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Exibindo conteúdo com a maior reputação em 04/17/2021 em todas áreas

  1. Índice Sobre Classes Atributos Habilidades Furtar e Afanar Equipamentos Considerações finais 1. Sobre A construção de saqueadores, também conhecido fora do tupiniquim como ganker, é focada em um único objetivo: roubar, o mais rápido e efetivamente possível, sem esforço ou gastos. Isso requer atributos específicos e a maximização de algumas habilidades que serão descritas ao longo deste guia. Alguns anos atrás, esta construção de personagem era extremamente popular nos mapas, mas também muito malvista pela comunidade, já que sua utilidade para conseguir itens é muito mais efetiva do que outras classes e construções, o que atraiu os olhares de jogadores mal-intencionados que utilizam programas ilegais como bichões e macros, criando assim um estereótipo de “arruaceiro robô”. Hoje em dia, não vejo mais arruaceiros, desordeiros e renegados saqueadores com a mesma frequência, mas não se deve esperar popularidade de uma classe de história tão infame, tanto no sentido roleplay como factual. 2. Classes Apesar do gatuno gerar bons resultados em suas evoluções para saquear monstros, vamos focar especificamente nos arruaceiros e afins, afinal este não seria um guia decente de saqueador se não se tratasse dos próprios, não é? Sem falar que os arruaceiros e classes superiores perpetuam o uso de arco, que é uma arma viabilizada pelos atributos que veremos em um instante. Como o personagem coletor possui foco específico de apenas roubar, não vemos muita necessidade de deixá-lo no nível máximo de base e classe, mas tem quem queira. Portanto, vem do esforço do jogador escolher qual classe vai deixar seu ladrão. Mas vamos ver o benefício de cada classe: Gatunos Talvez alguns jogadores estranhem eu estar me estendendo tanto na primeira classe, mas leve o seguinte benefício em questão: normalmente, os gatunos são personagens de nível 50 para baixo. Dependendo dos itens que você pretende focar, os monstros também serão de nível baixo, e quanto menor a diferença de nível, menos penalidade na chance de drop. Portanto, às vezes é viável deixar personagens em níveis menores e utilizá-los para coletar esses itens. A desvantagem óbvia é que não possui tantos pontos de atributos nem muitas habilidades. Mas é algo a se considerar. Arruaceiros Classe padrão da construção de saqueadores. Possui todas as habilidades que precisamos para ter uma efetividade considerável, mais HP e SP, mais bônus de atributos e acesso a equipamentos. É o mínimo que deve ser adquirido. Sempre recomendado se tornar arruaceiro com nível de classe 50 pra ter os benefícios da missão de arruaceiro e acesso a mais habilidades de gatuno. Sei lá, tem gente que faz questão. Desordeiro Pessoalmente, a transclasse é meu padrão de classes para qualquer construção, e não seria diferente para saqueadores, mas entendo quem tem pressa para coletar certos itens e prefere deixar os personagens como arruaceiros apenas. Mas com a habilidade Preservar, a qualidade de evolução e coleta se torna muito melhor, além do bônus de transcendência em HP, SP e atributos. Extremamente recomendado deixar, ao menos, em desordeiro mas - de novo - não julgo quem prefere deixar como arruaceiro. Renegado Agora sim estamos falando de ladrões de respeito. Não só possui as habilidades que precisávamos, como também possui outras que podem ser exploradas em equipamentos, ou utilizando pontos de terceira classe nas habilidades de transclasse. Mais HP, SP e atributos para lidar com mapas mais complexos e, dependendo do investimento, até ir em instâncias sozinho para coletar itens mais luxuosos. Sem falar nos equipamentos mais fortes que só são acessíveis com nível de base superior ao 100. Leva um pouco mais de tempo pra chegar aqui, mas dependendo da dedicação do jogador, vale muito mais a pena. Entretanto, é o extremo oposto da vantagem de um gatuno: o nível alto acaba interferindo na chance de drop de certos itens por isso. Fica aqui o dilema. Considerações sobre a Quarta Classe Estou escrevendo este guia no início de 2021, e a previsão das quartas classes chegarem no servidor brasileiro é de “nem tão cedo”. Não temos tanta informação sobre a classe no momento, mas podemos ter algumas ideias. Aqui vai minha opinião: extremamente desnecessário para saqueadores. Aqui é o limite do poder, pois seu personagem vai estar em nível elevado demais para uma coleta equilibrada nos mapas menores, e não vejo muita viabilidade em uma construção assim numa classe tão voltada ao dano (especialmente mágico), e o que queremos evitar como saqueadores é dano muito alto. Falaremos sobre isso depois, mas não recomendaria um Abyss Chaser para saqueador por ser esforço demais. 