 pelo aumento do alcance das magias o bônus do cast fixo é quase sempre desnecessário. Impacto Espiritual Considero essa skill uma das mais importantes se não a mais importante em todos os arcanos, obrigatório ter level 5 nessa skill. Pós baixa, cast 100% variável, afetado por telecinesia. O ruim dela é ter um elemento, fantasma, que na maioria das vezes é ruim, mas quando é bom ninguém segura o dano. Telecinesia O buff supremo na skill fantasma, todos os arcanos deveriam ter em level 5 também, ajuda muito a matar mvps fantasmas e mortos vivos muito mais rapidamente. Diminui conjuração variável de todas as habilidades, aumenta muito o dano da propriedade fantasma e corta o consumo de sp das skills fantasmas. Recomendo ter no level 5 em todas as builds. Drenar Vida Recomendo level 1 como pré-requisito ou level 5 pra utilizar como sustain. Gosto de ter a skill em level 5 em builds que não se utilizam de tetra vórtex. Utilizando com Disparo é uma excelente forma de recuperar todo o hp sem depender da recarga. Cometa Dano muito elevado área gigantesca, quase sempre consome gema, consumo de sp colossal, cast criminosamente alto, se for usar use com disparo. Meteoro Escarlate Com a chegada da carta Alma de Katherine virou uma das skills de maior dano, de warlock. Também é uma das skills mais convenientes de ter no up, recomendo level 2 como pré-requisito ou level 5 como nuke. A recarga da skill é alta e só da pra spammar no disparo, futuramente isso deve ser modificado, por agora é uma skill bem conveniente pra eliminar arclouses, pra upar, e pra limpar mob de mvp. Em cheffenia tu podes disparar uns 3 em sequência para derreter mvps no disparo exemplo: Warlock Droguinha - Cheffenia 05/22 - Solo parte 2 - YouTube -Creditos Duducito Chamas de Hela Recomendo level 5 para todos os Arcanos uma das skills de maior dps do jogo, com a chegada de magia oculta e com as botas da evolução atinge danos estupidamente altos. Única skill sombria que tu tem acesso também, sem essa skill é muito difícil matar mvps como Valquirye Randgrids e outros da propriedade sagrado 4. Seu spam não é travado pela animação, diferente de corrente elétrica, a pós conjuração de 1s também ajuda, diferentemente dos 3s de corrente essa skill não precisa de sets muito específicas pra spammar no talo. Zero Absoluto Recarga alta, pode ser útil na woe, no PVM é melhor deixar como pré requisito no level 2. Esquife de Gelo  Skill útil para limpar os mobs da tela ou congelar eles(congela com 100% de chance), alguns mvps como flor do luar morrem muito facilmente para spamm dessa skill. É uma skill que é spamavel mais rapidamente com cast minúsculo do que zerado, não me pergunte o porque disso. Abalo Sísmico Skill situacional, pegue somente se for ter tetra vórtex, ou se jogar woe. O Dano não é ruim, mas tem muita coisa melhor para por ponto. Pântano de Nifflheim  Pode ter sua utilidade em woe, mas mesmo na guerra nunca vi usando, recomendo não botar pontos aqui. Fúria da Medusa Petrificar em área, mas o alcance ainda é pequeno, pode ter sua utilidade na woe normal, mas é outra skill que não vejo usando. Recomendo botar os pontos de pré-requisito de tetra se for ter. Corrente Elétrica: Outra skill carro chefe na build de spamm, a skill mais difícil de otimizar o spamm devido a gigantescos 3s de pós conjuração e 1 segundo de fixo. A skill se beneficia muito do user ficar instant cast(sem conjuração fixa e variável) pois corta a animação dela e permite spammar numa velocidade muito mais rápida do que alguém que tem um micro cast o DPS mais que dobra quando ic com aspd alta e redução de pós cast acima de 96%. Recomendo em todas as builds, pra quem vai de esfera d’ agua ainda é uma boa skill pra matar mvps de agua, podendo usar bala de guaraná após cada uso da skill pra diminuir o tempo de pós cast. Abaixo seguem valores chaves pra se ter em mente relação ao equilíbrio de aspd e pós-cast pra corrente IC, pra cada valor de aspd vai ter uma redução de pós cast. Tenha em mente que a tabela de pós cast pra mínima aspd vai ser na prática um pouco diferente devido a questões de arredondamento outra coisa a se ter em mente é que isso é o mundo ideal do ideal, no real seu dedo não vai ter tanta capacidade de dar clicks no mouse e outros fatores como ping vão influenciar na velocidade que se casta. Essa tabela é mais pra se ter uma ideia do máximo teórico, na vida real seu dedo, mouse e ping vão limitar seu spam bem mais do que isso, ao menos pra valores de pos cast até 93-94% seu pós caindo abaixo disso vai importar bastante. ASPD / mínimo pós-Cast necessário 193 / 96% 192 / 95% 191 / 94% 190 / 94% 189 / 93% 188 / 92% 187 / 92% 186 / 91% 185 / 90% 184 / 90% 183 / 89% 182 / 88% 181 / 88% 180 / 87% A conclusão aqui básica é que é importante atingir 95 96% de pós conjuração pra maximizar o dano da corrente, em um exemplo caso se tenha 90% de redução de pós conjuração se trabalha com um intervalo de ataques de 0.3s sendo 3.33 correntes por segundo que corresponde a aspd de 185 ou seja caso resolva ter 90% de redução(2 anéis e uma kiel por exemplo) no lugar de 96% de redução se perde uma quantidade absurda de dano devido ao spam na corrente, você só daria 47% do dano(ou 53% do dano no Max spam) que daria caso tivesse 96% de redução. Em um outro exemplo que com purificado 2 anéis e uma kiel se pega 95% de redução de aspd, o que da um intervalo de 0.15s entre correntes ou 6.66(aspd mínima de 193 pra atingir esse valor) ataques por segundo. Na comparação com o 7.14 ataques possíveis se perderia 6.7% do dano que se teria caso tivesse 96% de pós tenha valor esse facilmente compensado por estar usando 2 anéis expansivos fátuo e echarpe, como geralmente é feito. Tetra Vortex  Um dos maiores nukes elementais, a recarga de 10segundos é alta. É útil pra matar mvps em esquemas hit and run com disparo. Muito útil com a build de esferas d’ Agua. Hoje com builds voltadas para spam de habilidades falta ponto para por tetra vórtex. Maximizar Poder Pode ter seus usos, tem uma recarga de 50 minutos tornando a habilidade bem ruim pra uso geral, não recomendo pontos aqui. Exílio Principal utilidade da skill no pvm é usar em si mesmo pra tankar skills pesadas como tetra vórtex ou terremoto, é um dos melhores recursos defensivos do jogo e pode tornar o WL um bom tank. Em woe é muito boa para parar alvos que se recusam a morrer, desvantagem incluem um alcance baixo. Recomendo level 1 para maioria dos arcanos, arcanos voltados pra woe podem querer mais pontos aqui, mas ainda assim é meio inconveniente devido a falta de pontos. Distorção Arcana Pegue no lvl 5 se for se aproveitar de todos os bônus dos expansivos em builds de spam, do contrário deixe como pré-requisito no level 1. Afeta as seguintes habilidades https://browiki.org/wiki/Discussão:Distorção_Arcana Existe um certo acordo de cavalheiros em woes no BRO para que não se use essa skill, usar ela pode fazer seu clã mal falado e você também, mas proibido de usar não é, só saiba bem a situação que você quando for usar essa skill. O uso dela fora do pvm é abuso de skill e só serve para atrapalhar outros jogadores, não use. Maestria Arcana: Permite que magias causem o máximo de dano mágico, mas aumentando o custo de sp das habilidades em 25%. Pegue em level 5 apenas se quiser usar o bônus de tirar 30 da pôs conjuração das habilidades o que é bem recomendável. Obrigatória em builds de spam de habilidade. O que essa habilidade faz é diminuir muito a variância do seu matk devido ao refino da arma. Testes meus indicam um aumento geral de 10% no dano das skills com arma refino 13 e level 4. Recomendo usar em level 1 mesmo que tenha maximizado porque se morrer poderá usar mais rapidamente ao invés de ter que esperar a recarga acabar, além do efeito ser o mesmo em todos os leveis, mudando apenas a duração e recarga. Estudo Arcano: Essa skill só faz sentido de pegar se for ter disparo. Memoriza magias pra serem utilizadas, recomendo em todas as builds. Informações das habilidades a serem disparadas, para fins de quantos pontos você precisa pra memorizar uma habilidade é importante lembrar que os pontos bônus contam também, não é só a int base, se Potar um Siroma e receber um Clementia já ganha mais pontos para memorizar. https://browiki.org/wiki/Estudo_Arcano Os livros são obtidos através de quests e por compra. https://browiki.org/wiki/Novas_habilidades:_Magos_e_evoluções#Bruxos Estudo Arcano Avançado: Bote somente pontos que sobrou aqui, vejo pouca necessidade de ter esses pontos extras, talvez auxilie no up em disparo, mas acho bem dispensável. Disparo Arcano: Dispara magias memorizadas ou esferas em volta do personagem, dando preferência as magias memorizadas. As magias são disparadas em ordem reversa de memorização em um esquema de pilha, a última mágia a ser memorizada é a primeira a ser disparada. As principais skills a serem disparadas são Cometa, Tetra, Dreno, esfera D’ água, Nevasca, Meteoro Escarlate. Recomendo em todas as builds. Isso de forma geral é bem pessoal, mas para um aventureiro de primeira viagem eu