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Exibindo conteúdo com a maior reputação em 02/21/2021 em todas áreas

  1. Índice Sobre Classes Atributos Habilidades Furtar e Afanar Equipamentos Considerações finais 1. Sobre A construção de saqueadores, também conhecido fora do tupiniquim como ganker, é focada em um único objetivo: roubar, o mais rápido e efetivamente possível, sem esforço ou gastos. Isso requer atributos específicos e a maximização de algumas habilidades que serão descritas ao longo deste guia. Alguns anos atrás, esta construção de personagem era extremamente popular nos mapas, mas também muito malvista pela comunidade, já que sua utilidade para conseguir itens é muito mais efetiva do que outras classes e construções, o que atraiu os olhares de jogadores mal-intencionados que utilizam programas ilegais como bichões e macros, criando assim um estereótipo de “arruaceiro robô”. Hoje em dia, não vejo mais arruaceiros, desordeiros e renegados saqueadores com a mesma frequência, mas não se deve esperar popularidade de uma classe de história tão infame, tanto no sentido roleplay como factual. 2. Classes Apesar do gatuno gerar bons resultados em suas evoluções para saquear monstros, vamos focar especificamente nos arruaceiros e afins, afinal este não seria um guia decente de saqueador se não se tratasse dos próprios, não é? Sem falar que os arruaceiros e classes superiores perpetuam o uso de arco, que é uma arma viabilizada pelos atributos que veremos em um instante. Como o personagem coletor possui foco específico de apenas roubar, não vemos muita necessidade de deixá-lo no nível máximo de base e classe, mas tem quem queira. Portanto, vem do esforço do jogador escolher qual classe vai deixar seu ladrão. Mas vamos ver o benefício de cada classe: Gatunos Talvez alguns jogadores estranhem eu estar me estendendo tanto na primeira classe, mas leve o seguinte benefício em questão: normalmente, os gatunos são personagens de nível 50 para baixo. Dependendo dos itens que você pretende focar, os monstros também serão de nível baixo, e quanto menor a diferença de nível, menos penalidade na chance de drop. Portanto, às vezes é viável deixar personagens em níveis menores e utilizá-los para coletar esses itens. A desvantagem óbvia é que não possui tantos pontos de atributos nem muitas habilidades. Mas é algo a se considerar. Arruaceiros Classe padrão da construção de saqueadores. Possui todas as habilidades que precisamos para ter uma efetividade considerável, mais HP e SP, mais bônus de atributos e acesso a equipamentos. É o mínimo que deve ser adquirido. Sempre recomendado se tornar arruaceiro com nível de classe 50 pra ter os benefícios da missão de arruaceiro e acesso a mais habilidades de gatuno. Sei lá, tem gente que faz questão. Desordeiro Pessoalmente, a transclasse é meu padrão de classes para qualquer construção, e não seria diferente para saqueadores, mas entendo quem tem pressa para coletar certos itens e prefere deixar os personagens como arruaceiros apenas. Mas com a habilidade Preservar, a qualidade de evolução e coleta se torna muito melhor, além do bônus de transcendência em HP, SP e atributos. Extremamente recomendado deixar, ao menos, em desordeiro mas - de novo - não julgo quem prefere deixar como arruaceiro. Renegado Agora sim estamos falando de ladrões de respeito. Não só possui as habilidades que precisávamos, como também possui outras que podem ser exploradas em equipamentos, ou utilizando pontos de terceira classe nas habilidades de transclasse. Mais HP, SP e atributos para lidar com mapas mais complexos e, dependendo do investimento, até ir em instâncias sozinho para coletar itens mais luxuosos. Sem falar nos equipamentos mais fortes que só são acessíveis com nível de base superior ao 100. Leva um pouco mais de tempo pra chegar aqui, mas dependendo da dedicação do jogador, vale muito mais a pena. Entretanto, é o extremo oposto da vantagem de um gatuno: o nível alto acaba interferindo na chance de drop de certos itens por isso. Fica aqui o dilema. Considerações sobre a Quarta Classe Estou escrevendo este guia no início de 2021, e a previsão das quartas classes chegarem no servidor brasileiro é de “nem tão cedo”. Não temos tanta informação sobre a classe no momento, mas podemos ter algumas ideias. Aqui vai minha opinião: extremamente desnecessário para saqueadores. Aqui é o limite do poder, pois seu personagem vai estar em nível elevado demais para uma coleta equilibrada nos mapas menores, e não vejo muita viabilidade em uma construção assim numa classe tão voltada ao dano (especialmente mágico), e o que queremos evitar como saqueadores é dano muito alto. Falaremos sobre isso depois, mas não recomendaria um Abyss Chaser para saqueador por ser esforço demais. 3. Atributos Agora vamos falar sobre o essencial em qualquer das classes citadas: atributos. Como dito, a função de um saqueador é furtar leve e solto. Destreza Como veremos com mais detalhes no futuro, Furto é afetado pela destreza do personagem, do monstro, o nível de habilidade e a chance de derrubar, sendo assim nosso atributo principal. É importante possuir mais destreza do que o monstro que estamos saqueando, portanto será “quanto mais, melhor”. Agilidade É nosso segundo atributo principal, pois a esquiva evitará que gastemos nosso dinheiro em poções e consumíveis para nos manter coletando sem pausas, e a velocidade de ataque nos dá mais chance de furtar com habilidades autoconjuradas. Deve ser equiparada com a destreza, ou menos até um pouco mais, para melhor efetividade. Sorte A sorte do jogador não influenciaria em nada nossa construção de personagem, se não fosse por uma habilidade especial: Afanar. Para afanar monstros, é necessário não apenas a destreza, que já foi realçada, como também sorte. Na fórmula (que será especificada), destreza e sorte possuem os mesmos modificadores, então Sorte acaba sendo um atributo importante para quem pretende fazer uso constante dessa habilidade enquanto faz coletas. Força Diferente das outras construções para arruaceiros e afins, força não é nosso foco. Isso se deve ao dano, que não pode ser tão alto - ao ponto de derrotar o monstro antes de poder roubá-lo, nem baixo demais - que demore demais para matá-lo e acaba não rendendo. É um atributo secundário que precisa de equilíbrio e pode ser compensado com a velocidade de ataque alta. Inteligência Como não interfere em nada na nossa construção e habilidades, não recomendo colocar ponto algum de atributos aqui. Mas vale ressaltar que alguns jogadores podem preferir fazer uso de habilidades mágicas autoconjuradas com Desejo das Sombras, então fica a dica. Vitalidade Com tanta esquiva e, dependendo da classe e equipamentos, um HP decente, não há necessidade de investir pontos em vitalidade, deixando em um único ponto. Recomendação de construção Em resumo, nossos atributos principais serão DEX e AGI, deixando FOR e SOR como secundários. INT e VIT são poucos recomendados, podendo ser investido apenas quando já possuir atributos desejados e pontos sobrando. De acordo com o bROWiki, segue um exemplo de construção de atributos para saqueadores: Para Arruaceiras e Desordeiras, FOR 30, AGI 80 a 90, VIT 1 a 40, INT 1 a 20, DES 50 a 70, SOR 1 a 30 Para Renegadas, FOR 70 a 110, AGI 100 a 110, VIT 40 a 100, INT 10 a 60, DES 80 a 100, SOR 1 a 60 4. Habilidades Segundo ponto mais importante da construção, as habilidades de Furto e Afanar. Estarei realçando os detalhes e comentários das habilidades principais, mas quem determina o quanto deve investir de fato em cada habilidade é apenas o próprio jogador, pois pode haver discordância entre a comunidade sobre a importância de certas habilidades. Para facilitar a leitura do jogador, habilidades com ⭐ serão habilidades principais que são extremamente recomendadas, senão pré-requisitos. Arruaceiros Mãos Leves ⭐ Habilidade principal do nosso arruaceiro saqueador, pois permite autoconjurar Furtar enquanto atacamos. É