3. Atributos Agora vamos falar sobre o essencial em qualquer das classes citadas: atributos. Como dito, a função de um saqueador é furtar leve e solto. Destreza Como veremos com mais detalhes no futuro, Furto é afetado pela destreza do personagem, do monstro, o nível de habilidade e a chance de derrubar, sendo assim nosso atributo principal. É importante possuir mais destreza do que o monstro que estamos saqueando, portanto será “quanto mais, melhor”. Agilidade É nosso segundo atributo principal, pois a esquiva evitará que gastemos nosso dinheiro em poções e consumíveis para nos manter coletando sem pausas, e a velocidade de ataque nos dá mais chance de furtar com habilidades autoconjuradas. Deve ser equiparada com a destreza, ou menos até um pouco mais, para melhor efetividade. Sorte A sorte do jogador não influenciaria em nada nossa construção de personagem, se não fosse por uma habilidade especial: Afanar. Para afanar monstros, é necessário não apenas a destreza, que já foi realçada, como também sorte. Na fórmula (que será especificada), destreza e sorte possuem os mesmos modificadores, então Sorte acaba sendo um atributo importante para quem pretende fazer uso constante dessa habilidade enquanto faz coletas. Força Diferente das outras construções para arruaceiros e afins, força não é nosso foco. Isso se deve ao dano, que não pode ser tão alto - ao ponto de derrotar o monstro antes de poder roubá-lo, nem baixo demais - que demore demais para matá-lo e acaba não rendendo. É um atributo secundário que precisa de equilíbrio e pode ser compensado com a velocidade de ataque alta. Inteligência Como não interfere em nada na nossa construção e habilidades, não recomendo colocar ponto algum de atributos aqui. Mas vale ressaltar que alguns jogadores podem preferir fazer uso de habilidades mágicas autoconjuradas com Desejo das Sombras, então fica a dica. Vitalidade Com tanta esquiva e, dependendo da classe e equipamentos, um HP decente, não há necessidade de investir pontos em vitalidade, deixando em um único ponto. Recomendação de construção Em resumo, nossos atributos principais serão DEX e AGI, deixando FOR e SOR como secundários. INT e VIT são poucos recomendados, podendo ser investido apenas quando já possuir atributos desejados e pontos sobrando. De acordo com o bROWiki, segue um exemplo de construção de atributos para saqueadores: Para Arruaceiras e Desordeiras, FOR 30, AGI 80 a 90, VIT 1 a 40, INT 1 a 20, DES 50 a 70, SOR 1 a 30 Para Renegadas, FOR 70 a 110, AGI 100 a 110, VIT 40 a 100, INT 10 a 60, DES 80 a 100, SOR 1 a 60 4. Habilidades Segundo ponto mais importante da construção, as habilidades de Furto e Afanar. Estarei realçando os detalhes e comentários das habilidades principais, mas quem determina o quanto deve investir de fato em cada habilidade é apenas o próprio jogador, pois pode haver discordância entre a comunidade sobre a importância de certas habilidades. Para facilitar a leitura do jogador, habilidades com ⭐ serão habilidades principais que são extremamente recomendadas, senão pré-requisitos. Arruaceiros Mãos Leves ⭐ Habilidade principal do nosso arruaceiro saqueador, pois permite autoconjurar Furtar enquanto atacamos. É o principal motivo de termos tanta agilidade nesta construção. Alguns jogadores preferem não maximizá-la, mas eu recomendo que sim pois é o carro chefe da classe coletora. Afanar ⭐ Alguns jogadores não fazem muito uso da habilidade, talvez por achá-la desnecessária e usar apenas como pré-requisito de outras, mas para maior proveito do tempo de coleta, e como o foco da construção é dinheiro e itens, recomendo maximizá-la. Plágio Habilidade muito útil para agilizar no dano ou fornecer suporte para caçar. Como arruaceiro, pode ser cansativo tentar manter uma habilidade plagiada durante uma caça, mas com o Preservar do desordeiro, recomendo sempre maximizá-la. Perícia com Espada ⭐ Como nossa arma principal será adaga, a habilidade fornece bônus de ataque para ambas