sugiro que antes de virar transclasse bote bola de lanças de fogo primeiro no 5 depois lanças de gelo no 5 , depois bola de fogo no level 10(apenas pra up de classe não renascida) e ai bota barreira de fogo, os pré-requisitos as lanças no 10. Quando virar bruxo abra com TJ 10, pântano 5 e nevasca 10 o resto é bem a gosto. Depois de renascido a coisa fica mais complicada e é preciso prestar bastante atenção nas habilidades pra não colocar pontos no lugar errado. Novamente minha sugestão (longe de ser algo obrigatório ou mesmo otimizado, é apenas algo que eu gosto de seguir) é colocar logo nos primeiros pontos lanças de fogo no 4 e de gelo no 5, depois botar bola de fogo no 5(caso vá ter barreira de fogo, que eu encorajo que tenha) depois botar os pré-requisitos das habilidades de bruxo. Virando arquimago(a) abra com TJ 5 e pântano 5 e vá colocando o resto dos pontos ao conforme a conveniência, dreno de alma se for ter é legal botar cedo pra zerar problemas com sp também. Como Arcano tudo depende dos itens que você já tem disponível e da build que você vai fazer vou apenas tecer comentários gerais: -Mesmo tendo Gioia e elviras e tudo pra corrente eu não acho que seja uma skill legal pra botar no começo até porque ela provavelmente vai depender de maestria arcana no 5 com anel expansivo pra ter um dps legal e ainda assim não é uma das melhores skills de up porque não é exatamente de área. Eu gosto de abrir corrente lá pro level 120 130,, caso vá upar na torre sem fim pode abrir um pouco antes. -Expansão arcana é muito bom, mas em geral pode esperar até mais tarde na build pra fechar os 3 pontos nela. -Esquife se tiver bons equips de dano de água e redução de fixo pode ser uma ótima opção pra upar, talvez a melhor no low level(faixa do 100 até o 120, depois começa a faltar dano), funciona como um expurgar de insurgente do elemento água, a maior desvantagem é que exige uma quantidade não tão baixa assim de pontos pra colocar no level 5, mas definitivamente é bom abrir essa skill cedo, talvez até primeiro caso esteja upando em magmaring. -Meteoro escarlate, mesmo não tendo no level 5, é uma das melhores skills de up, com a carta alma de katherine na arma level 4 então vai obliterar todos os inimigos no up até o level 175 praticamente. Minha opinião é que deveria ser uma das primeiras skills de dano a se pegar também. -Impacto Espiritual, caso tenha os anéis expansivos uma ótima escolha de skill pra por seus primeiros pontos de job, tendo os anéis eu gosto de ter como a segunda skill a ser aberta. -Chamas de Hella, ótima skill, mas não necessária nos leveis iniciais gosto de ter ela no level 130 140. -Maestria Arcana: caso tenha os anéis expansivos é uma boa skill pra por no level 120, mas vai da conveniencia também -Drenar vida: puramente da conveniência, eu só tenho em leveis mais avançados porque poto ou uso itens/habilidade que me dão cura ou kaahi. -Distorção Arcana: somente em casos de ter expansivo e queira botar no 5, recomendo como a última skill a ser pegue. -Disparo Arcano: Caso vá upar em juperos, ou mapas especiais ou outro lugar que mobe muito, pegue tão logo for pra esses mapas, caso o contrário pode esperar bastante essas skills. -Abalo: Caso vá pegar pegue sem pressa, não tem muitas situações que seja uma skill especialmente útil, quase sempre vai ter coisa melhor na arvore pra pegar. -Tetra Vortex/Cometa: São skills a serem pegas bem mais tarde, não tenha pressa nelas, cometa ainda é uma skill que da pra pegar mais cedo, mas não gosto de ter como skill de up, vai consumir bastante do sp, fora as gemas. 4. Builds Sugestões gerais de build Comuns Warlock de Spam de habilidades Árvores de habilidades recomendadas. Para builds de spam de habilidades, mais caras porém com maior DPS e mais versáteis eu recomendo essa build. Da pra fazer ela de forma bem mais barata, mas começa a perder bastante efetividade. Skill tree base recomendada: http://irowiki.org/~himeyasha/skill4/wlk.html?10rEdxoXeBdqabboeBgA2cdBaFaFqnaSrBqobnIn1 O resto dos pontos fica a critério, eu gosto de dreno de alma, amplificação mística e (meteoro ou cometa sendo mutualmente exclusivos) Sugestão geral de faixa de atributos para build de Spam Força: 1 até 7x - somente pelo peso ou caso vá usar oni, mas máscara oni hj é bem ultrapassado. Agilidade: 4x até 100 - Muito importante para pegar aspd alta e spammar melhor as habilidades. Vitalidade: Vitalidade 4x ~ 120 - Imunidade a atordoamento, HP maior se for usar o tapa olho da para esticar até o 120. Inteligência: 100 ~ 125 - Para ter facilidade de pegar IC, para o combo infame e Botas Inteligêntes, não recomendo colocar menos de 100 Destreza: 120 ~ 130 – A utilidade básica desse atributo é pegar IC, hoje em dia da para fechar com valores bem mais baixos de destreza e a temporal des não é mais necessaria. Mas ainda é um atributo bom para ter alto se for fechar variavel por atributo. Sorte: 1 ~ 6x – Atributo coringa, serve pra muita coisa, em geral gosto de deixar em faixas mais intermediarias para fechar em 100 de sor e pegar imunidades, alem de que ele da um atqm mais marginal então os valores iniciais por custarem muito pouco ponto acabam dando mais atqm por ponto de atributo que a int em valores mais altos. Virar arcano rushando 120 ou até mesmo 125 de destreza não é uma má ideia, com int como atributo secundário, depois é int, vit e for a gosto, se for usar oni, gosto de ter 36 de força ao menos cedo tb, o resto é da conveniência. Sugestão da ordem de como botar os atributos Minha WL com build spam tá com 2 de for, 72 de agi, 91 de vit, 120 de int e 120 de des resto em sorte, tem bem mais atributo que o necessario para o IC, mas eu gosto assim. A skill de tree esta da seguinte forma: http://irowiki.org/~himeyasha/skill7/wlk.html?10qneAoXfbdDabeBeBGKcAapdBaFqSqnaSrBqobnIn1 Sigam se quiserem, essa é a minha opção e é longe de ser a única existente ou a melhor build. --------------------------------------------------------------------------------------- Build de esfera d’Agua(esta aqui pelo seu uso histórico, ta bem ultrapassada) Antiga build meta, perdeu espaço devido a inconveniência de ficar preso em um só elemento mais forte é uma build um pouco melhor pra dar nukes e one hit com tetra e combo celine. Ela é mais velha e mais em desuso, mas ainda é bem forte. Não é recomendada para cheffenia nos dias de hoje devido a uma série de inconveniências. ASPD altos tem seu valor nessa build para emendar uma esfera d’agua na outra. Para builds de esfera d’Agua recomendo essa skill tree. http://irowiki.org/~himeyasha/skill5/wlk.html?10rEdxoXeBdqcBeBdxhNcAacdBdSaFqSrbeBdobnIn1 Sobram 4 pontos de arcano, gosto da possibilidade ou de drenar vida lvl 5 ou maestria arcana lvl 5 para pegar o bônus de 30% em pós conjuração, existe a possibilidade de não pegar tetra vórtex também com a build de esfera d’agua. É bem válido, mas pessoalmente acho que tetra casa bem com esferas. Os atributos podem ficar iguais ao de spam se usar Oni, se não for usar pode-se ter muita Vit, para maiores valores de HP junto com pororoca. Mesma coisa da build de spam virar arcano rushando 120 ou até mesmo 125 de destreza não é uma má ideia, com int como atributo secundário, depois é int, vit e for a gosto, se for usar oni, gosto de ter 36 de força ao menos cedo tb, o resto é da conveniência. Atualmente ultrapassado a seguinte imagem, mas dá uma ideia de uma construção. Exemplo de sets possíveis(@Creditos ao user duci do discord de arcanos foto do final de 2021) Segue outros sets mais atualizados setembros de 2021 de como jogar com vários switchs sem purificados, hoje tu podes sempre mudar a oni pelo colar do mago Salomão e colocar escudo com penas se for para jogar sem ser purificado se for para jogar sem gioia uma capa do guardião morto é excelente também. Exemplo de sets mais high end com switchs funcionaram desse jeito, lembrando que é um exemplo.