o principal motivo de termos tanta agilidade nesta construção. Alguns jogadores preferem não maximizá-la, mas eu recomendo que sim pois é o carro chefe da classe coletora. Afanar ⭐ Alguns jogadores não fazem muito uso da habilidade, talvez por achá-la desnecessária e usar apenas como pré-requisito de outras, mas para maior proveito do tempo de coleta, e como o foco da construção é dinheiro e itens, recomendo maximizá-la. Plágio Habilidade muito útil para agilizar no dano ou fornecer suporte para caçar. Como arruaceiro, pode ser cansativo tentar manter uma habilidade plagiada durante uma caça, mas com o Preservar do desordeiro, recomendo sempre maximizá-la. Perícia com Espada ⭐ Como nossa arma principal será adaga, a habilidade fornece bônus de ataque para ambas espadas e adagas. Alguns jogadores preferem deixá-la em segundo plano de importância, mas alguns equipamentos como Sapatos do Perseguidor fazem uso do bônus dessa habilidade, então recomendo maximizá-la também. Desordeiro Preservar ⭐ Essencial para quem quer fazer uso da recomendada habilidade Plagiar, evitando que perca as habilidades roubadas. Lembre sempre de mantê-la ativa, e preste atenção quando mudar de mapas, pois ela pode ser desfeita. Também tome cuidado com monstros que fazem uso de Desecantar, pois ela também pode ser desfeita assim. Isso pode ser evitado com Espírito do Arruaceiro, dos Espiritualistas. Renegado Mimetismo ⭐ Não apenas mantém a habilidade de Plágio, como é mais fácil de manter as habilidades, e é possível fazer uso de Desejo das Sombras. Recomendo maximizá-la, até para ajudar no dano com autoconjuração. Desejo das Sombras ⭐ Essencial para quem prefere autoconjuração durante ataques, como eu. A desvantagem é que só funciona com habilidades mágicas e o limite de nível das habilidades autoconjuradas é Nv. 5. Recomendo o mínimo de Nv. 5, mas prefiro maximizá-la. Acerto de Contas Esta habilidade é uma evolução de Rapto, e acaba sendo útil em mapas muito disputados por jogadores, podendo teleportar todos os monstros numa área de 3x3 células. Também funciona como uma forma de finalizar monstros inferiores e teleportar para outra parte do mapa. Não é essencial, mas acaba sendo uma habilidade bacana, até por causa do bônus de alguns equipamentos. Escapar Escapar acaba sendo o novo Esconderijo para fugas, afinal ele faz você… escapar. Mas não apenas isso, essa habilidade acaba garantindo bônus especiais com equipamentos específicos que vão ser listados, então se você prefere arcos como arma secundária, fica a dica. A grande desvantagem é que é necessário Olhos de Águia Nv. 10 e Rajada de Flecha Nv. 7 para ter o pré-requisito de Disparo Triplo Nv. 2, e é necessário o uso de Armadilhas, o que acaba pesando no inventário. 5. Furtando e Afanando Para entender melhor a razão de termos tanta agilidade, sorte e destreza, falaremos agora sobre as fórmulas, e como funciona o sistema de furto do jogo, porque não é apenas a chance de derrubar o item! Começaremos com as fórmulas De acordo com o bROWiki, a fórmula de furtar consiste em Chance = {Taxa de drop do item × [DES do personagem + (Nv. da habilidade × 3) − (DES do monstro + 10)]}% Então faremos um exemplo. Se eu tivesse um Gatuno Nv. 20 com DES 25, tentando roubar Morangos de um Esporo Nv. 18 de DES 12 com Furto Nv. 10, eu teria cerca de 33% de chance de roubá-lo. Entretanto, não é apenas a chance que o jogador deve se preocupar, mas a posição do item na lista de itens do monstro. Cada monstro possui uma lista com seus itens e chances, mas a ordem desses itens não é aleatória, e é possível vê-las em databases do jogo que disponibilizam essa organização. A habilidade Furto dá preferência sempre aos itens que estão acima. Quando um item que está em 1º lugar é difícil demais para roubar e falha na chance, ela passa para o próximo. Mais uma vez utilizando um Esporo como exemplo, vejam a lista de itens do monstro: Posição Nome do Item Chance 1º Esporo de Cogumelo 80% 2º Erva Vermelha 10% 3º Boneco de Esporo 0,1% 4º Chapéu 0,3% 5º Esporo Venenoso 0,1% 6º Morango 6% 7º Carta Esporo * 0,1% Analisando a tabela vemos que, apesar do morango possuir uma chance de 6% de ser derrubado/furtado, ele se torna ainda mais difícil de furtar por ter outros cinco itens acima da sua posição. Portanto, não é um monstro recomendado para se roubar morangos, e sim derrubá-los. Neste caso, o furto acaba sendo apenas um complemento leve. Levem a posição do item sempre em consideração, além do HP, defesa e outros fatores para garantir um melhor local de coleta. Sobre a habilidade Afanar, a fórmula é a seguinte: Chance de sucesso = {[Nv. da hab. + (Nv. do alvo - Nv. do usuário) ×3] + [(DES ×2) + (SOR ×2)] ÷ 1.000)% Com outro exemplo, se eu tenho um Arruaceiro Nv. 99 com DES 70 e SOR 50, e tento afanar de uma Medusa Nv. 102 de DES 83 com Afanar Nv. 10, eu terei 19,24% de chance de afaná-la. Para descobrir a quantidade de zeny roubado, a fórmula é a seguinte: Zeny adquirido = (Nv. do alvo × Fator) zenys O fator escrito na fórmula é um número aleatório que depende do nível de Afanar. Entre o nível 1 ao 9, o fator é um número entre 8 e 10, e no nível 10, entre 10 e 11. Usando o mesmo exemplo, com o fator 11, eu afanaria cerca de 1.112z toda vez que afanasse com sucesso. 6. Equipamentos Segue abaixo uma lista de equipamentos interessantes para saqueadores, levando em consideração o bônus do equipamento em si ou em conjunto de outros e habilidades. Equipamentos com ? são próprios para construção de caça com arco, não para coleta e furto. Chapéus Boneca da Succubus Lâmpada Mágica Coroa da Rainha de Copas ? Olhos Biônicos Asinhas Discretas Máscara Esquisita Hálito de Verme com Rosto Máscara de Fugitivo Rosário da Guarda Real Rosa Escarlate Vacina da Cura Carta Duneyrr Carta Pinguicula Sombria Carta Cãibra Armadura Armadura do Herói Ágil Colete E.X.C. Armadura de Diabolus Traje de Gatuno Evoluído Armas Adaga da Cobiça Adaga do Perseguidor Punhal Ancestral Adaga Rubi Krieg Adaga de Marfim Sabre Rubi Espada Curva Lâmina Gêmea Vermelha Lâmina Gêmea Azul Arco Ancestral Balista Ancestral Arco Rubi Arco da Terra Arco Glacial Arco Incendiário Arco do Vendaval Carta Freeoni Carta Esqueleto Arqueiro ? Carta Arqueiro Imortal ? Escudos Escudo do Fogo Escudo da Água Escudo do Vento Carta Maya Carta Holemdrim Capas Manto Temporal AGI Manto Temporal DES Bata de Etran Asas de Arcanjo Caído Manteau de Diabolus Manto Fênix Manto Leviatã Toalha do Mochileiro ? Carta Cenere Carta Wakwak Carta Raydric Carta Emul Flamel Sapatos Sapatos do Perseguidor Botas Temporais AGI Botas Temporais DES Botas de Diabolus Sapatos Convergentes Acessórios Anel Sombrio Anel de Diabolus Broche Carta Scaraba Dourado Carta Visconde Coruja Consumíveis Poção da Fúria Selvagem Suco Celular Enriquecido Doce Hiper Açucarado Goma de Mascar Lata de Comida para Gatos Flecha Afiada Flecha de Cristal Flecha de Fogo Flecha de Pedra Flecha de Vento Ferramentas Os equipamentos que estou classificando como “ferramentas” são itens que garantem uma chance de derrubar outros itens, como ervas, cristais, gemas, etc. Não são feitos para beneficiar ataque, esquiva, ou qualquer atributo, mas para complementar a coleta de outros itens específicos. Tiara Especial de Kafra Uniforme de Kafra Chapéu de Remover Coroa do Garuda Lacinho da Cozinheira Lampião das Trevas Manopla do Mineiro Sortudo Carta Ermitão Selvagem Carta Verme Sábio Carta Presente Carta Raydric Arqueiro Carta Alma Penada Carta Orc Arqueiro Carta Leib Olmai Carta Gato de Folha Carta Dríade Carta Zangão Gigante Carta Gárgula Carta Rochoso Carta Marin 7. Considerações finais Acabei decidindo fazer esse guia super rápido porque não encontrei nenhum atualizado sobre essa build, e acho divertido coletar itens enquanto estou em chamada com amigos ou escutando um podcast. Acaba sendo uma forma gostosa de se jogar enquanto consegue os itens que precisa. Quem tiver mais informações que queira agregar, ficarei feliz de adicionar e editar depois.