espadas e adagas. Alguns jogadores preferem deixá-la em segundo plano de importância, mas alguns equipamentos como Sapatos do Perseguidor fazem uso do bônus dessa habilidade, então recomendo maximizá-la também. Desordeiro Preservar ⭐ Essencial para quem quer fazer uso da recomendada habilidade Plagiar, evitando que perca as habilidades roubadas. Lembre sempre de mantê-la ativa, e preste atenção quando mudar de mapas, pois ela pode ser desfeita. Também tome cuidado com monstros que fazem uso de Desecantar, pois ela também pode ser desfeita assim. Isso pode ser evitado com Espírito do Arruaceiro, dos Espiritualistas. Renegado Mimetismo ⭐ Não apenas mantém a habilidade de Plágio, como é mais fácil de manter as habilidades, e é possível fazer uso de Desejo das Sombras. Recomendo maximizá-la, até para ajudar no dano com autoconjuração. Desejo das Sombras ⭐ Essencial para quem prefere autoconjuração durante ataques, como eu. A desvantagem é que só funciona com habilidades mágicas e o limite de nível das habilidades autoconjuradas é Nv. 5. Recomendo o mínimo de Nv. 5, mas prefiro maximizá-la. Acerto de Contas Esta habilidade é uma evolução de Rapto, e acaba sendo útil em mapas muito disputados por jogadores, podendo teleportar todos os monstros numa área de 3x3 células. Também funciona como uma forma de finalizar monstros inferiores e teleportar para outra parte do mapa. Não é essencial, mas acaba sendo uma habilidade bacana, até por causa do bônus de alguns equipamentos. Escapar Escapar acaba sendo o novo Esconderijo para fugas, afinal ele faz você… escapar. Mas não apenas isso, essa habilidade acaba garantindo bônus especiais com equipamentos específicos que vão ser listados, então se você prefere arcos como arma secundária, fica a dica. A grande desvantagem é que é necessário Olhos de Águia Nv. 10 e Rajada de Flecha Nv. 7 para ter o pré-requisito de Disparo Triplo Nv. 2, e é necessário o uso de Armadilhas, o que acaba pesando no inventário. 5. Furtando e Afanando Para entender melhor a razão de termos tanta agilidade, sorte e destreza, falaremos agora sobre as fórmulas, e como funciona o sistema de furto do jogo, porque não é apenas a chance de derrubar o item! Começaremos com as fórmulas De acordo com o bROWiki, a fórmula de furtar consiste em Chance = {Taxa de drop do item × [DES do personagem + (Nv. da habilidade × 3) − (DES do monstro + 10)]}% Então faremos um exemplo. Se eu tivesse um Gatuno Nv. 20 com DES 25, tentando roubar Morangos de um Esporo Nv. 18 de DES 12 com Furto Nv. 10, eu teria cerca de 33% de chance de roubá-lo. Entretanto, não é apenas a chance que o jogador deve se preocupar, mas a posição do item na lista de itens do monstro. Cada monstro possui uma lista com seus itens e chances, mas a ordem desses itens não é aleatória, e é possível vê-las em databases do jogo que disponibilizam essa organização. A habilidade Furto dá preferência sempre aos itens que estão acima. Quando um item que está em 1º lugar é difícil demais para roubar e falha na chance, ela passa para o próximo. Mais uma vez utilizando um Esporo como exemplo, vejam a lista de itens do monstro: Posição Nome do Item Chance 1º Esporo de Cogumelo 80% 2º Erva Vermelha 10% 3º Boneco de Esporo 0,1% 4º Chapéu 0,3% 5º Esporo Venenoso 0,1% 6º Morango 6% 7º Carta Esporo * 0,1% Analisando a tabela vemos que, apesar do morango possuir uma chance de 6% de ser derrubado/furtado, ele se torna ainda mais difícil de furtar por ter outros cinco itens acima da sua posição. Portanto, não é um monstro recomendado para se roubar morangos, e sim derrubá-los. Neste caso, o furto acaba sendo apenas um complemento leve. Levem a posição do item sempre em consideração, além do HP, defesa e outros fatores para garantir um melhor local de coleta. Sobre a habilidade Afanar, a fórmula é a seguinte: Chance de sucesso = {[Nv. da hab. + (Nv. do alvo - Nv. do usuário) ×3] + [(DES ×2) + (SOR ×2)] ÷ 1.000)% Com outro exemplo, se eu tenho um Arruaceiro Nv. 99 com DES 70 e SOR 50, e tento afanar de uma Medusa Nv. 102 de DES 83 com Afanar Nv. 10, eu terei 19,24% de chance de afaná-la. Para descobrir a quantidade de zeny roubado, a fórmula é a seguinte: Zeny adquirido = (Nv. do alvo × Fator) zenys O fator escrito na fórmula é um número aleatório que depende do nível de Afanar. Entre o nível 1 ao 9, o fator é um número entre 8 e 10, e no nível 10, entre 10 e 11. Usando o mesmo exemplo, com o fator 11, eu afanaria cerca de 1.112z toda vez que afanasse com sucesso. 