(Créditos ao user duducito de novo) Um set de supernova em outubro de 2023 idealmente assim. Surgiro que ao usar supernova tenha uma luva sombria anticongelante com escudo da estabilidade e uma armadura de perseu tbm. Existe duas vespers para fechar bypass. Ou outra opção é usar combos Tempestivos no lugar. O meu set de equipamentos principais para cheffenia hoje(15/09/2023) esta assim, nops não uso u-fixa, não que não o dano não seja melhor, eu apenas gosto mais assim: Da para mudar muuuuuuuita coisa ai na minha opinião, mas eu to feliz com esse set, tu sempre pode trocar as atrias por elvira, usar outra capa, eu mudo muito a bota, a arma e a armadura durante a gameplay. O mid tbm mudo para orelhas fantasmagoricas quando quero estar quase 100% do tempo de telecinesia. Exemplo de Set mais barato de Arcano otimizando tudo(Válido para o Thor), créditos para o user duducito7 do discord do rag. Vídeo do set: (51) Warlock Droguinha - O Set do Criminoso - Custo/Benefício (SEM GIOIA e com Switch cajados) - YouTube Esse set vai ter mais dificuldade de pegar ic por atributo, uma adaptação pro valhalla seria usar égide das divindades e manto dos espiritos com cenere. Lembretes e pitacos meus na hora de buildar e planejar o WL: -Postei mais sets high end, coisas pra se mirar, tem muitos sets bem mais baratos com danos não tão abaixo. -Muitas vezes pode se ter uma arma pra switch, Magia oculta é excelente pra hela porque tem dois slots e encantáveis, mas caso queira atacar de corrente nada impede que se use um espinhos da escuridão, que te permite pegar uma pós extra e um bypass extra. -Pra boss com defesas mágicas baixas, como por exemplo os amdarais não se sai tão no prejuízo se fechar umas 80% de bypass, pode valer a pena pra pegar dano em outro lugar, já pra outros como a celine é bem recomendado ignorar tudo. -Não precisa se fixar tanto no IC durante o up e instancias, eu só faço questão de pegar ic em bio5 e competição de mvp. -Contar com Clementia na hora de fechar o up tem seus inconvenientes, mas eu gosto de contar porque faço pouca questão de solar, um AB do teu lado torna tudo muito mais fácil e eficiente até. -Não é algo tão geral e vai de opinião pra opinião e situação pra situação, mas na hora de fechar equipamentos e ir comprando uma boa heurística é primeiro tentar fechar o bypass de defmag em (especialmente de mvps), depois se preocupar em ficar com um cast baixo(se for jogar na corrente otimizada é importante zerar) e depois fechar a pós conjuração. 5. Equipamentos No endgame: Aqui uma sugestão de equipamentos mais utilizados em sets mais consolidados geralmente aqui vai estar o melhor do jogo para várias situações. Porém não e exaustivo, pode ter outros equipamentos muito bons, ou outros melhores que saíram depois que publiquei o guia. Arma: O Criador[3] Cajado Supremo das classes mágicas, use em todas as habilidades que não forem chamas de hella. Da resistencia hp bless para fechar o ic,resistencia a distancia e um cavalar buff no matqk%. O cajado é excelente. Cajado da Magia Oculta[2]  Melhor opção para Hella, seu bônus é absurdo em chamas de hela, essa arma faz hela brilhar a ponto de fazer pouco sentido utilizar hela com outra arma, também ignora 50% da def mágica de todo mundo no refino 10 ou mais. Refino inferiores são uteis mais a partir do refino 10 é o melhor custo benefício. Pode ser encantado em Malangdo 2 vezes ao custo de 4 iras do deus mar cada para obter as poderosas pedras de amplificação 1 e 2(conhecidos como PA1 e PA2). Definitivamente uma arma para todos os arcanos terem, mesmo o de esfera, embora não seja a arma principal. Bastão de Lágrimas [2] Arma chave na build de arcano esfera d’agua combando com pororocas. Também pode ser encantado em Malangdo ao custo de 3 Iras, provavelmente a melhor arma para Arquimagos de WOE TE. Adaga das Valquírias[2] Arma mais voltada pra woes em um set mais focado em passar status e castar ganbatein. Refinando a arma se pega HP extra e resitência extra contra humanoides. Não use fora dessa situação. Rutilus-OS Arma extremamente barata e versátil fácil de encantar com bons enchants, porem só deve ser o melhor no slot na hora de cometar, é uma boa opção para meter umas Almas de Katherines tbm, enfim acho que vale a pena experimentar com ela caso não ache nada melhor ou queira cometar por ai. Cetros de Brasilis: Farmável no evento de diversidade Oxum, Xangô, Iansã e Oxossi devidamente cardeados para alvos específicos e com encantamento PA2 Devidamente cardeados com os mesmos bônus que os cetros dão, fazem um ótimo combo em alguns monstros. Sendo muito mais baratos e melhores nas situações específicas nos quais se encaixam. Cetro Brutal: Ótima opção para guerra por dar hp e mdef pierce bonus em humano, encantavel com PA2 fica bala. Se tiver um com PA2/1 ou PA2 Bi deve passar o criador, mas acho muito especifíco. Cartas para armas: - Cartas de aumento de dano mágico para os cetros de brasilis. - Carta Marionete demoníaca: para aumentar ASPD - Carta Celine Kimi: metade dos efeitos da carta Vigia do Tempo com um bônus estético de auto conjurar ferida mortal que é bem útil na woe. - Carta Vigia do Tempo: melhor carta de dano geral, cara e aumenta o consumo de sp o que não é conveniente, mas é a melhor carta pra dano. - Carta Leão de Vinhas: somente se for combar com combo kardui para dano especialmente na woe TE. - Carta Alma de Katherine: usada para aumentar o dano de Meteoro Escarlate - Carta Veritas: Maior uso é combar com a capa Fada do Éden e ganhar mais uma skill usando supernova. Se for usar tal capa recomendo bastante o uso dela. -Carta Ursinhos Coloridos e Fragmento de Alma: Opções lindas e que devem ficar obsoletas com ogh challenge mode, mas muito muito boas. Para ver as cartas específicas de aumento de dano mágico racial para os sets de brasilis ver os links do browiki: Aumenta dano contra raça em 10% equipa em arma. Aumenta dano contra monstros de um determinado elemento em 10% Topo: Chápeu do Éden: Melhor chapéu pra woe com carta Arquimaga Katherine. Equipa antes de virar arcano até, tem um dos melhores bônus de dano de magia, da status de INT e DES. Com o combo Arquimaga Katherine(atenção que é a carta da mvp, não do monstro comum ) definitivamente a melhor opção em woe clássica e 2.0, também devido a possibilidade de ficar com telecinesia 100% do tempo é um ótimo chapéu pra farmar instancias. Laço da Celine [1]: Melhor opção de longe para o WL de esfera d’agua e supernova e não faz feio em builds de spam com o combo celine. Com um set bem montado é provavelmente o hat de maior dano em único ataque. Encantável, sendo que AA e pedra des são provavelmente os melhores encantos para a classe. O hat também é bem barato. Memorável Mistério da Magia [1] O hat, também conhecido como MMM, só equipa no level 170 então é bom ter uma boa opção pros leveis anteriores. Ótima opção para todas as skills de WL dando Status, HP/SP e dano no impacto. Retira conjuração fixa se encantado, o encanto é difícil de conseguir, mas longe do impossível. Devido aos encantos que são caros de obter o céu é o limite para o preço e desempenho do hat. O melhor encanto para a classe é a insígnia da virtude sendo que ele começa a brilhar tendo essa mesma insígnia no level 5(famoso IV5). Esse encantamento pode ir até o level 10, mas esse encanto só é possível com sorte de mega sena. Na prática o máximo viável de ir é até o level 8 e os caros vão ser até o level 6 e 7 a maioria deve ficar no level 5. Para mais informaçòes do valor médio de custo pra encantar o hat em cada level partindo do 1. Um estudo sobre os refinos dos chapéus de Bio5 - Bruxos e Evoluções - Ragnarok Online Brasil - Fórum (playragnarokonlinebr.com) Para mais informações do encantamento https://browiki.org/wiki/Tumba_da_Honra Benção Celestial Esse é um ótimo hat de up também e potencialmente o melhor hat de WOE TE. Supera o dano do MMM em alguns Sets e skills no refino 15. É um hat bem de luxo de ter nesse refino uma vez que o custo estimado médio de fazer esse hat é perto de 5 bilhões de zennys. Acessório Extravagante Hat que da mais dano, porem reduz menos o cast fixo que a Benção Celestial, ao meu ver o seu uso endgame seria para cometar apenas com o rutilus, mas caso ja tenha ele ou queira investir não ficara na mão. Mid e low: - Fogo Fátuo + Echarpe Misteriosa + Juntos formam isoladamente o melhor dano, mas sofrem de não terem um slot extra para ajudar em cartas que aumentam ataque mágico ou diminuam a pós, ou ajudem a ignorar defesa mágica. Exige 125 de des e geralmente vai casado com 2 anéis expansivos, mas podem ser usados em WL de esfera d’ agua também com o combo celine. No evento das fadas a echarpe pode ser encantada com vel de atq +1 -Tapa olho com Orc Heroi + Echarpe Misteriosa + Boa build. Também comumente faz um personagem bem mais resistente e menos papel pela vitalidade alta, defesa alta e mais facilidade para pegar imunidade a status como chaos e maldição. Abaixo uma comparação entre fogo Fátuo e Tapa olho(créditos ao duducito) (3) Warlock Droguinha - Endgame Fogo Fátuo x Tapa Olho (05/22) - YouTube - Óculos +lenço infame + Ótima opção, principalmente por ter um slot extra permitindo a flexibilização de muitos equipamentos. Downside o visual é horroroso, se for usar infame coloquem visuais, não fiquem com isso na cara. - Orelhas de kardui + fragmento do yggdrasil + Uma das melhores opções para enfrentar playes, tem um combo muito relevante com carta leão de vinhas, um dos melhores sets para se usar tanto em woe como woe TE. Bem mais barato que os outros dois também, porém muito mais situacional. -Cesta das Maravilhas Atualmente estou gostando dessa opção junto de uma lady branca até mais que o fogo fatuo, 10 all status e 200 de atqm, outros pets podem te dar 10% contra tamanho e 200atqm o dano vai ser inferior ao fogo fatuo, mas a conveniencia e a possibilidade de usar um slot extra é maravilhoso, como penalidade vai ter que manter um pet com lealdade alta. -Super óculos Poring[1] Combado com a respectiva bota também é ótima opção para Woe TE: -Orelhas Fantasmagóricas[1] Muita gente despreza, mau faço uso disso em switch em cheffenia, com uma carta Engkanto deita veneno mais rapido que outras e ainda te