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  2. Olá aventureiros, natal chegando e nada melhor que um presentão top para os amantes do RO, estou disponibilizando uma nova skin voltada para jogadores que gostam da interface padrão do game, precisam e desejam algo mais leve e prático. vamos dizer que é o melhor que conseguir criar, uma obra prima rrss. A interface conta com melhorias das mais simples as mais complexas, tudo foi reformulado. ela conta com muitas mudanças mas a grande jogada está na loja de Rops e na aba de Conquistas, vou deixar para a comunidade avaliar, foi uma jogada em tanto e deu um trabalha gigantesco, cheguei a desistir mas logo depois resolvi tocar esse novo projeto! espero que gostem, poderia falar de todas as mudanças mas vou deixar para cada um conferir com os próprios olhos! vamos ao que interessa! iLumina iLumina v2.2 [Zip] Changelog iLumina Skin Adicionado 05/01/21 Nova identidade visual com abas arredondadas Nova aba do armazém Novo layout da loja rops Adicionado 12/01/21 Novo ícone loja de compras Novo ícone de quest Novos ícones de chat aberto e com senha Novo layout chat Adicionado 18/01/21 Novos ícones informativos na aba "lista de quests" Barra de atributos personagem em pt-br Barra de atributos homúnculos em pt-br Novo ícone de mudança de level Adicionado 19/01/21 Melhorias visuais na aba "lista de quests" Melhorias visuais na aba "equipamentos" Adicionado 12/02/21 Interface modificada na aba de nova msg e resposta do Rodex Varios ajustes na interface Adicionado 24/02/2021 v1.8 Adicionado novos botões na aba Lapine Adicionado 17/07/2021 v1.9 Adicionado novo botão ao expandir opções na nova UI Adicionado 04/12/2021 v2.0 Adicionado melhorias na interface Agência de Aventura Adicionado novos ícones de status de grupo online,offline Adicionado 16/10/2022 v2.1 Adicionado novos botões na aba de batalhas campais Adicionado novo botão de configuração do game Adicionado novos botões na aba de navegação Adicionado nova aba de rops na guia do armazén Adicionado 19/10/2022 v2.2 Refinamentos visuais, ícones armazém e guia inferior aba navegação iLuminaX Segue mais uma skin incrível! iLuminaX v1.4 [Zip] Adicionado 12/02/21 Pequenas correções no visual da skin Alteração da ícone shop Interface modificada na aba de nova msg e resposta do Rodex Adicionado 24/02/2021 v1.2 Adicionado novos botões na aba Lapine Adicionado 17/07/2021 v1.3 Adicionado novo botão ao expandir opções na nova UI Adicionado 04/12/2021 v1.4 Adicionado melhorias na interface Agência de Aventura Adicionado novos ícones de status de grupo online,offline Reanimation Reanimation v1.8 [Zip] Vegas Vegas v1.4 [Zip] BARRA DE HABILIDADES TRANSP 1 hortitem_bg [Rar] BARRA DE HABILIDADES BRANCA 2 shortitem_bg (branca) [Rar]
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  3. Gozado que a Freya morrendo volta pra bola igual pokemon! Mas bora ser realista que quando isso tudo chegar por aqui nós vamos está tão velhinhos que nem vamos mais lembrar desse post.
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  4. Galera, Lembro que no outro forum, se não estou muito enganado, tinha um tópico com um Cenário de RPG de mesa baseado no Ragnarok Online Tinha um compilado de histórias, como: Genese, Morroc e Thanatos, as principais cidades, esse tipo de coisa Por favor, sabem se isso foi transferido para esse forum aqui? Se não, tem algum lugar que posso encontrar esse material? Eu gostaria de montar uma One Shot para jogar com a galera do clan, usando o D&D 5e como sistema Se der tudo certo, posso até compartilhar com todos depois (falar de RPG, eu estaria na sessão correta? achei fanfic o mais próximo disso) valeu!
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  5. Tá com a faca e o queijo na mão rapaz.
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  6. @BrunoTsubasa legal ter um ar novo no jogo e ler opiniões diferentes sobre o modelo de monetização, teria que ver com a WP se está funcionando atualmente ou não (e provavelmente está, pois a WP pegou o direito de distribuição da LUG, pra ter prejuízo que não foi) então, se for ter alguma mudança no modelo de arrecadação, vai partir deles, mas interessante pensar nisso, ou até mesmo propor pra um modelo que faça mais sentido pros players exemplo: esses koreanos trabalham muito com aleatoriedade, e eu não gosto disso, eu preferiria que custasse 1k ou 2k de moedas Mora pra encantar minha Malha da Luz e ter o que eu quero, do que ficar tentando a sorte ali; e a mesma coisa pra Ticket, eu gostaria que o item de prêmio viesse por absurdos 100k de ROPs, mas que não fosse aleatório, eu ia saber o que tava pagando agora quanto a quest e grind, acho que o jogo precisava de mais quests entendo seu ponto, poderia ser full grind, mas quests ajudam demais inclusive seria muito bom se o bRO tivesse as Bounty Board do iRO, pois além de exp e ajudar a chamas players pra mapas pouco explorados, você ainda ganha uma graninha, que no começo do jogo ajuda demais
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  7. Sou novo sim, e jogo no Valhalla. E o fato de já ter acontecido a experiência com o Odin, não quer dizer que esse de fato não seja a melhor a opção. Precisa ser levado em consideração o período que já é outro e o que foi feito no servidor naquele momento. Discordo totalmente. Pode se levar em consideração sim o desempenho de um jogo nesse modelo de negocio a partir do momento que eles fazem parte do mesmo mercado que é o de MMORPG, inclusive existe um nome para isso, se chama boas praticas. E o mais importante disso tudo é que o jogo começou com esse tipo de experiência. Ela já existiu, os jogadores já tiveram contato ou participando ou visto de fora, então não seria algo impactante. É algo de fazer pesquisa. Vejo tanto pessoas que pagariam a mensalidade e particularmente acho que elas possuem mais consciência da situação, como também vejo pessoas como você que kitariam caso ocorresse tal coisa. Cabe a eles colocarem na balança qual seria o melhor modelo de negocio. No caso acho que deveriam optar pelo que causa a melhor saúde no servidor. A curto prazo pode até acontecer de perda de quantidade, mas como disse, capitalizando 100% dos jogadores isso ainda pode ser muito vantajoso. E se de fato o servidor ficar muito positivo com a mudança, isso pode atrair e mudar de ideia até pessoas que saíram com a manobra. Enfim Kaoz, é uma questão de opinião. Sobre clausulas e tals, nem vou entrar no mérito, é total perda de tempo, contrato são coisas bem especificas, eu prefiro dar ideia e falar em cima de coisas mais macro e em cima de histórico. O jogo já teve server pago desde a level up, então é inquestionável, da para fazer. Mas enfim. De qualquer forma, sempre são ideias muito boas, todas que colocamos, vamos ver o que vai rolar. Se rolar.
