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  1. Apresentação Fala pessoal! Meu nome é Heitor, jogo majoritariamente no Thor com personagens que tem o nick no modelo (Legume/verdura)~*, e no discord do rag meu nick é Kokuritsu, e apesar de ser mais presente nas salas do Poder Interior (Mestres Taekwons/Espiritualista), de vez em quando eu deixo uns 10 centavos na aba dos ABs também, principalmente quando o assunto é FS. Não sou streamer/parceiro/nada especial no rag, mas gosto muito das classes de suporte, e resolvi escrever um pouco sobre a visão que tenho sobre Arcebispos Suporte, voltados para PvM. Considerações Gerais Pessoalmente, eu acredito que no estado atual do joguinho as classes de suporte, quando se trata de full endgame, se tornaram obsoletas, e viram mais uma questão de conforto para o duo/trio do que de fato uma necessidade. Entretanto, antes disso, são classes de bastante importância para a conclusão dos desafios de PvM do jogo (a meu ver, atualmente, são as Instâncias e a Cheffênia). No geral, tudo que eu recomendar vai levar isso em conta, mas também não vou deixar os itens endgame 100% de fora, mesmo isso tendo em muitos outros lugares. Disclaimer: Manjo nada de bio5, no momento Objetivo da Build O objetivo das habilidades/atributos/equipamentos que eu vou apresentar neste guia é fornecer suporte de maneira adequada tanto para as pts 12/12 quanto para as pts reduzidas (no geral, dupla ou trio). Para tanto, eu acredito que, prioritariamente, precisamos: Ficar vivos* Ter agilidade ao ressuscitar membros mortos Ter agilidade para retirar os status negativos dos membros do grupo Se der tempo, curar e buffar *: Em algumas situações de pt reduzida, é melhor você morrer do que seu killer, mas no geral isso não se aplica. Vai depender da agilidade dele em limpar o que te matou pra conseguir te ressar. Para isso, precisamos principalmente de resistências, consumo consciente de SP (já fiz torres com 6k de SP em que houveram situações que eu zerei), garantia de que suas habilidades vão funcionar e aumento na capacidade de spam/rotação de habilidades, que serão, portanto, os focos das sugestões no guia. Habilidades Aqui, vou sugerir 2 árvores, levando em consideração o Thor. No Val não deve ser muito diferente, mas tenha cuidado porque são 6 pontos a menos do que os que vão ser apresentados aqui, visto que o Escudo Sagrado depende de Teleporte no 2 e Portal no 4. Geralmente, esses pontos saem de habilidades que não são pré-requisitos. Árvore 1 (comum) Árvore 2(incomum/minha escolha pessoal) Um pouco sobre as habilidades Atributos Eu acredito que muitas pessoas têm um panorama geral de o que faz cada atributo. Caso não tenha, recomendo a página do bROWiki para conferir. Aqui vou só me ater aos motivos pelo qual sugiro cada quantidade. Equipamentos Nessa parte vou dividir os equipamentos por faixa de preço e por mainstreamdade. As faixas que vou utilizar são troco de pão (até 5kk), baixo investimento (5kk até 20kk), médio investimento (20kk até 150kk) e alto investimento (150kk+) itens com um * a seu lado indicam que quando foi realizada a pesquisa, não havia nenhum no catálogo. Pretendo fazer atualiazações bimestrais sobre essa categoria, e o preço atual é o da manhã de 04/11/2020. Mainstreamdade é completamente subjetivo e se baseia na quantidade de vezes em que eu vi esses itens serem utilizados ou recomendados por/para ABs FS, sendo os itens classificados como Deep Web de maneira geral itens que eu um dia considerei usar/usei pra suprir um problema específico, que será descrito. Se algum item Deep Web for um item globalmente bom, será descrito, ao contrário busquem usá-los somente nas situações descritas. Uma ressalva que eu gostaria de