faz ficar de telecinesia quase full time ao custo de uns 20% de perda de dano. Não subestime. Cartas para o topo e meio: - Carta Fenrir MVP: A mais cara delas, muito mais utilizada em sets do topo do topo dos servers. - Carta Kiel: Ajudando a fechar pós cast da classe. - Carta Vesper: Um pouco mais budget, mas ainda uma ótima opção para alguns sets. - Carta Maya Macho: Útil na woe e para ver monstros escondidos. - Cartas Lichterns: Não recomendo, mas pode ter seus usos para melhorar marginalmente alguns danos. Armadura: Vestido Abissal [1] Não permite ser empurrado, propriedade sombrio, deve ser evitado ao lidar com a valquíria. Melhor carta é Amon Rá pesadelo, mas naght Sieger também é boa e eu já tive uma e gostei. Vestido Natural ++ Vestido interessantes para woe e bater nos mvps que são fracos contra seus bonus. Vestimenta Arrogante [1] Ou Colete Ilusion B[1] + Armadura geral de dano, permite vários encantos, são farmaveis então considere fazer uma caso não tenha muita grana. Idealmente a arrogante deve tá com um RM3/1, RM2/2, RM3/2 ou RM3/3 O colete deve ta com 2 S-ATQM e 1 U-Pós Biquíni de Escamas [1]  Armadura de dano geral também, é maravilhoso com a carta Celacanto Cruel, dando um boost gigantesco na nevasca fazendo uma skill muito mais relevante nos leveis 175 Vestido da Bruxa [1] Armadura de dano geral, uma das melhores opções, especialmente combado com o manto da Bruxa ou não é a minha opção preferida com carta prof celia para sets de corrent. Manto da Sara [1] Armadura que quando encantada com o PA3 esta dando um dos maiores dps possíveis, com o pingente do mago salomão aumenta ainda mais os danos. Vestido Mágico da Celine[1] Opção viável apenas com o laço da Celine, a melhor armadura para usar com uma fada do eden combo celine para abusar de supernova e em sets de corrent com u-fixa. Sobretudo do Senhor do Tempo [1] Opção relevante para woe TE, não é a melhor opção de dano na guerra, mas bastante conveniente. Armadura do Herói Sábio [1] Uma das melhores opções em WOE TE para dano, equipa desde o level 1 também, sendo ótima pra up. Armadura Eclipse [1] Uma das melhores armaduras do jogo basicamente para tudo e para qualquer classe. Quase sempre a melhor armadura defensiva combada com a carta certa. A redução em 70 do cast fixo, pode ajudar muito em spam de hella com botas da evolução também. Manto do Cientista[1] e sua evolução [MEGA] Vestimenta da Seda[1] Boa opção, se tiver condições de ter tenha, junto com o combo dela é um dos maiores danos no impacto espiritual, acho uma melhor opção para woe, mas funciona no pvm também. Seu uso é legal especialmente pelo hp, dano do impacto, pos e bonus de tamanho, contudo devido a não ignorar defmag ainda acho uma opção geral menos versátil que o vestido da bruxa usado com purifidao e armas de brasilis. Mas onde as armas de brasilis não pega deve ser a melhor armadura. Armadura do Cavaleiro Branco[1]: Boa pedida caso esteja com dificuldades de fechar a pós sem armadura. Como bônus te da um vigor, skill muito útil pra fugir de situações perigosas. Pra dano, ou mesmo tankar é bem dispensável. Sempre tem a opção de ser uma armadura de switch rápido para momentos em que se deseja fugir de um mob e não travar devido ao vigor permanente. É a minha opção para andar de vigor por ai, sempre faço switch disso para andar em ambientes hostis. Cartas para a armadura: -Carta Amon Rá do Pesadelo: Uma das melhores cartas mvps para arcanos, especialmente uteis em monstros sombrios visto que WL geralmente tem desvantagem elemental contra esse elemento. Das cartas mais caras essas é uma das melhores pra ter sem dúvidas. -Carta Celacanto Cruel: opção usada no Biquíni de Escamas, faz a nevasca voltar ao jogo lindamente. -Carta Professora Celia: Usada mais no vestido da Bruxa, não é a melhor opção de dano, mas ajuda caso tenha um sorc e ainda faz o vestido ter um dano de % de matk sem congelar. Provavelmente melhor opção de dano no vestido da bruxa. -Carta Crothen: Geralmente melhor opção de dano puro em arrogante, principalmente no manto da Sarah, mas pode ser usada genericamente em qualquer armadura voltada a dano, vai muito bem em um set de WOE TE tb. -Carta Amdarais e Amdarais Sombrio: Pode ser melhor que crothen dependendo do Set, mas tem suas inconveniências, vai muito bem numa armadura do herói sábio pra woe TE. -Carta Meyer: Em muitos sets melhor que crothen até não despreze, ela é boa e barata. -Carta Cavalo Marinho: Útil para não congelar em qualquer armadura, muito mais barata que as demais e por vezes a melhor opção. -Carta Tao Gunka: Para usar no eclipse, te da um hp lindo pra sobreviver a muitas coisas que de outra forma morreria. Escudo: Escudos de Brasilis[1](escudo da agua, fogo, terra, vento) Em refinos baixos da bastante HP além de um bônus elemental muito bom, opção barata ótima. Escudo de placas do Samurai [1] Talvez a melhor opção em woe e em mapa bio5 pela excelente resistência a danos a distância, com certeza um escudo a se considerar Escudo Celestial [1] Escudo bom pra resistência geral, não é um item ruim para WOE e resistência. Coelho Macabro [1] Ótima opção para quando não se quer ter o cast interrompido, um dos escudos mais ofensivos do jogo. Não da bônus de defesa fora a chance de refletir magia de volta. Muito usado também pra situações de priorizar ataque.Escudo Maldito [1] Escudo da Bruxa[1] Ótima opção com vestido da Bruxa, o maior defeito é que so contribui com dano, mas a resistencia a 20% fantasma + um manto espiritos da alma te permite sobreviver a usuarios de maya em woe ao atacar com ataque espiritual. Escudo da Valquíria[1] Escudo muito defensivo, extremamente barato, brilha em situações de defesa, tem o ponto fraco de ser quebrável. Com um Coat é por vezes a melhor opção geral de defesa. Égide das Divindades[1] Escudo que veio pra auxiliar muito a fechar pós conjuração sem kiels, da uma imunidade difícil de conseguir contra petrificação e já vem com bônus de cura e cura 10. Como não amar esse escudo. Ótimos em sets mais baratos sem perder muita eficiência e com imunidade extra. Escudo Purificado [1] Opção que se popularizou, um dos equips mais caros listados, sua grande vantagem é a possibilidade e encantar para ignorar defesa mágica de boss além de dar muita aspd, alguma pós e algum ataque mágico. Peca por ser um escudo não tão defensivo, ser quebrável e ser extremamente caro, agora com certeza uma das melhores opções disponíveis. Se tiver use com coat ou ao menos ou tenha um outro reserva caso quebre. Se tiver ele, a Oni passa a ser mais dispensável e compensa jogar de 2 aneis expansivos com fogo fátuo e echarpe. Escudo E.X.C [1] Escudo interessante para obter um atkm extra e hp e sp extra relevantes, não acho uma opção particularmente das melhores, mas não da pra esquecer ele. Pode melhorar o dps em muitas builds, também pode pegar uns R-elemento pra ficar mais defensivo. Considere ele. Para mais informações: https://browiki.org/wiki/Operação_Sucata Escudo de Carvão: Não permite que vc seja empurrado, da uma boa quantidade de HP e SP resistencia, é ok, mas não recomendo tanto. Escudo Ilusion : A depender dos seus encantos de Super e se conseguir fechar a velocidade de ataque pode sim ser uma boa opção. Cartas para o escudo: Literalmente qualquer uma, mas vou destacar a Sapo de Thara pra woe, Alice para mvps, cartas do combo Barão, Bijou e a famosa Carta Besouro Ladrão Dourado. As cartas do barão e da cavaleira e outros de redução por tamanho aparentemente só tão reduzindo danos físicos, o mágico tu vai tomar full ainda, considere isso antes de partir pra tais escudos. Capa: Manto da Bruxa [1] No refino +15 da vigor permanente uma ótima resistência a fogo e vento e um multiplicador gigantesco no ataque mágico. é atualmente uma das opções favoritas. Em desuso, ninguém mais usa isso. Manto Temporal INT [1] Com a possibilidade de encantar com pós conjuração e outros mais virou de novo um manto muito competitivo. Seus encantos não devem ser esquecidos, podem completar muita build. Manto do Barão [1] Uma das para ter um dano muito alto ao combar com as cartas no escudo, e poder manter uma aspd de 193 facilmente durante longos períodos. Da bastante dano, mas vai ter que ficar mudando escudo, é bom, mas em desuso tbm/ Fada do Éden [1] Capa mais recente, seu dano para corrente e impacto ainda perde para o barão, mas sua incrível versatilidade e resistência são uma ótima pedida, na minha opinião é a melhor capa atual para a classe no geral. Manto do Guardião Morto Capa que te da resistências absurdas, um ótimo ataque mágico, pós, hp, velocidade de ataque e é uma capa que tu podes usar em quase qualquer classe do jogo. Se for para jogar sem gioia essa seria minha capa de andar colado só mudando para switches ocasionais, ela é absurda, especialmente em guerra. Capa Mágica de Geffen [1] Talvez a melhor opção em termos de dano pra WOE TE, corretamente encantada permite atingir o IC facilmente, seu dano é inferior as demais acima do level 100, mas é uma capa muito conveniente. Devido aos status, já foi minha opção