6. Equipamentos Segue abaixo uma lista de equipamentos interessantes para saqueadores, levando em consideração o bônus do equipamento em si ou em conjunto de outros e habilidades. Equipamentos com ? são próprios para construção de caça com arco, não para coleta e furto. Chapéus Boneca da Succubus Lâmpada Mágica Coroa da Rainha de Copas ? Olhos Biônicos Asinhas Discretas Máscara Esquisita Hálito de Verme com Rosto Máscara de Fugitivo Rosário da Guarda Real Rosa Escarlate Vacina da Cura Carta Duneyrr Carta Pinguicula Sombria Carta Cãibra Armadura Armadura do Herói Ágil Colete E.X.C. Armadura de Diabolus Traje de Gatuno Evoluído Armas Adaga da Cobiça Adaga do Perseguidor Punhal Ancestral Adaga Rubi Krieg Adaga de Marfim Sabre Rubi Espada Curva Lâmina Gêmea Vermelha Lâmina Gêmea Azul Arco Ancestral Balista Ancestral Arco Rubi Arco da Terra Arco Glacial Arco Incendiário Arco do Vendaval Carta Freeoni Carta Esqueleto Arqueiro ? Carta Arqueiro Imortal ? Escudos Escudo do Fogo Escudo da Água Escudo do Vento Carta Maya Carta Holemdrim Capas Manto Temporal AGI Manto Temporal DES Bata de Etran Asas de Arcanjo Caído Manteau de Diabolus Manto Fênix Manto Leviatã Toalha do Mochileiro ? Carta Cenere Carta Wakwak Carta Raydric Carta Emul Flamel Sapatos Sapatos do Perseguidor Botas Temporais AGI Botas Temporais DES Botas de Diabolus Sapatos Convergentes Acessórios Anel Sombrio Anel de Diabolus Broche Carta Scaraba Dourado Carta Visconde Coruja Consumíveis Poção da Fúria Selvagem Suco Celular Enriquecido Doce Hiper Açucarado Goma de Mascar Lata de Comida para Gatos Flecha Afiada Flecha de Cristal Flecha de Fogo Flecha de Pedra Flecha de Vento Ferramentas Os equipamentos que estou classificando como “ferramentas” são itens que garantem uma chance de derrubar outros itens, como ervas, cristais, gemas, etc. Não são feitos para beneficiar ataque, esquiva, ou qualquer atributo, mas para complementar a coleta de outros itens específicos. Tiara Especial de Kafra Uniforme de Kafra Chapéu de Remover Coroa do Garuda Lacinho da Cozinheira Lampião das Trevas Manopla do Mineiro Sortudo Carta Ermitão Selvagem Carta Verme Sábio Carta Presente Carta Raydric Arqueiro Carta Alma Penada Carta Orc Arqueiro Carta Leib Olmai Carta Gato de Folha Carta Dríade Carta Zangão Gigante Carta Gárgula Carta Rochoso Carta Marin 7. Considerações finais Acabei decidindo fazer esse guia super rápido porque não encontrei nenhum atualizado sobre essa build, e acho divertido coletar itens enquanto estou em chamada com amigos ou escutando um podcast. Acaba sendo uma forma gostosa de se jogar enquanto consegue os itens que precisa. Quem tiver mais informações que queira agregar, ficarei feliz de adicionar e editar depois.
    3 pontos
  2. Olá pessoas, eu sou o DMoRiaM... Bah, não me apresento assim tem tempos! Me chamo Marcelo e joguei Ragnarök por muitos anos, desde o open beta. Fui o responsável pela parte técnica do que já foi o maior fansite sobre o jogo: O Ragnatales, junto com seu criador Rafa, figurinha carimbada e autor do primeiro livro em língua portuguesa com histórias baseadas no "joguinho". Em 2013 encerramos atividades. Alguns anos depois trouxe o fórum de volta por puro saudosismo. Depois deixei ele morrer e ficar apenas na memória como uma boa lembrança. Parei de jogar e me afastei do jogo faz bastante tempo, entrando só para matar a saudade dos personagens. Senti vontade de voltar a jogar e percebi que mudou muita coisa. Vou levar tempo para me acostumar. Tinha 31 anos quando comecei a jogar Ragnarök e hoje estou com quase 48! Jogamos a família toda, eu, a filha mais velha, que começou com 10 anos, as outras duas filhas e filho e a esposa. Bons tempos... Duvido que consiga trazer a família de volta, mas estou tentando convencer a patroa a jogar comigo de novo, sem compromisso, só pela diversão. Pra quem está no jogo hoje, vale a pena o trabalho de estudar e reaprender tudo? Acho que tenho que repensar a build de todos os personagens. Enfim, criei uma personagem nova hoje, quando descobri que posso ter personagem de outro sexo na mesma conta, apenas para me acostumar com o jogo enquanto reaprendo as coisas. Aceito dicas! Amplexos Amplamente Amplificados! - DMoRiaM
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