fazer é que mesmo nosso objetivo seja pegar imunidade por atributos aos status negativos que se fazem possível se tornar imunes dessa maneira, por vezes vou recomendar uma carta ou equipamento que fornece imunidade a tal status. Isso acontece pois é possível sofrer um Status Negativo a qual se é imune por atributos caso a diferença de nível entre você e o mob que vai causar esse status seja grande. Entretanto, a partir do nível 160, você não enfrentará tanto esse problema. Outra ressalva é que é impossível cobrir todos os equipamentos existentes no jogo, assim vou fazer inicialmente com o que vêm à minha memória. Se você conhece um equipamento que acha que merece ser adicionado, comente, que ai na próxima edição do post eu posso ou não adicionar. Equipamentos em que já existe uma carta ao seu lado devem ser usados com aquela carta. Topo Meio Baixo Cartas para a Cabeça: Armaduras Cartas para a Armadura Armas Cartas para Armas Escudos Cartas para Escudos Capas Cartas para Capa Sapatos Cartas para Sapatos Acessórios Cartas para Acessórios O que buscamos atingir? Tá bom Heitor, você já falou o que pensa que um suporte deve ter, e deu um caminhão de opções de itens utilizáveis nele. Mas como eu, AB FS que tá começando agora uso essa lista? Então, existem algumas metas que os alt-qs de um AB devem cumprir em cada estado do jogo que se encontra. Perceba que quanto mais você avança no jogo, mais resistente você fica, e mais próximo de um tank você se torna. Quando eu tinha a minha AB FS, eu conseguia tankar até os Bio3 de maneira satisfatória, por exemplo. Isso é natural de se acontecer, pois mesmo que você não seja um tank de ofício, para ser um AB de frontline, prestando suporte aos personagens com menos alcance e aos tankers, você precisa de certa durabilidade. Bom, seguem o que eu acredito que um AB precisa em cada estágio, e o que eu sugiro fazer com ele: Disclaimer: essa parte ainda não foi atualizada visando bio5, mas adianto que é um conteúdo que no geral você só vai conseguir fazer de maneira satisfatória com um set endgame, com switchs etc. etc. Early Game Mid Game Endgame Sobre gemas Sobre Esquiva Perfeita Considerações Finais Se você discorda do que falei, tem alguma dúvida, alguma sugestão, quer bater um papo sobre Ragnarok ou só quer me xingar mesmo pq meu guia só tem absurdos escritos, comenta ai embaixo. Eu pretendo fazer um guia sobre como se portar aqui pro fórum, mas se eu me lembro bem, o Vspaes tem um post no grupo do Facebook que fala bastante sobre isso, então não sei se é 100% necessário. Tem o Powerpoint da Magê também sobre isso. Enfim, fiz esse textão aqui só pra tentar contribuir um pouco com a comunidade de AB FS que perde cada vez mais espaço no mundo da matança de bichinhos voadores. Meu conselho final para quem gosta de jogar de suporte? Experimente as WoEs, lá você acaba sentindo que tem real utilidade e ainda vai fortalecer alguns clãs, visto que as posições de suporte não são exatamente as mais almejadas. No mais, meu discord é Kokuritsu#1006, e apesar de não estar nem perto de ser O MAIOR CONHECEDOR DE AB FS do server, eu tô a disposição pra tentar ajudar as pessoas que eu por ventura possa saber ajudar, visto que a especialidade da nossa tutora são os poderosos e divertidíssimos de se jogar com ABs Exorcistas (recomendo experimentarem também). Não falei sobre consumíveis, inclusive, pq a Magê já tem um guia excelente sobre aqui no fórum também. Reparei que uma das dúvidas mais frequentes de pessoas que leem esse guia têm é sobre o motivo de eu ser bem enfático quanto à ASPD. A razão principal (como destacada pelo Ash nos comentários na segunda página) é muito mais simples do que as pessoas costumam pensar: quanto maior a ASPD, mais