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  8. Desculpa, mas não faz sentido vocês virem em um tópico e pedir um monte de melhorias, mas não querer dar nenhuma ideia consistente de monetização para quem cuida do servidor. É como pedir para uma galera que cuida de um servidor private só por amor ao jogo em troca de nada (ou troca pelo amor mesmo). Essas mudanças pedidas tem que acompanhar uma forma de monetização que no mínimo cobre as metas deles. E as mudanças que são pedidas aqui pedem obrigatoriamente que o servidor seja pago. E isso ocorre porque muita das coisas que vocês pedem, inclusive coisas que citei só são possíveis em um regime que não tenha tanto senso de urgência como em um modelo de negocio aberto onde eles precisam fazer coisas bem extravagantes na loja para garantir essa monetização a ponto de atacar diretamente a experiência do jogo. Vejam, todo tópico sobre ideias pessoas levantam que falam falam e nada é feito. Mas lembro que quando voltei a jogar, muita gente nos posts falava sobre uma equipe mais engajada no inicio, e isso ocorre por conta do senso de urgência do modelo atual de negocio. E isso só mostra o quão é impossível coexistir todas as ideias que vocês esperam em um modelo de negocio free-to-player. É um jogo grande, deve ter umas metas difíceis de atingir. Você pega o Final Fantasy XIV por exemplo que é server pago e a tratativa é um primor, porque o modelo de negocio não gera tanta urgência. Lá eles tem que tratar o jogador no pão de ló para garantir que ele vai pagar a mensalidade e ficar. E cara, com todas as melhorias que a gente está pedindo, se implantada EU MUITO PAGARIA UNS 10 REAIS PROS CARAS. Se eles me tratarem a pão de ló, com o servidor redondinho, experiência de gameplay garantida. Merecido! Eu entendo tudo que você disse, mas também não concordo com seus pontos. Colocar a estrutura de um outro tipo de RPG pos 2010 em um jogo que era de outra realidade, acho uma estratégia muito ruim, ao invés de você pegar o que de fato fez o jogo grande naquela época e melhorar essa experiência, o que tem ganho também na exclusividade nesse mercado, visto que os jogos são totalmente contrário a esse estilo. Também acho meio hipocrisia abraçar a causa das quests, a partir do momento que se vê páginas e até mesmo a galera ovacionando os caminhos de UP e as vezes até se você sair dessa receita tem uns loucos que te criticam. Da para gastar bem o tempo melhorando a experiência de progressão e evolução de personagem, sem perder tempo pensando em lori e quests, que ninguém lê e ninguém faz. Mas é minha opinião. O foco deveria ser o conteúdo que de fato a gente tem contato. Não importa o quanto melhore as quests, a galera não vai ter paciência no final, e vai procurar caminhos de up alternativo como aconteceu porque é mais cômododo e principalmente porque a galera sabe o porque de ter procurado esse jogo... É pelo UP mesmo. Enfim, é a minha opinião. Como desenvolvedor eu sei que é impossível para jogos grandes criar essa utopia, não da para coexistir essas duas coisas, se desse eles já teriam feito, porque não é possível. Eu pagaria sim por uma mensalidade no Ragnarok por um servidor redondinho, com todo mundo, sem bugs, sem bicho ruim, com tratamento com prontidão ao consumidor e o mais importante, sem um modelo de negocio no caso uma cash shop que ataque diretamente minha experiência com o jogo. Mas vida que segue!
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  9. Bom, eu jogo a alguns meses. Cheguei a jogar um pouco próximo do lançamento do jogo lá no inicio com a level up. Vou falar minha experiência como Game Designer e em outros MMORPG's. - Modelo de Negócio Eu acho que o modelo de negócio adotado no jogo hoje não é compatível com a experiência e nem com o estado atual dele. Os dois servers pago e não pago segregou a galera, o que é ruim para um jogo que precisa de muita interação. Quem é mais prejudicado é quem está no Valhalla, o que é tenso porque é a galera que pagou. Eu acho que vale uma pesquisa entre os jogadores para ver a possibilidade de unificação dos servidores e esse ser pago, uma mensalidade. Pois a ideia é vocês terem o lucro para não criar um senso de urgência e nem estragar a imersão do jogo com estratégias de lucro em cima de itens que influenciem na experiência de jogo dos jogadores. Existem jogadores que gastam dinheiro em cash para conseguir itens que os deixam muito mais forte. Com essa ideia de mensalidade esses jogadores gastariam menos, mas teriam uma experiência mais imersa no jogo e isso seria igual para todos, e contra partida vocês teriam um lucro mais certo por ser de mensalidade no final e até maior, já que todos os jogadores seriam capitalizados. Até para mensurar e coisas assim seria mais tranquilo, não teria o senso de urgência de vocês com metas. Vocês focariam mais em marketing para fazer a galera vir para o jogo, ao invés de ficar se preocupando em colocar itens absurdos na loja que acabam com a experiência, mas para garantir que a meta seja batida no final do mês. Enfim. Servidor com mensalidade tem uma melhor saúde. Os responsáveis tem seu dinheiro no final do mês, se preocupam mais em trazer jogadores, marketing e tals, e não atrapalham a experiência de jogo por conta do senso de urgência de metas de lucro. E o valor da mensalidade acredito que nem precisaria ser muito. Se não me engano já teve mensalidade de 10 reais. Acredito que dependendo do valor, a galera muito pagaria tendo a garantia de que a saúde do servidor seria preservada e que vocês não deixariam esse senso de urgência com as metas entrarem no jogo, porque vocês fazem entrar hoje, e isso é ruim. Acho bacana mesmo assim ter uma loja cash, mas com itens consumíveis. Coisas que aumentam chance de drop e XP, o anel que da XP lá. Porque essas coisas não vão causar com a experiência do jogo diretamente. Mas costumes, já que alguns dão atributos, acho interessante usarem eles como marketing para eventos e coisas ingame mesmo, tanto para a galera que já estiver jogando, tanto para usar como atrativo para pessoas que nunca jogaram virem jogar. Resumindo: Um modelo de negocio que seja mais tranquilo a interação de vocês equipe com lucro de tal forma que não transborde na nossa experiência de jogo como acontece hoje. Aquela coisa, a gente ta aqui e queremos ajudar vocês, nos ajude a ajudar vocês. - Quests Eu acho que quests no jogo são conflitosas com o formato dele. É um jogo da era de ouro de Grind. As quests estão lá, mas as pessoas seguem um caminho especifico de UP, e muita gente totalmente ignora isso. Acabam fazendo só coisas que são obrigatórias para classes ou conteúdos específicos. É muito ruim você estar engajado grindando e em algum momento ter que parar para fazer alguma quest, e o EDEN acho que quebra total a experiência do jogo. Eu acho que as quests deveriam sair e o jogo ser focado no grind, e em conteúdos mais destacados, como guerras e coisas que fomentem a criação e o crescimento de guildas. Eu tiraria todas as quests, só manteria as de mudança de classe e a que libera locais enfim. Acho que quest e grind não coexistem. Na verdade acho que tudo isso que entrou, quests a lot e Eden foi uma tentativa de colocar um jogo clássico de grind no formato dos jogos atuais, e é ai que está o erro. Ele deveria ser trabalho para ser o jogo com a melhor experiência no que ele foi feito, que é grind. - Interação com o publico Eu trabalhei um tempo como supervisor de atendimento. Já ganhei prêmio consumidor moderno que é o ápice da premiação de atendimento ao cliente enfim. Posso dizer com propriedade que a forma que vocês nos atende não é só ruim, como as vezes chega ser infantil. Tipo tratamento de server não oficial. A forma como as pessoas são bloqueadas e silenciadas por dar opinião não é nada profissional e da até uma insegurança em investir no jogo por conta disso. Eu acho que vocês precisam adotar uma forma de atendimento mais personalizada e próxima. Primeiro as pessoas saberem quem vocês são e criarem empatia com vocês. Os verem como GM's positivos. Então vocês precisam criar identidades mesmo que personagens (podem ser avatares com desenhos com a identidade visual do jogo) para se aproximar da galera. Reviver o canal do Youtube, e fazer vídeos falando sobre novidades e tals, como também de coisas ingame. Tem muita gente criando conteúdo no youtube partindo do servidor de vocês. Vocês podem criar parcerias e essa galera fazer alguns vídeos para upar nos canais de vocês. Isso criaria um laço super forte entre vocês e os jogadores. E usar essas redes, youtube, insta, discord, facebook, como locais para destacar jogadores e guildas. Trabalhar com fama dentro de um servidor de uma forma positiva é muito "engajante" e não deixa de ser um conteúdo a mais para a galera. Ranking de Players e Guilda, Narração de guerra pela twitch. Vocês podem se tornar peças muito fortes do marketing. - Gameplay Voltando a ideia de tirar quests e tals, falando ali da tirada do Eden, acho que vocês poderiam falar com os desenvolvedores para tentar resgatar características importantes de algumas classes que foram perdidas justamente pela implementação dessas mecânicas que conflitam com a experiência real do jogo. Usando o ferreiro como exemplo, craftar itens que é a alma do ferreiro virou uma coisa completamente esquecida. Saindo as quests e o EDEN, poderiam colocar importância na alma do ferreiro e ele ser o gerador de potência para os jogadores se fortalecerem e conseguirem fazer os conteúdos. O ferreiro precisa voltar a ser esse catalizador, como também o alquimista com poções. As coisas precisam ser resinificadas no geral. A experiência de encontrar e interagir com porings no inicio do jogo foi totalmente perdida. O bicho é a cara da franquia, se eu interagi com ele 1 minuto foi muito. Acho que isso tem a ver com a atual curva de XP. A forma que ganhamos XP hoje deveria ser com a utilização de consumíveis para XP, tem que puxar para baixo. O jogo não tem que ser sobre players com exércitos de personagens, o jogo tem que ser sobre você ter uma representação nesse mundo e investir nela. Claro que existe personagens para auxiliar isso, mas tudo ficou tão irrelevante, que pessoas possuem manadas de personagens em suas contas. Acho que a gente tem que sair da quantidade e investir na qualidade da experiência do jogo. Prefiro ter o poder de ter 1 ou 2 personagens, mas ter a melhor experiência enquanto jogo, até porque assim fica muito menos maçante. E aproveitando falando de XP. Essa experiência precisa fazer com que eu viva o mundo do jogo por inteiro. Hoje eu chego no 175, mas existem mapas que eu NUNCA vou passar por eles, nem vou saber que eles existam. Precisa ressignificar o grind do jogo para fazer com que a gente viaje pelo mundo. A experiência de jogo ficaria muito mais rica e menos maçante se fosse assim. - Resumo Para fechar eu só acho que o servidor terá uma experiência positiva e trazer lucro e feedback positivo se vocês trabalharem na mudança pensando como foco nossa satisfação e o lucro como consequência dela e não o contrário. Onde eu trabalhava era assim, e funcionava muito bem. A gente se preocupava HORRORES com a satisfação do cliente, era tipo Deus da operação esse sentimento. Eu não consigo ver esse tópico como esse o foco agora por tudo que vi até agora, mas realmente espero estar errado. Se precisar conversar, falar mesmo por voz com os jogadores, fazer essa pesquisa face a face, faça! Eu muito participaria. Feedback é tudo! Bom, isso é o que eu mudaria dentro da minha experiência com o jogo até hoje.