antes do barão. Manto do Senhor do Tempo [1] Opção mais voltada pra woe TE, combando com a bota. Geralmente fora dessa situação tem opções melhores. Manto do Leviatã, Fenix, Behemoth, Manto dos espíritos: Capas mais situacionais, são ótimas para um switch, ou dependendo da situação para ficar permanentemente. Leviatã com marte acaba com problemas de esfera d’agua. Capa Grandiosa [1] + Opção boa para ignorar defmágica e é farmada de graça em Brasilis, seu uso maior é ver invisível na woe TE. Cartas para a capa: - Carta Gioia: Opção mais cara e mais high end, mas um tesão de carta, ela vai te deixar mais papel do que você já é, porém aumenta muito mesmo o seu dano fantasma e na corrente. - Carta Larva de Verme: Melhor opção pra WL de esfera d’ agua ou que vai usar nevasca. - Carta Salamandra: Situacional e mais de woe TE caso va spamar chuva de Meteoro e colocar coluna de fogo. - Carta Cenere ou golem estalacticio ilusional: Opção geral para spam de habilidades muito barata ou caso va de tapa olho e nao tenha nada melhor na capa. - Carta Mumia do pesadelo ou Carta Ancião Ancestral: Bem situacionais, mas a múmia é bastante útil com meteoro para up. - Carta Antigo Livro Danificado: Vai direto pra prisão. - Carta Deviling: Tem que ter cuidado ao usar, mas é bem útil no up. - Carta Arcana Katherine: Opção maravilhosamente boa, mas eventualmente dropa. Provavelmente custando um rim. Ótima carta para todas as situações, deve ser boa para fazer um switch com Gioia, quem dropar e quiser emprestar para testar eu aceito. Botas: Botas Gravitacionais G09[1] e sua evolução [MEGA] Botas Espaciais [1] Combada com carta DL te permite usar vulcão facilitando dar one hit em alguns mvps de instância. (Isso pode ser útil nos farms como na bijou), acho que uma das melhores botas pra uso geral de impacto, embora tenha aparecido opções bem superiores nos últimos updates. Já sua evolução combada com a carta da um bonus absurdo da propriedade fogo e uma pos que quase se fecha sozinha usando uns cajado(cavalheiro[3] com PA2 por exemplo) com katherines keyrons é possível dar one hit ate matar em uns 2 ou 3 golpes muitos mvps de terra. Bota sensacional também. Botas Temporais DES [1] Melhor bota geral da muita destreza facilitando a pegar IC, corta 0.5 do cast fixo. Melhores encantos são AA4 e melhor carta é a Bispo. Essa aqui é a bota mais geral e útil em termos de dano. Use uma com epifania se quiser ver seu dinheiro com amargas ir embora. Epifania uma vez ativada, e ela é facilmente ativada, bate de longe o dano de todas as outras botas exceto a bota da evolução em alvos onde a bispo não pega e a bota Ilusion corretamente encantada junto ao set celine. Os custos médios pra encantar uma com slot sem encantamento especial e com o encantamento do slot 4 no máximo é de 33 sombrias e 170 coaguladas e 3.34 botas com slot. Os custos médios pra obter uma com slot e encantamento especial qualquer vão ser de 93 sombrias, 470 coaguladas e 7.1 botas com slot sem encantamento, então vá preparado se quiser fazer por conta própria. Encantos com epifania, animo, instinto e euforia são ok. Delírio na minha opinião piora a bota pra WL, mas outras classes podem gostar. Histeria na minha opinião estraga a bota pra WL e pra boa parte das classes, talvez seja útil pra um RK sopro. Para obter os valores médios para um encanto específico multiplique os valores médios do encantamento especial por 6. Botas Ilusión B[1] Com encantamento lendario sortilegio de int e o U-Fixa junto do combo celine esse combo estoura o dano na corrente sendo ate melhor que a bota temporal de DES. Só é muito difícil de conseguir, mas recomendo bastante caso consiga. Botas da Pororoca e Botas da Pororoca [1] Opção chave para WL de esfera d’ Água é um dos itens principais da build. Te da muito HP e SP também. É essa bota que te permite usar Dilúvio. Salto Alto Elegante [1] Ótima opção geral para bota, tem o defeito de não fechar cast fixo de corrente e hella perdendo muito dano nesse quesito, mas ganha em basicamente todo o resto. Não recomendo como bota de dano, mas é opção linda em tudo mais. Precisa estar combada com a Carta Amon Rá pra ser útil Sapato Infernal[1] e sua evolução Patas de Raposa [1] A infernal já era minha opção favorita quando não estou pensando em dano e sim conveniência, não faz feio em dano de impacto também concedendo 100 de MDEF é muito coisa e 220 de MATK no 11 também não é nada feio quando combada com a Carta Flor do Luar. Já a bota atualiza Patas de Raposa que fornecem 10 de int a cada refino e outros bonus é a melhor bota para dar impacto espiritual uma vez que a int entra na fórmula de dano da habilidade, e ainda pode receber uns bônus de encantamento. Em refinos 12 fica equivalente a bota com bispo mesmo em montros humanoides e anjo(bonus do bispo) em refino superiores o dano do impacto ainda vai ser maior, para as outras skills com fixo essa bota ainda perde infelizmente, ate que cheguem outras possibilidade de zerar fixo. Botas da Evolução Botas absurdas para spamar chamas de hella, idealmente deve ser utilizada com doce mágico, eclipse, Carta Fenrir, Sacramentum, ou IV mais alto(iv 7 com sacra já deixa o dano no talo). Geralmente não vai superar o dps da Carta bispo em hella quando o efeito da carta pegar os bônus raciais. Para todo resto é uma bota absurda quando usada com hella e algum mecanismo melhor de redução de fixo. Botas do Senhor do Tempo [1] Opção mais voltada para WOE TE combando com o manto do senhor do tempo. Botas Primordiais[1] inferior a bota com u-fixa e sortilegio, mas é boa, é melhor que uma bota sem sortilegio. Botas farmaveis tirando 0,5 farmaveis tbm são boas. Cartas para as botas: -Carta Verit do pesadelo: Vai bem em botas mais baratas -Carta Bispo Decadente: Quase sempre a melhor opção em botas que já não vem com combo próprio. Indiscutivelmente a melhor opção em woe e pvp -Carta Eddga: Vigor é sempre legal, provavelmente não travar é mais importante que o HP perdido, deve ficar mais em botas de switch, recomendo gigantes ou convergentes. Acessórios: Anel Expansivo [1]: Acessório core pra build de spam de habilidades, te da uma kiel grátis, bônus em elementos sombrio neutro e fantasma, INT , MDEF, reduz a recarga de telecinesia e aumenta o dano de Impacto, é provavelmente o melhor acessório da classe. Builds com Fogo Fátuo geralmente vão ter dois desses e build com Oni e infame geralmente vão ter somente 1 desses. É um item que vai mudar muitas habilidades na sua build caso tenha e viabiliza usar impacto em monstros no começo do up também. Adereço da Celine [1]  Opção legal especialmente em builds de supernova/esferas que já consiga ignorar toda a defesa magica. Da um dano legal, corta fixo e melhora atkm no brainer pra build. Broche da Celine[1] Primeira opção pra danos em chefes, muito útil caso queira one hit kill em monstros e certamente o melhor acessório pra WL de esfera/supernova, e não faz feio em outros sets também. Máscara de Oni [1] Opção de WL Marombado, jeito fácil de pegar bastante status e ignorar defesa mágica de geral junto com combo pororoca ou Cajado da magia oculta. Faz de tudo um pouco na build, acessório maravilhoso. Geralmente usado com 72 pontos em for. ESTA ULTRAPASSADA. Luvas de H. Motto [1] Bom em sets iniciais e comba bem com carta vesper e combo pororoca permitindo fechar by-pass em defesa mágica sem ter que botar vit na build Colar do Mago Salomão[1] Item que tem potencial para ser melhor do que é hoje com os vários combos de amplificação, atualmente é valido para dar um burst de dano ao usar amplificação, com ele é possível dar o maior dano em corrente hella, mas eu acho inconveniente hj. Importante notar que os combos de pedra de amplificação 1,2,3,4,5 combinam podendo em um cenário no futuro pegar 5 vezes o bonus. Anel Temporal [1] Algumas pessoas usam pra fechar o cast combando com instinto na bota, eu não gosto da opção, mas muita gente gosta. Anel do Senhor do Tempo [1] Opção legal para usar uma vez se usar todo o set do senhor do tempo, especial em woe TE. Vai sacrificar dano, mas pega uma redução de cast variável bem grande. Não acho a melhor opção, mas vale a pena considerar. Colar Memorável RWC[1]+ Luvas de Restauração [1] + Set mais voltado pra WOE TE, um dos maiores danos e redução no cast variável, desde que consiga combar o PE1/2 com a luva da restauração. Não tem muito uso fora da woe TE. Anel dos 5 elementos Serve mais caso queira nukar alguém com tetra vortex, pessoalmente acho que o item não vale a pena, é difícil encaixar em builds de spam justificando o seu uso e para builds puramente de tetra até tem seu valor e é usável, mas fica limitado o uso devido a mecânica de tetra. Com o rebalance pode melhorar o seu uso. Cartas para os acessórios: - Carta Elvira: Aumento de dano Mágico das propriedades vento e fantasma, geralmente WL de spam de habilidades vão ter essas cartas. - Carta Mavka: Aumento de dano Mágico das propriedades fogo e terra, útil no up com carta alma de katherine. - Carta Mula sem Cabeça: Aumento de dano Mágico das propriedades água e sagrado, geralmente a opção usada em WLs de esfera d’ Agua, pessoalmente gosto de nesse caso ter somente 1 mula se o outro acessório for mais caro, já que WL de esfera pega um multiplicador bem alto no elemento agua. - Carta Atria: Aumenta o dano de Neutro e sombrio, ótimo para chamas de Hela e Cometa. Recomendo ter um par de expansivos com essa carta. - Carta Fen: Útil em diversas situações, mas não é das melhores para ter no acessório na minha opinião. - Carta Scaraba: Vai direto para cadeia, sem direito a defesa, use somente em acessório que esteja disposto a jogar fora, geralmente para upar os primeiros níveis e só. - Carta Belzebu: Pode ser útil pra combar com o futuro combo da carta e para obter redução variável por equipamento, da para fazer build com 100% reducao variável e ter bem pouca des, mas eu não gosto. - Carta Imp: Aumenta o dano e corta o cast de lanças de fogo, não recomendo tanto, mas é bom lembrar da sua existência em woe TE e no up. - Carta Siroma: Aumenta o dano e corta o cast de lanças de gelo, não recomendo tanto, mas é bom lembrar da sua existência em woe TE e no up. ignore o quote abaixo, são imagens que não saem na edição devido a bug