ações por segundo seu personagem pode fazer. Simples assim. Não necessariamente tem a ver com a animação ou com alguma coisa esotérica e cospiratória que seu amigo/companheiro de clã/youtuber preferido falou. O fato é que a quantidade de ações que seu personagem é capaz de realizar por período de tempo é determinada pela ASPD. A questão da animação, do "engasgamento" etc etc etc existe, mas nem de longe é o meu foco quando eu enfatizo a importância da ASPD pra um AB. Pelo que pesquisei, e para os que se interessam, a fórmula da quantidade n de ações por segundo é: n = 50/(200-ASPD) Isso significa que com uma ASPD de 150, você pode realizar apenas 1 ação por segundo, não importa o quão rápido seu cast é ou se você tem 219403834% de redução de pós conjuração. Já com uma ASPD de 190, você pode realizar 5 ações por segundo. Claro que isso depende do tempo de resposta da sua máquina, da sua rota de conexão, da resposta do servidor etc etc, mas no mundo ideal onde tudo funciona exatamente como deveria é assim. Recomendo pelo menos 190 de ASPD para ABs Endgame, no early/mid dá pra segurar tranquilamente na casa dos 175~189. Changelog: 2021/05/05 - Adicionado: Robe Ritualístico. 2021/04/28 - Adicionados: Tiara de Astrea, Capa de Astrea, Armadura de Astrea, Anel de Astrea, Botas de Astrea, Égide das Divindades. Adicionado comentário sobre ASPD (valeu @lLnzl por explicar pro pessoal mais prontamente do que eu ) 2021/03/26 - Adicionados: Escudo E.X.C, Perna E.X.C. 2021/03/03 - Adicionados: Capa de Magma, Kalasag Bayani, Armadura de Escamas de Bakonawa Bayani. Manto Behemoth movido de Deep Web pra Mainstream. Adicionados disclaimers de que eu não manjo nada de bio5. 2020/12/09 - Adicionados: Manto do Comissário, Uniforme de Comissário, Coturnos de Comissário, Botas do Ferlock, Uniforme do Ferlock, Sobretudo do Ferlock, Manto Behemoth, Carta RSX-0806. 2020/11/26 - Adicionado: Palitinho de Chocolate. 2020/11/18 - Adicionados: Ornamento Divino, Escudo Encouraçado, Cartas de redução de dano por Tamanho. Texto de Dádiva das Divindades alterado. Carta Executor removida. 2020/11/04 - Adicionados: Dádiva das Divindades, Cajado da Afeição Fortalecido, Escudo de Sleiporing. Texto de Tiara dos Corações-Alados, Cocar do Orc Herói, Anel Temporal, Anel do Cardeal, Bola de Ferro Ensanguentada, Tomo do Presságio alterados. 2020/10/14 - Adicionados: Luvas de Thor, Túnica da Afeição e Túnica do Julgamento (vlww @Zangz). Texto do Manto do Kardui atualizado com a Observação. Tomo do Presságio movido de Deep Web para Underground. À luz de que a Túnica da Afeição é uma armadura sagrada baratinha, Vestígio de Tatenashi foi removida da lista. 2020/10/01 - Alteração nos textos da Asinhas Discretas e Manteau de Diabolus. Adicionadas as cartas Guardião Morto Kades e Celacanto Cruel 2020/09/25 - Adicionados: Gorro Frígido, Cartola da Natureza, Chapéu das Chamas, Clavas de Brasilis, Capas de Brasilis. Atualizados: Sapatos Luxuosos, Anel Temporal, Anel do Cardeal, Bola de Ferro Ensanguentada, Bracelete Suntuoso. 2020/09/16 - Formatação "corrigida", e edições menores. 2020/09/15 - Adicionados o Tomo do Presságio (que entrou na mesma data no servidor) e o Sobrepeliz Real (que eu só tinha esquecido que existia mesmo).
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  2. legal, então pra pior eles querem igualar com outros servidores, mas pra melhorar nada ne, vide os itens com nerf. será que vão reverter os nerfs em itens, tipo a H.motto? duvido. o que vejo nessa empresa é, se for ajudar o player, nerfa, modifica, altera, remove... mas se for pra prejudicar, é pra ontem. pra já, Gravity não demore a implementar isso... por isso não gasto nem um centavo mais nesse jogo, por mim pode fechar.