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  10. Como é do RO:Zero, dificilmente viria para o bRO. Porém a Kafra WarpPortal abriu um tópico de feedback para a desenvolvedora, o que dá a entender que eles estão querendo abrir os olhos da Gravity de alguma forma. O balanceamento das habilidades de classe 1, 2 e transclasse são ótimos, mas estão longe de serem perfeitos. Por exemplo a habilidade Tiro Preciso (sharp shot) é a skill top de Sentinelas, deixando para trás a Tempestade de Flechas e o Disparo Certeiro. Pra mim isso não faz o menor sentido. Eu adoraria que fizessem um segundo rebalance, ouvindo o feedback da comunidade. Por exemplo a Remoção Total tem recarga, mas a Proteção Química Total não tem, seria legal uma recarga de uns 10 segundos para dar um ajuste e dar uma revivida nos Desordeiros TE. E o Criar Veneno Mortal com 5 segundos de recarga pra mim não faz muito sentido. Enfim, muita coisa precisaria mudar. A Gravity precisa abrir a cabeça pros erros dela. Mas isso dificilmente acontecerá. Parabéns pela iniciativa amigo
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  11. @The Unknown muito obrigado, me ajudou aqui achei o link: https://web.archive.org/web/20120622041450/http://sites.levelupgames.com.br/FORUM/RAGNAROK/forums/t/239181.aspx
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  12. E aí? Como vão? Creio que o bRO já tem uns... 15 anos talvez. De qualquer forma, durante esse tempo, pude jogar em 3 Ragnaroks oficiais, bRO, iRO e jRO. De certa forma, o tópico tem um pouco de comparação, mas minha ideia é tratar sobre as coisas legais que tem no bRO (exclusivas ou não). Claro, sem a necessidade de falar mau de um servidor ou coisa assim. Então, vamos lá. 1 - Multi client Não sei se é controverso, mas poder ser um grupo de até 12 em 1 pessoa em um COMP? Soa legal. Teria que ter um baita de reflexo pra controlar esses personagens. Ou mesmo jogar enquanto vende itens com um mercador. Pode soar como bobagem colocar isso como um dos legais do bRO, mas... jRO não tem multi client. Teria que usar dois COMPs pra logar duas contas. 2 - Catálogo de Prata Um item que você pode procurar à venda de um mercador no mesmo mapa em que está. Já usei pra conveniência minha, de achar uns itens num preço aceitável. Conveniente e poupa muito do tempo. E agora tem um de catálogo de ouro que faz o favor de abrir a loja de um mercador que está tão longe no mesmo mapa. (E não. Não consegui achar o NPC do catálogo de prata no jRO.) 3 - Itens de ROPs à venda nos mercadores de jogadores Manuais de combate, gomas de mascar, grimórios de combate, item de reset de skills, seguro de vida... Já houve um tempo em que isso era inegociável. Mas agora, poder usar zennies pra comprar esses itens soa bem conveniente. Ainda mais quando não se quer comprar ROPs. 4 - Servidores Valhalla e Thor Sim, o fato desses servidores existirem é muito legal. Um servidor gratuíto e um outro que tem acesso permanente a preço de duas mensalidades? E eles nem são iguais. Tem temáticas diferentes para o público que for conveniente. Se bem que, sendo um distribuidora, não dá pra ter um tantão de "servidor clone" (época do Chaos, Loki e Iris já foi), mas enfim. Eu havia ficado no Thor, justamente porque é gratuíto. Se bem que depois que o Odin e Asgard deram merge, pude jogar no Valhalla como resultado (havia ganhado 3 contas). Enfim, é apenas uma visão minha quanto ao bRO. É bem provável que tenham pessoas que vão discordar e falar "Não, não é legal". De boas. Não nego que já critiquei em algumas situações, mas sou da crença de que às vezes é necessário ver um outro pomar. Ter mais referências é sempre bom. Agradeço e tenham um bom dia.
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  13. Estações É algo apenas visual, mas que ajuda a dinamizar um pouco o ambiente de jogo. Não deixem de ativar as cidades temáticas no período de natal, e começem também a ativar a Prontera com Sakuras durante toda a primavera, com aquele efeito das flores de Sakura caindo do céu. Não sei se existe uma Prontera oficial toda tematizada com Sakuras lá fora (se tiver, o bRO nunca viu, ou realmente não me lembro). A praça de Prontera, e a Vila dos Arqueiros, com as Sakuras, já seria muito legal. Por qualquer motivo, faz muito tempo que isso não é ativado no nosso servidor. Praça de Prontera Seria interessante também limpar visualmente a praça de Prontera, esse local que já foi point de muitos. Movam o Resetador e a Máquina Buzzy de local, tirem-nos da frente da estátua. Bloqueiem Comércio e Lojinha de Rua nesse local, já vi screenshots com mais de 40 mercadores aglomerados ali. Deixem o ambiente visualmente limpo e agradável para que jogadores voltem a utilizá-lo como point. Sistema de Reset de Nick e Grupo Como qualquer jogo antigo, implementar um sistema que renomeie automaticamente nicks de jogadores que estejam há muito tempo inativos. Como pode ser verificado via Rodex, grande parte dos nomes são presos a Aprendizes nível 1 e/ou jogadores inativos. Seria uma ótima medida implementar algo que renomeie automaticamente jogadores inativos há muito tempo, para que nicks antes ocupados possam ser utilizados por jogadores agora ativos. O sistema poderia, inclusive, conceder ao jogador inativo um cartão gratuito de troca de nome, para caso ele voltasse a jogar (vinculado e preso aquela conta e personagem). Fazer também com que o jogo renomeie ou delete grupos automaticamente. Mesmo digitando coisas sem sentido, hoje em dia é bem incômodo encontrar um nome de grupo que não esteja em uso. Armazém Hoje o jogo conta com, aproximadamente, 30.000 itens, muitos deles não sendo "stackáveis" e/ou sendo colecionáveis (como as cartas), e apenas 1200 (ou 300) espaços de Armazém. Oferecer uma forma dos jogadores aumentarem o espaço do(s) armazém(ns), de ambos os servidores. O kRO Zero contém um item para essa finalidade. Melhorias no início do jogo O modo tutorial do jogo e os recursos disponibilizados atualmente não são muito amigáveis ou realmente eficazes. Sugiro que façam melhorias. Algumas sugestões são comentadas abaixo: Fábrica do Terror É a melhor opção de farm atualmente, e acho que seria ainda mais interessante e divertido aos jogadores se eles não tivessem que usar uma classe específica (ou carta Coringa) para tirar proveito. Também deixaria menos monótono. Ouro e Platina em Barra dos Ludes poderia ser substituído por Ouro Especial e Platina em Barra Especial, que poderiam valer mais que os originais em NPC e serem "infurtáveis" (semelhante as cartas). Assim, os jogadores iriam com a classe que quisessem, com o que estivessem afim de jogar. Moedas de Malangdo Poderia ser interessante se passasse por uma revisão, o sistema atual é horrível, pois, além da conversão de moedas ser muito ruim, diferente de outros colecionáveis, elas também não entram no armazém. Malangdo claramente foi desenvolvida em torno de ROPs, e foi até bom que tenham disponibilizado a Cx. de Arpões do Polvo por Logue e Ganhe, mas ainda é triste que o sistema de moedas seja quase que abandonado, por não ser nem um pouco viável tentar encantamentos usando as moedas. Do meu ponto de vista, é até interessante que as moedas não entrem no armazém, para evitar, de certa forma, o "loga e desloga", que não é gameplay. Poderia ser interessante se pudessem melhorar o sistema de conversão e/ou aumentar as moedas entregues nas missões diárias. Visuais Ambos os servidores, hoje em dia, enfrentam 2 problemas em relação a visuais: primeiro, não interessa muito aos jogadores gastarem muitos ROPs neles (não tanto quanto em outras coisas), não só por ser apenas um visual, mas especificamente também porque dificilmente, em raríssimos os casos, agregará valor. Por isso, revendedores (que colocam muitos ROPs/compram com Zeny/gastam diretamente em itens pra revender) não se interessam tanto por visuais, não vale a pena sair comprando visuais em promoções Use e Ganhe, por exemplo. Isso faz com que haja uma escassez dos visuais após terem saído da loja, e