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  2. Considerando que o último tópico feito de guia paras os artistas voltado pro PvM/MvP foi em meados de 2015~2016, bora de guia novo. Antes de começar, um adendo: isso é uma Guia de Classe, não uma Receita de Bolo. Então sim, pode haver outras opções que podem atender suas necessidades, porém estou passando apenas uma perspectiva mais genérica da build, tentando incluir tanto Artistas e Renegados. Qualquer coisa, comente na thread abaixo, ou me mande um privado (deadgui#6956), ou pergunte diretamente na aba de Trovadores/Musas no Discord Oficial. Agradecimentos especiais: -Ana "Vixey" Tchola pelas Artes e Design -Empo XV pela revisão e correção A Build dos Solistas (nome atribuído no bRO Wiki), tem como conceito um bom dano em área contínuo com o Temporal de Mil Flechadas no Joelho, em conjunto com Rajada/Chuva de Flechas para maximizar o seu dano, seja em apenas um alvo com Rajada, ou com Chuva em uma pequena área. Esse conceito se aplica tanto para Artistas quanto para Renegados de Temporal e Rajada. Não possui um dano explosivo, porém um DPS constante e facilidade para lidar com conglomerados kek de bichos, além de possuir bons buffs próprios Sobre os Atributos, os pontos tendem a variar mais baseado nas escolhas dos equipamentos (além da própria necessidade da classe), já que como disse, não estou dando uma receita de bolo. Porém, de uma forma mais geral e genérica, tanto para Artistas quanto Renegados, vamos aos pontos: -Força (STR) Não é um atributo extremamente necessário, porém ela é importante pra conseguir carregar tralhas, flechas, consumíveis e afins. Até 30 pontos é o suficiente. -Agilidade (AGI) Por outro lado, AGI é necessário ter pelo mais ou menos 100 pontos aqui. Além do Temporal escalar diretamente com ela, o seu ASPD vai contribuir para um maior spam de Rajadas, crucial para seu DPS constante. -Vitalidade (VIT) Ter VIT é sempre bom. Como a classe já é um floquinho de neve, ter um pouco de resistência faz muita diferença, assim como fechar a imunidade contra alguns debuffs. 90 pontos em média tendem a ser o suficiente. Para Renegados, por possuírem atributos de classe que garantem melhor resistência, VIT também serve tanto para imunidades quanto para uma resistência ainda maior. Ao utilizar Tapa Olho, 110 VIT se mostra ideal, como observado em outras classes que utilizam do item. -Inteligência (INT) Outro atributo necessário. Além de aumentar o SP do boneco, tem impacto significativo para alcançar o Instant Cast (IC) do Temporal e eficácia em Poemas de Bragi (quando achar mais interessante tocar uma que ficar mirando por aí). Ao utilizar Diadema do Seu Fim, 120 pontos de INT. Se utilizar o Tapa Olho, 70-80 pontos já devem suprir suas necessidades de SP. -Destreza (DEX) É o atributo principal da build. O 120 aqui é essencial, tanto para alcançar o IC, quanto para o uso efetivo das Botas Temporais DES, e o pro próprio Dano à Distância (e também no Bragi mas ai é outros 500). -Sorte (LUK) A Sorte é 8/80 na build, ou é utilizado em conjunto com o Ornamento/Oni, ou só existe mesmo. Ela influência na sua Precisão, dando um pouco de ataque físico base e esquiva. Para builds com o Tapa no Olho, SOR pode ser interessante para chegar mais próximo a imunidade a maldição, já que há uma maior disponibilidade de pontos. Temporal de Mil Flechas É a habilidade principal da build em questão, dando um dano considerável em área, complementado com Rajada/Chuva. O Temporal possui um tamanho de 11x11, com uma duração total de 3,3 segundos, com 11 instâncias de dano, uma a cada 0,3 segundos. Possui Conjuração Variável de 3,5 segundos em seu nível máximo, uma pós-conjuração de 1 segundo, recarga de 7 segundos, custo do 120 SP, e 20 flechas. Seu dano possui escalamento direto com a Agilidade e Destreza totais do seu personagem, também com uma parcela do dano vindo do seu nível de base. Notas do editor: Não dá pra trocar equipamentos durante a skill, assim como se o instinto for ativo *durante* o Temporal, o seu dano não irá mudar drasticamente, somente no próximo cast. Rajada de Flechas Com um DPS mais constante e bruto, a Rajada pode ser utilizada de duas formas: como fonte de dano principal, ou como um complemento para o Temporal. Seu potencial em conjunto de Cocar do Orc Herói + Carta Orc Herói, habilitando Força Violentíssima, tem capacidade de aumentar extremamente o dano da Rajada, superando até mesmo builds de crítico. No nível 10, 190% x2 o dano de seu boneco, escalando com sua ASPD para aumentar o SPAM. Chuva de Flechas Com um complemento para o Temporal, a Chuva tem o poder de lidar com mobs menores ou bater em alvos ao mesmo tempo, como no caso da instância da Celine Jhonson, na Fábrica do Terror, contudo sem um dano mais bruto. Ela é muito útil durante a evolução do personagem, pois além de gastar pouco SP, é possível "mobar", matar e upar. No nível 10, 250% de dano em 5x5, gastando apenas 1 flecha, além de empurrar os bicho. Concentração Self-Buff incrível, liberada na árvore de arqueiros ainda. Útil literalmente 100% do tempo fora de combate. Além de fazer um barulho legal, ao juntar mais Arqueiros, você faz uma banda sem igual, deixando todos em choque. No nível 10, dá +12% de Destreza e Agilitude para o personagem, aumentando o dano geral e reduzindo a conjuração variável do Temporal, além de revelar invisibilidade. Notas do editor: No caso de Renegados, é possível ativar essa habilidade no nível 1 (+3% de AGI e DEX, durando 1 minuto) com Vestimenta Exuberante, obtida trocando os pontos lá da Bijou. ~Exclusiva para Artistas ~ Canção de Frigga Aumenta o Máximo de HP em área, além de recuperar HP por segundo. Uma opção pra não necessariamente ficar usando poções para recuperar vida constantemente. Consome uma Lágrima de Arrependimento (Comprado em Comodo, de um Trovador um pouco pra cima da Kafra). Sibilo de Eir Drena SP de todos do grupo para recuperar o HP por segundo. Em builds de Serafim, essa skill dá um sustain legal de vida por ter mais SP disponível, porém merece uma atenção especial, especialmente em grupos para não drenar o SP de todos. Trovadores bragi Sinfonia dos Ventos Todos do grupo ganham uma quantidade X de Ataque por 1 minuto. Boa skill para aumentar o DPS. X = (Nv. da habilidade × 6) + Nv. de Domínio Musical + (Nv. de Classe ÷ 5) Canção de Balder Todos do grupo ganham uma % Y de Defesa por 1 minuto. Boa skill defensiva, combando fofo com equipamentos que proporcionam bastante resistência, como Capa Heroica e Palitinho de Chocolate. Y= [(Nv. da habilidade × 6) + Nv. de Domínio Musical + (Nv. de Classe ÷ 4)]% Musas Ritmo Contagiante Essa skill faz a build de Temporal na mão de musas relativamente mais forte, ao menos no começo do jogo. Aumenta a Velocidade de Ataque em Z% para todo o grupo, facilitando alcançar o 193 de ASPD, além de aumentar a velocidade de movimento. Z = [(Nv. da habilidade × 5) + Nv. de Domínio Musical]% Balada Sinfônica Aumenta a DEFM do grupo em K%. Ótima habilidade para dar suporte, tanto para o grupo, quanto para si. (A DEFM é mais valorizada nos ABs e, por sofrer competição direta com Ritmo, ela é bem ofuscada). K = [(Nv. da habilidade × 12) + Nv. de Domínio Musical + (Nv. de Classe ÷ 4)]% Essas habilidades não podem ser ativadas ao mesmo tempo. *Todas fórmulas retiradas diretamente do bRO Wiki de suas respectivas páginas de habilidade qualquer coisa a culpa é do Dundé. ~Acessório -Anel de Esmeralda Quando se fala de Rajada/Temporal, é impossível ficar longe dos Anéis de Esmeralda. A cada nível de base, você ganha +1% de dano na Rajada e na Chuva, e a cada 10 níveis, 2% de dano no Temporal. => No 175, +175% de dano na Rajada/Chuva e +34% de dano no Temporal. Ao aprender Rajada no nível 10, você ganha +50 ATQ, +5 AGI, +5 DEX e +5 VIT. Lembrando, isso por CADA anel, ou seja, +350% de dano na Rajada e +68% de