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  3. Segundo eles não é nerf. Os monstros invocados pelo Jack não dão exp em outros servidores. E a exp que eles dão não está conforme. Na boa? Eu upo lá mas de fato é um negócio bizarro. Um monstro que não te faz nada, não te dá dano, dar + de 200k de exp. Eu sei que o acesso da instância é do de 3 em 3 dias. Mas se parar pra pensar é meio bizarro mesmo. Mas o dia que eles fizerem isso, precisa ter uma compensação. Não existe lugar adequado pra upar depois do 150. E os que tem são zuados. Eles poderiam aumentar a quantidade de mobs na torre do relógio pesadelo por exemplo. Ou nos mapas de Verus. Tirar e não nos dar opção além de mapas especiais ou xexenia vai ser muito zuado. Ou trazer conteúdo novo mesmo que seja adequado pro up após esse nível.
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  4. Se tem espada que dá +10% por refino pq não um cajado [3] que dá +6% de dano por refino. Pode colocar na loja WP!
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  6. Mano deixa eu só fazer um complemento pq eu acho que o jeito que vc colocou a informação não esclareceu muito bem a realidade das coisas. A maioria dos itens bons mesmo vem inicialmente por meio de rops, por compra direta na loja de rops ou por meio de tickets que tbm são comprados por rops. Mas não significa que vc vai ter que obrigatoriamente precisar de rops para comprá-los. Vc pode comprar eles normalmente com zeny, desde que estejam sendo anunciados em uma lojinha de mercado ou sendo vendido por trade. Vc não vai dropar um vestido abissal, mas vc vai poder dropar loot, vender no npc, fazer zeny e conseguir comprar seu vestido abissal de algum mercador. Vc não vai dropar um chapeu chique com penas, mas vai poder dropar cartas de monstros, seja de mvp ou monstro comum, vender, fazer zeny e comprar seu chique com penas. Tudo que está no jogo pode ser comprado com zeny, mas alguem precisa querer vender para vc. Tem algumas coisas que não é possível negociar e se vc quiser ter vai ter que comprar rops, como por exemplo, ticket de acesso à chefenia, ticket de acesso a mapas especiais, e umas tranqueiras da loja de rops que no end game não faz falta.
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  7. o reset já acontece a um bom tempo, basta pagar 3kk pro npc q ele remove todos os enchants https://browiki.org/wiki/Encantamento#Arcanjo_Ca.C3.ADdo
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  8. Que nojo. Parece um peixe em decomposição batido com banha de porco.
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  9. haha, eu sei, o passador de pano e parcero oficial é outro...
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  10. Entrar na brincadeira aqui: Sopro de Fafnir [1] 480084 ――――――――――――― Velocidade de Ataque + 3% ――――――――――――― Resistência às propriedades fogo e água +10% ――――――――――――― Resistência às raças Humano e Doram + 5% ――――――――――――― [Adestrar Dragão] Lv5 HP Máx. + 20% , SP Máx + 20% ――――――――――――― A cada nível aprendido de [Rugido do Dragão], aumenta em 20% o dano de [Sopro do Dragão] e [Sopro de Gelo] ――――――――――――― Se [Sopro de Gelo] for apendido em Lv10, permite utilizar [Dilúvio] Lv5 ――――――――――――― Se [Sopro do Dragão] for apendido em Lv10, permite utilizar [Vulcão] Lv5 ――――――――――――― Se o refino for superior a +7: Velocidade de ataque +5% Dano à distância +10% Resistência às propriedades fogo e água +20% Se o refino for superior a +9 Velocidade de ataque +7% Dano à distância +10% Resistência às propriedades fogo e água +20% ――――――――――――― Tipo : Capa Defesa : 12 Peso: 10 Nível Necessário : 100 Classes : Todas