como temos mais de 700 visuais e não mais de 10 figuram semanalmente, sempre existirá aquele visual obscuro que não tem absolutamente ninguém no servidor vendendo, senão o mercado ilegal de venda de itens por reais. Além da demanda estar sempre espalhada (entre os mais de 700 itens com igual efeito), fazendo que realmente não valha a pena revender/tentar suprir e lucrar com essa escassez. A solução pra isso, a primeiro momento, pode desagradar alguns jogadores, mas é bom que a empresa explore mais a parte de visuais, já que é inofensiva ao jogo seria ideal se explorasse apenas cosméticos. Algo que poderia resolver os problemas citados, seria, primeiro, adaptar os visuais a algo mais próximo de outros jogos que exploram essa parte cosmética. Torná-los caixas que, quando abertas, concedessem o visual e o deixasse preso à conta de jogo. Isso faria com que as pessoas gastassem mais dos seus ROPs em visuais, pois assim passariam a agregar um pouco mais de valor, resultando em uma maior oferta ao mercado. cade os ovinhos? ovo que contém a chance de sair celacant- Outra ideia, que seria ideal que fosse usada em conjunto, seria adicionar um item de loteria, que poderia ser um ovo, que funcionasse como os Álbum de Cartas, sendo atualizado constantemente com novos visuais que saíssem da loja. Seria uma alternativa ao mercado paralelo. Uma terceira possibilidade, provavelmente menos lucrativa mas ainda eficaz, seria apenas deixá-los permanentes na loja. Passe de Venda e Taxa das Lojas A grande maioria dos jogos, hoje em dia, mesmo single-player, oferecem atividades a serem feitas enquanto o jogador se encontra offline, enquanto não está jogando. Outros MMOs proporcionam isso, e existem até mesmo as famosas casas de leilão, que não temos. O ideal seria transformar as Lojinhas de Rua em uma habilidade básica e universal, mas como a desenvolvedora não vai fazer uma mudança dessa, o mínimo que poderiam fazer seria diminuir drasticamente o preço dos Passes e/ou aumentar a quantidade premiada nas missões, aumentar a capacidade máxima de dias que duram, e, se possível, aumentar a quantidade máxima de itens que suportam. Como sugestão, deixem apenas um preço módico. O Passe de Venda Avançado poderia custar 100.000 Zeny, ao invés de 2 milhões. O Passe de Venda Médio poderia custar 50.000z, e o Passe de Venda Básico poderia custar 25.000z. Além disso, as missões de Lojinha de Rua poderiam conceder 7 passes a cada vez que fossem completadas, ao invés de 1. Somado a isso, acredito que deveriam também aumentar a quantidade máxima de dias que duram. Como a lojinha fecha sempre que o servidor cai, acho que 6 ou 7 dias de duração sejam suficientes e satisfatórios, visto que teremos sempre as manutenções semanais. Por último, seria ideal que eles suportassem uma maior quantidade de itens. Assim, amenizaria cenas como essa. Sugiro que o Passe Avançado suporte até 12 itens para venda, e assim por diante, com o médio suportando 6, com o básico continuando do jeito que está, suportando até 3 itens para venda. As taxas das lojinhas deveriam ser reduzidas ao máximo ou, preferencialmente, removidas totalmente (acho que ninguém ligaria se a interface da taxa continuaria ali ou não, se é que essa é uma preocupação. Não precisa mexer no sistema pra tirar a interface da taxa das lojinhas, apenas deixem-na zerada, ninguém vai se importar). Pagar quantias relativamente altas para os passes, assim como as taxas nas lojas, não é nada intuitivo. As pessoas abrem lojas para conseguir o Zeny. Nós temos formas muito melhores de drenar Zeny, como Rafa da Rifa e Evento de Doação, e poderíamos pensar e ter muitas outras formas melhores, mais eficazes, e que gerem menos insatisfação (e com razão) entre a comunidade. Comércio sempre foi um ponto forte do jogo e essas mudanças o fariam muito bem. As taxas são um impedimento desnecessário quando eu posso ficar online pra dar trade ou negociar de outras formas, quebrando totalmente o sentido da implementação e vinda de atualizações como a lojinha offline, e o aumento de limite máximo de preço em lojas, em primeiro lugar. Foi um sistema que muitos esperaram, mas que agora, pra muitos, de nada serve. A moeda do jogo não serve pra nada além de facilitar as trocas entre jogadores. Eu vou vender pra você item A, e com o zeny comprar item B de outro jogador, que por sua vez pegará o seu zeny (que estava comigo) e comprará item C de outro, que por sua vez continuará o ciclo até que todos estejam com os itens que querem, como se todos tivessem se juntado e trocado os itens entre si. A moeda serve pra facilitar e agilizar esse processo, sem que um conheça ao outro, e as taxas são um impedimento desnecessário que atrasa e dificulta esse ciclo. Todas essas melhorias (em relação aos Passes e as Taxas) aqueceriam o comércio e ajudaria muitos jogadores a conseguirem o que querem. Seria mais fácil vender e mais fácil comprar (se você faz isso, você não precisa mais ficar esperando a pessoa entrar pra tirar os 5%). Com o Passe de Venda suportando mais itens, itens que antes eram jogados fora ou que não entravam nas lojinhas, poderão ser colocados a venda. Tudo isso vai aumentar a concorrência e diminuir os preços. Jogadores novatos, que fazem dinheiro vendendo poções básicas e afins, finalmente poderão desfrutar das lojinhas offline sem perder seu lucro. Eventos Atuais Ordem dos Exploradores - Masterpiece O melhor evento de todos. Com certeza, é um evento que pode e deve ter sempre duração longa, é uma gameplay ativa e não estática. Ajuda novatos, veteranos. Jogadores f2p ou não. Explora as instâncias e lore do jogo e, de certa forma, incentiva criação de grupos. Logue e Ganhe - Ótimo Evento excelente e que deve virar permanente. O único problema desse evento é que normalmente os jogadores tem muitas contas de jogo diferentes, e ficar logando vários personagens um atrás do outro não é uma gameplay divertida e nem mesmo o intuito desse tipo de evento. Seria muito benéfico se ao menos o login passasse a ser contabilizado por conta WarpPortal (um personagem de uma conta loga, todas as outras ganham presença). Além disso, para evitar prêmios indesejados e/ou inúteis, seria muito melhor se os jogadores ganhassem pontos para serem trocados diretamente por dia, ao invés de Vale Presentes de loteria e outros itens, pontos esses que pudessem ser trocados diretamente pelos prêmios desejados, como no sistema exemplificado abaixo: Premiações por dia: Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom 1 1 2 3 4 5 7 Logar todos os 30 dias: 50 Vale Presente Especial Colete e troque por presentes na Máquina Aprimorada. Máquina Aprimorada Prêmios: Vale Presente Especial | Prêmio 1 | 10x Poção de Angeling 1 | 1x Doce de Elvira 2 | 20x Biscoito da Festie 2 | 20x Biscoito da Flora 2 | 20x Biscoito do Snow 2 | 20x Biscoito do Winter 2 | 3x Chiclete 2 | 6x Poção Menor de Vida 2 | 3x Abrasivo 5 | 2x Lata de Comida para Gatos 7 | 20x Peixe Enlatado 7 | 1x Caixa Especial de Pergaminhos 7 | 1x Elunium Enriquecido 7 | 1x Oridecon Enriquecido 8 | 2x Cartão Kafra Especial 10 | 1x Cupom de Troca de Slot 12 | 1x Cx. Asa de Mosca Ilimitada [3 dias] 12 | 1x Cx. de Arpões de Polvo 3 12 | 1 x Espelho Convexo 12 | 3x Manual de Campo 12 | 1x Cx. Rédea Experimental [7 dias] 15 | 3x Manual de Campo de Classe 16 | 4x Diário de Aventura 16 | 1x Cx. de Acesso (1h) 18 | 1x Chapéu de Oficial 18 | 1x Amuleto da Sabedoria 18 | 1x Amuleto da Coragem 20 | 1x Cx. de Acesso (3h) 20 | 10xMedicina Secreta 25 | 10xMedicina Milagrosa 32 | 1x Ticket de Expansão de Inventário 32 | 1x, , ,,,, , , ,, , Visual à escolha Evento de Refino - Bom Evento bom. Talvez fosse interessante se sempre repetissem o que fizeram no último, quando disponibilizaram uma quantia maior de minérios enriquecidos através do Logue e Ganhe. Usando o sistema anterior como exemplo, durante o período, os minérios poderiam ter seu preço diminuído na máquina. missões diárias de MalangdoFestival de Brasilis - Bom Evento bom. Com certeza, não é pra longa duração como