dano no Temporal (por tic). Na carta, a melhor opção é a Essência de Morroc DES3, ajudando no IC e no dano do Temporal. Scaraba Dourado ainda se mostra viável para dano bruto, mas eu penso pela versatilidade em pegar IC, principalmente quando a Essência não se mostra ruim, exceto se quiser chegar mais próximo da imunidade a maldição em builds com Tapa-olho. -Anel Temporal O Anel Temporal, em conjunto com Botas Temporais de DES de Instinto, deixa o dano do Temporal relativamente perto dos Anéis de Esmeralda, porém facilitando ficar IC nele, além de ganhar precisão extra. Com os encantamentos podendo ser de Mira Apurada, para maximizar ainda mais o dano. Bastante comum nas builds de Musa "Opala" (spam de Temporal de Mil Flechas). -Máscara de Oni A Oni é comum nas builds de Musa que utilizam Ornamento Divino por conta da sorte, que passará a dar ATQ e BYPASS com a utilização desses dois itens juntos. A diferença entre Oni e Esmeralda é bastante gritante em questão dano, em alvos com bastate DEF, como Vesper e Valquíria Hendrix, a Oni se mostra melhor. Em outros mobs/mvps com uma defesa que beira ~100, o Esmerelda se mostra mais efetivo. Utilize como um switch para esses monstros. ~Topo O Topo são opções tanto para UP, Instâncias e para Dano. Para cada contexto, um item diferente pode ser utilizado para atender suas necessidades situacionais. -Dano -Chique com Pena Uma boa opção para dano, dando Ataque, Dano Físico a Distância e % de Ataque da arma, além de 1 ASPD. É um ótimo topo, com um ótimo dano e retirando conjuração Fixa em refinos mais altos. Porém não necessitando de seu combo com a Leão de Vinhas -essa capa dá cadeia-. -Quepe do General Dando +5 de AGI e DES, o General é com certeza um dos melhores Topos atualmente do bRO para Dano Físico a Distância. Além de sólidos +25% de Dano a distância no refino +11, concede +50 de Precisão Perfeita, 10% de ASPD e Pós conjuração por refino. -Memorável Inspiração do Artista/Súplica do Cisne Com Bio5, esses hats são opções legais, além de terem a opção de tirar Conjuração Fixa no seu encantamento, possibilitando a troca de bota, ou no aumento de Dano à Distância. Ele dá 1% de Dano à Distância por refino, um leve aumento no dano do Temporal, com maior efetividade no Vulcão de Flechas. Em refinos altos, consegue alcançar e superar o dano do Quepe do General. -Cocar do Orc Herói Em seu combo com a Carta Orc Herói, o Cocar habilita a habilidade Força Violentíssima, dando um boost de dano gigantesco para a Rajada de Flechas, abrindo a janela para competir MvP's com maior facilidade, porém com possibilidade quebrar sua arma. -Bypass -Capuz de Esquilo Não, nem a Rajada nem o Temporal dão dano crítico, o Esquilo entra aqui como um complemento pra build. No refino +11, ignora 70% da Defesa de Todas as Raças, além de sólidos +4 de ASPD pura. -Pluma Negra O novo chapéu do servidor para Renegados, dá uma boa recuperação de SP ao matar bichos, reduzindo o custo do Temporal para Renegados e aumentando o dano em Chefes, além de no refino +10 ignorar 100% da Defesa de todas as raças. É uma ótima opção mesmo para músicos, devido ao seu bypass na defesa e leve sustain de SP. -Sustain -Chapéu de Rideword, Chifres Majestosos Malignos, Elmo de Vanargandr e Elmo do Guerreiro Feroz Itens que garantem um bom sustain, contando a facilidade ativação por meio do Temporal, no UP e em Instâncias. Também é possível utilizar Pergaminho Tengu melhora ainda mais o sustain, equipado no Baixo. Caso for do Valhalla, há a opção de utilizar o item Chifre Magistral, comprado na loja de cash por 1 rops. Recuperando o HP/SP ao derrotar monstros e passivamente a cada 5 segundos, esse hat não deixa a conjuração de habilidades ser interrompida. Ótimo item de up/early game. -Spam (Musa apenas) -Boné com Asinhas Com sua redução de -2 segundos de recarga no Temporal, torna o uso em conjunto com o Abafador de Tempestades e Arco Ancestral (ou Arco das Tempestades), removendo completamente a recarga da habilidade no nível 3. Além da possibilidade do Asinhas ser encantado durante o evento Caçadoras de Fada com Mira Apurada 2 duas vezes, dando um aumento legal no dano a distância, ou também com a possibilidade de ter -12% de Pós-Conjuração. ~Meio -Herança Real Opção gratuita durante o evento da Caçada Real, concedendo 175 ATQ no nível 175 sem a necessidade de investir pontos em inteligencia, como no caso da Serafim, tem a possibilidade de ser slotado. Pretty good. -Diadema de Serafim Pelo fator INT já presente na build final em números altos, o Serafim proporciona ATQ ao atingir 120 pontos de Inteligência. Contribuindo para também alcançar o IC. Não sendo aconselhável distribuir todos os pontos de atributo ao alcançar o nível 100, primeiro deve-se focar em DES, deixando o 120 de INT para o Serafim só pro nível 140+. -Tapa-Olho Cósmico com Orc Herói Com maior dano que o Serafim, o Tapa Olho outra opção boa para o Meio, ganhando uma maior resistência ao custo de não ter um SP tão alto, devido aos pontos de INT e com leve dificuldade para alcançar o IC. Também ativando com maior facilidade o combo com o Cocar do Orc Herói, devido a compatibilidade de cartas. -Asinhas Discretas Dando +10 em todos os Atributos, aumenta diretamente o dano do Temporal, com +10 DEX e AGI, ajuda para alcançar o IC, ainda possuindo um slot para carta. Pode ser uma opção até conseguir um bônus satisfatório no Diadema. -Ornamento Divino Com uma distribuição de atributos mais generalizada e com bons resultados, o Ornamento concede vários bônus para o personagem, como aumentar o ASPD, diminuir o custo do Temporal e dando ATQ, além de aumentar a resistência a vários debuffs por status. Possui slot para carta no topo, que pode ser bem útil. ~Arcos -Arco Ancestral Com sua utilidade de -2 segundos na recarga e Dano físico à distância, dão um grande conforto para os artistas alcançarem uma maior eficácia no Temporal. Em refinos altos, o Ancestral se demonstra com um dano sólido em qualquer tipo de flecha, além de possuir 2 slots para carta, e ser uma arma nível 4. Com a vinda do katchau, é possível encantar as armas ancestrais para alcançar uma maior eficiência com Dano à Distância, Dano contra Chefes e vários outros. -Arco Demoníaco Sendo um arco mais voltado para do dano bruto sem reduzir a recarga, o Arco Demoníaco com os encantamentos de Mira Apurada e combo com a Flecha Sombria, consegue passar facilmente o dano do Ancestral. Também possui 2 slots para carta. -Carta Alma de Trentini Aqui é dedutível o porquê utilizar essa carta. +20% de Dano no Temporal só pela carta, +20% pelo refino e +20% caso a arma seja de nível 4. É possível utilizar duas ao mesmo tempo, e ativando os 3 efeitos ao mesmo tempo, você consegue +160% de dano no Temporal, "pouco" mais que dobrando o dano. -Carta Cavaleiro do Abismo Com poder para superar o dano de duas Trentinis em chefes, a AK é a melhor opção para obter dano bruto em MvPs. Além de melhorar e aumentar o dano da Rajada contra esses alvos, em conjunto com uma ASPD alta atinge um ótimo DPS. Também influencia o dano do Temporal, mantendo-se alto. -Carta Memória de Thanatos Opção End-game. Ignorando 100% da armadura de todas as raças, ativando a habilidade Investigar sim, a mesma do lendário Rondel com Thanatos. ~Baixo -Pergaminho do Tengu Para obter um sustain extra durante o Temporal, seja com o item sozinho ou com utilizando chapéus de sustain, como anteriormente já citados. -Echarpe Misteriosa Nesse cenário, a Echarpe entra também como um complemento, já que boa parte das builds levam bons valores de DES e INT, e ASPD é sempre muito bem-vinda. Com 100 Des e 100 Int, são +8% de ASPD pra conta. Além que equipa no Baixo, não tirando um espaço muito importante, porém podendo ser uma boa opção para switch. -Fone Descolado Reduz um pouco o SP que você vai gastar no Temporal, além de um tequin de Pós. Boa opção pra Renegados, dado que Mimetismo sugar a alma em questão de SP. -Palitinho de Chocolate Concedendo +100 de Defesa no Baixo, ele ainda dá +20 de precisão. Ótima opção para sobrevivência e precisão em geral. -Balão de Angeling de Natal Dá +1 de ASPD fixo. Dependendo da ocasião, pode superar a % de ASPD dada pela Echarpe. -Cebolinha e Cenourinha Cara, cancela a animação, facilitando spams, além de poder ser encantada com DES +1 na Vila dos Porings. E você vira um coelho gordo ou um guaxinim fofo. Você não precisa de mais motivos, sério. E é de grátis, melhor parte! -Biscoito de Coração Em um universo perfeito, a Bolacha não é um item de extrema utilidade no End-game, porém para upar mobando em Mapas Especiais ou Turn-In, esse baixo se prova extremamente agradável, dando bastante conforto no up por não deixar o cast do Temporal ser interrompido. -Ombreiras da Glória Opção de baixo normalmente utilizada por Musas para obter uma redução de Pós-conjuração agradável em conjunto com uma defesa adicional a cada vez que Agilidade e Vitalidade somam 50, o que vem a calhar, já que normalmente é aonde esses status ficam. ~Capas -Abafador de Tempestades A tão esperada capa para os Artistas, abrindo