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  11. Elmo Rúnico [1]5970 Amplificando o poder das runas Um misterioso Elmo que pode ser criado. Cada runa tem Mantenha o poder em você eficaz. ―――――――――――――― Vit + 3 ―――――――――――――― MaxHP + 4% ―――――――――――――― Quando lv Base 99 ou inferior, [Elmo Rúnico] Cada vez que o valor refinado aumenta em 2 Vit + 1 Quando lv base100 ou superior, [Elmo Rúnico] Cada vez que o valor de refinamento aumenta em 1, adicional Vit + 1 ―――――――――――――― Quando equipado em Cavaleiros Rúnicos ativa efeitos adicionais nas seguintes Runas: Berkana Nauthiz Thurisaz Uruz Othila Halgalaz Isia Wyrd ―――――――――――――― [Elmo Rúnico] Quando equipado, batalha de cerco, nova batalha de cerco Forte do TE da Batalha de Cerco · PvP · Em um caminhão turbo Da [Runa Berkana] Nenhum efeito adicional é exercido, Será cancelado. ―――――――――――――― Série: Capacete Defesa: 15 Posição: Superior Peso: 300 Nível requerido: 50 Equipamento: todas as ocupações Lista de efeitos das Runas com o Elmo Rúnico. Runa Berkana: Quando a habilidade "Escudos Milenares" é usada, os seguintes efeitos são ativados por 60 segundos. Estes efeitos são desabilitados em mapas de pvp e woe. (1) -50% Dano recebido de ataque físico. (2) -50% de dano recebido de ataques físicos de longo alcance. (3) -50% Dano recebido de ataque mágico. (4) A habilidade "Escudos Milenares" Lv 1 é ativada com certa probabilidade ao receber um ataque físico corpo a corpo. (5) A taxa de ativação dos "Escudos Milenares" Lv 1 aumenta quando o "Elmo Rúnico" possui um valor de refino + 6 ou mais. Quando o valor de refino é +8 ou superior, a taxa de ativação dos "Escudos Milenares" Lv 1 é aumentada. Runa Nauthiz: (1) Conjuração fixa da habilidade "Purificação" -100% (2) Quando a "Purificação" é ativada, recupere 100% da HP e SP. (3) Cancela “Máscara da Fraqueza”, “Máscara da Melancolia”, “Máscara da Tolice”, “Máscara da Ociosidade”, “Máscara da Vulnerabilidade”, “Máscara do Infortúnio” sobre o usuário. Runa Raido: Quando a habilidade "Golpe Titânico" é usada, o seguinte efeito é ativado por 30 segundos. (1) Não é empurrado. Runa Thurisaz: Quando a habilidade "Força Titânica" for usada, o seguinte efeito é ativado por 300 segundos. (1) Str + 30, Int - 30. Runa Uruz: Quando a habilidade "Regeneração Espiritual" for usada, o seguinte efeito é ativado por 300 segundos. (1) Recupera 40 de SP a cada 10 segundos. Runa Othila: Quando a habilidade "Aura de Combate" é usada, os seguintes efeitos são ativados por 300 segundos. (1) Atk + 10. (2) Velocidade de ataque + 10%. Runa Halgalaz: Quando a habilidade "Escamas Rochosas" é usada, ela consome 1000 de HP e, por 300 segundos e o seguinte efeito é ativado. (1) Reflete 10% do dano recebido por ataques físicos corpo a corpo. Runa Isia: Quando a habilidade "Vitalidade Rúnica" é usada, o seguinte efeito é ativado por 300 segundos. (1) Recupera 500 de HP a cada 10 segundos. Runa Wyrd: (1) Dano causado pela habilidade "Explosão Rúnica" + 30%. (2) Quando o refino do Elmo Rúnico for +6 ou mais, dano adicional de "Explosão Rúnica" + 20%. Quando o refino for +8 ou mais, dano adicional de "Explosão Rúnica" + 20%. https://www.divine-pride.net/database/item/5970/ https://ragnarokonline.gungho.jp/store/summer-package2015.html EDIT: Dei uma melhorada na descrição do item nessa parte de quais runas ele melhora e o que ele melhora em cada uma porque essas partes só aparecem no site do jRO.
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  12. Esse aqui seria simplesmente fantástico. Vai fazer o Tetra brilhar e colocar aí uma nova opção de meta, quem sabe. Super apóio.
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  13. Vocês já provaram o milkshake de halls preto do burguer king? é bom?
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