Exploradores, pois é uma gameplay mais parada repetitiva que, mas não deixa de ser interessante. Doação Diária - Bom Evento bom e que deve continuar vindo frequentemente, pois é uma das melhores formas de se drenar Zeny do servidor. Seria interessante se fizessem umas revisões no preço das doações a partir do nível 120. Poderia ser interessante também se disponibilizassem uma nova possibilidade de doação, de níveis mais altos (como 150~175) e que disponibilizasse um pouco mais de experiência. Evento de Pesca - Médio Evento médio. Seria bom que tivesse melhorias. Atualmente, proporciona uma gameplay muito estática e parada. É válido, pois é pra representar pesca, mas seria bom se houvessem melhorias. Pra começar, o delay (do ponto de pesca) poderia ser removido. O que os jogadores que farmam muito o evento fazem hoje, em sua maioria, é ficar logando e deslogando muitos personagens em Byalan. Removendo o delay do ponto de pesca, faz com que os jogadores parem com essa prática. Não se pode chamar logar e deslogar personagens sequencialmente de gameplay. Outro ponto interessante é sobre a quantidade de locais para se pescar. Talvez o intuito original fosse de que o jogador fosse andando entre os pontos, mas isso simplesmente não vale a pena (nem mesmo usando teleporte VIP). Comodo e Byalan são alguns dos lugares onde os jogadores se amontoam. Seria interessante se os outros lugares tivessem suas chances aumentadas, fazendo assim com que talvez passassem a valer a pena também. Ou, no mínimo, as iscas poderiam ser revistas para que os diferentes lugares representassem jogadores de diferentes níveis (indo da isca dropada de monstro mais fraco e peixe menos valioso à isca dropada de monstro mais forte e peixe mais valioso). Remover o delay dos pontos e aumentar as chances de outros lugares (além de Byalan e Comodo) já seriam ótimas melhorias. Com certeza, entretanto, apesar de ser um evento muito bom, mesmo que com essas melhorias, não deveria ser de tão longa duração quanto Exploradores, por exemplo, por sua gameplay repetitiva e estática. Além da desvalorização total dos itens, devido a baixa dificuldade. (Nada a comentar sobre demais eventos.) Novos Eventos Eventos de Paródia Novos eventos de paródia, como a Residente Malditos. Professor (insira o nome de qualquer coisa planta do rag aqui) está em busca de jovens heróis para lhes entregar um pet inicial, iscas e uma monstroagenda. Capture todos os pets para completar sua monstroagenda. Um grande torneio acontece próximo a Geffen, apenas classes mágicas participam. O objetivo? Ser o primeiro, em um mapa, a capturar derrotar um Angeling de altíssima defesa mágica, com velocidade de guyak, que vive correndo e se teleportando. Com exceção de tirar diretamente hp do coleguinha, vale tudo nesse torneio, Barreira de Gelo, Stasis, Corrida(Espiritualistas), Prisão de Teia, e qualquer outra habilidade que julgue ser útil. A cada rodada ganha, você ganha pontos e sobe no ranking. E assim vai. Evento de Classes Pesquisadores notaram um superaumento na população de monstros em certa região de Midgard e temem que isso possa causar um desequilíbrio em seu ecossistema natural não-monstronífico. Agora, recrutadores estão espalhados por 8 pontos (pay_fild08, pay_fild09, gef_fild10, orcsdun01, moc_fild17, gef_fild06, ra_fild08 e ve_fild07), selecionando, direcionando e teleportando (ida e volta, se desejar) jogadores para mapas onde suas habilidades serão de maior eficácia. Nesses mapas, divididos em faixas de nível e em classes, os monstros tem sua experiência quase que quadruplicada, e os recrutadores lhe darão missões de caça específicas (lembrando velhas missões repetitivas de caça), fazendo com que valha muito a pena. Cada mapa conta com monstros selecionados para aquela faixa de nível e classe. Por exemplo, noviços serão direcionados a mapas com monstros morto-vivo. Arqueiros encontrarão mapas cobertos de Floras e afins. Magos cuidarão de monstros passivos que não detectem cast. Monstros com baixa precisão ficarão a cargo dos Gatunos e evoluções. Espadachins poderão lidar com monstros agressivos e, devido a sua alta resistência, serão capazes de mobar com a ajuda de um chapéu especial concedido por um dos recrutadores, temporário e que recupera pouco de seu HP e SP ao derrotar monstros. Mas não será tão fácil assim. Cada mapa abriga um monstro específico, de muita vida e renascimento instantâneo, modulado pela própria natureza para acertar os pontos fracos dos aventureiros. Todo mapa apresentará um monstro desse. O mapa dos arqueiros, por exemplo, apresentará um monstro não estático e de altíssima velocidade. Gatunos poderão se deparar com um monstro forte, agressivo e com alta precisão que, por pouco, não detecta personagens escondidos. Junte-se a companheiros de sua própria classe e divirta-se nesses mapas cheio de novos desafios. Aproveite também as promoções periódicas de ROPs que acontecerão durante o evento, com sets exclusivos, para melhor enfrentar os mapas. O intuito do evento seria o mesmo de bônus de experiência racial: oferecer uma dinâmica nova e tentar quebrar um pouco a monotonia do up, pelo menos no low lvl. Evento de Corrida Apenas uma ideia inspirada na penúltima parte da missão de Sentinelas. Algum tipo de corrida em mapas "circulares" (como Alberta), ou mesmo em mapas mais lineares, de um ponto a outro. Valendo habilidades (como Corrida), montarias (de ROPs ou não) e itens (como Guyak). O jogador não deve ser apenas o mais rápido, mas também desviar dos Bombrings buffados explodindo no caminho. Não tenho muita ideia de como fazer isso de modo automático (sem um GM presente), mas deve ser possível fazer algo parecido. Modelo Passe de Batalha Muito popular em outros jogos, acho que poderia ser agregado ao sistema VIP. Desnecessário tecer muitos comentários, vocês tem profissionais e os dados de compra dos usuários, então vocês, melhor do que ninguém, saberão como fazê-lo. Acho que seria interessante que oferecesse vantagens similares as de ROPs bonificados. Não oferecer ROPs bonificados, mas ser tão vantajoso quanto. Como uma forma de fazer com que jogadores que gastam apenas grandes quantias apenas nesse período, aderissem ao costume de gastar durante o ano todo, com a obtenção desse passe, como o programa de fidelidade. Também poderia ser interessante que tivesse várias tiers, pra tentar convencer diversos públicos. Sugestão: Tópico de "to do list" das sugestões É algo que já deve existir internamente, e que seria legal que se tornasse público. Sendo de conhecimento dos jogadores, poderia diminuir um pouco da pressão sobre à staff, pois eles teriam sempre onde checar que a staff já está trabalhando em muitas das sugestões atualmente e, portanto, uma melhor compreensão. Acho que seria legal se as sugestões fossem separadas em 4 categorias: Em Análise - significaria que a staff gostou da ideia e que o assunto está no modo espera, em análise Em Estudo - significaria que a staff está discutindo o assunto internamente, pensando em melhorias e modificações, e coletando sugestões, antes de enviá-lo a desenvolvedora novamente Em Discussão - significaria que o assunto está sendo discutido ("negociado") com a desenvolvedora Em Planejamento e Desenvolvimento - significaria que o assunto já está sendo colocado em prática, que levará apenas tempo Usando um exemplo prático, tendo como base o cenário atual, o tópico ficaria mais ou menos assim: kRO Item Deal - Em Análise PvP 99/70 - Em Estudo Revisão das Taxas de Lojinhas - Em Discussão Evento de XP Racial - Em Discussão Novo Pacote da Aventura - Em Planejamento e Desenvolvimento Nova Interface pra Loja de ROPs - Em Planejamento e Desenvolvimento Evento GvG - Em Planejamento e Desenvolvimento Captcha Já falaram suficiente sobre o visual do site da WarpPortal, sobre não ser intuitivo na navegação e criação de contas, e sobre a péssima necessidade de ter que converter energy pra ROPs. Mas uma outra coisa que acho que seria bom que mudassem, seria o sistema de captcha usado