a possibilidade de spam de Temporal para os Trovadores e melhorando ainda mais na mão das Musas em conjunto ao Boné com Asinhas. Com +10% de Dano físico a distância no refino +7, aumentando em +20%, o dano do Temporal em +10% ao aprender Canção de Frigga no nível 5, além de -2 seg. de recarga do Temporal, precisão perfeita, pós, uma leve recuperação de SP e 75% de resistência elemental da flecha equipada, o Abafador é uma parte crucial da build. -Mochila da Aventura Opção geralzona, faz de tudo um pouco, porém depende dos atributos em 90. De preferência não usar, passível de cadeia. -Asas de Arcanjo Caído Opção Custo-benefício entre as capas. Além de dar +1 em todos os atributos, com os encantamentos bonitinhos de Mira Apurada com a Carta Menblatt dá um dano legal. Diferente da Mochila, ajuda no UP do personagem desde o nível 1 e não ficando tão atrás do Manto Temporal FOR em questão de dano. -Manto do Javali A nova para dos Sentinelas, mesmo não se aproveitando dos bônus da classe por habilidades aprendidas, essa capa no refino +9 concede +30 destreza, +15% ASPD e +20% de dano físico a distância. É uma ótima opção para builds que utilizam da Rajada alternando com o Temporal, além de possuir slot naturalmente, conseguindo superar o dano do Temporal do Abafador. -Manto Temporal FOR Opção de Dano para o End Game. Além de ignorar 30% de defesa de algumas raças, ganha por refino, % de dano contra todos tamanhos por refino, ataque em % da arma e ataque bruto. Em contra partida, equipa apenas no nível 100, deixando o up até o nível 99 sem um dano significativo, porém com excelentes resultados no nível 100+. Ao utilizar Memória de Thanatos, não use o manto para poder obter 100% do efeito da carta. *Também, da mesma forma que o Arco Ancestral, com a vinda do Katchau, é possível encantar o Manto com Dano físico à Distância para amplificar o dano. -Mantos Elementais Manto de Fafnir, Manto Leviatã, Motor E.X.C. com encantamentos de elementos. Switches para não tomar aquela Esfera e Trovão de Jupiter nível 300 dos MVP's. -Bata de Etran Outra ótima opção de capa para resistência Neutra e Elemental, reduzindo em 50% do dano desses no seu refino +12 em conjunto com a Carta Deviling, também dando +20% de HP máximo e impedindo o usuário de ser empurrado. -Capa Heroica aka. melhor capa do jogo Boa opção defensiva, além de equipar no nível 10, no refino +10 concede +50% de resistência a dano Neutro com a carta Raydric, além de uma esquiva adicional. -além de ser a melhor capa do jogo, já disse isso?- Para dano, de preferência Carta Menblatt. Para defesa, Carta Raydric, Kades, Deviling ou o combos nas Elementais. ~Armaduras Vestido Abissal e Cota do Dragão Maligno são duas ótimas opções gerais para a classe. Com a Abissal voltada para danos de uma forma geralzona pro End game, dando dano em Demônios e Morto-Vivo, Sombrio e Maldito. Enquanto isso, a Cota ela é uma opção mais "comfy", dando um leech de HP e SP sem depender diretamente do Rideword e variados. As outras Armaduras, com Combos de cartas MvP's, como Robe da Graça Divina com Cleiton Rasta também são viáveis, a depender do elemento do bicho que for enfrentar. ~Bota ? -Botas Temporais DES - Instinto 120 de Des é algo que naturalmente você tem em seus atributos. O Temporal tem exatamente 0.5 segundos de Conjuração Fixa, e a Temporais tira exatamente isso. Illuminati? Talvez. Além do bônus de físico a distância e a destreza por refino, temos o encantamento de Instinto e Mira Apurada 4 com 8% de Dano Físico a Distância extra. Lembrando que quanto maior o refino, mais DES. Como o Temporal bate várias vezes e em área, efeitos de itens ativam frequentemente, o Instinto ativa facilmente, dando +200 de Destreza. Além de um pouco de HP e SP, que vem a calhar, já que a classe naturalmente é um uma folhinha de papel molhada. -Sapatos do Perseguidor Opção voltada para Renegados. Ignorando 100% de DEF de todas as raças e concedendo uma Esquiva extra. No seu refino +7, concede % de HP e SP máximo extra e 10% de ASPD. Com alto poder para dano mais bruto, deixa a Conjuração Fixa do Temporal a deriva de outros itens para ser removida, ou sobreviver com ela. ~Menções Honrosas -Arcos de Brasilis Com um ótimo desempenho, os 4 arcos do evento do Festival além de ser equipados no nível 50, podem possuir o encantamento do Mira Apurada 10, facilitando o up. Com o aumento do refino desses arcos, eles ganham um ótimo bônus racial, podendo ser facilmente utilizados no end game com ótimos resultados. -Arco Élfico - Drop da Gárgula - Glast Heim Um bom Arco, com um dano consideravelmente alto com o uso das Flechas Élficas. Possível combar com Sapatos da Rainha Scaraba, ambos com Refino (também passível de cadeia), dando bônus semelhantes ao Arco Ancestral, porém ficando com a Fixa. No caso de Renegados, chora é possível utilizar o Arco Orc até conseguir nível para equipar os outros. -Arco das Cinzas - Palácio Emo sustain ftw, colocando uma Mosca Caçadora = é muito sustain. Lembrando que o Elmo do Guerreiro Feroz desativa o efeito da carta Mosca Caçadora. -Arco das Tempestades - Pesadelo Musical Com um dano maior que o Ancestral sem cartas, possui fofos 30% de dano à distância, reduz em 2 segundos o Temporal e é de fácil acesso, porém equipa somente no nível 130, o que dificulta de leve o up. -Carta Dolomedes +2 de DES e equipa no Topo. Além de ganhar +1 de Destreza para cada 3 Refinos do Chapéu, ajudando também para o IC. -Carta Robô Reparador Turbo Aumenta a regeneração natural de HP e SP em +25%. Ótima carta pra manter o SP alto, em conjunto com a habilidade passiva Domínio Musical.
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  3. Ha alguns minutos estava com duas accs logadas simultaneamente. Uma tomou dc enquanto a outra continuou conectada, tentei logar na que tomou dc mas nao conseguia, logo apos o login antes mesmo da seleçao de personagens aparecia "desconectado do servidor". Pensei que o problema era com a conta, desloguei a que tava logada e tentei logar de novo e dava o mesmo problema, nao consigo logar nenhuma das contas. Mais alguem ta com esse problema?
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  4. De personagem tem no wiki do Ragnarok no fandom, mas é em inglês. Por exemplo: Spica Nerius, Maggi Steen, Etran, Margaretha Sorin, etc. Cuidado com spoiler. De monstros, se não me engano tinha uns posts no fórum que falavam sobre eles, como origem ou coisa do tipo, mas era bem antigo. Não sei se o bROWiki cobriria esse tipo de informação, parece que lá costuma ser coisas mais "técnicas" do jogo. Se bem que tem algumas informações sobre as cidades.
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  5. desses só consigo pensar em Night Watch = Vigilante. Hypernovice, não consigo ver outro nome senão Hiper Aprendiz ou Veterano. já que etuda tanto.... kkkkk mais uma vez, não vejo motivo para traduzir ou adaptar nome em portugues, se ninja é palavra importada do japones, kagerou e oboro se mantiveram tbm, pq não manter os nomes Shinkiro e Shiranui. os nomes de Soul Reaper e Star Emperor, assim como Soul Ascetic e Sky Emperor. acho que teriamos de pensar nos nomes anteriores as "4th" deles... fiquei feliz e surpreso em ver que já tem previsão de evolução pra kagerous e oboros, assim como das evoluções de taekwon.
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  6. @Kafra WarpportalBR Muito legal esse tópico aqui Poderia dar um retorno sobre o que o que temos comentado tem influenciado nas decisões das próximas atualizações? Algum ponto de fato foi levado a Desenvolvedora? Aqui minha opinião: Sobre rebalance de 1st, 2nd, transcendent, expanded e 3rd, houve alguma mudança na priorização desse item? É possível entregar esses rebalancemento e subir todos os lvls pra 175 (SA, homuns... todos) ainda em 2021? Ou que seja para começo de 2022? Acho que ter um jogo rebalaceado e todos no mesmo lvl já seria um pontapé e tanto E depois ir implementando 185 e 200 também com todos juntos, mas primeiro equalizando todos no 175
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  7. a chance de sair mvp ser pequena é ok, o drop das flores não ser fácil é ok tbm. Os maiores problemas do evento são: - as flores não passarem por trade, impossibilitando a formação de grupos sem ser com conhecidos e de extrema confiança, e incentivando "roubar" a flor dos outros. - fora as cartas mvps, 95% das cartas restantes são basicamente inuteis, e sendo esses as unicas coisas que vc pode tirar dali, fica pesado gastar tempo/recursos pra ir lá e tirar uma carta Eclipse. Um prêmio de "consolação" adicional a cada tentativa, com consumiveis como fruto, minerios especiais, etc já bastaria pra aliviar o investimento. Os monstros causarem um pouco mais de dano e terem HP 100x maiores que o normal, enquanto de certa forma incentiva a usar apenas as classes mais fortes do jogo, também é o unico lugar do jogo onde essas(e pessoas com investimentos absurdos em outras) podem bater em algo que não vai morrer em 0.5s.
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