para verificar criação de novas contas. O atual é um captcha ultrapassado, facilmente burlável por robôs. Sugiro o hCaptcha, que parece ter um sistema de proteção melhor contra robôs que utilizam-se das opções de áudio presente em captchas para burlá-los. Sugestões pro Fórum Adicionar um widget de destaque Imagem completa pode ser visualizada aqui. Uma ferramente interativa que mostre destaques. Poderia ser configurada para mostrar: últimos tópicos com resposta (atividade recente), tópicos com mais reações do período, e também poderia ser usado para fixar e divulgar notícias do site (como exemplificado na imagem, direcionando a notícia no site sobre o Cupom de Promoção). A inspiração pra fazer o exemplo da imagem veio desse fórum aqui. Deveria se adaptar ao mobile, exatamente como o exemplo fórum citado. O widget poderia selecionar automaticamente uma imagem do tópico, ou mesmo o autor poderia ter a chance de classificar uma das imagens usadas (se é que é usada alguma) para a apresentação no tópico na aba de destaque. Caso o tópico não possuísse nenhuma imagem, bastaria que a ferramenta exibisse um fundo genérico com o avatar do autor e o título do tópico. Fórum tematizado Voltar com os wallpapers temáticos e também configurar avatares temáticos padrões para usuários sem avatares, ao invés dos avatares de letras. Exemplos: Outras pequenas sugestões pro fórum: Melhorar o incentivo a tutores, já muito falado; Remover esse novo sistema de aprovação de conta e primeiro tópico. Ao invés disso, se necessário, designar moderadores; Trazer os emojis do Discord; Voltar com as plaquinhas de tutorado; Arrumar o bug da tag "spoiler", em que é necessário usar shift+enter para não quebrar parágrafos e bugar todo o post; Novas opções de formatação e edição de texto; Se possível, melhorar o funcionamento do salvamento automático. Atualmente, nem sempre fica salvo; Adicionar um tema escuro; A barrinha de atividades poderia ser exibida de forma mais intuitiva no mobile. Poderia ser como no desktop (uma abinha escrito "Atividades"), ao invés de um ícone sem identificação no topo misturado a outros. ✈️ Para Coreia como se tudo aqui não dependesse da gravity Modificação do Sistema de Visuais Seria muito legal se a desenvolvedora modificasse o funcionamento do sistema de visuais para que pudéssemos usar visuais que, hoje em dia, apesar de ocuparem a mesma categoria (entre topo, meio, baixo), não se intercalam. Um grande exemplo são visuais de orelha, como Orelhas de Fada, e outros visuais de meio, como Bochechas Coradas. A sugestão é que dividam o sistema em mais categorias e regiões, podendo ser elas: topo, orelhas, região dos olhos e bochecha e nariz, boca, pescoço e nuca, e chão (para visuais que fiquem no chão, como microfone e pets). Arte ilustrativa feita por Moonyxel, do Discord (link para mais trabalhos da artista) Dessa forma, você finalmente poderia equipar suas Orelhas e Bochechas Coradas ao mesmo tempo. Ou usar um balão e um visual de boca. Ou até mesmo usar seus Óculos e não abandonar seu dogginho. Capa, é claro, deveria continuar existindo. E talvez fosse interessante adicionar um slot específico para outros efeitos, como auras e afins. Alternativamente, para evitar uma poluição visual desnecessária, o slot de chão poderia, na verdade, ser chamado apenas de slot especial, e acomodar tanto as auras, quanto os visuais de chão, um ou outro. Sistema de Penteados O sistema de perucas e visuais de penteados foi uma adição legal, mas deveriam funcionar em conjunto com o sistema de penteados, ou como uma incrementação a parte. Em resumo, deveriam se tornar um sistema separado, e não ocupar slots de visuais comuns. Guerra do Emperium O âmbito competitivo de jogos hoje em dia, além de muito popular, é muito importante para os mesmos. Apenas para usar um exemplo, em uma atualização ou mudança que desagrada muitos, jogadores competitivos podem continuar, pois o seu foco é outro. Âmbitos competitivos mantém os jogos ativos. Aqui temos o problema de desbalanceamento desenfreado do jogo, fazendo com que o competitivo perca muito de sua força e sentido. Então a primeira sugestão é que a desenvolvedora tenha mais cuidado ao desenvolver e comercializar itens. A segunda sugestão é que façam um novo modo da Guerra do Emperium (para acrescentar ao atual), no qual os jogadores competitivos possam ter a oportunidade de jogar a qualquer momento, como outros jogos competitivos hoje em dia. Ao meu ver, o modelo de esperar dias pra jogar me parece ultrapassado. Acho que seria interessante se, no mínimo, dessem uma alternativa a isso. O sistema poderia funcionar como partidas de moba ou afins, com desafio entre equipes pequenas. Poderia ser ligado a um grande sistema de ranking entre os clãs, fazendo assim com que, a cada vitória, o jogador conquistasse pontos para sua guild. RWC e Conferência Transmitir grandes notícias a nível mundial, em transmissões ao vivo. Voltar com o RWC (se é que tenha parado em algum momento)/voltar a convidar o Brasil e transformar o evento em uma grande conferência sobre Ragnarok. Cobrar ingressos e usá-lo para transmitir grandes notícias e fazer propaganda de tudo que quiserem, como jogos mobile e produtos físicos. Gráficos e Programação Se querem ajudar seus parceiros ao redor do mundo, facilitar o serviço de empresas de serviços de segurança, e que o jogo continue ativo, seria muito bom que focassem recursos para uma nova versão do jogo. Mas não como o Ragnarok Zero, e sim um Ragnarok idêntico ao original, reprogramado em linguagem nova e mais fácil. Isso aumentaria o potencial do jogo, limitado por limites técnicos. Poderiam aproveitar e dar uma pequena melhorada gráfica também. Opção de pular diálogos Adicionar opção de pular diálogo em todas as instâncias/etapas de missões diárias. Outras sugestões: Expansão de Armazém até o infinito e além 99999; Expansão da capacidade máxima de Zeny; (disclaimer: não é preciso me avisar que tem problemas técnicos envolvidos, eu sei disso) Possibilitar o login de mais de um personagem por conta ao mesmo tempo, com verificação de segurança (no primeiro personagem logado); Aumentar a capacidade máxima de personagens por conta ao infinito e além; Mais opções de customização: novas montarias, montarias inter-classes, novas paletas de tintura, customização dos olhos do personagem e, principalmente, algo que devia ter no jogo desde o seu lançamento, seletor de tonalidade de cor de pele. O mundo do jogo além de fictício é vasto, não há desculpa para não ter isso; Adicionar um item que possa ser comercializado em lojinhas e que, ao ser aberto, conceda ROPs; Fazer com que itens presos ao personagem deixem de ocupar slot do inventário; Aumentar a capacidade máxima de itens a serem vendidos em lojas no geral; Permitir abrir mais de 1 Lojinha de Rua por conta e personagem ao mesmo tempo; Introduzir um sistema de auto-save de itens e preços em todas as lojinhas; Acabar com lojinha "vitrine" de compra (quando o Zeny deixa de ser o necessário para se comprar o item) e de venda (quando o item está sendo vendido por mais Zeny do que o personagem pode suportar); Permitir executar configurações nas Lojinhas de Rua sem ter que reabri-las; (isso parece ser possível apenas em Comércio, em uma att futura) Fazer com que Lojinhas de Rua continuem abertas mesmo após queda de servidores.
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  14. voltando a praticar graças ao Ragtober Minha colaboração Dia 5 - Espada
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  15. Contribuindo atrasado com o dia 01 hahahah #ragtober
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  17. se quiser postar aqui pode postar, mas o fórum é meio morto xD
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  18. A galera que refina usa uns minérios tudo doido , tipo carniun e o outro que seriam em armas e equips +10 pra usar no 4 pro 5 e 5 pro 6 , além de terem umas mandingas la que não revelam pra ninguém
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